Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Alonso, vitória do melhor do ano

Por Fábio Seixas
24/06/12 10:59

Alonso comemora a vitória em Valencia (Kai Försterling/Efe)

 

Corrida na casa do principal patrocinador, presidente da equipe observando de perto, pressão por todos os lados.

Um dos pilotos larga em 11º. E vence.

O outro sai em 13º. E termina em 16º.

Alonso e Massa viveram um domingo de opostos em Valencia. Vitória do espanhol, GP desastroso para o brasileiro.

Ok, Alonso teve sorte com abandonos de adversários. E Massa foi acertado por Kobayashi. Mas até isso é preciso relativizar.

O bicampeão ganhou porque fazia uma boa corrida desde sempre. Assim, estava no lugar certo, lá na frente, quando Vettel e Grosjean tiveram problemas.

Massa até largou bem, mas depois passou a despencar posições. E só foi acertado pelo japonês porque estava ao lado dele, lá no pelotão do fundo, disputando posição.

É aquele velho ditado que acho que acabei de inventar: as circunstâncias, é a gente que faz.

Uma corrida boa em Valencia.

Na largada, o grande nome foi Grosjean _mais uma pra série “frases que nunca imaginei escrever”. Saiu bem e passou Maldonado, fechando a primeira volta em terceiro. Vettel, sem sofrer ameaças, cruzou com 1s9 sobre Hamilton.

Os dois ferraristas também largaram bem. O top 10 na primeira volta, Vettel. Hamilton, Grosjean, Kobayashi, Maldonado, Raikkonen, Hulkenberg, Alonso, Di Resta e Massa. Bruno era o 14º.

Vettel logo começou a abrir vantagem. Na quinta volta, já tinha 7s6 sobre Hamilton, que não tinha um ritmo forte nem sossego: Grosjean estava a 0s5. E apenas 12s separavam o inglês de Schumacher, 13º colocado.

Na nona volta, Grosjean cansou de esperar. Colocou o carro ao lado da McLaren de Hamilton e, por fora, fez a ultrapassagem. Uma belíssima manobra do francês, digna de aplausos.

Na 11ª, começaram os pits, com Button e Pérez. Massa parou na seguinte.

Na 13ª, Raikkonen repetiu o feito do companheiro. Após uma batalha acirrada com Maldonado, quase tocando roda, superou o venezuelano e assumiu o quarto lugar. Logo depois, foi a vez de Alonso deixar o piloto da Williams pra trás.

Hamilton, Kobayashi, Maldonado, Raikkonen e Hulkenbeg pararam na 14ª _e o finlandês ganhou a posição do japonês. Alonso parou na 16ª. Vettel (lembram dele?) e Grosjean pararam juntos, na 17ª.

A corrida ficou boa. Muito boa. Porque parte dos pilotos estava com pneus novos, mas muita gente ainda estava com os compostos da largada. O resultado: pelotão compacto, muitas ultrapassagens… e enrosco.

Na 21ª, Kobayashi tentou passar Bruno onde não havia espaço. Errou na avaliação. Pior para o brasileiro, que teve o pneu traseiro direito furado e precisou passar nos boxes.

Os comissários, porém, não pensaram assim. Puniram o brasileiro, provavelmente por avaliarem que ele fechou a porta. Discordo completamente, mas enfim…

Só na 24ª, Di Resta parou nos boxes. “Você provavelmente é o único numa estratégia de uma parada”, avisaram o escocês pelo rádio.

Quatro voltas depois, lambança. Vergne cometeu uma barbeiragem incrível ao tentar passar Kovalainen e voou pedaço de pneu por toda a pista.

Safety car. E correria para os boxes.

Hora, portanto, do já tradicional vexame da McLaren nos boxes. A equipe se embananou com o pneu dianteiro esquerdo de Hamilton. De novo. Ele retornou em sexto.

Não sei detalhes, mas algo muito sério deve ter sido modificado nos boxes da McLaren entre 2011 e 2012. Minha moçada do churrasco faria uma serviço melhor.

A relargada veio na volta 34. O top 10, Vettel, Grosjean, Alonso, Ricciardo, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Schumacher, Webber e Maldonado. Massa era só o 14º. Bruno, o 21º.

Show de Alonso.

O espanhol partiu pra cima de Grosjean e, com a faca nos dentes, assumiu a segunda posição. 

E o que já parecia ótimo melhorou: o espanhol tornou líder instantes depois _com problemas, Vettel começou a se arrastar pela pista.

Desespero no pit wall da Red Bull, delírio nas arquibancadas de Valencia. Irritado, Vettel jogou as luvas no chão. Compreensível. Até o safety car, ele tinha mais de 40s para Grosjean, a prova parecia ganha.

Ao mesmo tempo em que Alonso subia à liderança, Massa enfrentava problemas com Kobayashi. Os dois se tocaram, de novo com um brasileiro se dando pior. Com o pneu dianteiro direito estourado, o ferrarista precisou passar nos boxes.

(Kobayashi dirige um tanque? Em tempo, ele foi punido com a perda de cinco posições no grid de Silverstone.)

Lá na frente, Grosjean não deixava Alonso desgarrar. Na 40ª volta, apenas 1s4 separava os dois. Hamilton era o terceiro.

Mas o dia era de Alonso. Na 41ª, de novo, um adversário seu ficou pelo caminho. Justamente Grosjean, vítima de um problema elétrico.

Faltando 15 voltas, o top 10 tinha Alonso, Hamilton, Raikkonen, Maldonado, Hulkenberg, Di Resta, Pérez, Button, Rosberg e Petrov. Bruno era o 14º. Massa, o 18º.

A três voltas do fim, Hamilton errou e Raikkonen não deixou por menos. Fez uma belíssima ultrapassagem, garantindo o segundo lugar.

Corrida encerrada? Longe disso.

Porque Maldonado partiu para cima de Hamilton e, após alguns quase-toques, os dois se tocaram de verdade. O inglês abandonou, o venezuelano ainda conseguiu cruzar em décimo.

Schumacher agradeceu. O terceiro lugar caiu no seu colo. A sorte que faltou ao alemão nas últimas provas, apareceu agora. Foi seu primeiro pódio desde a vitória no GP da China de 2006.

Na linha de chegada, 6s4 de Alonso para Raikkonen.

Massa, como já dito lá em cima, foi só o 16º. Bruno ficou em 11º.

O espanhol tornou-se, assim, o primeiro piloto a vencer duas provas nesta temporada. Encerrou a sequência de vencedores diferentes. Mas ok, 2012 já está na história.

Um pódio de campeões em Valencia. Dez títulos.

Com o resultado, Alonso tem agora 111 pontos, na liderança do Mundial. Webber tem 91. O terceiro é Hamilton, com 88, seguido por Vettel, com 85.

No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 176. A McLaren, 137. A Lotus, vejam só, tem 126. E a Ferrari tem 122.

Não é coincidência Alonso ter sido o primeiro a ganhar dois GPs neste ano.

É o piloto que mais vem brilhando neste ano. Num Mundial tão equilibrado, já pode ser apontado como um dos favoritos ao título.

E ainda está indefinido quem será seu adversário.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Kamikaze o Doido comentou em 24/06/12 at 13:52

    Depois q levou a MOLADA , na cabeça do carro do Rubinho pe de chinelo , a uns anos atras , esse piloto acabou a carreira ! O Nelson Piquet , ja falou isso varias vezes , a MOLADA , acabou com tudo …

  2. Naor comentou em 24/06/12 at 13:49

    Fabio, o que acontece que meus comentarios nao sao publicados…..

  3. Carol Ló Re comentou em 24/06/12 at 13:49

    Valeu Bruno Senna! Não foi o dia, mas faz parte do esporte…. Era pra ser outro resultado, tenho certeza. Enfim…. Agora punirem vc erradamente que eh uma sacanagem!
    Carol

    • ANDRE DE ITU comentou em 24/06/12 at 17:21

      é isso mesmo Carol.alias ja faz tempo que eu acho que esta na hora da FIA chamar esse japones inconsequente para uma conversa“ao pé do ouvido. comecem a puxar um historico e vejam quantos pilotos esse pateta niponico ja mandou pra fora.

  4. Rafael comentou em 24/06/12 at 13:43

    O que Alonso faz com esse carro horroroso é próximo de um milagre – já disse isso aqui. Basta ver as posições de largada hoje. Liderança merecidíssima.

    • iguaçuano comentou em 24/06/12 at 18:38

      cara vc acha que um carro horroroso desses iria ganhar duas corridas com um campeonato tão apertado? Abs..
      Se liga mano, o que o Galvão fala é pura torcida!
      Ele é profissional, mas também tem as suas preferências…

  5. Léo Engelmann comentou em 24/06/12 at 13:39

    “Hora, portanto, do já tradicional vexame da McLaren nos boxes. A equipe se embananou com o pneu dianteiro esquerdo de Hamilton”

    A McLaren se embananou com os dois pneus dianteiros e com o macaco da frente também.

    E teve carro nesse pit ‘inesperado’ que quase saiu com pneus diferentes, algo de 3 macios e um duro.

  6. Hardy comentou em 24/06/12 at 13:38

    Estranho, o Hamilton desrespeita a amarela e nao e punido.
    Depois, com visível incapacidade de segurar o Pastor, o joga para fora da pista, e quando o Venezuela o devolve contra o muro diz que e vitima.
    E, vão dizer que eu que mordi o cachorro.

    • ANDRE DE ITU comentou em 24/06/12 at 13:52

      realmente voce mordeu o cachorro.

    • David comentou em 24/06/12 at 14:23

      Hamilton estava competindo dentro das regras, defendendo a sua posição em forma legítima, Maldonado não. A questão – além da punição que Maldonado merece – é se Hamilton devia ter cedido o lugar, sabendo que Maldonado é um idiota na pista. Acho que não. Tem que competir sempre para tudo na suposição da boa fé dos outros pilotos.

    • Mario Rodrigues comentou em 24/06/12 at 14:37

      Joga fora da pista? É, quando o sujeito quer criticar a todos custo, acaba dizendo todo tipo de barbaridade.

      Hamilton fez o que TODOS os pilotos fazem quando alguém decide, burramente, ultrapassar por fora: fez a curva “espalhando”.

      Maldonado voltou direto em cima dele.

      That’s it.

    • Marcos comentou em 24/06/12 at 14:41

      Você mordeu o cachorro, Maldonado foi punido pela batida com Hamilton.

    • RBF1_BF! comentou em 24/06/12 at 15:04

      APROVEITA E JÁ MANDA UM BEIJO PRO HUGO.

    • debora comentou em 24/06/12 at 15:19

      Voce realmente que mordeu o cachorro! Ferrarista….

    • Hardy comentou em 24/06/12 at 17:19

      Desculpe, me expressei mal, quis dizer quem for idiota vai dizer que mordi o cachorro.

      • ANDRE DE ITU comentou em 24/06/12 at 18:09

        que parte do cachorro voce andou mordendo??? sei não hein….hahahahahha

      • iguaçuano comentou em 24/06/12 at 18:41

        au! au! au!

    • Thiago basílio comentou em 24/06/12 at 19:49

      Foi o Maldonado que quis correr fora da pista.Por falar em cachorro o que voçê mordeu estava babando?

    • Hardy comentou em 25/06/12 at 7:39

      Como os incautos mordem a isca fácil.
      Nao e que a experiência deu certo?
      Pensei que Nao seriam tantos que entrariam na onda.
      Valeu turma.

  7. Fabio da paz comentou em 24/06/12 at 13:34

    Vitoria ala Aírton senna

    • Zenildo Moreira comentou em 24/06/12 at 14:06

      Tá brincando, né… Senna não precisava de quebras de carros nem de safety car pra ganhar corridas, bem ao contrário desse carinha que a midia teima em endeusar e que só ganha quando a sorte o favorece. Ou vc acha que se os carros do Vettel e do Grosjean não tivessem problemas mecânicos o Alonso ganharia?

      • JMQ comentou em 24/06/12 at 17:36

        haha também não force a barra amigo, se não fosse a sorte, senna não seria o maior vencedor em monaco por exemplo. Ganhou em 1992 pois o mansell com mais de 30 segundos de vantagem teve problema no box e em 1993 ganhou pois prost havia sido punido e schumacher estourou o motor. Se alonso fosse brasileiro teu comentario seria outro. Aposto.

      • Fabio comentou em 24/06/12 at 19:22

        Vitória a la Senna sim,santinha. Inclusive a personalidade do Alonson e do falecido são bem semelhantes.

    • debora comentou em 24/06/12 at 15:19

      Pelo o amor de Deus, falta muito para ser um Airton Senna!!!

      • Thiago comentou em 24/06/12 at 18:58

        Não falta não…. Senna não é deus e Alonso prova acada corrida que é um super piloto. Se for campeão essa temporada sem ter de perto o melhor carro vai ser uma das maiores conquistas na F1

      • Pit Bull comentou em 24/06/12 at 19:50

        Airton Senna o melhor? E Mônaco 88, quando beijou o muro sozinho? Senna sempre se aproveitou dos carros que os outros acertaram pra ele.

    • iguaçuano comentou em 24/06/12 at 18:42

      Com certeza vc não viu o Ayrton correr…

  8. MARCIUS VINICIUS comentou em 24/06/12 at 13:20

    RED BULL tem hoje o melhor carro, a FERRARI o melhor piloto. Já pensou se juntassem os dois?

    • Maicon-Chapeco comentou em 24/06/12 at 16:01

      Seria uma nova era “schumi” com varios titulos em vista…

      • Marcelo comentou em 24/06/12 at 19:04

        Ou daria o que deu em 94. A melhor equipe de 93 com o melhor piloto 🙁

  9. Pamela comentou em 24/06/12 at 13:19

    Massa é muito ruim mesmo! Ano que vem ou fica de fora ou corre em uma equipe meia boca.

  10. micael comentou em 24/06/12 at 13:16

    engraçado os comentaritas de F1, hoje o Reginaldo Leme diz no meio da corrida, ja na época do Schumi na Ferrari eu achava o Alonso melhor que ele, agora o titulo do Fabio enaltece o feito de alonso, porém faço um simples calculo, o alonso subiu 10 posiçoes, mesma quantidade do Schumi hoje, independente dos acidentes e abandonos ambos estavam lá para ver.

    • mendes comentou em 24/06/12 at 13:43

      é, só que ele subiu 10 posiçoes com hamilton, grojean, maldonado, raikonen , koba, peres e Hulk ainda na pista.

  11. Pedro Dias comentou em 24/06/12 at 13:14

    Curiosos os comentários sobre o acidente de Hamilton e Maldonado. Criticam o Hamilton por não abrir mas ninguém critica Maldonado por não ter paciência de buscar uma melhor oportunidade para passar e garantir o 3o posto. Tal como Hamilton aguardou no Canadá para passar Alonso. Porque culpam sempre Hamilton nestes casos? O Vettel na época passada, no Mónaco, aguentou Alonso e Cia cerca de 10 voltas atrás dele sem ter pneus. A diferença é que a persegui-lo tinha campeões do mundo, não pastores. E muitos elogiaram sua tenacidade… Mas com Hamilton não, sempre tratam de culpá-lo.

    • David comentou em 24/06/12 at 14:25

      Por que é negro. Infelizmente, de acompanhar essa história a anos agora, não existe outra explicação. Faz igual os outros – na verdade melhor – mas tem tratamento diferente. Isso é a base de qualquer entendimento do fenômeno ‘racismo.’

    • Maicon-Chapeco comentou em 24/06/12 at 16:41

      É o maldonado sempre vai com muita cede ao pote… quem sabe irria passar do mesmo jeito mas… a quarta posição não estava bom… Se bem que preferiria ver o bruna (que do Senna só tem o sobrenome) andando forte e batendo, igual ao maldonado, ao ter que vê-lo se arrastando na pista. (porque o maldonado apesar das cagada, mostra que possui velocidade).

  12. Antônio Luiz Júnior comentou em 24/06/12 at 13:11

    Uma corrida fantástica do fantástico Fernando alonso: mistura de talento, técnica, velocidade e obviamente a sorte inerente aos campeões. Imagem que retrata bem a situação atual de Massa: a ultrapassagem de Petrov. Sem comentários…

  13. vinicius comentou em 24/06/12 at 13:11

    acompanho a f1 a anos o que faz os dois bra e uma falta de respeito com torcedor bra acordo de madrugada as vezes por amor ao esporte para ver esses resultados 100 pontos atrs massa 4 vitorias atras do companheiro

  14. Luiz Celso Dias Lopes comentou em 24/06/12 at 13:04

    Corrida muito boa mesmo! Alonso, depois de Schumi, época melhor!, aliás, o alemão mostrou hoje quenão desaprendeu da arte de pilotar bem! Quanto ao Massa…não vou nem comentar! Seixas, parabéns por mais uma análise perfeita!

  15. Paulo comentou em 24/06/12 at 13:04

    Brasileiros e brasileiras, minha gente, companheiros… vcs viram a espetacular vitória do Luiz Razia na GP2, foi de arrepiar os cabelos. Faltando 4 voltas para acabar a corrida ele estava em sexto e contando com coragem, talento e sorte venceu brilhantemente( já tem o vídeo disponível na rede). Depois disto na F1, Senna e Massa…

    • Falcão comentou em 24/06/12 at 13:45

      Vi o vídeo. O Razia fez numa corrida o que Massa e Senna não fizeram na temporada inteira. Esta corrida dele merece um post meu caro Fábio Seixas, me fez lembrar Ayrton Senna.

  16. Alex comentou em 24/06/12 at 13:03

    Alonso é monstro, o melhor disparado do grid, com Vettel bem próximo. O cara largou em décimo primeiro e chegou em primeiro com um carro bem razóavel. Dessa turma que tá aí, só vi ele e Vettel (com Toro Rosso) ganhando corrida com carro ruim. O resto sempre ganhou com foguete nas mãos, incluindo o falso mito Schumacher. Na minha opinião, o título será disputado entre Alonso e Vettel, com pequena vantagem para o Alonso, devido à vantagem adquirida, pois não podemos desprezar sua experiência.

    • jose silva pereira comentou em 24/06/12 at 13:59

      7 títulos mundias. Recorde de poles e vitória. Está vivo e na ativa. Pare de chorar viúva.

      • Alex comentou em 24/06/12 at 23:25

        É a minha opinião, bobão. Continue com a sua e me esqueça, idiota!

    • Fabio comentou em 24/06/12 at 15:45

      Amigo, na boa…A galera fala como se tivesse apagado que o Schumacher estreou andando no mínimo no ritmo do Piquet (na verdade andava na frente), ficou na frente do Senna em 1992, disputou corridas com ele e Prost em 1993 (todos tricampões e lendas do esporte)..de 1995 até 2001, bem como em 2003, 2005 e 2006 ele não tinha o melhor carro. O cara estreou na F-1 há mais de 20 anos, sempre foi competitivo, e ainda topou o desafio de recolocar a Ferrari no topo (e conseguiu!). Se não tive o privilégio de ver Pelé nos campos e Fangio nas pistas, fui agraciado em poder acompanhar toda a carreira deste mito do automobilismo.

      • Adriano comentou em 25/06/12 at 1:21

        Bom comentário. Resumiria com a frase “Tatu não sobe em árvore… e se subir, não fica lá por muito tempo”. Não dá pra ganhar 7 títulos e deter todos os demais recordes sendo ruim. Schumacher foi MUITO bom, e mesmo sendo execrado no Brasil, merece todo o respeito.
        Hoje Alonso está um passo a frente dos demais. Não pela velocidade – até acho Vettel mais rápido – mas nenhum outro piloto na F1 aproveita tão bem qualquer mínima oportunidadde. Alguns chamam de sorte, mas parafraseando Tiger Woods depois do último título quando alegaram que sua vitória era oriunda de sorte, o golfista disse: “Engraçado, quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho.” Pra bom entendedor…

  17. Racing Fan comentou em 24/06/12 at 13:00

    Que Alonso entraria no pódio já previa, mas a vitória foi prêmio a mais para esta Ferrari que tem claros problemas de aerodinâmica. Vettel iria quebrar com ou sem safety car. Sua pole era um bluff e Vettel insistiu, erradamente e perigosamente, neste bluff durante a corrida. Estourou tudo o que tinha para estourar no RB. Nesse ritmo vai ficar sem carro competitivo para o fim da temporada. Adotou nessa fase do campeonato uma estratégia de ciclista em fuga. Hamilton errou na estratégia de pneus e a Mclaren errou com a roda, mas Maldonado foi desleal. Hamilton tinha que abrir para Maldonado, mas este não precisava ter tido intenção de bater, visível essa intenção. Massa continua na sua ilusão do acerto de Mônaco. O vice de Webber dá uma ilusão a Newey com esse carro que não tem jeito. A vitória de Alonso é outra ilusão para a Ferrari. Se não fosse a boxe da Mclaren e o Maldonado ( que espero que fique pouco tempo na F1) Hamilton teria vencido, mas “Se” não é piloto. Para uma pista “travada e sem ultrapassagens” Alonso até passou muita gente. Schumacher e Rosberg precisam de um estratega novo. Com uma velocidade de ponta no meio da tabela, a Mercedes teria dominado esse GP. Falta muito pouco para um pódio da Force India. GP estranho.

  18. Marcio Robertto comentou em 24/06/12 at 13:00

    Fábio Seixas,
    você acha que se a Williams estivesse optado por segurar Rubens Barrichello, ele estaria dando mais resultados à equipe do que Maldonado e Bruno Senna?

    • Fábio Seixas comentou em 24/06/12 at 13:36

      Difícil dizer. Porque, sem Maldonado, a equipe não teria dinheiro para desenvolver o carro.
      Abs

      • João Magalhães comentou em 24/06/12 at 15:45

        Vc tem razão no que diz Fábio, mas acho que o que ele quis dizer foi o seguinte: hipotéticamente, com este mesmo carro que guiam Bruno e Maldonado, Barrichello traria melhores resultados que os dois?? Por mais que pareça achismo, minha opinião é que sim. Que vc acha Fábio?

        • Fábio Seixas comentou em 24/06/12 at 16:18

          Sim, Barrichello obviamente é mais piloto que os dois.
          Abs

      • Maicon-Chapeco comentou em 24/06/12 at 16:05

        Tá, mas especialmente com relação ao Bruno? Já que Rubens andava no mesmo ritmo e melhor que Maldonado?…

  19. marciano souza comentou em 24/06/12 at 12:58

    A corrida foi muito legal, pelos treinos estava com o pé atrás igual o fábio, mas foi bem divertida no final, em especial o final, três campeões juntos no pódio, foi uma corrida bem legal.
    concordo que a emoção foi mais pelos problemas que pelas chances que o circuito dá, mas, se fosse na hungria essa corrida nem assim sairia do marasmo.
    gostei muito e que venha a próxima.

  20. Marcondes comentou em 24/06/12 at 12:58

    Caro Fábio adoro seus comentários, mas Pastor tirou Hamilton da corrida. Acredito que a lambança na segunda parada desestabilizou -o.

  21. Lucio Dantas comentou em 24/06/12 at 12:58

    O que eu acho interessante nos comentários é que quando Alonso ganha ele é o melhor de todos e quando outros pilotos ganha é sorte melhor carro etc, Alonso é um grande campeão sem dúvida mas vettel, Hamilton Kimi, shummy todos tambem são grandes campeões. embora eu como torcedor torça pela mclaren e Hamilton… a corrida de hoje foi um espetáculo emocionante assisti a corrida em pé muito boa tenho certeza que todos que são fã de formula 1 hoje estão felizes de ver grandes corridas como essas.

  22. Marcos Araujo comentou em 24/06/12 at 12:57

    Alonso é fora de série, mas tem uma sorte do baralho. O Vettel ia ganhar a corrida sem correr nenhum risco mas o carro quebrou. O Hamilton estava na frente de Alonso mas a equipe fez mais uma cagada e ele perdeu a posição para o Alonso no boxe. Se não fosse o erro dos mecânicos ele voltaria a frente do espanhol e não teria se enroscado com o Maldonado. O Grojean estava perseguindo o Alonso e também ficou sem carro. Nada tira os méritos da vitória do espanhol mas que o cara nasceu com o C.. pra lua nasceu.

  23. Rota comentou em 24/06/12 at 12:56

    O Massa vinha fazendo uma corrida boa, mas parou uma volta antes do safety. Muito azar.

    • Nando comentou em 24/06/12 at 15:48

      Pois é… para mim esse foi o divisor de águas em termos de azar, pois colocou o Massa no caminho do Jaspion com seu Daileon…

    • Maicon-Chapeco comentou em 24/06/12 at 16:07

      Pois é, parace que esta tudo na contramão…

  24. Paulo Roberto Moura comentou em 24/06/12 at 12:54

    Fazia tempo que eu não via um piloto tão bom. Alonso é melhor de todos e vai ser campeão. Certeza absoluta.

  25. waldir comentou em 24/06/12 at 12:52

    Valeu Massa 100 pontos atras do Alonso o maior surra da história.

    • Oliveira comentou em 24/06/12 at 14:24

      Particularmente acho que Massa não corre mais 2 vezes. A Ferrari vai optar por colocar um novo piloto para ir aprendendo e se soltar ano que vem. Se bobear, não corre a próxima…

  26. Marcio Robertto comentou em 24/06/12 at 12:50

    E o Kanaan na Indy, com o carro que tem fazendo frente aos da Penske e Chip Ganassi. Por isso que estou gostando mais de ver F-Indy, dá gosto de ver Kanaan pilotando nos ovais e o Helinho também brigando por vitórias. O Brasil que também era conhecido como o país da F-1 agora temos que ver espanhol, alemães e ingleses lutando por títulos sem perspectiva de quando surgirá um novo brasileiro para fazer história.
    Grande vitória do Nelsinho na Nascar.

  27. Lucio Dantas comentou em 24/06/12 at 12:50

    Tem um piloto que enche os olhos o Grosjean é muito rápido, o pastor tambem é um piloto muito rápido, dessa nova geração eu acho os dois os melhores pastor precisa só ser mais cauteloso, hoje ele e hamilton não usaram a cabeça e perderam pontos preciosos…., nessa pancada incidente de corrida por imprudencia dos envolvidos.

  28. Wagner Pereira comentou em 24/06/12 at 12:49

    Cara, é muito chato ver como a mídia brasileira, principalmente aquela TV que transmite a F1, tem como objetivo formar um ídolo para o publico !! O que a Ferrari deu para o automobilismo brasileiro na F1 ?? O Alonso merece muito essa vitória, mas deixar de relatar (ignorar) a luta dos outrospilotos na corrida é desrespeito ao esporte e ao telespectador !! Essa de dizer que o carro do Alonso é pior que o carro dos outros é balela pura, da prá notar que até o carro do Massa tem rítmo igual ao dos rivais. O Hamilton vem fazendo um ótimo trabalho na temporada, e vinha muito bem na prova, mas ninguém falava nada !! O cara vem sendo prejudicado em todas as provas de 2012 !! Hoje, com o abandono do Vettel e do Grojean, o Hemilton poderia ter assumido a liderança com mais ou menos uns 5 segundos de vantagens para o Alonso !! Assim ele poderia tocar o carro com calma até o final sem sofrer a pressão que sofreu no final da prova !! Digo, em todas as corridas o Hamilton levou a Mc Laren a frente, mas mesmo assim a equipe cometeu seguidos erros decisivos com o cara !! Assim é bom para os adversários, mas se a Mc Laren devolvesse o Hamilton a frente como era natural, o Alonso não teria as duas vitórias que tem, pois nas duas situações a Mc Laren entregou a posição que o Hamilton ganhou no braço !! Essa de tirar leite de pedra é outra balela, pois o Hamilton entrou no boxes a frente o Alonso, foi devolvido em sexto, e logo já estava alí atrás do Alonso !! Menos pessoal, a vitória do Alonso foi legal e merecida, mas entre os dois, carro iguais …. sou mais o Hamilton como o próprio Alonso disse !!

    • Oliveira comentou em 24/06/12 at 14:31

      Wagner, parabens, analise correta voce fez. Acho que o Hamilton é o verdadeiro numero 1 dos que estão na disputa. Acho também que o Massa terminou seus dias de piloto de formula 1. Nitidamente ele esta correndo pelo salário que tem garantido até o fim do ano. (Não acho que ele esteja errado, tem contrato, bom salário, sabe que vai ficar desempregado brevemente, então aproveita o que é dele por direito). Mais o acidente deixou següelas, ele não é mais o mesmo.

      • Wagner Pereira comentou em 24/06/12 at 22:25

        Obrigado amigo !! É verdade, o Massa não tem mais condições de correr na F1 ! A TV plim-plim que tem aquele cara arrogante como narrador, fez com que os torcedores da F1 no Brasil, gostassem de fórmula 1 apenas pelos ídolos nacionais !! A F1 é uma grande categoria, os comentaristas da TV plim-plim passaram boa parte da corrida falando sobre o Bruno Senna, nada contra o cara, mas quem tinha de estar em destaque era os pilotos que disputam a ponta do campeonato !! Acho que o Hamilton é deixado de lado por essa TV, mesmo quando ele é brilhante ou regular !! Mas deixa o danado cometer um erro comum aos pilotos …. tá ferrado !! Legal é ver o cara bem, mas a Mc Laren tem de parar de errar nos pits do moleque …. senão os adversários vão agradecer !! O Alonso é muito bom, mais a um grande exagero a cerca do espanhol … o carro dele é como o dos concorrentes !! Assim nascem as lendas !! Um abraço, vida que segue !!

    • debora comentou em 24/06/12 at 15:26

      Wagner de todos os comentarios, o seu é o melhor pois o Alonso teve muita sorte!!!

      • Wagner Pereira comentou em 24/06/12 at 22:11

        Obrigado, só queria dizer aos amantes da F1 que continuem gostando do esporte, pois os ídolos criados pela mídia vão passar, mas o esporte vai continuar sempre em frente…. portanto veja a F1 de forma geral, participe, critique e não aceite os falsos ídolos impostos pela rede plim-plim, com suas vitórias perfeitas !! Abraços !!

    • Ricardo comentou em 24/06/12 at 15:42

      vai chorar na cama q é lugar quente!

      • Wagner Pereira comentou em 24/06/12 at 22:28

        Qual é sua opinião sobre a corrida colega !? Você gostou, acha que alguém teve sorte, ou não … que esse deveria ser punido em vez do outro ?? Rsrrsrrsrz !!

    • Ricardo Lopes comentou em 25/06/12 at 0:13

      Boa análise da corrida… tem um ponto que ainda não vi ninguém comentando: quando o Vettel parou, o carro ficou num lugar muito perigoso, não deveriam ter lançado o SC novamente?

      • Wagner Pereira comentou em 25/06/12 at 19:58

        Me parece que sim, em algum momento da prova vi o pessoal empurrando um carro para retirá-lo da pista e os outros carros passando alí bem perto em alta velocidade … não me lembro se foi no abandono do Vettel !! Mas valeu por lembrar desse lanche, talvez o SC deveria ter entrado novamente !!

  29. Lucio Dantas comentou em 24/06/12 at 12:46

    Começou uma nova era da ferrari, Alonso vai ser campeão esse ano mais algumas vezes como ez o velho shummy na década passada, só tem um piloto que pode impedir essa nova era Vettel e Hamilton se a mclaren fizer bons carros Mas eu acredito mque a ferrari só tem a crescer… pode ter certeza Alonso tri-campeão, eu torço muito pelo Hamilton mas infelizmente… tá muito difícil, a equipe errando o carro perdendo perfomance, a mclaren está perdida…

  30. ANDRE DE ITU comentou em 24/06/12 at 12:45

    1 – se ao inves de ter tirado o Hamilton da corrida o pagante venezuleano tivesse tirado o Alonso,ele teria ficado sem punição???
    2 – KOBARBEIRO vulgo “O MITO´´ tirou os 2 brasileiros da corrida,vai receber punição???

    • Marcos comentou em 24/06/12 at 14:43

      1) Ele foi punido com 20 seg no tempo.
      2) Koba foi punido com 5 posições no próximo grid.

    • sandro karam comentou em 24/06/12 at 16:06

      Os dois foram punidos, maldonado caiu para 12 e o kobaiashi vai perder 5 posições em silverstone!!
      Desde já minha aposta para SILVAstone. Bruno Senna

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).