Alonso, vitória do melhor do ano
24/06/12 10:59
Corrida na casa do principal patrocinador, presidente da equipe observando de perto, pressão por todos os lados.
Um dos pilotos larga em 11º. E vence.
O outro sai em 13º. E termina em 16º.
Alonso e Massa viveram um domingo de opostos em Valencia. Vitória do espanhol, GP desastroso para o brasileiro.
Ok, Alonso teve sorte com abandonos de adversários. E Massa foi acertado por Kobayashi. Mas até isso é preciso relativizar.
O bicampeão ganhou porque fazia uma boa corrida desde sempre. Assim, estava no lugar certo, lá na frente, quando Vettel e Grosjean tiveram problemas.
Massa até largou bem, mas depois passou a despencar posições. E só foi acertado pelo japonês porque estava ao lado dele, lá no pelotão do fundo, disputando posição.
É aquele velho ditado que acho que acabei de inventar: as circunstâncias, é a gente que faz.
Uma corrida boa em Valencia.
Na largada, o grande nome foi Grosjean _mais uma pra série “frases que nunca imaginei escrever”. Saiu bem e passou Maldonado, fechando a primeira volta em terceiro. Vettel, sem sofrer ameaças, cruzou com 1s9 sobre Hamilton.
Os dois ferraristas também largaram bem. O top 10 na primeira volta, Vettel. Hamilton, Grosjean, Kobayashi, Maldonado, Raikkonen, Hulkenberg, Alonso, Di Resta e Massa. Bruno era o 14º.
Vettel logo começou a abrir vantagem. Na quinta volta, já tinha 7s6 sobre Hamilton, que não tinha um ritmo forte nem sossego: Grosjean estava a 0s5. E apenas 12s separavam o inglês de Schumacher, 13º colocado.
Na nona volta, Grosjean cansou de esperar. Colocou o carro ao lado da McLaren de Hamilton e, por fora, fez a ultrapassagem. Uma belíssima manobra do francês, digna de aplausos.
Na 11ª, começaram os pits, com Button e Pérez. Massa parou na seguinte.
Na 13ª, Raikkonen repetiu o feito do companheiro. Após uma batalha acirrada com Maldonado, quase tocando roda, superou o venezuelano e assumiu o quarto lugar. Logo depois, foi a vez de Alonso deixar o piloto da Williams pra trás.
Hamilton, Kobayashi, Maldonado, Raikkonen e Hulkenbeg pararam na 14ª _e o finlandês ganhou a posição do japonês. Alonso parou na 16ª. Vettel (lembram dele?) e Grosjean pararam juntos, na 17ª.
A corrida ficou boa. Muito boa. Porque parte dos pilotos estava com pneus novos, mas muita gente ainda estava com os compostos da largada. O resultado: pelotão compacto, muitas ultrapassagens… e enrosco.
Na 21ª, Kobayashi tentou passar Bruno onde não havia espaço. Errou na avaliação. Pior para o brasileiro, que teve o pneu traseiro direito furado e precisou passar nos boxes.
Os comissários, porém, não pensaram assim. Puniram o brasileiro, provavelmente por avaliarem que ele fechou a porta. Discordo completamente, mas enfim…
Só na 24ª, Di Resta parou nos boxes. “Você provavelmente é o único numa estratégia de uma parada”, avisaram o escocês pelo rádio.
Quatro voltas depois, lambança. Vergne cometeu uma barbeiragem incrível ao tentar passar Kovalainen e voou pedaço de pneu por toda a pista.
Safety car. E correria para os boxes.
Hora, portanto, do já tradicional vexame da McLaren nos boxes. A equipe se embananou com o pneu dianteiro esquerdo de Hamilton. De novo. Ele retornou em sexto.
Não sei detalhes, mas algo muito sério deve ter sido modificado nos boxes da McLaren entre 2011 e 2012. Minha moçada do churrasco faria uma serviço melhor.
A relargada veio na volta 34. O top 10, Vettel, Grosjean, Alonso, Ricciardo, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Schumacher, Webber e Maldonado. Massa era só o 14º. Bruno, o 21º.
Show de Alonso.
O espanhol partiu pra cima de Grosjean e, com a faca nos dentes, assumiu a segunda posição.
E o que já parecia ótimo melhorou: o espanhol tornou líder instantes depois _com problemas, Vettel começou a se arrastar pela pista.
Desespero no pit wall da Red Bull, delírio nas arquibancadas de Valencia. Irritado, Vettel jogou as luvas no chão. Compreensível. Até o safety car, ele tinha mais de 40s para Grosjean, a prova parecia ganha.
Ao mesmo tempo em que Alonso subia à liderança, Massa enfrentava problemas com Kobayashi. Os dois se tocaram, de novo com um brasileiro se dando pior. Com o pneu dianteiro direito estourado, o ferrarista precisou passar nos boxes.
(Kobayashi dirige um tanque? Em tempo, ele foi punido com a perda de cinco posições no grid de Silverstone.)
Lá na frente, Grosjean não deixava Alonso desgarrar. Na 40ª volta, apenas 1s4 separava os dois. Hamilton era o terceiro.
Mas o dia era de Alonso. Na 41ª, de novo, um adversário seu ficou pelo caminho. Justamente Grosjean, vítima de um problema elétrico.
Faltando 15 voltas, o top 10 tinha Alonso, Hamilton, Raikkonen, Maldonado, Hulkenberg, Di Resta, Pérez, Button, Rosberg e Petrov. Bruno era o 14º. Massa, o 18º.
A três voltas do fim, Hamilton errou e Raikkonen não deixou por menos. Fez uma belíssima ultrapassagem, garantindo o segundo lugar.
Corrida encerrada? Longe disso.
Porque Maldonado partiu para cima de Hamilton e, após alguns quase-toques, os dois se tocaram de verdade. O inglês abandonou, o venezuelano ainda conseguiu cruzar em décimo.
Schumacher agradeceu. O terceiro lugar caiu no seu colo. A sorte que faltou ao alemão nas últimas provas, apareceu agora. Foi seu primeiro pódio desde a vitória no GP da China de 2006.
Na linha de chegada, 6s4 de Alonso para Raikkonen.
Massa, como já dito lá em cima, foi só o 16º. Bruno ficou em 11º.
O espanhol tornou-se, assim, o primeiro piloto a vencer duas provas nesta temporada. Encerrou a sequência de vencedores diferentes. Mas ok, 2012 já está na história.
Um pódio de campeões em Valencia. Dez títulos.
Com o resultado, Alonso tem agora 111 pontos, na liderança do Mundial. Webber tem 91. O terceiro é Hamilton, com 88, seguido por Vettel, com 85.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 176. A McLaren, 137. A Lotus, vejam só, tem 126. E a Ferrari tem 122.
Não é coincidência Alonso ter sido o primeiro a ganhar dois GPs neste ano.
É o piloto que mais vem brilhando neste ano. Num Mundial tão equilibrado, já pode ser apontado como um dos favoritos ao título.
E ainda está indefinido quem será seu adversário.
A se fosse Hamilton que batesse no Maldonado o seu Fabio seixas falaria post inteiro sobre mais um erro do inglês como ele fazia o ano passado. valeu.
Parece que chegamos a uma F1 em que o piloto tem um papel tão importante ou até mais que o carro na busca por resultados. Será?
e tem gente que quer tirar esse GP do calendário
Ontem fiquei chateado com o desempenho do Bruno, mas hoje ele vez uma bela corrida até koba bater nele. Brincadeira os fiscais dar punição a ele. Nesta corrida todos estavam fechando a porta no limite.
Acredito que ele tinha a mesma estratégia do Di Resta.
Ele estaria entre os 7 pelo seu ritmo. Forca Bruno!!!!
Aliás, Bruno estava na mesma estratégia do Shumi. Sem a pancada do japonês teria boas condições de ser quarto ou quinto….
Alonso espetacular..com certeza favorito ao titulo. Concordo com você na avaliação do Massa, por mais que ele não teve culpa, também n teve metade da capacidade do Alonso pra estar mais na frente. Quanto ao Bruno acredito que ele terminaria muito bem hoje se não tivesse sido prejudicado pelo nosso amigo MIKA SALO já que ele era o comissário e por isso ele foi punido.Tendo em vista que ele estava na mesma balada do Schumi..com certeza estaria entre os 7p…Bom agora só nos resta aguardar já que a partir da próxima corrida são pistas que ele conhece muito…toda sorte do mundo pra ele..Na torcida sempre.
Corrige ai Fábio. O Maldonado não abandonou não… cruzou a linha de chegada em décimo!
Eu não sei se estou ficando louco ou Sr Fabio Seixas assistiu outra corrida. Meu amigo, vc viu as estratégias para ambos os pilotos ? Porque o Massa foi lá para trás como mencionado? Porque o Massa despencou como o Sr disse ? Um troca duas vezes para pneus macios. O outro para pneus intermediários. Um foi para o box e logo depois da de cara com uma bandeira amarela. O outro se aproveita dela. Porque antes de falar besteira não analisa os fatos de uma corrida ? Alonso, kR, Shum e Weber que o digam. É Sr Fabio Seixas, é hora de deixar de assistir as corridas com Galvão e ter sua própria opnião e aprender analisar corrida com um todo !
Alonso, vitória do melhor do ano…
fato! titulo do poste perfeito.
Alonso é um mostro Merce aplausos por esta vitoria…
Hoje não vou comentar sobre os BRasileros,
não quero ser repetitivo..
Podio nos palpites ninguem acertou de novo..
Não sou torcedor do Alonso, longe disso, mas esse sim é o cara na fórmula 1, esse sim tem que ser chamado de mito, esse sim pode ser chamado de Fernando “fabuloso” ou de Alonso “fenômeno”, além é um piloto completo, tem muita estrela, coisa que só os grandes tem, e pilotando um carro que está longe de ser o melhor do grid, mas não, venho aqui e leio um post “xoxo”, vitória do melhor do ano. Melhor do ano só?? fico imaginando se fosse o Vettel o ganhador como seria o titulo do post….rs….aceito sugestões…..rs
O Alonso é o cara. Para mim, vai vencer o campeonato, já que é o melhor piloto em uma temporada que nenhuma euipe se destacou das demais. Só uma correção, o Maldonado não abandonou. Conseguiu levar o carro e terminar em 10. Abraço!
Concordo sobre Kobayashi. O que me revolta ainda, é que os comissários prejudicaram Senna. Já Galvão Bueno e Reginaldo Leme preferem dizer que o japonês é engraçado… Não vejo graça nenhuma, qualquer dia ele ainda machuca alguém. Já Alonso, corrida de mestre… E Massa, realmente, agora está pressionado.
premio OSCAR do dia: THE OSCAR GO TO FERNADO ALONSO!!! artista do ano POR AQUELE CHORO F.O.R.Ç.A.D.O. NO PODIO.
kkkk, não caiu uma lágrima né ?
Menos, Fábio, menos. O espanholzinho arrogante contou com a quebra de vários.
A Ferrari ainda vai voltar a apodrecer este ano.
que os anjos digam: AMEM!!!
Fabio, Nao pude assistir a corrida, e estou tendo acompanhar pelo seu relato, gostaria de saber onde estava schumacher quando faltava 15 voltas pra o final, pois ele nao aparece no seu top 10, e de repente com o abandono de hamilton e maldonado o terceiro lugar caiu no dele (Schumacher)??
Muito obrigado se puder me esclarecer….
http://www.formula1.com/results/season/2012/871/7131/live_timing_popup.html
Vai em “lap chart”, ou baixe o aplicativo e o arquivo da corrida.
Obrigado Elinton pela resposta, depois vou ver se baixo o aplicativo, se alguem apenas puder me dizer como o Schumacher nao estava entre os 10, faltando 15 voltas pro final, e derrepente terminou em terceiro, eu agradeco….
Maldonado devia ser proibido de correr uns 2 GPs pelo menos , o cara acertou de propósito Hamilton.Não é de hoje que ele acha que carro de F-1 é uma arma.Basta ele ficar nervosinho que inventa de jogar o carro em cima de alguém.Ano passado ele fez isso com hamilton na Bélgica, esse ano em monaco com perez e agora de novo com hamilton em valência.Até quando teremos de aguentar esse sujeito descontrolado.Transformou uma das mais belas batalhas por disputa de posição em baixaria.Deviam exigir teste de sanidade mental na F-1, acredito que maldonado não se sairia muito bem.
Em tempo parabéns para Alonso e Raikkonen e Schumi(investigado por acionar DRS em bandeira amarela, espero que ele não seja punido).
Concordo plenamente. Maldonado não respeito nem piloto, nem o esporte. Foi óbvio que ia conseguir passar Hamilton por causa dos pneus do último. Hamilton estava fazendo uma bela defesa, mas muito mais para limitar a perda de posição em geral. Foi uma barbaridade, que vem aliás da falta de rigor da FIA em punir ele mais pela batida deliberada, tosca e estúpida, no Hamilton na Bélgica. Deve ser mentalidade de protegé de ditador mesmo.
Realmente, o Alonso teve competência e sorte hoje. Quanto ao Vettel, só resta lamentar a falta de sorte. Para Hamilton e Maldonado: que atração os dois têm por confusão. Aliás, Maldonado perdeu o podium por não ter paciência, pois passaria o Hamilton por estar muito mais rápido. Massa, sem comentários. E Bruno Lalli, com ou sem punição, terminaria no mesmo lugar (o safety car anulou a punição dele). Esse carinha é muito ruim e precisa aprender que ele anda faria a troca de pneus em uma ou duas voltas. Não precisava fechar a porta como fez. Aliás, ele já é reincidente nesse tipo de atitude. A William tem só um piloto: o rápido mas inconsequente Maldonado. Fosse Sutil ou Barrichelo no lugar do Lalli, a Williams estaria em 5º no campeonato, fácil fácil…
o Maldonado não abandonou , ele ficou em 10 lugar.
O Massa estava no meio do grid, correto, mas as estratégias eram diferentes. O Massa vinha de pneus médios, Alonso, de macios! Tá na hora de relativizar as críticas também, hein?!
Alonso não tem sorte não… o cara larga em décimo primeiro, passa o que? Cinco ou seis carros na pista e vence.
A ultrapassagem no Grosjean nem conta… ia quebrar de todo jeito e a vitória cair no colo do Alonso.
Mas esse blogueiro é uma recópia mesmo. Tudo que Galvão, Regi e Burti comentaram tá aqui…
me desculpe Seixas,mas estou bravo pra ca**te. esse estupido desse japones Fo**u com a corrida dos dois brasileiros e não levou NENHUMA PUNIÇÃO!!!!!!! Bruno vinha fazendo uma otima corrida com uma tatica diferente e foi ESTUPIDAMENTE prejudicado pelo piloto que muitos aqui insistem e chamar de “MITO´´,depois esse mesmo kamikaze caga a corrida do Massa,resultado: NENHUMA PUNIÇÃO AO IDIOTA.revolta numero 2 : O ESTUPIDO DO PAGAMTE VENEZUELANO joga a corrida do Hamilton no lixo,resultado: NENHUMA PUNIÇÃO!!!! agora vai a minha pergunta: QUAL É O CRITERIO QUE ESSES IMBECIS DESSES COMISSARIOS DE CORRIDA USAM?
Maldonado abandonou? acho que não ficou em 10º. Será punido, não. ja marcaram 1 ponto pra ele na classificação geral. O Bruno é perseguido pelos comissários, onde eles viram a culpa dele no acidente? Se for assim o Maldonado provocou o acidente, cadê a punição? coisas da F-1.
A sorte procura-se e Alonso procurou-a com muito talento. Falta ver qual a explicação para a paragem na pista. Muito azar de Vettel e de Hamilton, prejudicado uma vez mais de um erro da McLaren e depois de uma barbeiragem do Pastor. Espero penalização dura para o protegido do Ditador.
a Fórmula 1 nunca foi tão disputada e dá gosto de ver corridas como esta última. No entanto, os brasileiros nunca estiveram tão mal. E dá mais dor no coração ainda saber que a situação nas categorias de base do automobilismo brasileiro é de chorar…
Show de Alonso mesmo. Mas com Grosjean e Vettel parando, McLaren perdeu a corrida, provávelmente, com a troca de pneu de Hamilton. E Maldonado foi completamente errado em sair da pista e voltar, batendo em Hamilton. Eis o problema de pista pintada, o piloto se acha no direito de continuar correndo. Ainda mais Maldonado, que não entende nada desse esporte e se acha com direitos demais já.
Tá pra nascer piloto mais rabudo que o Alonso.
Corrida estranha com resultado mais estranho ainda cheira mal o que ocorreu hoje e simplesmente bisonho alguém ter tanta sorte assim. E McLaren ta uma beleza viu.
Como fica o item do regulamento que determina que o piloto deva chegar aos boxes com 1,3 l de combustível?
As imagens mostram Alonso parando antes de retornar aos boxes.
Pô Fábio, colocar criança pra comentar a corrida na Band News é acabar com a opção que eu tinha de não ouvir as besteiras da tv. A transmissão de esporte deveria ser levada mais a sério neste país, e o público alvo deveria ser considerado menos ignorante.
Sem duvida um final emocionante, com uma comemoração muito caracteristica.
Se ano passado tivemos motivos pra reclamar de Massa, esse ano nao podemos crussifica.l!o. Ferrari errou feio em TODAS as estrategias do brasileiro até agora, e o resto é historia.
Parabens Alonso, que piloto, que vitoria