Valencia, 1º e 2º treinos livres
22/06/12 10:41Dos quatro GPs já disputados em Valencia, Vettel ganhou dois _os outros, aliás, foram conquistados por brasileiros: Massa e Barrichello, em 2008 e 2009.
Das quatro poles já disputadas em Valencia, Vettel faturou duas _as outras ficaram com Massa e Hamilton.
Sim, o alemãozinho tinha um carro do outro mundo em 2010 e 2011. Mas também é fato que, em outros circuitos, ele não tem esse índice de aproveitamento. Parece claro que ele tem uma relação especial com o insosso circuito valenciano.
Foi o que se viu nesta sexta-feira.
Pela manhã, ele foi o segundo mais rápido. À tarde, cravou todo mundo.
Maldonado foi o melhor da manhã. Já na segunda metada da sessão, o venezuelano fez 1min40s890 e não foi superado por ninguém.
(Mas Vettel chegou perto, a 0s083.)
Webber foi o terceiro, também na cola, a 0s094. Button foi o quarto, seguido por Alonso, Di Resta, Schumacher, Hamilton, Rosberg e Raikkonen. Massa ficou em 14º. Bottas andou novamente no lugar de Bruno e foi o 16º.
Na segunda sessão, o tempo de Maldonado foi pro espaço. Vettel fez 1min39s334. Hulkenberg ficou em segundo, a 0s131, seguido por Kobayashi, Schumacher, Bruno, Di Resta, Alonso, Grosjean, Webber e Rosberg. Massa foi o 15º.
Vettel é o favorito? Ainda é cedo, as cartas parecem bem embaralhadas. Mas é uma boa aposta de segurança.
O Barrichelo não é aquele que ia brigar pelo título da indy e todos iam implorar sua volta na F1?
É notório que o Massa não vem tendo um bom rendimento já a algumas temporadas. Desde que o Alonso chegou na Ferrari, o mesmo vem tendo um desempenho bem acima do que o Felipe.
Fábio, diante desse cenário eu te pergunto: Qua a real contribuição da Rio + 20 no desenvolvimento sustentável e na preservação do meio ambiente?
Vettel é um grande piloto, sem dúvida. Deêm uma Ferrari pra ele e ele fará melhor até do que o Alonso. O espanhol já teve o melhor carro do grid em 2005 e 2006 e ganhou os titulos somente nas últimas corridas, no fim do campeonato. Vettel destruiu todos ano passado, inclusive ele.
Já Bruno, na minha opinião, não é um excelente piloto, mas com relação a Maldonado temos que lembrar que o piloto correu o ano passado inteiro com a Williams, né?
Engraçado o público de Formula 1 brasileira.
Na verdade eu não to aqui para defender ninguém mas gosto de acompanhar o blog e ler os comentários.
O pessoal que não gosta do Bruno é muito engraçado quando ele vai bem os primeiros treinos não vale nada por que todo mundo está fazendo acerto no carro testando simulação de corrida e etc.
Agora quando ele fica lá traz Maldonado fica no top10 e Botas também treina bem todo mundo vem aqui falar quanto ele é piloto mediano. Pessoal se vcs não torcem por ele tudo bem mas sejam mais claros em seus comentários.
Quem Duvida desse comentário é só ler os tópicos do Blog que o Fabio escreveu os treinos quando o Bruno fez um treino ruim.
Vlw…..
BRASILLL.
Quem venceu as últimas duas corridas em Valência? Vettel.
A Red Bull nunca busca tempo nos treinos de sexta, mas hoje cravou a melhor volta.
No bolão já marquei: Vettel pole e vencedor
http://formula-retro.blogspot.com.br/
Vai dar Rosberg na pole, com Vettel em segundo e Hamilton em terceiro. SEnninha vai dar aperto no Maldonado. E Massa… Bem, desse aí não espero mais nada. PRa corrida aposto no HAmilton de novo. Até !!!
Está chegando há hora da FERRARI mandar o FELIPE MASSA para o espaço.
Vettel adotou uma estratégia Kamikaze. Aposta, e aposta muito errado, de que se ficar na pole conseguirá tampar todo mundo atrás dele. É novamente um bluff da RB, com foi no Canadá. A estratégia não tem muita chance de dar certo em corrida. O primeiro treino era para acertar os carros com pneus mais duros. O segundo treino foi atípico. Um treino com Hulckenberg em 2º, Kobaiashi em 3º, Senna em 5º, não dá para ter muita noção da realidade dos carros da ponta. Uma coisa é certa, Massa continua sendo ingênuo no que diz respeito a acerto do carro. Acho que está com fixação naquele suposto acerto de Mônaco. O carro tem a traseira solta, igualzinho estava no Mônaco, ou ainda pior. Schumacher errou hoje ao apostar em velocidade de ponta muito alta (Hamilton também errou nesse quesito). Schumi fez 4º tempo, mas, repito, o treino 2 valeu nada para saber a verdade. Se ele mudar esse acerto deve fazer a pole. Pelo que vi nos dois treinos, Button é um candidato sério à vitória no domingo. Ele acertou o carro durante todo o treino, sem ligar muito em fazer os tempos mais rápidos. No practice 1 chegou a fazer o melhor tempo no setor 1, e chegou a andar na frente. Aquele acerto naquela hora vai fazer muita diferença num determinado ponto da corrida e mostra que Button está mais táctico e nisso ele costuma ser rei. Button tentou o acerto de velocidade de ponta com maior probabilidade de funcionar no domingo. Apesar de ter sido atípico, na minha opinião, o resultado da practice 2 mostra que a Force India está chegando com força, e um pódio já é mais do que merecido. Na minha opinião, a Force India tem um dos melhores chassis da F1 2012 e com o motor Mercedes tem grandes chances. Paul di Resta é um grande piloto.
finalmente,Fábio,você acertou emcheio: vettel é mesmo um “alemãozinho”.Queria ver ele pilotando um “MARUSIA”
Maldonado primeiro piloto na equipe em 2012 nunca foi novidade, graças a ele a Williams escapou da falência, onde em plena crise mundial a equipe ia arrumar um piloto com 150 milhões por cinco anos de contrato? Bruno entrou com apenas 10 milhões por uma temporada! Maldonado tem que ser respeitado por vários motivos:
Chegou na Williams como campeão na GP2.
Não arrumou confusão na equipe ao lado de Rubinho.
Oportunista, esperou Rubens sair do time para poder exigir liderança.
Consegue tirar muuuuuuito mais do equipamento que Bruno.
Bem ou mal, Maldonado sempre dá um jeito de se destacar.
Em 7 provas foi três vezes ao Q3, fazendo pole e vitória.
Esta a frente na pontuação, e no seu contrato não tem restrições(colocando 150 milhões no time quem seria louco de fazer, evidente que ele exigiu condição de primeiro piloto em 2012, ainda mais com Bruno chegando no time). Esperto, admite publicamente que é primeiro piloto simplesmente pra botar mais pressão no companheiro. Maldonado coloca uma baita grana na equipe salvando o time, na pista(ainda novato) faz pole vencendo corrida, não arruma confusão com ninguém da equipe. O que mais o patrão vai querer? Se fosse brasileiro Galvão estaria extasiado, junto com ele uma nação atrás…
Maldonado virou o jogo na pista, esse é o problema de Bruno!
Batalha de Grid:
Maldonado 4×3 Bruno
Batalha pelo Q3:
Maldonado 3×0 Bruno
Vitórias:
Maldonado 1×0 Bruno
Poles:
Maldonado 1×0 Bruno
Pódios:
Maldonado 1×0 Bruno
Colocação no Mundial:
10º-Maldonado, 29 pontos
13º-Bruno, 15 pontos
Pagante por pagante Maldonado com todos os erros esta muito a frente do sobrinho, pelo menos o venezuelano vai pra cima em treinos e corridas. Havendo oportunidade, quando acerta dá show como ocorreu na Espanha. Bruno com um carro semelhante geralmente nem isso consegue.
Em sete classificações o sobrinho só conseguiu bater o tempo do companheiro uma vez, isso ocorreu no GP Bahrein. No Canadá Bruno largou a frente muito graças ao erro de Maldonado batendo no muro, nos tempos Bruno ia ficar de novo para trás. Em velocidade pura, a realidade em classificação esta 6×1 para Maldonado, é muita coisa.
O placar de Grid esta Maldonado 4×3 Bruno porque o venezuelano foi punido no grid em MON, e errou no CAN. Maldonado ainda é novato, esta passando pela fase de corrigir erros, mas ele tem velocidade e garra para ficar na F1. Quando passar a fase de erros pode melhorar e se estabelecer por alguns anos no circo.
A pressão é mais em cima do sobrinho que esta “apanhando” muuuuuito do carro. Maldonado no momento só precisa se controlar na classificação.
Bruno teve um péssimo final de semana no Canadá, no 1º treino livre o sobrinho ficou atrás até mesmo de Pedro de la Rosa da HRT. No 2º treino perdeu o controle do carro e bateu no chamado Muro dos Campeões.
Na classificação não botou medo em ninguém fazendo um péssimo 16º, na corrida logo na volta quatro perdeu 3 posições caindo para 19º. Depois, da 25º volta até a 41º ficou atrás o Petrov e Kovalanein de Caterham. Conseguiu superar os dois na volta 44, mas ficou em 17º até a bandeirada.
Maldonado largando em 22º chegou a ficar por oito volta em décimo lugar, acabou chegando em 13º, não marcou pontos mas mostrou ótima reação, isso nem o sobrinho fez.
Em sete provas, Bruno só fez a diferença em uma corrida(Malásia), mas nessa prova ele quase jogou tudo fora na primeira volta(fez besteira batendo e danificando a “asa”). Foi para o box e trocou o bico, deu sorte de entrar o safet-car nesse momento, depois na CALMA fez uma bela corrida de recuperação, mas muito graças ao carro que teve um desempenho excepcional.
O sobrinho não é do ramo, só veste o macacão…Di Resta não tem um bom carro em 2012, mas já tem 21 pontos, isso tem nome…superação!
A Williams vem com um bom carro pra Domingo, Bruno precisa mostrar mais serviço que Maldonado, se não conseguir é mais um boa chance jogada fora…
Boa tarde Marcelo, parabens, você gosta, acompanha e esta afiado nas estatisticas, mas deve gostar de futebol tambem, vou desenhar, na F1 é um conjunto de coisas que fazem a diferença, nem sempre a culpa é do piloto, hoje mesmo temos 15 pilotos em 9 decimos e o Bruno esta em quinto sem ter treinado na manhã, exatamente por ser o segundo piloto e ter que deixar o terceiro piloto treinar, que tambem trouxe dinheiro para salvar a equipe,sendo assim, o melhor motor vai para quem?, o melhor pneu vai para quem? o melhor chassi vai para quem? e quem vai arriscar testar uma inovação aerodinamica que não se sabe se funciona?, você é esperto e sabe a resposta, na época da Cooperçucar em um GP no Rio de janeiro, Emersom Fittipaldi teve problema com um motor na classificação e isso o deixou sem motor para a corrida, se você se lembra, essa pequena equipe brasileira de poucos recursos não conseguia bom resultados nem nas mãos de um campeão, e por ser campeão e ter bom relacionamento com a Lotus, conseguiu um motor emprestado da Lotus, o mesmo motor que usava, sabe que aconteceu?, ele chegou em segundo ou terceiro, não vou saber precisar, mas Fabio Seixas vai saber, isso significa que já desde essa época a F1 funciona assim , o melhor vai sempre para quem paga mais, pode mais, e da mais retorno, isso não acontece com Bruno, acontece com todas equipes e todos pilotos, nenhum brasileiro tem um Banco Nacional por trás, sobrou mesmo ser segundo piloto na Willians e Ferrari, é o que temos para hoje.
Melhor motor? Melhor Pneu? Melhor Chassi?Estamos em 1970? Prezado Vinicius, a Fórmula 1 de hoje não é mais assim….
Uau!! É fanzoca mesmo, Um verdadeiro “Pastorete”…
Marcelo pelo amor de dio , caro vá para Venezuela,aqui é o Brasil afinal teu idolo é Chapolin Chaves, vá que va bene caro mio capisco um bajo no core.
Nossa cinco anos de contrato aonde vc viu essa noticia ainda 150 milhões, Meu Deus com esse valor Hugo Chaves tinha sua própria equipe.
Bem detalhada a sua argumentação. Paaarabéns!
Muitos leitores falam sem acompanhar os treinos livres. Talvez por não terem acesso ou por ignorância mesmo. O fato é que os tempos de hoje NÃO SERVEM DE REFERÊNCIA. Cada piloto testa configurações diferentes no mesmo carro. Uns andam com mais ou menos combustível ou fazem uso de pneus macios (amarelos) e médios (cinza), não se pode julgar desempenho de um ou outro piloto. As coisas só se definem quando começa o treino oficial. Até lá fica bem difícil dizer quem é favorito a pole e à vitoria. Um abraço a todos!
Qem se exalta sera humilhado, quem nao e bom piloto sera tirado
Fábio, você sabe qual vai ser o horário das corridas da GP2?
Obrigado.
Vão ser os horários. Desculpe o erro.
10h30 no sábado, 5h30 no domingo
Abs
As palavras:poderia,quase, se, cagada,etc etal…..que Belezaaaaaaaaaa!
ENGRAÇADO O MALDONADO VIR DIZER QUE É O PRIMEIRO PILOTO DA EQUIPE, O QUE HOJE REALMENTE ELE É, MAS ESSA VANTAGEM TODA QUE ELE ESTÁ TENDO SOBRE O BRUNO É PELO SIMPLES FATO DE O BRUNO ESTÁ CEDENDO O SEU CARRO EM TODOS OS TREINOS LIVRES, SALVO OS CIRCUITOS DE RUA PARA O BOTTAS, LOGO SE NÃO FOSSE ASSIM, DUVIDO MUITO QUE O MALDONADO TERIA TODA ESSA VANTAGEM EM TODOS OS CIRCUITOS SENDO QUE QUERIA VER SE FOSSE O CONTRÁRIO, SE ELE TERIA TANTA VANTAGEM ASSIM NOS TREINOS. TENHO A CONFIANÇA DE QUE A PARTIR DO GP DA HUNGRIA QUE FOI ONDE O BRUNO COMEÇOU A PILOTAR ANO PASSADO PELA LOTUS, QUE ESSA VANTAGENZINHA AÍ, VAI ACABAR LOGO LOGO.
O Maldonado é melhor que o Bruno! Simples assim!!!
Cada um trestou algo diferente, mas o Rosberg fez o tempo com pneus duros!
Os resultados do treino de sexta tem uma importância relativa. De nada adiantam os tempos, sem saber em que condições os carros estavam. Qual era o tipo de pneu? Esse tempo foi obtido em condições de classificação, ou durante uma simulação de corrida? Quais eram as condições da pista e climáticas? Algumas equipes preferem realizar simulações de corrida, e deixam os acertos para o treino classificatório para sábado. Mesmo porque uma pequena variação climática pode mudar completamente as condições da pista, e, consequentemente o comportamento dos pneus, um fator crucial para o bom desempenho do carro. Então deve-se relativizar um pouco a importância de tais tempos. Maldonado primeiro piloto da willians? Grande novidade. É apenas a confirmação de algo que, se não está no papel, é uma mera formalidade. Buno Lalli deve se preocupar com Bottas.
Se me permitir Fabio, vou lançar um desafio a todos os que aqui entram para falar mal dos pilotos, em especial dos brasileiros, acabo de ver a tabela de tempos do treino dessa sexta feira, são 9 decimos separando o primeiro ao decimo quinto, quem aqui consegue escrever seu primeiro nome estando com papel e caneta na mão em 9 decimos?, fica valendo apelido, ou abreviação, exemplo:Zé, lembrando que se for colocar o acento Zé, vai largar em ultimo kkkkkkk.
sua analogia, esta longe da realidade da F1, nós não somos motores, vale lembra que no mundo da F1 9 decimo é quase uma temporada.
Acorda ai Luis Carlos, piloto é ser humano, quero dizer que todos estão no mesmo nivel, não tem bobo guiando F1, mas tenta ai, abrevia para “Lu” nem tem acento, pega papel e lapis e abre o cronometro.
No campeonato vale quem pilota mais rápido ou quem sabe escrever ligeiro? Analfabeto pode participar? Ah sim, se souber escrever o nome não é analfabeto.
9 décimos para um ser humano comum, passa muito rápido, mas 9 décimos para um piloto de Fórmula é uma grande diferença. Quem é piloto, sabe do que estou falando.
É isso que quero dizer, você tem razão, passa muito rapido e nem sempre ou na maioria das vezes depende do piloto, mas existe um unverso de investimento para se chegar lá, ou uma Sauber ou Willians tem o mesmo investimento de uma Ferrari, RBR ou Mac Laren, mas tenta ai, abrevia p/ “Le” e abre o cronometro, boa sorte, se não conseguir vai ajustando a caneta.
Dessa vez, para infelicidade de mr vettel, não é so ele que está escondendo o jogo para sábado. Acredito que tem alguns carros que no treino de hoje já deram a entender que podem complicar a vida de vettel, hamilton e alonso no treino de amanhã. Acho que Lotus, Willians, Mercedes e Sauber tem essa capacidade pra amanhã.
O tempo é relativo; 9 décimos para a F-1 é uma quase eternidade….
Comentário na Ferrari: “não haveria problema algum, Vettel e Alonso na equipe.”
Meio esquisito isso. O que vc acha? Na minha opinião; onde há fumaça… Ou, em toda brincadeira sempre tem um “que” de verdade. Mas de qualquer forma, soou estranho.
Acho difícil o Vettel, campeão, aceitar ser 2º piloto, SEM PODER passar o Alonso……
Pq QUEM for p/ a Ferrari, será como 2º e TEM q obedecer ordem!!!
A Ferrari sempre vai qrer ter 2 campeões, p/ poder atrair patrocínio.
Logo, vai tentar atrair qualquer um outro campeão p/ fazer dupla com Alonso.
As faiscas q sairão, depois se apagam….
Fabio , e essa história que o Maldonado anda dizendo que é o primeiro piloto da Willians??
Ele já não está se achando demais!!???
Acho que sim.
Abs
Ah, nao acho não. Como brasileiros confiamos no Bruno, mas 7 etapas depois da pra cravar sim. Isso não quer dizer que um segundo piloto não possa ganhar corridas, como Weber a 2 anos lembra “nada mal para um 2º piloto” kkk
Pelo tempo, pela experiência… pelos resultados, Seninha vai ter de remar muuuito, pois km em cada Circuito na F1 se fazem muito importantes, Seninha tem muito a evoluir…e se derem tempo ele atingirá o nível de Pastor Maldonado.
O que não é grande coisa alcançar o nível do maldonado.
Se o critério for resultados, ele até que não está errado.
Pode ser que a grana toda da PDVSA lhe garanta isso.
Uai, por enquanto os resultados dele o permitem puxar a sardinha pro lado dele. Se lembrarmos ainda que ele bateu na tentativa de passar o Alonso, ele mandou o recado pra bom entendedor…
1) se tivesse mantido a posição, teria ainda mais pontos que o Bruno (embora o campeonato ainda estivesse no começo com muitos pontos em jogo à frente);
2) se tivesse feito a ultrapassagem seria herói nacional e novo super-talento-relâmpago-da vez, o que acabou acontecendo quando venceu em Barcelona, rsrsrs…
3) mesmo não tendo ultrapassado, mostrou combatividade, gerou notícia e chamou a atenção;
Para FW, um piloto desse tipo é bom pra atrair patrocinadores (ademais dos petrodólares de Chavez).
Resta ao brasileiro fazer um bom papel na na fase européia do campeonato, equilibrar os resultados com o venezuelano e, assim, afastar o Bottas da sua cola.
Abs
Vai cuidar da sua vidinha “insossa” que cê ganha mais!!
Uiiii!
kkkkkkkk
jujubinha vai dormir…não é hora de criança estar acordada.
#vettelfake
“Sim, o “alemãozinho” tinha um carro do outro mundo em 2010 e 2011. Mas também é fato que, em outros circuitos, ele não tem esse índice de aproveitamento. Parece claro que ele tem uma relação especial com o “insosso” circuito valenciano”
Quanto recalque pra falar do Vettel!!! Esse papo de melhor carro já encheu o saco!!! Deixa o garoto em paz!!!!!!!
Tá nervosa?
kkkkkkk,rsrsrsrsr
KKKKKKKKkkkkkk… “ta nervosa?”… vai pescar!!!
rsrsrs
liga não Seixas… ela tem um blog onde tudo oque ela sabe falar e da cor dos olhos do Vettel…
Isonso é o comentario deste não há equilibrio?
Hahahahaha… Não é mal amada nada não… Hahahahahaha
Jujubinha, com todo respeito, me diga qual foi a corrida de recuperação que o Vettel já ganhou em sua carreira? pra muitos Vettel só é um bom piloto e só. Jujubinha imagine se Alonso ou Hamilton tivesse o carro da Red Bull em 2010 e 2011. Aliás em 2010 ele ganhou o Titulo graças a SÃO PETROVIC.
Vc deve ter cheirado alguma coisa… quem ganhou o título de 2010 com a ajuda do ‘Petrovic’??
Certo dizer que ele se adaptou bem a esse circuito, mas felizmente pra ele o carro ajudou e muito nesses dois anos, igualmente podemos falar do Webber em Monaco, Vettel é um bom piloto e Webber tambem, um pouco menos, mas pra um segundo piloto tá na media.
esse alemão até aqui se mostrou ser gente fina.. e claro, teve um carro “supersônico” nos anos anteriores.. a gente só vai ver ele provar o seu valor de verdade quando tiver um outro companheiro de equipe de nível elevado .. exemplo: Alonso e Vettel , Senna x Prost , Mansel x Piquet , etc..
Inssosa!? tá cansado da F1 vai cobrir GOLFE
abs
Luciano
O Senha, o Mansell, o Prost… nunca tiveram um carro supersônico… que parcialidade ridícula!
ai menina ta nervosa kkkk
Que isso galera. O cara tinha carro mesmo, mas ele já ganhou com Toro Rosso. Desde pequeno ele já era diferenciado (vejam os depoimentos do Shummy). Ainda tem muito o que mostrar, mas é um bi campeão do mundo. Merece respeito.
Bruno andou bem. Seria um brilhareco de sexta, ou deve sim classificar a maquina entre os 6, 8 primeiros?
Acho difícil ein. Com Hulkenberg em segundo, não dá pra tomar esses tempos muito como base.
Do melhor tempo do Vetel para o 15º melhor tempo, estão separados por menos de um segundo. Estes tempos é para ser levado a serio sim!
Ok, mas treino é treino. O cara tem um tempão pra ir acertando a mão e fazer uma boa volta. Do Q2 em diante é uma, no máximo duas, voltas com o composto macio, daí que a qualidade e sangue frio do piloto vem à tona.
O Bruno consegue ser rápido em algumas as vezes e por algumas voltas, faz um treino bom aqui outro ali, mas em ritimo de corrida…. pode esquecer
Vettel vai ser pole e vitória, segundo canditado Alonso. entretanto concordo esta estranho Hamilton lá atras.
Este GP me lembra Mônaco , travado , se o pole largar bem e fizer trabalhos de boxe direitinhos ganha.Porém, este ano está imprevisível.
Senna na frente de maldonado e Bottas pela primeira vez numa sexta. E bottando 3 segundos em Bottas, e meio segundo em maldonado que participou dos dois treinos. Será que vai reagir ou foi só um mal subito na pista?
Observação reta e ninguém percebeu aos poucos (Senna ) bruno está fazendo
um bom serviço , aí vem o Maldonado dizendo que é primeiro piloto, tanto faz na
pista é que o bixo pega, B.Senna teve varios desacertos e foi abalrroado pelo Schumacher duas vezes, o heptacampeão
não teve paciencia e teve salto alto nas 2 ocasios. Boa observação o garoto merece
apoio estamos contigo.abs
Fábio,
Será que a willians pode aparecer no podio? Caso tenha carro pra isso, seria uma boa oportunidade para o Bruno tentar mostrar o que veio fazer na F1!
A corrida em Valência, sinceramente não acrescenta absolutamente nada ao campeonato. Assim como Mônaco, são circuitos totalmente incompatíveis com a Fórmula 1 atual. São lugares maravilhosos, ok. Mas estamos falando de uma competição de carros de corrida, e não de concurso de beleza. Carros de corrida são feitos para pistas de corrida, assim como automóveis são feitos para as ruas. Fabio, um forte abraço e boas corridas; tem F Indy também.
Fabio como diz o ditado quem se exalta será humilhado.O senna quietinho está chegando.
O Bruno consegue ser rápido em algumas as vezes e por algumas voltas, faz um treino bom aqui outro ali, mas em ritimo de corrida…. pode esquecer
Esse tempo foi feito com pneus médios??
Do Bruno? Acho que foi de médios..pq só depois que ele fez essa volta, o twitter da williams informou que ele iria colocar macios.