Vettel, igualando mitos
23/06/12 10:12É, Vettel tem mesmo uma relação especial com Valencia.
Pelo terceiro ano seguido, sai na pole no circuito espanhol. E é favoritíssimo a uma terceira vitória em série por lá.
É, também, a terceira pole do alemão nesta temporada tão acirrada.
Mas o mais emblemático vem agora. Esta é sua 33ª pole na carreira.
Os mais novo talvez não se lembrem, mas 33 poles foi um número quase mítico na F-1. Um recorde de Clark que durou 21 anos, até ser igualado por Senna no GP do México de 1989.
Depois, a marca foi igualada por Prost, em 93. E por Schumacher, em 2001.
Nenhum outro homem havia chegado lá. Vettel chegou hoje. Agora, à frente dele, em poles, apenas Schumacher (68) e Senna (65).
Com um detalhe: Vettel tem 24 anos. Tem tempo de sobra para destroçar estatísticas.
Pela manhã, na última sessão livre, deu Button, com 1min38s562. Grosjean foi o segundo, a 0s093, seguido por Raikkonen, Hulkenberg, Di Resta, Pérez, Schumacher, Hamilton, Massa… Bruno foi o 14º.
O detalhe é que Vettel vinha muito bem para cravar a moçada, mas deu um escorregada. Ou seja, deixou uma pulga atrás da orelha de todo mundo para o treino classificatório.
A sessão oficial aconteceu com céu claro, 26ºC no ar e 45ºC no asfalto.
Começou devagar, com todos os pilotos virando tempos muito altos, e só passou a ficar mais séria quando faltavam 5 minutos para o fim.
Uma primeira parte de treino incomum.
Lá na frente, com Maldonado em primeiro, marcando 1min38s825, seguido por Di Resta, Hulkenberg, Rosberg, Hamilton, Pérez, Massa, Alonso… Bruno foi o décimo.
E lá atrás, com Webber dançando. O australiano passou boa parte do terceiro treino livre nos boxes, tentando resolver um problema nos freios do RB8, e, na classificação, sofreu com um problema na asa traseira. Sai em 19º, um dia para esquecer.
Além dele, foram excluídos Vergne, Petrov, De la Rosa, Karthikeyan, Pic e Glock _que, com um problema estomacal, não treinou e é dúvida para o GP.
O Q2 foi mais normal. Ou quase.
Porque, sob olhares de forte desaprovação de Montezemolo, a Ferrari ficou fora. Alonso ficou em 11º e Massa, em 13º. A batata provavelmente assou no briefing pós-treino.
(E talvez finalmente tenha caído a ficha de que a direção da equipe é muito fraca.)
Também foram cortados Schumacher, Bruno, Pérez, Kovalainen e Ricciardo.
Lá na frente, Grosjean foi o melhor, com 1min38s489. Rosberg ficou a 0s015. Completando o top 10, Di Resta, Vettel, Raikkonen, Button, Maldonado, Hamilton, Hulkenberg e Kobayashi.
À Globo, chateado, Bruno justificou ter um acerto mais focado na corrida. Confesso que é difícil entender. Massa também estava desanimado: “É uma diferença muito pequena, tem um monte de carro no mesmo grupo, foi por um pelo. A volta não foi ruim, mas não foi suficiente para passar. É uma pena, fico chateado”.
Que fase dos brasileiros. Que fase…
No Q3. Rosberg foi o mais rápido na primeira série de voltas. Grosjean e Maldonado até sentiram o gostinho do melhor tempo. Mas Vettel estava impossível.
O alemão mandou 1min38s086 e garantiu a pole, com 0s389 sobre Hamilton. Maldonado larga em terceiro, seguido por Grosjean. Na terceira fila, Raikkonen e Rosberg. Logo atrás, Kobayashi e Hulkenberg. Na quinta fila, Button e Di Resta.
Num circuito qualquer, já seria óbvio apostar em vitória de Vettel. Numa pista em que as ultrapassagens são quase impossíveis, essa aposta é quase obrigatória.
Acompanho formula 1 a muito tempo, mas sinceramente, nunca vi um ano com representantes tão ruins como Massa e Bruno, não realizam tempos melhores nem nos treinos e muito menos nas corridas!!! Que fase péssima!!!! Espero que tenhamos um futuro melhor, com melhores pilotos! Abraços.
Como falou Julianne Ceresoli, “A diferença não estará só na estrategia de paradas e pneus, tambem em quem a execute bem”. Amanhã todos estarão de olhos nos carros da Lotus para ver como se comportam e das Sauber de Koba e Perez que largam com pneus diferentes e tem demostrado muito bom desempenho. Peres seguro vai a 1 parada e pontuara. Os treis primeiros seguro irão a 2. Eu palpito pela maldição do lider do campeonato, que sempre faz uma corrida de Me#d@, portanto Hamilton fora do podio. O Maldonado teve um bom fim de semana e me lembra Barcelona, deve chegar em segundo com uma Lotus de terceira. O primeiro é o cara.
Seria esse o grande legado do Rubinho aos brasileiros na F1? Desculpinhas em massa!
De Teresina a São Luís
O trem andava naquelas brenhas
Soltando brasa, comendo lenha
Comendo lenha e soltando brasa
Tanto queima como atrasa
Tanto queima como atrasa
Esses versos do Grande Luiz Gonzaga simboliza os pneus da F1 ATUAL.
Felipe, your potato is baking!
E o Lalli em todos os treinos não sabe o que é fazer um tempo na casa dos 1min38s.
2º Treino Livre: 1min39s644
3º Treino Livre: 1min39s543
Classificação: 1min39s207
Então já é previsivel que na corrida o sujeito vai andar onde já está acostumado.
Horrível essa transmissão da globo, hoje no Q3, que é o suprassumo da classificação, a globo fez o favor de cortar por uns sete minutos a transmissão para mostrar as desculpas esfarrapadas da dupla dinâmica. Isso é uma vergonha!!!
Olá Fabio Seixas Vettel não é favorito a vitoria já é dele quem larga em primeiro em valencia já ta praticamente com a vitoria na mão agora mais uma vez concordo com voce esse circuito de valencia muito chato não vejo nenhuma emoção nesse circuito praticamente impossivel de ultrapassar e a corrida fica parada sem movimento aquela coisa chata espero mais emoção no GP da Inglaterra
Os Dias de FELIPE MASSA na FERRARI começam á estar contados e quando ele sair da Ferrari sua carreira devera acabar logo em seguida e o nosso Bruno Senna segue o mesmo caminho.
Esse tal de Vettel é muito bom. O cara é um fenômeno, o melhor do grid. Trinta e três poles em 88 GPs! Não conheço alguém que faça isso. Amanhã, sou mais ele. O resto é o resto!
Palpite: 1º- Hamilton; 2º- Vettel; 3º- Groejean. Mas para dar graça, o top 10:
1. Hamilton
2. Vettel
3. Groesjean
4. Raikkonen
5. Maldonado
6. Alonso
7. Hulkenberg.
8. Schumacher
9. Rosberg
10. Massa
LOL XP
Po fez o impossivel! Nao acertou nenhum! Esse GP tava muito foda!
Mais uma pole bluff de Vettel. Só isso. Não tem condições de manter a liderança da corrida por muito tempo. O circuito parece ter poucas chances de ultrapassagem, mas isso é uma ilusão. A GP2 teve ultrapassagens e não foram tão poucas. Vettel afina o carro de forma perigosa para a qualificação, correndo riscos, mas ainda é novo e tem braço, mas na corrida as coisas são diferentes. O carro não aguenta a corrida toda com esta configuração e os pneus vão a vida em poucas voltas e aí naturalmente Vettel vai ficar refém do Hamilton que com DRS novamente e uma boa gestão do KERS vai passá-lo antes da 15ª volta, basta ter novamente maturidade e esperar o momento certo para dar o bote. Desta vez só foi mais rápido no setor 2 por muito pouco, mas é mais normal que aquele setor que Vettel dominou no Canadá, o que aponta que Vettel vai ficar vulnerável aos ataques de Hamilton muito rápido. A verdade é que Hamilton só não fez a pole porque a Mclaren e Mercedes ainda não conseguiram domar a potência do Mercedes nas saídas das curvas mais lentas dos circuitos, dificultando a recuperação da velocidade, aí o RB chega mais rápido à sua velocidade de ponta, que é baixa demais. Schumacher e Rosberg cometeram um erro ridículo de apostar numa velocidade de ponta muito alta. Nem parece o Schumacher com tantos títulos. Button está afinando o carro e pode fazer uma corrida fantástica amanhã. Massa e Alonso já era esperado. Massa errou feio novamente no acerto do carro. Alonso foi atrás e foi para trás. A Ferrari não tem carro para o campeonato e agora vai começar a afundar na tabela. Só falta cair a ficha na Red Bull que o carro não tem chances para este campeonato. No Canadá fez pole e foi o que todo mundo viu. A Lotus voltou a arriscar demais e não deu muito certo. Grandes chances para um primeiro pódio da Force India. Não apostava minhas fichas numa vitória de Vettel. O motor do RB recebe fluxos de ar muito anômalos e não deve aguentar um ritmo forte a corrida toda. Os freios também não devem aguentar as travagens bruscas desse circuito e deve sobreaquecer deixando Vettel na “mão”. Hamilton deve ganhar a corrida como fez no Canadá. A corrida deve arrumar os 5 primeiros com pelo menos 3 motores Mercedes.
Fora Bruno, piloto medíocre, que nem merece ser chamado de Senna!
Tem razao… o Bruno é um piloto mediano do nivel do Maldonado com uma pequena diferença. Maldonado tem garra e é agressivo nesse campeonato ganha quem é agressivo pois os carros estao muito parecidos.
Claro o Maldonado faz muitas cagadas (ja jogou fora um 5° lugar na Australia e um 4° ou 3° lugar hoje) mesmo assim ja ganhou um GP!
O Bruno nem daqui 3 anos vai ganhar um GP. Ou ele vira um Senna e vai pra cima com tudo ou é melhor parar!
Quem o hamilton achava que ficaria na frente da Mc Laren? Massa, marussia, hrt, xyz ??
“Esperava estar bem mais atrás (isto, ele disse bem mais atrás). Tivemos problemas durante todo o fim de semana e na classificação tive que fazer alguns chutes sobre a configuração que eu queria, que parecem ter dado certo”, disse o piloto da McLaren. “Estou realmente muito surpreso”.
A assessoria de imprensa deste piloto bem que poderia dar uma peneirada nas suas humildes declaraçoes.
Que a fase é ruim ninguém discute, mas que foi uma pena foi, pois a diferença de tempos no Q2 entre o primeiro, Grosjean, e o 13, Massa, foi de apenas inacreditáveis, 0,291 !!!!!!! Isso foi espetacular e ninguém destacou ……
Abs, Fabio.
Ps: tirei foto dos tempos, quem quiser mando por email.
Mandei para o seu email Fabio.
Abs
Fabio
Mas num ponto o Massa tem razão: 3 décimos do primeiro para o décimo terceiro no Q2 é muito pouco. Não me lembro de ter visto tantos carros separados por tão pouco tempo. O Grosjean que foi o primeiro no Q2 segundos antes estava fora, em décimo primeiro.
Fábio, qual a sua opinião sobre os pneus Pirelli quanto ao seu papel nas corridas? Digo, tudo bem as corridas ficaram mais dinâmicas e o show está melhor mas quando eu vejo o salto que as equipes médias deram esse ano eu me pergunto se as performances de uma Williams, Force India ou Sauber não são fundamentalmente pelos pneus. Abraço.
E aê? fiquem de olho nas lotus elas têm um chassi que adaptou muito bem ao circuito e foram bem no qualifying. Se nao forem afobados acho que da
Fábio, entendo que a atual fase do Massa faça com que ele mereça as críticas, mas o que falar da estratégia da Ferrari hoje? No Q1, fizeram ótimos tempos com pneus médios, enquanto alguns pilotos tiveram que sair com os macios para garantir sua passagem ao Q2. Agora, no Q2, ao invés de saírem logo de cara com os macios, ficaram a metade da sessão com os médios e tiveram que ir para o tudo ou nada nos últimos cinco minutos de treino. Independente da fase do Massa, pra mim o grande problema da Ferrari é mesmo o Stefano Domenicali.
Fábio, alguma chance da moça da Marussia (esqueci o nome dela) correr no lugar do Glock?
Não. Ela NUNCA pilotou o carro. Eu sempre disse que era marketing puro. Ridículo.
Abs
Ahahahaha! Um dia a verdade vem a tona. 😀
Xará, lembre sempre,treino é treino Hamilton esta muito centrado esse ano,discordo com as comparações, por que o numero de corridas almentor muito, então não se pode comparar.
Massa já ex-piloto em atividade, se bem que melhorou um pouco. o erro hoje foi da equipe ou do carro…. mas Bruno vem de novo com essa conversa ridícula de poupar pneus e “estratégia”. a estratégia é chegar em primeiro e não em último. desse jeito, vai chegar com os pneus zerados, mas em último… o que que adianta? ainda mais, como ele mesmo disse, sendo difícil ultrapassar? ora, me poupem… depois reclama quando for demitido.
Pelo menos o Massa está querendo melhorar. Agora o Bruno… disse que, diferentemente do Maldonado, seu acerto visou a conservação dos pneus na corrida, enquanto o companheiro foi mais agressivo.
Se é sabido que Valência é um circuito travado, qual a lógica de não ser agressivo no treino??? Vai correr maratona, então, que é prova de resistência… Juro que não entendo… ou entendo, o que é pior, considerando que sou leigo…
Essa foi boa “Nao e´ruim,mesmo que pareça”disse o Alonso em relaçao ao massa.
A ferrari provou mais umka vez que não se encontrou com o triunfo de antes , fica
provado que este carro esta além das ambições de Lucas , o Alonso está mostrando um nivel além no normal , e esta de longe fazendo umk bom trabalho com esta “f2010” , o meu palpite é que os projetistas e engenheiros pisaram na bola montando um play mobil, passando a monoposto e por incrivel que parece não acertaram a mão , o piloto fernando está fazendo magica, porem hoje as duas baratinhas não pegaram Q3, ficar falando de Massa nesta altura é dar um tiro no pé então o que houve? nenhum dos dois chegou ao Q3 provando ao publico a fragilidade do lay out da Ferrari. Para ficar mais interessante Vettel como bicampeão
mostrou habilidade,competencia e velocidade pulverisando todos numa volta unica… meu palpite é Sebastian Vettel tri campeão , gosto do jeito dele correr e só esta com 24 anos , recordes cairão no colo dele …….
kkkkk, a sinceridade de uma criança… bons tempos…
Mas concordo 100%.
No GP do Canadá Vettel também cravou a pole, mas quem venceu mesmo? Foi um tal de Hamilton, que por sinal também largou em segundo, né? Oras! Uma coisa é ser pole, outra é vencer. “Relação especial” pouco serve atualmente. Um abraço a todos!
Mas circuito onde é quase impossível ultrapassar, conta muito.
Já cansei de postar comentários aqui justamente por causa disso, o Vettel não é nenhum piloto extraordinário, é mediano como a maioria, longe de ser um Sena, Mansel, Prost, Alonso, Hamilton e outros. Mas o blogueiro é apaixonado pelo cara, e contra paixões não existem argumentos….então apenas leio e fico na minha….hehe
O problema são os pneus farofa! Rodeado por Hamilton , Grosgean , Maldonado é certo que Vetel vai ficar mais preocupado com essa comitiva do que com a linha de chegada. A conferir.
O comentaria esta acreditando mas na vitoria do Vettel do que o proprio Vettel, isso sim é torcedor.
Qualquer pessoa que tenha o mínimo de noção sabe que o mais provável é ele ganhar ué. Isso não é torcida.
“Mínimo de noção” é artigo raro ultimamente…
Hoje em dia fica mais dificil decidir, quem é o melhor piloto da atualidade: Alonso, Hamilton,Rosberg,Vettel….. cada um tem um estilo pratico de pilotar, mas
devido alguns conquistas e triunfos , não
dá para esquecer de Vettel, um bom carro
um bom piloto , esta é a receita ideal para
o sucesso, estou mais fã de Sebastian Vettel, pelo motivo de ser fanatico por velocidade, logico um tanto frustrado , mais conciente de assistir um genio nas pistas assim como tantos outros do passado , a história está traçando mais um perfil de um grande campeão, abraços Vettel.
Por que provável? Este ano nada indica que algum piloto seja favoritíssimo à vitória, nem mesmo a pole num circuito travado, por outro nada impede que o blogueiro torça por quem quiser.
Hehe
O pessoal confunde torcida com opinião, da mesma forma que confunde “mas” com “mais”.
Aí é dureza.
Mas convenhamos que, na atual fase, ficar no mesmo décimo que Alonso é uma vitória para Massa.
MAs também demonstra que os dois pilotos estão limitados pelo carro. A Ferrari está mesmo muito mal em Valencia.
Ficar no mesmo décimo quando o Alonso tá lá atrás é uma vergonha…para o espanhol. Massa ficou fraco diante do Santander.
Boa tarde, Fabio gostaria que você falasse mas da parte tecnica dos carros e da prova, afinal o Vettel não bateu nenhum recorde porque perder tanto tempo dando enfase a isso? o campeonato esta equilibrado e os carros tambem. gostaria de saber previsões da primeira parada, quantas paradas.
Fabio, você é um bom jornalista de F1, mas sua postura de torcedor não te deixa ver que esse GP, não apresenta as mesmas condições dos anteriores e ai qualquer aposta é loteria. É dificil ultrapassar nesse circuito? sim, mas não impossivel. Tambem é um erro descatar os pilotos que faz a diferença.
Rolou um presságio no finlal da transmissão da Rede Bobo… A imagem “travou” no Hamilton, acho que o inglês ganha amanhã rsrsrsrs
Chico Xavier
Pressaágio ?? O fato do Fábio Seixas apostar na vitória do Vettel já em si o grande presságio, mas não a favor do piloto alemão, e sim a favor dos seus concorrentes… Difícilmente o blogueiro acerta uma…