Pílulas do Dia Seguinte
11/06/12 09:47Adoro a língua portuguesa. Entre outros motivos, pela capacidade de sintetizar de forma única eventos tão complexos. É de Massa a frase do final de semana: “Na verdade, para falar a palavra certa, foi uma cagada”. Assim ele respondeu à questão sobre sua rodada no começo do GP do Canadá. Continuou: “Cheguei na curva e não tentei nada demais, não perdi o ponto de freada. Na hora de pegar a zebra, perdi a traseira do carro do nada. Não imaginava que a traseira sairia assim. Foi uma pena, porque seria uma ótima corrida”. Sim, seria. Àquela altura da prova, apenas Vettel, Hamilton, Alonso e Webber estavam à sua frente. Não é absurdo imaginar que o brasileiro poderia ser segundo colocado, lavando a alma após corridas tão ruins. Mas, enfim, foi uma cagada. Quero ver alguém traduzir isso, com todo o peso do seu significado, para outro idioma;
Ainda sobre a cagada: o resultado está no Mundial de Construtores. A ineficiência de Massa em ajudar a Ferrari tem enorme peso na queda da equipe na tabela. A escuderia chegou a Montreal em terceiro lugar. Saiu de lá em quarto, atrás da Lotus. Na Ferrari, um só piloto é o responsável por 89% dos pontos até agora. Na Lotus, dos 108 pontos conquistados, 55 (51%) foram com Raikkonen e 53 (49%) com Grosjean. Montezemolo e Domenicali já devem ter feito essa conta;
Alonso: “Tomamos a decisão para tentar vencer a corrida e não funcionou, não por causa da estratégia, mas por causa do desgaste dos pneus. Quero deixar claro porque vai ter confusão das pessoas que não entendem a corrida. Paramos na mesma volta que Grosjean, e ele terminou em segundo com os mesmos tempos de volta de Hamilton. Então, o problema não foi parar com Hamilton ou não parar. O problema é que Grosjean fez 55 voltas com os pneus em um bom ritmo e fizemos 45. Este foi o único problema.” Assino embaixo. E, nas voltas finais, ele estava sem opção. Se parasse, despencaria na corrida. O jeita era tentar levar como dava, mesmo sabendo que seria presa fácil para quem se aproximasse;
É difícil, admito, analisar a corrida de Bruno. Porque não teve corrida. Ele andou o tempo todo lá atrás, não tentou nada e terminou frustrado, em 17º, reclamando dos pneus. Mais um GP insosso;
O recorde de sete vencedores nos sete primeiros GPs é bacana, é lindo, é histórico, mas acho que a festa acaba por aqui. Sim, Schumacher, Pérez, Raikkonen e Grosjean são pilotos com chances de vencer neste ano, mas talvez não seja em Valência. Seis dos sete que já venceram (Maldonado à parte) me parecem hoje em melhores condições do que esses quatro;
O grande mistério do ano é Button. Venceu na Austrália, foi segundo colocado na China e, depois, ninguém sabe, ninguém viu. Whitmarsh diz que confia na reação do seu piloto e revelou que a McLaren tentou uma nova configuração da suspensão traseira para ajudá-lo no Canadá. Não funcionou. A explicação do dirigente para desempenhos tão diferentes entre seus dois pilotos é parecida com a que já ouvimos tanto da Ferrari: afinidade com os atuais pneus. O curioso é que, até o ano passado, uma das principais qualidades atribuídas a Button (inclusive por este blogueiro) era a capacidade de compreender o comportamento dos compostos. Caímos todos do cavalo. Inclusive o piloto;
Se sou o chefe da Mercedes, mando um novo contrato para o Schumacher hoje, com um pedido de desculpas por este 2012;
Encerro esta edição das “Pílulas” como comecei: usando o termo usado por Massa. O “troféu cagada” do fim de semana vai pra Graham Rahal. Justin Wilson, claro, agradece.
Fábio, sobre a estratégia do Alonso:
. Primeiro, é claro que ele não criticaria abertamente a equipe, até porque de certo ele mesmo concordou com a estratégia;
. E não se trata de “depois da onça morta qualquer cachorro mija no couro”, na hora da corrida eu disse isso. Ele tinha que parar na volta seguinte à do negão, e se o fizesse voltaria em primeiro, ou junto.
. A questão de “no final não daria tempo” é uma análise no ‘sentimento’, sem fazer conta. O Vettel, por exemplo, estava 4s mais rápido. Como se perde, nessa pista, 15s no processo do pit, parando até 4 voltas antes do final já valeria a pena não insistir na estratégia errada.
Acompanhe aqui também, o Campeonato dos “Palpiteiros” e seja um deles.
A) GP do Canadá – 36 participantes (33+3(G)*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
– * SIMBOLIZAÇÃO: (G) = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Então vamos lá!
Resultado do GP de Canadá:
1) Hamilton; 2) Grosjean e 3) Pérez
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Guilherme Diniz, Matheus, Antonio Ribeiro, Pablo, Mileto Neto, Arthur Bodstein, Murilo Murr, Carlos Marcelo de Barros, Tiago Nunes, Paulo – AM (Manaus/AM), André de Itu (Itu/SP), Racing Fan e Pietro Pecorari(G) (Brescia/IT) – todos com 25 pontos;
15º) Fernando Melotti Constâncio, André Gianini, Luciano Henriques (Santo André/SP), Paulo Galego, Celso SP (SP), Bruno, Pedro Tannus, Mayara Fernandes, Ramiro Marote (Santos/SP), Carla, Paulo
Andriolo(G) e Fausto(G) – todos com 5 pontos;
27º) Marcos, Niko Duarte (Porto Alegre/RS), Mendes, Bruz, Émerson Neves (Guarujá/SP), Cairo (Campinas/SP), João Arthur (Curitiba/PR), Luiz Caco, Fernando e Pietro (será o mesmo?) – todos com 0 (zero).
Curiosidades:
– Nunca tantos palpiteiros (14) acertaram na indicação do vencedor de um GP. A galera apostou com tudo no Hamilton;
– No GP do Canadá em 2011 tivemos apenas 14 palpiteiros. Neste ano foram 33, representando um crescimento de 135% sobre o ano anterior.
– Nos 7 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 50 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 95 participantes, número 90% maior, eliminando dessa conta o pessoal que palpitou exclusivamente nos “posts” pós grid.
– 14 palpiteiros [39%] acertaram o vencedor (Hamilton);
– Nenhum palpiteiro [0%] acertou o 2º colocado (Grosjean);
– Nenhum palpiteiro [0%] acertou o 3º colocado (Pérez).
B) Classificação Temporada 2012 – 7 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 34;
2º) Matheus – 25;
3º) Bruz – 24;
4º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 20;
5º) Paulo Andriolo – 19;
6º) Pietro Pecorari(G) (Brescia/IT) – 18;
7º) Ramiro Marote (Santos/SP) e Arthur Bodstein – 16;
9º) Fernando Melotti Constancio (São Paulo/SP) e Pablo – 15;
11º) Fabiano – 14;
12º) Celso SP (SP) – 13;
13º) Malabinsabe(G) – 11;
14º) Fernando Ceará-man, João Arthur (Curitiba/PR) e Antonio Ribeiro – 10;
17º) Émerson Neves (Guarujá/SP), Leonardo, Adriano Lênin (Brasília/DF), Harry Yamamoto (Curitiba/PR) e Luiz Caco(G) – 9;
22º) Niko Duarte (Porto Alegre/RS) e André de Itu (Itu/SP) – 7;
24º) Rogério Mondi, Gustavo(G), Andy Norway, Michel(G), Paulo – AM (Manaus/AM), Tiago Nunes, Giovanne Rôlo, Gustavo, Ironik, Andrei Marcus(G), Luiz Cocozza, Mendes, Rita e Mileto Neto – 6;
38º) Kadu, Dennis (Umuarama/PR) e Charles – 5;
41º) Jorge Nogueira Rebolla, Maurício, Rafael Junqueira, Rafael Fuentes, Felipe Gomes, Racing Fan, Alexandre José Malachias, Rodrigo, Gislene Passos, Rogério, Rafael, Gilton, Jefferson Santos, Mayara Fernandes, Guilherme Diniz, Murilo Murr e Carlos Marcelo de Barros – 4;
58º) Alexandre Turcato – 3;
59º) André (Lisboa), Cairo (Campinas/SP), João Guizzo, Luiz Augusto, Beta Guimarães, Fábio Henrique(G), Rafael Soares Pinto, Goiano Motorizado(G) e André Gianini – 2;
68º) André Stahnke, Luan Frainer, Eduardo Perez, Sandro Medeiros(G), Bruno Brito(G), Jean(G), Chico Jonas(G), Alexandre(G) (Iraí/RS), Carlos Eduardo, Cláudio Martins, Jô, César Ferreira(G), Daniel(G), Marcos, Mariano, Márcio Pereira, Rogério Iauci, Mãe Dhinohráh(G), Ricardo Bahmed, Zé, Elvis Baiense, Jean Rodrigues, Rodrigo Alencar, Renatohk(G), Marcelo Plácido (Suzano/SP), Thiago, Pietro, Felippe_SBO, Felipe(G), Leonardo(G), JJ(G), Maria dos Passos(G), Marcelo Bombardelli, Juvenal Juvêncio, Riley, Leonardo (Maringá/PR), Paulo Roberto Moura(G), Paulo Galego, Bruno, Pedro Tannus, Carla e Fausto(G) – 1;
110º) Eu Acredito, Júlio Bodchi (Passos/MG), Leandro Vieiras(G), Paulo, Josafá, Mário Rodrigues(G), Hélio 1974(G), Diedro Antonio Soares Correa(G), Rodrigo Luiz(G), Edu Guanaes, André Luís e
Fernando – 0 (zero).
C) OS 10 PRIMEIROS, POR PONTOS ABSOLUTOS (NOVIDADE):
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 235 pontos;
2º) Matheus – 175;
3º) Bruz – 170;
4º) Fábio Seixas (Rio de Janiero/RJ) – 140;
5º) Paulo Andriolo – 130;
6º) Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 125;
7º) Ramiro Marote (Santos/SP) e Arthur Bodstein – 115;
9º) Fernando Melotti Constâncio (São Paulo/SP) e Pablo – todos com 105.
ATENÇÃO:
A partir do próximo GP (Valência), somente permanecerão na Classificação Geral (média), os palpiteiros que tiverem indicado palpites em, pelo menos, 2 GP’s (regra dos 25%).
Abraço a todos e até o GP da Europa, em Valência (ESP), no dia 24/6 às 9h00.
Entrem também no Bolsa de Pilotos (www.bolsadepilotos.com.br). Pra quem gosta de F1 e de apostas, é uma ótima dica.
Admitir ter cometido uma “nova cagada” é o mínimo que Felipe Massa poderia ter dito. Por mais que os “Massistas” de plantão tenham sempre uma desculpa para o rápido mais limitado e inconsistente piloto os números são incontestáveis. Basta verificar a queda da FERRARI no Mundial de Construtores de 3º para 4º e constatar que Fernando Alonso fez 89% dos pontos da equipe. Infelizmente, estamos muito mal representados este ano. A verdade dói, mas tem que ser dita…
Acho que o Bruno precisa treinar mais em simulador e esse erro do Massa não é de hoje. O Massa precisa refletir sobre seus erros, se sentar, parar para pensar e corrigir seus erros. E o Button, o Button correu? Bah, não vi.
Fábio, o leitor F1F4N tem razão em seu comentário abaixo: o Alonso e a Ferrari fizeram sim uma cagada de dimensões iguais à de Massa. Vejamos alguns fatos importantes: (i) os pneus de Massa sinalizaram para a equipe que o limite dos pneus era de 35 voltas, pois fez um pit quando não conseguiu segurar o Rosberg; (ii) num campeonato de regularidade, o Vettel se deu bem trocando seus pneus e chegando na frente do espanhol; (iii) se fizesse a troca a 20 voltas do fim, Alonso poderia ter disputado o pódio, basta avaliar a diferença que tinha para Grojean e Perez nesta altura da corrida. Portanto a eterna prima dona das Asturias pode sim ter feito uma grande cagada e desperdiçado uma boa chance de juntar alguns pontinhos que podem faltar no final.
Após outro problema, chefe de equipe da Mercedes pede desculpas para Schumacher
http://www.grandepremio.com.br/noticias/apos-outro-problema-chefe-de-equipe-da-mercedes-pede-desculpas-para-schumacher/
Fábio, não acha que Alonso está sendo político? É óbvio que a estratégia da Ferrari foi errada!
O espanhol era líder do mundial depois de começar um ano tão desacreditado e no Canadá tinha chance de chegar em segundo e manter a liderança. Preferiram arriscar a vitória e perderam 4 posições nas últimas 8 voltas. Na última, inclusive, girou cerca de 5 segundos mais lento que Vettel, que mesmo também tendo demorado pra entrar ainda conseguiu passar Alonso.
A equipe de Maranello errou ao achar que Alonso faria milagre. Ele chega perto, mas não dá pra pedir em toda corrida…
[para os que aceitam humor negro]
Ser esquartejado pela esposa ciumenta é ruim, mas essa dupla de brasileiros na F1…
E aí Fábio ?
http://fabioseixas.blogfolha.uol.com.br/2012/05/29/e-a-mclaren/
Seja mais claro.
As coisas sempre dão errado para o Massa. Por que será? Pelo visto, teremos mais um Rubinho na F-1 pelos próximos anos. Ou talvez ele saia antes. Tomara.
Já o Schumacher está pagando neste ano por todas as vigarices cometidas durante sua carreira. Demorou, mas a conta veio.
Felipe Gonçalves e as vigarices do Senna como fica?
SENNA TRAPAÇA EM MONACO 85
http://www.youtube.com/watch?v=FStK3JlFa8w
SENNA TRAPAÇA, 2º LUGAR COM FREIOS IRREGULARES, DESCLASSIFICADO!!!
http://www.youtube.com/watch?v=fzdrpcPE-Tc
Senna joga sujo depois da largada, ultrapassa Prost quebrando acordo!!!
http://www.youtube.com/watch?v=y96Fc8LpSZw
Senna joga carro de forma suja em cima de Prost lado a lado GP POR 88
http://www.youtube.com/watch?v=btCNZ8dfRgA
SENNA JOGA SUJO E LEVA TROCO DE KEKE ROSBERG – GP EUR 85.mp
http://www.youtube.com/watch?v=a5g27PZt8gI
Irresponsável, pra ser campeão Senna joga F1 em cima de Prost a mais de 250 km/h!
http://www.youtube.com/watch?v=SdsZ6IDQEaA
Isso o Galvão e a pachecada nunca se lembram…
E a lista de agressões físicas de Senna desde o kart é bem longa. Na Formula 1 Senna saiu no tapa com companheiro de equipe(De Angelis), com Mansell, deu soco na cara de piloto novato(Irvine). Senna em 87 agrediu fiscais de pista e levou uma baita multa, deu soco na cara de JORNALISTA, até mulher(jornalista) Senna não perdoava.
“Talvez uma das maiores decepções que tive foi conhecer Senna pessoalmente. O herói obstinado e patriota que nos surgia na TV era habitualmente arredio e descortês longe das câmeras. Problema meu, eu diria, pois, apesar de minha mãe certamente achar o contrário, nem todos precisam me tratar bem. Mas comecei a sentir que o problema não era só meu quando passei a ligar alguns pontos”
http://alessandraalves.blogspot.com/2008/02/regi-o-rebelde.html
Senna certa vez também tratou mal uma tradutora, vivia arrumando consfuão com os cartolas da FIA, fez inimizade com Piquet, Prost e Mansell. Em um ato de pouca inteligência Senna foi cutucar Nelson Piquet, acabou saindo como viado na história. No GP Brasil 1990 o “herói” nacional foi convidado para uma homenagem, mas quando soube que não era para ele, se recusou a ir. Era GP Brasil, perto de sua gente que papelão!
Senna também arrumou confusão com Reginaldo Leme, e em um ato bem baixo até tentou fazer o jornalista perder o emprego na emissora.
E ainda a Globo-Galvão vem dizer que Senna só deu bons exemplos…barbaridade!!!
É ninguem é perfeito mas as imagens desmentem vc. Senna foi tricampeão mundial de F1, 41 vitórias, 65 poles, fez história na F1. É reconhecido melhor piloto da F1 até na alemanha e Itália. Fazia sua parte ajudando as pessoas longe das cameras e da mídia sem querer ganhar crédito por isso. Na F1 fez amizades e inimizades como todos os pilotos. Senna não era o anjo que a globo pintou e muito menos o mal carater que vc pinta. Vc certamente ficou magoadinho pq ele não te tratou bem! Cresce cara, ninguem tem obrigação de dar altografo ou ser bacana com estranhos sem falar que não da pra saber como vc o abordou.
E então Marcelo.
Você por ai?…
Parou de comentar as mesmas asneiras no outro Blog e veio para este continuar a atacar o Senna (com direito a CTRL+C/CTRL+V nos comentários) despropositadamente com um monte de achismo…
Para com isso meu!…
Parece trauma.
Sem querer polemizar, a parte do Reginaldo Leme é verdadeira, o próprio admitiu isso em um programa, lá por 2006 ou 2007. Ou foi no Esporte Espetacular ou nas entradas “ao vivo” que antecederam ao GP Brasil daquele ano. Mas eu me lembro do programa, inclusive dele (Reginaldo) afirmando que ficaram anos sem falar por conta da desavença.
Sobre o Ayrton, um piloto fantástico, e isso não tem como sequer discutir. Mas tenho certeza que ele mesmo gostaria de ter feito tudo aquilo que a mídia diz que ele fez.
Felipe, no último título do Tiger Woods indagaram o campeão perguntando se ele não se achava um cara de sorte. Ele respondeu: “Engraçado, quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho”.
Com o Massa é assim, sempre foi alguma coisa externa, é sempre falta de sorte. O que ele não percebeu é que a sorte ajuda quem está preparado pra aproveitar a oportunidade, e ele definitivamente não está!
O que o Alex Wurz está fazendo na Williams? Não era para ensinar algo para alguém?
Bom, mesmo com tantos vencedores distintos a F1 não me agrada muito.
As ultrapassagens estão tão artificiais que a unica ultrapassagem que eu vibrei e comemorei nos ultimos 2 anos foi a do massa neste GP. Essa foi no braço, sem asa movel ou qlq lixo tecnologico disponivel – a asa móvel é liberada depois da volta 3 e massa fez a ultrapassagem durante a volta 3. Se possível fábio dê um pouco de ênfase a esta habilidade do brasileiro, Alonso esperaria a abertura da asa.
O verdadeiro mistério é a Williams ganhar no aniversario de Frank e voltar ao normal – parte de trás do grid – logo depois.
Favor fazer um post dessa, mais do que provavel, “lambança”
A asa móvel do Schumacher travou na posição aberta. Antes da temporada passada, foi garantido que a asa móvel, em caso de falha, deveria ser travada na posição segura (fechada), que inclusive é previsto no item 3.18.1 do Regulamento Técnico deste ano. Há alguma explicação, da equipe, para o ocorrido no domingo? Há alguma investigação ou punição, pela FIA, já que o carro não está de acordo com o Regulamento? Esse tipo de falha, ao meu ver, é gravíssimo. Quem acompanha a F1 sabe como pode ser sério um acidente causado por um carro sem a pressão aerodinâmica gerada pela asa traseira.
Todo equipamento é passível de falha.
Claro, por isso o Regulamento prevê a falha segura. Se o equipamento não atende ao regulamento, algo não está certo. Pode falhar? Pode, mas se falhar tem que travar fechado. Simples.
Paulo, o que eu estou falando é que é impossível isso.
Se fosse possível garantir um equipamento que fechasse a asa em caso de falha, seria igualmente possível não falhar, o que não existe.
Você pode ‘tratar’ vários tipos de falha para que fique fechado, mas se o dispositivo que garante o fechamento em caso de falha falhar, então fica aberto. Não tem como.
Logo o equipamento falhou duas vezes. Mereciam duas punições.
Excelente observação. O poka yoke deve garantir que a asa fique fechada e abra com o acionamento, mas ali parece que foi o contrário…
Verdade, amigo mas o duro é saber se foi uma falha da asa movel ou alterações por causa do duto frontal (que funciona com a asa movel), pois foi o primeiro defeito que apresentou o equipamento até agora.
E aí Fabio, onde será que a Sauber conseguiu comprar um balão de oxigênio em Montreal de Sábado para Domingo. Será que esse oxigênio dura para as próximas corridas, ou o fôlego da Sauber acabou?
Pérez foi terceiro porque fez uma estratégia arriscada, no limite. E Kobayashi foi o nono.
Abs
Discordo do Alonso, da Ferrari e do blogueiro. O ritmo deles, Vettel e Alonso, estava um pouco menor que o Hamilton, tanto que este abriu 4s e pouco. É notório que o Hamilton desgasta mais pneu que os outros pois é mais agressivo então tinha que parar. Mas faltavam 20 voltas! Se faltassem umas 10 voltas até entendo mas 20 seria um milagre! O Hamilton teria 20 voltas para recuperar o que é tempo suficiente como o foi. Assim que o Hamilton parou disse para mim, ” O Alonso tem que parar no máximo em 2 voltas senão não compensa parar depois para tentar a 1ª colocação”. Mas resolveram fazer 20 voltas A MAIS com este pneu. Não estou contestando se ia ou não vencer é que como buzinam na orelha do piloto que ele tem que pensar no campeonato a equipe também! Não é só “Alonso is faster than you” que ganha campeonato, enxergar que uma vitória seria de baixa probabilidade e que se saísse em 2º lugar do GP do Canadá seria bem mais sensato do que arriscar uma vitória. Estaria ele na frente hoje. E até o momento o Hamilton tem-se demonstrado maduro. Se continuar com essa consistência é mais do que concreto o favoritismo dele ao título.
Olá Fábio!
Com relação ao desempenho do Button tava lembrando do ano em que ele foi campeão. Lembra que ele teve uma queda de rendimento quando o Rubinho se negou a passar o acerto pra ele?
Fazendo um paralelo no ano passado o Button ficou à frente do Hamilton no campeonato e neste ano tá encerrando o contrato do inglês . Será que o Lewis impôs à equipe que só renova contrato se não passar mais acertos?
Abraço.
Não acho que o Button perdeu rendimento, foi o Barrichello que finalmente conseguiu um acerto no carro de acordo com sua pilotagem, a partir daí fizeram um campeonato equilibrado mas a vantagem construída no início da temporada foi fundamental.
Não amigo, ele quer da Mclaren parte do macacão para expor sua própria marca e poder ganhar com isso e mais condições de competitividade por conta da equipe ou seja ele que melhores profissionais dentro para o desenvolvimento do carro 9 a Mclaren é conhecida por não pagar tão bem seus profissionais técnicos).
Neda sobre a vitória épica do negão, Fábio?
Você não leu o post de ontem, é isso?
Sabe que sim, mas achei que no pílula do “dia seguinte”, a uma vitória tão empolgante….enfim.
O fábio seixa não torce pelo Hamilton todos nós sabemos por quem ele torce (e está no seu direito de torcedor), logo nas pilulas do dia seguinte não podemos esperar expressões como “pole fenomenal”, “vitória fenomenal”, “é um baita de um piloto” isso é exclusivo para apenas um piloto.
Acho que você vai ficar envergonhado de ter escrito isso depois de ler meu relato da corrida…
As 2 ultimas temporadas do Massa tem sido uma autêntica diarréia….
Não sei o que foi pior para Massa, a sua “cagada” ou o pódium do Perez.
O pódio do Perez só foi possivel pelo erro do Massa uma vez que ele estava bem à frente do Mexicano. Cara, não sou fã do MAssa nem defensor dele (ao contrário) mas acho que este erro nem foi tão grave assim, o cara errou por estar andando rápido, acontece. Acho que desta vez não se pode ser muito crítico, melhor ver erro de quem esta andando rápido do que o cara não errar e chegar la atras.
Discordo da declaração do Alonso: o problema não foi a estratégia, foi o desgaste dos pneus. Ora, mas as duas coisas não estão diretamente relacionadas? Quem pensa a estratégia não deve levar em consideração o consumo de pneus? Os caras não conhecem o carro que têm? Até uma pulga sabe que a Ferrari estraçalha os pneus e que com uma parada só o Alonso se arrastaria no final da prova.
E, em 2013, não haverá pilotos brasileiros na F1!
Embora pareça que já não há nesse ano…
Boa visão.
Fabio, o que explica a Sauber com o mesmo motor ter 12km/h no mínimo de diferença de velocidade em reta? Será que alguns engenheiros vão mudar da Suiça pra Maranello ano que vem? rs
Shume vai querbrar mais um record importante na sua carreira:
O piloto que mais abandonou corrida na F1
Caro blogueiro, Massa chegando em Segundo lugar? Pare de sonhar com cagada, meu!
Dick vigarista diria assim: Ich gab eine Scheiße! kkkkkkkkkkkkk
Aliás o próprio Ayrton deve esta se “CAGANDO” todo onde esta! Em ver o seu sobre nome sendo jogado no limbo dos pilotos pagantes.
“CAGADA” vai ser se no ano que vem tivermos algum brasileiro no grid.
Sem dinheiro e sem talento tá difícil!
Esse termo Cagada não vem de hoje,tanto o Massa Como o Bruno estão já usando isso faz tempo.Porque o Bruno não trocou de pneus 2 vezes.Tem que tentar tudo ou nada.Se o carro ele diz que é bom,então tem que usar a cabeça.
CAra, desculpa insistir..
não seria melhor : O recorde de sete vencedores DIFERENTES nos sete primeiros GPs.
Todo ano após 7 GPs, há 7 vencedores..!! óbvio que se procurar nos 50 anos de F1 acharemos histórias de GPs cancelados.. interrompidos..
Teve algum ano que em nos sete primeiros GPS teve 6 pilotos e um mecânico vencedores !?
Leitores habituais de F1 sabem bem o recorde e entendem, mas quem for ler a primeira vez….
Não é erro de ortografia, gramática e tal.. é uma pequena melhoria em prol dos leigos em F1.
abs
Luciano
para de ser cri-cri Luciano…
ahhhhhh vou chamar o Pasquale
Escreva assim no teu blog.
cara, é mais fácil criticar o dos outros !
Cara, para de procurar chifre em cabeça de cavalo… Claro que todos, mesmo os que não entendem de F1, entenderam.
Acho que poderia ser “…I fucked up..”
Um abraço…