Vettel, igualando mitos
23/06/12 10:12É, Vettel tem mesmo uma relação especial com Valencia.
Pelo terceiro ano seguido, sai na pole no circuito espanhol. E é favoritíssimo a uma terceira vitória em série por lá.
É, também, a terceira pole do alemão nesta temporada tão acirrada.
Mas o mais emblemático vem agora. Esta é sua 33ª pole na carreira.
Os mais novo talvez não se lembrem, mas 33 poles foi um número quase mítico na F-1. Um recorde de Clark que durou 21 anos, até ser igualado por Senna no GP do México de 1989.
Depois, a marca foi igualada por Prost, em 93. E por Schumacher, em 2001.
Nenhum outro homem havia chegado lá. Vettel chegou hoje. Agora, à frente dele, em poles, apenas Schumacher (68) e Senna (65).
Com um detalhe: Vettel tem 24 anos. Tem tempo de sobra para destroçar estatísticas.
Pela manhã, na última sessão livre, deu Button, com 1min38s562. Grosjean foi o segundo, a 0s093, seguido por Raikkonen, Hulkenberg, Di Resta, Pérez, Schumacher, Hamilton, Massa… Bruno foi o 14º.
O detalhe é que Vettel vinha muito bem para cravar a moçada, mas deu um escorregada. Ou seja, deixou uma pulga atrás da orelha de todo mundo para o treino classificatório.
A sessão oficial aconteceu com céu claro, 26ºC no ar e 45ºC no asfalto.
Começou devagar, com todos os pilotos virando tempos muito altos, e só passou a ficar mais séria quando faltavam 5 minutos para o fim.
Uma primeira parte de treino incomum.
Lá na frente, com Maldonado em primeiro, marcando 1min38s825, seguido por Di Resta, Hulkenberg, Rosberg, Hamilton, Pérez, Massa, Alonso… Bruno foi o décimo.
E lá atrás, com Webber dançando. O australiano passou boa parte do terceiro treino livre nos boxes, tentando resolver um problema nos freios do RB8, e, na classificação, sofreu com um problema na asa traseira. Sai em 19º, um dia para esquecer.
Além dele, foram excluídos Vergne, Petrov, De la Rosa, Karthikeyan, Pic e Glock _que, com um problema estomacal, não treinou e é dúvida para o GP.
O Q2 foi mais normal. Ou quase.
Porque, sob olhares de forte desaprovação de Montezemolo, a Ferrari ficou fora. Alonso ficou em 11º e Massa, em 13º. A batata provavelmente assou no briefing pós-treino.
(E talvez finalmente tenha caído a ficha de que a direção da equipe é muito fraca.)
Também foram cortados Schumacher, Bruno, Pérez, Kovalainen e Ricciardo.
Lá na frente, Grosjean foi o melhor, com 1min38s489. Rosberg ficou a 0s015. Completando o top 10, Di Resta, Vettel, Raikkonen, Button, Maldonado, Hamilton, Hulkenberg e Kobayashi.
À Globo, chateado, Bruno justificou ter um acerto mais focado na corrida. Confesso que é difícil entender. Massa também estava desanimado: “É uma diferença muito pequena, tem um monte de carro no mesmo grupo, foi por um pelo. A volta não foi ruim, mas não foi suficiente para passar. É uma pena, fico chateado”.
Que fase dos brasileiros. Que fase…
No Q3. Rosberg foi o mais rápido na primeira série de voltas. Grosjean e Maldonado até sentiram o gostinho do melhor tempo. Mas Vettel estava impossível.
O alemão mandou 1min38s086 e garantiu a pole, com 0s389 sobre Hamilton. Maldonado larga em terceiro, seguido por Grosjean. Na terceira fila, Raikkonen e Rosberg. Logo atrás, Kobayashi e Hulkenberg. Na quinta fila, Button e Di Resta.
Num circuito qualquer, já seria óbvio apostar em vitória de Vettel. Numa pista em que as ultrapassagens são quase impossíveis, essa aposta é quase obrigatória.
Campeonato dos “Palpiteiros”
A) GP da Europa (Valência/Espanha) – 32 participantes (31+1[G]*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Então vamos lá!
Resultado do GP da Europa:
1) Alonso; 2) Raikkonen e 3) Schumacher
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Juvenal Juvêncio – 35 pontos;
2º) Danilo Possera – 15;
3º) Pietro Pecorari (Brescia/IT), Antonio Ribeiro, Racing Fan, Luciano Henriques (Santo André/SP), Bruz, Mileto Neto, Rômulo, Arthur Bodstein, Cristiano e Ramiro Marote (Santos/SP) – todos com 5 pontos;
13º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Chico Neto, Gislene Passos, Luiz Cocozza, Hélio, Paulo – AM (Manaus/AM), Christian, Dennis (Umuarama/PR), André de Itu (Itu/SP), Celso SP (SP), Émerson Neves (Guarujá/SP), Pablo, Roberta Guimarães, Matheus, André (Lisboa/PT), Carlos, Paulo Andriolo, Tiago Nunes, Luiz Caco e Alexandre[G] (Iraí/PR) – todos com 0 (zero).
Curiosidades:
– Faltando apenas 4 voltas para o final (1-Alonso; 2-Hamilton; 3-Raikkonen), eu, o Pietro Pecorari, o Luciano Henriques e o Arthur Bodstein, estávamos marcando 75 pontos cada um e seríamos os vencedores dos palpites, mas aí né, com a lambança do Hamilton, que permitiu a chegada e a ultrapassagem do Raikkonen, acabamos todos com 5 míseros pontos. Fiquei irado e penso que os demais também…
– Convenhamos que foi um resultado que até o “palpiteiro” mais fissurado em “zebras” jamais iria cravar, embora, entre nós, o Danilo Possera tenha feito a proeza de acertar os 3 do pódio, marcando 15 pontos. Esse é apostador dos bons;
– Se no último GP (Canadá) tivemos o maior número de acertadores (14) no piloto vencedor (Hamilton), no GP da Europa tivemos 20 palpiteiros (entre eles o dono deste blog – o Fábio “Guevara” Seixas), sem marcar nenhum ponto. Mais um recorde registrado;
– No GP da Europa em 2011 tivemos apenas 10 palpiteiros. Neste ano foram 31 os palpiteiros, representando um crescimento de 210% sobre o ano anterior;
– Nos 8 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 53 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 102 participantes, número 92% maior, eliminando dessa conta o pessoal que palpitou exclusivamente nos “posts” pós grid;
– Nenhum dos 32 palpiteiros acertou o vencedor (Alonso);
– Apenas 1 (3% dos palpiteiros), o nosso “presidente” Juvenal Juvêncio, acertou o 2º colocado (Räikkönnen);
– Nenhum palpiteiro acertou o 3º colocado (Schumacher).
B) Classificação Temporada 2012 – 8 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 30;
2º) Matheus e Bruz – 22;
4º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 18;
5º) Paulo Andriolo e Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 16;
7º) Ramiro Marote (Santos/SP) e Arthur Bodstein – 15;
9º) Fernando Melotti Constâncio (São Paulo/SP), Pablo e Fabiano – 13;
12º) Celso SP (SP) – 11;
13º) Antonio Ribeiro, Fernando Ceará-man e João Arthur (Curitiba/PR) – 9;
16º) Émerson Neves (Guarujá/SP), Harry Yamamoto (Curitiba/PR) e Luiz Caco[G] – 8;
19º) Niko Duarte (Porto Alegre/RS), André de Itu (Itu/SP), Paulo – AM (Manaus/AM), Tiago Nunes, e Mileto Neto – 6;
24º) Luiz Cocozza, Mendes, e Juvenal Juvêncio – 5;
27º) Dennis (Umuarama/PR), Charles, Racing Fan, Jorge Nogueira Rebolla, Rafael Fuentes e Felipe Gomes – 4;
33º) Rodrigo, Gislene Passos, Mayara Fernandes, Guilherme Diniz, Murilo Murr e Alexandre Turcato – 3;
39º) André (Lisboa), Cairo (Campinas/SP), Roberta Guimarães, Fábio Henrique[G], e André Gianini – 2;
44º) Alexandre[G] (Iraí/RS), Marcos, Elvis Baiense e Pietro – 1;
C) OS 10 PRIMEIROS, POR PONTOS ABSOLUTOS (NOVIDADE):
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 240 pontos;
2º) Matheus e Bruz – 175;
4º) Fábio Seixas (Rio de Janiero/RJ) – 140;
5º) Paulo Andriolo e Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 130;
7º) Ramiro Marote (Santos/SP) e Arthur Bodstein – 120;
9º) Fernando Melotti Constâncio (São Paulo/SP) e Pablo – 105.
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram apenas um palpite nos 8 GP’s até agora disputados.
Abraço a todos e até o GP da Inglaterra, no dia 8/7, às 9h00, além do que, pra quem mora no Estado de SP, vai dar pra curtir o feriadão do dia 9/7, segunda-feira. Valeu!
E deu Nelsinho na Nascar, apesar de que reporteres e bloguistas não dão informação de quando seria a corrida e nem quem poderia transmitir a mesma ao vivo. Coisas da imprensa comercial.
E nos treinos livres apareceu o Senna, mas no oficial, outro vexame.
Bom dia Fábio!!! você tem algum link que transmita ao vivo os treinos e as corridas da f1? Ví dizer que David Coulthard e Eddie Jordan são os comentaristas de uma delas, se você puder me ajudar vou ficar bastante agradecido, abs
Eu sempre publico esses links no Twitter, um pouco antes do GP.
Abs
engracado sempre o criterio de palpite a vitoria é ha qem larga na pole.eu organizava apostas com amigos e a aposta era bem mais critica era opinar os q iriam pontuar ou seja acertar ate msm aqele pilotao intermediario e final a pontuar q entre nos mt mais dificil e complexo de analisar…
Amigos, amigos
quem já correu até um kart-in sabe:
a corrida é de carros.
E o Shummy que o diga!
Por que carro bom custa caro.
Senna B começou bem,
o patrocinador exigiu carro melhor
pro Maldonado e adeus Senna B.
A Ferrari/Santander também nunca iria dar
o melhor carro pra um brasileiro, se bem que depois da crise espanhola, prestem atenção, até o Massa começou a andar no mesmo $egundo, dé$imo e $enté$imo do Alon$o…
Boa colocação amigo Adolpho. A observação de vários servem como complementação de detalhes muitas vezes não vistas pela maioria.
E o patrcinador do Bruno? O Bruno é piloto pagante tbm… E outra o santander não quer ver o nome dela em 12 lugar, O massa andou melhor? sim mas ainda assim leva tempo do Alonso. Foi o massa q andou melhor ou o alonso q desanimou?
Hamilton vai começar sua temporada de lambaças em Valencia.
Pode ate começar, mas ainda assim chega na frente dos brasucas se não tiver problemas mecanicos…
Sabe pq o lewis batia no massa ano passado ne? e que ele tava numa ma fase e andava no pelotão de tras, agora nao bate pq anda na frente com pilotos de ponta como ele…
Sim o problema do Hamilton esse ano nao é Massa mas se chama Maldonado! O cara barbeiro!
Menos comentários que o habitual. Com o Choronso fora do Q2 os detratores do Massa não apareceram.
Correção: fora do Q3.
Fábio, sobre o tema las poles, não seria mais justo falar de uma porcentagem corridas/poles?! Hoje além de outros parâmetros, a F1 tem mais corridas por ano, o que torna “infalso” falar de record de poles. Não há dúvidas de que Vettel romperá records? Mas com relação corridas/poles, que porcentagem tem sobre Senna ou Schumacker?
Todos muito iguais, poucos décimos, ganhará o carro quem estiver com melhor equilíbrio de desgaste de pneus(entre dianteiros e traseiros). A Lotus tem muita chance
FABIO É DIFICÍLIMO ACHAR NO SITE UOL A CLASSIFICAÇÃO DE LARGADA DOS GRANDES PRÊMIOS, NUNCA CONSEGUI