Pílulas do Dia Seguinte
25/06/12 09:52A punição a Maldonado, após o GP, fez justiça duas vezes. Primeiro, porque o venezuelano realmente exagerou na vontade naquela manobra com o Hamilton. É um piloto em evolução, uma das boas surpresas desta temporada, mas às vezes lembra o Maldonado despirocado da GP2. Foi o caso. Os 20 segundos a mais no seu tempo de prova ainda alçaram Bruno ao décimo lugar, o que valeu mais um ponto no Mundial. Taí a segunda justiça. O brasileiro merecia. Fez uma boa prova e não teve culpa nenhuma no acidente com Kobayashi. A única explicação para aquela punição, ao meu ver, é a reincidência. Foi a segunda batida neste ano defendendo posição. Bruno não teve culpa em nenhuma, na minha opinião. Mas acho que a FIA quis dar um sinal de alerta para o brasileiro, algo na linha “fica esperto, meu filho”;
Massa alegou, ao fim da prova, que enfrentou problemas no carro após a sétima volta. Algo no assoalho, talvez. “Comecei a perder o balanço do carro de um momento para outro. Tinha alguma coisa estranha na parte traseira. Eu vinha reclamando para a equipe desde o começo, mas não tinha o que fazer. Então, eu lutei a todo o momento com o problema. Nas curvas de alta velocidade, tinha que ‘arrancar o pé’ e ir lento, senão eu rodava”, explicou. Pode ser, faz sentido, até porque ele fez um bom início de prova. Mas tenho dúvidas de o quanto essas explicações e problemas influenciarão no momento de a escuderia definir sua dupla. Acredito mais na análise da tabela do campeonato. E, nela, Alonso tem 100 pontos a mais que o companheiro;
Domenicali: “Em relação ao começo do ano, nosso carro está em outro nível, mas ainda não é nosso carro que está nos colocando à frente”. Alonso não poderia receber elogio melhor;
Além das duas vitórias, há que se aplaudir a regularidade de Alonso. Muito já foi dito que, em campeonatos tão equilibrados, marcar pontos sempre faz a diferença. E adivinhem que é o único piloto a pontuar em todas as etapas do campeonato?;
O terceiro lugar de Schumacher merece mais um registro. Se seu sorriso no pódio não foi dos maiores, suas declarações pós-GP deram mais uma dimensão histórica do feito. “Quando falaram pelo rádio, não pude acreditar . Eu não esperava. É um daqueles momentos que você curte intensamente. É um sentimento maravilhoso”. Não, não é um novato falando. É um cara que, ontem, subiu pela 155ª vez a um pódio na F-1;
A Renault pediu desculpas a Vettel e Grosjean. Ambos abandonaram com problemas idênticos, pane no alternador. Um prejuízo inestimável. Uma pecinha elétrica provavelmente tirou da montadora uma dobradinha no pódio;
Noves fora o problema de ontem, acho que Grosjean ainda vence um GP neste ano. Está batendo na trave. Raikkonen também deve levar uma;
Aplausos a três brasileiros em outros campeonatos pelo mundo. Na GP2, Razia fez uma manobra sensacional na última volta da corrida para vencer e ficar a um ponto da liderança do Mundial. É o tipo de desempenho que a F-1 acompanha com atenção. Na Indy, Kanaan conseguiu seu segundo pódio consecutivo, mesmo correndo por uma equipe tão modesta. E, na segunda divisão da Nascar, a Nationwide, Nelsinho colheu sua primeira vitória, dando mais um passo no seu novo sonho, de conquistar a América.
Pessoal não vou poder viajar a São Paulo para o GP do Brasil, mas quero pedir aos amigos que vão à corrida para dar um apoio ao Massa, é só levar uma faixa com o seguinte: “MASSA, AGORA VOCÊ É O NOSSO RUBINHO”
Da gosto de ver um piloto como Alonso correr. Até tento torcer pelo Felipe, mas não há como não se render pelo talento que esse cara tem.
“sobre os vigaristas, como piloto, dois se destacam, Shumi e Alonso, pilotos que se beneficiaram de resultados dos companheiros de forma descarada”
Se o A.Senna mandou na Toleman em 84, Lotus em 86/87, Mclaren(sem Prost) em 90/91/92/93 e Williams no começo em 94. Porque Alonso não pode fazer o mesmo na Ferrari? Só porque agora tem um “brasileirinho” contra todos naquele mundão? Pachecada vai começar com a choradeira tudo de novo?
Senna sem um piloto forte pra bater de frente não perdia a oportunidade…sempre escolhia seus companheiros nas equipes!!! O que Cecotto, Johansson, Dumfries, Nakajima, Berger, Andretti, Hakkinen e D.Hill ganharam ao lado de Senna como companheiros de equipe? Que me lembre só levaram FUMO(muito pior que Rubens na Ferrari), sequer eram lembrados pelas equipes, sempre o foco era o Senna.
Pachecos & Galvão achavam isso o máximo!!! Que me lembre Dumfries em 86 não tinha a mordomia que Senna nas classificações, só o brazuka tinha o privilégio de usar o espetacular motor especial com 100 cv a mais que os rivais…a diferença de tempo entre Senna e Dumfries era coisa bizarra, geralmente passava de 4 segundos!
Fico imaginando o que aconteceria se Alonso pudesse usar um motor semelhante nas classificações e Massa não! O planeta ia rachar ao meio né Vinícius!!!
O curioso é que quando se sentia ameaçado Senna dava um jeito de arrumar confusão dentro da equipe para o companheiro cair fora. Foi assim com De Angelis em 85(sairam até no tapa com Senna levando a pior) e Prost(caso de IMO/89). Fora Warwick em 86 que foi literalmente vetado na cara dura por Senna! Onde foi parar a ÉTICA do “herói” nacional nessa época? Nunca existiu…
Essas coisas ninguém lembram…
Vamos ser coerentes, ninguém melhor que Alonso para liderar a Ferrari(assim como foi Schumacher), o espanhol leva a coisa na base da mão de ferro! Não é muito diferente como Senna fazia nas equipes. Ética é para os bonzinhos, e eles nunca são lembrados…
O que seria da Ferrari em 2012 com Massa(primeiro piloto) pilotando mal, e com um péssimo carro no começo do ano?
Basta ver Felipe na tabela, a DIFERENÇA tem um nome…Alonso! Quanto ao Massa, se ele conseguir se manter na Ferrari em 2013, pode levantar as mãos para o céu. Por desempenho(desde 2010), dúvido que alguma equipe de ponta queira ele! Muitos metem o pau na Ferrari, mas dessa vez a equipe esta fazendo um grande favor em manter o piloto na equipe! Por muuuuito menos, Kovalainen foi chutado da Mclaren em 2008, compare Kova e Massa na tabela após 8 provas, some os pontos! Lembrando que Kova venceu GP em 08, mesmo ajudando Lewis(facilitou ultrapassagens), ele não teve chance na equipe em 2009!
Vinicius vc vem me dizer sobre sobre os vigaristas na F1???????????????????
Pois é, mas se comparar Alonso e Schumacher como piloto e pessoa ao A.Senna…misericórdia!!! Temos que lembrar que vivemos em um país cheio de hipocrisía, não temos moral para apontar o dedo em ninguém de fora!
O “heroi” nacional era um cara mascarado, na frente das câmeras da Globo se fazia de bom moço, longe delas era um baita mala sem alça, confusão era rotina na carreira do piloto.
A lista de encrencas de Senna desde o kart é bem longa, um vexame atrás do outro, só que 99% é tudo ABAFADO!!! Na minha opinião, não tem meio termo, se agrediu…perdeu a razão!
Vale registrar que Senna foi o piloto que mais se envolveu em casos de agressão física na história da F 1. Senna tomou um soco de Elio de Angelis depois do GP da África do Sul de 1985. O italiano ficou irritadíssimo com as manobras que Senna fazia para evitar ser ultrapassado. Se de Angelis, um piloto que era conhecido pela classe e pelo cavalheirismo fora das pistas, reagiu assim, é porque a coisa deve ter sido muito feia. Infelizmente, a TV não mostrou o lance. Vale lembrar que os pilotos da décadas de 50/60/70…até meados de 84 não ficavam jogando carro em cima do rival puramente para impedir ultrapassagens. Os carros nessa época era frágeis! Jogar o carro em cima para muitos pilotos era uma manobra “CRIMINOSA”, Senna que fazia parte da nova geração não se importava com isso(talvez porque o carro a partir de 84 ficou mais seguro com o chassi feito de fibra de carbono), mas Senna entre 85 e 87 foi duramente criticado por vários pilotos, entre eles: Lauda, Alboreto, De Angelis, Rosberg, Piquet, Prost e Mansell…
Depois, na Bélgica em 1987, foi a vez de Mansell e Senna sairem no tapa, o inglês pela terceira vez entre 85/87 tinha levado uma fechada do brasileiro, dessa vez o inglês foi parar nos boxes da Lotus. Em 87 Senna também agrediu fisicamente fiscais de pista, e levou uma pesada multa da FIA.
No GP Brasil 1990 o “herói” nacional foi convidado para uma homenagem, mas quando soube que não era para ele, se recusou a ir. Era GP Brasil, perto de sua gente que papelão! Ao ser entrevistado por Stewart após o acidente no Japão em 90, Senna foi questionado por causar o acidente em um trecho de alta velocidade. Irritado, Senna saiu dando gritos em direção ao já idoso “jornalista” J.Stewart.
Senna arrumou confusão até com Reginaldo Leme, em outro ato baixo até tentou fazer o jornalista perder o emprego na emissora. E uma das coisas mais bizarras que vi dentro de um time de F1. Senna agrediu fisicamente um mecânico da Mclaren. Pegou o rapaz pelo “colarinho”, só porque o mesmo tinha mudado uma regulagem no carro…
Em julho de 1992 Senna foi brigar com o novato Schumacher no box da Benetton, os dois trocaram uns empurrões e a coisa parou nisso. Schumacher alegou que foi atrapalhado por Senna duas vezes, na segunda percebeu a má intenção e decidiu dar o troco. Quando terminou o treino, Senna foi arrumar confusão com o alemão. Esse era o Senna como piloto, quando ele atrapalhava os outros ele estava sempre certo, quando tomava o troco ficava todo xiliquento e queria confusão. Tudo tinha que ser do jeito dele, só ele tinha razão no mundo…com o mesmo Schumacher no GP da França 92 Senna foi de novo arrumar confusão com o alemão. Schumacher tinha errado uma manobra na pista e tirado Senna da corrida(Schumacher dessa vez admitiu o erro, mas considerou uma manobra de corrida, sem intenção, apenas um erro). Existe no tube o vídeo dessa confusão, o que chamou minha atenção foi Senna puxar o braço de um jornalista que se aproximava…puxou de forma bem ESTUPIDA! O cara era uma mala mesmo. Ainda no tube existe um vídeo de Senna pegando carona no carro de Mansell, mas o inglês ficou com o carro parado esperando um fân se aproximar…Quando ele se aproximou, Senna novamente de forma ESTUPIDA afastou o rapaz com a perna…dando coice!!!
Em um ato imbecíl Senna em 93 também deu soco na cara do novato Irvine, que se meteu em uma disputa entre Senna e D.Hill, mas o inglês não foi arrumar confusão com o irlandês. Quando Senna agrediu Irvine, já fazia pelo menos uma hora que a corrida havia acabado(com vitória de Senna), precisava ir arrumar confusão?
O nível estava tão baixo que Senna chegou a dar soco na cara de um JORNALISTA! Até mulher também jornalista Senna não perdoava!!!
“Talvez uma das maiores decepções que tive foi conhecer Senna pessoalmente. O herói obstinado e patriota que nos surgia na TV era habitualmente arredio e descortês longe das câmeras. Problema meu, eu diria, pois, apesar de minha mãe certamente achar o contrário, nem todos precisam me tratar bem. Mas comecei a sentir que o problema não era só meu quando passei a ligar alguns pontos”
http://alessandraalves.blogspot.com/2008/02/regi-o-rebelde.html
Certa vez Senna também tratou muito mal uma tradutora, vivia arrumando confusão com os cartolas da FIA, fez inimizade com Piquet, Prost e Mansell. Em um ato de pouca inteligência Senna foi cutucar justo ele…Nelson Piquet, acabou saindo como viado na história. Senna também se recusou a dar um autógrafo para Felipe Massa quando esse era menino e corria de kart, o que deixou Felipe indignado era que Senna não estava de macacão, portanto fora do trabalho…
Dentro da pista Senna também nunca foi “santo” como mostram os vídeos abaixo:
SENNA TRAPAÇA EM MONACO 85
http://www.youtube.com/watch?v=FStK3JlFa8w
SENNA TRAPAÇA, 2º LUGAR COM FREIOS IRREGULARES, DESCLASSIFICADO!!!
http://www.youtube.com/watch?v=fzdrpcPE-Tc
Senna joga sujo depois da largada, ultrapassa Prost quebrando acordo!!!
http://www.youtube.com/watch?v=y96Fc8LpSZw
Senna joga carro de forma suja em cima de Prost lado a lado GP POR 88.
http://www.youtube.com/watch?v=btCNZ8dfRgA
SENNA JOGA SUJO E LEVA TROCO DE KEKE ROSBERG – GP EUR 85.
http://www.youtube.com/watch?v=a5g27PZt8gI
Irresponsável, pra ser campeão Senna joga F1 em cima de Prost a mais de 250 km/h!
http://www.youtube.com/watch?v=SdsZ6IDQEaA
Sinceramente, lembrando destas coisas eu fico pasmo de ver como é que alguém pode considerar Senna como modelo de comportamento. Enfim, a mídia é capaz de tudo.
Não me lembro de Schumacher ou Alonso agredir alguém dentro ou fora da F1, no caso do alemão ele sempre foi querido pelos mecânicos. Outro dado curioso, essa fama de arrogânte do alemão é pura fantasia da mídia, basta ver os variados vídeos de Schumacher no tube. Sempre sendo educado, alegre e ponderado em várias situações.
Distorceram os fatos, quem tinha muita arrogância e egoísmo era justamente o Senna…o cara era vigarista na pista e fora dela, tinha dupla personalidade!!!
a mesma praça….o mesmo banco…
Realmente, essa quase canonização do Senna é patética, ninguém questiona o talento e o mito das pistas por ele personificados, mas usá-lo como exemplo de força do bem da F1 é forçar a amizade. A F1, como todos os esportes que envolvem rios de dinheiro e interesses corporativos, mais altas doses de competitividade, é um covil de lobos, ninguém é inocente ou bonzinho. O povo que fala da atual postura do Alonso como arrogante e sabe falar outras línguas deveria acompanhar mais as entrevistas do circuito – as dele são sempre bem normais e realistas. Ninguém que assina um contrato com Ferrari é santo, princiipalmente os que fazem longa carreira por lá. Massa não é vítima, assim como Barrichello nunca foi. Ambos sabiam muito bem onde estavam amarrando o burro. Na F1 só os mais fortes sobrevivem. Não apoio a falta de ética, nunca, mas talvez seja hora das pessoas serem menos ingênuas e acompanharem o esporte pelo que ele é, e deixarem essa cruzada moral para as coisas mais relevantes da vida.
Acabou?
É a 6º vez que Bruno se “enrosca” com alguém na pista(AUS-2/MAL-1/ESP-2/EUR-1), em 8 provas é muita coisa! Maldonado também é exagerado, mas na balança sempre esta brigando lá na frente, ele também paga o preço vive tomando punição, mas é um piloto que DÁ GOSTO de ver na pista, não se intimida com ninguém. Pode ser Alonso no GP da Austrália ou Lewis no GP da Europa, e é isso que o torcedor quer ver. Um novato que não tem nada a perder indo pra cima de um Lewis que esta brigando pelo título e não pode jogar a corrida fora. Maldonado é VELHACO, sabe que tirou a Williams da falência com seu contrato de 5 anos botando 150 milhões na equipe(em plena época de crise mundial onde vc vai achar um piloto com essa grana? O sobrenome Maldonado hoje no comércio da F1 vale mais que um Senna…Bruno só conseguiu 10 milhões por uma temporada). Como se destaca, faz pole e vence corrida, Maldonado pode fazer o que quiser, e F.Williams sabe que novato erra, mas deve estar feliz com seu primeiro piloto ao volante. Acredito que Maldonado esta tentando manter um estilo de pilotagem que chama mais atenção, com o tempo os erros tem a tendência a diminuir, se conseguir Maldonado pode se dar bem. Ele em uma RBR ia dar trabalho para os pilotos de ponta…seria show garantido. Por mim colocava Koba na Ferrari e Maldonado na RBR, eles em disputa sempre deixam a opção pra quem esta mais lento a frente..muitos não compram a briga, deixam passar…
Bruno novamente caiu na mesma vacilada da Espanha, um monte de pilotos vinham com pneus novos e carros mais rápidos justamente antes do acidente, Raikkonen e Kobayashi estavam justamente atrás do brazuka. Raikkonen mais veloz forçou e passou, Senna que “virtualmente” estava em 8º, não facilitou para Koba e houve o acidente. Alguém na equipe tem que orientar o Bruno nessa hora, dx os caras que estão muito mais rápidos passar e faz A SUA CORRIDA! Deixa para “cerrar os dentes” na hora que tem carro rápido(é mais fácil ultrapassar quando o carro esta bem, que defender a posição quando ele esta mal). Já tinha 20 voltas de prova, Bruno estava de pneus mole já bem gasto, tinha que ir para o boxes..segurar o 8º lugar era ilusão, ele devia ter colocado pneus novos. Schumacher e Webber fizeram isso antes de Senna sofrer o acidente. Ele tinha que ir na balada do alemão e Webber.
Kobayashi é arrojado vai pra cima, deviam avisar o Bruno do alto risco de um choque com o japa. É o peso da falta de experiência, corrida não é só pé no acelerador, coração e garra…isso funcionava nos anos 80 quando tinha a “molesinha” dos 5 descartes, naquela época vc podia jogar corrida fora, jogou hoje…dançou! Se não for inteligente fica no meio do caminho…tem que saber o momento certo de defender e atacar. E o Bruno tinha um bom carro nas mãos, saiu da 23º posição na volta 26 para chegar em 11º…que depois virou 10º lugar. Pode observar o Maldonado só vai pra cima quando o carro esta bom, se tiver lento ele não fica dificultando a vida dos outros, ele faz a corrida dele e tem hora certa pra atacar. Se tem um Lewis a frente que quer colocar seus pontos em risco…Maldonado não liga!
Também to achando que a FIA quer dar um ALERTA ao Bruno…FAÇA A SUA CORRIDA, daqui pra frente vamos ficar de olho.
Se for comparar, na Espanha Bruno mudou muito mais de direção em cima de Schummy, justamente na zona de frenagem e não foi punido, os fiscais dessa vez no GP da Europa por muito menos puniram. Devemos lembrar que no GP Brasil 2010 aconteceu a mesma coisa, Schumacher estava muito mais rápido que Bruno, deu no que deu…e Bruno tomou punição naquela vez, não era mais fácil dx passar. Bruno ainda não entendeu a “dinâmica” das corridas em certas situações. Quem vem atrás com pneus novos ainda tem a ajuda da “asa”, não tem como segurar a posição. Quando Bruno estiver na mesma situação quem tiver a frente não vai ficar dificultando ao extremo.
Tá certo que Bruno na recuperação ultrapassou muita tranqueira vindo de trás, mas se não tivesse o acidente com Koba, dava tranquilo pra chegar entre os 5 primeiros como ele mesmo admitiu depois da prova.
Olha o Alonso no Canadá, não tinha pneus no final faltando 5 voltas, não se DESESPEROU e dx todo mundo passar, marcou 10 pontos, hoje lidera a tabela com 20 a frente de Webber! Lewis foi querer comprar briga com Maldonado muuuito mais rápido…ficou no muro.
No boxes da Williams todos apoiaram Maldonado indo pra cima de Lewis, é melhor tentar passar que ficar atrás como um ARREGÃO, e isso Maldonado não é ainda mais com um carro muito mais rápido, ele tem a obrigação de atacar.
Pra quem esta disputando o título a coisa é diferente, 2012 é uma temporada onde o piloto tem que ser veloz, preciso e cerebral…não é a toa que Alonso esta a frente! Vettel também esta pilotando muito bem, podia estar com 110 pontos, mas o carro quebrou, paciência!
Essa Williams de pneu duro esta muito boa, com os mesmo pneus nas voltas finais Lewis estava muito devagar, devia ter deixado Madonado passar. Os pilotos da Williams não estão sabendo aproveitar a oportunidade, pior para Senna que no geral esta bem pior que o companheiro.
Caraca,não tem como resumir isso não!
Uma coisa ficou clara nesse GP. As equipes com motores Mercedes somaram 43 pontos, os Renault, 31 pontos, e os Ferrari, 27 pontos. Isso indica que as equipes com motor Mercedes começam a conseguir controlar o excesso de tração devido a potência do Mercedes, principalmente na retoma de velocidade nas curvas lentas. Nesta corrida não foi suficiente para vencer como aconteceu com Hamilton no Canadá, mas já percorreram o caminho mais difícil. A tendência deve ser de um maior domínio dos motores Mercedes daqui para a frente.
Ironia a parte, há que agradecer a Maldonado pelo pódio com 3 campeões do mundo, um ferrarista e mais dois ex ferraristas, e ainda por cima um pódio com Schumacher. O rasgo de gênio de Maldonado nos trouxe uma cena mais ou menos história. Obrigado Maldonado. A punição ao piloto só peca por ser pouca. Acho que se fosse o oposto ou o Schumi, a punição seria outra. O que aconteceu com Vettel dificilmente não vai voltar a se repetir. O carro tem defeitos claros de aerodinâmica e não foi só alternador, mas a temperatura do motor é elevada demais devido a fluxos aerodinâmicos anômalos nesse RB 2012. Adrian Newey já está entrando em desespero e agora está transformando o RB num autêntico Frankstein. Remenda aqui, apresenta montes de alterações, mas tudo parece não levar o carro até a ponta da corrida com a frequência necessária para fazer um campeão.
Não sei, nesta corrida deu tudo certo para o Alonso e tudo errado para a RBR. Acho pouco provável que isto se repita este ano, continuo apostando no Vettel.
Caro Fabio Seixas,
Parabéns pelo blog.
Todos estão esquecendo do banho que a RedBull (Vettel) deu nos demais carros, uma vez que no momento do Safety Car ele estava mais de 15 segundos a frente do segundo colocado. Devemos elogiar Alonso – claro que sim, mas não devemos esquecer da RedBull que deve levar ampla vantagem nas próximas corridas pelas mudanças do carro (de novo, escapamento aerodinâmico).
Nada a comentar, somente em homenagem ao Flávio Gomes.
É inegável que Alonso é um excelente piloto.
A vitória e a liderança, independente dos incontáveis erros e problemas de RedBull e McLaren, são também merecidas, afinal, se ele não estivesse pilotando perfeitamente e a Ferrari estivesse cometendo os erros das outras equipes, jamais estaria na pista para aproveitar o azar e a incompetência alheias.
Agora, gostaria de entender os critérios de liberação do safety-car nesta corrida.
Quando Alonso estava em terceiro a 30 segundo de Vettel, uma pequena peça na pista (que poderia ser retirada sem problemas) foi motivo de liberação do safety-car, porém, quando Alonso virou líder, eu vi (ninguém me contou) fiscais empurrando um carro e quase sendo atropelados por vários outros competidores, ou seja, em uma situação muito mais arriscada o safety-car não foi liberado.
Feita a ressalva, parabenizo o espanhol pela grande vitória.
“vcs vão ter q mi engolir”
Alonso vigarista falando p/brasileiros
Comentário patético!!!
Alonso é excelente piloto, eu não gosto da pessoa dele.
Mas tenho que dizer, falta ao Massa o mesmo arrojo a mesma força psicológica para se manter forte na equipe. O Alonso se impõe muito bem por isso leva essa grande vantagem em tratamento na equipe.
Nos anos de Ayrton Senna e Jean Alesi, ninguém cedeu espaço para o outro. ambos lutaram muito.
O Massa tem que se inspirar nesses dois para poder dar resultados.
Alain Prost
há muito eu venho dizendo aqui, que o carro do Massa não é o mesmo do Alonso.
Por que o engenheiro do Shumi, foi do Kimi e agora do alonso?
Resposta: Por que é o engenheiro do 1º piloto. E Massa sempre foi o 2º piloto.
Discordo concordando, o carro é o mesmo sim, claro, porem foi feito para se encaixar no estilo do Alonso, mas o Massa usando um ecerto totalmente fora do padrão conseguiu se encaixar melhor no carro e estamos vendo isso nas ultimas 3 provas, não em resultado, mas durante a prova até que aconteça alguma coisa, sorte faz parte do jogo e nesse quesito o Alonso esta sobrando, lembrando que o assoalho do Alonso não quebra entre as equipes de mecanicos, os melhores são dele, assim como chassi, penus, motor etc etc etc,a verdade é que um piloto que um dia se sujeita durante a prova beneficiar o outro da mesma equipe , assina o contrato de segundo piloto, e a ferrari usa e abusa desse direito,isso desmoraliza, tira forças e desequilibra mesmo, aconteceu com Rubinho, Massa correu o risco e foi p/ mesmo caminho, e Nelsinho mais uma vitima da ganancia , sou mais a Mac Larem que não pratica esse jogo sujo e teve coragem de mandar Alonso embora, não tenho nenhuma simpatia pelo principe das Asturias, vamos ver qual vai ser o caminho de Razia.
Bom comentário, acredito que ainda reste algum folego para o Felipe na F1, porém em uma outra equipe.
Os melhores profissionais da equipe estão com o Alonso afinal ele é o melhor, mas esse negócio de melhor chassi, pneu e motor não existe mais, hj são todos iguais
Engano seu, esses caras são muito experientes e quando recebem algum equipamento eles verificam tudo milimetricamente e se observam qualquer coisa minima que seja, mas que pode dar algum benefício ao piloto eles o fazem. Abs
Tem piloto lá que não sabe como muita coisa funciona no carro, certamente não sabem “verificar milimetricamente” nada. Nos dias de hoje fica até mais caro construir equipamentos diferentes, os componentes(chassis, câmbio, suspensão, motores…etc) nascem iguais a diferença está em quem monta, quem acerta, que faz a engenharia e claro quem pilota. É muito fácil fabricar 2 chassis iguais, dois times de profissionais com a mesma capacidade aí já é difícil.
abraço
Boa noite, talvez tenha me expressado mal, mas o que eu quis dizer foi justamente isto, a qualidade dos equipamentos recebidos e que Massa sempre foi o 2ª piloto da Ferrari.
Se a Lotus tivesse outro piloto que não Grosjean(talvez Nico ou Button ou Koba), já teria resultados melhores.O Raikonem ainda aparece não é porque ele e bom ,mas sim porque Grosjean não presta.Fosse ele melhor aí sim veriamos Raikonem tomar uma sapatada como Vettel dá em Webber por exemplo.Raikonem não tem condições(isso desde quando começou a perder espaço p/ Massa na Ferrari.)
Ohh George… Que agua vc andou tomando meu filho?
George, na televisão da floresta vc deve estar assistindo outra categoria!
Sr. Fábio Seixas..
Excelente o Blog, leio sempre e vejo muitos comentários que realmente são postados por pessoas que tem conhecimento de automobilismo. É a primeira vez que coloco um comentário.
Minha pergunta é imparcial e se refere a
punição de acordo com o regulamento, e
aí vai ela. Por qual motivo Alonso não foi
punido por não ter levado o carro para o
local correto, tendo deixado o mesmo no
caminho e no caso do Hamilton, houve a
punição quando ee também não levou o
carro até o local correto para a verificação da quantidade de combustível??
Alonso não deveria ser punido como o Hamilton foi?? Que critério da FIA é este.
Aguardei até agora alguma posição da FIA e nada aconteceu. Não é possível que uma atitude idêntica tenha puniçao para um e para outro não.
Fico grato por qualquer explicação ou posição sua quanto ao fato.
Aproveito para lhe parabenizar pelo excelente Blog Sr. Fabio Seixas.
É necessário levar o carro para avaliar a quantidade de combustíve no tanque somente após a classificação,após a corrida não é necessário.
combustível
Humm ok., Valeu Thiago. Não prestei
atenção ao fato de que o Hamilton foi punido pela atitude em treino e não no término de uma corrida. Eu desconhecia que na corrida no fim da corrida não houvesse tal obrigatoriedade.
Obrigado Thiago pela atenção e gostei
de ver como falei acima de que existem vários comentários de pessoas aqui que entendem de automobilismo. Valeu demais.
Humm OK. Thiago Basílio valeu!! Não prestei atenção ao fato de que a punição ao Hamilton tinha sido em um treino e não em uma corrida e desconhecia que houvesse diferença de regulamento entre o terino e corrida. Obrigado pela atenção Thiago. Valeu demais e só reforça o que falei acima, de que vários comentários aqui, são feitos por quem entende de automobilismo. Valeu mesmo.
Me desculpem aí, por ter duplicado o comentário, achei que a primeira resposta ao Sr. Thiago Basílio não tinha ido. Ando desatento mesmo..rs..
Não estou certo disso mas acredito que a vistoria de combustível é necessária na corrida tb pois se não fosse seria possível correr com combustível fora do regulamento. Provavelmente na vistoria foi constatada uma quantidade de combustível suficiente para o Alonso terminar a volta e sobrar 1 litro, o que não ocorreu com o Hamilton anteriormente
Ah Fábio. Discordo sobre a punição do Maldonado na batida com o Hamilton. Se teve algum culpado pra mim foi o inglês. O Lewis, depois da reta, faz a curva para a direita e na hora de fazer a próxima curva a esquerda, ele tenta pegar a tengente. Só que o Maldonado já tinha entrado pelo lado esquerdo do inglês e tinha colocado meio carro! O Hamilton tinha nada que tentar a tangente! Lógico que ia bater.
Pela câmera onboard é facil ver o Madonado jogando o carro em cima do Hamilton.Assim como ele já fez com Perez esse ano em Mônaco.
O Maldonado estava fora da pista e tenta voltar bem no meio do Hamilton. Total imprudência
Nelsinho mereceu ganhar a corrida. Ele andou bem. Mas como ele não faz parte da categoria em que correu, ele não pontuou. Paludo andou bem também, pena que problemas, provavelmente na suspensão traseira ou outras coisas também fizeram com que ele se desse mal. Enquanto eu assistia a Fórmula 1 eu chegava a conclusões e mais conclusões sobre o desfecho deste ano e no ano que vem. Acredito também que Grosjean tem potencial para vencer uma corrida desde que ele se mantenha estável durante toda a prova e Raikkonen está prometendo muito mais um potencial para uma ou mais vitórias nas próximas corridas. Principalmente em circuitos de média velocidade. Já em relação aos brasileiros afirmo que eles foram vítimas das circunstâncias e de um japonês afobado e estabanado. Já tinha visto que Kobayashi era assim, só que agora o que eu tinha notado se concretizou. Bruno fez uma excelente corrida de recuperação e Massa não fez tanto, mas também com uma Ferrari que só faltava estar com o chassis torto, daí não tem como falar mesmo. Só sei que a culpa não é dele. Porém, por mais ou por menos, o que eu vi sobre a perspectiva no ano que vem, é que Felipe tem mercado. Apesar dos pesares acredito que lá… os de mais elevada posição entre as hierarquias nas equipes de Fórmula 1 é que Massa tem mercado sim. Talvez com a Mercedes ou outra equipe, de preferência uma equipe de ponta. E Alonso fez uma corrida heróica. O Alonso é bom mesmo. Ele só não é um novo Senna porque ninguém é novo alguém, cada um é cada um e você nunca vai ver eu escrever dizendo que alguém é um novo alguém. Ayrton é Ayton e Alonso é Alonso, mas Alonso tem cara daquele tradicional piloto de Fórmula um, estilo “caliente”, raçudo e que só faltaria fumar marlboro e ser cabeludo. Bom, de vez enquando ele é meio cabeludo mas o Alonso tem a cara do automobilismo. Ele merece ser campeão e esse ano estou com ele. Apesar de não acreditar que para ele vai ser tão fácil assim. Mas ele provou e provou mesmo, que pode ser campeão e se não ser vai ser de novo. E se for, o campeonato vai ser totalmente merecido.
Mas o Alonso tem algo em comum com o Ayrton Senna. Ele tem carisma.
Carisma o caramba. Par de Dick Vigaristas mesmo.
Ahahahaha!
Boa tarde Fabio, eu penso que a F1 atingiu um nivel tão grande de perfeição, principalmente aerodinamicamente que elevaram e muito o nivel de sencibilidade dos carros, e simplesmente por diferentes caracteristicas de circuito, os carros se destacam com muita variedade proporcionando diferentes resultados que não era comum, a Ferrari com carro mediano já conseguiu duas vitórias esse ano, não tenho nenhuma simpatia pelo Alonso, mas tenho que admitir que esta na melhor fase de sorte, mas corrida é assim, uma coisa influencia outras, se não quebra o Vettel, Alonso ia travar uma perceguição, ficar sem peneus e seria ultrapassado por kimi que herdou a posição do seu companheiro, que se não quebra tambem seria candidato, sobre Massa e Bruno, são segundos pilotos com muito talento, Massa não precisa provar nada, precisa sair da Ferrari urgente, Bruno tem feito um belo trabalho, mas quem larga no pelotão da merda esta mesmo mais sujeitoaos castigos.
Fabio, assisti a corrida inteira do Nelsinho no sabado a noite. Me lembou o pai, extremamente regular e rápido. Largou na Pole depois de algumas voltas perdeu a 1º posição, mas sempre estando entre os primeiros…
Até, hoje acho uma grande pena o que aconteceu, poís penso que teríamos um excelente piloto na F1 para mais alguns bons anos, considerando que ele disputou o campeonato da GP2 com o Hamilton e foi vice. Ou seja potêncial não lhe falta.
Foi, muito bacana vê-lo no pódio com a bandeira do Brasil.
Um grande abraço a todos.
Nota: F1, como vc comentou a alguns posts anteriores ” Esta começando a ficar feio” 100 pontos de diferença, com o mesmo carro….é dificil de explicar….
E se alguém percebeu a imagem do fim de semana, foi o Alonso passando para receber a bandeirada e logo atrás dele o Massa…Acho que o coração doeu naquele momento,rsrsrrs
Creio que a notícia do final de semana seja mesmo o Nelsinho vencendo a primeira na NASCAR.
Bahh!!, no final das contas foi uma prova de categoria inferior da Nascar. O noticião do fin de semana foi a vitorio do Razia, na Raza mesmo!!!
Gostaria de informar que Massa ja acertou com a ferrari, 2013 massa vai ser o capacho do Alonso e Alonso será o campeão de 2012.
O Alonso pode ser um piloto fenomenal. Para mim ele joga no time dos Dicks Vigaristas da F-1, que tal Fabio Seixas vc escrever um texto dizendo quais sao e foram os pilotos Dicks na sua opiniao?
Se me permitir, não acho mesmo o Alonso fenomenal, mas esta aproveitando bem a sorte que faz parte do jogo, já vimos esse ano novatos dando calor nele, basta ter um carro mais equilibrado, na F1 de hoje ninguem se destaca pelo talento e sim por uma sopradinha a mais, um buraquinho a mais, uma asinha a mais, todos estão alem do limete do carro, melhora o carro, melhora o tempo, sobre os vigaristas, como piloto, dois se destacam, Shumi e Alonso, pilotos que se beneficiaram de resultados dos companheiros de forma descarada, como equipe, a Ferrari não mede consequências, como chefe de equipe, Jean Tod e Flavio Briatore, um é presidente da FIA o outro já já esta de volta.
Galvão para justificar o rendimento ruim do Massa, afirma que a Ferrari está com um carro inferior. Só por esse motivo, fosse Alonso e Kimi, ou Alonso e Hamilton correndo pela Ferrari e veriamos os dois carros na frente e todos dizendo que a Equipe Italiana está com um fogue este ano
A Imprensa e a maioria considera Alonso o melhor piloto dessa geração inclusive melhor Shummi 7 vezes campeão, posso dizer que essa unanimidade é burra como dizia nelson Rodrigues, hoje da nova geração Hamilton e Vettel são mais rápidos que Alonso issó é claro de mais, Hamilton com carro igual em 2007 foi nos pontos igual a Alonso em classificação melhor isso no seu primeiro ano com carro iguais Alonso perde tanto em velocidade pura como em ritmo para Hamilton, quanto a carros essa ferrari não o carro ruim que dizem em ritmo de corrida é o melhor junto com a lotus, em classificção veja de quem é as poles Hamilton e vettel, quantas poles tem Alonso o melhor de todos. so ganha quando os melhores quebra ou por algun motivo o carro perde rendimentos.
Uma característica do Alonso é que o piloto soma seu talento com a sorte (ô bixo sortudo, meu deus.)
Devido ao seu retrocesso, não acho que o Alonso mereça vencer nenhum campeonato. Mas julgando o Alonso estritamente neste ano, merece ganhar sim, sem sombra de dúvidas.
Vejo que o campeonato deste ano está sendo 60% de pilotos e 40% dos carros. Há a batalha da engenharia, mas também os pilotos estão fazendo a sua parte.
Quanto ao Schumi, posso perceber bem que o Fabio puxa um saco pra caramba desse piloto e exagera ao tecer elogios ao mesmo (Fabio, a definição de show é o que o Alonso fez hoje. SIM, embora eu afirmei o quesito SORTE pro Alonso (reitero, cara sortudo ao cubo) mas foi um show misturado com a sorte já presente na vida dele.
Gostaria de ver mais imparcialidade na hora de realizar crônicas.
Eu diria que o Show foi de Webber largando do fundão mesmo e presionando o Shumi até o final.
Uma vez eu li que a maior função do Alternador num carro de F1 é de auxiliar o cambio automatico sequencia na recuperação de energia. Portanto, uma falha no alternador faz o cambio travar.
Discordo Fábio, acho que a culpa foi do Senna sim. Dois motivos: se vc olhar com calma, vai ver que o Maldonado está com um tanto do carro ja do lado do brasileiro quando este muda de trajetória repentinamente, nao respeita o tal “espaço de um carro” e regra é regra.
Segundo motivo: Tem que parar com essa história (ouvi o Reginaldo Leme falando isso) que ali não é lugar de ultrapassar.. acho que qualquer lugar é lugar se houver chance, e ali tinha sim. Não da pra considerar só pontos de freada como lugar de ultrapassar, daí vem a chatisse… ficar esperando acionar a asa para ultrapassar no fim da reta.. Parabéns pela iniciativa do Koba e o Senna ainda deve muito.
e se voce tambem olhar com calma,vera que Maldonado não disputou nenhuma posição com o Bruno… não teria cido o Kobayashi???
Maldonado? Todo mundo viu o koba bater no senna não o Maldonado…
Tal vez ele não esta falando do Senna e sim do Hamilton rsrsrsrsrssr, no final da na mesma cagada. LOL
Além de ver coisas erradas e ver pilotos trocados , Koba bateu no Senna e não teve atitude nenhuma apenas é um piloto Kamikasi que com olho puxadinho vê pouco um não há espaço , a regra é não mudar de traçado varias vezes , o que Bruno não fez , a tragetória foi correta, assim como Schumacher fez batendo atrás de B,Senna lembra? não faço julgamentos´precipitados , Senna foi punido com Drave Trouh, e chegou em 10º . |Pare de achar que os outros tem razão ou mude de canal…
Antes de me julgar por ter confundido os nomes na hr de escrever meu comentário, vai aprender a escrever DRIVE THROUGH. Mas acho que é te pedir demais, mal sabe escrever em português, o que dirá inglês.
Além de ignorante é patético e preconceituoso, japoneses enxergam normalmente, independente do “puxadinho” do olho. Te faltou uma 4a serie bem feita pelo visto.
Aproveita e estuda interpretação de texto, pois quem lê e não entende é analfabeto funcional, eu disse que o Senna mudou de trajetória e desrespeitou a regra de deixar o espaço de um carro onde já havia um carro (do Koba), afinal a batida foi na lateral e não atras do medíocre Senna.
Só para concluir, se você ler com atenção (só cuidado para não te dar tontura) vai ver que meu comentário foi direcionado ao proprietário do blog.
Sorry gente.. to drogado devido a gripe forte! rsrs.. Foi o Koba sim.. o maldanado soh bate sozinho..rsrs
Paulo,concordo em partes com vc…
E concordo 100% em relação ao q diz sobre o Galvão e o Reginaldo…
Mas eles tratam a F1 como produto,tentam de todas as maneiras valorizar este produto…Muitas das vezes tentando enganar os telespectadores…
Sobre a Ferrari…
Equipe trapaceira,com o Dick Vigarista como piloto…
Falar oq?…Só a imprensa mesmo pra elogiar esta dupla…
Caro Fábio Seixas, acho que o massa padece de falta de força mental. Qdo ele larga bem e esta perto da turma da frente consegue ser competitivo mas se alguma coisa o coloca no meio do pelotão ele passa a correr pra cumprir tabela.
Uma dúvida: será que o massa ainda vai as comemorações da ferrari no fim da prova? só convidam por educação e fica sozinho no canto enquanto todo mundo baba o ovo do alonso
Alonso pontuou nas últimas 20 corridas disputadas. É sensacional, fantástico o que ele está fazendo na Ferrari.
Ano passado, com um carro pra ser 5º, 6º, foi 3º. Esse ano, lidera com um carro que até outro dia brigava pra passar pelo Q3.
É um monstro, esse espanhol. Que venha o tri!
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO!
Esse ano está tudo muito estranho… Quando a Williams venceu o GP da Espanha no dia do aniversário do seu fundador, fiquei me questionando… Porque só hoje? Porque a punição que tirou a pole de Hamilton e a entregou de presente para Maldonado foi tão severa, enquanto em outras ocasiões (leia-se caso fosse um piloto da Ferrari) só a equipe seria punida com multa envolvendo finaças e não direcionada ao piloto (o maior lesado nesse caso). Quando o Perez não atacou Alonso na Malásia, me perguntei porque alguém que nunca venceu um GP não tentaria a vitória? Ontem em uma Espanha em crise, vimos Vettel largar na frente (continua quase ímbativel quando parte da pole, largando do fundo continua com dificuldades para ultrapassar e manter o ritmo constante, coisas que Hamilton e Alonso fazem muitissimo bem)assim como a maioria das pessoas que acompanham a Fórmula 1, achei que o alemão venceria com os pés nas costas… De repente o motor Renault (extremamente confiável ) e de quebra um segundo carro empurrado pela máquina da mesma montadora… Pasmei! Parou também e o dono da casa ganhou duas casas e o principal, assumiu a ponta pois a Mc Laren que já não está tão bem assim, mais uma vez errou (será que são erros propositais pois em todas as corridas está virando comédia) e Hamilton perde duas posições e caso não houvesse tal erro, a ponta memso que momentânea seria do inglês, acho que ele não seguraria até o final, mas Alonso o ultrapassaria, assim como Kimi de froma limpa. Eis que surge Maldonado, o mesmo que herdou uma pole também na Espanha e força até literalmente levantar o carro de Hamilton, acabou a festa para o inglês, para o Pastor (na realidade ele é quem precisa de um pastor para o guiar em seus lampejos) e começa a festa para Alonso. Correndo em casa, em uma Espanha em crise e em uma categoria totalmente manipulada pela mais histórica das equipes, a Ferrari. Não gosto do Massa, o acho fraco e sem personalidade, e não o vejo como Brasileiro pois sei que ele também não se considera… Mas é nitido que a Ferrari o pressiona a ter um rendimento muito abaixo do normal para que Alonso se sobressaia. Esse ano Alonso será campeão não por ser superior tecnicamente, e ele sabe disso. O mesmo será campeão pois a FIA assim quer, e assim será!!
PS: PRECISAMOS ACABAR COM O MONOPÓLIO DA GLOBO SOBRE OS DIREITOS DE TRANSMISSÃO DA F1. GALVÃO E SUA GANGUE ESTÃO PASSANDO DOS LIMITES E SUB ESTIMANDO A NOSSA INTELIGÊNCIA ENQUANTO TELESPECTADORES. FILHOS DA P… QUE NOS TIRAM COMO OTÁRIOS O TEMPO TODO EM SUAS NARRAÇÕES EQUIVOCADAS, TENDENCIOSAS E DESCARADAS. FORA GALVÃO!! FORA REGINALDO LEME!!
*LI O MEU COMENTÁRIO E NOTEI ALGUNS ERROS DE DIGITAÇÃO. ME DESCULPEM COMPANHEIROS, MAS PERCEBE-SE QUE SÃO LETRAS TROCADAS DEVIDO A PRESSA NA DIGITAÇÃO, ANTES QUE O MEU CHEFE ENTRE NA SALA RSRSRS
Se crise econômica decidisse corrida, o Rubinho teria ganho uns 8 GPs do Brasil.
Universos diferentes… Crise econômica na Espanha, é crise econômica no primeiro mundo. No terceiro mundo, infelizmente não existe crise econômica, o abalo social e todas as suas consequências é institucional, ou seja, para a maioria dos cidadãos comuns jamais passará.
Porque é tão difícil simplesmente admitir o óbvio. Nãe existe teoria nenhuma. O que existe é um excelente piloto ( Não gosto do Alonso, pois é mal carater, mas é um p.. piloto assim como o Schumacher, outro sem carater ) com um apoio total da sua equipe e muita experiência. Parece muito um frances que nos irritava nos anos 80., lembram ( não era espetacular, fazia uma corrida monótona, mas se os outros bobeavam estava lá para ganhar e com isso faturou 4 títulos ). Os outros candidatos a vencer são bons pilotos que não conseguem fazer a diferença sem um bom equipamento: Vettel é bom, mas precisa de carro, senão não rende. Hamilton é rápido mas não é estratégico; Haikkonen ainda está se adaptando e Grosjean, Maldonado, Rosberg precisam que a moeda caia de pé para funcionarem.
Shumacher tá so curtindo.
Quando aos brasileiros, precisamos nos adaptar a nova realidade. São isso ai porque são isso. Não tem mágica. São pilotos medianos que estão dando tudo de si, mas não tem como suplantar nem seus companheiros de equipe. É isso…
A corrida do Alonso foi monótona?
Não é dificil admitir o óbvio, é que o óbvio nesse caso não existe. Assim como o final da copa do mundo de 1998… Respeito as opiniões, mas Alonso é tão excelente piloto quanto Hamilton, Schumacher e Kimi… A diferença é que está e será sempre isento a punições ou qualquer outro tipo de ameaça, assim como a toda poderosa Ferrari. É ÓBVIO!
assista à corrida pelo Globo no mudo e ouça a narração pelo rádio (aparelho ou internet).
Acho que voce tem descendencia norte-americana, pois somente eles que inventam “n” teorias de conspiração” para os mais diversos assuntos, além de serem extremamente neuróticos.
Engraçado como a imprensa trata o Alonso…
Dizem que ele é o maior e tal…
Mas esquecem de dizer q ele só ganhou porque o Vetel quebrou… e pq a Maclaren mais uma vez acabou com a corrida do Hamilton…
Ele estava em 2º, largando em 11º…
… em uma pista complicada de se ultrapassar…
Na Espanha Hamilton largou na última posição e chegou em oitavo e você nada mencionou!
Largar em último, ultrapassar as carroças Marussia, HTR, Caterhan e encarar só as medianas pra chegar em oitavo, não é um grande feito.
Sair em décimo primeiro, com um carro que é PIOR do que os de ponta, e chegar em primeiro, é de fato merecedor de elogios, independente da sorte da quebra do Vetel e Grojean.
Com todo o respeito JR, o carro da Ferrari está longe de ser inferior e é um dos carros de ponta como você mesmo mencionou. Não estou desmerecendo o Alonso mas a Ferrari está bem e a prova é que Massa estava fazendo uma boa corrida mas ai o problema já é o piloto… é nitido que a RED BULL, FERRAI E LOTUS hoje são os melhores carros, e quando digo melhores não falo em ritmo de classificação, e sim de corrida, assim como a Sauber e a Williams
Não devemos comparar o circuito da Catalunya ao de Valência. Dentre varias diferenças podemos citar, por exemplo, a zona da asa móvel, que em um funciona bem e no outro nem tanto (quase nada). Tem mais, pela dificuldade de ultrapassagem, o resultado do Mark Webber foi melhor que o do Hamilton no GP da Espanha e melhor que do Alonso em Valência. Portanto, não temos uma formula absoluta para quantificar um resultado, mas sabemos que a vitória tem peso maior que qualquer outro resultado.
estava em 4º quando o Vettel quebrou, passou 2 depois da cacada da MacLaren e em 1º depois quebra do Grosjean. “”Engraçado mesmo é o esquecimento das FALCATRUAS cometidas pelo Alonso.”””
Pois é Luis Carlos. Já disseram que ele estava em segundo… é que tem a corrida narrada pelo Galvão e a corrida a que cada um assiste e cria a sua própria opinião!
Vocês parece que não assistiram a corrida. Alonso pasou Grosjean na relargada do Safety car depois de algunas voltas atrás do Alonso sem conseguir pasar mesmo com um carro mais rapido, quebrou não inventem coisas.
ZZZZZZZZZZZZ