Alonso, vitória do melhor do ano
24/06/12 10:59
Corrida na casa do principal patrocinador, presidente da equipe observando de perto, pressão por todos os lados.
Um dos pilotos larga em 11º. E vence.
O outro sai em 13º. E termina em 16º.
Alonso e Massa viveram um domingo de opostos em Valencia. Vitória do espanhol, GP desastroso para o brasileiro.
Ok, Alonso teve sorte com abandonos de adversários. E Massa foi acertado por Kobayashi. Mas até isso é preciso relativizar.
O bicampeão ganhou porque fazia uma boa corrida desde sempre. Assim, estava no lugar certo, lá na frente, quando Vettel e Grosjean tiveram problemas.
Massa até largou bem, mas depois passou a despencar posições. E só foi acertado pelo japonês porque estava ao lado dele, lá no pelotão do fundo, disputando posição.
É aquele velho ditado que acho que acabei de inventar: as circunstâncias, é a gente que faz.
Uma corrida boa em Valencia.
Na largada, o grande nome foi Grosjean _mais uma pra série “frases que nunca imaginei escrever”. Saiu bem e passou Maldonado, fechando a primeira volta em terceiro. Vettel, sem sofrer ameaças, cruzou com 1s9 sobre Hamilton.
Os dois ferraristas também largaram bem. O top 10 na primeira volta, Vettel. Hamilton, Grosjean, Kobayashi, Maldonado, Raikkonen, Hulkenberg, Alonso, Di Resta e Massa. Bruno era o 14º.
Vettel logo começou a abrir vantagem. Na quinta volta, já tinha 7s6 sobre Hamilton, que não tinha um ritmo forte nem sossego: Grosjean estava a 0s5. E apenas 12s separavam o inglês de Schumacher, 13º colocado.
Na nona volta, Grosjean cansou de esperar. Colocou o carro ao lado da McLaren de Hamilton e, por fora, fez a ultrapassagem. Uma belíssima manobra do francês, digna de aplausos.
Na 11ª, começaram os pits, com Button e Pérez. Massa parou na seguinte.
Na 13ª, Raikkonen repetiu o feito do companheiro. Após uma batalha acirrada com Maldonado, quase tocando roda, superou o venezuelano e assumiu o quarto lugar. Logo depois, foi a vez de Alonso deixar o piloto da Williams pra trás.
Hamilton, Kobayashi, Maldonado, Raikkonen e Hulkenbeg pararam na 14ª _e o finlandês ganhou a posição do japonês. Alonso parou na 16ª. Vettel (lembram dele?) e Grosjean pararam juntos, na 17ª.
A corrida ficou boa. Muito boa. Porque parte dos pilotos estava com pneus novos, mas muita gente ainda estava com os compostos da largada. O resultado: pelotão compacto, muitas ultrapassagens… e enrosco.
Na 21ª, Kobayashi tentou passar Bruno onde não havia espaço. Errou na avaliação. Pior para o brasileiro, que teve o pneu traseiro direito furado e precisou passar nos boxes.
Os comissários, porém, não pensaram assim. Puniram o brasileiro, provavelmente por avaliarem que ele fechou a porta. Discordo completamente, mas enfim…
Só na 24ª, Di Resta parou nos boxes. “Você provavelmente é o único numa estratégia de uma parada”, avisaram o escocês pelo rádio.
Quatro voltas depois, lambança. Vergne cometeu uma barbeiragem incrível ao tentar passar Kovalainen e voou pedaço de pneu por toda a pista.
Safety car. E correria para os boxes.
Hora, portanto, do já tradicional vexame da McLaren nos boxes. A equipe se embananou com o pneu dianteiro esquerdo de Hamilton. De novo. Ele retornou em sexto.
Não sei detalhes, mas algo muito sério deve ter sido modificado nos boxes da McLaren entre 2011 e 2012. Minha moçada do churrasco faria uma serviço melhor.
A relargada veio na volta 34. O top 10, Vettel, Grosjean, Alonso, Ricciardo, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Schumacher, Webber e Maldonado. Massa era só o 14º. Bruno, o 21º.
Show de Alonso.
O espanhol partiu pra cima de Grosjean e, com a faca nos dentes, assumiu a segunda posição.
E o que já parecia ótimo melhorou: o espanhol tornou líder instantes depois _com problemas, Vettel começou a se arrastar pela pista.
Desespero no pit wall da Red Bull, delírio nas arquibancadas de Valencia. Irritado, Vettel jogou as luvas no chão. Compreensível. Até o safety car, ele tinha mais de 40s para Grosjean, a prova parecia ganha.
Ao mesmo tempo em que Alonso subia à liderança, Massa enfrentava problemas com Kobayashi. Os dois se tocaram, de novo com um brasileiro se dando pior. Com o pneu dianteiro direito estourado, o ferrarista precisou passar nos boxes.
(Kobayashi dirige um tanque? Em tempo, ele foi punido com a perda de cinco posições no grid de Silverstone.)
Lá na frente, Grosjean não deixava Alonso desgarrar. Na 40ª volta, apenas 1s4 separava os dois. Hamilton era o terceiro.
Mas o dia era de Alonso. Na 41ª, de novo, um adversário seu ficou pelo caminho. Justamente Grosjean, vítima de um problema elétrico.
Faltando 15 voltas, o top 10 tinha Alonso, Hamilton, Raikkonen, Maldonado, Hulkenberg, Di Resta, Pérez, Button, Rosberg e Petrov. Bruno era o 14º. Massa, o 18º.
A três voltas do fim, Hamilton errou e Raikkonen não deixou por menos. Fez uma belíssima ultrapassagem, garantindo o segundo lugar.
Corrida encerrada? Longe disso.
Porque Maldonado partiu para cima de Hamilton e, após alguns quase-toques, os dois se tocaram de verdade. O inglês abandonou, o venezuelano ainda conseguiu cruzar em décimo.
Schumacher agradeceu. O terceiro lugar caiu no seu colo. A sorte que faltou ao alemão nas últimas provas, apareceu agora. Foi seu primeiro pódio desde a vitória no GP da China de 2006.
Na linha de chegada, 6s4 de Alonso para Raikkonen.
Massa, como já dito lá em cima, foi só o 16º. Bruno ficou em 11º.
O espanhol tornou-se, assim, o primeiro piloto a vencer duas provas nesta temporada. Encerrou a sequência de vencedores diferentes. Mas ok, 2012 já está na história.
Um pódio de campeões em Valencia. Dez títulos.
Com o resultado, Alonso tem agora 111 pontos, na liderança do Mundial. Webber tem 91. O terceiro é Hamilton, com 88, seguido por Vettel, com 85.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 176. A McLaren, 137. A Lotus, vejam só, tem 126. E a Ferrari tem 122.
Não é coincidência Alonso ter sido o primeiro a ganhar dois GPs neste ano.
É o piloto que mais vem brilhando neste ano. Num Mundial tão equilibrado, já pode ser apontado como um dos favoritos ao título.
E ainda está indefinido quem será seu adversário.
Bruno tem que saber se posicionar melhor na pista, em 8 corridas é a SEXTA VEZ que ele se envolve em “enroscos” na corrida, mesmo que não tenha culpa na maioria das vezes, SEIS VEZES é muita coisa, ninguém bate sozinho…e pior, nunca a culpa é de Bruno!!!
O sobrinho na Austrália se “enroscou” na primeira curva depois da largada, depois durante a prova se “enroscou”, dessa vez com Massa.
Malásia, na primeira volta deu um PIXOTADA MONSTRO, bateu na traseira de algum carro e dafificou a “asa”.
Espanha, tinha um carro muito mais lento, Bruno estava com pneus duros, e quem vinha atrás tinha os moles, Rosberg, Grojean e Schumacher vinham babando para fazer a ultrapassagem. Bruno se “enroscou” com Grosjean, depois foi a vez com Schumacher. O sobrinho tinha que levar pelo menos 50% da culpa, mas ABAFARAM a mudança de direção de Bruno indo para a esquerda e decidiram punir só Schumacher.
Europa, pela sexta vez Bruno se “enrosca” na pista, dessa vez com Kobayashi. Lembrando que no GP Brasil 2010 Bruno foi punido por estragar a corrida de Schumacher. É muuuuita pixotada pra quem não tem vaga garantida em 2013. Fora isso, ele é muuuito inferior a Maldonado em classificação e corrida! DÁ GOSTO ver o venezuelano na pista, é veloz, arrojado e tem confiança sabendo que pode brigar lá na frente. Por bem ou por mal, Maldonado VAI PRA CIMA!!! Não se INTIMIDA com ninguém, é isso que o torcedor da F1 quer ver!!!
O Venezuelano é um “pagante” que esta nivelando a coisa por cima, quando possível briga com as feras do pelotão da frente:
1-Maldonado botou pressão no Alonso no GP da AUS.
2-No GP da ESP venceu resistiu a pressão do espanhol.
3-No CAN largando em 22º fez bela corrida de recuperação.
4-Novamente surpreende largando em terceiro no GP da EUR, e na corrida foi pra cima de ninguém menos que Hamilton, não foi ao pódio, mas acidente por acidente Pastor fez seu ponto, Bruno não!
Lewis devia ter deixado Maldonado passar, ia ser muito difícil segurar o venezuelano, Hamilton jogou fora pelo menos 12 pontos garantido(a briga de Lewis é com Vettel e Alonso…faltou pensar no campeonato),e do jeito que o espanhol esta pilotando esses pontos vão fazer muita falta. Ainda mais se o carro de Vettel não quebra…aparentemente em corrida RBR e Ferrari tem mais carro que a Mclaren.
O sobrinho pode entregar a vaga para o Bottas…e ele não pode reclamar que não teve chance, se fosse novato fora de série tinha segurado a vaga na Lotus(estaria no lugar de Grosjean), mesmo assim deu uma baita sorte de pegar uma Williams muuuito boa, mas só Maldonado esta tirando proveito. Maldonado tem condições de ficar entre os 8 primeiros no mundial, seria um grande salto comparado a 2011.
Batalha de Grid:
Maldonado 5×3 Bruno
Batalha pelo Q3:
Maldonado 4×0 Bruno
Vitórias:
Maldonado 1×0 Bruno
Poles:
Maldonado 1×0 Bruno
Pódios:
Maldonado 1×0 Bruno
Colocação no Mundial:
10º-Maldonado, 30 pontos
15º-Bruno, 15 pontos
Primeira corrida “limpa” de Schumacher livre de problemas, acabou indo para o pódio, Schumacher era para ter pelo menos uns 70 pontos! Nas 7 primeiras corridas teve todo tipo de problema, pelo menos 5 vezes fora de seu alcance!
1)AUS-Largou em 4º, com 10 voltas era 3º quando quebrou o câmbio, poderia ter marcado 15 pontos.
2)MAL-Largou em 3º, mas a equipe errou na “otimização” dos pneus nos dois carros para a corrida. Schumacher ainda chegou em 10º lugar, marcou 1 ponto.
3)CHN-Largou em 3º, na corrida estava em 2º, mas com 12 voltas equipe errou deixando a roda solta do carro do alemão, poderia ter marcado 18 pontos.
4)BHA-Largou em 22º porque durante o treino o carro deu problema no aerofólio no Q1, Schumacher ficou com a 17º posição, mas como a fase estava ruim…ele perdeu 5 posições por troca de câmbio. Na corrida Schumacher fez uma boa recuperação chegando em 10º, marcou 1 ponto.
5)ESP-Largou em 8º, durante a corrida se envolveu em colisão com Bruno Senna(ele foi punido, mas não bateu sozinho), poderia ter marcado 4 pontos ou mais.
6)MON-Fez o melhor tempo na classificação, mas teve que largar em 6º, na parte final da corrida era 7º, mas o carro perdeu pressão de combustível caindo para 9º depois abandonou. Poderia ter marcado pelo menos 6 pontos.
7)CAN-Largou em 9º, durante a corrida após trocar os pneus era 12º quando teve problema no sistema hidráulico travando a “asa”…
Se o alemão marcou 2 pontos até o Canadá, a culpa dessa vez não é totalmente dele….
Ahhhhhhhhh Hamilton que vacilada, olha a corrida do Alonso no Canadá, estava sem PNEUS, o espanhol era 4 segundo mais lento nas últimas 5 voltas, não se APAVOROU e fez 10 pontos, hoje esta com 11 a frente do vice-líder Webber.
O espanhol É O CARA, mas Vettel esta forte na briga…se o carro não quebra, poderia estar com 120 pontos, ou mais….
é a decima vez que voce coloca essa comparação…pelo amor de Deus amigo,vira o disco.
Eita boa ein. Nenhum dos palpites do Fábio cruzou a linha de chegada. Ta se saindo pior que o Mick Jagger na copa do mundo, hehehe.
Todos estão falando de um nome ou de outro na Ferrari no lugar do Massa, mas estão esquecendo de Davide Valsecchi, o cara é muito bom, e acredito que a Ferrari não vai deixar escapar este jovem talento.
Talvez Massa tenha uma de sobre vida e mais nada, vindo para o seu lugar o Davide Valsecchi
esse espanhol,é um baita piloto!!
infelizmente o carro é uma porcaria!!
se não não tinha pra ninguem!!!
E não teremos F1 no ano que vem simplesmente porque não haverá pilotos brasileiros no grid. Não duvido que Barrichello saia da Indy também. Cacá Bueno terá 3 desafiantes novos na Stock Car.
[Fabio Seixas disse:] – “Safety car. E correria para os boxes. Hora, portanto, do já tradicional vexame da McLaren nos boxes. A equipe se embananou com o pneu dianteiro esquerdo de Hamilton. De novo. Ele retornou em sexto.” SIM. VC DISSE TUDO QUE DEFINE ATÉ AGORA OS PIT STOPS DA MCLAREN ESSE ANO COM LEWIS HAMILTON – SE NÃO FOSSE A INCOMPETÊNCIA DA MCLAREN, LEWIS JÁ ESTARIA LIDERANDO O CAMPEONATO COM FOLGAS.
repito : vai chorar na cama q é lugar quente ! 🙂
Fábio, uma sugestão: você poderia escrever um post com maiores informações sobre a vitória do Nelsinho Piquet na Nascar.
Abraço!
E é capaz de com mais resultados como de hoje, Shumacker querer mesmo renovar para 2013. E Massa pode mesmo ficar sem onde correr.
Será que não cabe punição ao Maldonado ( cabeçudo ) pela pancada que deu no Hamilton. Isso daria o 10º lugar ao Bruno.
Mas, como tem o Mika Salo na história…
O Alonso hoje vai dispensar a mulher e dormir com o troféu.
Hehe! 😀
Use mais a imaginação, hehe….
AHAHAHAHA! Essa matou, abs!
Precisa dizer mais? http://www.youtube.com/watch?v=74XSTbFthP4&feature=related
Em relação ao campeonato e a corrida, q sorte impressionante é essa do Alonso? Eu tenho inveja dele, pelo amor de Deus.
Eu reconheço a competência do Alonso, mas o q é isso? Variar sorte 2 ou 3 vezes e azar 1 ou 2 td bem.
Mas o kra tem 10 vezes sorte e 0 azar, enquanto batem no Hamilton e o Vettel tem problema mecânico e o Grosjean tem outro problema mecânico (vc lembra quando foi a ultima vez q alguém teve problema mecânico na F1 atual? Ainda mais uma equipe de ponta?).
E quero frisar, não foram apenas os líderes da CORRIDA, são os líderes do CAMPEONATO q não marcaram pontos.
Se eu encontrasse o Alonso na rua ia pedir os números pra apostar na mega-sena, toda temporada é a mesma coisa e essa sorte monstruosa ajudando a baita competência q ele tem.
Williams com saudade do Rubinho! E esse Bruno é um Senna fajuto!!!! (Senna nem é o sobrenome real dele, adotou apenas para conseguir mais patrocínio!)
E o Massa??? affe… após o vice de 2008, virou o Medíocre Massa!!
Alonso é fantástico. Ele manda bem. Mas achei que o safety car demorou demais pra deixar a pista. Já vi sairem mais rapidamente – antes mesmo de deixarem os veículos retardatários retomarem suas posições. Dedo da Ferrari? Do Santander? Enfim, teoria da conspiração. Outra: Alonso parou o carro antes de chegar ao pit. Será que não tinha combustível para terminar? Duvido que a FIA investigue, mas aposto que ele não tinha combustível para a pesagem – e usou a festa na Espanha como justificativa…
Quanto a Bruno, Mika Salo era o fiscal que o puniu. Mika que recentemente deu declarações dizendo que Valtteri Bottas iria substituí-lo. Ele não era empresário ou agente do Bottas? Sem a punição, Bruno teria sido top 10, dadas as confusões no final. Embora ninguém garanta que Maldonado bateria em Hamilton, Bruno teria mais chances. Sei não, viu…
Vc não entendeu tudo… o Santander, com o dinheiro que ganham (só) no Brasil, pagou para o Vergne bater e provocar o safety car… kkkkk
Fabio, acredito que foi muito boa a corrida alonso,mas ele não ganharia se não fosse confiar nos erros do pelotao da frente, ele o mais esperiente de todos que estão na sua frente tem que ser o melhor…. Agora referente a postura do Lewis não cabeça que funcione com uma equipe errando tanto e sabendo o quanto era complicado passar o alonso ou até mesmo segurar o alonso, ele vê o rival passando o no box…duro de aguentar eu acho até que ele fez muito porque a lotus tinha hoje o melhor carro, mas não tinha os melhores piloto dentro dela.. Agora eu não entendo muito mais acredito que o Maldonato fez mer..! Para piorar a situação só falta punirem o Lewis!!!
Acredito que ele não errou antes de perder a posição para o lotus Raikkonen , e quando perdeu a posição já não tinha mais espaço suficiente para segurar a lotus que estava bem. Vou esperar para ele comentar essa situação….
Kkkk os fãs do Miltinho estão inconformados!!! Enquanto existir um Alonso e um Vettel, Miltolinha nunca será o primeiro. Kkkkkkk
engraçado… quando Alonsito correu na mesma equipe que Miltinho ele não se saiu muito bem não…
Olá,
O safety car pode ter sido necessario mas foi exagerado, indiretamente favoreceu quem estava mais atras e contribuiu para a alteracao do regime dos motores o que fez com que o Vettel e Grosjean quebrassem. Entao a direcao da prova… sinceramente fez muita, mas muita tolice. Pode nao ter sido decisivo mas contribuiu bastante para a vitoria do Alonso. Alem disso foi injusta com o Bruno; ele pode ser pessimo para disputar ou ceder a posicao, comete varios erros mas dessa vez nao foi o culpado. E tem um certo narrador de radio que tem um preconceito enorme ao Bruno ja fala de imediato que o rapaz foi o culpado, mesmo o replay e os comentaristas mostrarem que nao, mesmo assim quase que insiste com a opiniao antecipada. Ta virando o Galvao II. E o Hamilton hein, se tivesse pensado no campeonato, alem ter sido o responsavel pelo choque, jogou fora pontos importantissimos.
Até
parabens pelo blog,é muito bom ja acompanho faz tempo,mas ainda não tinha comentado.
Fabio vc sabe muito de formula 1 não se encomode com gente que vem somente tumutuar,nós deveriamos agradecer por ter um espaço sobre formula 1 e não ficar fazendo criticas sem sentido.
A prova de hoje somente comprovou que Alonso é o melhor piloto na atualidade e na minha opinião hamilton é um pouco melhor que vettel.Vettel venceu 2 campeonatos seguidos com um carro muito superior aos outros,assim como mansell venceu em 92 em cima do senna e do prost que eram bem melhores que ele.
Se Alonso for tricampeão esse ano, é merecido! Corridaça de Fernando Alonso e foi muito massa ver a torcida se levantando cada vez que o Alonso passava por ela. E o Massa já não é mais massa, não é mais o Massa de 2008. Acho que os candidatos ao título são Alonso, Vettel e Hamilton. Pergunta: O que está acontecendo com o Button?
Tem pessoas achando que o Maldonado e Koba são pilotos, vamos ver quando alguém se machucar seriamente!
É exatamente isso que falavam do Ayrton Senna na época dele, só nós torcedores brasileiros que preferimos ignorar. Esse é um esporte de risco. É piloto sim quem arrisca, sem risco não passa de um motorista…. Ayrton arriscava e causava acidentes e a fúria dos outros e recebia críticas como o Maldonado e Kobayashi receberam agora…
“faca nos dentes” “10 títulos no podium” sério Fábio Bueno?
Acredito que a maior parte dos leitores vê as corridas na globo, o blog deveria servir para acrescentar informação ou opinião não para repetir as bobagens. O que o alonso conseguiria com a faca nos dentes além de um belo corte?
Sei que ninguém gosta crítica, ainda mais no domingo, mas faca nos dentes foi muito ruim para deixar passar.
“os dois se tocaram”???
Fábio, tenso o direito de opiniar como bem quiser, mas aqui preciso me assustar com este seu entendimento.
Espero – veja a que ponto de bizarrice chegou sua afirmação – que isto, esta sua coocação, tenha sido escrita por outra pessoa, ou que você estaje mesmo de brincadeira.
Não se trata de opinião, mas de fatos: Maldonado tentou passar por fora, Hamilton espalhou, Maldonado estava fora da pista e voltou nela batendo com a roda dianteira direita no meio(!!!) do carro do inglês”.
O que você quer dizer, portanto, com “os dois se tocaram”?
Por favor, responda. Estou chocado.
Eu que fiquei chocado com esse comentario, Mario
Independente de quem estava certo ou errado, qdo um corpo se choca a outro corpo, “eles se tocaram”, é fisica meu caro.
Tudo bem que o Alonso, venceu a corrida parabéns para ele. SÓ que eu achei ESTRANHO e MUITO ESTRANHO o Alonso parar o carro no meio do circuito, esta me parecendo que tinha pouca gasolina isto sim. E neste caso deveria ser punido, Coisas de Ferrari. Vamos aguardar. Quem fez uma excelente corrida foi o Shumi, pois, fez uma troca arriscada perto do final para colocar pneus macios e se deu muito bem. E se caiu no colo o terceiro lugar, também caiu no colo para o Alonso. Pois, o Veltel, com quase 40 s ninguém teria tirado a vitória dele. Até a proxíma corrida.
Pura sorte, prefiro comemorar a vitoria do Nelsinho Piquet valeu Nelsinho.
Foi merecida. Belo espetáculo!
Maldonado merece punição por acertar Hamilton; Hamilton merece punição por ignorar bandeira amarela, o japones mereceu a punição, dois pesos duas medidas, muita politica. Cade o Dick Vigarista….
Fábio, Massa estava fazendo uma boa corrida sim e no momento que Kobaiachi(sei la como se escreve) tirou ele da corrida estava em décimo e depois de ganhar quatro posições na relargada. Você hoje pegou mais uma vez pesado com Massa.
Fabio, discordo que Alonso seja favorito ao titulo, temos visto ele brilhar e esquecemos que o carro da ferrari em uma analise pura, é inferior aos principais concorrentes, a diferença esta sendo o talento e inteligencia do piloto,
Massa !!!!!
Alonso é massa !!!!!
Alonso, sozinho vai carregando a Ferrari nas costas. Se Massa tivesse feito a metade dos pontos do Alonso, a Ferrari estaria também no primeiro posto no mundial de construtores …
Massa, pede prá sair !!!!!
não viu a nascar ontem fabio? nem uma palavra? coisa feia……. ou será que o nelsinho não merece?
Fábio, o problema da McLaren no pit do Hamilton não foi erro humano dessa vez, se você reparar no momento que o mecânico sobe o carro no macaco hidráulico, o bico do carro desaba. Na minha opinião de leigo, parece que foi problema com o macaco mesmo, aí um segundo mecânico levanta o carro e esse sim tem dificuldade em encaixar o macaco (2º) embaixo do bico porque a traseira está levantada dificultando a entrada por baixo do bico. Na verdade foi uma sucessão de fatores num mesmo momento, mas se não houvesse o problema com o primeiro macaco teria sido um pit stop normal.
Sobre a punição do Bruno, se agora tem essa regra/acordo de deixar espaço para pelo menos 1 carro, o Bruno realmente não deixou e o Koba já estava colocando ao lado dele, tanto que suas rodas dianteiras estavam emparelhadas com as traseiras do Bruno. Ou seja, o Bruno fechou mesmo o mito.
Abraço!