Alonso, vitória do melhor do ano
24/06/12 10:59
Corrida na casa do principal patrocinador, presidente da equipe observando de perto, pressão por todos os lados.
Um dos pilotos larga em 11º. E vence.
O outro sai em 13º. E termina em 16º.
Alonso e Massa viveram um domingo de opostos em Valencia. Vitória do espanhol, GP desastroso para o brasileiro.
Ok, Alonso teve sorte com abandonos de adversários. E Massa foi acertado por Kobayashi. Mas até isso é preciso relativizar.
O bicampeão ganhou porque fazia uma boa corrida desde sempre. Assim, estava no lugar certo, lá na frente, quando Vettel e Grosjean tiveram problemas.
Massa até largou bem, mas depois passou a despencar posições. E só foi acertado pelo japonês porque estava ao lado dele, lá no pelotão do fundo, disputando posição.
É aquele velho ditado que acho que acabei de inventar: as circunstâncias, é a gente que faz.
Uma corrida boa em Valencia.
Na largada, o grande nome foi Grosjean _mais uma pra série “frases que nunca imaginei escrever”. Saiu bem e passou Maldonado, fechando a primeira volta em terceiro. Vettel, sem sofrer ameaças, cruzou com 1s9 sobre Hamilton.
Os dois ferraristas também largaram bem. O top 10 na primeira volta, Vettel. Hamilton, Grosjean, Kobayashi, Maldonado, Raikkonen, Hulkenberg, Alonso, Di Resta e Massa. Bruno era o 14º.
Vettel logo começou a abrir vantagem. Na quinta volta, já tinha 7s6 sobre Hamilton, que não tinha um ritmo forte nem sossego: Grosjean estava a 0s5. E apenas 12s separavam o inglês de Schumacher, 13º colocado.
Na nona volta, Grosjean cansou de esperar. Colocou o carro ao lado da McLaren de Hamilton e, por fora, fez a ultrapassagem. Uma belíssima manobra do francês, digna de aplausos.
Na 11ª, começaram os pits, com Button e Pérez. Massa parou na seguinte.
Na 13ª, Raikkonen repetiu o feito do companheiro. Após uma batalha acirrada com Maldonado, quase tocando roda, superou o venezuelano e assumiu o quarto lugar. Logo depois, foi a vez de Alonso deixar o piloto da Williams pra trás.
Hamilton, Kobayashi, Maldonado, Raikkonen e Hulkenbeg pararam na 14ª _e o finlandês ganhou a posição do japonês. Alonso parou na 16ª. Vettel (lembram dele?) e Grosjean pararam juntos, na 17ª.
A corrida ficou boa. Muito boa. Porque parte dos pilotos estava com pneus novos, mas muita gente ainda estava com os compostos da largada. O resultado: pelotão compacto, muitas ultrapassagens… e enrosco.
Na 21ª, Kobayashi tentou passar Bruno onde não havia espaço. Errou na avaliação. Pior para o brasileiro, que teve o pneu traseiro direito furado e precisou passar nos boxes.
Os comissários, porém, não pensaram assim. Puniram o brasileiro, provavelmente por avaliarem que ele fechou a porta. Discordo completamente, mas enfim…
Só na 24ª, Di Resta parou nos boxes. “Você provavelmente é o único numa estratégia de uma parada”, avisaram o escocês pelo rádio.
Quatro voltas depois, lambança. Vergne cometeu uma barbeiragem incrível ao tentar passar Kovalainen e voou pedaço de pneu por toda a pista.
Safety car. E correria para os boxes.
Hora, portanto, do já tradicional vexame da McLaren nos boxes. A equipe se embananou com o pneu dianteiro esquerdo de Hamilton. De novo. Ele retornou em sexto.
Não sei detalhes, mas algo muito sério deve ter sido modificado nos boxes da McLaren entre 2011 e 2012. Minha moçada do churrasco faria uma serviço melhor.
A relargada veio na volta 34. O top 10, Vettel, Grosjean, Alonso, Ricciardo, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Schumacher, Webber e Maldonado. Massa era só o 14º. Bruno, o 21º.
Show de Alonso.
O espanhol partiu pra cima de Grosjean e, com a faca nos dentes, assumiu a segunda posição.
E o que já parecia ótimo melhorou: o espanhol tornou líder instantes depois _com problemas, Vettel começou a se arrastar pela pista.
Desespero no pit wall da Red Bull, delírio nas arquibancadas de Valencia. Irritado, Vettel jogou as luvas no chão. Compreensível. Até o safety car, ele tinha mais de 40s para Grosjean, a prova parecia ganha.
Ao mesmo tempo em que Alonso subia à liderança, Massa enfrentava problemas com Kobayashi. Os dois se tocaram, de novo com um brasileiro se dando pior. Com o pneu dianteiro direito estourado, o ferrarista precisou passar nos boxes.
(Kobayashi dirige um tanque? Em tempo, ele foi punido com a perda de cinco posições no grid de Silverstone.)
Lá na frente, Grosjean não deixava Alonso desgarrar. Na 40ª volta, apenas 1s4 separava os dois. Hamilton era o terceiro.
Mas o dia era de Alonso. Na 41ª, de novo, um adversário seu ficou pelo caminho. Justamente Grosjean, vítima de um problema elétrico.
Faltando 15 voltas, o top 10 tinha Alonso, Hamilton, Raikkonen, Maldonado, Hulkenberg, Di Resta, Pérez, Button, Rosberg e Petrov. Bruno era o 14º. Massa, o 18º.
A três voltas do fim, Hamilton errou e Raikkonen não deixou por menos. Fez uma belíssima ultrapassagem, garantindo o segundo lugar.
Corrida encerrada? Longe disso.
Porque Maldonado partiu para cima de Hamilton e, após alguns quase-toques, os dois se tocaram de verdade. O inglês abandonou, o venezuelano ainda conseguiu cruzar em décimo.
Schumacher agradeceu. O terceiro lugar caiu no seu colo. A sorte que faltou ao alemão nas últimas provas, apareceu agora. Foi seu primeiro pódio desde a vitória no GP da China de 2006.
Na linha de chegada, 6s4 de Alonso para Raikkonen.
Massa, como já dito lá em cima, foi só o 16º. Bruno ficou em 11º.
O espanhol tornou-se, assim, o primeiro piloto a vencer duas provas nesta temporada. Encerrou a sequência de vencedores diferentes. Mas ok, 2012 já está na história.
Um pódio de campeões em Valencia. Dez títulos.
Com o resultado, Alonso tem agora 111 pontos, na liderança do Mundial. Webber tem 91. O terceiro é Hamilton, com 88, seguido por Vettel, com 85.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 176. A McLaren, 137. A Lotus, vejam só, tem 126. E a Ferrari tem 122.
Não é coincidência Alonso ter sido o primeiro a ganhar dois GPs neste ano.
É o piloto que mais vem brilhando neste ano. Num Mundial tão equilibrado, já pode ser apontado como um dos favoritos ao título.
E ainda está indefinido quem será seu adversário.
Fábio, as transmissoes de rádio, por regulamento não deveriam ser somente inglês ?
Eu imaginava que sim, mas confesso que não tenho certeza. Vou pesquisar.
Abs
Fábio!!! você tem algum link que transmita ao vivo os treinos e as corridas da f1? Ví dizer que David Coulthard e Eddie Jordan são os comentaristas de um desses links, por favor não tenho twitter, não acompanho você por lá, se puder publicar por aqui ficarei muito agradecido, abs.
Você não precisa ter Twitter pra pegar a dica do link. É só entrar em http://www.twitter.com/fabio_seixas pouco antes das corridas.
Abs
Muito obrigado Fábio, vaeu mesmo.
algumas observações: 1) A DIFERENÇA DO DESEMPENHO DO ALONSO PRO MASSA DECORRE DE APENAS UM FATOR, O ESPANHOL É MELHOR PILOTO, 2) SENNINHA FECHOU O JAPONÊS NA RETA PRINCIPAL, E POR ISSO FOI PUNIDO, E POR ISSO SE LASCOU, 3) MALDONADO ACABOU COM A CORRIDA DE HAMILTON, MAS FOI O INGLES QUE SE COLOCOU NAQUELA SITUAÇÃO, DESNECESSÁRIA!! 4) A MAESTRIA DE ALONSO É CAPAZ DE CALAR A BOCA DOS MAIORES UFANISTAS DO UNIVERSO, GALVÃO BUENO INCLUSIVE!!! 5) NÃO ERA O TAL DO KOBAYASHI O SUPER PILOTO CONHECIDO NESTE ESPAÇO COMO “A LENDA”…..
Show de bola o Alonso. Os brasileiros tem que parar de serem bairrista e ver que o espanhol mostrou como um campeão pilota de verdade
Koba eh um mito
Cara, o Bruno rodou depois do choque com o Koba, trocou uma parte do carro. Na ocasião eu achei que ele iria abandonar. Depois, foi punido. Já estava em último e ficou ainda mais atrás. Eu sinceramente pensei que ele iria desistir, jogar a toalha. Mas se recuperou, e acabou marcando um ponto. Pode não ter grande talento nem ser um piloto ousado, mas uma coisa temos que concordar. Ele não desiste. E persistência, também é um mérito.
Verdade … eu ainda acho-o talentoso … tá travado …precisando de um grande resultado para se soltar…parabéns pelo comentário
esse Kobayashi ainda vai machucar alguem.
Koba….O Mico!!!
Massa, melhor mudar de equipe, ou de profissão.
Bruno, faz boas corridas mas precisa melhorar na classificação.
Volta Nelsinho…. em seu primeiro ano de F1 andava mais perto do Alonso do que o Massa com quase de 10 anos…
Esqueci de falar ainda, o Galvão falando que acha que pelo que viu e ouviu o Massa fica na ferrari, depois da corrida de hoje tenho minhas duvidas se realmente o Massa fica ate o fim do campeonato. Acho que a Ferrari quer 3 carros exatamente por isso, dai pelo menos tem condições de 2 pilotos irem bem, dai pode ate deixar o Massa.
Pergunto aos burrinhos brasileiros, onde estava o massinha terceiro pilotinho da ferrari, tem gente que acredita neste piá experto…
Hoje o alonso teve uma sorte absurda, fora do comum ate.
E hoje o Alonso não colocou os habituais 4 decimos no massa colocou uma volta, fico imaginando a cara do presidente da Ferrari, vendo o Massa sendo ultrapassado por fora por uma Cartheran. Segundo o Galvão hoje, o pacto de concórdia foi assinado na sede da FIFA… essa foi a melhor… Tirando o fato dele jogar a culpa do incidente do Bruno/Koba no piloto reserva da willians e sua nacionalidade finlandesa
Aí,
A punicao ao Maldonado foi de alguma forma para corrigir o erro cometido ao Bruno, fazendo-o ficar em decimo. A disputa entre o Pastor e o Hamilton foi uma uma situacao em q ninguem cedeu, na minha opiniao o ingles deveria ter deixado, nao tinha mais pneu e pensado no campeonato.
ainda tem mulherzinha aki q vem falar nesse tal Koba,o mito,vai a pqp japa
É certo que a Mclaren errou no 2º pit, mas no 1º pit de Hamilton, a Mclaren foi a mais rápida de todas e a 3ª mais rápida com Button. O que comprometeu a corrida do Hamilton foi mesmo o 2º pit. Hamilton perdeu 11s para Alonso. Ter depois que atacar fez desgastar mais os pneus e aí ficou a mercê de Raikonnen e Maldonado. O segundo pit stop de Button foi o 2º mais rápido de toda a corrida. Na soma de todos os 2 pits de Button ele foi o que menos perdeu tempo na corrida em pits. A Mclaren errou apenas com a roda do Hamilton. No geral a Mclaren esteve muito bem. Mesmo com o erro da equipe, se não fosse o MALdonado, Hamilton teria agora 98 ou 100 pts no campeonato. Acho que Button está voltando. Acho que em casa, Button vai fazer uma grande corrida.
esqueceram de agradecer ao vergne, por ter batido no kovalainen = safety car = corrida histórica!
antes mesmo do vettel do groj e do ham terem problemas, o alonso fez umas 3-4 ultrapassagens naquela primeira curva por fora q eu dava pulos no sofá, sensacional, anda muito! me arrepiei quando ele parou o carro na torcida, épico!
Importante ressaltar que o Schumi não “herdou” o terceiro lugar. Antes do Safety Car ele estava em 9.o, na saída do SC ele já “papou” a 8.a posição de Rosberg e depois veio ultrapassando todo mundo até estar em 5.o. Aí sim com a quebra de Grosjean e a batida de Hamilton/Maldonado é que o pódio lhe caiu no colo – mas merecidamente. Tenho certeza que em Spa-Francorchamps ele faz a pole e vence.
bom, o que comentar, depois de ler tantos posts interessantes… acho, que para muitos daqui, amantes da velocidade, estamos aprendendo a gostar e admirar, na minguada temporada tupiniquim, os talentos gringos, que merecem nosso respeito. Pena, que o Brasil, esta fora das boas brigas nessa temporada fantastica!
Corrida linda e emocionante! Só que o Galvão Bueno hoje forçou a barra. A corrida numa adrenalina de situações de ultrapassagens – e ele no meio de uma destas situações diz no ar que “naquele momento” o mais importante era falar da estréia de Fátima Bernardes. Poxa, curto as transmissões e não tenho nada contra a estréia doi programa da Fátima, mas foi infeliz de dizer isto – porque foi deselegante para quem curti a Fórmula 1. Menas empolgação Galvão – Boa estréia Fátima Bernardes e que não se misturem as coisas – quando estivermos assistindo Fórmula 1 – favor focar no assunto – como fez o ponderado Luciano Burti.
Abraço a todos que curtem os esportes de velocidade.
Concordo 100%. É muita pataquada querer fazer média com a estréia do novo programa. Perdeu outra chance de se concentrar na corrida, que tinha muita coisa acontecendo.
Caraca, tb tenho o mesmo pensamento!
Pô, vamos transmitir a corrida, apenas narrar, está impossível de aguentar o Galvão, ele fala mal dos pilotos, ñ se atem a transmissão, cala a boca, por favor!!!Campanha eu assisto F1 com a Tv muda!!Total falta de respeito ao telespectador!!!Sobre a corrida, temos q parar de babar esse Alonso, só ganhou pq a vitória caiu no colo dele, fala sério, todos vimos quem era o lider disparado e iria ganhar fácil!Alonso e a Ferrari são mau caráter, vide a palhaçada com o Piquezinho e Briatore (pergunto os 2 estão na F1 hj e o Alonso ñ sabia de nd?!ñ se beneficiou em nd?!fala sério!) e as ordens por troca de posição, respectivamente.Gênio na F1 só teve um, vamos parar de babar esses q só correm por dinheiro e não tem ética, ok?!Valeu!
DO JEITO QUE A COISA ANDA, ACHO MELHOR O MASSA JÁ IR CONTATANDO ALGUÉM DA STOCK CAR OU DA INDY. JÁ SÃO 100 PONTOS DE DIFERENÇA PARA O COMPANHEIRO DE EQUIPE. SERÁ QUE O MASSA JOGOU PEDRA NA CRUZ?
Não… jogaram foi uma mola na cabeça dele… e que partiu várias outras…
Agora tá explicada a punição para o Bruno quando o Kobayashi bateu em sua traseira….o comissário desse GP foi Mika Salo!!! O mesmo que afirmou que o Bruno perderia a vaga pro Bottas ainda esse ano… Isso comprova o mau-caráter que esse Mika Salo é…. tudo para prejudicar o Bruno e facilitar a entrada do compatriota…
assino embaixo.
Alguem consegue explicar esse desempenho tão baixo do Massa em relação ao Fernando Alonso?
eu te explico: o SANTANDER É ESPANHOL.
Não sabia que o Santander mandava na Ferrari…
Que coisa idiota!!!vai se informar!!!…simples, o Massa é muito fraco comparado ao Alonso.
Teoria da conspiração? Pára com isso, André de Itu. O Alonso é o melhor piloto da atualidade, aliando velocidade e regularidade.
O Massa perdeu alguns décimos depois do acidente e mais alguns com a pressão interna que o Alonso exerce. Simples: quanto mais tenta ultrapassar seu próprio limite, mais erra. E isso acontece no kart, na Fórmula 3, na GP2 e também na F1. Só isso!
O patrocinador não tem essa influencia toda.
Entendeu a mensagem? O santander é espanhol! Santader diga que sim!
Sim…ele eh um piloto acabado, nocauteado em pé faz tempo…só ele e o Galvão nao vêem…e o Alonso eh gênio..simples assim…
Parabéns ao Alonso pela vitória na pista.
Pode ser implicância, mas senti um cheiro de marmelada tão forte nesse GP, que é melhor esperar antes de comentar as hipóteses…
Fabio, que surpresa hoje! Ótima corrida. Para mim, a melhor do ano. E, como voce havia dito ( e eu concordei), Valencia sempre é chato, uma corrida de poucas ultrapassagens. Hoje realmente surpreendeu. Quanto a Alonso, sem sombra de dúvidas, é o melhor piloto dessa geração. É triste realmente a situação de Massa, afinal, quando se tem Alonso na equipe, qualquer outro passa a ser segundo piloto. O brasileiro está desmotivado, apagado e, apesar de ter sido atingido pelo japonês, vinha fazendo uma prova “meia-boca”. Galvão Bueno comentou hoje, com entusiasmo, a possibilidade dele renovar com a Ferrari para o ano que vem, mas acredito que para ele seja melhor trocar de equipe. O que voce acha???
Eu acho que o narrador tem informações de dentro pra ficar dando esses “insights”… depois vai dizer assim: “eu já sabia!”
Esse Alonso é muito bom…mas vai ter sorte assim lá na casa do c…., Vettel quebra o carro, Grosjean quebra o carro. Acho que no ano que vem só teremos brasileiros na f1 vontade dos promotores e das marcas como Renault, Mercedes, Fiat, etc fabricantes de carros que tem no Brasil um grande mercado e um povo que adora formula 1, porque nas américas e o único país que curte F1, o Bernie insiste mas americano não gosta de F1, não fosse por isso, os brasileiros já estariam fora faz tempo.
O que é que esse Maldonado foi fazer, estragou a corrida do Hamilton. O Hamilton vem sendo consistente nas corridas, fazendo tudo certo. Esse cara causou é um MAL DANADO. Fez jus ao nome. Deveria ter levado uma grande punição para aprender a não estragar a corrida alheia se tivesse tido calma ele teria mais pontos e o Hamilton também. Ps: Deveriam dedicar uma parte da vitória do Alonso à Mclaren que vem fazendo cagada constantemente favorecendo os outros pilotos,pois quando o Hamilton ganha, dizem que foi por causa da estratégias erradas das outras equipes ex: Gp do Canadá.Obs: O Gavião estava muito feliz com a vitória do Alonso será que é porque o Alonso tem influencias sobre o companheiro de equipe e o Massa não é ameaça em nada para ele. Alonso 1º da equipe e feliz.O Massa fica. Será que vale a Pena. Há Alonso melhor de todos. o campeonato ainda Não acabou. Ainda haverá muitos capítulos. Ps: Estranho os 2 pilotos que ameaçavam o Alonso Quebrarem???
Maldonado Já foi punido, perdeu 20 segundos, passou ao 12o lugar e não pontuou. Yay!
Quanta besteira, Geysa. Teoria da conspiração. Coisa de gente doida. rs
July né? alguém aqui falou de teoria da conspiração? Quem está dizendo é você.
Talvez porque seja fã do Alonso.
Talvez a sorte escolha quem a merece. Alonso mereceu e torço para que seja tricampeão.
O Massa melhorou, mas ainda é muio inconsistente. O Bruno está conservador demais, na F1 quem quer ganhar tem que aprender a conviver com o risco e ter sangue nos olhos. Não como o Maldonado, que claramente perdeu a cabeça e foi outro a detonar a temporada do Hamilton, que merece uma Red Bull em 2013…
Ao contrário do Galvão, para mim o Schumi ainda tem lenha para queimar, é um competidor nato, basta saber se terá paciência para continuar. O Button? Está mais para Buttoff… A risadinha do cara da McLaren (esqueci o nome) quando ele foi ultrapassado pelo Perez (?) diz muita coisa.
Por fim, parabéns ao Razia!
Ps. Quando o Alonso cruzou a bandeirada, o Massa estava exatamente atrás dele como retardatário, se não me engano… Que coisa, heim?
Tanto Koba quanto Maldonado forçaram um pouco além do que seria sensato mas não se pode esquecer de que Hamilton, com os pneus mais deteriorados do que os outros, deveria pensar em marcar pontos e não arriscar à toa para defender uma posição. Concordo que o Maldonado exagerou mas o ingles deveria ter sido mais racional e deixado de lado a agressividade. Um campeonato é um conjunto de 20 GPs e não o resultado de uma única prova. Marcar pontos é o que é importante.
A JUSTIÇA FOI FEITA!!! MALDONADO FOI PUNIDO!!! PARABENS FIA. só faltou punir tambem o KOBARBEIRO,o inconsequente.
mas ele foi, vai perder 5 posições na próxima corrida.
A punição do koba foi pior que a do maldonado que vai correr a próxima corrida como se nada tivesse acontecido(perdeu apenas um mísero ponto).Por outro lado koba irá perder 5 posições no grid da próxima corrida.
Estamos vendo uma grande entresafra entre os pilotos de F1 para o Brasil. Rubens parou, Massa também (talvez ele ainda não saiba disto, nem seu chefe da Ferrari). Bruno Senna? Até aqui não disse ao que veio, se alguem o contratou pelo sobrenome merece pagar o mico, pois sobrenome não pilota. Lembram-se do outro? O tal que não se deu ao respeito e forjou um acidente? Este é o automobilismo F1 que temos hoje, do ponto de vista brasileiro…
Fábio Seixas,
se a Williams tivesse optado em ficar com Barrichello, você acha que ele andaria no pelotão de frente?
Desculpa Fábio,
não havia visto sua resposta na pergunta que fiz anteriormente. Abs.
Fábio, não tenho intensão alguma de defender o Massa, mas peço que você comente, nesse espaço ou no Pit Stop, o que realmente fez com que ele começasse a despencar. Na minha opinião foi na escolha do pneu na 1ª parada. Se ele tivesse escolhido o macio ele estaria mais a frente, como o Alonso. Creio que o Massa deveria fazer sempre que possível, a mesma estratégia do Alonso e, assim, minimizar a diferença entre eles. Que o Alonso é melhor que ele não há dúvidas, mas quase sempre que o Massa vem com uma estratégia diferente ele se dá mal.
Depois de falar que o GP é chato e que Vettel ganharia, seria melhor ficar quietinho e esquecer o Massa. Heheheheheheheh…
…Hehehe
…He
…H
…e
hahahahahhahaa
Fabio, aquele cara da radio, colega seu, o tal do Tel, vendo alonso ganhar e o Hamilton bater, deve estar ‘rasgando o c. com a unha’ heim…
Na minha opinião a culpa do acidente envolvendo Hamilton e Maldonado foi toda do venezuelano. Ele vinha de trás, não esperou o momento adequando e quando ficou sem espaço, em vez de recolher o carro, jogou em cima do inglês. Deveria ser punido com a perda de 5 posições no grid da próxima corrida. O Kobayashi fez menos e vai ser punido. Ou se punia os dois ou nenhum. Dois pesos e duas medidas. Maldonado foi afoito e arriscou onde não dava. E tirou o Hamilton da corrida e pode ter influenciado a briga pelo título, cometendo uma lambança (mais uma) grotesca.
a culpa foi dele sim, mas o HAMILTON errou feio ao deixar o cara emparelhar, contornar a curva do seu lado, e tentar espremê-lo. A técnica de espalhar e espremer funcinar contra MASSA, SENNINHA e alguns outros, mas não contra o colombiano, que é nervoso e tem culhões!