Alonso, vitória do melhor do ano
24/06/12 10:59
Corrida na casa do principal patrocinador, presidente da equipe observando de perto, pressão por todos os lados.
Um dos pilotos larga em 11º. E vence.
O outro sai em 13º. E termina em 16º.
Alonso e Massa viveram um domingo de opostos em Valencia. Vitória do espanhol, GP desastroso para o brasileiro.
Ok, Alonso teve sorte com abandonos de adversários. E Massa foi acertado por Kobayashi. Mas até isso é preciso relativizar.
O bicampeão ganhou porque fazia uma boa corrida desde sempre. Assim, estava no lugar certo, lá na frente, quando Vettel e Grosjean tiveram problemas.
Massa até largou bem, mas depois passou a despencar posições. E só foi acertado pelo japonês porque estava ao lado dele, lá no pelotão do fundo, disputando posição.
É aquele velho ditado que acho que acabei de inventar: as circunstâncias, é a gente que faz.
Uma corrida boa em Valencia.
Na largada, o grande nome foi Grosjean _mais uma pra série “frases que nunca imaginei escrever”. Saiu bem e passou Maldonado, fechando a primeira volta em terceiro. Vettel, sem sofrer ameaças, cruzou com 1s9 sobre Hamilton.
Os dois ferraristas também largaram bem. O top 10 na primeira volta, Vettel. Hamilton, Grosjean, Kobayashi, Maldonado, Raikkonen, Hulkenberg, Alonso, Di Resta e Massa. Bruno era o 14º.
Vettel logo começou a abrir vantagem. Na quinta volta, já tinha 7s6 sobre Hamilton, que não tinha um ritmo forte nem sossego: Grosjean estava a 0s5. E apenas 12s separavam o inglês de Schumacher, 13º colocado.
Na nona volta, Grosjean cansou de esperar. Colocou o carro ao lado da McLaren de Hamilton e, por fora, fez a ultrapassagem. Uma belíssima manobra do francês, digna de aplausos.
Na 11ª, começaram os pits, com Button e Pérez. Massa parou na seguinte.
Na 13ª, Raikkonen repetiu o feito do companheiro. Após uma batalha acirrada com Maldonado, quase tocando roda, superou o venezuelano e assumiu o quarto lugar. Logo depois, foi a vez de Alonso deixar o piloto da Williams pra trás.
Hamilton, Kobayashi, Maldonado, Raikkonen e Hulkenbeg pararam na 14ª _e o finlandês ganhou a posição do japonês. Alonso parou na 16ª. Vettel (lembram dele?) e Grosjean pararam juntos, na 17ª.
A corrida ficou boa. Muito boa. Porque parte dos pilotos estava com pneus novos, mas muita gente ainda estava com os compostos da largada. O resultado: pelotão compacto, muitas ultrapassagens… e enrosco.
Na 21ª, Kobayashi tentou passar Bruno onde não havia espaço. Errou na avaliação. Pior para o brasileiro, que teve o pneu traseiro direito furado e precisou passar nos boxes.
Os comissários, porém, não pensaram assim. Puniram o brasileiro, provavelmente por avaliarem que ele fechou a porta. Discordo completamente, mas enfim…
Só na 24ª, Di Resta parou nos boxes. “Você provavelmente é o único numa estratégia de uma parada”, avisaram o escocês pelo rádio.
Quatro voltas depois, lambança. Vergne cometeu uma barbeiragem incrível ao tentar passar Kovalainen e voou pedaço de pneu por toda a pista.
Safety car. E correria para os boxes.
Hora, portanto, do já tradicional vexame da McLaren nos boxes. A equipe se embananou com o pneu dianteiro esquerdo de Hamilton. De novo. Ele retornou em sexto.
Não sei detalhes, mas algo muito sério deve ter sido modificado nos boxes da McLaren entre 2011 e 2012. Minha moçada do churrasco faria uma serviço melhor.
A relargada veio na volta 34. O top 10, Vettel, Grosjean, Alonso, Ricciardo, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Schumacher, Webber e Maldonado. Massa era só o 14º. Bruno, o 21º.
Show de Alonso.
O espanhol partiu pra cima de Grosjean e, com a faca nos dentes, assumiu a segunda posição.
E o que já parecia ótimo melhorou: o espanhol tornou líder instantes depois _com problemas, Vettel começou a se arrastar pela pista.
Desespero no pit wall da Red Bull, delírio nas arquibancadas de Valencia. Irritado, Vettel jogou as luvas no chão. Compreensível. Até o safety car, ele tinha mais de 40s para Grosjean, a prova parecia ganha.
Ao mesmo tempo em que Alonso subia à liderança, Massa enfrentava problemas com Kobayashi. Os dois se tocaram, de novo com um brasileiro se dando pior. Com o pneu dianteiro direito estourado, o ferrarista precisou passar nos boxes.
(Kobayashi dirige um tanque? Em tempo, ele foi punido com a perda de cinco posições no grid de Silverstone.)
Lá na frente, Grosjean não deixava Alonso desgarrar. Na 40ª volta, apenas 1s4 separava os dois. Hamilton era o terceiro.
Mas o dia era de Alonso. Na 41ª, de novo, um adversário seu ficou pelo caminho. Justamente Grosjean, vítima de um problema elétrico.
Faltando 15 voltas, o top 10 tinha Alonso, Hamilton, Raikkonen, Maldonado, Hulkenberg, Di Resta, Pérez, Button, Rosberg e Petrov. Bruno era o 14º. Massa, o 18º.
A três voltas do fim, Hamilton errou e Raikkonen não deixou por menos. Fez uma belíssima ultrapassagem, garantindo o segundo lugar.
Corrida encerrada? Longe disso.
Porque Maldonado partiu para cima de Hamilton e, após alguns quase-toques, os dois se tocaram de verdade. O inglês abandonou, o venezuelano ainda conseguiu cruzar em décimo.
Schumacher agradeceu. O terceiro lugar caiu no seu colo. A sorte que faltou ao alemão nas últimas provas, apareceu agora. Foi seu primeiro pódio desde a vitória no GP da China de 2006.
Na linha de chegada, 6s4 de Alonso para Raikkonen.
Massa, como já dito lá em cima, foi só o 16º. Bruno ficou em 11º.
O espanhol tornou-se, assim, o primeiro piloto a vencer duas provas nesta temporada. Encerrou a sequência de vencedores diferentes. Mas ok, 2012 já está na história.
Um pódio de campeões em Valencia. Dez títulos.
Com o resultado, Alonso tem agora 111 pontos, na liderança do Mundial. Webber tem 91. O terceiro é Hamilton, com 88, seguido por Vettel, com 85.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 176. A McLaren, 137. A Lotus, vejam só, tem 126. E a Ferrari tem 122.
Não é coincidência Alonso ter sido o primeiro a ganhar dois GPs neste ano.
É o piloto que mais vem brilhando neste ano. Num Mundial tão equilibrado, já pode ser apontado como um dos favoritos ao título.
E ainda está indefinido quem será seu adversário.
Fábio se posso comentar só faltou um pequeno dado importantíssimo no seu resumo do GP.
Na minha opinião Alonso fez muito para a merecer a vitória entre a volta 12 e 16 quando parou nos boxes. Estava em 8° na volta 12 ultrapassou primeiro Hulkemberg e depois Maldonado na volta 13 indo para sexta posição virtual e depois cravou duas grandes voltas antes de parar conseguindo voltar a pista em quarto lugar na frente de Kobayashi e Raikkonen!
Dai foi só esperar a lambança da Mclaren e o safety car. Fez uma grande ultrapassagem depois da relargada sobre Grosjean e esperou novamente a vitória cair no colo com o Vettel e o Grosjean quebrando.
O que acha?
Mesmo assim Alonso mostrou que é o melhor e mais agressivo piloto da atualidade, com um carro relativamente ruim(que com certeza hoje perde para RBR, Lotus e Mclaren) faz milagres durante todos os 8 Gps até agora disputados.
Essa corrida me lembrou muito o GP de Singapura do crash-gate que ele tb ganhou, não?
Sò que dessa vez foi tudo limpo pois o Briatore não esta mais por ai! hehehe
Abs
Campanha: Vamos responder a pergunta do FG aqui no blog do FS !
Pra mim o melhor do GP da Europa foi ver o pódio da 3ª idade !
Eu achei duas coisas sensacionais:
Alonso pegando a bandeira da Espanha a la Senna depois da corrida, e ele chorando no pódio.
Confesso que achava o espanhol um mala antipático, mas não tem jeito, temos que nos render a ele. Vai entrar pra história como gênio, assim como Senna, Prost…
SIm! Tem de ser genio pra usar manobras como “Alonso is faster than you” ou aquela batidinha forjada do Piquet Jr.
Ok, vamos fechar o blog do Flávio AIUhuaihauihuaIHuiahiuha
Para definir Alonso vou usar palavras de ninguém menos que o grande Emerson Fittipaldi: Alonso é um controle de tração humano.
Agora sorte mesmo de Alonso foi ter tido Hamilton atuando involuntariamente como escudeiro, fato que impediu Raikkonen de ameaça-lo.
Errata: Ninguém mais ninguém menos.
apenas pra cumprir tabela kkkkk
@flaviogomes69: Se até fim da tarde post sobre GP tiver menos comments q o do @fabio_seixas, fecho blog http://is.gd/fdZHv6
Todo mundo está aqui falando de sorte do Alonso e azar do Massa. Sorte é estar no lugar certo, na hora certa e com a disposição mais apropriada para aproveitar a oportunidade que aparece. Se não for assim a oportunidade passa despercebida. Azar, claro, é o oposto. Lugar errado, na hora errada e não ter atitude pra se livrar do enrosco. É justamente por ser um piloto fora de série que o Fernando Alonso sabe aproveitar a sorte que lhe chega. Felipe Massa, do seu lado, está no caminho inverso, o que explica, ao menos em parte, o seu “azar”. Seixas e outros jornalistas do meio estão sendo até bem diplomáticos com o piloto brasileiro. Afinal, são profissionais. Nós, “comentaristas”, não precisamos ter esse cuidado. Em tempo: não sou fã do Alonso, mas não há como negar que o sujeito é o melhor em atividade.
É só comentar qualquer coisa pro Flavio Gomes fechar o blog dele?
Então, Nova Capela continua show de bola, hein?! O cabrito dessa semana tava qualquer coisa de maravilhoso.
Aliás, já foi no Empório em Ipanema? Barzinho que só toca pop e rock. Show…
Abraço,
Bom GP.
Comentários mto bons!
Fabio, você tem alguma coisa contra o Felipe Massa? a única coisa que eu tenho a dizer do Felipe é sobre o azar… vai ser azarado assim lá na pqp..
Não tenho nada contra. Nem a favor. Eu tento analisar.
Abs
Fábio é sempre muito imparcial, quando o cara faz cagada, ele não tem problema em relatar (ao contrário da ufânica (essa palavra existe?) Globo), mas quando vai bem, ele elogia tbm. Como ultimamente a coisa tá feia pros lados de cá, alguns têm tido a impressão que o Fábio não gosta de um ou de outro. O que eu acho uma bobagem. Dúvido que o Fábio não solte um sorrisão quando ganha um brasuca, ou quando eles fazem bonito mesmo sem ganhar. E não precisa negar, eu não vou acreditar mesmo! iauhuiahiuahuiahuiahuiahuiahuiha
Fabio
Vc é um pitaqueiro tendencioso, anti Massa e puxa saco do Alonso. Nada que o Felipe faz vc elogia e tudo de errado do Alonso vc enaltece. O Alonso fez uma corridaça. Na ultima, tentou o pulo do gato e errou. Se vc ver so tempos de classificação, tem 10, 12 pilotos expremidos no mesmo segundo o que vale dizer que qualquer um pode ganhar a corrida, ou será coincidencia que 7 diferentes pilotos ganharam as sete orimeiras provas??? Nenhum piloto que esta lá é bobo, pois caso contrario nao estaria lá. Não gosto do Alonso pois ele é um tremendo mau carater. É proibido ao Massa, por contrato, andar na frente do Alonso se ele estiver na pista, por exigencia do Alonso. “He is faster than you” or “He has a differente strategic than you” Acorda Fabão.
Fabio, vendo os videos agora, o Maldonado fez de proposito! Fez muito feio, ele merecia uma punição bem maior! Porque ele não esta lutando por titulo nenhum… era só ter calma , pois ele tinha pneus bem melhores que o Lewis.
Mas, duvido que ele passe o Lewis!!!
Não acho que tenha sido uma verdadeira “aula” do Alonso, ele pilotou muito bem sim, como sempre faz, só que dessa vez contou com muita sorte, assim como a sorte que teve na conquista de seus dois primeiros campeonatos, com o Schumacher furando pneus e vendo seus motores sumirem na fumaça, algo que prejudicou muito o alemão na época, que aliás, passou muita gente nessa corrida, principalmente na fuga de Webber, o pódio dele foi bem merecido pelo que vi. E o Massa, o Bruno? acho que nenhum deles continua na F1 ano que vem!
Mas esse Alonso é sortudo mesmo hein?
Acho, inclusive que ele deveria parar de ser piloto de F1 e dedicar a vida a jogar na loteria… Do jeito que ele tem sorte, ganharia sempre.
Fico me perguntando até quanto tempo as pessoas vão conseguir fechar os olhos pra realidade. Alonso não teve sorte nenhuma em 2006, pelo contrário (perdeu uma vitória na Hungria porque a equipe não prendeu a roda direito, e um pódio na Itália, quando fazia uma brilhante prova de recuperação depois de ter largado em décimo por conta da absurda punição por ter “bloqueado” o Massa por telepatia, com um motor estourado). E o mais importante: todos os pontos que Alonso perdeu em 2006 foram por problemas técnicos, não por falha própria. Já o Schumacher jogou pontos fora ao bater sozinho na Austrália, ao estacionar em Mônaco, ao encher a traseira do Heidfeld na Hungria (e ainda teve a sorte de herdar um ponto nessa corrida, mesmo tendo abandonado, graças à desclassificação do Kubica). Isto é, naquela temporada Alonso mostrou que era melhor que Schumacher. Mas infelizmente sempre vai haver gente achando que foi “sorte”, o que se repete na corrida de ontem. Lembre-se: o Alonso largou em décimo primeiro, já era oitavo no final da primeira volta, ultrapassou vários pilotos desse pelotão intermediário, traçou o Grosjean na relargada e você vem me dizer que “ele contou com muita sorte”? Francamente. Mas o mais engraçado é dizer isso ao mesmo tempo em que se diz que o Schumacher ” passou muita gente nessa corrida”. Schumacher herdou nada menos que cinco posições (pelo acidente do Kobayashi, os abandonos de Grosjean e Vettel, o acidente entre Hamilton e Maldonado) e você está dizendo que ele foi “merecedor” do pódio mas Alonso não? É isso mesmo?
Meu amigo, você realmente leu o que eu escrevi com a devida atenção? Ficou todo doído a troco de nada, eu disse que o Alonso não mereceu o pódio? WTF
O bonitão. Se o espanhol é tao bom (melhor que o schumi hahaha) pq ele apanhou tanto do Hamilton em 2007??
Vejamos: em 2007 o Alonso terminou dez corridas à frente do Hamilton, Hamilton terminou sete à frente dele, e os dois terminaram com *exatamente* a mesma quantidade de pontos. Se isso é “apanhar”, como você define o que vem acontecendo com Schumacher em relação ao Rosberg nos últimos três anos?
Desde 2006 a F1 tem demonstrado boas corridas. Fernando Alonso é o piloto mais completo da F1. Além de pilotar muito, consegue acertar o carro e superar o enigma que tem sido esses novos pneus. Quando ao Felipe Barrichello, seu papel é o mesmo do Rubens Massa. Pelas conversas da semana só continua na Ferrari para continuar a ser o 2º piloto. Agora, para completar o ano mais emocionante da F1 de todos os tempos, que venham vitórias de pilotos da lotus e outras equipes.
Foi uma grande corrida, para ficar na memória. Fábio, por que os brasileiros estão tão ruim assim ? O Alonso e o Massa tem o mesmo carro, sabemos que o espanhol é o melhor do grid, mas a diferença esta gigantesca entre eles, existe alguma explicação lógica ? E o Bruno, esta sempre largando no pelotão de trás. O que precisa para os brasileiros voltarem a ser um pouco mais competitivos ??? Por enquanto a coisa ta muito feia…
Fábio Seixas, vai admitir que os pneus Pirelli estão dando emoção na pista e excelente corridas? Ou ainda você tá pensando que não existe briga na pista porque tem muito Pit Stop?
Nessa corrida, funcionou. Mas nem sempre é assim.
Abs
Caro Fabio,
me parece que na volta anterior a entrada
do safety car o Massa teve uma entrada inesperada no boxe o que acabou o deixando no meio de pelotao onde bateu com o koba! o que voce tem a comentar?abracos
Fabio não vão retirar os méritos do Alonso nessa corrida!Ele obteve muita sorte! E erros dos outros e por sinal a McLaren errou de novo, na primeira vitoria do Alonso, e agora, o resultado poderia ter sido outro… Mas comparar ele com Senna, meu Deus é de mais! E por sinal todos três que subiram no pódio ontem, ganharam o campeonato com ajuda de outros. Ex.. Shumacher (Rubinho, Massa) quantas vezes… Raikkonen (massa) e o rei Fernando Alonso quantas aprontou até com o Nelsinho Pique, e na McLaren se de mau, e agora na ferrarri aproveitando do Massa! Agora eu acredito o Vetel e Hamilton podem até ter ajuda um pouco mais da equipe, mas ganharam na raça os campeonatos sem ajuda de seus companheiros. Por favor espero que ninguém o compare nunca mais com o Senna!
Vo ce não gostar de determinado piloto é uma coisa, mas não reconhecer que este mesmo piloto fez uma corridaça, francamente, é voce não entender nada de automobilismo. A sorte faz parte de tudo, mas voce tem que estar em consições de aproveita-la quando surgir. Seu ídolo teve sorte em muitas corridas. Então, mocinha, “baixe sua bola” e comente racionalmente e não, emocionalmente.
Débora
Tenho 40 anos e vi muitas corridas históricas nos anos oitenta e noventa. Airton Senna era um piloto excepcional, sem dúvida. Mas não é nenhuma divindade. Também errava, tinha seus dias de “dick vigarista’ e dava chiliques como qualquer outro piloto.
Ah!…E ganhou muita coisa com a ajuda do seu fiel escudeiro Berger. Acontece que a mídia “oficial” brasileira exagera demais e muita gente vai na onda. Recomendo que você faça uma busca detalhada de críticas sinceras ao Airton. Vai fazer muito bem pra você. E sim: acho realmente que o Alonso, no estilo de pilotagem, é muito parecido com o Senna.
Não tem nada definido ainda. Ontem a corrida era toda o Vettel e ele acabou quebrando, o Grojean também e o Hamilton, fora a batida do final da corrida na verdade não perdeu a posição por mérito do alonso, mas por incompetência da equipe nos boxes. Vamos ver até o final da temporada.
Fábio,
Você disse que, se pudesse cortar um GP, cortaria o de Valência. E foi uma ótima corrida. Parece que, até que enfim, acertaram nas regras. Não há mais corridas chatas.
Olá, Fábio César! Concordo com você. Com tantas equipes, carros e pilotos equilibrados, não existem mais corridas chatas. Eu acredito que a principal chave para isto é a pouca liberdade que os projetistas tem de criar “artimanhas aerodinâmicas” (refiro-me principalmente à RBR) que permitam vencer disparadamente (como aconteceu em 2010 e 2011 com a equipe supracitada), bem como os pneus Pirelli, que parecem ser diferentes daqueles do ano passado, mesmo que por pouca diferença. Um abraço!
Tudo pode acontecer nesse campeonato, mas que o Alonso merece esse título, merece.
porque ninguém falou da primeira vitória de um piloto brasileiro na nascar nesse fds. nelsinho deu show…tinha só fera…hornish, vileneuve, e os bambambam da nascar e deu nelsinho, parabéns ao nelsinho nosso melhor piloto na atualidade…
Concordo plenamente. Não tenho mais dúvidas disto. Tenho acompanhado a carreira dele na NASCAR e tenho que confessar que estou esquecendo de assistir a F1. Pena que a Fox Esporte ainda não está dando o devido valor para a NASCAR…
porque tem sempre um sem noção como voce para fazer um comentário como o seu qdo o assunto é F-1 , onde francamente falta um piloto brasileiro tão competente como o Alonso , que a imprensa resolveu eleger como inimigo só porque é melhor mesmo com um carro ruim
Hélio, voce perdeu uma oportunidade de ficar calado. E vou mais longe, aumentar a polêmica ; não acompanho a Nascar e nunca a acompanharei; para mim, e friso novamente, para mim, é uma porcaria de categora.
vejo maldade em seu comentario Fabio, sobre o Massa e as circunstancias. Ele estava fazendo uma boa corrida, estava em 7 qdo parou nos boxes, dps qdo voltou foi la pra tras pq havia varios carros a terem q parar. Se ele fosse vidente para saber o as circunstancias o fariam passar ele nao teria parado no box naquele momento. Se vc se considera ser tao sabio qto parece em alguns comentarios pq vc nao faz previsoes para ele e todos os outros pilotos?????
Também vejo como vc!
isso é verdade, mas por que ele foi para o box?
ele antecipou a parada porque não conseguia passar a force india, coisa que o Alonso fez. Infelizmente o Massa de 2008 não voltou ainda, se é que vai voltar….
Fabio,corrida de formula1 é isso,sorte,quem tem ganha.O alonso é bom e tem muita sorte.Agora o que dá raiva é ver um piloto na frente molenga sempre atrapalhando o mais rápido.Sabemos que os circuitos são dificeis de ultrapassar mas quem não tem carro para acompanhar tente pelo menos não atrapalhar o detras.