Hamilton, para arrancar aplausos
10/06/12 16:50
Hamilton já fez corridas excepcionais na F-1.
Mas a de Montreal, neste domingo, ganha um lugar especial nessa galeria.
Porque foi na base da garra, da vontade acumulada, do grito engasgado. Do “contra tudo e contra todos”. Incluído, aí, o péssimo trabalho de boxes da McLaren.
É a 18ª vitória do inglês e a primeira no ano. O que significa a extensão do recorde histórico. Sete pilotos venceram as sete primeiras etapas deste campeonato.
Números sensacionais para a melhor corrida do ano, até agora.
A largada aconteceu sem sustos, com poucas mudanças de posições. Ao fim da primeira volta, o top 10 tinha Vettel, Hamilton, Alonso, Webber, Rosberg, Massa, Di Resta, Grosjean, Schumacher e Button.
O destaque foi Massa, pressionando Rosberg desde as primeiras curvas e fazendo a ultrapassagem na terceira volta. Uma agressividade que não se via dele há tempos.
Mas a alegria durou pouco.
Três voltas depois, colocou tudo a perder. Talvez por excesso de empolgação, o brasileiro rodou na curva 1. Caiu para a 12ª posição. Na oitava volta, outro susto: nova escapada de traseira, passou a milímetros do Muro dos Campeões.
Mais atrás, Bruno também deve ter cometido algum erro. A TV não mostrou, mas, de repente, ele despencou para 19º. Esperemos as explicações após a prova.
A saída da Ferrari para Massa foi tentar fazer algo diferente e chamá-lo para os boxes, na 13ª volta. Ele trocou os supermacios pelos macios.
Di Resta e Schumacher entraram na volta seguinte, também colocando os pneus amarelos. Na 16ª, Button entrou, fazendo a troca inversa.
Lá na frente, Hamilton grudou em Vettel. Chegou a dar o bote. Mas não houve duelo: logo depois, o alemão entrou e fez sua primeira parada.
Hamilton teve uma volta para pisar fundo. E deu certo.
Na 17ª, ele foi para os boxes. E, ao voltar à pista, era o líder, à frente de Vettel.
A coisa, então, ficou sensacional. Porque foi a vez de Alonso acelerar tudo o que podia, fazer o pit e voltar na liderança, na 19ª volta.
Mas Hamilton não estava a fim de deixar o espanhol lá. E, na 20ª, ultrapassou o ferrarista numa manobra belíssima: ousada e cheia de técnica.
Ou seja. três trocas de liderança em seis voltas. Um GP dos mais bacanas.
Na 21ª, o top 10 tinha Hamilton, Alonso, Vettel, Raikkonen, Kobayashi, Pérez, Webber, Rosberg, Grosjean e Maldonado. Massa era o 11º. Bruno, o 18º.
(E, importante: com Raikkonen, Pérez e Maldonado ainda com os pneus macios da largada, dando indicações de apenas uma parada.)
O segundo trecho da corrida viu um Hamilton acelerando muito forte, inalcançável. Cravou volta mais rápida em cima de volta mais rápida e, na 32ª, tinha 3s3 sobre Alonso. Um refresco, enfim.
Entre a turma que largou com os macios, Maldonado foi ao boxes. Ou seja, apenas Raikkonen, quarto, e Pérez, quinto, arriscariam uma parada. E ambos seguiam o plano à risca, com chances de entrar na briga pelo pódio.
Tudo começou a ficar mais claro na 41ª volta, quando Raikkonen entrou. Pérez parou na 42ª e voltou à frente do finlandês. Ambos, porém, estavam a mais de 25s de Vettel. Precisariam de um erro do alemão para brigar pelo pódio.
Falando em alemão, outro, um heptacampeão, manteve sua sina de azares nesta temporada. Com a asa traseira aberta, e travada, Schumacher abandonou o GP na 45ª volta.
Na 50ª, Hamilton tinha 2s6 sobre Alonso e foi para sua segunda parada. A McLaren, para variar, se atrapalhou na troca de pneus, para desespero de sua namorada pussycat.
(Um grande mistério desta temporada é o que aconteceu com os mecânicos da McLaren, antes símbolo de eficiência.)
Montreal, então, começou a desconfiar de uma parada só para Alonso e Vettel. Estratégia arriscada, mas que significava a única chance de ficarem à frente de Hamilton. Não havia muito escolha, pois.
A dez voltas do fim, Alonso tinha 2s8 sobre Vettel, que tinha 3s2 sobre Hamilton. Era tudo ou nada.
Na 62ª, Hamilton embutiu em Vettel e fez a ultrapassagem. Não por coincidência, o alemão entrou nos boxes na mesma volta.
Ficou entre Alonso x Hamilton. A sete voltas do fim, só 0s3 os separavam, com o inglês mais rápido na pista. Não deu para o espanhol, por mais que ele tentasse com todas as suas armas.
Na 64ª, Hamilton fez a ultrapassagem e reassumiu a ponta. Sem pneus, Alonso ainda teve que se conformar em ser ultrapassado por Grosjean, Pérez e Vettel nas voltas finais.
O top 10 na linha de chegada, Hamilton, Grosjean, Pérez, Vettel, Alonso, Rosberg, Webber, Raikkonen, Kobayashi e Massa. Bruno foi o 17º.
Como se fosse para premiá-lo pela ótima corrida, Hamilton assumiu a ponta do Mundial. Tem, agora, 88 pontos, dois a mais do que Alonso. Vettel, em terceiro, tem 85. Depois surgem Webber, com 79, e Rosberg, com 67.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 164 pontos, contra 133 da McLaren, 108 da Lotus e 97 da Ferrari.
Parabéns ao Hamilton. Um piloto que já foi tantas vezes criticado aqui, por seus súbitos descontroles, hoje voltou a mostrar seu talento. Merece aplausos.
Achei que o Alonso faria a 3º volta, iria rodar um pouco mais na prova, e voltar de pneu super macios, mas a Ferrari errou feio. Alonso, se para junto com o Hamilton, terminaria, na pior das hipóteses, em 3º.
Como eu torço pelo Hamilton, gostei bastante do resultado, rumo ao BI
Corrida sensacional do LH. E sim, Ferrari e RBR erraram em insistir na estrategia de uma unica parada. Deveriam ter parado na sequencia e possivelmente alguem ficaria na frente do LH.
GO Hamilton!!!
É Fábio, ser fenômeno com um carro bom é uma coisa, agora ser fenômeno com um carro mediano e no braço é outra história, dissemos aqui ontem que Vettel tem carro, mas Alonso e Hamilton tem braço, isso faz a diferença, que vc me desculpe, mas Vettel só tem carro…vc elogiou Vettel aqui ontem como nunca ví, mas deveria ter feito o mesmo quando um piloto de 43 anos como o Schumacher e ainda mais em mônaco deveria ganhar mais enfase, fico triste pq sou leitor assiduo do seu blog e as vezes discordo com seus comentários, mas vc não pode ser o Galvão Bueno e nem o Reginaldo Leme pq os dois secam o Schumacher demais, o alemão é braço e isso vc deeria reconhecer…um abraço.
Volto a falar: isso de abrir asa é o fim, é o máximo do amadorismo, é ridículo. Parecem iniciantes jogando GP com ajuda. Não gosto. Espetáculo barato. Sensacionalismo nas pistas.
Obs: em Interlagos não houve drs na reta dos boxes, e o pau comeu solto por ali.
Fantástica corrida com o final muito feliz uma vez que o Lewis ganhou a corrida e saiu lidar do campeonato contando com extremo otimismo dos rivais quanto aos pneus líder do campeonato mais a estratégia maluca dos dois serviu para colocar emoção na corrida penso que ele venceria de qualquer forma mais o os dois não terem ido ao pódio foi bom para o campeonato.
Fábio, concordo com vc e suas palavras!Hamilton foi incrível e mereceu e muito a vitória!A corrida foi boa, mas o final foi um dos melhores que já presencie na F1!Já vi críticas suas a Hamilton, mas nd melhor do que queimarmos a língua com um belo espetáculo, como este, não?!Depois da corrida de hoje, já tenho um piloto para torcer este ano na F1, o nome dele é Hamilton!Já que os brasileiros, continuam a ter desempenhos ínfimos, uma pena!Que saudades de Barrichello, corria com mais determinação do que os 2 que temos hoje na categoria!Apenas para registrar, pessoal da Globo, parem de falar do Alonso, ele não é nd do que vcs falam e mais, tem sua imagem tão suja qt o Schmi, que por sinal tem que se aposentar de vez!Abraços!
Putz,tem que ser muito infeliz pra sentir saudades do Barrichello. Que é o guru do Massa em mediocridade,aliás. Mas tú é hater do Alonso,não é mesmo? Acha que ele não é nada demais. Esperar o quê,tambêm…
Colega, desculpe, mas eu só discuto com quem entende do esporte!Barrichello foi sim o melhor piloto brasileiro depois de Senna, que pra mim foi e sempre será o melhor de todos, veja as estatísticas e comprove o que falo!
Quanto ao Alonso, não o detesto, só axo q ele é tão Dick Vigarista qt o Schumacher e que não é o super piloto q falam, tem talento, mas não é td isso!
A ferrari foi excessivamente otimista e não pensou no campeonato. Deveria ter parado o alonso logo depois do hamilton e pelo menos garantir o segundo lugar…. sendo que possivelmente o alonso sairia a 1s do hamilton podendo lutar pela vitoria na pista. Erro de estrategia da Ferrari, sem esse erro o Alonso sairia lider do campeonato hoje.
O mais importante e que foi batido um recorde histórico de 7 vencedores diferentes em 7 corridas, recorde este que já durava 2 semanas, quando a marca era de 6 em 6.
Seria interessante descobrir o segredo da Sauber, pois se você poupa os Pneus, na maioria das vezes você não andará no Limite do carro, mas com o Perez é algo impressionante.Será pelo talento ou carro?E a Williams, será um fogo de palha?
Fábio vc continua considerando o carro da ferrari como muito inferior a RBR e Mclaren? Na minha visão existe muita desvalorização do carro da ferrari e superreconhecimento do Alonso. Assim todo o bom resultado é atribuido ao espanhol, em virtude de seu talento. Não apoio isso, reforçando, pois se o Felipe Morto fosse um piloto bonzinho o seu resultado seria equivalente ou pouco inferior ao Alonso.
Concordo plenamente com vc “chato” não acho a ferrari tão ruim assim como ele dizem.
Tirou as palavras de minha boca.
“Parabéns ao Hamilton. Um piloto que já foi tantas vezes criticado aqui, por seus súbitos descontroles, hoje voltou a mostrar seu talento. Merece aplausos.” HOJE? Hamilton não errou uma vez sequer esse ano! Era para estar muito mais disparado na liderança do campeonato, não fossem os erros da McLaren.
Fim de semana sem o Alonso no pódio e sem a narração do Galvão Bueno foi especial.
Grande vitória do Hamilton e um agradecimento especial a CBF. Continue marcando os jogos do Brasil junto as corridas de F1. Todos agradecem
Apoio e assino em baixo!
E eu que tinha voltado a acreditar no Massa… Não da pra errar sozinho. Tinha carro e condição pra brigar pelo pódio.
Como o perez passou o alonso, ambos c mesmo motor e uma parada?
Fábio, talvez não tenha compreendido bem a pergunta do Guilherme, mas pensei o mesmo na hora da corrida: se Alonso e Vettel parassem uma volta depois do negão, o espanhol tinha boas chances de voltar em primeiro sim. Aí teria pneu novo pra brigar. O que atrapalhou o Alonso foi que não tinha mais pneu no final, o carro dos três estava parelho (tanto que até Massa fez melhor volta nas últimas voltas).
Em suma, erro crasso de estratégia da Ferrari sim.
A Ferrari fez caca…. de novo…. e tirou o Alonso do podio e poderia ter colocado o massa umas duas posicoes a frente. Na hora que o Hamilton parou deveria ter parado tanto massa, qto alonso… Tbm acho q para pegar o hamilton era muito dificil, porem o podio era garantido.
É um espetáculo de Piloto. O cara nasceu pro negocio. Anda, vira, no que depende de braço, ele ganha pra qualquer um na F1 atual. Espero que a McLaren também tenha auto-critica em reconhecer os erros pois em 2011 sairam atirando no Hamilton. Pra quem assiste não é o piloto espetacular. Pelo que percebí, coincidência ou não o Galvão não estava narrando, queria ver a cara dele e narração dele hoje.
Ontem teve uma pole fenomenal…mas a vitoria fenomenal foi do inglês voador!!!!!
Tô ficando fã do Luiz Roberto kkkOtimo final de corrida,e a cereja do bolo foi não ter Gaga Bueno narrando!
Da-lhe Hamilton!!!!Rumo ao Bi.
Não é que a Sauber acabou dando o ar da graça? Nada mal para quem já tinha perdido o fôlego…
Fabio, vc acha que o Massa consegue a facanha de ficar na ferraria ate o fim do ano ou sai agora..abs e como meu compatriota ja estou com vergonha dele…e olha que tava torcendo mto pra ele…
Não achei nada de excepcional a vitória do Hamilton, foi merecida, andou forte, mas teve apenas um pequeno problema no segundo pit, que lhe custou 1,7 segundos.
Aqui, faço questão de mencionar, qualquer idiota perceberia que na volta seguinte tanto Alonso quanto Vettel deveriam ir para os pits, qualquer idiota menos os abobalhados da Ferrari e da RBR.
Qualquer idiota saberia que os pneus não durariam até o final, já aconteceu centenas de dezenas de vezes, a camada de borracha que dá grip acaba de uma volta para a outra, de uma curva para a outra.
Caso tivessem ido para os boxes, voltariam atrás do Hamilton e a corrida ficaria na mesma monotonia.
Mas literalmente fizeram uma das maiores grosserias que já vi nos últimos tempos.
Não era uma corrida especial, com chuva, safety car, você faz o feijão com arroz, o Hamilton parou??? Ótimo vamos parar na próxima volta, a chance do Fernando voltar a frente era melhor do que a idiotice de se tentar ir até o fim dando inacreditáveis 51 voltas com o mesmo pneu.
Nem Ferrari, nem RBR andaram 50 voltas na sexta para saber se dava ou não.
No máximo 41 voltas que fez o Kimi, já dava para saber que não iriam longe.
Parabéns ao ótimo trabalho do Hamilton que não precisou fazer nada de anormal, só andou no ritmo do pneu novo.
Menos com a euforia, não foi uma super corrida nem uma super performance do Hamilton.
Recalque é um problema. Cegueira é outro. Os dois juntos…já pensou?
Alguém além de mim acha que a Ferrari melecou a corrida do Alonso por causa da estratégia de paradas?
belissima corrida, pena o massa ter errado, poderia ter terminado na frente do alonso
Essa foi pra calar a boca de muita gente.
Eo Button não era melhor que o Hamilton cade. Rumo ao bi PARABÉNS
É isso, Fábio.
Realmente, para quem gosta de F1, e não somente para fãs do negão como eu, o desempenho de Lewis Hamilton foi contagiante, de encher os olhos.
Não sei o porquê da pinimba que a maioria dos brasileiro – pelo menos é essa minha impressão – tem com o craque inglês.
Talvez seja pelo título conquistado em cima de Massa, em plena Interlagos. Talvez seja justamente por ele se atrever a lembrar tanto Senna – no arrojo, na cor do capacete, no fato de ser tão identificado com a McLaren – sem ser brasileiro. Como se, querendo ou não, ele tivesse roubado um posto que não era para ser seu.
De uma maneira ou de outra, trata-se de um pilotaço. Ele, Vettel e Alonso, não necessariamente nesta ordem, sobra na turma.
Turma boa, que vê uma ótima geração de novos vindo por aí.
O título, para mim, sai destes três.
Hamilton, vitória fantástica de um piloto que tem no seu forte ser “estaratégico”, “professor”, “cirúrgico”, ou qualquer outro apelido destes, que quem gosta de veolcidade, abomina.
Abs
Em tempo: Hamilton, vitória fantástica de um piloto que NÃO tem no seu forte ser “estaratégico”, “professor”, “cirúrgico”, ou qualquer outro apelido destes, que quem gosta de veolcidade, abomina.
Concordo plenamente com todas as suas opiniões. Também abomino “bundinhas de veludo”, “pilotos professores”, pilotos poupadores, reis das estatísticas, pilotos que só ultrapassam nos boxes, pilotos acertadores de carros e outros exemplares de uma fauna chata que só dá tédio e sono. Da atual Fórmula 1 Hamilton é o cara, e tem o mesmo DNA de Mansell, Gilles Villeneuve, Nuvolari, Peterson, Rindt, Piquet e Jim Clark. Hamilton e Kobayashi sabem apimentar uma corrida como ninguém.
Se não tivesse rodado, Massa poderia ter chegado junto ou até na frente do Alonso.
Parabéns ao Hamilton. Boa corrida. Schumacher devia se benzer, ir a algum centro de macumba, cabala, tomar uns passes, ir a um culto evangélico ou visitar o Papa, sei lá…será que tomar um banho de ervas resolve ? Depois reclamam do cara…tem que reclamar é da Mercedes !!!
porra fábio…
(…) O que significa a extensão do recorde histórico. Sete pilotos venceram as sete primeiras etapas deste campeonato. (…)
olha.. não seria melhor sete pilotos venceram….
hahhaha, ficou estranho e um leigo em F1 vai achar que vc errou …
abs
Luciano
lha.. não seria melhor sete pilotos DIFERENTES venceram….
havia postado com tag “” e o html comeu
Dá na mesma.
Abs
dá na mesma.?? então 8 pilotos venceram os 7 primeiros GPs.. é que um alienígena da bridgestone resolveu ganhar uma também1!! matemática não é a boa de jornalista.. se houve 7 GPs… nada mais natural que 7 pilotos tenham vencido.. mas o inédito …o recorde é que 7 pilotos DIFERENTES ganharam os 7 primeiros GPs…
muda o texto.. deixa o orgulho jornalístico de lado .. ..
qq fanático de F1 sabe o que vc quis dizer .. mas aqueles de primeira viagem que abrem seu blog a primeira vez pelo link na home do UOL vão te achar meu lacônico.
abs
Luciano
Orgulho? Eu vivo mudando textos seguindo sugestões de leitores. Ocorre que não há erro na frase.
Sobre sua ironia, não vou comentar.
Fábio, não tirando o mérito do Hamilton, claro, mas você não acha que o erro tanto do Vettel quanto do Alonso foi atrasar as segundas paradas? (no caso de Alonso ela não existiu) e assim perder constantemente tempo na pista, por causa dos pneus gastos? Deveriam ter entrado logo após Hamilton para a segunda parada?
Eles não tinham muita opção àquela altura da prova. Se o Alonso parasse, ia terminar ainda mais atrás.
Abs
Concordo, mas acho que se tivessem parado logo após o hamilton teriam resultados melhores (embora ainda assim acredito que Hamilton levasse o caneco).
Abs!
Desculpe discordar de vc fabio, respeito demias sua opinião, mas, se o Alonso tivesse parado 2 voltas depois do Hamilton, ele estaria dentro da corrida e com ctz ficaria no podio, e sairia do Canadá com a liderança do campeonato, erro grotesco da Ferrari, e a RBR arrumou de ultima hora
Mas, num campeonato em que a regularidade é importante, uma estratégia mais conservadora teria sido mais adequada. Não dava para brigar pela vitória. Terminar em terceiro significaria manter a liderança do campeonato. A Ferrari foi passional e amadora.
Discordo de vc. Se Alonso tivesse entrado na volta seguinte e trocado o pneu para super macios, ele tinha ganho a corrida. Hamilton só entrou para o box porque Alonso estava chegando, isso é, carro Alonso tinha. Pneu era só trocar por super macios, faltando só 15 voltas e com pouca gasolina ele venceria. hamilton trocou para macios. Na minha opinião, estratégia errada da ferrari e da red bull tb. Alguem pode dizer que os pneus supermacios nao durariam, Perez trocou para supermacios dez voltas antes, fez a volta mais rapida e foi ao podio.
Acho que a ferrari pensou que o pneu iria ficar pouca coisa mais lento, não 4 seg por volta… Dai quando percebeu a burrada, já nao tinha como voltar e lutar por posições, acho que a red bull tambem pensou isso, mas depois viu e tentou corrigir, por sorte o Vettel teve braço e conseguiu tirar do carro o que ele queria, (se tivesse mais 1 volta o vettel tinha ido para o podio acho eu)
Será mesmo ? Acho que algumas cabeças vão rolar hoje no staff da Ferrari . Tenho minhas dúvidas , o Vettel parou pra trocar quase no final da prova e ficou em quarto . Na minha opinião , se o Alonso tivesse parado no mesmo momento que o Hamilton , o Espanhol chegaria no mínimo em segundo ou terceiro com chances de briga pelo primeiro . No mais corrida excelente . Só a lamentar que ano que vem , fatalmente teremos apenas 1 ou nenhum piloto brasileiro correndo .
Guilherme, concordo 100%, pensei exatamente o mesmo na hora da corrida, erraram feio na estratégia, especialmente a Ferrari.
vamos la Fabio…de o braço a torecer… Hamilton é o melhor piloto do grid!
*torcer
Eu diria que esta pau a pau com Alonso. Mas o Hamilton, pelo menos, nao e’ um panaca fora das pistas. Ademais, ate onde me lembro, Hamilton foi o unico companheiro de equipe que foi pareo para Alonso. O que Alonso fez? Fugiu. Porque ele PRECISA estar num ambiente onde ele possa estar psicologicamente à frente.http://www.youtube.com/watch?v=CWJCGInsVUs
Sou torcedor incondicional do Hamilton, até acho q a turma bota muita “baba” no Alonso, mas junto com o Vettel, são os três melhores, nessa ordem.
Como faz pra falar com o pessoal do RH da McLarem????