Pit Stop #234
26/06/12 14:37O Pit Stop desta semana fala de Valencia, de Iowa, de Elkhart Lake.
No quadro Naftalina, uma homenagem a um aniversariante especial.
Lá vai…
Comentários
Publicidade
Publicidade
Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva
Perfil completoO Pit Stop desta semana fala de Valencia, de Iowa, de Elkhart Lake.
No quadro Naftalina, uma homenagem a um aniversariante especial.
Lá vai…
Philippe Streiff estava no Rio de Janeiro para á série final de testes rumo à nova temporada, um grave acidente veio pôr termo à sua carreira de uma forma brutal. O seu carro despista-se numa curva e sai para fora da cerca, destruindo o arco de proteção(santo-antonio) que o protegia de um impacto na cabeça. Para piorar as coisas, a assistência médica no circuito foi deficiente, o que veio agravar a fratura no pescoço, deixando-o tetraplégico.
Desde então, ele organiza corridas de Kart em Paris. Também, é conselheiro técnico do Ministério de Segurança Rodoviária da França, onde luta por melhorias nas condições de transportes para pessoas portadoras de deficiência física.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Philippe_Streiff
Fotos do acidente, esse escapou da morte!!!
http://i141.photobucket.com/albums/r41/tysoe4/89streiff20carrio640my5.jpg
http://i141.photobucket.com/albums/r41/tysoe4/1989_Rio_Streiff_accident.jpg
http://i141.photobucket.com/albums/r41/tysoe4/55564_1989_philippe-streiff_rio-aft.jpg
http://i141.photobucket.com/albums/r41/tysoe4/Philippe_Streiff_Testing_Rio_1989.jpg
Fábio, quantas testemunhas assistim o pit stop?
Um monte. E “assistim o” é boa…
Em 2011, nas oito primeiras corridas a Red Bull venceu cerca de 75% das corridas. O ano passado teve Turquia, este ano Bahrein, apenas esta a diferença, mas tanto na Turquia 2011, como no Bahrein 2012 deu Vettel portanto não há diferença significativa. Este ano a Red Bull só venceu 25% das corridas. É muita diferença. Em 2011, a partir do GP Eurpa a Red Bull só ganhou perto de 55% dos GPs, ou seja, os próximos GPs não tão favoráveis para a RB. O mais provável é que essa queda de rendimento da RB se repita este ano. Acho difícil que a taxa das primeiras oito corridas se repita para a RB daqui para a frente, até porque há mais equipes disputando realmente pontos. Acho difícil que nesta situação Vettel ou Webber possam vir a ser campeões. A RB não deve vencer nem em pilotos, nem em construtores. E nem Alonso na Ferrari. Para mim, os favoritos para o título serão Hamilton e Rosberg.
As chances de Alonso neste campeonato, na minha opinião, são mínimas. Alonso ganhou duas corridas onde não tinha chances de vencer. Na Malásia largou em 8º e tinha tudo para terminar nesta posição, mas a chuva alterou toda a normalidade da corrida, e só por isso Alonso venceu. No GP da Europa não foi a chuva que levou Alonso à vitória, mas sim a saída de Vettel, o erro dos mecânicos da Mclaren, a saída de Grosjean, uma estratégia errada da Mercedes, e mais um ou outro detalhe. É muita coisa para voltar a se repetir para que Alonso volte a vencer corridas, principalmente com a frequência necessária para ser campeão.
O programa esta muito curto!!
Precisa aumentar em pelo menos 20 minutos.
tb preferia quando o programa era mais longo
Também acho. Mó correria, parece que tem que pegar o trem
[RealBr disse p/ Bruno Vicária] – O mais engraçado disso tudo, é que o próprio massa, não teve esse pensamento que vc tenta nos fazer entender, com relação a outros pilotos(de outra nação – adversários sim, mas tmbém seres humanos como ele) que tmbém passaram por momentos complicados em suas vidas particulares, e infelizmente sofreram com esses problemas dentro da pista, e tmbém viram seus companheiros de equipe se sobressaindo e os mesmos dando vexame. Pelo contrário, massa se beneficiou disso, para tentar eclipsar o vexame que ele estava passando em relação ao companheiro dele de equipe. E o vexame continua até hoje: “já são 100 pontos de diferença”, e agora ele não pode mais colocar a culpa no piloto da outra nação, não pode mais colocar a culpa no carro, NO PENEU, culpa no nelsinho ou no mundo todo, como ele vinha fazendo. Está mais do que claro, pra todo mndo ver, sem sombra de dúvidas, que o problema, que o fantasma, ou que o motivo da depressão, ou aquilo que quizerem chamar, se chama: FERNANDO ALONSO. Alonso é devastador, quando tem como companheiros de equipe, pilotos como massa. Entendo, que ele, massa, antes de tudo é um ser humano, é pai de família e etc…Mas, sejamos realistas: “O ALONSO, TA SE LIXANDO PRA ISSO.” Ele mesmo, o próprio Alonso, já declarou numa entrevista, que não está na F1 pra fazer amigos e sim para vencer e somente vencer.
Olá Fabio só queria falar sobre alguns pontos:
1) Bruno Senna: Todos podem critica-lo pelo que seja mas essa corrida foi muito boa de recuperação levou um toque do japones teve que ir aos boxes ainda levou uma punição injusta e conseguiu se recuperar e chegar na 11ª posição e acho que justiça marcou um ponto graças a lambança do Maldonado.
2) Pastor Maldonado: Otimo piloto sem duvidas mas em comparação vejamos ele está na equipe a dois anos e quanto tempo ficou na GP2 fazendo lambança ate conseguir um carro competitivo? acho que foram 3 ou 4 anos, não sei bem, então devemos sempre lembrar do passado para falar do presente.
3) Fernando Alonso: Magistral a corrida como você mesmo falou tem que goste tem quem não goste dele, eu sou um que não gosta dele como pessoa, mas como piloto ele é atualmente o melhor de todos muito mais que o Vettel e vejo ele este ano merecendo o tri campeonato pois tem um equipamento inferior e se supera.
5) Felipe Massa: Infelizmente dizer que é azar é pouco acho que é um mix de tudo azar, falta de gana, pressão externa sempre um ba… falando fulano vai pro lugar dele ano que vem depois beltrano isso enche qualquer um e mexe com a cabeça sempre.
6) Michael Schumacher: Deu sorte nessa corrida não vi o Schumacher do passado vi uma estratégia bem definida e muita sorte com a quebras e batidas a frente, alguns vão dizer sorte de campeão é pode até ser mas de pilotagem não foi lá essas coisas de 10 anos atrás, idade? talvez.
7) Li na internet hoje sobre um possível pré-contrato do Vettel se isso for verdade podemos ter surpresas ano que vem, vejam o raciocinio:
a) Caso seja verdade nenhum piloto jovem assinaria um ano de contrato para ser 2º piloto declarado e sabendo que seria demitido ao fim do campeonato, podemos então tirar o Perez do páreo, o que poderia dar uma sobre vida ao Massa.
b) Continuando com o raciocínio de que é verdade o boato vislumbreie uma loucura mas que tem um fundo de coerencia o Massa seria substituido pelo Bruno Senna, antes que todos riam de mim ou me xinguem ou coisa pior, explico: a Ferrari antes de tudo é marketing e que marketing melhor para um ano onde a Europa está ainda sofrendo com a crise e que não irá se recuperar tão fácil ano que vem do que ter o nome Senna que mundialmente atrai muito a mídia não pensem que é só no Brasil que o nome Senna tem força, e tenho certeza que Bruno estaria sim disposto a ser segundo piloto porque não.
Amigo o Bruno chegou em 10º com a punição do MalDAnado! O que por si só foi uma vitória para ele depois de tudo e sim, acho que ele não teve culpa.
tá, e depois dessa explicação já pode rir?
Alonso realmente tem uma estrela de piloto vencedor com um alto nivel de sorte
em valencia mostrou que : um piloto alem do talento deve ter a fatoire sorte com ele
foi exatamente o que aconteceu com alonso cai noi colo dele a vitória em Valencia, num quadro inozitado. Não foi o que aconteceu com Bruno Senna , que não teve tanta sorte assim , numa dispota com o Kamikazi Koba, sofre o terceira batida por defender posição , só que neste caso em expecifico recebeu um Drive True , alem de ser prejudicado com furo no pneu, ou os comissarios marcaram
Senna pela atropelo de Schumi em cima de Bruno , hepta campeão xi… perdeu a cabeça , agora a culpa foi de Koba, e Senna pagou punição , ora tudo pode acontecer numa corrida, só não deve ser subjulgado sem rever os videos, punição é punição , Maldonado forçou para cima de Hamilton e este foi para fora da pista
e tomou punição de 20 s , pelo acidente com Lewis, ora bolas quem esta com a razão?
Fábio, minha nossa, como é que Hamilton “pode entrar na briga”?
Não só pela pontuação, três a mais que Vettel, mas principalmente por seu talento, como é que você pode minimizar tanto assim suas chances de conquistar o título?
Nessa de agora, você me lembrou a já épica frase “Button deu um banho no Hamilton”.
Seja pelo talento, seja pela pontuação, Hamilton claramente está na briga com Alonso e Vettel. Se vai ganhar, claro, é outra história.
Mas que está na briga, me parece óbvio.
Cada piloto deve acertar o equilíbrio de seu carro, independente do companheiro de equipe, já que cada um tem seu estilo. Os engenheiros não estão conseguindo suprir as deficiências dos pilotos neste quesito. Os pneus são as grandes incógnitas! Vide Button, Schumi, Massa. A F1 atual premia os bons acertadores de carro. Acredito que Lucas Di Grassi seja um nome interessante para uma equipe.
É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que Alonso e Vettel serem campeões este ano. Não me iludo com a liderança de Alonso no campeonato. O carro não tem condições de discutir este título até o fim. E não apostaria fichas em Vettel. Daqui para a frente a tendência é de a RB começar a perder terreno e até perder a liderança do campeonato de construtores. Mesmo não sendo favorito, na minha opinião, a presença de Alonso na 1ª posição do campeonato neste momento, mostra que a RB não tem carro para este campeonato. É uma questão de tempo. Webber só está na vice liderança porque vem fazendo o que as mães de pilotos sonham, está correndo devagarinho e poupando o carro, o que o tem levado a ser regular, mas não dá para ser campeão. A Lótus vencer um GP não é impossível, mas muito, muito pouco provável. O carro tem chegado ao fim com a língua de fora e mesmo assim não consegue. As pistas que vem daqui para a frente não me parecem ser favoráveis a Lotus. Vão ter que desenvolver melhor este carro e sonhar com vitórias o ano que vem.
A Ferrari tem muito dinheiro para melhorar o carro, meu caro.
E Alonso não é líder após 2 ou 3 corridas. Já temos 40% do campeonato completados. Eu acho loucura descartar o Espanhol.
E te faço uma pergunta: Na sua opinião, Hamilton é o grande favorito? Afinal, você decartou os atuais 1o., 2o. e 4o. colocados do mundial.
111a11, nao tinha parado pra pensar nisso,que vergonha,que banho de numero 1.
Beleza. Não sabia que tinha corrida da Indy neste final de semana e que bom que Barrichello chegou em sétimo. Isso mostra que as possibilidades dele fazer um certo fiasco na categoria está morrendo. Espero que ele continue correndo por equipes competentes ao longo de sua carreira na Indy. Já o Mark Webber, apesar de sua vitória em Mônaco, está melhor no campeonato do que eu imaginava. Sem querer desmerecer o Webber, mas acho que essa colocação é provisória. Já o Vettel; boca santa que o diga sobre o comentário em que eu fiz no post do treino oficial da Fórmula 1 no seu blog: “…acredito que ele vai ganhar, se não acontecer nada com ele…”. Bom, com essa até começo a ficar com receio de prever e escrever algumas coisas. E parabéns ao Luiz Razia, que, se eu for então ser um boca santa para o bem, acredito em boas perspectivas para ele no futuro e também que ele vai continuar evoluindo. Espero que ele se de bem e que vá para a Fórmula 1 e que se dê bem por lá também.
Boca santa msm hein Alex
Vc nao é Chico, mas tbm é Xavier
Abs
Será que essa vaga na Ferrari em 2013, caso se confirme a contratação do Vettel, não abriria uma porta para o Rubinho ?
Quem é Rubinho!!!!!
Rubinho era o piloto que muitos aqui diziam que seria campeão no ano de sua estréia na indy e todos na F1 implorariam por sua volta
A verdade é que a mudança dos pneus esse ano esta colocando varios carros no mesmo nivel alternando em cada circuito, chegando colocar 15 carros em 9 decimos no treino de sexta, e na classificação foi mais apertado ainda, não da para negar a boa fase de sorte do Alonso, já aconteceu com outros pilotos, derrepente a vitória cai no colo, se o Vettel não quebra e com o agrupamento dos carros em bandeira amarela, certamente o Alonso ia travar uma perseguição ao Vettel, ficar sem pneus e ser ultrapassado pelas duas Lotus, mas uma quebrou tambem, então poderia ser o Shumi, a verdade que Vettel sobrou, com tanto equilibrio entre os carros, ele sumiu,parabens a todos que nos proporcionaram esse espetaculo de corrida
Seixas, o q vc tem a dizer sobre a notícia veiculada sobre a ida do Vettel pra Ferrari em 2014? vc vai escrever sobre isso aqui no blog?
Fabio acho que o video está com algum problema, depois de um minuto ele volta pro começo
Fábio, boa tarde. Acabei de ler que Vettel já assinou com a Ferrari p/ 2014. Isso procede?? Semana passada já saiu um “zum zum zum” a respeito disso. Você acredita nisso, ou é mais uma daquelas notícias, só para criar alvoroço?