Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Quinta, coluna

Por Fábio Seixas
21/06/12 12:09

Nesse universo, o esporte a motor assume ares de demônio. Com certa razão, não há como negar: são veículos que passam horas queimando combustível para não levar ninguém a lugar nenhum, com o objetivo de divertir pessoas e vender mais veículos.
Mas há esperanças.
A Indy utiliza etanol desde 2007. Na F-1, o Kers é uma tecnologia limpa. E há planos para uso de motores menores, V6, a partir da temporada de 2014.
Nos EUA, já existe até uma liga para veículos elétricos, com três categorias. Por aqui, há tempos, campeonatos regionais correm empurrados pelo álcool.
Mas o maior exemplo de que há uma saída veio no final de semana, em Le Mans.

A coluna de hoje pega carona na Rio+20 e fala sobre iniciativas verdes no esporte a motor.

A íntegra está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, a coluna está na pág. D11.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Rodrigo comentou em 22/06/12 at 19:21

    Bobajada +20.

  2. Rogério comentou em 22/06/12 at 8:44

    Carros elétricos… Gostaria de saber para onde irão as células das baterias quando tiverem que ser substituídas… Aonde será feito o descarte? Mais lixo tóxico e poluente será gerado. Enquanto isso no futuro, só nós na América latina usaremos ainda o petróleo como fonte de energia e possivelmente seremos sobretaxados pelos países ricos por poluir o planeta.

    • jeff olegario comentou em 22/06/12 at 10:01

      leia a materia do Flavio amigo. A BMW, utilizou um sistema desenvolvido pela williams que usa um sistema eletro-mecanico, eliminando o uso de baterias, simplesmente fantastico! no demais concordo com sua visão, seremos terceiro mundo pra sempre, pelo fato de um dia ter sido descobertos e colonizados, uma maldição eterna.

      • Leonardo Ávila comentou em 22/06/12 at 10:44

        Carro elétrico? O carro realmente não polui, mas alguém ae por acaso sabe como é produzida a energia que o alimenta? No Brasil por enquanto é de origem hidrelétrica, mas no mundo é via combustíveis fósseis, gás e carvão, poluidores. Então, por enquanto, carro elétrico é maior falácia.

    • Rogério comentou em 22/06/12 at 18:31

      E tem mais… a Gurgel já fazia carro elétrico muito tempo antes… mas sabe como é… as montadoras “quebraram ele”

  3. Alex Xavier comentou em 22/06/12 at 3:31

    Concordo com as experiências em motores alternativos que poderão substituir os propulsores movidos a combustíveis fósseis. Aos poucos isso está surgindo. Porém, é muito difícil e leva tempo desenvolver um motor que realmente substitua os motores do cotidiano. E que substitua também no preço. Já Felipe precisa guiar e acertar o carro conforme o molde dele e não dos outros. Já pensou se você é destro e tocar em uma guitarra para canhoto? E sobre Vettel e Alonso na Ferrari juntos, imposível é claro que não é. Talvez até seja um dos sonhos da Ferrari. Mas daí, independente de como será o projeto da Ferrari, se ela será um projeto bom ou ruim, a equipe terá que liberar os dois pilotos para disputar o título.

    • Alex Xavier comentou em 22/06/12 at 3:35

      (sobre a Ferrari) …nada mais óbvio.

  4. Publius Goulart comentou em 21/06/12 at 22:27

    Agora o Fábio é mais um ecochato? Brincadeiras a parte, eu sou a favor da sustentabilidade, mas não gosto de como ela foi imposta ao nosso mundo. Pra quem acha que a Terra vai morrer lhe garanto que ela ficará com uma natureza exuberante e a humanidade extinta fazendo “automobilismo” “nos cafundó”. Pra quem acha que existe aquecimento lhe garanto que sinto mais frio hoje do que mesmo dia do ano passado. Vamos melhorar o nosso ar para os seres humanos, menos enxofre e assim…e não do planeta que o nosso planetinha não liga para esses detalhes.
    abraço galera!

    • Fabio Cristiano Pereira comentou em 22/06/12 at 16:52

      Realmente sente mais frio hoje que no ano passado? Então você deve estar ficando doente. Procure logo um medico antes que o mundo acabe. Havana.

  5. joel belmonte fialho comentou em 21/06/12 at 19:59

    A realidade atual são os efeitos estufa que o planeta está enfrentando , há sete bilhões de individuos, consumindo e povoando os ares atmosferico com venenos criados pelo homem, pois bem hoje a conciencia dos habitantes está fatalmente voltada para salvar o planeta Terra. Em termos de emissão de monoxido de carbono hoje a conciencia das grandes montadoras estão voltadas para a energia limpa, Etanol, Motores eletricos em fim tudo que venha a solucionar o efeito estufa que tanto persegue os cientistas mundo a fora. O ser humano esta criando varios artificios para poder controlar a emissão de gases
    venenosos que acabam com a camada de ozônio, nunca é tarde para rever simples fatores que poderão auxiliar a população a criar novos mecanismo para proteção do planeta. Fica hoje a conciencia de que se cada um de nós procurarmos corrigir a ganancia de ter mais e mais brinquedos caros e voltados para consumo proprio , onde não se preocupar com o espaço reduzido de terra, desmatamentos e destruição dos mananciais , vai ficar dificil determinar aonde há o ecologicamente correto do defitivamente destruido o planeta pede ajuda a todos nós seres humanos. O que tem haver com as corridas de automóvel, tudo pois o combustível natural Petroléo está colocando a atmosfera em risco , devido a expolosão de automóveis no planeta….

  6. Racing Fan comentou em 21/06/12 at 17:49

    Amiga do ambiente é a Eco Shell Marathon.

  7. chato comentou em 21/06/12 at 16:41

    O FÁBIO, CLARO QUE ISSO NÃO TEM NENHUMA RELAÇÃO DESSA POSTAGEM, MAS O QUE MASSA DISSE NESSA CITAÇÃO DIMINUI SUAS CHANCES DE IR PRA SAUBER NO PRÓXIMO ANO:

    ” O brasileiro ainda disse que, caso sua única opção seja correr em uma equipe pequena, ele prefere “ir fazer outra coisa”. Em seguida, ao ser perguntado se a Sauber tem este status, ele respondeu, aos risos: “Média”. “

  8. Julio Ferreira comentou em 21/06/12 at 15:20

    Baterias contem grande quantidade de metais pesados, e representam riscos se dispostas inadequadamente, como as que se usa nos carros, celulares, lapsos, tabletes, e até mesmo baterias dos carros elétricos. Se recicladas, não apresentam estes problemas. A que se avançar nas tecnologias inovadoras neste campo(células de hidrogênio, por exemplo), mas avançar na elevação da reciclagem destes e outros compostos (carros velhos, por exemplo) é mais importante neste momento. Em corridas esta destinação correta certamente deve ocorrer. Um abraço, Julio

  9. leopoldo dos santos comentou em 21/06/12 at 15:11

    mais ja é um passo, bem grnde na busca pela,tecnologia verde, um breve açoes como, utilizar energia limpa, vai ser comum na formula1,há visto que as grandes montadoras estao pesquisando novos componemtes para o futuro do esporte, e so aguadar para os proximos anos.vai demorar um pouco, ja que as algumas partes ainda,possuem residuos altamente comtaminantes.

  10. ANDRE DE ITU comentou em 21/06/12 at 15:08

    ai ai ai… daqui a pouco esses ECO-CHATOS vão querer transformar a F1 em corrida de biga… 🙁

  11. Paulo comentou em 21/06/12 at 14:59

    Fabio….
    Leio pouco o seu blog, mas leio….
    Também será cobrado?
    http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/06/21/folha-passa-a-cobrar-por-conteudo-digital-assinante-uol-tem-acesso-gratis.jhtm
    Abraços.

    • Fábio Seixas comentou em 22/06/12 at 9:18

      Por ora, não.
      Abs

  12. gustavo comentou em 21/06/12 at 14:09

    Fabio, o assunto nao tem nada a ver com o topico, mas como este é seu ultimo post, la vai…
    Viu a materia aqui na Folha sobre a declaração do Alonso ter “poder” de manter o vetar o companheiro de equipe?
    A resposta do Massa foi até humilde na minha opinião, mas acho que ja estão exagerando, ele nao precisa disso

  13. eder félix comentou em 21/06/12 at 13:18

    Fábio, concordo sobre a “energia limpa” do kers. Porém, é preciso salientar que as baterias que trabalham neste regime (descarrega, carrega, descarrega, carrega) constantemente, tem sua vida útil reduzidíssima. Como elas são compostas em grande quantidade por metais pesados e altamente tóxicos, principalmente para lencóis freáticos, geram resíduos de difícil destinação e tratamento em curto prazo. Há que se aperfeiçoar a produção das baterias para reduzir a quantidade de contaminantes que ela produz em seu descarte. No mais, Vai Boca!

    • Fernando comentou em 21/06/12 at 14:03

      Concordo com você Félix. O maior problema de quando se fala em meio ambiente é que só pensam em redução dos gases responsáveis pelo efeito estufa e nada mais. Poucos pensam em desmatamento, em poluição dos rios, em engenharia reversa, que também são muito importantes.

    • beto brito comentou em 21/06/12 at 14:24

      é isso ai falou muito bem principalmente no final….VAI BOCA !!

    • João Magalhães comentou em 21/06/12 at 16:33

      Vc tá certíssimo. Eu não tenho informação nenhuma a respeito disso, mas será que as baterias usadas na F1 não são de um material que tenha um desgaste menor? Diante de tanta tecnologia, imagino que tenham capacidade de desenvolver uma bateria que tenha uma vida útil beeeem razoável. As baterias de Li que usamos em celulares aguentam inúmeras cargas e recargas, a tecnologia disponível na F1 seria capaz de criar algo MUUUITO melhor, eu acho. Mas enfim, são só palpites, não conheço nenhum dado referente a isso, são só pensamentos mesmo. Legal mesmo será ver o esporte trabalhando a favor da população, desenvolvendo tecnologias que podem ser aplicadas aos carros populares. Ah, Boca/LaU é o BRASIL na Libertadores!!!

    • Élinton comentou em 22/06/12 at 1:45

      Pois é, o problema não é apenas o combustível que move as máquinas. Outro exemplo são os pneus… Os da F1 foram projetados para não durarem muito, ocasionando briga na pista, mas muita borracha queimada. No mais, Vai Boca!

    • Edson Jorge comentou em 22/06/12 at 8:19

      “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”; Partindo desta fraze secular, tudo o que se fala sobre energia limpa, é papo de ambientalista que não têm embasamento científico, os carros elétricos e os movidos a ethanol não poluem as ruas por onde trafegam, mas deixam estas poluições nas áreas cultiváveis que as hidrelétricas colocam debaixo d’agua, nas monoculturas dos canaviais, nos metais pesados altamentes nocivos a saúde recheando as células de energia (baterias), não é tirando os conbustíveis fósseis das competições que o mundo terá sua oxigenção reestabelecida!!!!!!!

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).