Alonso, vitória do melhor do ano
24/06/12 10:59
Corrida na casa do principal patrocinador, presidente da equipe observando de perto, pressão por todos os lados.
Um dos pilotos larga em 11º. E vence.
O outro sai em 13º. E termina em 16º.
Alonso e Massa viveram um domingo de opostos em Valencia. Vitória do espanhol, GP desastroso para o brasileiro.
Ok, Alonso teve sorte com abandonos de adversários. E Massa foi acertado por Kobayashi. Mas até isso é preciso relativizar.
O bicampeão ganhou porque fazia uma boa corrida desde sempre. Assim, estava no lugar certo, lá na frente, quando Vettel e Grosjean tiveram problemas.
Massa até largou bem, mas depois passou a despencar posições. E só foi acertado pelo japonês porque estava ao lado dele, lá no pelotão do fundo, disputando posição.
É aquele velho ditado que acho que acabei de inventar: as circunstâncias, é a gente que faz.
Uma corrida boa em Valencia.
Na largada, o grande nome foi Grosjean _mais uma pra série “frases que nunca imaginei escrever”. Saiu bem e passou Maldonado, fechando a primeira volta em terceiro. Vettel, sem sofrer ameaças, cruzou com 1s9 sobre Hamilton.
Os dois ferraristas também largaram bem. O top 10 na primeira volta, Vettel. Hamilton, Grosjean, Kobayashi, Maldonado, Raikkonen, Hulkenberg, Alonso, Di Resta e Massa. Bruno era o 14º.
Vettel logo começou a abrir vantagem. Na quinta volta, já tinha 7s6 sobre Hamilton, que não tinha um ritmo forte nem sossego: Grosjean estava a 0s5. E apenas 12s separavam o inglês de Schumacher, 13º colocado.
Na nona volta, Grosjean cansou de esperar. Colocou o carro ao lado da McLaren de Hamilton e, por fora, fez a ultrapassagem. Uma belíssima manobra do francês, digna de aplausos.
Na 11ª, começaram os pits, com Button e Pérez. Massa parou na seguinte.
Na 13ª, Raikkonen repetiu o feito do companheiro. Após uma batalha acirrada com Maldonado, quase tocando roda, superou o venezuelano e assumiu o quarto lugar. Logo depois, foi a vez de Alonso deixar o piloto da Williams pra trás.
Hamilton, Kobayashi, Maldonado, Raikkonen e Hulkenbeg pararam na 14ª _e o finlandês ganhou a posição do japonês. Alonso parou na 16ª. Vettel (lembram dele?) e Grosjean pararam juntos, na 17ª.
A corrida ficou boa. Muito boa. Porque parte dos pilotos estava com pneus novos, mas muita gente ainda estava com os compostos da largada. O resultado: pelotão compacto, muitas ultrapassagens… e enrosco.
Na 21ª, Kobayashi tentou passar Bruno onde não havia espaço. Errou na avaliação. Pior para o brasileiro, que teve o pneu traseiro direito furado e precisou passar nos boxes.
Os comissários, porém, não pensaram assim. Puniram o brasileiro, provavelmente por avaliarem que ele fechou a porta. Discordo completamente, mas enfim…
Só na 24ª, Di Resta parou nos boxes. “Você provavelmente é o único numa estratégia de uma parada”, avisaram o escocês pelo rádio.
Quatro voltas depois, lambança. Vergne cometeu uma barbeiragem incrível ao tentar passar Kovalainen e voou pedaço de pneu por toda a pista.
Safety car. E correria para os boxes.
Hora, portanto, do já tradicional vexame da McLaren nos boxes. A equipe se embananou com o pneu dianteiro esquerdo de Hamilton. De novo. Ele retornou em sexto.
Não sei detalhes, mas algo muito sério deve ter sido modificado nos boxes da McLaren entre 2011 e 2012. Minha moçada do churrasco faria uma serviço melhor.
A relargada veio na volta 34. O top 10, Vettel, Grosjean, Alonso, Ricciardo, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Schumacher, Webber e Maldonado. Massa era só o 14º. Bruno, o 21º.
Show de Alonso.
O espanhol partiu pra cima de Grosjean e, com a faca nos dentes, assumiu a segunda posição.
E o que já parecia ótimo melhorou: o espanhol tornou líder instantes depois _com problemas, Vettel começou a se arrastar pela pista.
Desespero no pit wall da Red Bull, delírio nas arquibancadas de Valencia. Irritado, Vettel jogou as luvas no chão. Compreensível. Até o safety car, ele tinha mais de 40s para Grosjean, a prova parecia ganha.
Ao mesmo tempo em que Alonso subia à liderança, Massa enfrentava problemas com Kobayashi. Os dois se tocaram, de novo com um brasileiro se dando pior. Com o pneu dianteiro direito estourado, o ferrarista precisou passar nos boxes.
(Kobayashi dirige um tanque? Em tempo, ele foi punido com a perda de cinco posições no grid de Silverstone.)
Lá na frente, Grosjean não deixava Alonso desgarrar. Na 40ª volta, apenas 1s4 separava os dois. Hamilton era o terceiro.
Mas o dia era de Alonso. Na 41ª, de novo, um adversário seu ficou pelo caminho. Justamente Grosjean, vítima de um problema elétrico.
Faltando 15 voltas, o top 10 tinha Alonso, Hamilton, Raikkonen, Maldonado, Hulkenberg, Di Resta, Pérez, Button, Rosberg e Petrov. Bruno era o 14º. Massa, o 18º.
A três voltas do fim, Hamilton errou e Raikkonen não deixou por menos. Fez uma belíssima ultrapassagem, garantindo o segundo lugar.
Corrida encerrada? Longe disso.
Porque Maldonado partiu para cima de Hamilton e, após alguns quase-toques, os dois se tocaram de verdade. O inglês abandonou, o venezuelano ainda conseguiu cruzar em décimo.
Schumacher agradeceu. O terceiro lugar caiu no seu colo. A sorte que faltou ao alemão nas últimas provas, apareceu agora. Foi seu primeiro pódio desde a vitória no GP da China de 2006.
Na linha de chegada, 6s4 de Alonso para Raikkonen.
Massa, como já dito lá em cima, foi só o 16º. Bruno ficou em 11º.
O espanhol tornou-se, assim, o primeiro piloto a vencer duas provas nesta temporada. Encerrou a sequência de vencedores diferentes. Mas ok, 2012 já está na história.
Um pódio de campeões em Valencia. Dez títulos.
Com o resultado, Alonso tem agora 111 pontos, na liderança do Mundial. Webber tem 91. O terceiro é Hamilton, com 88, seguido por Vettel, com 85.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 176. A McLaren, 137. A Lotus, vejam só, tem 126. E a Ferrari tem 122.
Não é coincidência Alonso ter sido o primeiro a ganhar dois GPs neste ano.
É o piloto que mais vem brilhando neste ano. Num Mundial tão equilibrado, já pode ser apontado como um dos favoritos ao título.
E ainda está indefinido quem será seu adversário.
Fábio, o resultado foi horrível, mas acho que o Felipe não tinha muito o que fazer. Segundo foi divulgado pela própria Ferrari, o carro dele sofreu uma avaria no começo da corrida que comprometeu seu desempenho. A nuvenzinha preta não sai de cima dos brasileiros!
Pergunta: pelo tom das declarações do Alonso, do Colajanni e do próprio Montezemollo, não dá a entender que havia uma queda de braço em relação ao segundo piloto da equipe para 2013, mas que já está se definindo a favor do Massa? Abs
gente, tira esse massa dai!!
vou levantar do cemitério!!!!
Não concordo que Massa tenha ido mal, ele foi acertado por Kobayashi que largou na frente dele e ambos estavam próximos após a 1ª parada nos boxes.
Mais uma vez o Alonso deu prova de que é o melhor piloto da atualidade, não porque a vitória caiu no colo como dizem, mas porque estava preparado e lutando para ganhar essa posição, sempre acreditando, sempre pisando fundo e sendo perfeito nas voltas. Quanto ao Massa não adianta defender, o cara que larga em 13º e perde três posições… Quanto ao Hamilton, tem de assistir vídeos aulas com o grande Alain Marie Pascal Prost… o Hamilton é um grande piloto, mas acha que é o melhor e pra ser o melhor ele tem de ser mais inteligente, saber a hora de brigar e a hora de ganhar pontos…
Sei que não está sendo o ano do Massa, mas acho que hoje você errou a mão no comentário, tente se lembrar que ele vinha disputando posição com pneus médios e perdendo rendimento, quando entrou para os boxes para colocar os compostos macios e que na volta em que saiu do boxe aconteceu a batida que forçou a entrada do safety car e acabou com a estratégia do Massa, pois quando o objetivo era andar rápido pois todos estavam com pneus gastos, por conta da batida todo mundo trocou pneu. Curto muito seu blog, mas seja mais justo!!!!
Não existe campeão sem sorte. Schumi era bom e largo. Kimi levou mais sorte que juízo. Button pilotou uma Nave. Do mesmo modo acontece com o Alonso. Já o último brasileiro com sorte no Grid foi Senna (Tio); além de genial, é claro. O Rubinho saiu e jogou todo o azar dele junto com a mola no Massa.
Que o Fernando Alonso é hoje o melhor piloto, até o Vettel acha. Mas existem outros fatores envolvidos. Por exemplo, um safety que fica tempo demais e a sorte de quebras improváveis como a do Vettel e até mesmo a do Grosjean. Campeão além de ser bom tem que ter muita “sorte” e o universo conspira a seu favor. Lá no lado inverso vem o Felipe, cuja estratégia idiota e sempre equivocada colocou pneus médios em seu carro no primeiro pit ao contrário da estratégia do Alonso; o azar de ser chamado ao box UMA VOLTA antes da entrada do safety, o que o jogou da oitava para a décima-quarta posição; e finalmente o “azar” de encontrar o Kamui Kobayashi na relargada. Resumindo: nada dá certo para o Massa, talvez seja mesmo hora de respirar outros ares….
Infelizmente, a F-1 importou dos EUA essa m…a* de safety-car, bandeirinhas amarelas em todo o circuito….
O Roberto,fala em sequelas tudo bem,agora falar que Nelsinho é”muitissimo inferior a Massa,ou você é mias uma viuva ou não acompanha automobilismo.Pena que o Fabio ainda não acordou e não fez nehum comentário sobre a espetacular vitória do Nelsinho na Nascar fazendo história nos Estados Unidos.
Acorda Roberto!Acorda Fabio!
A necessidade da torcida brasileira querer sempre uma justificativa para o fraco desempenho de Felipe Massa já está ficando chato e recorrente. Não há nada o que justificar. Basta ver o PETROV ultrapassando o brasileiro no final da corrida. A imagem diz tudo. Por favor, não venham com desculpas esfarrapadas de que o mesmo está sendo negligenciado dentro da equipe. São apenas 100 pontos de diferença entre Alonso e Massa em 08 corridas. precisa dizer mais alguma coisa…
“Numa pista em que as ultrapassagens são quase impossíveis”… tem certeza?!
nao vi o fim da corrida, mas lendo “Faltando 15 voltas, o top 10 tinha Alonso, Hamilton, Raikkonen, Maldonado, Hulkenberg, Di Resta, Pérez, Button, Rosberg e Petrov. Bruno era o 14º. Massa, o 18º.” te pergunto: como foi que o schumacher apareceu em 3° de repente?!
abracos
No Grid juntos, 11º-Fernando Alonso(soft), 12º-Michael Schumacher(med), 13º-Felipe Massa(soft)!!!
Schumacher saiu do 17º lugar na volta 19, para terceiro na volta 57, o alemão aos 43 anos ainda tem lenha pra queimar na F1, já Felipe esta muito mal e dessa vez nem pode jogar toda a culpa no japonês.
Alonso e Schumacher com estratégias diferentes subiram 10 posições e chegaram ao pódio, Schumacher largou com pneus duros e segurou no “braço” vários carros mais rápidos com pneus moles nas primeiras 18 voltas, já Alonso com pneus moles foi pra cima ultrapassando! Na volta 13 Alonso era 6º, e Schummy 11º, pra vcs verem como pneu faz diferença.
Na volta 18 Schumacher era 6º e Alonso 7º
Na volta 19 Alonso assumi a 6º posição e Schummy foi parar nos boxes voltando em 17º. Na volta 40 Alonso era 1º e Schummy 5º, mas na volta seguinte Schumacher tem que fazer nova parada e caí para 11º, desde então tem Webber na sua “cola” até a bandeirada. Na frente deles pela ordem: ALO/HAM/RAI/MAL/HUL/DRE/PER/BUT/ROS/PET…MSC e WEB.
O alemão fez uma bela corrida de recuperação da volta 41 a 57(agora com pneus moles), Schumacher fez nas últimas 16 voltas o que Alonso fez nas 16 voltas iniciais, passou vários carros na pista(foi beneficiado com o acidente de Lewis e Maldonado), mas Schumacher foi sensacional no final da prova.
Detalhe, foi a primeira corrida limpa de problemas que Schumacher teve em 2012, acabou chegando ao pódio. Aos 43 anos o velho alemão ainda tem “gás” pra correr entre os jovens, se o carro fosse melhor Schumacher com certeza já teria vencido corridas desde 2010.
Massa estava indo bem, com dez voltas era 10º, na volta 26 era 7º! Na volta 27 deve ter trocado os pneus e caiu para 12º, mas depois estranhamente foi perdendo ritmo. É incrível como ele começa bem e depois vai mal, justamente quando troca os pneus(bem ou mal eles estão novos), nem assim ele consegue segurar o ritmo. Bom lembrar que no volante existe vários botões com multi-funções, se o carro não esta bem durante a corrida, o piloto tem que como mudar o “mapeamento” para melhorar o carro, mas nem assim Massa consegue mudar a situação.
Volta 33, começou a verdadeira queda na corrida, do 12º caiu para 14º, nesse momento entrou o safet-car na pista.
Na volta 34 Massa teve o toque com Kobayashi e caiu para 20º!!! Vejam bem, Massa era 14º antes do acidente, Alonso estava em 1º e Schumacher em 6º, pra todos verem que Massa já não conseguia mais acompanhar a balada de Schumacher, muito menos a de Alonso.
Volta 39, Massa era 20º
Volta 41, Massa era 18º
Volta 49, Massa era 15º
A partir do toque com Kobayashi, o carro de Massa ficou bem danificado, chegando até ser ultrapassado por Petrov na volta 52, ambos estavam com pneus médios.
Volta 53, Massa era 18º
Volta 57, Massa termina a prova em 16º…Galvão mete o pau no Schumacher(e sem razão em 2012) no momento, Schumacher mesmo não sendo aquele dos tempos de Ferrari, esta muuuuuuuuito melhor que Felipe ao volante.
Na AUS e CHN Schumacher estava brigando por um 3º e 2º lugar, mas abandonou por quebra e erro da equipe, fora as boas classificações que conseguiu nas oito primeiras provas, surpreendendo até fazendo o melhor tempo em Mônaco.
Já Felipe não se acham em classificação ou corrida, Galvão com sua SABEDORIA-MILENAR de mais de 30 anos de F1, esculachou Schumacher durante a prova(depois carregou um caminhão de merda quando viu o alemão no pódio…vai entender), mas o alemão tem vaga garantida na Mercedes até 2014. Se o carro melhorou e Nico fez pole com vitória, também é graças ao trabalho de Schumacher ajudando a organizar o time e desenvolver o carro. Schumacher e Brawn lideram equipes com mão de ferro, e isso faz diferença com o tempo.
Pode anotar, esta mais para Felipe perder a vaga na Ferrari que Schumacher sair da Mercedes…o problema do alemão foi o azar nas primeiras provas, já Felipe não consegue se entender com o carro. E isso acontece desde 2010, de lá para cá o piloto sentou em vários carros Ferrari diferentes(são várias atualizações durante a temporada), nem assim Felipe consegue melhorar, seja com carro novo ou com novos pacotes durante o ano.
O problema esta parecendo mais no piloto que no carro, Nelson Piquet não tem dúvidas, o acidente em 09 na Hungria pode ter “minado” as capacidades do piloto…se for isso, paciência.
E não adianta meter o pau na equipe, no Alonso ou no Santander…dessa vez a Ferrari esta fazendo UM GRANDE FAVOR em manter o piloto na equipe, por desempenho era para Felipe ter caído fora já no final de 2010.
Hilário é ver Galvão TORCENDO para Massa ficar justamente na Ferrari;
“Estou achando que a conversa de Bernie com Massa no grid é sobre a permanencia de Felipe na Ferrari pra 2013”
Oras, mas a satânica Ferrari não é a equipe que só SACANEIA o brasileiro? Galvão bate sempre nessa tecla, então porque tanta torcida pra ele ficar?
Oras, na atual condição de Massa ao volante, qual equipe de ponta vai querer ele? Acho que nem equipe média vai querer…e o piloto já admitiu que não tem a menor idéia do que vai fazer em 2013. “Vai depender dos resultados até o final do ano”
Já Schumacher semanas atrás admitiu que a fase de azar não ia influenciar se ele vai ou não parar no fim do ano. Pelo largo sorriso no pódio e ótima corrida que fez, esta mais para o alemão continuar…e eu torço que fique, bem ou mal o teimoso alemão sempre dá um jeitinho de aparecer, e isso aos 43 anos no meio da “molecada” é ótimo.
Quem corre alto risco de ficar sem vaga em 2013 são Felipe e Bruno…os dois por falta de resultados! Galvão joga tanta praga em Schumacher, Alonso, Lewis e Vettel…que é capaz de Schumacher voltar forte em 2013, com nenhum brasileiro na categoria.
Lamento pelos pilotos brasileiros, mas o Galvão merece…e muito!!! Podem reparar, quanto mais ele debocha e joga praga nos pilotos de fora, mais os pilotos brazukas se fodem…
Fábio, neste trecho “Ao mesmo tempo em que Alonso subia à liderança, Massa enfrentava problemas com Kobayashi. Os dois se tocaram, de novo com um brasileiro se dando pior. Com o pneu dianteiro direito estourado, o ferrarista precisou passar nos boxes.” faltou dizer que foi mais uma presepada nos boxes da Ferrari. Fábio, o que foi aquilo de colocarem 3 pneus macios e um médio errado no Massa???
Disse tudo Ricardo, Desde a semana passada depoi de uma entrevista do chefe da formula 1 elogiando o Massa tenho certeza que ele está fazendo lobby para massa ficar na ferrari Galvão sabe que sem brasileiro na formula 1 a audiencia cai isso gera prejuízo, o Bernie quer audiencia, o brasil é um dos países onde a formula tem mais audiencia e hoje só tem felipe e bruno com condições de ficar porque a galera do gp 2 ainda é verde para chegar, e a ferrari tudo que a globo precisa para ter um piloto brasileiro mesmo para ser capacho do primeiro piloto. agora só não sei que vantage tem a ferrari ter um piloto sem resultado, mas Felipe Massa fica na ferrari em 2013 por conveniencia.
Fábio, Alonso teve méritos por estar na posição certa quando Vettel quebrou e em seguida a Lotus de Grosjean, além do Safety Car. Mas a cena triste foi quando Alonso recebeu a bandeirada junto com Massa cruzando a linha, porém em posições distintas. Acredito que para o bem de Felipe, ele deveria refletir e descansar o restante da temporada.
Maldonado foi punido pela manobra com Hamilton, Senna chegou em 10º.
“Alonso e Massa viveram um domingo de opostos hoje”- Fabio, foi a única coisa que discordei do seu comentário. Não foi hoje, isso já vem ocorrendo desde o ano passado. Quanto à corrida, eu só estava esperando o que o Mal_danado estava pra aprontar, que é o que ele sabe fazer bem, apesar de ser rápido. Ele causou um mal danado para o Hamilton, como era de se esperar. Aquela vitória foi uma zebra tamanho de um elefante que não acontece mais, assim com o Perez, que tbem não fez nada. Massa nem merece cometário. Quanto ao Bruno, foi muito prejudicado pela punição, que não merecia, mas assim mesmo ganhou um ponto pois o Mal_danado foi punido e pra mim, muito pouco. Deveria perder posições na próxima corrida como foi o Koba.
Engraçado vocês Brasileiro de M&#$.. que ficam aqui se derretendo por uma vitória de um cara que em muitos montos jogou e joga sujo para conseguir seus meritos.. Tudo bem que nesse Domingo não teve isso, mais quem conhece a peça sabe do que eu to falando.
Agora legal aqui é ver a pessoas falarem mal do Felipe Massa… até mesmo você Sr. Fabio Seixas, que como jornalista deveria ser imparcial. Dizer que o Felipe Massa estava no lugar errado na hora errada…. Muito pelo contrario estava ali, por que tinha acabado de parar no boxes e em seguida ocorreu o sefety car, ai me diga como estar na mais afrente se é preciso andar lento por causa do ocorrido…
Minha intensão não é fazer defeza total aqui do Felipe, até por que no Canada, ele foi um lixo erro feio. Agora toda a corrida dizer que ele é ruim que ele não presta mais, que culpa tem o Felipe Massa tem de ultrapassar alguem e ser acertado no meio.. é isso mesmo ultrapassar alguem estava indo pra cima pra conseguir recuper as posicoes…
Uma sugestão: pare de ver a F-1, caso contrário, voce passará muita raiva pois o espanhol ainda dará muitas alegrias a seus torcedores e admiradores do esporte. E, caso, voce já tenha se esquecido, seu ídolo não era esse “santinho” que a globo vendeu.
Campeonato dos “Palpiteiros”
A) GP da Europa (Valência/Espanha) – 32 participantes (31+1[G]*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Então vamos lá!
Resultado do GP da Europa:
1) Alonso; 2) Raikkonen e 3) Schumacher
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Juvenal Juvêncio – 35 pontos;
2º) Danilo Possera – 15;
3º) Pietro Pecorari (Brescia/IT), Antonio Ribeiro, Racing Fan, Luciano Henriques (Santo André/SP), Bruz, Mileto Neto, Rômulo, Arthur Bodstein, Cristiano e Ramiro Marote (Santos/SP) – todos com 5 pontos;
13º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Chico Neto, Gislene Passos, Luiz Cocozza, Hélio, Paulo – AM (Manaus/AM), Christian, Dennis (Umuarama/PR), André de Itu (Itu/SP), Celso SP (SP), Émerson Neves (Guarujá/SP), Pablo, Roberta Guimarães, Matheus, André (Lisboa/PT), Carlos, Paulo Andriolo, Tiago Nunes, Luiz Caco e Alexandre[G] (Iraí/PR) – todos com 0 (zero).
Curiosidades:
– Faltando apenas 4 voltas para o final (1-Alonso; 2-Hamilton; 3-Raikkonen), eu, o Pietro Pecorari, o Luciano Henriques e o Arthur Bodstein, estávamos marcando 75 pontos cada um e seríamos os vencedores dos palpites, mas aí né, com a lambança do Hamilton, que permitiu a chegada e a ultrapassagem do Raikkonen, acabamos todos com 5 míseros pontos. Fiquei irado e penso que os demais também…
– Convenhamos que foi um resultado que até o “palpiteiro” mais fissurado em “zebras” jamais iria cravar, embora, entre nós, o Danilo Possera tenha feito a proeza de acertar os 3 do pódio, marcando 15 pontos. Esse é apostador dos bons;
– Se no último GP (Canadá) tivemos o maior número de acertadores (14) no piloto vencedor (Hamilton), no GP da Europa tivemos 20 palpiteiros (entre eles o dono deste blog – o Fábio “Guevara” Seixas), sem marcar nenhum ponto. Mais um recorde registrado;
– No GP da Europa em 2011 tivemos apenas 10 palpiteiros. Neste ano foram 31 os palpiteiros, representando um crescimento de 210% sobre o ano anterior;
– Nos 8 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 53 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 102 participantes, número 92% maior, eliminando dessa conta o pessoal que palpitou exclusivamente nos “posts” pós grid;
– Nenhum dos 32 palpiteiros acertou o vencedor (Alonso);
– Apenas 1 (3% dos palpiteiros), o nosso “presidente” Juvenal Juvêncio, acertou o 2º colocado (Räikkönnen);
– Nenhum palpiteiro acertou o 3º colocado (Schumacher).
B) Classificação Temporada 2012 – 8 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 30;
2º) Matheus e Bruz – 22;
4º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 18;
5º) Paulo Andriolo e Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 16;
7º) Ramiro Marote (Santos/SP) e Arthur Bodstein – 15;
9º) Fernando Melotti Constâncio (São Paulo/SP), Pablo e Fabiano – 13;
12º) Celso SP (SP) – 11;
13º) Antonio Ribeiro, Fernando Ceará-man e João Arthur (Curitiba/PR) – 9;
16º) Émerson Neves (Guarujá/SP), Harry Yamamoto (Curitiba/PR) e Luiz Caco[G] – 8;
19º) Niko Duarte (Porto Alegre/RS), André de Itu (Itu/SP), Paulo – AM (Manaus/AM), Tiago Nunes, e Mileto Neto – 6;
24º) Luiz Cocozza, Mendes, e Juvenal Juvêncio – 5;
27º) Dennis (Umuarama/PR), Charles, Racing Fan, Jorge Nogueira Rebolla, Rafael Fuentes e Felipe Gomes – 4;
33º) Rodrigo, Gislene Passos, Mayara Fernandes, Guilherme Diniz, Murilo Murr e Alexandre Turcato – 3;
39º) André (Lisboa), Cairo (Campinas/SP), Roberta Guimarães, Fábio Henrique[G], e André Gianini – 2;
44º) Alexandre[G] (Iraí/RS), Marcos, Elvis Baiense e Pietro – 1;
C) OS 10 PRIMEIROS, POR PONTOS ABSOLUTOS (NOVIDADE):
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 240 pontos;
2º) Matheus e Bruz – 175;
4º) Fábio Seixas (Rio de Janiero/RJ) – 140;
5º) Paulo Andriolo e Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 130;
7º) Ramiro Marote (Santos/SP) e Arthur Bodstein – 120;
9º) Fernando Melotti Constâncio (São Paulo/SP) e Pablo – 105.
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram apenas um palpite nos 8 GP’s até agora disputados.
Abraço a todos e até o GP da Inglaterra, no dia 8/7, às 9h00, além do que, pra quem mora no Estado de SP, vai dar pra curtir o feriadão do dia 9/7, segunda-feira. Valeu!
Fábio, sobre o que disse, ¨as circunstâncias é a gente que faz”, lembrou-me uma entrevista do Piquet onde ele dizia que perdeu a vontade de correr quando começou a largar atrás e olhava para o lado e via só piloto meia boca. O Piquet disse ainda que isso era até perigoso. haha
Galvão com sua SABEDORIA de mais de 30 anos de F1, garantiu ao Brasil que a conversa entre Bernie e Massa no grid, era sobre uma provável vaga garantida em 2013.
Pois é, deve ser essa vaga né Galvão!
http://www.youtube.com/watch?v=Q_CzIPzq1mk
Pô! É o fim da picada alguém dizer que o Hamilton tinha que tirar o pé! O tal do Maldonado tenta uma ultrapassagem por fora, vai além dos limites da zebra, tenta voltar na marra e quem tem que tirar o pé é o Hamilton??? Que estava no traçado da pista??? Tenha paciência…
Marcelo, Maldonado não estava “fora da pista”. Hamilton “espalhou” propositadamente e o deixou fora do traçado; é comum os pilotos fazerem isso e eu faria tambem. Seu comentário sugere que o venezuelano, propositadamente, foi além dos limites da pista para ultrapassar o ingles. E não foi isso que aconteceu. Ambos não “tiraram os pés” e deu no que deu e, detalhe, os pneus da Williams estavam em melhor estado e os da MacLaren estavam deteriorados. Por isso, ser cauteloso seria mais indicado neste cenario. Um piloto torna-se campeão pela somatoria de pontos nos 20 GPs; “jogar fora” pontos garantidos é estupidez. Mas cada um faz o que quer e que arque com as consequencias de seus atos. Maldonado foi culpado pelo acidente e o Hamilton deveria pensar no campeonato e não em chegar no pódio neste GP em Valencia.
O Alonso é um grande piloto, mas que o safety car ficar 10 voltas na o ajudou, e muito. Achei muito estranho a demora.
“Faltando 15 voltas, o top 10 tinha Alonso, Hamilton, Raikkonen, Maldonado, Hulkenberg, Di Resta, Pérez, Button, Rosberg e Petrov.”
Não seria Schumacher em vez de Hulkenberg?
Não. Ele era 11º colocado na 42ª volta.
Abs
Nossa! Fiquei impressionado com essa reação. Mesmo contando com as avarias dos oponentes à frente, 8 posições em 15 voltas é fantástico. Parabéns ao alemão, e obrigado pela resposta.
Quem critica Hamilton por não ter deixado passar Maldonado, argumentando que seria mais inteligente, já que seus pneus estavam no fim e pelo menos ele poderia garantir preciosos pontos, só pode ser filhote dessa maldita “era Barrichello”.
O próprio Galvão Bueno, aliás, na hora do acidente, fez este comentário.
Não é por acaso. Depois de séculos assistindo Barrichello, e agora o próprio Massa, nos acostumamos, tal qual um cacoete, a pensar em estratégia, em calcular erros, a relativizar sucessos.
Sintomático, aliás, que o próprio Galvão Bueno tenha sido o primeiro a cantar esta pedra.
Hamilton é ótimo, é craque, e, faltando uma volta para o fim, preferiu o desafio de, já sem pneus, garantir-se em seu talento, tentando assim evitar a ultrapassagem do venezuelano.
Isto tem um nome: piloto.
Abaixo, a resposta de Hamilton, questionado sobre justamente esta possibilidade: “You never let people past, you’ve got to race for every position you can get.”
Preciso dizer mais?
É por isto, por estas e outras, que Hamilton é detestado no Brasil. Porque ele é o herdeiro natural de um Senna, de um Piquet, mas comete a heresia de não ser brasileiro.
O sentimento do torcedor pacheco, por Hamilton, é tão somente a conhecida dor de cotovelo.
E só.
Certíssimo.
Estudei a manobra de Maldonado agora no YouTube, e tem mais. Quando entram na primeira curva, Maldonado está um pouco atrás. Tem um momento, logo depois do ápice onde Maldonado claramente não tem mais pista para a frente para continuar no lado do Hamilton, mas tem espaço para frear e seguir atrás. Exatamente nesse ponto de decisão, ele faz o OPOSTO e joga o carro na direção de Hamilton. Pode observar o movimento brusco, bem claro. Tocam e Maldonado sai da pista… Parece que ELE faz a batida para ter a ‘desculpa’ de sair da pista. Aí se arma para voltar na pista já na próxima curva, bicando no Hamilton, claramente de proposta.
Eu não entendo como é que – DE NOVO – uma manobra de Maldonado para bater no outro carro (Hamilton, igual que fiz na Bélgica no ano passado) de proposta, suponha-se com irritação ou beligerância idiota e anti-esportista – fica com uma punição pífia da FIA. Não merece carteira de motorista, muito menos de F1, esse sujeito.
Mario, em minha opinião, e repito novamente, em minha opinião, um piloto top 5 tem que analisar um campeonato como um todo e não apenas uma única corrida. Fosse essa disputa pelo título numa derradeira corrida, é uma coisa, mas nem estamos na metade do campeonato; marcar pontos é fundamental. Hamilton “espremeu” o Maldonado e, como este (podemos assim dizer) nada tem a perder, não “tirou o pé”. Maldonado foi culpado pelo acidente mas o ingles deveria ter sido mais cerebral, estava com os pneus “no bagaço” e um 4o lugar seria ótimo devido que o Vettel não mararia pontos e a diferença dele para o Alonso seria menor. Respeito seu ponto de vista mas não se pode ser agressivo em 100% do tempo; tem que se usar na medida e no momento certo. Isso é ser inteligente.
Que isso!! O Maldonado tava com os 4 pneus for da pista, ele não pode voltar pra pista enquanto outro carros esta na mesma, não é?
O venezuelano foi “braço” nessa manobra!!
Hamilton não podia fazer nada, ele tava no meio da curva, não era retardatalho e é piloto de corrida, quer ganhar sempre.
Que cada um arque com as consequencias de seus atos.
MELHOR CORRIDA ??? DEU UMA AULA DE PILOTAR ???
SÓ GANHOU PORQUE O VETTEL TEVE QUE ABANDONAR A CORRIDA.
EM ASSIM SENDO A VITÓRIA CAIU NO COLO DELE. TÃO SÓMENTE ISTO.
Observador, já ouviu dizer que “sorte é a junção de competência com oportunidade”? Se Alonso não tivesse competência para sair de décimo primeiro pra segundo, jamais venceria a prova. Ou acha que todos os pilotos que largaram entre ele e Vettel foram “azarados”?
O cara é marrento, arrogante e adora uma falcatrua, porem acelera mais que qualquer outro na atual F1. Contra fatos não há argumentos.
Falou tudo! E concordo com você e porque nossos comentarista do Brasil (todos), adoram a ferrarri e o Rei espanhol e em segundo lugar o Vetel e a RBS rsrs
Observador, você observa muito mal as corridas…
O FELIPE MASSA desde 2010 para cá ele vem piorando á cada campeonato agora se ele está com alguma ZICA essa é a senha para ele deixar á FERRARI, isso por que agora ela pertence ao GÊNIO FERNANDO ALONSO.
A sorte do Senninha é que o Maldonado é estabanado, aí vai perdendo chances de pontuar,e assim não distancia tanto do Sobrinho na classificação geral. Rápido o venezuelano é, só falta mais “cabeça” e menos arrogância, pois tá se achando demais. Agora, a Lotus é um foguete! Só falta um pilotaço por lá, tipo Vettel, Alonso ou Hamilton. Até !!!
Fábio,
Não vejo a imprensa abordando a questão do Massa pelo caminho das sequelas que o acidente na Hungria deixou.
Não é possível que o brasileiro tenha desaprendido de pilotar.
Piquet filho é muitissimo inferior a Massa e não levou o banho que Massinha esta levando de Alonso.
O próprio Massa precisa refletir sobre isso, e se for o caso, optar por se retirar do circuito.
É uma pena que o Brasil não tenha mais representantes no circuito. Massa é absurdamente aquém de suas possibilidades, e Senna (tem o nome) mas não conta como piloto.
Gostaria de conhecer sua opinião a respeito.
Parabéns pelo seu trabalho de sempre.
Já escrevi até coluna a respeito.
Abs
NELSINHO PIQUET MUITÍSSIMO INFERIOR AO MASSA?? TÁ POR FORA MEU AMIGO. NA FÓRMULA 1 DE HOJE, O NELSINHO, EM UM CARRO IDÊNTICO AO ALONSO OU AO VETTEL OU AO HAMILTON, NÃO TOMA 0,2 DE NENHUM DELES. PELO CONTRÁRIO. TENHO CERTEZA DE QUE ELE SE GARANTE.
Piquet Júnior e “muitíssimo inferior ao Massa”?….onde?
NÃO ACHO O MASSA TUDO ISSO COMO PILOTO. MAIS TAMBEM NÃO É O Q ESTE PESSOAL Q ESCREVE EM SEU BLOG ACHA. TEM PESSOA Q ESCREVE E DUVIDO Q TENHA ASSISTIDO UM PROVA DE FORMULA 1 AO VIVO, SÃO VIUVAS DE SENNA E NÃO ENTENDE MUITO O SOBRE O ASSUNTO. SOLICITO Q COMENTE NÃO EM TOM DE DEFESA. MAIS DE EXPLICAÇÃO. POR QUE O MASSA CAIU TANTO DE POSIÇÃO DURANTE A ENTRADA SO SAFETY CAR??? O
A Ferrari é uma carroça. A Ferrari fez um carro péssimo. É melhor começar a pensar em 2013. Essas e muitas outras opiniões parecidas eu li aqui nesse espaço. Pois bem, após 8 corridinhas, quem é o líder? Não tem RBR, Mercedes, e vai por aí. Essa dupla, Ferrari e Alonso, vai fazer história,podem esperar. Outra coisa, a Red Bull quebrar daquele jeito? Tem treta. Acho que estavam no limite de performance do motor, pois não se explica a diferença que o Vettel abriu dos demais. Esse temporal todo não tinha sido visto ainda nesse ano. Confirmo isso ao ver, logo após a quebra, o desepero nos boxes da Red Bull, com o Adrian levando as mãos a cabeça, do tipo, que c…..
Sobre o Massa, acho que falta uma casquinha de sorte pra ele no ano. A hora que isso encaixar, ele vai andar lá na frente, tenho certeza.
Maldonado foi culpado mais eu gostei , porque ele cobrou aquela que o Hamilton fez com ele em Monaco no ano passado , receba Hamilton !