Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Questão de tempo

Por Fábio Seixas
14/06/12 10:12

“Depois de Mônaco, tivemos uma conversa com Sergio. Queríamos entender porque ele não estava conseguindo responder às expectativas que se criaram depois da Malásia. Pérez, sem dúvida, é talentoso. Mas, com frequência, ele compromete suas corridas por ser muito agressivo. Isso, na F-1, normalmente não traz resultados. A corrida de Montreal foi uma grande resposta. Não só ele manteve um ótimo ritmo como controlou bem a prova, conseguindo ficar por 50 voltas na pista com o mesmo jogo de pneus.”

Não, a declaração acima não é do pai de Pérez nem de Sauber nem de nenhum dirigente da Sauber.

É de Luca Baldisserri. Chefe da Academia de Pilotos da Ferrari.

Está tudo encaminhado.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Cacau comentou em 18/06/12 at 18:29

    massa vai acordar e começar a andar + q o alonso e vai inclusive ganhar o proximo GP…..

  2. pedro comentou em 18/06/12 at 18:14

    Zaca ano que vem vai pilotar aquela fiorino branca do comercial..hehehehe

  3. Vinicius comentou em 18/06/12 at 9:04

    Nada sobre a Indy??

  4. Beto comentou em 18/06/12 at 9:00

    Tudo bem, está encaminhado, é questão de tempo mas o Peres vai ser mais um a ter que ouvir: Sergio, Alonso is faster than you. Do you understand?. Ou seja nada vai mudar.

  5. Fernando Goncalves comentou em 17/06/12 at 1:59

    Fabio, seria a questão de quanto tempo? Geralmente um piloto antes de entrar para a Ferrari tem pelo menos tres temporadas de bagagem (que foi o caso do Massa), vc acha que existe uma oportunidade real do Sergio começar na proxima temporada?

    Os sinais que o Webber vem dando no twitter (e.g. elogio a Mugello), a foto recente com um jumper da Ferrari (acho que escrito Mugello), e o fato dele não negar em nenhuma midia qdo perguntado que esta em negociações com a Ferrari … Bom na minha opinião parece que está mais para ele. O que vc acha?
    Abraço

  6. joel belmonte fialho comentou em 16/06/12 at 20:23

    Massa já teve seu tempo, hoje encontra-se numa sinuca de bico ,companheiro do Alonso, não tem como sobresair, para ajudar parece que este ano houve um retrocesso muito grande, Massa esta em um momento ruim ,motivos todos ,carro parece estar preparado para Alonso é o que eu acho, lembram da epoca BARICA e SCHUMI , sempre seu carro era problema percebeu a semelhança? então voltamos a 2008 quando Felipe foi escolhido para ser campeão lembram? foi Vice ! moral o Felipe é um bom piloto , só que o Alonso sempre será o escolhido, sobre todos os espectos, motivo qualquer piloto que entrar na Ferrari será eterno segundão , eu entendo que é a hora de Massa partir para outra história para não se queimar mais , foi assim com Barrichello…..

  7. Emerson Fernando comentou em 16/06/12 at 19:53

    Não há futuro para Massa dentro da Ferrari. Em 2013 ele não estará lá como piloto titular.
    Não sei se o substituto será Perez… Só sei que o Felipe tem que buscar um lugar para ele desde agora, ou corre o risco de ficar sem carro no ano que vem.

    http://formula-retro.blogspot.com.br/

  8. Piloto comentou em 16/06/12 at 18:43

    “Parabéns” ao Fábio Seixas, grande detrator do Rubinho e agora do Massa. Qualquer um que aparece é melhor que os brasileiros. Por que será que o Fábio Seixas nunca fala das picaretagens da Ferrari com seus segundos pilotos????
    O Massa tem que sair da Ferrari, não por ser um piloto em decadência, e sim porque a Ferrari leva a decadência os seus segundos pilotos. O Massa tem que ir para qualquer equipe, por exemplo no lugar do Dick Vigarista (Schumacker), esse sim uma baita enganador.

    • ANDRE DE ITU comentou em 18/06/12 at 9:46

      picaretagem com o segundo piloto? se voce assinou um contrato cumpra e cale a boca… que eu saiba a Ferrari não coloca um revolver na cabeça de seus segundos pilotos obrigando os a assinar um contrato assim.assina quem quer.

      • David Santos comentou em 18/06/12 at 11:51

        Totalmente de acordo Andre de Itu! O Massa ficou deslumbrado pelo “glamour” de ser piloto da Scuderia e pelos milhões $$$ que ia ganhar pra faser número na equipe e ajudar a Ferrari no mundial de construtores e ele (Massa) sabe muito bem disso.

    • rafael comentou em 18/06/12 at 21:35

      Mais que o Fábio já reclamou da atitude da Ferrari ???? Vc não acompanha o blog…

      • Fábio Seixas comentou em 19/06/12 at 9:22

        Pois é…

  9. Racing Fan comentou em 16/06/12 at 17:42

    Fábio. Uma pergunta. Por que razão o desinteresse dos pilotos brasileiros pelas 24 horas de Le Mans.? Acho que este desinteresse mostra um pouco da nossa fragilidade em termos de cultura automobilística. Quando digo “nossa” falo dos pilotos brasileiros. Acho que estamos um pouco hipnotizados por F1 e Indycar. O automobilismo brasileiro, patrocinadores incluídos, precisa ampliar horizontes. Acho que as equipes das 24 horas até se interessariam por ter pilotos brasileiros. E que tal um Audi na F1, Fabio? Equipe de fábrica completa. Era ou não era bom?

  10. Super-Teo comentou em 16/06/12 at 14:55

    Qqr piloto q for p/ a Ferrari, será 2º!!!!
    Senna foi convidado pelo comendador Enzo Ferrari, qdo Prost estava lá e Senna agradeceu mas ñ foi, até pq eles tinham estado juntos na Mclaren e Prost tinha saido brigado com Senna de lá. Se tivesse ido, seria como 2º e isso Senna ñ qria nem a pau!!!!!

    • Alex Xavier comentou em 18/06/12 at 15:15

      Boa! Essa foi Boa! Não me lembrava dessa. Abs.

  11. Paulo Roberto comentou em 16/06/12 at 11:09

    Fábio,

    Independente dessa conversa, a F1 não é Jazz para improviso e também tá cheio de foguete molhado = vai estourar e masca.

    Bem, a ineficiência do Massa é evidente, porém como o circo depende de grana e muita, não ter brasileiro para competir em equipe de ponta, implicará diretamente na audiência da platinada, que já não é das melhores (ao longo do tempo) e cairá mais ainda. Portanto haverá pressão dela e isso não pode ser ignorado – voltamos a grana.
    Além disso o um fator que sempre repito, a montadora italiana de carros populares tem alto interesse (motivo: rentabalidade altíssima no Brasil) em associar a sua imagem a um piloto brasileiro, se não fôr o Massa terá que ser outro, quem? não sei!

    Como não há aparentemente brasileiro disponível, será que um sul americano ajuda!? Se fôsse dono não iria por aí…

    Lembro sempre: há 13 (treze) anos SEGUIDOS a Ferrari tem um piloto brasileiro, COINCIDÊNCIA!!!???

    • Pereira comentou em 16/06/12 at 14:47

      Atrair novos mercados usando mulheres ou chineses em um teste aqui ou ali. Isso por enquanto é só marketing. Mas no fim do dia, equipes só colocam três tipos de pilotos em seus carros: os competentes, as promessas e aqueles que trazem injeção direta de recursos. Rubens foi uma promessa, assim como Massa.

      Agora, você sinceramente acha que a quantidade de Palios comercializada no Brasil foi influência dos anos de Rubens e Felipe na Ferrari?

      • Paulo Roberto comentou em 18/06/12 at 16:24

        Pereira,

        Não sei se estou interpretando mal sua replica, porém não falei de novos mercados, falei de mercado consolidado, ou seja, Brasil, a FIAT aqui é primeiro lugar já há alguns anos.

        Eu te perguntaria outra coisa, voce acha que o Rubinho e o Massa seriam os melhores 2ºs pilotos da F1 para garantir sem susto os campeonatos??? Não tem a mínimia lógica!!!

        Meu caro sem entrar no mérito dos palios, sugiro acessar o link abaixo:
        http://veja.abril.com.br/agencias/afp/veja-afp/detail/2011-04-20-1882914.shtml

        E veja também se puder o balanço da FIAT Mundial ao longo desses 13 anos.

    • Marcelo comentou em 17/06/12 at 10:21

      Por que os EUA e a China nao tem nenhum piloto na F1 ? Sao as duas maiores potencia economica do mundo!os EUA sao os maiores consumidores da Ferrari !

      • Paulo Roberto comentou em 18/06/12 at 16:50

        Meu caro Marcelo, por partes:

        1) A rentabilidade da FIAT não está só na Ferrari, ela contribui, mas não é a que sustenta a empresa como um todo. A Ferrari tem em torno de 180 mil empregados no mundo, dos quais apenas 2.500 estão na Ferrari. Por dedução óbvia imagina quem tem mais importância, a despeito de ser um apaixonado pela Ferrari.

        2) A FIAT nunca teve sucesso nos EUA e muito menos fábrica. Evidentemente conta e contou com a venda dos superesportivos, o que nos faz voltar ao item 1. Ela não sustenta a FIAT, contribui.

        3) Os americanos sempre se licharam para a F1. Eles são bairristas, mas aqui não cabe discutir. E quem está querendo voltar aos EUA é a F1 e não o americano que está pedindo pelo amor de Deus. A propósito o Vettel esteve no David Letterman – ele é um cara que tem equipe na Indy – veja como ele trata a F1 de maneira velada.

        4) Concordo que mais cedo ou mais tarde o mesmo vai acontecer com a China, mas porém é preciso formar o cara com competência para guiar. Veja que a India já tem um. Se é bom ou ruim é outra coisa, de qualquer forma já está lá. É um processo natural = movido pelo dinheiro / mercado.

        • Paulo Roberto comentou em 18/06/12 at 23:03

          Marcelo,

          CORREÇÂO: Onde se lê a Ferrari tem 180 mil empregados no mundo, entenda-se FIAT.

  12. James comentou em 16/06/12 at 11:08

    É cara, realmente a fase do Massa é pessima, também acho (apesar de torcer ao contrario) q ele fica sem carro ano que vem… mas sabe q tenho uma duvida, sem ironias ou sarcasmos… Fabio vc tem alguma coisa pessoal contra o Felipe Massa??? ele t negou alguma entrevista ou deu uma resposta torta alguma vez? porq nos seus textos sempre parece ter um tom de amargura quando se refere ao Massa, serio cara… é so uma curiosidade mesmo.

    • Fábio Seixas comentou em 16/06/12 at 11:13

      Tenho relacionamento cordial com o Massa. Mas não confundo as coisas. Nem pro bem nem pro mal.
      Abs

    • Piloto comentou em 16/06/12 at 18:47

      James, o Fábio detratava o Rubinho e faz o mesmo com o Massa. Jornalista sério, sabe que a Ferrari destroi os seus segundos pilotos, a equipe é uma máfia, todo mundo sabe disso.

  13. ricardo pereira comentou em 16/06/12 at 11:08

    Desculpe substituido.

  14. ricardo pereira comentou em 16/06/12 at 11:04

    Fabio Seixas vc acha que qualquer piloto que venha subistituir o massa mole ,sera segundo piloto tbm?

  15. Francisco Carlos comentou em 15/06/12 at 21:43

    Pesoal sou otimista e agredito que ainda
    teremos bons resultados na F1.
    Ainda quero ver o Senna na Mc Larem.

    • pt comentou em 16/06/12 at 18:24

      Nossa… assiste videos tape…. porque esse Senna não vai la não

    • rodrigo comentou em 18/06/12 at 7:10

      Mano, pelamor, na McLaren não. Lá é lugar de grandes pilotos.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).