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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
11/06/12 09:47

Adoro a língua portuguesa. Entre outros motivos, pela capacidade de sintetizar de forma única eventos tão complexos. É de Massa a frase do final de semana: “Na verdade, para falar a palavra certa, foi uma cagada”. Assim ele respondeu à questão sobre sua rodada no começo do GP do Canadá. Continuou: “Cheguei na curva e não tentei nada demais, não perdi o ponto de freada. Na hora de pegar a zebra, perdi a traseira do carro do nada. Não imaginava que a traseira sairia assim. Foi uma pena, porque seria uma ótima corrida”. Sim, seria. Àquela altura da prova, apenas Vettel, Hamilton, Alonso e Webber estavam à sua frente. Não é absurdo imaginar que o brasileiro poderia ser segundo colocado, lavando a alma após corridas tão ruins. Mas, enfim, foi uma cagada. Quero ver alguém traduzir isso, com todo o peso do seu significado, para outro idioma;

Ainda sobre a cagada: o resultado está no Mundial de Construtores. A ineficiência de Massa em ajudar a Ferrari tem enorme peso na queda da equipe na tabela. A escuderia chegou a Montreal em terceiro lugar. Saiu de lá em quarto, atrás da Lotus. Na Ferrari, um só piloto é o responsável por 89% dos pontos até agora. Na Lotus, dos 108 pontos conquistados, 55 (51%) foram com Raikkonen e 53 (49%) com Grosjean. Montezemolo e Domenicali já devem ter feito essa conta;

Alonso: “Tomamos a decisão para tentar vencer a corrida e não funcionou, não por causa da estratégia, mas por causa do desgaste dos pneus. Quero deixar claro porque vai ter confusão das pessoas que não entendem a corrida. Paramos na mesma volta que Grosjean, e ele terminou em segundo com os mesmos tempos de volta de Hamilton. Então, o problema não foi parar com Hamilton ou não parar. O problema é que Grosjean fez 55 voltas com os pneus em um bom ritmo e fizemos 45. Este foi o único problema.” Assino embaixo. E, nas voltas finais, ele estava sem opção. Se parasse, despencaria na corrida. O jeita era tentar levar como dava, mesmo sabendo que seria presa fácil para quem se aproximasse;

É difícil, admito, analisar a corrida de Bruno. Porque não teve corrida. Ele andou o tempo todo lá atrás, não tentou nada e terminou frustrado, em 17º, reclamando dos pneus. Mais um GP insosso;

O recorde de sete vencedores nos sete primeiros GPs é bacana, é lindo, é histórico, mas acho que a festa acaba por aqui. Sim, Schumacher, Pérez, Raikkonen e Grosjean são pilotos com chances de vencer neste ano, mas talvez não seja em Valência. Seis dos sete que já venceram (Maldonado à parte) me parecem hoje em melhores condições do que esses quatro;

O grande mistério do ano é Button. Venceu na Austrália, foi segundo colocado na China e, depois, ninguém sabe, ninguém viu. Whitmarsh diz que confia na reação do seu piloto e revelou que a McLaren tentou uma nova configuração da suspensão traseira para ajudá-lo no Canadá. Não funcionou. A explicação do dirigente para desempenhos tão diferentes entre seus dois pilotos é parecida com a que já ouvimos tanto da Ferrari: afinidade com os atuais pneus. O curioso é que, até o ano passado, uma das principais qualidades atribuídas a Button (inclusive por este blogueiro) era a capacidade de compreender o comportamento dos compostos. Caímos todos do cavalo. Inclusive o piloto; 

Se sou o chefe da Mercedes, mando um novo contrato para o Schumacher hoje, com um pedido de desculpas por este 2012;

Encerro esta edição das “Pílulas” como comecei: usando o termo usado por Massa. O “troféu cagada” do fim de semana vai pra Graham Rahal. Justin Wilson, claro, agradece.

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Comentários

  1. Beto comentou em 11/06/12 at 16:05

    Desculpa! Posso não entender muito de F1, mais entendo de números é fato é:
    Lewis Hamilton 88
    Fernando Alonso 86
    Fará falta no final este 8 pontos que Alonso perdeu no GP do Canadá?

  2. Nino comentou em 11/06/12 at 15:42

    Como já dizia o Jack Estripador, “vamos por partes”. 1) Cagaga? Não! Massa disse “merda” mesmo, não precisa traduzir. 2) É ridículo a Sauber e a Lotus fazerem um carro melhor que a Ferrari. 3) Bruno Senna não bateu em nada desta vez, aleluia! 4) Button, não adianta, a corrida é de carros e não de pilotos a pé, se não tem o carro na mão, bye by Massa.

  3. Topo Gigio! comentou em 11/06/12 at 15:39

    Assistí só o final da corrida,pois não tenho mais paciência com essas nabas chamadas Massa e Senna(o sobrinho),se até o marcha lenta do Rubens pé-de-chinelo foi para a Fómula Indy,é por que nã dava mais para ele.Agora qual o problema em falar”cagada”,desde quando isso é palavrão?Vão procura algo de útil para fazer.

  4. Bernardo comentou em 11/06/12 at 15:32

    Não compreendi o troféu para Graham Rahal e Justin Wilson… Quem são essas figuras?

    • Carlos Lopes comentou em 11/06/12 at 15:38

      Bernardo, Graham Rahal e Justin Wilson são da F-Indy…na corrida de sabado, nas ultimas voltas, Rahal fez besteira, estando sozinho na liderança e a uma boa distancia do Justin Wilson perdendo a traseira na saida de uma curva e deu sorte de ainda terminar em segundo…

  5. Alemão comentou em 11/06/12 at 15:28

    Parabéns ao Massa…foi o único piloto que rodou na corrida!! Senna está muito fraquinho…sempre disse que agora terá a oportunidade de mostrar do que é capaz! Já se foram 7 corridas e ele ainda não mostrou e as outras 13 vão passar rápido. Acho bom ele o o Massa se apressarem em mostrar o resultado, senão em 2013 não teremos brasileiros!!

    • Airton comentou em 11/06/12 at 22:25

      Alemão, o Narain Karthikeyian também rodou. Ele e MAS foram os únicos a rodarem na corrida, portanto. Isso mostra que MAS está em boa companhia no cometimento de erros.

  6. Ricardo Ferreira comentou em 11/06/12 at 15:24

    Esses pneus são muito chatos. A corrida, que era pra ser quem corre mais, virou quem controla melhor os pneus (?) Que chatice! Ver o Alonso ficando pra trás igual um Nakajima, só por causa da porcaria dos pneus.. Por que não voltam com dois tipos de penus só (chuva e seco)? Pneu devia ser feito pra durar o quanto der, e não despedaçar em 20 voltas! Desse jeito eles viram protagonistas, e nao os pilotos. Não era assim nos 80, 90 e 00.

    • washington comentou em 11/06/12 at 21:58

      era só parar e trocar

  7. João Magalhães comentou em 11/06/12 at 15:24

    O Felipe errou. Rodou. Mas, não fosse isso teria um grande resultado. Foi competitivo, andou muito rápido. Me arrisco a dizer que, se não roda, chegaria na frente do Alonso. Massa colecionou “cagadas” até Barcelona, mas nas duas últimas corridas, pilotou bem, teve um desempenho bem decente. Em Montreal andou no ritmo dos líderes. Ok, ele não ficará na Ferrari (a chance é mínima), mas creio que vai andar rápido no restante da temporada e garantir uma vaga em outra equipe (como já disse aqui antes, acredito que na Mercedes, por indicação do amigo aposentado Schumi). Só me entristece o massacre feito por alguns aqui. Massa não merece isso. O cara não foi campeão por uma curva (ou por uma vagabundagem em Cingapura). Na minha humilde opinião, Felipe não é nem um milésimo mais lento que Webber, Button, Schumacher e Rosberg. Merece mais respeito e consideração, pois foi o cara que eu vi colocar um macacão verde e amarelo pilotando uma Ferrari. Concorda com algo Fábio?

    • Frederico comentou em 11/06/12 at 16:09

      Concordo em tudo que vc disse. Parabéns

    • Sergio comentou em 11/06/12 at 16:41

      O problema com o Massa, é que sempre tem um “mas”. E com o Alonso, ao contrário, sempre se tem algo a “mais”.

    • washington comentou em 11/06/12 at 22:01

      Vou responder… Não!!!!

  8. joao comentou em 11/06/12 at 15:17

    Os caras gastam uma fortuna para acertar um carro de F1. É so contratar essa turma aki de cima, de gratis que eles entendem muiiittttoooooo.

  9. Marcio Milani comentou em 11/06/12 at 14:56

    O Massa esta para a Ferrari assim como o Felipão esta para o Palmeiras…..

    • Mayara Itacaramby comentou em 11/06/12 at 15:31

      O Massa consegue estar pior! Acredite! rs!

    • Sergio comentou em 11/06/12 at 16:42

      Eu diria que é o contrário. Assim como o Palmeiras está para o Felipão. Taí, basta trocar. Felipão na Ferrari e Massa no Palmeiras. Alonso ganha uma sombra e o verdão afunda de vez..

  10. Cacau comentou em 11/06/12 at 14:46

    massa 11% do total dos pontos da ferrari, alias o massa só nao “perde” para o shumy que conseguiu somente 2% eqto q o rosberg 58% dos pontos da mercedes….. button 33%….senna 34%….kobayashi 36%…..

    • Fernando comentou em 11/06/12 at 16:54

      “shumy que conseguiu somente 2% eqto q o rosberg 58% dos pontos da mercedes”

      Quem sera que conseguiu os outros 40%?O piloto reserva?

  11. Anderson comentou em 11/06/12 at 14:41

    A Ferrari tem mais é que tomar no zóinho…

  12. ricardo pereira comentou em 11/06/12 at 14:39

    Cagada combina com massa mole ne´!

  13. Regis Br.Rock comentou em 11/06/12 at 14:32

    Foi erro de estratégia sim da Ferrari. E a equipe não aproveitou a ocasião de mandar o Alonso para o pit stop por indecisão e falta de ousadia.

    Se Ross Brawn estivesse no comando da Ferrari e visse a atrapalhada da troca de pneus da McLaren, e quase arruinando a corrida de Hamilton que o atrasou em preciosos segundos. Podem ter certeza de que Alonso na volta seguinte faria o pit stop e trocaria para pneus super-macios. E que com isso, a Ferrari de Fernando Alonso estaria muito mais rápida em voltas pistas, e com certeza, ultrapassaria a Mclaren de Lewis Hamilton nas voltas finais, e venceria a corrida. Entenderam?

  14. marcelo soares comentou em 11/06/12 at 14:22

    A cada corrida que passa cresce a sensação de que, o Brasil, não terá após 4 décadas, nenhum representante na F-1 em 2013. Massa já era, faz tempo. E esse Bruno Senna (coitado do tio Ayrton) ontem conseguiu ficar voltas e mais voltas atrás dos carros da Caterham que são só um pouco mais velozes que os carros da GP2!… Que fiasco!

  15. Wagner Alves comentou em 11/06/12 at 14:21

    Uma permuta neste momento seria o máximo para o Massa, a ida dele para a Sauber e o Perez assumir seu cockpit na Ferrari, pena que isso não é provável de acontecer

  16. EDSON CASTRO comentou em 11/06/12 at 13:55

    Gente, se o Hamilton roda, ele é louco, destemperado…já o massa rodou do nada…até quando a mídia nacional vai esconder que ele é um piloto médio que corre numa ferrari….mais…a tv não fala quando o Hamilton ganha…será que é raiva pelo fato desse medíocre do massa quase vence-lo em 2008. Pobre mídia brazuca.

  17. Murilo comentou em 11/06/12 at 13:55

    Alonso disse que tava tudo bem, tudo positivo, no lucro, mas na verdade ficou claro que eles erraram e estavam decepcionados.

    Se Alonso conseguia manter-se a frente do Vettel e andar proximo de Hamilton, evidente que uma troca junto com Hamilton era a decisão correta.
    Ele com certeza terminaria em segundo ou, quiçá, em terceiro.

    É verdade que ninguem vai ganhar o campeonato na setima corrida. Mas está claro que num campeonato tão equilibrado, aonde os lideres estão proximos, maior quantidade de pontos será importante.

    Vettel estava em terceiro e, com a troca, chegou em quarto. Prejuizo: 3 pontos

    Alonso estava em segundo, e não trocando, chegou em 5º. Prejú: OITO pontos.

    Esses 8, ou 5 pontos, perdidos por Alonso, poderão fazer falta ao fim do campeonato.

  18. Riley comentou em 11/06/12 at 13:42

    Parabéns Fábio!! Melhor Pílula Do Dia Seguinte de todos os tempos!!!!! Ri alto, ri muito, ri quilos!!! Está verdadeiramente profundo, real e comico. =)

  19. Sumaré comentou em 11/06/12 at 13:42

    O pessoal da Globo caiu matando em cima do Villeneuve no final da corrida, mas o canadense estava certo. A corrida foi chata. Não houve briga por posições. Nem no final. O troca-troca de posições foi interessante, mas não foi uma briga. O carro que vinha de trás era quase 3 s mais rápido por volta. O carro da frente, com pneus desgastados, mais parecia um retardatário. A F1 dos últimos anos é assim: um paraíso de emoções artificiais. Melhor seria se as mudanças no regulamento diminuíssem a dependência aerodinâmica dos carros. Assim ninguém ficaria preso ao traçado. Hoje, quem sai do traçado para fazer a ultrapassagem perde velocidade e, conseqüentemente, a possibilidade de ultrapassar.

  20. Alberto comentou em 11/06/12 at 13:23

    Fábio,
    A Ferrari e o Alonso acreditaram que poderiam fazer a corrida com uma só parada e se enganaram, quer dizer o calor os enganou e pois os parâmetros de desgaste que tinham com temperaturas inferiores foram todos perdidos e o pneu não aguentou, confiança demais em um acerto bem equilibrado e uma tocada limpa do espanhol. Quanto a comparação com o Grosgean e a Lotus isso sim foi um erro da Ferrari pois a Lotus tem um claro problema de falta de desempenho no frio, quando está quente o carro é rápido; isso se dá pela falta de aderência em função da baixa temperatura dos pneus, isso por conseguência diminui o desgaste e por isso Grosgean chegou competitivo ao final da prova. É interessante que como este é um problema da concepção do carro, mesmo com temperatuas altas do asfalto o desgaste de pneus é menor em relação ao resto. E porque a Lotus não resolve esse problema de temperatura? Porque geralmente este problema esta relacionado aos Pickup Points(Fixação dos braços da suspensão) e mexer nisso altera tudo no carro!

    • ANDRE DE ITU comentou em 11/06/12 at 15:30

      ZZZZZZZZZZZZZZZZZ

    • Malonev comentou em 12/06/12 at 1:29

      Luciano Burti

  21. Laudo comentou em 11/06/12 at 13:09

    Opa, estou meio perdido no blog novo, acho que comentei no lugar errado, aqui vai:
    Fábio, assistindo a corrida me veio à mente uma teoria: constatando que 1) Massa andou no ritmo de Alonso ontem, e nas voltas 47,48 e algumas outras andou consistentemente mais rápido até, com pneus mais desgastados inclusive – 2) Massa admitiu que a causa de sua recuperação foi um acerto impensável na asa dianteira diminuindo seu force-down tornando o carro mais frenteiro – 3) Massa rodou sozinho inexplicavelmente até pra ele próprio, em uma repetição perfeita de Austrália 2008, ano historicamente mais forte dele > é razoável pensar que o estilo de carro que agrada ao Massa tornando-o rápido (quiçá presente em 2008 e nesta nova configuração de 2012) seja, além de estrambótico, afeito às inesperadas e inexplicáveis saídas de traseira (frente recobra force-down? outros mecanismos?). Imagino que estivesse desacostumado desta tendência após pilotar por 2 anos um carro mais “normal” que agradou a Fernando mais que a ele. O que você acha?

    • Karlisson comentou em 11/06/12 at 17:57

      Fabio muito interessante isso! O que vc acha

  22. Luís Galvão comentou em 11/06/12 at 12:54

    Em inglês, um “frasal verb” poderia ser usado para sintetizar o que fez o Massa: “F… up”. O Massa diria que ele “f…ed up”.

  23. Ronaldo comentou em 11/06/12 at 12:51

    Os pneus tem tido um efeito decisivo para o show, entretanto, como competição de automobilismo são um fracasso, uma vez que quem ganha não o mais rápido mas sim aquele que conserva mais os pneus. Somente para lembrar os brasileiros, na atual configuração o Senna (Ayrton – o de verdade) seria massacrado pelo Prost e jamais conseguiria um título sequer, pois o Senna era mais rápido, mas o Prost conservava MUITO mais pneus, ou seja o regulamento previlegiou o show e acabou com os pilotos…
    Mas pior do que isto é a rídicula asa móvel na qual vemos ultrapassagens falsas em meio de reta e nenhuma disputa na freada que é onde se separam os homens dos meninos. Hamilton jamais conseguiria ultrapassar Alonso sem a asa móvel e teriamos um final de corrida impressionante, e, admitindo que este conseguisse uma espetacular ultrapassagem, dúvido que o Romain e o Péres conseguissem o mesmo e aí teriamos mais disputa em pista e não uma ultrapasswagem totalmente artificial que até um macaco (no bom sentido) faria pois não exigia qualquer habilidade.
    Com esta asa móvel QUALQUER categoria do automobilismo brasileiro tem melhores pilotos que a F1, lá só sabem ultrapassar com ajuda externa e no meio da reta, disputa de freada jamais. A F1 hoje só tem pangaré, queria ver a metade do grid da F1 contra a metade do grid do paranaense de marcas, seria uma humilhação para os pangarés Alonso, Hamilton e Vettel que não conseguem disputar uma freada.

  24. Carlos Roberto da silva junior comentou em 11/06/12 at 12:47

    Só falta o seu MASSA sair da Ferrari, isso por que ele já sente á pressão e com isso comete erros bobos como esse do GP do Canadá. È o seu PEREZ está conseguindo dois pódios, brigando por vitórias e brigando com o ALONSO, isso com á carroça SAUBER, atuações que seu MASSA está longe de conseguir.

    • Éverton França comentou em 11/06/12 at 13:16

      Caro amigo Carlos Roberto, a SAUBER está longe de ser uma carroça!

  25. Thalisson comentou em 11/06/12 at 12:31

    Realmente dessa vez deu até pena do Massa, pois ele vinha muito bem na corrida e crescendo, chegando perto do Webber… e aconteceu isso… realmente a fase é a pior da carreira… quando encontra ritmo de corrida, acontece essas coisas, uma pena.

    Bruno, como você falou, não tem nem o que dizer, não teve corrida, ficou maior parte atrás do Kova.

    Para Massa, resta bater na porta de outras equipes, pois essa vaga ele já perdeu… Nem o Barrica na sua pior fase foi tão ruim para equipe como está sendo Massa.

    Hamilton mais uma vez mostrou porque é um dos melhores. EM questão de velocidade, ele é o melhor do grid, em questão de mais completo é Alonso… Vettel chega bem próximo do Alonso, pois é rápido e bem constante. Hamilton esse ano está sabendo ser constante… Se fosse ano passado, certamente chegaria lutando pelo título.

    Valência é uma pista em que a RBR é muito forte, mas a grande reta pode favorecer a Mclaren se largarem bem.

    Foi bem estranho o ritmo da RBR do Vettel, estavam tranquilos na frente e em poucas voltas Hamilton tirou toda diferença já perto entre as voltas 10 e 15.

    Pelo que pareceu, eles andaram muito bem nas primeiras voltas dos pneus, depois cai bastante o ritmo…. vamos ver em Valência!

    Campeonato show! A Williams ta pagando caro por ter ficando com o Senna no lugar de Rubens.

  26. Bruz comentou em 11/06/12 at 12:30

    Muito tem-se falado de que Grosjean e Perez fizeram a mesma estrategia de uma parada só, o que é apenas uma meia verdade, porque enquanto Grosjean largou com SuperBlandos e trocou por Blandos na volta 21 (estrategia igual a Alonso), o Perez largou com Blandos, os quais trocou por SuperBlandos na 41, fazendo incrivel stin de 29 voltas com bom rendimento no final. A mesma estrategia de Perez foi feita por Raikkonen (fazendo o PitStop na 40), mas sem a mesma aderença no final. Isso explica a diferença de rendimento das Lotus do Finlandes e do Frances. Quem verdadeiramente matou a charada dos pneus foi Hamilton (em quem não apostei justamente pela linha de lambanças que trazia de longe a McLaren), fazendo uma corridaça. Não se pode dizer o mesmo de Grosjean e Perez, quando os dois se dizem surpresos…. Bah!, este é um mundial de pneus “raros” que ja começa a levantar suspeitas. vale pelo espectaculo, mas……
    Que venha Valencia! e Olé!!

    • Laudo comentou em 11/06/12 at 13:07

      É verdade, mas 29 com tanque vazio e pista emborrachada às vezes é bem melhor que 21 no início da corrida.

  27. Alberto comentou em 11/06/12 at 12:16

    Fábio, sobre o mistério do Button algumas explicações: Como eu tinha colocado no seu Post a McLaren tem um problema de desgaste de pneus traseiros resultante de problemas na frente do carro. Esse desgaste deixa o carro muito traseiro com os pneus desgastados, o Hamilton é um dos pocuos pilotos na F-1 que gosta do carro traseiro por isso este problema o atrapalha muito menos. O Button como a maioria dos pilotos de hoje gosta do carro dianteiro e com esta característica ele sabe economizar pneus e ser rápido, entretanto o carro da McLaren como é hoje não consegue se comportar desta forma(dianteiro) o que traz uma dificuldade enorme para o Button. A modificação da suspensão foi junstamente para soltá-la mas não adiantou, eles continuarão testando e tentando modificações para que o Button consiga ao menos guiar o carro de forma confortável e próxima ao Hamilton. Detalhe interessante: no segudo treino livre de sexta o Hamilton travou as rodas TRASEIRAS em uma aproximação para a entrada da reta – ou o balanço de freio estava muito errado ou a traseira estava muito alta!

    • ANDRE DE ITU comentou em 11/06/12 at 12:34

      zzzZZZZZzzZZZZZzzzzzz

    • David Santos comentou em 11/06/12 at 13:43

      Pra vc ver Alberto como o Hamilton é muito mais piloto que o Button. Quando no início do campeonato o carro era feito a feição de Button o Luiz era em tomadas de tempo mais rápido que o Jenson e andava próximo em corrida. Bastou levantar o bico pra o Luiz por o Button “no bolso”. A Mclaren vai ter que trabalhar muito para amenizar a diferença entre os dois.

      • Alberto comentou em 11/06/12 at 15:30

        David,
        o Hamilton é mais piloto que o Button em todos os sentidos, além do estilo diferente é mais eficiente de uma forma geral, as vezes em uma ou outra situação o Button é melhor(frieza e paciência por exemplo) mas se fosse para escolher: Hamilton sempre!

  28. Leo SSA comentou em 11/06/12 at 12:15

    Eh o massa nao tem mais o q falar, pelo menos nao inventou desculpa q nem o Pe de Chinelo fazia…

  29. PH comentou em 11/06/12 at 12:15

    Fábio, estou gostando muito da temporada de 2012, apesar de preferir duelos de dois pilotos pelo título. As vezes fico meio puto com esse negócio dos pneus influenciarem tanto no rendimento dos carros. Acabou tirando uma das coisas que mais gostava, que eram pilotos brigando para defender suas posições. Os caras ontem no final da prova nem tomaram conhecimento de Vettel e Alonso! Passaram eles como se fossem retardatários da Marussia… Abraço!

  30. Raphael Mendes comentou em 11/06/12 at 12:09

    Também acho que Alonso está sendo político. Culpar os pneus não é desculpa. Ora, se o carro dele não consegue fazer o mesmo número de voltas com o mesmo pneu do que outro carro, é exatamente por isso que o carro dele é mais rápido, exatamente por isso ele classifica melhor e luta por vitórias e pódio com frequência e o outro não. Cada um que faça funcionar a característica do seu carro. Quando viram, lá pela volta 55 que Hamilton em 5 voltas já tinha tirado cerca de 6s, era mais do que óbvio que a estratégia não ia funcionar. E depois da volta 60, sempre aparecia a informação de melhor volta da corrida para o Perez, virando mais 3s mais rápido que o Alonso. Vettel só parou na volta 64 e em 6 voltas tirou cerca de 20s de diferença. Queriam a vitória? Ok, na vlta 55 já ficou claro que a vitória não ia contecer. Porque insistir então? Quiseram ver até onde o erro iria e deu no que deu…Na minha opinião, a única chance de vitória seria chamar o Alonso para o box na volta 56 ou no máximo na 57 e colocar um dos pneus mais moles (vermelhos), o jogo menos usado. Se no primeiro stint ele aguentou bem 17 voltas, com certeza um jogo um pouco usado aguentaria bem cerca de 13 ou 14 voltas, até porque no final o carro está mais leve e por isso gasta menos pneu do que no começo da corrida. Como comparação, Vettel estava mais de 1s mais rápido que Hamilton depois de colocar os vermelhos. Resumindo, cagada monstro da Ferrari.

    • David Santos comentou em 11/06/12 at 13:48

      assino em baixo Raphael! Este Alonso me lembra muito a raposa Alain Prost que era muito politico até mesmo ao dar entrevistas. Ele sabe que a estratégia foi uma Kgada e pra faser papel de bom moço, faz média com a equipe por dar estas declarações. Quero ver se estas estratégias se repetirem no derradeiro Gp do campeonato se o Dick Alonso vai manter essa pose!

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