Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

O ranking dos pit stops

Por Fábio Seixas
28/06/12 11:33

Alonso e Hamilton, em Valencia (Valdrin Xhemaj/Efe)


 

A “Autosport” desta semana investiga um dos grandes mistérios da temporada: os desastrosos pit stops da McLaren.

A tese da revista é que a chegada de Sam Michael ao posto de diretor esportivo provocou uma total revisão dos procedimentos nos boxes.

Em suma, os pits da equipe agora acontecem no fio da navalha.

Quando tudo funciona, é um show. Mas qualquer micro-escorregada acaba detonando um vexame.

Valencia corrobora a tese.

No seu primeiro pit, Hamilton perdeu apenas 2s6 parado para trocar pneus. Já no segundo, o inglês perdeu 14s2 porque, mais uma vez, os mecânicos se embananaram com uma roda.

Por fim, a “Autosport” pegou os tempos de todos os pits stops “normais” da temporada (excluídas paradas para trocas de bicos e reparos mais complicados) e montou um ranking de velocidade nos boxes.

A lista:

1º. Ferrari
2º. Mercedes
3º. Red Bull
4º. Force India
5º. Lotus
6º. Toro Rosso
7º. Williams
8º. McLaren
9º. Sauber
10º. Caterham
11º. Marussia
12º. Hispania

Pitaco meu: faz todo o sentido. Em 2011, a Ferrari passou por mudança semelhante. Cansou de errar em pits, sofreu para aprender, mas uma hora a coisa engrenou.

Mas nesta, de GP em GP, Hamilton pode acabar ficando pra trás neste Mundial…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Franco comentou em 29/06/12 at 19:25

    A Mac Laren tem um segredinho, que vou contar é muito secreto, exite uma regulagem do assoalho que é nescessario mas é ilegal as vezea embanana no Canadá deu certo depois do segundo pit ela correu bem só que o desgaste dos pneus ainda é grande.

  2. Giuliano comentou em 29/06/12 at 14:24

    Aos que criticam pesado o Felipe Massa, realmente o momento dele é desastroso, porém não nos esqueçamos que ele não foi campeão por 1 ponto, muito provavelmente pelo pit stop desastroso da Ferrari em Cingapura 2008 aquele da mangueira enroscada, onde inventaram aquela luzinha, prova essa que ele liderava, talvez por isso a Ferrari não o demitiu, pois sabe da qualidade dele como piloto e intra muros sabe que os últimos carros da equipe não foram aquela maravilha.

    • Paulo Costa F1 comentou em 29/06/12 at 23:11

      ZzZzZzZzZzZzzzzZzZzZzZzZZZZZ

    • Alemãoi comentou em 02/07/12 at 11:42

      Ou será que foi pelas 5 rodadas em silvertone?? ou será pelo ridículo oitavo lugar em Monza de Ferrari, vendo Vettel vencer de Tororosso?

  3. Luis Carlos comentou em 29/06/12 at 11:54

    Fabio, vc acha caso a McLaren não tivesse errado tanto nós pits o Hamilton já teria duas vitorias?

    • Fábio Seixas comentou em 29/06/12 at 12:10

      Acho que sim.
      Abs

  4. David Santos comentou em 29/06/12 at 11:04

    Tudo isto que tem acontecido nos pits da Mclaren, pode por na conta do Sr. Sam Michael! São constantes problemas nas pistolas (quase em todas as corridas) e agora esta quebra do macaco que levanta a dianteira do carro… Francamente esta são situações que, se tivesse um controle rigoroso dos equipamentos de trabalho, garanto que 90% dos erros não haviam acontecido. O Sam Michael passa a impressão de ser um cara relapso.

  5. Eduardo Schmidt comentou em 29/06/12 at 9:51

    A Mclaren tá jogando fora o campeonato deste ano com sua deficiência nos pits…foram muitos erros em 2012!!!

  6. Bruno Brito comentou em 28/06/12 at 22:01

    SACANAGEM, ATÉ NOS PITS AS NANICAS FICAM NA RABEIRA…

    • Fernando comentou em 29/06/12 at 10:25

      Elas não tem grana para nada. Fazem pit stops no dobro do tempo. É ridiculo mesmo.

    • Fabio Pereira comentou em 29/06/12 at 10:28

      Se o carro já está tomando uma volta, não faz muito sentido se apressar. Fazer o pit em 1 ou 10 segundos, tanto faz… rsrsrs

  7. joel belmonte fialho comentou em 28/06/12 at 21:33

    Airton Senna já fazia os testes da formula falando que o pit stop sempre foi fudamental fazer um bom tempo e sempre fazia milagres utilizando a sua supremacia sobre os outros pilotos. Hoje esta provado que: A Mac Laren esta deixando a desejar sobre a regra dos pit stop , ainda mais que não há reabasteci-mento HAMILTON esta cansado de ver sua corrida prejudicada em valencia era 1º colocado no campeonato caiu , a a culpa infelizmente são dos mecanicos e deixaram Alonso vencer a prova, sendo um piloto de sorte e talento se beneficio com as trapalhadas da equipe e com ajuda de Maldonado que de passagem também perdeu com este acidente com Hamilton. Campeonato esta aberto, ainda mais com tantas trapalhadas nas corridas , Sam Michael ex Williams apenas ta fazendo confusão e fazendo papagaiada com Lewis e sem falar no Button que apenas sumiu

  8. Alex Xavier comentou em 28/06/12 at 19:50

    E a Mc Laren “já foi”, boa em pits stops.

    • Alex Xavier comentou em 28/06/12 at 19:57

      Mas nem sempre é fácil mesmo um seviço dos mecânicos em um pit stop. Não quero ser a titia gerente de RH aqui, mas as vezes falta é também um preparo psicológico e inclusive dormir bem na noite anterior da corrida. Emerson Fittipaldi já dizia no seu livro “A arte de pilotar”: “Eu recomendo dormir de 10 a 12 horas antes da corrida e sem essa de festinhas na noite anterior como fazia o piloto tal”…

  9. Alex comentou em 28/06/12 at 16:47

    Concordo contigo Fábio. Acho que a Mc Laren vai jogar o campeonato de Hamilton fora, o do Button talvez já tenha ido. Caso isso realmente aconteça certamente Sam Michael será o bode expiatório rsrsrssr. É muita burrice investir tanto em algo e jogar um possivel retorno fora por falta de competência!

    • RealBR comentou em 28/06/12 at 20:21

      A MCLAREN JÁ ACABOU COM AS REAIS CHANCES DE LEWIS SER CAMPEAO EM 2012 – HAMILTON, VAI DEPENDER DELE E CONTAR COM MUITA SORTE, PARA QUE EQUIPES COMO RBR, LOTUS, MERCEDES, SAUBER, WILLIANS, TMBÉM COMETAM MUITOS ERROS. NA REAL: “PELO QUE VIMOS EM VALÊNCIA, ADRIAN NEWEY JÁ CONSEGUIU DENOVO DAR AO MR SEBASTIAO UM OUTRO FOGUETE PARA 2012. VAMOS VER O MESMO FILME DE 2011 SE REPETINDO EM 2012: VETTEL, COM UM FOGUETE NAS MÃOS, FAZ A POLE, LARGA NA FRENTE, ABRE 0.5 A 1.S POR VOLTA E “ASTA LA VISTA” PARA OS OUTROS NO GRID.”

  10. Felipe Falcão comentou em 28/06/12 at 13:30

    Boa tarde Fabio concordo com você que a McLaren anda errando muito, porém esse último não foi só erro, o macaco que levanta a frente do carro quebrou, por isso o carro baixou e a roda não entrou, tanto que eles trouxeram outro macaco tiveram que soltar e por novamente a roda.
    Abaços

    • Alex Xavier comentou em 28/06/12 at 20:59

      Ahahaha. É meu chapa. Quando é pra dar as coisas errado…

    • guilherme comentou em 29/06/12 at 0:15

      Segundo a transmissão da SkySports, o macaco usado é um novo modelo que abaixa o carro mais rápido ravés de uma alavanca e foi testado com sucesso nos testes, mas resolveu falhar na corrida. O macaco teria abaixado sozinho antes do acionamento da alavanca, por isso a roda demorou a ser trocada.

      • Alex Xavier comentou em 29/06/12 at 20:24

        Sim, tem sentido. Muitas vezes, quando uma novidade tecnológica é lançada, ela tem erros. Abs.

    • Luis Carlos comentou em 29/06/12 at 11:57

      Felipe, isso é balela e quanto aos treinos? será que eles não detectarão isso! ao meu ver esses erros é pressão.

      • Luis Carlos comentou em 29/06/12 at 15:38

        DETECTARAM

  11. Leonardo Alcântara comentou em 28/06/12 at 13:15

    Segundo foi dito após a corrida, a primeira parada de Hamilton em Valência foi o pit-stop mais rápido da história da F1.
    Pena que o segundo tenha sido desastroso.

  12. Maxwell B. Medeiros comentou em 28/06/12 at 12:29

    Pra quê revisão? Os pits da Mc Laren não eram bons no ano passado?

    • Fábio Seixas comentou em 28/06/12 at 13:33

      É. Mas eles acharam que dava pra melhorar…
      Abs

  13. Mario Rodrigues comentou em 28/06/12 at 11:49

    Fábio, no início do segundo parágrafo, troque “A tesa” por “A tese”.

    Abs

    • Fábio Seixas comentou em 28/06/12 at 11:51

      Ops, arrumei lá. Valeu.
      Abs

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).