Vettel, igualando mitos
23/06/12 10:12É, Vettel tem mesmo uma relação especial com Valencia.
Pelo terceiro ano seguido, sai na pole no circuito espanhol. E é favoritíssimo a uma terceira vitória em série por lá.
É, também, a terceira pole do alemão nesta temporada tão acirrada.
Mas o mais emblemático vem agora. Esta é sua 33ª pole na carreira.
Os mais novo talvez não se lembrem, mas 33 poles foi um número quase mítico na F-1. Um recorde de Clark que durou 21 anos, até ser igualado por Senna no GP do México de 1989.
Depois, a marca foi igualada por Prost, em 93. E por Schumacher, em 2001.
Nenhum outro homem havia chegado lá. Vettel chegou hoje. Agora, à frente dele, em poles, apenas Schumacher (68) e Senna (65).
Com um detalhe: Vettel tem 24 anos. Tem tempo de sobra para destroçar estatísticas.
Pela manhã, na última sessão livre, deu Button, com 1min38s562. Grosjean foi o segundo, a 0s093, seguido por Raikkonen, Hulkenberg, Di Resta, Pérez, Schumacher, Hamilton, Massa… Bruno foi o 14º.
O detalhe é que Vettel vinha muito bem para cravar a moçada, mas deu um escorregada. Ou seja, deixou uma pulga atrás da orelha de todo mundo para o treino classificatório.
A sessão oficial aconteceu com céu claro, 26ºC no ar e 45ºC no asfalto.
Começou devagar, com todos os pilotos virando tempos muito altos, e só passou a ficar mais séria quando faltavam 5 minutos para o fim.
Uma primeira parte de treino incomum.
Lá na frente, com Maldonado em primeiro, marcando 1min38s825, seguido por Di Resta, Hulkenberg, Rosberg, Hamilton, Pérez, Massa, Alonso… Bruno foi o décimo.
E lá atrás, com Webber dançando. O australiano passou boa parte do terceiro treino livre nos boxes, tentando resolver um problema nos freios do RB8, e, na classificação, sofreu com um problema na asa traseira. Sai em 19º, um dia para esquecer.
Além dele, foram excluídos Vergne, Petrov, De la Rosa, Karthikeyan, Pic e Glock _que, com um problema estomacal, não treinou e é dúvida para o GP.
O Q2 foi mais normal. Ou quase.
Porque, sob olhares de forte desaprovação de Montezemolo, a Ferrari ficou fora. Alonso ficou em 11º e Massa, em 13º. A batata provavelmente assou no briefing pós-treino.
(E talvez finalmente tenha caído a ficha de que a direção da equipe é muito fraca.)
Também foram cortados Schumacher, Bruno, Pérez, Kovalainen e Ricciardo.
Lá na frente, Grosjean foi o melhor, com 1min38s489. Rosberg ficou a 0s015. Completando o top 10, Di Resta, Vettel, Raikkonen, Button, Maldonado, Hamilton, Hulkenberg e Kobayashi.
À Globo, chateado, Bruno justificou ter um acerto mais focado na corrida. Confesso que é difícil entender. Massa também estava desanimado: “É uma diferença muito pequena, tem um monte de carro no mesmo grupo, foi por um pelo. A volta não foi ruim, mas não foi suficiente para passar. É uma pena, fico chateado”.
Que fase dos brasileiros. Que fase…
No Q3. Rosberg foi o mais rápido na primeira série de voltas. Grosjean e Maldonado até sentiram o gostinho do melhor tempo. Mas Vettel estava impossível.
O alemão mandou 1min38s086 e garantiu a pole, com 0s389 sobre Hamilton. Maldonado larga em terceiro, seguido por Grosjean. Na terceira fila, Raikkonen e Rosberg. Logo atrás, Kobayashi e Hulkenberg. Na quinta fila, Button e Di Resta.
Num circuito qualquer, já seria óbvio apostar em vitória de Vettel. Numa pista em que as ultrapassagens são quase impossíveis, essa aposta é quase obrigatória.
A essas alturas o Bruno deve estar pensando em qual será a melhor desculpa pelo fraco desempenho que terá na corrida de amanhã. Chega no máximo em 15 lugar. Certamente dirá que a estratégia foi errada. Uma pena. Está minando a equipe que tem neste ano um carro competitivo. Deveria ceder a vaga a um piloto competente.
Olha, até considero o Felipe um razoável piloto. Há três corridas que ele fica a poucos décimos do Alonso na qualificação, mesmo assim, é muito pouco para um piloto que ja almejou um dia, ser vencedor. E fraco. Agora, o Bruno Senna esta um VERGONHA. Meu, sai daí. Que piloto, se é que podemos chamar de piloto, medíocre! E o pior são as desculpas. Não existe essa de acertar o carro pra corrida porra! Para de dar desculpas! Isso me irrita demais! O que acontece é que seu companheiro é muito melhor do que você e ponto final. É só admitir e tentar melhorar! Sem contar que se ele esta acertando o carro pra corrida, porque faz corridas tão medíocres? Mas pelo menos, ainda tenho um poster do seu TIO tamanho GIGANTE pendurado na parede do meu Home Office. Tenta ser pelo menos, 5% dele, e você ja vai vencer corridas.
Maldonado brigando pela pole e Bruno quase 01 seundo atras. Felipe Bosta em 13, sem comentarios…E ainda ter que aguentar as desculpas mais idiotas que existem!!! Que fase brasileira na F1…
Sim esqueci da pessima performance do Webber.
Bruno é uma vergonha e vai durar, com sorte, até o final do ano. Massa tambem fica na Ferrari até o final do ano, mas esta mais conformado. Provavelmente ano que vem não teremos brasileiros na F1, mas ninguem vai sentir falta, se comparado a hoje. Tomara que um dia tenhamos um destaque neste esporte que tanto nos orgulhou nas ultimas decadas.
Não é só os brasileiros que estão mal. Ex;
Shumi. Button, Perez, se comparados com os
parceiros , já Massa e Alonso sairam abraçados do Q3 . Gostaria de saber o que
Montezemolo estava pensando quando viu
as 2Ferraris fora do Q3.
A coisa esta complicada…….Massa nunca mais foi o mesmo depois daquela mola e Bruno nunca foi Senna, acho que teremos surpresas desagradáveis até o fim do campeonato e se convidarem o Rubinho eu aposto que ele volta!
1- Hamilton
2- Vettel
3- Raikkonen
Podem escrever!
Fabio Seixas vc poderia me dizer quanto ganha um poli, um vencedor,e 2,3,lugares na F-1?
Da FIA, nada.
Abs
Bom dia Fabio
Pelas caracteristicas da pista que é de dificil ultrapassagem,deve dar Vettel com certeza. Agora Fabio desde o começo que venho dizendo no seu blog que o Staff da Ferrari é muito fraco,Domenicalli não consegue colocar a equipe nos eixos,são muito fracos, ao contrario do que disseram ,a Ferrari melhorou no seu acerto apenas cinco décimos de segundo, o que não é nada, não vão a lugar algun, ou Montezemollo, troca a equipe técnica, ou vão ficar na fila novamente por vinte anos.
Abraços
Que saudades do Barrichello… rsrsrs
leva ele pra tua casa!
Wellington, esse teu comentário pode ser considerado uma piada, pelo histórico do Barricha, mas também pode ser uma realidade pelo desempenho do Massa e do Bruno.
Uruca a parte, desde o P1 e P2 e, mais evidente, no P3, dava pra notar uma certa dificuldade da Ferrari nesse circuito.
Quando começou o Q2 eu já estava certo que a Ferrari, incluindo o Alonso, iria morrer nessa sessão.
Alguma coisa saiu muito errada por lá.
Depois de um GP de Monaco tão competitivo, era dificil acreditar que estariam fora do Q3 em Valençia.
Montezemolo deve tá procurando um saco de papel pra enfiar a cara depois desse fiasco.
Se não acontecer um milagre amanhã, Alonso deve cair pra quarto ou quinto na tabela do Mundial.
Aqueles pontinhos tão importantes do Canadá, perdidos por causa de uma estrategia pífia, vão fazer falta.
E o “braço” do Choronso não funcionou dessa vez? kkkkkk!
Bem, está comprovado que de 2011 para 2012 não houve evolução de pilotos coisa nenhuma. Foram os carros que evoluíram.
O Bruno já é um campeão!
Campeão de desculpas pelos maus desempenhos. Ele fala como se corresse contra o tempo. Deveria ir para o Rally. F1 é para competir contra os demais pilotos e não contra o tempo.
Assim como no Canadá, Vettel larga em primeiro e Hamilton em segundo, com o inglês dando show e vencendo a segunda na temporada, ampliando a liderança.
Essa de poupar pneu é sacanagem. O cara é incompetente se conparado ao companheiro de equipe. Uma vergonha.
A Ferrari também poupou pneus e se de u mal.
“Bruno justificou ter um acerto mais focado na corrida”…acho que nem o tonto do amigo-Galvão caí nessa!
O sobrinho já não tem onde tirar desculpas, em 8 classificações no “cronômetro”, ele só conseguiu bater o companheiro uma única vez, a batalha de grid na realidade esta 7×1 em favor de Maldonado. Como o venezuelano foi punido em MON e bateu na classificação no Canadá, o placar fica meio “maquiado” em 5×3.
Vamos ser coerentes e deixar um pouco a arrogância de lado, no Q3 Maldonado foi buscar essa terceira posição entre os favoritos! Uma baita proeza porque a Williams é equipe inferior a RBR, Mclaren, Ferrari e Mercedes. E foi a segunda vez…a outra foi na Espanha com Maldonado fazendo pole.
Emerson Fittipaldi bem que avisou antes da temporada começar! Maldonado não tem nada de bobo!!!
http://www.youtube.com/watch?v=nom3o8knuFE&feature=plcp
Em 8 classificações Maldonado foi ao Q3 quatro vezes, Bruno nenhuma!
Em 7 corridas, Maldonado fez pole e venceu um GP, Bruno nenhuma!
Torcendo a favor ou(muuuitos), contra…Maldonado sempre se destaca em treinos e corridas, Bruno que tem o mesmo equipamento é coisa raríssima!
Maldonado mesmo novato merece a condição de primeiro piloto, em começo de carreira esta fazendo tudo certo! É muito veloz, tem muita garra e uma auto-confiança impressionante! Fora tudo isso, leva 150 milhões para Frank Williams, o que mais o patrão pode querer?
Bruno não tem condições de superar o companheiro! Lembrando que os dois pilotos admitem que o carro é bom, que tem condições de ir ao Q3, e brigar por boas colocações nas provas.
Vamos cair na real, o sobrihno só esta vestindo o macacão, nunca foi piloto de corridas! Ele esta apenas se aventurando na Formula 1. Tomou sufoco do Chandock, Klien e Petrov…na Williams esta tomando de Maldonado! Se ele não consegue bater pilotos do fundo e meio do pelotão…vai bater quem na F1: Vettel, Alonso e Hamilton?
Batalha de Grid:
Maldonado 5×3 Bruno
Batalha pelo Q3:
Maldonado 4×0 Bruno
Vitórias:
Maldonado 1×0 Bruno
Poles:
Maldonado 1×0 Bruno
Pódios:
Maldonado 1×0 Bruno
Colocação no Mundial:
10º-Maldonado, 29 pontos
13º-Bruno, 15 pontos
Maldonado foi extremamente massacrado por ser pagante, mas na pista esta calando muita gente…
Onde eu assino o que você disse!!
Perfeito!!
Se o Glock está com problemas estomacais porque não coloca o piloto reserva para correr?
Eu torço para o Bruno mas tá dando pena o cara só consegue largar no máximo em 14º e com um carro que é capaz de chegar no Q3 e olha que ano passado era ao contrario ele ia bem nos treinos e mal na corrida. Se não me engano das 7 corridas que ele fez passou em 3 para o Q3. Se bem que tem o fato de ele nunca ter corrido nessas pistas com um carro competitivo de F1 de verdade, ele só vai ter esse conhecimento a partir de SPA
Vettel na pole parabéns pra ele, só que eu sou mais Hamilton na corrida.
Maldonado foi muito bem em 3-.
Já Button não adiantou nada usar o acerto do carro de Lewis, vai largar em 9- .No placar 7 x 1 pra Lewis (que banho).
Só não entendi a expressão fechada de Hamilton durante a pesagem.
Se vai dar Vettel eu não sei. Provavelmente sim se não tiver nenhum imprevisto contra ele na corrida. O fato é que fora o Vettel e o Hamilton, a classificação dá para se considerar a zebra do ano até o momento.
…e os números da mega sena para o próximo sorteio serão 25, 46…
O Galvão Bueno passou mais tempo falando do novo programa da Fátima Bernardes que do treino. Que cara insuportável!!! Pra quem, como eu, acompanha a F1 há décadas, não dá mais!!!
De pleno acordo. Fora Galvão!
Essa pole do Vettel foi no braço mas a diferença não foi só no braço, o carro é o melhor do grid mas diferente dos outros anos não é tão mais rápido que os outros. Destaque para o Hamilton que nunca tinha ficado lá na frente, sempre em 5º, 6º. Conseguiu um excelente tempo para disputar posição nesta prova. Acho que o campeonato pode polarizar nos 2 pilotos.
Fabio pode ser azar, baixa de alta estima ou de talento mesmo? O Massa teve talento mas com capacidade que a F1 exige, aquele acidente de 2009 com certeza o prejudicou, agora o Bruno já esta ficando sem desculpas…..
Vetel está com carro sobrando,nome do treino é Hamilton 2 no braço,aposto em hamilton na corrida.Seixas é torcedor do vetel só pode.
Fábio,
Parece-me que o Bruno Senna não permanecerá na Williams no próximo ano. Seria um bom lugar para o Massa, pois é evidente que ele não renovará com a Ferrari.
O mais incrível de Jim Clark é ser um mito com pouco mais de 70 GPs!!!
Falou tudo, Felipe. Fica complicado comparar recordes dos pilotos da atualidade com os dos pilotos antigos em valores absolutos, tendo em vista as mudanças ocorridas ao longo dos anos, como número de corridas por temporada, esquema de pontuação, etc.
Clark ter feito 33 poles e ganhado 25 corridas, tendo disputado pouco mais de 70 GPs, é algo impressionante mesmo.
Tá pintando polarização entre o Tião e o Negão, o que é bacana também!
Os Brasileiros, só o Galvão acredita. Da Pena ver o Galvão querendo colocar o Felipe na corrida, no treino, nas costas e tal. O Bruno tá mostrando que só está aí por ser pagante, difere do Maldonado que é pagante mas tem capacidade. Enfim, Vou de Hamilton na Corrida. Pela luta do Título ele está bem, os concorrentes estão bem atrás. É ele e Vettel.
É diferente você ser pagante e trazer um currículo onde constam campeonatos, inclusive na GP2, com recorde de vitórias numa mesma temporada, de ser pagante sem trazer nada além de dinheiro e parentesco famoso, achando que isso é garantia de sucesso!
Veja por outro angulo, a emissora sabe que os Brasucas em baixa, a audiência idem. Vc sabe oque ela esta fazendo entrevistando o Vettel? substituindo o Massa e desistindo de vez do Senna, para garantir sua audiência
Vettel na pole??? o Fabio Seixas pira!!! 🙂
Verdade!
Se coisas notáveis não forem comentadas, serão as irrelevantes?
O jornalista, com razão, enfatiza um fato destacado; um feito. Aponta ainda para uma possível proeza. Não há de se cogitar torcida, mas o dever de informar de maneira instigante.
O cara não tem vegonha de ser torcedor, pior que isso ele se diz imparcial.
Os torcedores do Vettel acham que eu o odeio. Vocês precisam chegar a um acordo.
Silvia,por que ele teria que ter vergonha de torcer para um piloto?
Essa desculpa do Bruno de acerto do carro pra corrida, poupar pneus tá muito vazia.
Seria bom que o Maldonado ganhasse novamente pra ver o climão que ia ficar na equipe.
Vê-se que o Bruno fez doutorado em dar desculpinhas com ninguém menos que Rubinho Barrichello.
Quero ver a viuvada, que descia o pau no Barrichello quando e ele dava explicações, agora que o sobrinho do “titia” vai fazendo pior!!
O Rubens, pelo menos, não perdia para o Maldonado!
quem é esse tal de rubens??? ataaa é aquele cara que levou um pé na bunda da F1 e hoje vive se arrastando naquele automobilismo de jeca.