Quinta, coluna
14/06/12 09:28Soa estranho. “Schumacher” e “último” são palavras que não combinam _pelo menos desde que Ralf parou. Daí os relatos de que o maior vencedor da F-1 saiu do circuito de Montréal irritado, bufando, ainda durante a corrida, deixando para trás a reunião de praxe com os engenheiros.
Quando decidiu voltar, Schumacher sabia que enfrentaria dificuldades.
No primeiro ano, o maior obstáculo foi tirar a poeira dele mesmo. No segundo, o difícil desenvolvimento do carro. Agora, quando a Mercedes tem um carro rápido, é o mais puro azar.
O contrato do alemão termina no fim do ano, e pode ter sido o último se sua paciência se esgotar. Montréal pode não ter sido a gota d’água. Mas o copo está bem cheio.
Schumacher é o tema da coluna de hoje. Ele parece em forma. Mas, como Sauber bem disse, nunca vi um piloto com tanto azar como o heptacampeão em 2012.
A íntegra está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, você encontra a coluna na pág. D9.
Fraquinha essa sua coluna de hj hein! Levou 5 minutos pra escreve-la? Mas parabes pelo blog! Top 3! Abs
ele está apenas pagando com juros e correcao monetária por todas as traquinagens e falcatruas feitas no passado. nada mais que a justica divina.
e o senna nunca foi santo tb.
Eu gostaria que o Schummi encerrasse a carreira na Ferrari… contra o Alonso.
Ou na McLaren, contra o Hamilton.
Saudades de Senna e Prost na mesma equipe… Piquet e Mansell eu infelizmente não vi ao vivo…
todos estes pilotos que se dizem grandes, se não tiverem uma equipe trabalhando só para eles, os mesmos não vão a lugar algum.. E nesse pacote vc pode colocar Alonsito, Shumaker, Senna, Prost entre outros
É impressionante o quanto toda a sorte que Schumacher teve desde 1991 se converteu em azar nessa temporada.
É nítido também
Acho que quando Schumacher voltou a F1 seu objetivo principal não era a vitória, é obvio. Isso ele já trazia na bagagem e com um recorde que deve levar décadas para ser batido. Há três objetivos na volta de Schumacher: Um era estar atualizado em relação ao mundo da F1, porque penso que Schumacher tem projetos muito bem definidos na sua cabeça para o futuro dentro da F1, e já estava vendo que fora por muito tempo perderia o trem. Outro objetivo era mesmo criar um novo campeão alemão. O outro objetivo, e acho que é o principal, era criar um elo de ligação forte com as empresas (fornecedores, patrocinadores, etc) para manter seu espírito empreendedor, já que Schumacher sempre teve investimentos extra F1, principalmente em imóveis, e acho que ruma a F1 com alguma coisa em mente, talvez até como dono de equipe, não sei. Mas uma coisa é certa, Schumacher também não voltou para ser último e se puder beliscar uma vitória ou outra, ele vai lutar por ela.
Comentário mais sem sentido cara, desculpe ai mas não tem nexo nenhum esse comentário. Um dos piores que vi até hoje por aqui (ente os que falam sério).
Quem disse que praga de Rubinho não pega???
hahahahahahaha pura praga do inferno!!
isso me lembra muito o desenho corrida maluca… o Dick Vigarista e seu parceiro Rabugento/ Muttley sempre faziam todo tipo de trapaça mas no final sempre o carro quebrava ou era erro da equipe vigarista. Rsrsrs
Para falar bem a verdade, acho que eu vi sim alguém mais azarado que Schumacher/2012: Hakkinen/2001.
Depois de três anos consecutivos disputando o título até as últimas corridas (com dois campeonatos nas costas), uma temporada desastrosa. Carro apagava, motor estourava na última volta e na liderança, erros nos pits…
E o que acontece com o Schumacher mostra que estrela de campeão existe, mas também falha. Também vale citar o Raikkonen sortudo de 2007, que era o mesmo Raikkonen de 2005, com pneu furado em bueiro de Xangai, com pneu dechapado, com erros da equipe, com trocas de motor…
“Foi uma cagada” (Massa, 2012).
Bem feito. O Schumacher precisa aprender a ser humilde mesmo.
Bom, se caso confirmar-se esta tese (shumi out), eu como brasileiro espero que abra uma porta para o Massa que vai precisar muitíssimo!
Vai deixar a vaga pro Massa…
O Schumacher já teve toneladas de sorte durante sua carreira. Estava na hora de ter um pouco de azar também. Aliás, nada mais justo para quem fez tanta m* na carreira como o Dick Vigarista.
A panca em cima do Bruno Senna não foi azar.
Não. Mas os outros quatro abandonos foram azar ou erros da equipe.
Abs
Realmente não foi azar!!
Foi cagada do tal do Bruno mesmo!!
So vc Mauricio e o Schumacher acham isso… Tanto que o Schumacher (sempre protegido) foi punido…
Mauricio,se vc assitiu a panca que Schumacher deu em Bruno Senna , foi no mínimo falta de esportividade, porque um comportamento de um hepta campeão mundial errar a trajetória do oponente ficou além da conta, sentiu-se (schumi) o tal piloto de antes, afobado afoito numa disputa de corrida,longe de Schumacher 7 vezes campeão .concordar é uma questão
de lógica. O movimneto que Bruno Senna axecutou foi de pura pericia , tanto que deixou espaço para a manobra de Schumi
, este numa entrada de curva em alta freiou tarde e sua trajetória seguiu ruma ao vacou deixado por Bruno, isto é fisica ,
um carro em movimento alta velocidade faz com que o vacuo puxe o carro de trás
lançar na mesma direção do outro logo choque inevitavel compreendeu?
Acho que ele gastou toda a sorte que tinha em seus bons anos. Era absurdo, o cara simplesmente não quebrava.
Bom, ele deve estar pensando “como Rubens sofria e eu não sabia…”
Bom, tomara que ele belisque ao menos uma vitória antes de para. le merece.
“No primeiro ano, o maior obstáculo foi tirar a poeira dele mesmo. No segundo, o difícil desenvolvimento do carro. Agora, quando a Mercedes tem um carro rápido, é o mais puro azar.”
Ueh, agora os fas do Schumacher vao apelar para as mesmas desculpas do Barrica? Fato eh que agora o alemao nao disputa com um foguete contra adversarios montados em jegues, como era quando conseguiu grande parte de seus titulos. Agora ele tem um carro “apenas” bom, no mesmo nivel dos demais, e tem concorrentes `a altura. Some-se a isso, claro, o fato de ele jah nao ser nenhum garotao, e eh esse o resultado. Mas, como disseram acima, nao eh nada perto do que o Cheatmaster merece depois de tanta trapaca.
(Quem sabe o fato de ele ter feito a pole em Monaco e nao ter podido largar na ponta jah nao eh um castigo dos Deuses do automobilismo pelo que ele fez aquele ano em que parou o carro no meio da pista para interromper Qualifying?)
Acho que o Fabio está falando dos incidente da roda solta (ui) e o travamento do DRS (última corrida). Isso não tem haver com o desempenho do piloto e sim com incompetência da equipe.
“Quem sabe o fato de ele ter feito a pole em Monaco e nao ter podido largar na ponta jah nao eh um castigo dos Deuses do automobilismo pelo que ele fez aquele ano em que parou o carro no meio da pista para interromper Qualifying?”
O vídeo abaixo é especialmente para o Glauber!!!
SENNA TRAPAÇA PRA FICAR COM A POLE EM MONACO 85
http://www.youtube.com/watch?v=FStK3JlFa8w
O “herói” nacional nunca foi santo, foram várias situações sujas…
SENNA TRAPAÇA, 2º LUGAR COM FREIOS IRREGULARES, DESCLASSIFICADO!!!
http://www.youtube.com/watch?v=fzdrpcPE-Tc
Senna joga sujo depois da largada, ultrapassa Prost quebrando acordo!!!
http://www.youtube.com/watch?v=y96Fc8LpSZw
Senna joga carro de forma suja(1:37) em cima de Prost lado a lado GP POR 88
http://www.youtube.com/watch?v=zznJjSncGCE
SENNA JOGA SUJO E LEVA TROCO DE KEKE ROSBERG – GP EUR 85.mp
http://www.youtube.com/watch?v=a5g27PZt8gI
Irresponsável, pra ser campeão Senna joga F1 em cima de Prost a mais de 250 km/h!
http://www.youtube.com/watch?v=SdsZ6IDQEaA
E o que dizer da lista de agressões físicas de Senna desde o kart? Um absurdo atrás do outro, nunca vi coisa igual no esporte a motor. Em categoria de base Senna chegou a pegar um piloto argentino pelo pescoço!!! Na Formula 1 saiu no tapa com companheiro de equipe De Angelis, depois aconteceu com o rival Mansell, deu soco na cara de Irvine quando era novato. Senna em 87 agrediu fiscais de pista e levou uma baita multa, deu soco na cara de JORNALISTA, até mulher jornalista Senna não perdoava.
“Talvez uma das maiores decepções que tive foi conhecer Senna pessoalmente. O herói obstinado e patriota que nos surgia na TV era habitualmente arredio e descortês longe das câmeras. Problema meu, eu diria, pois, apesar de minha mãe certamente achar o contrário, nem todos precisam me tratar bem. Mas comecei a sentir que o problema não era só meu quando passei a ligar alguns pontos”
http://alessandraalves.blogspot.com/2008/02/regi-o-rebelde.html
Senna certa vez também tratou muito mal uma tradutora, vivia arrumando consfuão com os cartolas da FIA, fez inimizade com Piquet, Prost e Mansell. Em um ato de pouca inteligência Senna foi cutucar Nelson Piquet, acabou saindo como viado na história. No GP Brasil 1990 o “herói” nacional foi convidado para uma homenagem, mas quando soube que não era para ele, se recusou a ir. Era GP Brasil, perto de sua gente…que papelão!
Em outra ocasião uma coisa imperdoável…Senna agrediu um mecânico da Mclaren dentro dos boxes(o rapaz foi agarrado pelo pescoço), vexame total.
Senna também arrumou confusão com Reginaldo Leme, em um ato bem baixo até tentou fazer o jornalista perder o emprego na emissora. Reginaldo evita ao máximo tocar no assunto e quando o faz, ABAFA o caso para segurar o ótimo emprego na emissora.
Essa briga com De Angelis aconteceu porque Senna atrapalhou de propósito uma volta de De Angelis em uma classificação. Irritadíssimo o italiano foi tirar satisfação com Senna, o resultado da discussão…Senna tomou um soco na cara do companheiro. Outro caso semelhante foi com o novato Schumacher. Anos atrás o alemão comentou dois problemas que teve com Senna, uma delas foi um acidente de corrida que Schumacher admitiu a culpa no GP da França em 92. O outro ocorreu em um treino onde Senna o teria atrapalhado em uma volta. Schumacher achou que podia ter acontecido sem querer, mas depois foi atrapalhado novamente, dessa vez o alemão percebeu a má intenção de Senna. Schumacher decidiu dar o troco, no final do treino o brasileiro foi tirar satisfação com o novato alemão.
Esse era o Senna na pista ou fora dela, o mundo estava sempre errado e ele Senna sempre o certo…isso tem nome, arrogância e egoísmo!!!
E ainda a Globo com Galvão vem dizer que Senna só deu bons exemplos…barbaridade!!!
Schumacher cometeu alguns erros, mas nunca agrediu alguém, e sempre foi adorado dentro das equipes pelos mecânicos!
Os erros de Schummy foram compensados por atos mais importantes abaixo, o Glauber deve ser um cara especial que não comete erros, vive só para ATACAR, mas seria bom às vezes se olhar no espelho!!!
Schumacher é embaixador da UNESCO, doou US$1,5 milhões para projetos ligados a educação e ao esporte. Financiou, sozinho, a construção de uma escola para crianças pobres de Senegal, além de contribuir para melhorias da própria cidade de Dakar. Também sozinho, construiu um hospital especializado em amputados para apoiar as vítimas da guerra de Sarajevo. Em Lima, no Peru, fez o “Palácio para os pobres”, centro de ajuda para as crianças de rua, com alimentação, educação, cuidados médicos, roupas e abrigo. Para as vítimas do tsunami que atingiu a Ásia em 2004 foram US$10 milhões, a maior doação individual. Para a Fundação William J. Clinton, em prol de crianças com HIV, malária e pobreza foram mais US$5 milhões. Para as enchentes que alastraram a costa européia, mais US$1 milhão. Em meados de 90, adotou um cachorro vira-lata que vagava por Interlagos na época do Grande Prêmio do Brasil, isso muito antes de se engajar em campanhas em defesa dos animais.
No vídeo abaixo Schumacher se emociona com vítimas de terremoto na Costa Rica. O alemão doou 1 milhão de dólares para a construção de ciclovias em todo país.
EARTHQUAKE COSTA RICA Michael Schumacher visit the affected people
http://www.youtube.com/watch?v=yLTw1a4FGck
Guga sorteia moto de Schumacher para ajudar desabrigados em Santa Catarina
http://esporte.uol.com.br/tenis/ultimas/2008/11/28/ult4364u3348.jhtm
Castigos dos Deuses foi o que aconteceu com Senna na Tamburello Glauber…ele foi o grande perdedor, tudo que a F1 deu a Senna tomou de volta naquela curva…
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz… Marcelo,por que toda vez que tocam no nome do Schumacher aparece alguem para falar mal do Senna?ninguem esta tirando os meritos do Schummy,afinal ninguem ganha 7 titulos da F1 sem competencia.
Caro Marcelo: não duvido nem um pouco das suas afirmativas. Porém é preciso analisar os dois lados da moeda. Seja imparcial. Os dois, Schumacher e Senna tem lados positivos e negativos. Não deveria ser a emoção das disputas, as ultrapassagens e os estilos de pilotagem que deveríamos analisar? Se vc quiser ver um esporte onde não exista esses tipos de “defeitos”, será impossível. Qq um poderá responder esses seus vídeos com outras “vigarices” de Schumacher, assim como vemos de Alonso, Hamilton, Prost, Mansell, etc. Já jogou bolinha de gude na infância? Até nesse tinha malandragem… Esqueça essa picuinha e veja o lado bom das coisas. Torça, vibre… Vc será mais feliz assim!!
Como pessoa Schumacher é melhor que Senna sem dúvida. Ambos fizeram lá suas trapaças em corridas, mas Senna de fato agrediu pessoas, pilotos trapaceou bem mais que Schumacher!
Marcelo,
repetindo o que disse no outro comentário
poucos…. muito poucos conseguem ver o que vc diz. Discordo de uma o outra coisa técinica e histórica mas em geral é tudo assim mesmo. Isso nunca vai ser público…. principalmente aqui no Brasil!
Se ficar contando essas coisas aqui o pessoal até assusta, tem outras piores do que essas! O cara era um piloto fora de série mas com as câmeras desligadas não era nada confiável…
Marcelo, voce baseou toda a sua defesa do Cheatmaster em ataques ao Senna, sendo que eu sequer mencionei o nome do brasileiro no meu comentario inicial. Nao vejo, portanto, necessidade de comentar sua resposta em pormenores, embora, por ex., eu discorde de boa parte do que voce tenha dito (ex., um piloto brigar com os diretores da FIA e com os “donos” da F1 nao eh, a meu ver, desonroso; muito pelo contrario).
Seu comentario me soou mais como uma birrinha do que como algo racional.
ele é o cara!! gênio!! qual piloto foi campeão sem nunca ter sido desleal?? nenhum!
“Lealdade deve existir no Paraíso, estamos no Planeta Terra, aqui quem pode mais chora menos”
Andretti e Chapman foram leais com Peterson em 1978? Ronnie até levou patrocinador para a equipe, mesmo assim teve que assinar um contrato onde não podia disputar o título, e Peterson sempre botou pressão em Andretti nas corridas e tabela. Hilário foi o que Andretti disse depois do acidente fatal de Peterson em Monza:
“Ronnie foi um cavalheiro em aceitar todas as imposições de contrato, quando tinha chance de me ultrapassar, mas não o fazia”
Oras, porque Andretti não foi cavalheiro em dizer:
“Chapman não quero se favorecido em 78, quero bater Peterson na pista”
Não existe bobo na Formula 1, Andretti não deu chance a Peterson por um único motivo!
Mario foi quem começou a desenvolver aquele fantástico carro “asa” em 1977, venceu mais corridas que o campeão Lauda, todos sabiam que 78 era o ano de Andretti, só o companheiro podia bater de frente na Lotus, mas Chapman e Andretti deram um jeitinho de barrar o sueco voador no contrato…
Outro que foi impedido de disputar o título e tentar ser campeão foi G.Villeneuve em 1979, Gilles já estava na equipe desde 1977, mas Enzo Ferrari contratou Scheckter para 1979.
Bobo foi Gilles que não se impôs pra dizer:
“Estou na equipe desde 1977, estou esperando minha vez de liderar a equipe e com um bom carro posso ser campeão”
No grid do GP de Monza Enzo Ferrari deu a ordem pessoalmente a Villeneuve, aquele título de 79 já tinha dono…Scheckter!
Villeneuve passou a corrida toda na “cola” do companheiro sem poder tentar a vitória e botar fogo no campeonato.
Oras, é até compreensível o caso de Andretti, ele ajudou a desenvolver o carro por direito tinha que liderar o time até o título, mas com Scheckter não. No minimo Enzo devia deixar Villeneuve tentar ser campeão, não foi o caso. Onde foi parar a ética da Formula 1 nos anos 70? Caso semelhante ocorreu com Lauda-Regazzoni na Ferrari, e antes Stewart-Cevert na Tyrrel.
Outro caso famoso e absurdo foi na Williams em 1981, Reutemann fazia uma bela temporada, mas Frank Williams ao invés de pensar no título, preferiu favorecer Jones o campeão do ano anterior. A Williams tinha um grande carro em 1981, mas jogou tudo fora apostando em Jones que fez uma temporada muito abaixo de Reutemann.
Schumacher MONTOU um time pra ele desde a Benetton e começou tudo por baixo R.Brawn e Byrne não era conhecidos como “magos” projestistas, os mais famosos na época eram: Murray, Barnard, Head, Nichols, Dernie, Ducarouge e Newey.
O trabalho do trio Schumacher-Brawn-Byrne era promissor basta comparar as temporadas de 90/91 com Piquet, e 92/93 com Schumacher:
Piquet-Barnard-Byrne
1990-2 vitórias e 8 pódios
1991-1 vitória e 3 pódios
Schuamcher-Brawn-Byrne
1992-1 vitória 13 pódios
1993-1 vitória 11 pódios
Lembrando que, Piquet só conseguia vencer na Benetton quando Mclaren e Williams iam mal nas corridas, já Schumacher bateu as Williams e Mclaren de Senna em 92/93 em disputa direta. O grande segredo do carro Benetton poucos notaram(as Williams tiravam atenção de todos em 92/93), mas começava a nascer outro trio genial na Formula 1 com Schuamcher-Brawn-Byrne, da mesma forma que aconteceu com outros grande campeões que ao lado de grandes projetistas formaram time de sucesso chegando ao título, isso começando por baixo. Os casos foram os mais variados:
Clark teve Chapman em 63/65
Gran Hill teve Chapman em 68
Jackie Stewart teve D. Gardner em 69/71/73
Rindt teve Chapman em 70
FITTIPALDI teve Chapman em 72
Lauda teve Mauro Forghieri em 75/76/77
Andretti teve Chapman em 78
PIQUET teve Murray em 81/83
Lauda teve Barnard em 84
Prost teve Barnard em 85/86
PIQUET teve F.Dernie e P.Head em 87
Prost teve Murray-Nichols em 89
Schumacher teve Brawn e Byrne.
Esta aí uma coisa que Senna nunca fez na vida, desenvolver chassi/motor/câmbio, organizar um time partindo em condição inferior até o título, até tentou por 3 anos na Lotus, mas fracassou, pra ser campeão teve que mudar para melhor equipe da época a Mclaren. Depois quando o carro não tinha mais forças foi para a Williams que dominava tudo em 92/93…assim é meio caminho andado até os recordes e títulos. Duro é organizar uma equipe, com o tempo dar estabilidade desenvolvendo o carro até pódios, vitórias e o tão sonhado título. Isso Schumacher fez na Benetton e Ferrari, hoje aos 43 anos tenta tela terceira vez na Mercedes, e a equipe esta no caminho certo. Schumacher não esta em boa fase, dessa vez por causa de azar, mas quanto da vitória e pole de Nico tem o “dedo” do trabalho de Schumacher na equipe?
Senna não foi campeão na Lotus, com Prost aconteceu o mesmo na Renault e Ferrari, o mesmo se repetiu com Piquet na Lotus e Benetton, Schumacher aos 43 anos tem a obrigação de chegar ao título na Mercedes? Oras, se Nico for campeão Schuamcher já cumpriu seu acordo com a Mercedes, ajudou a melhorar a equipe em troca do favor que a fábrica deu a ele antes de chegar a F1. O alemão é um cara bem resolvido, se não chegar ao sucesso na Mercedes, não vai sair por aí ameaçando lançar um livro…oras
Schumacher vale o investimento, ao lado de Brawn lidera a equipe Mercedes com MÃO DE FERRO, em dias de F1 sem poder testar o piloto não pode fazer a diferença no desenvolvimento do carro, só resta uma alternativa…exigir mais investimento para melhorar o carro através de troca de membros da equipe(projetistas). Isso Brawn e Schumacher fizeram, exigiram troca do staff técnico e o carro melhorou em relação a 2011. Rosberg também tem sua parte no time, mas quem tem moral pra exigir da Mercedes são Schumacher e R.Brawn! Nico esta aprendendo a liderar um time com mão de ferro, e como Nico é alemão para Schumacher esta tudo em casa, o sucesso de mais um alemão na F1 é importante, Schumacher sabe disso. Bem diferente de Rubinho na Ferrari, Schumacher se mostra um bom perdedor, não ataca a equipe e até elogia o trabalho de Rosberg. Desde que voltou, Schumacher só fala em trabalho, motivação e superação, isso é importante para a equipe.
Já Rubens na Ferrari, Brawn-GP e Williams gostava de fazer “CARNAVAL”, chamou até o carro da Williams de porcaria, P.Head disse publicamente que estava de SACO CHEIO de tanta reclamação do Rubens no time.
Rubinho chegar na Ferrari em 2000 e querer tratamento igual ao alemão foi uma grande piada, o que Rubens fez na F1 até 1999 para merecer tanto? Schumacher já tinha mostrado do que era capaz na Benetton, trocou uma equipe que ganhava tudo por uma Ferrari que não ganhava nada nos anos 90, no mínimo ele tinha que liderar o tíme até os títulos. Rubens foi contratado para substituir Irvine, sua função era somar pontos para o campeonato de construtores, quando possível vencer corridas. A Ferrari não permitiu Rubens vencer na AUT 02 porque foi uma forma de “calar” Rubens depois de tanto falar na mídia, foi uma forma de “castigo”, o que ela não esperava é que isso ia dar grande repercursão, Rubinho sabia sua posição na equipe, só que não aceitava…porque não mudou de equipe? Os responsáveis pela REVOLUÇÃO na Ferrari foram Schumacher-Brawn-Byrne-Todt…Rubens não fez parte dessa “transformação” porque chegou bem depois, e só sabia fazer uma coisa…reclamar!!
Schumacher NUNCA dependeu de Rubens para nada! Compare o que conquistou o alemão e o brasileiro até 1999(antes de correrem juntos na Ferrari), Schumacher começou por baixo na Benetton e chegou ao sucesso, depois pegou a Ferrari em baixa e fez o mesmo, já em 99 os “números” do alemão já impressionavam, e nem era época de domínio absoluto como foi nos anos 2000.
1991 a 1999, Schumacher(pós-graduação)
127-corridas
2-títulos
35-vitórias
23-poles
39-M.Voltas
71-pódios
1993 a 1999, Rubinho(pré-primário)
113-corridas
0-títulos
0-vitórias
2-poles
0-M.Voltas
6-pódios
Chega ser hilário Rubinho querer tratamento igual na Ferrari, Schumacher chegou como Bicampeão na Ferrari e exigiu o mesmo que Piquet quando chegou na Williams em 86(ou Alonso na Mclaren em 07). Só a Ferrari cumpriu o acordo, Piquet e Alonso ficaram na mão por culpa da patriotada inglesa, Mansell e Hamilton eram ingleses…ou alguém acha que a Williams e Mclaren deixaram os pilotos com chances iguais por pura ética e com senso. Tenha dó, tem que ser muito mané para acreditar nisso. Piquet e Alonso foram “USADOS” para desenvolver os carros, Mansell e Lewis só sentavam e pilotaram. Mesmo caso foi com Prost ao lado de Senna em 88/89, depois da sacanagem de Senna no GP de IMO 89, Prost disparou a Ron Dennis:
“Ele(Senna), vai tirar férias no Brasil e eu fico aqui desenvolvendo o carro? Estou indo para a Ferrari, Nichols vai comigo! Nunca mais vou pilotar pela Mclaren. Quero ver quem vai desenvolver o carro Mclaren depois que ele tiver perdido as forças”
Pois é, Senna não foi…caiu fora indo pilotar o carro “do outro mundo” na Williams…quebrou a cara! Schumacher-Brawn-Byrne depois de dois anos conseguiram desenvolver ao máximo o “segredo” no carro da Benetton, o fantástico bico alto mais os segredos do assoalho que fazia o carro “Grudar” ao chão, isso fazia o carro voar sobre “trilhos”, além de economizar pneus…ajudando na hora de fazer a estratégia.
Muitos atacaram a Benetton dizendo que o carro era veloz porque tinha controle de tração e largada, mas se isso fosse verdade Schumacher não largaria mal logo na primeira corrida no Brasil, e o alemão largou mal em outra corridas em 1994. Quando todos se ligaram o que fazia aquela Benetton voar, já era tarde…só restou a maioria das equipes copiar o bico alto, já sabendo que o segredo mesmo estava no assoalho. Bom lembrar, até 1993 maioria dos carros usavam o bico rente ao chão, algumas até tinham uma elevação no bico( a idéia era boa, mas como fazer a diferença com isso?), quem conseguiu fazer o carro voar foi a Benetton.
Brawn e Byrne faziam o trabalho projetando o carro, Schumacher fazia o resto na pista, com resultados cada vez mais expressivos, cada setor na equipe tinha que se superar. O mesmo aconteceu nos tempos de Ferrari, ao lado de Todt o trio se completaram…Rubinho sabia disso, sabia que os pilares de liderança da Ferrari era formado por Schumacher-Brawn-Byrne-Todt…se ele quis ficar na equipe, paciência.
Rubens teve sua grande chance em 2009! Sem as feras Alonso, Kimi, Lewis e Massa(estava em grande fase), na briga pelo título. Rubens só tinha que fazer o BÁSICO, superar o “mediano” Button pra ser campeão, Rubinho sequer foi vice-campeão….
O que Prost ganhou não vetando Senna na Mclaren? Em Imola 1989 Senna deu um jeito de puxar o tapete de Prost, o brazuka começou uma baita confusão e deixou o clima o pior possível na equipe. Prost caiu fora deixando uma equipe PRONTA só pra Senna, com o tempo o brazuka não deu conta do recado e foi para a Williams…tirando os anos de 88/89 Senna deu chance aos companheiros de equipe? Burro foi o Prost, devia ter vetado Senna na Mclaren da mesma forma que fez Senna em cima de Warwick na Lotus. Quando teve sua segunda chance o françês vetou Senna, dessa vez na Williams em 93.
Oras, se vc “divide” a equipe vc esta dividindo dinheiro, poucos lembram disso…Piquet na Williams vivia disparando que ele é quem fazia o trabalho duro desenvolvendo o carro e levando a equipe as vitórias…ele quem transformava o sucesso em dinheiro pra equipe. Piquet reclamou mas não ficou anos fazendo mimimi, tratou de cair fora da equipe, Prost e Alonso fizeram o mesmo na Mclaren.
Rubens que não “transformou” a Ferrari preferiu ficar 6 anos na equipe, não foi campeão, mas pelo menos ficou muito rico…
Rubinho pensou em ética na hora de pensar mais na carreira que dinheiro?
Marcelo,
poucos…. muito poucos conseguem ver o que vc diz. Discordo de uma o outra coisa técinica e histórica mas em geral é tudo assim mesmo. Isso nunca vai ser público…. principalmente aqui no Brasil!
Marcelo, concordo no que fala de Schumacher, um campeão dentro e fora das pistas, ao contrário do que se fala aqui no Brasil(Lito Cavalcanti-Sportv -chega a apilida-lo de Dick Vigarista, acho muito errado isso…)
Já sobre Senna, discordo um pouco, pois a F1 da era Prost-Senna era muito dura, e a imprensa de vários países envolvidos (França-Brasil e Inglaterra) adoravam noticiar mais do que deviam… Resultado: pilotos instáveis na hora de falar, tanto Senna qto Prost eram duros demais nas entrevistas.
Já na F1 de Schumacher, ele praticamente não teve um piloto que verbalmente rivalizava com ele FORA das pistas, a não ser Damon Hill, com o qual chegou a bater boca em 95… Ah, e no fim de semana do GP da Italia(Monza) de 1995 , já de précontrato com a Ferrari, Schumacher proibiu a Ferrari de contatrar Barrichello, (La Gazzeta dello sport -Outubro95) pois achava que o brasileiro poderia rivalizar com ele na equipe. (Na minha opinião, o alemão estava completamente enganado, pois Rubinho é muito ruim).
Em Suzuka, Senna deu uma vitória a Berger, seu companheiro de equipe, já Schumacher tirou a vitória de seu companheiro de equipe Barrichello (Austria 2002)…
Embora agressivo na pista, fora dela Senna pedia mais segurança, como podemos ver naquele fime sobre Ayrton no Gp do México, onde ele pede cones ao invés de pneus e, graças a este pedido, um piloto que não lembro o nome não decolou com o seu carro.
O que Senna fez com Prost, em Estoril, no seu video aì, Schumacher fez com Rubinho, na Hungria em 2010…
Sem contar no ataque de fúria de Schumacher contra Coulthard, em 2002, na Bélgica, onde em um acidente o PRÓPRIO Schumacher errou e tirou os dois da pista.
Ah, e os companheiros de Schumacher nas equipes sempre falavam mal dele: Letho 94, Herbert95, Irvine(nos dois primeiros anos 96-97) e o chorão Barrichello… Já Senna, fora Prost os outros companheiros de equipe nunca vi falando mal (Berger, Hakkinen, Andretti)
porém, apesar disto tudo, ainda considero Senna e Schumacher empatados em talento e personalidade, com prós e contra pros dois.
Meu nome é Vinicius, mas podem me chamar de Gérson…
O azar atual deve ser para compensar algumas vitórias q ele teve por sorte na carreira (antes que alguém pense que eu acho que ele ganhou o que ganhou na sorte: as vitórias “por sorte” não chegaram a 10 – aliás deve ter ficado longe disto)
Abraço,
Fernando
http://www.twitter.com/mafiadoapito
Sorte e trapaças Fernando! Especialmente aquela Benetton “dopada” de 1994 e os pneus especiais na era de ouro da Ferrari.
Ele teve muita sorte durante os anos dourados; ainda está no lucro. E por tudo que aprontou, Dick Vigarista merece muito mais…