Hamilton, para arrancar aplausos
10/06/12 16:50
Hamilton já fez corridas excepcionais na F-1.
Mas a de Montreal, neste domingo, ganha um lugar especial nessa galeria.
Porque foi na base da garra, da vontade acumulada, do grito engasgado. Do “contra tudo e contra todos”. Incluído, aí, o péssimo trabalho de boxes da McLaren.
É a 18ª vitória do inglês e a primeira no ano. O que significa a extensão do recorde histórico. Sete pilotos venceram as sete primeiras etapas deste campeonato.
Números sensacionais para a melhor corrida do ano, até agora.
A largada aconteceu sem sustos, com poucas mudanças de posições. Ao fim da primeira volta, o top 10 tinha Vettel, Hamilton, Alonso, Webber, Rosberg, Massa, Di Resta, Grosjean, Schumacher e Button.
O destaque foi Massa, pressionando Rosberg desde as primeiras curvas e fazendo a ultrapassagem na terceira volta. Uma agressividade que não se via dele há tempos.
Mas a alegria durou pouco.
Três voltas depois, colocou tudo a perder. Talvez por excesso de empolgação, o brasileiro rodou na curva 1. Caiu para a 12ª posição. Na oitava volta, outro susto: nova escapada de traseira, passou a milímetros do Muro dos Campeões.
Mais atrás, Bruno também deve ter cometido algum erro. A TV não mostrou, mas, de repente, ele despencou para 19º. Esperemos as explicações após a prova.
A saída da Ferrari para Massa foi tentar fazer algo diferente e chamá-lo para os boxes, na 13ª volta. Ele trocou os supermacios pelos macios.
Di Resta e Schumacher entraram na volta seguinte, também colocando os pneus amarelos. Na 16ª, Button entrou, fazendo a troca inversa.
Lá na frente, Hamilton grudou em Vettel. Chegou a dar o bote. Mas não houve duelo: logo depois, o alemão entrou e fez sua primeira parada.
Hamilton teve uma volta para pisar fundo. E deu certo.
Na 17ª, ele foi para os boxes. E, ao voltar à pista, era o líder, à frente de Vettel.
A coisa, então, ficou sensacional. Porque foi a vez de Alonso acelerar tudo o que podia, fazer o pit e voltar na liderança, na 19ª volta.
Mas Hamilton não estava a fim de deixar o espanhol lá. E, na 20ª, ultrapassou o ferrarista numa manobra belíssima: ousada e cheia de técnica.
Ou seja. três trocas de liderança em seis voltas. Um GP dos mais bacanas.
Na 21ª, o top 10 tinha Hamilton, Alonso, Vettel, Raikkonen, Kobayashi, Pérez, Webber, Rosberg, Grosjean e Maldonado. Massa era o 11º. Bruno, o 18º.
(E, importante: com Raikkonen, Pérez e Maldonado ainda com os pneus macios da largada, dando indicações de apenas uma parada.)
O segundo trecho da corrida viu um Hamilton acelerando muito forte, inalcançável. Cravou volta mais rápida em cima de volta mais rápida e, na 32ª, tinha 3s3 sobre Alonso. Um refresco, enfim.
Entre a turma que largou com os macios, Maldonado foi ao boxes. Ou seja, apenas Raikkonen, quarto, e Pérez, quinto, arriscariam uma parada. E ambos seguiam o plano à risca, com chances de entrar na briga pelo pódio.
Tudo começou a ficar mais claro na 41ª volta, quando Raikkonen entrou. Pérez parou na 42ª e voltou à frente do finlandês. Ambos, porém, estavam a mais de 25s de Vettel. Precisariam de um erro do alemão para brigar pelo pódio.
Falando em alemão, outro, um heptacampeão, manteve sua sina de azares nesta temporada. Com a asa traseira aberta, e travada, Schumacher abandonou o GP na 45ª volta.
Na 50ª, Hamilton tinha 2s6 sobre Alonso e foi para sua segunda parada. A McLaren, para variar, se atrapalhou na troca de pneus, para desespero de sua namorada pussycat.
(Um grande mistério desta temporada é o que aconteceu com os mecânicos da McLaren, antes símbolo de eficiência.)
Montreal, então, começou a desconfiar de uma parada só para Alonso e Vettel. Estratégia arriscada, mas que significava a única chance de ficarem à frente de Hamilton. Não havia muito escolha, pois.
A dez voltas do fim, Alonso tinha 2s8 sobre Vettel, que tinha 3s2 sobre Hamilton. Era tudo ou nada.
Na 62ª, Hamilton embutiu em Vettel e fez a ultrapassagem. Não por coincidência, o alemão entrou nos boxes na mesma volta.
Ficou entre Alonso x Hamilton. A sete voltas do fim, só 0s3 os separavam, com o inglês mais rápido na pista. Não deu para o espanhol, por mais que ele tentasse com todas as suas armas.
Na 64ª, Hamilton fez a ultrapassagem e reassumiu a ponta. Sem pneus, Alonso ainda teve que se conformar em ser ultrapassado por Grosjean, Pérez e Vettel nas voltas finais.
O top 10 na linha de chegada, Hamilton, Grosjean, Pérez, Vettel, Alonso, Rosberg, Webber, Raikkonen, Kobayashi e Massa. Bruno foi o 17º.
Como se fosse para premiá-lo pela ótima corrida, Hamilton assumiu a ponta do Mundial. Tem, agora, 88 pontos, dois a mais do que Alonso. Vettel, em terceiro, tem 85. Depois surgem Webber, com 79, e Rosberg, com 67.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 164 pontos, contra 133 da McLaren, 108 da Lotus e 97 da Ferrari.
Parabéns ao Hamilton. Um piloto que já foi tantas vezes criticado aqui, por seus súbitos descontroles, hoje voltou a mostrar seu talento. Merece aplausos.
Não falei que essa seria do Hamilton!
Merecidíssima a vitória do Hamilton!
Tapa na cara da F1! rs!
Sobre a corrida – sim, eu como fã do Vettel, queria mais umas 5 voltas.
Quanto ao campeonato – são poucos pontos, dá pra chegar!!!
Fico com medo do Rosberg – ele não tem nada a perder – enquanto os outros têm medo!!!!
Abraços Seixas,
Uma coisa que está esquisita é a disparidade entre Hamilton e Button que sempre andaram perto um do outro. Ultimamente está dando tudo errado para o cavalheiro das pistas. Ha tempos ele deu uma entrevista elogiando o Alonso e penso que a cúpula da Mac Laren não gostou da fala. O motivo do espanhol ser persona non grata na Mac Laren foi a deduragem que ele fez sobre espionagem da escuderia ingleza , e que acabou resultando em multa de 100 milhões de dolares imposta pela fia à escuderia ingleza. Depois desta entrevista começou dar tudo errado para Button. à conferir.
Vi essa entrevista.Ele elogiou Alonsosim,mas tembém botou Hamilton no páreo, como os pilotos de velocidade.Nada diferente do que Briatore já tivesse dito a respeito dos dois.Para Briatore,com carros iguais na F1,só há Hamilton e Alonso.Não tem para ninguém mais.
Pessoal….
O Button nunc aganhou nada na fórmula 1. ganhou quando tinha um carro infinitamente melhor do que qualquer outro. comparar Button com qualquer outro campeão é ridiculo! Butto é um Damon Hill e só!
Concordo com vc, Juvencio. Está estranha demais essa disparidade. O carro do Hamilton é completamente diferente. O coitado do Button está sendo devidamente fritado em ano de renovação de contrato do Hamilton.
É incrivel como vocês compram o que a globo te vende, desde quando Button é o senhor da cordialidade e educação. Só mesmo na cabeça dos disinformação.
Como e´ legal assistir a f1 sem o puxa saco do massa mole, do filhinho da mamae,parabens Luis Roberto de Mussio,e parabens ao Hamilton o cara tem velocidade nas veias bravo!!!!!!!
O Massa fez “cagada”, e o Bruno é um “cagão”, sempre com as mesmas desculpas…fraquinho, fraquinho…
Faltando 20 voltas Hamilton avisou pelo rádio que tinha problemas nos pneus(o que parecia um desastre salvou sua corrida), Lewis entrou no boxes voltando com pneus novos sendo um segundo por volta mais rápido que Alonso e Vettel.
Durante essas voltas 20 voltas que faltavam, os pneus de Alonso e Vettel estavam indo cada vez mais para o “brejo”, Lewis se aproximou passando fácil os dois.
Vettel ainda usou a cabeça parando pra trocar os pneus, Alonso arriscou e se deu mal, ficou completamente sem pneus nas últimas 5 voltas.
Vettel veio babando e passou o espanhol, isso salvou ele na tabela. Antes da corrida o alemão estava 3 pontos atrás do líder do mundial, depois da corrida continua 3 pontos atrás do líder, que agora é Hamilton.
Outra péssima corrida do sobrinho, largou em 16º e já na volta 4 perdeu 3 posições caindo para 19º. Depois, da 25º volta até a 41º ficou atrás o Petrov e Kovalanein de Caterham. Conseguiu superar os dois na volta 44, mas ficou em 17º até a bandeirada.
Maldonado largando em 22º chegou a ficar por 8 volta em décimo lugar, acabou chegando em 13º, não marcou pontos mas mostrou ótima reação, isso nem o sobrinho fez.
Em sete corridas, Bruno só fez a diferença em uma corrida(Malásia), mas nessa prova ele quase jogou tudo fora na 1º volta(fez besteira danificando a “asa”). Foi para o box trocou o bico e fez uma bela corrida de recuperação, mas muito graças ao carro que teve um desempenho exepcional.
O sobrinho não é do ramo, só veste o macacão!
Fabio
vc somenta comenta a F1? e as demais categorias? nem a GP2 e a Indy?
TOP DRIVER’S
E agora? Com a sétima vitória inédita de um vencedor diferente na F-1, conquistado pelo piloto inglês da McLaren Lewis Hamilton. As chances de haver mais um vencedor inédito na categoria diminuem praticamente.
Quem será o oitavo piloto inédito à vencer e entrar para o time dos TOP DRIVER’S da F-1 nessa temporada de 2012?
Kimi Räikkonen? Michael Schumacher? Sergio Perez? Romain Grosjean? Kamui Kobayashi? Felipe Massa?
Quem aposta?
Duas possibilidades:
Um oitavo piloto inédito vencendo o próximo GP?
Ou.
Mais um piloto conquistando a sua segunda vitória este ano?
Aposto no koba! Ele ja eh um mito!
Koba no lugar do amassado na ferrari 2013
A partir de agora aposto num dominio entre os três que realmente brigam pelo titulo:
– Hamilton
– Alonso
– Vetel
Qualquer outra coisa é zebra.
Rosberg vem sem medo de nada e sem nada a perder! Título de escuderia – redbull novamente (acredito) , agora de pilotos….
A Ferrari mandou muito mal na estratégia hoje. Demorou muito pra fazer a segunda troca do Massa e arriscou muito com o Alonso. Perdeu um segundo lugar certo por isso.
Só pra lembrar Lewis deu uma volta no “todo poderoso ” Button
kkkkkkkkkkkkk
O Felipe Massa daqui há pouco dança olha o Sergio Perez aí que já tem dois pódios e ele nenhum. È Montezemolo deve estar engolindo mosca agora ao críticar Sergio Perez.
Claro que o hamilton tem seus méritos. Mas nao teve adversarios no final. Dizer que houve péssimo trbalho da McLaren vc está de gozaçao Fábio. O trabalho pessimo foi da ferrari e da Red bull que nao souberam calcular os desgastes dos seus pneus. Mataram a corrida do Vetel e Alonso. Com estrategia melhor destes daria um bom pega na final, seria uma corrida memoravel.
AH EM TEMPO: SERÁ QUE BUTTON ESTA
VIRANDO O MASSA DA MACLAREN, NÃO
ACERTA MAIS NENHUMA CORRIDA!!!!
É impressionante a mudança de atitude de Hamilton em relação às temporadas anteriores. Deixou de ser um piloto irregular e está colhendo bons pontos a cada corrida, sem pensar somente na vitória. A maturidade veio aos 27 anos de idade.
http://formula-retro.blogspot.com.br/
PRA VARIAR A FERRARI VAI MAL DE ESTRATEGIA, NÃO CHAMOU ALONSO PARA
TROCAR O SEGUNDO JOGO DE PNEUS, E
AINDA DEMOROU PARA CHAMAR MASSA , O
QUE DEVERIA SER FEITO PELO MENOS UMAS
10 VOLTAS ANTES. aLONSO PERDEU 4 POSIÇÕES E mASSA DEIXOU DE GANHAR PELO MENOS MAIS DUAS.
Parabens Miltinho, adorei ver o choronso digo dic vigarista ser ultrapssado por todos no fim da corrida, torci para o rosberg passar tb mas faltou pouco…
Até a ultima parada do Hamilton o GP estava sonolento e o que salvou um pouco foi o final, proporcionado pelos pneus.
Ja estou torcendo para a Ferrari mandar o Massa embora. resultados pifios para um piloto que se diz de ponta.
Hamilton corre muito e mereceu a vitória. Não entendo o que acontece com os brasileiros, acho que ano que vem não vai sobrar nenhum.
VOU SER SINCERO EU ASSISTO FORMULA I Á
MUITOS ANOS E ACHO O HAMILTON UM DOS
MELHORES PILOTOS DA ATUALIDADE E DIGO
TORÇO PARA ELE , ESTES PILOTOS BRASILEIROS DEIXAM MUITO A DESEJAR SÃO
MUITO FRACOS.
O que eu gostava mesmo de saber sobre esse GP é como é possivel um pneu ter digamos “2 vidas”?
Vimos os carros que largaram com pneus super soft nas primeiras voltas andarem na casa de 1:19:200, passado 10 voltas estavam a rodar em 1:20:000 alto indicando perda de aderencia, e algumas voltas a seguir virarem 1:18:000 baixo? Sem contar que as imagens mostravam os pneus do lado esquerdo dos lideres com marcas, alguns via.se completamente destruidos.
Ou a Pirelli anda a inventar ou entao milagres realmente existem O.o
Eu já tinha falado nos treinos 1 e 2 que o sobrinho era fraquinho. Passou despercebido na corrida, levou até ultrapassagem de carro do fundo do grid. Maldonado largou bem atrás dele e chegou bem mais a frente. Volta barrica!!!!
Mais uma vez materia justa e bem escrita. Mas esqueçam Felipe Massa !
Eu acho que o Hamilton ganharia de qualquer jeito hoje, mas a Red Bull e a Ferrari facilitaram bastante a vida dele com as estratégias furadas. Conseguiram perder pontos importantes, pq jogaram o segundo e o terceiro lugar no lixo.
Esse pneu Pirelli é um lixo. Acho uma lástima a competitividade se resumir a pneu farofa e abertura de asa. Tem muito carro aí que poderia render muito mais com pneus bons como os velhos Bridgestone.
Samuel, a culpa não é da Pirelli mas sim, do velho gagá do B. Ecclestone. A fabricante fez seus compostos para durarem pouco e, assim, haverem mais trocas nos boxes e tornarem as corridas mais indefinidas.
Essa é a F1 que dá gosto assistir sem a monotonia de apenas um vencedor. Tomara que continue assim.
parabens ao fabio, sabe reconhecer quando o hamiltom merece aplausos. e lembrando que o fabio não descartou o hamiltom da vitoria hoje. eu que estou com ele(hamiltom) em qualquer situação, vibrei muito, é o bi!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Hamilton foi o showman e fez uma corrida no estilo de Senna e Schumacher (nos tempos de glória). Não importa se é afro, branco, indiano, o preconceito está na cabeça de quem comenta e se importa com isso.
Sensacional o seu comentário, Leandro, o melhor que já vi. Vc foi muito feliz.
O GP do Canadá tinha de tudo para terminar com a vitória certa de Sebastian Vettel, seguido por Fernando Alonso em segundo, seguido por Lewis Hamilton em terceiro… Mas, como toda corrida só se decide até a bandeirada final, A VITÓRIA FENOMENAL DO INGLÊS LEWIS HAMILTON FOI RETUMBANTE! Não é mesmo, Fábio Seixas?
Numa corrida monótona e quase sem emoção, com umas rodadas ou quando os carros passavam por um triz quase batendo no Muro dos Campeões… E esses foram os poucos acontecimentos corriqueiros numa prova sem graça…
O melhor estava reservado para as últimas 20 voltas da corrida, quando Lewis Hamilton ao entrar nos boxes para fazer o seu segundo pit stop, um erro dos mecânicos no momento da troca dos pneus, quase colocou à perder a corrida do inglês, onde segundos preciosos quase lhe custaram sua primeira vitória este ano.
E para complicar a situação do inglês, Alonso havia herdado a primeira colocação de Hamilton, e pra piorar, Vettel estava em segundo. Vitória certa do espanhol da Ferrari fazendo dobradinha com o alemão da RBR? Nada de sétimo vencedor inédito na F-1 nessa temporada?
O final da história poderia ter sido outra se, por um fator estratégico, na hora em que hamilton tivesse ido aos boxes, tanto as equipes Ferrari ou RBR tivessem mandado seus pilotos fazerem o pit stop na mesma volta em que foi o inglês da McLaren! Entendera?
Com isso, tanto Alonso ou Vettel, poderiam surpreender hamilton com pneus em boas condições e virando na mesma volta e, com certeza talvez, Alonso, o mais capacitado na prova, poderia ter conquistado a sua segunda vitória este ano e quebrado a seqüência de vitórias de pilotos diferentes. Mas, que por conseqüência, faltou imaginação e ousadia das equipes Ferrari e RBR.
E finalmente, Lewis Hamilton e McLaren foram os maiores protagonistas dessa grande vitória no GP do Canadá. Na garra. Na estratégia. E do incrível talento do inglês.
CONGRATULATIONS LEWIS HAMILTON! LET’S GO FOR VICTORY!
-REGIS BR.ROCK
-MANAUS SUPER RACER GP
-TRILHA: I’VE BEEN LOSING YOU – A-HA
Acho que a pergunta que todo mundo deve estar se fazendo no momento é: quem será o primeiro piloto nessa temporada a ganhar a segunda corrida? Eu apostaria no Alonso.
Idem!