Alonso, vitória do melhor do ano
24/06/12 10:59
Corrida na casa do principal patrocinador, presidente da equipe observando de perto, pressão por todos os lados.
Um dos pilotos larga em 11º. E vence.
O outro sai em 13º. E termina em 16º.
Alonso e Massa viveram um domingo de opostos em Valencia. Vitória do espanhol, GP desastroso para o brasileiro.
Ok, Alonso teve sorte com abandonos de adversários. E Massa foi acertado por Kobayashi. Mas até isso é preciso relativizar.
O bicampeão ganhou porque fazia uma boa corrida desde sempre. Assim, estava no lugar certo, lá na frente, quando Vettel e Grosjean tiveram problemas.
Massa até largou bem, mas depois passou a despencar posições. E só foi acertado pelo japonês porque estava ao lado dele, lá no pelotão do fundo, disputando posição.
É aquele velho ditado que acho que acabei de inventar: as circunstâncias, é a gente que faz.
Uma corrida boa em Valencia.
Na largada, o grande nome foi Grosjean _mais uma pra série “frases que nunca imaginei escrever”. Saiu bem e passou Maldonado, fechando a primeira volta em terceiro. Vettel, sem sofrer ameaças, cruzou com 1s9 sobre Hamilton.
Os dois ferraristas também largaram bem. O top 10 na primeira volta, Vettel. Hamilton, Grosjean, Kobayashi, Maldonado, Raikkonen, Hulkenberg, Alonso, Di Resta e Massa. Bruno era o 14º.
Vettel logo começou a abrir vantagem. Na quinta volta, já tinha 7s6 sobre Hamilton, que não tinha um ritmo forte nem sossego: Grosjean estava a 0s5. E apenas 12s separavam o inglês de Schumacher, 13º colocado.
Na nona volta, Grosjean cansou de esperar. Colocou o carro ao lado da McLaren de Hamilton e, por fora, fez a ultrapassagem. Uma belíssima manobra do francês, digna de aplausos.
Na 11ª, começaram os pits, com Button e Pérez. Massa parou na seguinte.
Na 13ª, Raikkonen repetiu o feito do companheiro. Após uma batalha acirrada com Maldonado, quase tocando roda, superou o venezuelano e assumiu o quarto lugar. Logo depois, foi a vez de Alonso deixar o piloto da Williams pra trás.
Hamilton, Kobayashi, Maldonado, Raikkonen e Hulkenbeg pararam na 14ª _e o finlandês ganhou a posição do japonês. Alonso parou na 16ª. Vettel (lembram dele?) e Grosjean pararam juntos, na 17ª.
A corrida ficou boa. Muito boa. Porque parte dos pilotos estava com pneus novos, mas muita gente ainda estava com os compostos da largada. O resultado: pelotão compacto, muitas ultrapassagens… e enrosco.
Na 21ª, Kobayashi tentou passar Bruno onde não havia espaço. Errou na avaliação. Pior para o brasileiro, que teve o pneu traseiro direito furado e precisou passar nos boxes.
Os comissários, porém, não pensaram assim. Puniram o brasileiro, provavelmente por avaliarem que ele fechou a porta. Discordo completamente, mas enfim…
Só na 24ª, Di Resta parou nos boxes. “Você provavelmente é o único numa estratégia de uma parada”, avisaram o escocês pelo rádio.
Quatro voltas depois, lambança. Vergne cometeu uma barbeiragem incrível ao tentar passar Kovalainen e voou pedaço de pneu por toda a pista.
Safety car. E correria para os boxes.
Hora, portanto, do já tradicional vexame da McLaren nos boxes. A equipe se embananou com o pneu dianteiro esquerdo de Hamilton. De novo. Ele retornou em sexto.
Não sei detalhes, mas algo muito sério deve ter sido modificado nos boxes da McLaren entre 2011 e 2012. Minha moçada do churrasco faria uma serviço melhor.
A relargada veio na volta 34. O top 10, Vettel, Grosjean, Alonso, Ricciardo, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Schumacher, Webber e Maldonado. Massa era só o 14º. Bruno, o 21º.
Show de Alonso.
O espanhol partiu pra cima de Grosjean e, com a faca nos dentes, assumiu a segunda posição.
E o que já parecia ótimo melhorou: o espanhol tornou líder instantes depois _com problemas, Vettel começou a se arrastar pela pista.
Desespero no pit wall da Red Bull, delírio nas arquibancadas de Valencia. Irritado, Vettel jogou as luvas no chão. Compreensível. Até o safety car, ele tinha mais de 40s para Grosjean, a prova parecia ganha.
Ao mesmo tempo em que Alonso subia à liderança, Massa enfrentava problemas com Kobayashi. Os dois se tocaram, de novo com um brasileiro se dando pior. Com o pneu dianteiro direito estourado, o ferrarista precisou passar nos boxes.
(Kobayashi dirige um tanque? Em tempo, ele foi punido com a perda de cinco posições no grid de Silverstone.)
Lá na frente, Grosjean não deixava Alonso desgarrar. Na 40ª volta, apenas 1s4 separava os dois. Hamilton era o terceiro.
Mas o dia era de Alonso. Na 41ª, de novo, um adversário seu ficou pelo caminho. Justamente Grosjean, vítima de um problema elétrico.
Faltando 15 voltas, o top 10 tinha Alonso, Hamilton, Raikkonen, Maldonado, Hulkenberg, Di Resta, Pérez, Button, Rosberg e Petrov. Bruno era o 14º. Massa, o 18º.
A três voltas do fim, Hamilton errou e Raikkonen não deixou por menos. Fez uma belíssima ultrapassagem, garantindo o segundo lugar.
Corrida encerrada? Longe disso.
Porque Maldonado partiu para cima de Hamilton e, após alguns quase-toques, os dois se tocaram de verdade. O inglês abandonou, o venezuelano ainda conseguiu cruzar em décimo.
Schumacher agradeceu. O terceiro lugar caiu no seu colo. A sorte que faltou ao alemão nas últimas provas, apareceu agora. Foi seu primeiro pódio desde a vitória no GP da China de 2006.
Na linha de chegada, 6s4 de Alonso para Raikkonen.
Massa, como já dito lá em cima, foi só o 16º. Bruno ficou em 11º.
O espanhol tornou-se, assim, o primeiro piloto a vencer duas provas nesta temporada. Encerrou a sequência de vencedores diferentes. Mas ok, 2012 já está na história.
Um pódio de campeões em Valencia. Dez títulos.
Com o resultado, Alonso tem agora 111 pontos, na liderança do Mundial. Webber tem 91. O terceiro é Hamilton, com 88, seguido por Vettel, com 85.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 176. A McLaren, 137. A Lotus, vejam só, tem 126. E a Ferrari tem 122.
Não é coincidência Alonso ter sido o primeiro a ganhar dois GPs neste ano.
É o piloto que mais vem brilhando neste ano. Num Mundial tão equilibrado, já pode ser apontado como um dos favoritos ao título.
E ainda está indefinido quem será seu adversário.
Alonso fantástico. Vitória mais que merecida. Massa deveria lembrar dos conselhos que deu a Rubinho nessa hora. Vamos ver como fica Maldonado!
confesso Fábio,me emocionei com a vitória espetacular de FERNANDO ALONSO.Do início ao fim,o cara deu aula de pilotagem,com ultrapassagens belíssimas,sendo portanto,o melhor piloto da atualidade.Acredito, que mesmo sem a quebra dos rivais,o genial ALONSO, conseguiria com certeza mais uma vitória.Vou gravar essa corrida,porque pra mim foi uma das mais espetaculares que já assisti.ALONSO RUMO AO TRI.
Não gosto de Fernando Alonso.não pelo fato de ele ter apagado Massa, mas pelo seu mau caratismo por onde ele passou, a sua história não foi nada boa.
Mas tenho que admitir que esse ano ele “é o cara!” Fico na torcida para que apareça urgentemente algum piloto para desbanca-lo, mas até então está difícil, talvez o único do grid seria Vettel, mas não o vejo tão concentrado quanto antes.
Fábio, você acha que o Maldonado pode ser punido com a perda da 10º posição de hoje ou algumas posições no grid da próxima corrida?
Não é que conseguiram ultrapassagens em Valência??!?! E na Williams quem defendia a permanência de Barrichello deve estar com aperto no coração pois boa parte dos patrocínios estão indo para reconstruir os carros. O próprio Maldonado não era tão afoito e destrambelhado quando corria com Rubens em 2011 e parece que esqueceu o aprendeu. E Bruno Senna volta com discursos do tipo “acerto menos agressivo do que o do companheiro”, “desvantagem inesperada”, “não sabia que a temperatura aumentaria”, “está frustrado” o mesmo arsenal de sempre e parece sempre que é a primeira vez que se senta em um carro de F1. Aliás, a Williams contratou um veterano para ensinar-lhes a “arte da direção” mas, o que faz Alex Wurz na Williams?!?!?!?!?!?!? Massa está se tornando algo inexplicável. MAs, no caso de Maldonado, não teria chegado em 10º ao invés de abandono da prova?
O Senna so foi punido pq o comissario de pista e o Mika salo, filandes, que quer ver o Senna fora da equipe, pra que o outro filandes o tal do Botas, fique com a vaga. Alias o Maldonado deveria ser punido tb, afinal ele causou a batida e depois continuou com o carro sem a asa, o que eu saiba e proibido por regulamento.
Essa de finlandês para finlândes foi o Galvão que disse !!!!! Bastava Bruno dizer a que veio pois o Bottas já estava na Williams em 2011 e não tirou o lugar de ninguém à época…….A vaga se compra, talento não, fazer o quê…..
Alonso e Massa estão sempre em lados opostos, é notório que os carros da Ferrari não são iguais, mas acredito que não sejam tão desiguais a ponto de colocar um piloto na pos. 1 e o outro na pos. 16. Neste passo, saudades de Barrichello. (PS. Sem comentários sobre B. Senna)
Excelente corrida. E sem duvida as melhores ultrapassagens foram a de Alonso sobre Grosjean, e a de Petrov sobre Massa. O melhor e o pior pilotos no grid, na mesma equipe, opostos em tudo! Em comum só um carro vermelho.
Tirando essa corrida de hoje, não entendi por que você acha que o Alonso é o piloto que mais brilhou. Não entendi. Por que?
Alonso é um excepcional piloto não questiono um dos melhores, mas SÓ QUEM NÃO QUER,CONHECE OU ACOMPANHA A F1 não percebeu que a Ferrari só tem um carro.
Ontem no final do Q2 ele (Alonso) já estava fora e o Massa estava em volta rápida e ainda poderia tentar mais uma, o que fizeram? box,box,box! hoje na 1ª troca do Alonso macio por macio e o Massa macio por médio sem comentários
Fabio, que corrida foi essa!! Para o Massa foi a confirmacao que ele nao eh mais piloto do pelotao de frente, nao sei se pelo acidente, mas F1 acabou pra ele, pelo menos em equipe grande. Mas o Alonso eh muito bom piloto, o melhor da sua geracao. Estou na Torcida por ele, mas repare na classificacao de construtores, 122 pts para Ferrari , 11 de Alonso….
Eu acho que já está bem definido que este ano serão 3 pilotos brigando pelo titulo, Alonso, Hamilton e Vettel. Por detalhes eles não são os 3 primeiros, mas logo serão.
Grande vitória de Alonso. Torço agora pela recuperação de Vetel. O show após a corrida me lembrou o Senna, coisa de mal caráter, algo que os dois têm em comum, além de excelentes pilotos.
Fábio sou amante do seus comentarios,mas falar que Hamilton e Maldonado se bataram é o cumulo do absurdo, Maldonado tirou Hamilton da corrida, espero ansiosamente que vc refaça o seu comentario, por que não quero deixar de ve-los, vc esta igual ao Galvão espero que não.
Parabéns Alonso.
Maldonado tirou o Hamilton da corrida? Ele não tinha nem pra onde ir, tava quase fora da pista tentando achar um espaço na curva pra se encaixar e o Hamilton fez a curva como se estivesse sozinho. Assiste o Replay meu caro, vai ver que o espaço que tinha entre a zebra e o carro do Hamilton não passaria outro carro nem se eles tivessem lado a lado em condições normais, o que dirá com um piloto tentando encaixar o carro ainda. Hamilton ignorou a presença do Venezuelano e se deu mal… acidente de corrida de quem quer jogar hard.
Eu sei que você vai dizer “Mas o Maldonado podia ter tirado o pé pra evitar o toque”. Pois é, podia, mas ele não é obrigado. Se o Hamilton faz a curva um pouco mais aberta os dois ia ficar lado a lado, a proxima curva era pra direita e o Hamilton tinha boas chances de se manter a frente ainda. Mas não… o inglês acha que pode obrigar o outro a tirar o pé fazendo a curva como se estivesse sozinho e descobriu que se ele é doidão e arrojado tem outros que também são e também não tiram o pé.
Quem está tirando o Hamilton de todas as corridas é a MacLaren. Eu acho que ela está infiltrada. Ron Dennis que se cuide, ou ele faz parte da trama. Não seria estranho, lembrem-se do Montoya.
Meu caro, Hamilton estava 3 segundos mais lento que o Maldonado. Esta certo o Maldonado, tinha que ir para cima do ingles. E aqui para nós, independente dessa batida com Hamilton o piloto da Williams se consolida cada vez mais como um dos mais talentosos da fórmula 1.
Maldonado foi SUJO, espero que seja punido assim como Hamilton foi diversas vezes ano passado, muito suja a manobra dele. Nem numa formula truck você encontra tal tipo de manobra.
Fábio, o Maldonado não abandonou, conseguiu cruzar em 10º, sem a asa dianteira.
É, pena. Se ele tivesse abandonado o Senna teria comido pelas beiradas.
Depender das ‘hagadas” dos outros para herdar posições/pontos (ou 1 apenas) é deprimente demais para quem “prometia tanto” …..
Antonio M,oque o Bruno Senna te prometeu?
Para mim nada, aliás ele nunca me enganou ……Mas o que teve de viúva dizendo que “esse é o cara”, fazer o que Barrichello e outros nunca fizeram mas …..
Sinto muito, mas para alguns de vez enquando, fechar a conta bancária no zero no final do mês é lucro.
Não estou falando de vc ok, mas sim o caso do Bruno.
…mas vc está certo.
Vamos ser sinceros Fabio… Vettel a frente de Alonso QUEBRA, Grosjean que vinha para ultrapassa-lo também… Isso só pode ser bruxaria dos Espanhois! kkkkk
[tó de brinks]
Como eu comentei lá em baixo, Alonso nem tem sorte né? *ironia*
O Cara tava em quinto… passa o Raikkonen nos pits, Hamilton tem problema na parada, Vettel quebra e o único que podia ameaça-lo, Grosjean, quebra também… sorte é pouco.
Claro que é a melhor vitória do ano, Seu ídolo ganhou.
o idolo dele é o #VETTELFAKE,aquele que so ganha saindo da pole e com um carro 1 SEG. mais rapido que os demais.
Parabens Alonso!! realmente ele mereeceu.
Não entendo hamilton, estando sem pneus, 3 seg mais lento que MAldonado, igual tenta segurar!!! Sem duvida mereceu ficar sem nehum ponto, que procure psicologo pronto.
Jorge Hamilton segurou de forma legal, mais me parece que vc e mais um ignorante, ouvinte de Galvão bueno.
Só depois do alonso! Vencer sem ter de usar “ALONSO ISFASTER THAN YOU” foi muita emoção?
Acredito que o pouco de moral que o Felipe ainda tinha na Ferrari, se foi……..Pode enfiar a viola no saco e procurar outra equipe.
você assistiu a corrida? o KOBABURRO ferrou com a corrida dele.
Concordo plenamente! Felipe Massa não tem competência para estar em equipe grande! Já era! Enquanto que Fernando Alonso cresce durante a corrida, Felipe Massa só some!
Alonso já deveria ter empatado, no mínimo, com Prost, em número de títulos. Mas, com Piquet, deu azar nas trocas de equipe. Se Piquet foi para a Williams em 86, com o time a favor de Mansell, Alonso foi para a Mclaren apoiando Hamilton. Se Piquet foi para a Lotus esperando um carro competitivo em 88, Alonso foi a Ferrari quando esta entrou em decadência em comparação com o domínio de anos anteriores. Consequência: títulos que deixaram de ser ganhos para ambos. Mas Alonso, acredito, ainda recupera o terreno perdido. E Massa deveria pedir conselhos ao Rubinho e ao Burti, para arrumar vaga da Indy ou na Stock, pois acredito que nem a Marussia ou a HRT vão querer seu passe. O jeito, para o Brasil, é esperar o Razia ou o Nasr, rezando…
Muito legal seu comentário, principalmente o resgate histórico, concordo com você.
Parabens ao Schumi excelente corrida, que este podium possa ser um recomeço de uma temporada vitoriosa e livre de problemas.
Olá Fábio / pessoal. Viram a corrida da NASCAR ontem à tarde? Não tenho dúvidas que é lá que está o melhor piloto brasileiro na atualidade. Abraços.
O cara da 2a divisão da Nascar, além de não andar nada quando teve sua chance na F1, fez o maior papelão participando de maracutaias. Merece ficar esquecido pelos brasileiros.
Marcelo, meu companheiro; das duas, uma: ou você é muito jovem, ou assiste a uma F1 virtual (provavelmente só pela rede Globo). Depois que você conhecer mais sobre o assunto e sua história, verá que tenho razão…
E que se não fosse o senhor Flavio e o Alonso ele estaria ai na F1 fazendo sucesso.
Tenho que concordar com você.
E o Kanaan na Indy, com o carro que tem fazendo frente aos da Penske e Chip Ganassi. Por isso que estou gostando mais de ver F-Indy, dá gosto de ver Kanaan pilotando nos ovais e o Helinho também brigando por vitórias. O brasil que também eraconhecido como o país da F-1 agora temos que ver espanhol, alemães e ingleses lutando por títulos sem perspectiva de quando surgirá um novo brasileiro para fazer história.
Corrige ai Fábio. O Maldonado chegou em décimo, ele não abandonou a prova igual o Hamilton não!
Fernando fantastico. Massa normal. Esse é o seu desempenho padrão. Quando anda junto com Alonso é porque está fora do seu normal. Senna normal. Maldonado mostrando que tá muito acima do seu companheiro e que o Bottas deve ser o proximo a pilotar uma Williams. Corrida pra ficar na historia com Alonso barbarizando e tendo muita sorte. Tá com pinta de campeão. Se o Vettel deixar.
E você falou que seria uma corrida chata…
Ainda bem que o FSeixas não tem poder de cancelar a corrida de Valencia, como o próprio disse que queria. Já pensou, teríamos perdido a melhor corrida do ano.
O Felipe é o culpado por se meter nos lugares errados, Alonso é oportunista e sempre se coloca no lugar certo para aproveitar as boas oportunidades.
Bruno Senna está parecendo os garotos fracos da GP2 e até o momento não merece estar na F1. A Williams deve estar sentindo falta do Rubens.
uma coisa é certa, se Rubens estivesse na Willians ela estaria bem melhor posicionada no campeonato de construtores.
Fico imaginando o Rubinho com esse carro da Williams, ele sempre fez frente ao Maldonado, imagino que sua performance seria melhor que a de Bruno.
Fábiom ‘so uma pequena correção: no momento que o safety-car entrou a diferença de Vettel para Grosjean era de 19s.
Foi uma corridaça. Esse ano de 2012 está muito parecido com 2010…é a melhor F1 que já vi na vida. Nem na década de 80 era assim.
E Schumacher já deve ter entendido há algum tempo que não está mais correndo praticamente sozinho…fora o carro não ser mais o melhor, o nível de competitividade dos pilotos subiu e muito.
Corridas como essa é que mostram o prazer do automobilismo.
Quê???!?!? Vá ao Youtube e procure FIA F1 Review 86/87/88/89. Aí sim você verá pilotos que tinham bolas pra guiar aqueles carros lindos, com um som idem e diferentes uns dos outros. Agora, se você está satisfeitos com a atual, não tem problema.
Bruno fechou a porta e ainda estava lento, deveria pensar mais na corrida. Kobayashi, provalvemente, estava nervoso com o outro toque e acertou Massa. Nesse merece punição. Agora, ver PETROV passar o Massa foi o fim da picada.
por causa desta ultrapassagem já tem uma reuniãozinha marcada em Marenello
A melhor corrida dos ultimos tempo.
Fabio, o maldonado não deveria ser punido?
Pois é.
???
Pois é Fábio. Talvez se isso aconteça o Bruno herda posição. Abs.
e mais uma vez a mclaren deu uma cagada na parada do hamilton. ta certo que nao fez diferença no final, mas nao é a primeira, nem a segunda.
tá lembrando algo de uns anos atrás que corrida sim, corrida nao o motor (?) do raikkonen se ia.
a mclaren se sabota como nunca
respeito sua opinião.srs
mas eu acho que fez diferença sim, amigo, pois se o Hamilton não tivesse caído de 3º pra 6º por causa do erro do boxe da equipe no final da prova estaria disputando com Alonso e Kimi somente pilotos de classe e não com um “maluco” depois do que fez ainda atribuiu a culpa ao inglês..rsrs
abs!
Bravo Alonso !!!! Fantástico !!!
Ele agora realmente mostrou que é o cara, hehe!