Pílulas do Dia Seguinte
25/06/12 09:52A punição a Maldonado, após o GP, fez justiça duas vezes. Primeiro, porque o venezuelano realmente exagerou na vontade naquela manobra com o Hamilton. É um piloto em evolução, uma das boas surpresas desta temporada, mas às vezes lembra o Maldonado despirocado da GP2. Foi o caso. Os 20 segundos a mais no seu tempo de prova ainda alçaram Bruno ao décimo lugar, o que valeu mais um ponto no Mundial. Taí a segunda justiça. O brasileiro merecia. Fez uma boa prova e não teve culpa nenhuma no acidente com Kobayashi. A única explicação para aquela punição, ao meu ver, é a reincidência. Foi a segunda batida neste ano defendendo posição. Bruno não teve culpa em nenhuma, na minha opinião. Mas acho que a FIA quis dar um sinal de alerta para o brasileiro, algo na linha “fica esperto, meu filho”;
Massa alegou, ao fim da prova, que enfrentou problemas no carro após a sétima volta. Algo no assoalho, talvez. “Comecei a perder o balanço do carro de um momento para outro. Tinha alguma coisa estranha na parte traseira. Eu vinha reclamando para a equipe desde o começo, mas não tinha o que fazer. Então, eu lutei a todo o momento com o problema. Nas curvas de alta velocidade, tinha que ‘arrancar o pé’ e ir lento, senão eu rodava”, explicou. Pode ser, faz sentido, até porque ele fez um bom início de prova. Mas tenho dúvidas de o quanto essas explicações e problemas influenciarão no momento de a escuderia definir sua dupla. Acredito mais na análise da tabela do campeonato. E, nela, Alonso tem 100 pontos a mais que o companheiro;
Domenicali: “Em relação ao começo do ano, nosso carro está em outro nível, mas ainda não é nosso carro que está nos colocando à frente”. Alonso não poderia receber elogio melhor;
Além das duas vitórias, há que se aplaudir a regularidade de Alonso. Muito já foi dito que, em campeonatos tão equilibrados, marcar pontos sempre faz a diferença. E adivinhem que é o único piloto a pontuar em todas as etapas do campeonato?;
O terceiro lugar de Schumacher merece mais um registro. Se seu sorriso no pódio não foi dos maiores, suas declarações pós-GP deram mais uma dimensão histórica do feito. “Quando falaram pelo rádio, não pude acreditar . Eu não esperava. É um daqueles momentos que você curte intensamente. É um sentimento maravilhoso”. Não, não é um novato falando. É um cara que, ontem, subiu pela 155ª vez a um pódio na F-1;
A Renault pediu desculpas a Vettel e Grosjean. Ambos abandonaram com problemas idênticos, pane no alternador. Um prejuízo inestimável. Uma pecinha elétrica provavelmente tirou da montadora uma dobradinha no pódio;
Noves fora o problema de ontem, acho que Grosjean ainda vence um GP neste ano. Está batendo na trave. Raikkonen também deve levar uma;
Aplausos a três brasileiros em outros campeonatos pelo mundo. Na GP2, Razia fez uma manobra sensacional na última volta da corrida para vencer e ficar a um ponto da liderança do Mundial. É o tipo de desempenho que a F-1 acompanha com atenção. Na Indy, Kanaan conseguiu seu segundo pódio consecutivo, mesmo correndo por uma equipe tão modesta. E, na segunda divisão da Nascar, a Nationwide, Nelsinho colheu sua primeira vitória, dando mais um passo no seu novo sonho, de conquistar a América.
Fabio, acho que agora você aprendeu que previsão só cabe a Mãe Dinah. Ferrari e Grosjean que o diga.
Fábio,
Bom dia.
Antes do GP você disse que tiraria Valência do campeonato, por ser uma prova insípida. Levando em conta que foi a melhor corrida do ano até agora, se mantém essa opinião?
*A vitória do Razia foi demais, eu vi!
Claro que mantenho. Foram 5 GPs lá: 4 horrorosos e 1 muito bom.
Acho que Valência e Mônaco são as pistinhas que eu mais odeio no cirquito da F1, agora tem outra pista ridícula no oriente médio, uma tal de Marina sei lá oquê! Mas existem pistas de rua boas, como Canadá e Austrália.
O tratamento dado a Hamilton pela maioria dos colunistas parece um misto entre medinho de e do politicamente correto – Ele fechou sim Maldonado, e ja repetiu esse feito dezenas de vezes.
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
Concordo plenamente. Hamilton é sim muito talentoso, mas fechou o Maldonado sim. O Grosjean ultrapassou ele da mesma maneira, no mesmo local se não me engano, e ele abriu passagem…
O problema é que ali ele já devia estar puto com a cagada da Mclaren nos boxes, e aí fechou mesmo, perdendo pontos importantes na minha opinião.
De Fato Maldonado merecia esse terceiro lugar e o Hamilton não deixou espaço para um cara que tambem é fominha. Alem do mais os pneus do ingles estavam no bagaço e já não tinha como defender essa posição. Mas já vimos que essa F1 na hora de punir tem varios pesos e medidas, e o Vzlano sempre leva garrote.
Que o Fernando Alonso é hoje o melhor piloto, até o Vettel acha. Mas existem outros fatores envolvidos. Por exemplo, um safety que fica tempo demais e a sorte de quebras improváveis como a do Vettel e até mesmo a do Grosjean. Campeão além de ser bom tem que ter muita “sorte” e o universo conspira a seu favor. Lá no lado inverso vem o Felipe, cuja estratégia idiota e sempre equivocada colocou pneus médios em seu carro no primeiro pit ao contrário da estratégia do Alonso; o azar de ser chamado ao box UMA VOLTA antes da entrada do safety, o que o jogou da oitava para a décima-quarta posição; e finalmente o “azar” de encontrar o Kamui Kobayashi na relargada. Resumindo: nada dá certo para o Massa, talvez seja mesmo hora de respirar outros ares….
Fábio, independente da culpa ter sido do Maldonado (na minha opinião, ele não teve tanta culpa assim), não seria melhor o Hamilton ter aberto pra ele de uma vez e garantido os pontos? Porque zerar nesse mundial é fatal… Acho que, ontem, Lewis lembrou de novo o velho Nigel e não usou a cabeça. Abraços!
Que nada, estava escrito nas estrelas, ou vc não perceveu que tem uma maldição com o lider do campeonato. Cada vez que um cara é lider, sua seguinte corrida da Merd@. Até Alonso já tomou de essa. Veremos se na próxima corrida continua a maldição que agora deverá ir com o Asturiano.
Quanto ao problema do motor Renault, o Prost contou a uma revista francesa recentemente que perdeu o campeonato de 82 por causa de uma mesma peça em seu motor que quebrava em diversas provas. Ela custava muito pouco, questão de cêntimos – mas a fábrica insistia em não comprá-la dos ingleses e fazer a sua própria, menos resistente. Até o início dos anos 80, o projeto francês na F1 não era apenas vencer, mas vencer num conjunto carro-piloto-motor 100% francês, e isso explica a teimosia. É claro que não é a mesma coisa o que aconteceu com o Vettel e o Grosjean no último GP da Europa, mas achei o paralelo interessante.
Se eu não estiver enganado, foi em 1983, contra o Piquet
A única coisa que se explica a punição pro Bruno ontem, foi que o “convidado” da FIA para ser o comissário era o Mika Salo. O mesmo que quer vê-lo fora da Williams para colocar o Bottas em seu lugar ainda neste ano. Esse foi o motivo injusto para a punição dele!!!
Fábio, o Galvão Bueno fala muita bobagem para defender piloto brasileiro, mas ontem pela primeira vez eu até dei razão a ele. Você diz que a única razão pela qual o Bruno foi punido foi a reincidência. Eu fico com o Galvão. O motivo foi o fato do comissário da prova ser da mesma nacionalidade que o piloto que quer a vaga do Senna. O comissário ontem foi Mika Salo, conterrâneo do piloto de testes Valteri Bottas, o reserva imediato da equipe que faz o primeiro treino da sexta-feira. Embora eu seja obrigado a admitir que Senna está deixando muito a desejar. Foi pelo menos 0,2 s mais rápido que Maldonado em todos os treinos. Todos, menos o Q2! Quer dizer, na hora de confirmar a performance, ele falha sistematicamente. Já está ficando embaraçoso. Fórmula 1 é para quem tem uma força mental extraordinária, por exemplo, Alonso. Se o Bruno for continuar nessa de “ah, eu podia ter forçado um pouco mais”, é melhor parar já. Maldonado e Grosjean, contemporâneos seus de GP2, estão “revelando o filme” e pecando pelos excessos, não pelas omissões. Como você mesmo disse, Grosjean ainda leva um, Maldonado já levou o seu. Cadê o Bruno?
E espero, sinceramente, que este terceiro lugar que caiu no colo do alemão de um novo sangue na sua temporada que, com certeza, será a última.
Como disse o Nelson (pai) Piquet, o Bruno Senna pulou etapas para chegar na F1, portanto vai ficar só na esperança de ser algo maior…
E o pior que tinha exemplo em casa…
antes de o Nelson Piquet criticar alguem,ele deveria ter ensinado principios de honestidade ao filho dele.
O filho era gurizão; fez m@rda e pagou caro por isso (viu sua sonhada carreira da F1 ir pro espaço). Isso não quer dizer que o pai não lhe passou princípios de honestidade. Nem eu, nem você, nem ninguém que comenta aqui sabe se passou ou não.
Acho que agora é o momento de torcermos por ver boas corridas pois os brasileiros não estão nada bem no campeonato. Ainda acho que o Bruno vai evoluir mas precisa ser mais agressivo, mesmo correndo risco pois acho que na hora de renovar o contrato, o que vai contar é isso. Falando em boas corridas, realmente este ano estamos tendo bons espetáculos e até em pistas chatas, tipo Abu Dabhi devemos ter uma corrida melhor que a chatice do ano passado pois nesta pista ninguem consegue passar, consegue ser pior que de Monaco. Espero que o Luiz Razia ou mesmo o Lucas Di Grassi possam resgatar um pouco de emoção para o automobilismo brasileiro porque a coisa tá feia e como já disse, se o Senna não melhorar até o fim do ano, corremos o risco de ficar sem ninguem na F1 ano que vem.
Fábio,
A Ferrari entre puxões de orelha e ameaças veladas, vem defendendo o Massa, evidente há motivo: Campeonanto de Construtores.
– Mesmo indo pessimamente mal, se detonam de vez, aí que ele não conseguirá nada mesmo;
– Mantendo a dúvida se assina ou não e alguma proteção pública, o cara pode reagir – pelo menos é a última coisa que resta a fazer;
– E ainda entendo que a condição comercial do dono da empresa falará mais alto no final, se não acharem outro brasileiro, o Massa fica.
Fábio, antes do início da prova o Bernie Eclestone de uma enquadrada no Massa e o Galvão Bueno veio com um papo de que o chefão quer garantir o brasileiro na Ferrari ano que vem. Que história é essa? Ainda tem chance, mesmo correndo tão mal? Concordo com você quando fala que seria melhor para o Felipe se retirar.
Não dá pra chutar o que o Bernie disse pro Massa. Só os dois sabem.
Abs
Aproveitando o ensejo… O Galvão é mestre em chutar a conversa dos outros, o pensamento dos outros, etc etc etc
É isso mesmo! 😀 Vê dois cochichando e já manda logo: “Fulano está falando tal e tal coisa pra Cicrano!” hahaha…
Schummi fecha Barichello no muro defendendo a posição:
“ABSURDO!! Dick Vigarista! Alemão idiota!! Tem que ser expulso da F1!”
Aí a FIA põe no regulamento que passa a ser proibido fazer isso, e Senna o faz em cima do Koba, o mito, que ainda recua:
“Absurdo punir o Senna! O Koba que é muito agressivo, tem que ficar mais manso! Senna só estava defendendo a posição, isso é o Mika Salo favorecendo o Bottas!”…
Vai entender…
Bruno, voce ainda está com “dor de cotovelo” do Schumacher ter 7 títulos de F-1 ???
A F1 tem seus encantos e mistérios. O que me parece claro é que nós brasileiros da ainda teremos que sucumbir durante um bom tempo aos pilotos estrangeiros, visto que a nossa safra atual deixa muito a desejar. Felipe Massa está levando outro banho de Fernando Alonso numa proporção sem precedentes. Nada mais nada menos do que 100 pontos de diferença em apenas 08 corridas. Bruno Senna é um piloto muito contido para o momento atual da F1, muito fraco na classificação e tem se envolvido constantemente em acidentes, normalmente quando está muito lento em relação aos demais. Por mais que seu companheiro Maldonado seja estabanado é muito mais rápido e constante. Por outro lado, só resta nos rendermos ao talento incomparável de Fernando Alonso, um piloto fantástico, que o fanatismo brasileiro insiste em depreciar sem qualquer fundamento. Os números atuais do piloto dizem por si só…
Fábio e pessoal, é impressão minha ou no pit do massa(apos o acidente eu acho) os mecânicos colocaram um composto de pneu médio da roda dianteira direita e um composto macio na esquerda? Lembro de haver uma certa demora e acho q o motivo foi esse. rs.
Concordo plenamento com o pensamento do Gabriel.E se possivel em uma intrevista do Fabio com o Bruno porque ele não ser mais agressivo.
Na Fórmula 1 há várias categorias de pilotos, raríssimos ruins, a grande maioria muito bons e alguns…. bem alguns que pertencem a um grupo diferenciado:
Fangio, Clark, Stewart, Fittipaldi, Lauda, Piquet, Prost, Senna, Shumacher e Alonso, este novo integrante ganhou ontem mais um carimbo no certificado!
São raríssimos os pilotos que conseguem fazer uma corrida como a de ontem, pode falar de sorte e o escambau mas tivemos uma aula ontem.
E depois muitos dizem aí que não da pra ganhar corrida com carro inferior!
Na Formula 1 nunca existiu amador; todos sempre foram muito bons ou não estariam guiando lá…Também sempre existiram os extraterrestres: Alonso realmente é um deles….Também acho que Grosjean e Raikkonen ganham corridas este ano…Mas, bicho, e o Button? O que está acontecendo com ele? O desempenho do cara vem piorando a cada corrida…Deve ter acontecido, ou vem acontecendo, alguma coisa…
Jose,
a McLarem tem um carro muito traseiro com desgaste de pneus, até o Hamilton( que gosta do carro traseiro) tem sofrido com isso em pistas onde o desgaste é maior. O Button sempre teve dificuldade de guiar o carro traseiro( a maioria dos pilotos gosta de carro dianteiro) e o carro da McLarem é criticamente traseiro; em situações como esta é necessário fazer modificações extremas no acerto que podem corrigir este problema mas que sempre tiram a velocidade do carro, no Canada fizeram uma mudança na suspensão traseira(estão tentendo fazer algo) que não resolveu e enquanto o carro tiver desta forma será complicado para ele. Com esta configuração será difícil o Button conseguir melhores desempenhos principalmente em circuitos com asfalto muito abrasivo(alto desgaste de pneus), ou a McLarem muda a geometria da suspensão( o que é complicadíssimo pois mexe com todo o carro) ou as coisas continuarão complicadas para ele
abraço
Interessantes suas ponderações, mas como você explica então a magnífica vitória que Button obteve na primeira corrida desta temporada? O carro não era (é) o mesmo?
Ainda mais, como você mesmo afirmou, que mudar a geometria toda da suspensão mexe com o carro todo. . .
Woodwoody/Juvenal
A McLrem não optou pelo “degrau” no bico, começou a temporada e percebeu que teria que modifica-lo por problemas aerodinâmicos(veja as fotos do primeiro treino e de hoje, existem diferenças consistentes no bico). Essa modificação deixou a traseira crítica. O bico mudou depois da primeira prova; verifique que a vitória do Button não foi folgada. A modificação no bico deveria ser feita mas complicou muito o acerto do carro. A primeira tentativa de mudança na suspensão foi no Canadá mas não deu muito certo, digo “muito certo” porque o Button já melhorou o desempenho nos treinos com pneus novos mas com o desgaste fica complicado para ele. Resumindo, a McLarem tem que achar um novo equilíbrio mecânico com esta nova configuração aerodinâmica.
OK. Pode ser isso, dá para perceber que a McLaren não está bem, inclusive a de Lewis.
Mas como que isso explica a vitória do botão esse ano? Sorte?
Fábio,
Será que o Nelsinho poderia (tinha potencial) ser um piloto melhor que o Massa se ainda estivesse na F1?
Já que a diferença entre ele e o Alonso era menor que a do Massa atualmente, ou isso é apenas circunstancial?
É incrível como a Ferrari defende as barberagens do Massa, será que o motivo é o fato do empresário do Massa ser filho do presidente da FIA? Acho que a ferrari que puxar o saco do Jean Todt! Pelo menos até o fim do contrato do Massa.
Muito bem colocado e oportuno seu comentário. Com certeza, a enorme diferença de desempenho entre Alonso e Massa vai pesar, e pesar muito na hora de renovar ou não com Massa. Acho ainda, mesmo que “em off”, o martelo já foi batido. Agora, em contra partida, o 3º lugar do Schumi, deu uma enorme injeção de ânimo tanto no próprio Schumacher, como em toda a equipe. Na minha opinião, o alemão renova pelo menos por mais um ano. Como você disse, os dois pilotos da Lotus vão beliscar uma corrida ainda nessa temporada, vou colocar o Schumacher também faturando um GP. Concorda?? Abraços, e que venha Silverstone.
Fábio Seixas, acho que é merecido um post dedicado para R A Z I A ! Esse trouxe uma alegria no final de semana…Sair de 5o. faltando quatro voltas para 1o. , com direito a ultrapassagem dupla e por fora na últimas curvas…fantástico (vejam video Youtube). No sábado já tinha feito proeza saindo muito atrás chegou em 3o. Parabéns…Esperança de futuro melhor na formula 1 para o Brasil.
Só para tirar uma dúvida, mas não criar polemicas: existe ou não a regra de se deixar um espaço de não sei quantos carros entre a linha branca, delimitadora da pista, entre os carros que brigam por uma posição? Pergunto isso porque o Reginaldo Leme afirmou ser esse o motivo da punição ao Bruno (e o galvão não aceitou isso de jeito nenhum… assim como outras pessoas tambem não aceitaram). Abraços
Fabio, bom dia!
Duas perguntas:
Vc terá a oportunidade de entrevista o Senna, para perguntar porque ele não é mais agressivo nos treinos, para se classificar melhor?
Outra: Vc Acha que o Senna tem condições de ir melhor na segunda metade do campeonato, onde ele conhece melhor as pistas?
Grande post, parabéns!!!!
Abraços.
Fabio, seguindo a cronologia da corrida.
schumy chegou em terceiro -OK
estava com a estrategia de 1 parada, igualmente como o bruno, que estava colado nele quando o kimi chegou e passou os dois e foi embora, e terminou em segundo.
ou seja, se não acontece a cagada com o koba o brasileiro teria chego em 3 ou 4.
confere ?
Acho que chegaria em quinto, por aí. Mas, enfim, já seria bem melhor.
Abs
Fiquei muito feliz com o resultado do Nelsinho. Sempre foi muito bom piloto. Na época da F1 não levava essa surra que hoje o massa leva, a diferença entre os dois era bem menor. Foi triste a saída da F1 pela forma que aconteceu, mas desejo todo sucesso do mundo pra ele!
Alonso é o cara!!! Deu sorte? Sim!!! Mas quando seus adversários sucumbiram diante de problemas nos carros, onde estava Alonso? Estava lá na espreita, pronto para dar o bote, o cara largar de 11º e na metade da corrida já estava disputando as primeiras colocações, na relargada mostrou pra todo mundo onde queria chegar, não tomou conhecimento do Grosjean, Bravo Alonso!!! Fantástico!!!
É dessa corridas que a formula 1 precisa, E o Alonso mostrando por que é um piloto que pensa no campeonato bem diferente do Hamilton na corrida passada do Canada com seus pneus deteriorado deixou todos passarem sem fechar a porta se contentou em ficar de fora do podio mas ficou com alguns pontinhos já o piloto da Maclaren tudo bem que o Maldonado estava com muita vontade de estar entre o tres primeiros mas o Hamilton não soube lidar com a situação se esqueceu que de vez em quando e preciso ceder mas ai dois fominhas se encontram pela pista e não foi a primeira vez não me lembro da corrida mas o Hamilton já fechou o Maldonado, Azar da maclaren , Red Bull e sorte e competencia e capacidade da Ferrari com o Alonso!
Em Monaco 2011 os dois ja se encontraram e Hamilton atropelou Maldonado quando o Venezuelano estava em 7° com a carroça da Willians do ano pasado.
Na F1, depois de oito títulos mundiais, a torcida brasileira se viu reduzida ao ridículo com os atuais pilotos da categoria. Vejam por exemplo o caso do Massa na Ferrari. O cara esta em uma péssima fase irreversível, assim mesmo a Ferrari faz de tudo para renovar com ele para 2013, sim, só porque isto agrada a Fernando Alonso. Bruno Senna é uma piada!
O Massa não é um Alonso ou um Vettel. Mas é um piloto tão competente como Button, Rosberg, Webber, Raikonnen, Hamilton etc. Tem um carro muito ruim, que só anda na mão do Alonso porque o cara é muito bom. Quem não gosta de ver os brasileiros na F1 que veja a Formula Truck ou a Stock Car.
Você tem razão, como tenho um ótimo serviço de cabo, dedico mais a muinha atenção a outras categorias, por exemplo você deveria ter visto a vitória no Nelsinho na Nascar Nation Series em vez de ficar negando o óbvio.
Ontem, Senna foi bem, merecia mesmo terminar nos pontos. Mas por que não correr mais riscos, principalmente na classificação? Ele tem um carro bom nas mãos, não tem nada garantido para o ano que vem e tem um companheiro de equipe que faz lambanças mas é rapido pra caramba! Arrisca aí Senna! Se não chamar atenção o patrocinador não gosta e o contrato do ano que vem vai ficando difícil!
Talvez por isso mesmo, imagine cometer um erro e largar com as nanicas? É muito complicado ser arrojado quando se tem a cabeça a prêmio. rs. O arrojo do maldonado se justifica pelo cheque em branco do sr chavez…
Pensando por esse lado, pode ser mesmo
A diferença entre os bons e os medianos reside aí… correr mais riscos e não cometer mais erros, alcançando melhores resultados. Os riscos que o Maldonado corre o colocam em posição de obter melhores ganhos, os erros deverão diminuir e aí na tabela de pontos vão ficar mais distante ainda um do outro. No final do ano, quem vai poder dizer que é o primeiro piloto da equipe é quem tiver trazido mais resultados e ponto final.
Eu ví a corrida na Naskar com o Nelsinho (linda pilotagem), carros maravilhosos, circuito de verdade com retas e curvas de alta. Aí eu me pergunto, “por que ainda insisto em ver esta chatisse da F1?”.