Vettel, pole fenomenal
09/06/12 15:09Prestem atenção nisso: um garoto de 24 anos é o quinto piloto da história com mais poles na F-1.
E está muito próximo da terceira posição no ranking histórico, o que o deixaria atrás apenas de dois gênios, Schumacher e Senna.
Vettel cravou neste sábado a pole para o GP do Canadá, em Montreal. Foi sua segunda pole na temporada, a 32ª na carreira.
Com isso, iguala Mansell. E só tem menos poles do que Schumacher (68), Senna (65), Clark e Prost (ambos com 33).
Preferências à parte, alguém ainda duvida que seja um fenômeno?
A história desta pole começou a ser escrita na manhã canadense, quando o alemão e Alonso fizeram questão de desmanchar o favoritismo de Hamilton.
Os dois bicampeões duelaram por milésimos de segundo, com vantagem final para Vettel: 1min14s442, 0s006 melhor que o espanhol. Hamilton ficou em terceiro. Massa ficou em sexto, Bruno foi o 14º.
O treino classificatório aconteceu numa bela tarde de sábado: 24ºC no ar, 39ºC no asfalto. Foi bom para lembrar como é _chove há dias no Rio.
No Q1, Vettel voltou a mandar. Fez 1min14s661, com 0s138 para Button. Depois deles, Hamilton, Schumacher, Alonso, Webber, Maldonado, Bruno. Massa ficou em 15º.
Foram cortados Kovalainen, Petrov, Vergne, De la Rosa, Glock, Pic e Karthikeyan.
O Q2 aconteceu com todo mundo lançando mão dos pneus supermacios e com apenas um susto, no finalzinho: Maldonado carimbou o muro dos campeões, mas sem grandes prejuízos.
Em 17º, o venezuelano tentava a todo custo melhorar. Não conseguiu. Além dele, dançaram Kobayashi, Raikkonen, Hulkenberg, Ricciardo, Pérez e Senna.
“Acho que faltou um pouco de pressão aerodinâmica no carro. É frustrante largar lá atrás. A pista mudou muito do Q1 pro Q2 e isso nos pegou de surpresa. Mas o carro está bom para a corrida, fomos bem nas simulações”, disse Bruno, à Globo.
Três comentários rápidos sobre o segundo bloco do treino:
1) O fôlego da Sauber acabou;
2) O fôlego da Williams parece estar acabando. Que a equipe curta muito aquela vitória na Espanha;
3) Ok, Raikkonen está voltando, mas a coisa fica mais difícil largando mal. O placar de grids na Lotus agora aponta 6 a 1 para Grosjean. Tá ficando feio.
O mais rápido foi Vettel, com 1min14s187, 0s127 melhor do que Alonso. Hamilton foi o terceiro. Fechando a turma da superpole, Webber, Schumacher, Rosberg, Grosjean, Di Resta, Massa e Button.
No Q3, Vettel logo marcou território. E abusou, baixando da casa do 1min14s: fez 1min13s905, assustando a concorrência.
Como se não bastasse, voltou à pista no final e melhorou ainda mais: 1min13s784. Ninguém chegou perto.
Hamilton ficou a 0s303 e larga em segundo. Na segunda fila, Alonso e Webber. Rosberg e Massa saem logo atrás. Na quarta fila, Grosjean e Di Resta. Schumacher e Button fecham o top 10.
Ainda acho que Hamilton está bem cotado para a vitória, mas é preciso incluir Vettel e Alonso na briga. Ficarei surpreso se o vencedor não sair deste trio.
(E pena que as câmeras não mostraram Newey ao fim da sessão. O inglês devia estar rindo da tal polêmica dos furos no assoalho…)
Grosjean 6×1 Raikkonen em classificações
Raikkonen 5×1 Grosjean em corridas
Análise simplista a sua.
O problema do Raikkonen é com aquecimento dos pneus em treino. Desde da época da Ferrari. Amanhã vai fazer um sol de torrar e ele vai pra frente…
O Raikonnen tá fora desse campeonato.
Pois é, Fábio, comentei aqui há algumas semanas que aquela vitória do Maldonado na Espanha era um prêmio da F1 para os 70 anos do Frank Williams… como foi aquela do Berger para os 90 anos do Enzo Ferrari… o carro estava fora do regulamento. A Williams não tem carro em condições normais para brigar por vitórias.
Fábio, acho que este recorde eh meio parcial, nao? Uma temporada de formula 1 tem hoje quase o dobro de GPs do que tinha na época que o Senna corria. E quase o triplo da época de Jim Clarck! Vc sabe dizer como ficaria este ranking na comparação estatística?
Interessante.
alguém saberia fazer este gráfico? como um que vimos semanas atrás e que foi muito legal.
Simples, é só fazer uma média pole/GPs mas ai acho que Vettel levaria mais vantagem ainda.
Para nivelar as comparações, a melhor forma seria relativizar os resultados pelas oportunidades… ou seja, se o cara fez 10 poles em 20 corridas, tem 50% no indicador. Se tentou 100 vezes, tem 10% como resultado pra comparar.
Bem observado.
Apenas seguindo a mesma linha de raciocínio, toda a estatística da fórmula um está distorcida, devido a mudanças de regulamento. Hoje por exemplo uma vitória vale 25 pontos.
Jochen Rindt foi campeão póstumo em 1970 com 45 pontos e cinco vitórias.
Bom, eu fiquei bem curioso sobre estas comparações e fui pesquisar. O resultado eh o que segue:
1) Jim Clark: 32 poles em 72 corridas. Em 63 fez 7 poles de 10 possíveis. Em 65, 6 poles de 10.
Percentual de poles em relação a corridas disputadas (estou considerando só as largadas): 44,4%.
2) Fangio: 29 poles em 52 corridas. Em 51, 4/8; 54, 5/9; 55, 3/7; 56, 6/8 e 57, 4/8. Percentual: 55,76%.
3) Prost: 33 poles em 202 corridas. Em 85, 2/16; 86, 1/16; 89, 2/16; e 93, na williams, 13/16. Percentual: 16,33%
4) Schumacher: 68 poles em 292 corridas. Em 94, 6/16; 95, 4/17; 00, 9/17; 01, 11/17; 02, 7/17; 03, 5/16; 04, 8/18. Percentual: 23,28%.
5) Mansell: 32 poles em 187 corridas. Em 92, 14/16. Até ano passado, recorde absoluto numa só temporada. Em termos percentuais num única temporada, ainda eh (87,5%). Percentual da carreira: 17,11%.
6) Senna: 65 poles em 161 corridas (sendo as ultimas 3 pela williams em 94, incluindo imola).
Em 88, 13/16; 90, 10/16; 91, 8/16. Em 89, nao levou o título mas fez 13 poles das 16 possíveis. E antes, ainda na lotus, foi recordista das temporadas 85 e 86 em numero de poles também.
Percentual da carreira: 40,37%.
7) Sebastian Vettel: 32 poles em 87 corridas, sendo que faz apenas sua quinta temporada. Em 2010, 10/19, num título apertado; 2011, 15 poles em 19 possíveis, batendo o recorde de Mansell em números absolutos numa mesma temporada, mas nao no percentual dentro dela (78,7%).
Percentual da carreira: 36,78%.
Da analise destes dados, três conclusões:
1. Eh bastante obvio, mas difícil comparar a F1 de épocas diferentes. Em termos estatísticos, o melhor no quesito foi Fangio, e desconfio que isso esteja bem próximo da realidade, dadas as condições do equipamento e das pistas da época.
2. Os recordes puros por temporada pertencem sempre aos melhores carros. Pilotos que nao foram os melhores no quesito, como Prost e Mansell, tiveram um domínio absoluto em poles na época das williams. Schumacher fez o mesmo com a Ferrari. Vettel bateu o recorde de Mansell numa temporada em que a Red Bull, tal qual a williams de 92, tinha um carro muito superior ao dos adversários. O que, de maneira nenhuma tira os seus méritos. Pode ser que ele venha sim a se tornar o melhor no quesito, mas tenho a impressão que nao será tao fácil assim.
3) Comparando os dados estatísticos com os de pilotagem, fica difícil eleger outro senão Senna com o rei da pole position. Até porque ele dificilmente era superado num fim de semana inspirado, dominando todos os treinos, para no final bater seus próprios tempos. Tirava tudo do carro na classificação, mesmo com carros inferiores. Foi o único que obteve o recorde absoluto em uma temporada (88) em que, apesar de sua equipe dominar, os carros nao eram incrivelmente superiores aos concorrentes – o que fazia diferença eram os pilotos. E mesmo na lotus, ele foi um grande recordista, tendo chegado a McLaren já com um bom numero de poles. Vettel pode até chegar lá, mas vai ter que ser muito constante. Pois, sob este ponto de vista, mesmo Schumacher, com muitos mais anos de carreira, nao chegou!
Abraços!
na época do Senna tinha 16 corridas por temporada, agora tem 20, acho que nem vale a pena fazer estatistica, voce nao ia entender o resultado…
Quando uma análise precipitada, ou mesmo mal feita, é repetida, vira verdade absoluta.
Quando, então, o receptor quer acreditar nela, aí mesmo que se torna lei.
Pois vamos aos fatos, quando ao “banho” que Button deu em Hamilton em 2011:
Nos pontos, Button terminou na frente a “enormidade” de 12 pontos.
Nas vitórias, deu empate ( 3 a 3, os únicos dois que venceram além de Vettel).
No grid: Goleada do Hamilton (12 a 7)
Banho?
Sem mais.
Não foi um banho, mas acho que a gente não esperava que Button fosse melhor que Hamilton nos final do campeonato e daí a surpresa.
Vettel só conseguiu esta pole porque a Red Bull adotou uma configuração conservadora demais, privilegiando uma maior velocidade em curva e regularidade nos diversos setores, para obter um tempo final mais rápido. Assim o carro fica com uma velocidade de ponta muito baixa. Em treino dá certo, mas em corrida com o direito do perseguidor em usar o DRS vai ser difícil manter a ponta. Com tanque cheio o desgaste dos pneus vai ser grande principalmente do centro dos pneus e mais uma vez a Red Bull opta por um desgaste irregular dos pneus. Em Mônaco deu certo por um triz. Só aqueles pingos de chuva salvaram a RB, porque baixaram os tempos de todos em quase ou até mais de 5s por volta, salvando os pneus do Webber. Amanhã a previsão não é de chuva e aí vai ficar difícil manter a saúde dos pneus nos RB. A velocidade de ponta dos RB está pela primeira vez em muito tempo em ultimo lugar, tanto Webber como Vettel. Vettel só ganhou num dos setores, o terceiro, isso sim um pouco estranho, mas ao mesmo tempo mostra que, justamente nos setores onde o RB deveria ser mais forte, o setor 1, que tem várias curvas de alta, ele não conseguiu ganhar, mas também mostra que Adrian Newey ficou com medo do muro dos campeões. As velocidades de ponta dos outros setores, se a RB não mudar a configuração do carro, vão ser suficientes para a RB perder a corrida. Hamilton não teve a pole que queria, mas talvez não precise dela para ganhar a corrida. Vai precisar mais de maturidade do que da pole. Button deve estar passando por algum problema na vida pessoal, só pode. O cara se perdeu. Massa se entusiasmou demais com as palavras esta semana e ficou longe de um bom resultado, mas com ultimamente tudo anda mal, até 6º lugar vira vitória. Na minha opinião, a pole de Webber em Mônaco foi um bluff que deu certo, e a pole do Vettel foi outro bluff que tem tudo para dar errado, mas corridas são corridas.
Aí dentro…
Boa análise… só faltou comentar sobre o que podem fazer o Alonso e o Rosberg amanhã.
é engraçado como tem gente que não aceita o sucesso do Vettel.
Vettel só conseguiu a pole assim, Vettel só venceu por isso, por aquilo.
Isso é F1, POVO!
Porque Hamilton ou Alonso não conseeguiram a pole, por exemplo?
Kark, nessa Era Das Incertezas que vive a F1, foi bom demais ver o Vettão na frente!!!
O q a FIA vai proibir agora na RBR?? O motor, a gasolina, o pneu, pilotos talentosos com o Sebastião de pilotar numa F1
Vettão!! Vettão!! Estou com ele e não abro!!
Senna fez 15 poles em 85/86 graças ao espetacular motor de classficação com 100 cv a mais que os rivais, sem essa grande VANTAGEM de motor, Senna só fez uma pole em 87, e olha que era com o poderoso motor Honda.
Em 88/89 Senna fez 26 poles, mas foi pelo MAIS FÁCIL, na Mclaren pegou um carro PRONTO-EMPRESTADO desenvolvido pelo trio Prost-Murray-Nichols, nesses dois anos Senna sequer teve um rival a altura pra disputar as poles…só aqui são 41 poles na molesa…
Vettel não precisou de 100 cv a mais para fazer suas primeiras 15 poles foi tudo na raça, muito menos pegou carro EMPRESTADO-VENCEDOR-DESENVOLVIDO pelo companheiro.
O jovem alemão ao lado de Newey ajudou a desenvolver o carro da mesma forma que Prost fez com os “magos” da época, Murray e Nichols. E o inglês era tão bom que Prost o levou para a Ferrari.
Se fosse para o Senna desenvolver carro partindo do meio do pelotão, Senna não chegaria sequer a 30 poles, muito menos ia conseguir 3 títulos.
Se ficasse na Lotus por 10 anos Senna nunca seria campeão quebrando recordes de poles, o mesmo serve se ficasse na Mclaren a partir de 94. Fazer recordes com CARRO PRONTO e conquistar títulos é fácil. Duro é começar em equipe mediana e chegar ao domínio, isso Schumacher e Vettel fizeram.
Meu caro, você só se esquece de um detalhe: quem dirige o carro, quem faz o tempo e ganha a pole eh o piloto! A lotus de 86/87 nao tinha, mesmo em classificação, a superioridade das red bulls nos últimos três anos! Que Vettel eh bom, nao tenho duvidas! Mas sao 19 a 20 gps por ano, com uma maquina até pouco tempo imbativel! Senna começou na F1 com os 24 anos que Vettel tem hoje, numa época que a temporada de F1 tinha 11 a 15 gps!
16 gps…mas realmente a renault tinha um motor especial de classificação, além do talento de Senna a coisa funcionava, mas na corrida tudo voltava ao normal e Senna ganhou poucas corridas, mas pra mim que asisto f1 desde 78 ver a f1 de hj é deprimente, mas Senna, Piquet, Prost e Schumacher pra mim são acima da média.
Você é um perfeito ignorante.
Só que você tem que reconhecer que todo mundo usava motor de qualificação, era legal. O Piquet, por exemplo, tentou dar um balão no Alan Jones em 80 usando o carro reserva com motor de treino, que abriu o bico com umas 23 voltas.
E o Senna deu cada volta suicida de de qualificação que não está na história. Afinal, não se faz 26 poles em 32 em cima de Alain Prost por acaso.
Agora, piloto desenvolver carro hoje em dia não existe mais. Piloto pilota e acabou.
Se fosse assim a Renault estaria voando em 08/09 com o Alonso.
Amigo, eu gostava de Alan Prost, ele era um piloto acima da média, mas quando Senna entrou na equipe dele, Prost já tava em fim de carreira, quando chovia o cara encolhia o carro, Senna tava chegando, não tem como comparar isso.
Onde você e sua estupidez estavam em 1993? Quando o Senna tinha um carro pior que mais que meio grid e ainda ganhou corridas ?
Finalmente!! Alguém falando a verdade! Eu sei que o Senna era o herói de muita gente, mas NÃO foi o maior piloto da história.
Não amigo, o piloto não é o iluminado que faz tudo. F1 é um esporte de equipe, afinal sem esta seria 100m rasos
E o Maldonado tem um carro pior que a McLaren ’93, e também venceu corridas.
Mas o Samuel tem um ponto…
Marcelo, tu escreveu tanta besteira….
cara voce é louco, afinal o Prost tava na mesma equipe, se for assim não valem as poles que Prost e Mansel fizetram pela Willians em 92/93 pois como dizem o carro era de outro mundo, e as de Schumi na Ferrari também não contam pois o carro também era muito superior em pelo menos tres dos campeonatos ganhos pelo alemão.
ai dentro louco!Senna eh Senna o resto era o resto….”se” so mi faltava isso.”se” o q maluco!
Marcelo, vê se toma uns antidepressivos. Parece que você tem 20 e poucos anos e só conhece o Ayrton de ouvir falar…
Fábio, ainda acho que o Vettel é gênio quando larga na frente e não tem que ultrapassar ninguém…assim como Mansell. Mas claro, está bem acima da média !
Parece que o povo não tme visto muito as corridas…
O carro da Williams ainda é bom porque Maldonado tem tirado mais do carro, mas se a equipe tivesse mais dinheiro a vida seria mais fácil.
O maior problema no momento é que a equipe tem dois pilotos novatos, Maldonado ainda esta na fase de corrigir erros, já o Bruno sequer consegue ser veloz com o mesmo carro, e os dois pilotos tem admitido que o carro dentro do possível é eficiente. O que esta faltando nessa Williams é um piloto novato fora de série, mas sem dúvidas o venezuelano é melhor que o brasileiro.
Williams tem que se concentar em apenas um piloto, aquele que pode tirar mais do carro começando pela classificação. Bruno é fraquíssimo nos treinos, perdeu outra chance de largar a frente de Maldonado sem depender de erros do companheiro. O placar de Grid esta 4×3 a favor de Maldonado, mas em 7 classificações apenas uma vez o sobrinho bateu o companheiro nos tempos(GP do Bahrain), muito pouco pra convencer que vale a vaga para 2013.
Eu prefiro ver Maldonado errando tentando entrar no Q3, que ver Bruno se “arrastando” sem sequer ameçar. O sobrinho em classificação não assusta ninguém e só vai bem na corrida quando tudo dá certo. Piloto pra provar que é capaz tem que superar as adversidades(Vettel fez isso na nanica Toro-Rosso, Di Resta faz isso hoje com a Force India), Bruno tinha que pelo menos colocar o carro duas vezes no Q3 nessas sete classificações. Maldonado mostra mais capacidade, o sobrinho nem isso consegue!
Sorte do Bruno que o venezuelano não é novato fora de série, se fosse o sobrinho só ia levar surra, mas é o que já esta acontecendo. Maldonado com seu estilo veloz, arrojado e afobado é muito superior ao companheiro.
Bruno tomou sufoco do Chandok, Klien, Petrov! Agora esta tomando do Maldonado…muito complicado.
Maldonado virou o jogo na pista, esse é o problema do sobrinho!
Batalha de Grid:
Maldonado 4×3 Bruno
Batalha pelo Q3:
Maldonado 3×0 Bruno
Vitórias:
Maldonado 1×0 Bruno
Poles:
Maldonado 1×0 Bruno
Pódios:
Maldonado 1×0 Bruno
Colocação no Mundial:
09º-Maldonado, 29 pontos
13º-Bruno, 15 pontos
Não entendi, hj o Bruno bateu o Maldonado no tempo, certo? E qual foi a ultima vez que um piloto não excepcional ganhou com um carro não excepcional? Faz essa comparação aí entre o Rosberg e o Schumacher, vamos ver a que conclusão vc chega
o Bruno não bateu o maldonado no tempo, o maldonado que bateu no muro kkkkkkk
rapaz vai pular amarelinha ou brincar de casinha. Por que de F1 vc não entende nada. Abs..
Esta ocupando muito espaco p/ escrever muita besteira. Caia fora, se liga meu…
Fala sério, Vettel só tem essa quantidade de poles por que ano passado a RBR era infinitamente superior aos outros carros. Não é melhor que Alonso e Hamilton de jeito nenhum!
mas como pode afirmar que Vetel faz pole por causa do carro, ora antes do vettel ja existia a RBR, e antes de Vettel quantas poles fez a RBR?
mimimimi
Sempre achei que F1 fosse um esporte que se pratica com um carro de F1.
Contra número não há argumentos menina, Ayrton Senna e Michael Schumacher só tem os números que tem porque tinha carros voadores, sempre entre os melhores.
Nunca vi algum piloto com algum resultado significante na carreira correndo por equipes medianas.
Se você não gosta do Vettel, tudo bem, mas não desmereça os resultados, ele tinha o melhor carro sim, disparado, mas fez por merecer, assista os treinos novamente do ano passado e veja como ele conseguiu, muitas vezes tirando algo a mais que o carro podia dar.
Grandes pilotos em carros excepcionais fazem a diferença, pilotos medianos em carros excepcionais não fazem nada.
Pegue os Williams de 92 e 93, vc lembra quem era os companheiros de Mansell e Prost??? Pois é, Patrese e Damon Hill, não fizeram nada, apenas assistiram os primeiros pilotos se sobressaírem.
E a Mclaren de 88 e 89 ??? Tinha 2 super pilotos nela e eles brigaram pelo título, se apenas Prost ou Senna estivessem na equipe em 88, seus números seriam melhores.
respondendo a sua pergunta, tirando a williams, toda a carreira do piquet se enquadra nisso. sempre andou com carros inferiores, ganhou 2 campeonatos e ainda foi uma vez vice com a brabhan em 80 e 3º em 1990 com aquela carroça da benneton, que era o quarto ou quinto carro da f1 na época.
Piquet foi mestre em afundar a carreira. Nunca esteve no lugar certo na hora certa: recusou um contrato com a mclaren 84/85, e depois de desenvolver o motor Honda Turbo, recusou um assento na Mclaren 88. Pior que se enterrou numa Lotus falida por causa da grana e depois tentou fazer milagre com uma Benetton, sendo que ele poderia ter ficado com o assento do Patrese. mesmo assim foi tri, e perdeu 2 títulos ganhos: um pro Alan Jones e outro pro Prost em 86. Poderia ter feito muito mais na carreira.
Nao esqueca tambem do choronso que foi bicampeao c a renault. Acho q ele ganha esse gp infelizmente
Concordo plenamente com você, por isso acho um absurdo quando dizem que Schumacher não é um piloto genial, tanto é que ele aos 43 anos de idade corre na f1 coisa que a 10 anos atras ninguém nunca imaginaria que pudesse acontecer isso, e o cara já fez uma pole em monaco, e outra coisa a maior parte dos pilotos de f1 com a idade de Schumacer vão correr em outras categorias pq não tem fisico ra correr num f1.
Não tem lógica, falar que Shumacher, foi um gênio se ele tinha o melhor carro e a melhor equipe, será que ninguém ver isso se ele fosse gênio estaria ainda fazendo é aumentar suas poles não é, sorte dele é que ele estava na Ferrari, no seu melhor momento.
Senna, Mansel, Prost, Piquet, Lauda, foram campeões brigando entre sí…e o Schumi, foi campeão em cima de quem? Filandês Mika? inglês Dalmon Hill? Villeneuve?
Esse teu comparativo é sem noção, todos estes ganharam com o melhor equipamento, e pra refrescar tua memória, em 1994, ano q o senna morreu, o shumi tinha vencido as 3 primeiras corridas encima do senna, 3 X 0, lembra disso?
É André só que vc esquece que naquele ano estava 3×0 pro Schumacher porque a Wiliams estava com um carro muito ruim no inicio do campeonato depois ela melhorou muito e o Hill que era muito inferior ao Senna só não foi campeão porque o Schumacher jogou o carro para cima dele na ultima corrida.
Ganhou trés em cima de Senna, com uma Benneton do Shumacher totalmente fora das normas! Você acha que o cara é conhecido como “Dick Vigarista” porque?
A Williams tentando se adaptar as mudanças no regulamento… E mesmo assim o Senna fez trés polis. Sem contar que o Hill brigou com o Shumacher durante todo o restante da temporada. Imagina se fosse o Senna pilotando. Lembra disto?
Amigo Schumacher este na formula1 entre 1992 á 2006, para competir com qualquer um.
Alex todos os pilotos que foram grandes campeões, só fizeram em razão dos carros que tinham, todos guiavam o melhor carro do momento, nenhum piloto até hoje carregou um carro nas costas. Será que você não vê isso?
Nem adianta tentar explicar para a pelegada o que é automobilismo.
Para eles, que odeiam alguém, sempre vão xingar, espernear, fazer o mimimi de sempre.
AUTOMOBILISMO se pratica com carros e o melhor carro dá mais chance para o piloto ganhar, se este piloto é bom, ganha.
Este ano, não temos um carro dominante, mas não se enganem, RED BULL, MCLAREN e FERRARI tem mais dinheiro e vão evoluir seus carros durante o ano e delas sairá o campeão, porque além de bons carros, tem ÓTIMOS PILOTOS.
Tem a Mercedes correndo por fora, claro.
Aí sim está um ótimo ponto.
E o grid se mata a pau pra dirigir o melhor carro. A diferença entre eles é o número de temporadas com uma máquina capaz de vencer, os rivais que teve que enfrentar, a confiabilidade do carro, a sorte e o número de erros.
Se o Senna não tivesse chegado a F-1, eu entendo que o Prost teria vencido em 88, 89, 90, 91 e provavelmente teria conseguido um assento na Williams em 93 ou 94, de onde não sairia enquanto estivesse obtendo vitórias tranquilas.
Provavelmente ele teria sido o maior vencedor da F-1 e não o Schuey. São coisas circunstanciais, vai muito da sorte de ter rivais fracos e um carro bom.
Só que encanta ver um piloto do calibre do Prost tirando o que ele tirou da Ferrari em 90, o Senna andando o que andou em 93, o Piquet fazendo mágica com uma Lotus falida, o Alonso fazendo o que fez nas 3 últimas temporadas ou o Schumacher na Benetton 93 e na Ferrari 96.
O Alonso é um grande exemplo disso: ele preferiu se enterrar na Renault por duas temporadas pra não ter que encarar o ambiente ruim que ele mesmo criou contra o Hamilton dentro de uma equipe inglesa. Fez isso sabendo que teria um assento na Ferrari em pouco tempo e que lá teria contrato de 1º piloto, pois faz uns 15 anos que a Ferrari corre com um piloto só. Só não sabia ele que ia dirigir uma carroça vermelha por 3 temporadas, bem diferente do monoposto que disputou o título em 07 e 08.
quando o Schumi chegou na Ferrari ,ela estava a 15 anos sem títulos e depois que demitiu o Prost em 91 até a chegada do Schumi em 96 tinha ganho apenas uma corrida em 5 temporadas, com o alemão voltou a ganhar corridas em 97 e 98 , brigou pelo título em 99 ate a ultima etapa e então ganhou 5 titulos seguidos, acho que o Senna foi mais genial,mas Schumi foi mais corajoso de aceitar ir guiar um carro muito pior do que ele guiava e foi sim o maior responsavel pelo renascimento da Ferrari.
fala-se muito…que Vetel é isso e tudo mais…Massa foi campeão em 2008, pelo menos moralmente, quem perdeu o campeonato daquele ano foi a Ferrari, somente ela….
Engraçado Onofre, ela perdeu mas ao mesmo tempo deu um carro com condições do massa ser campeão, ou será que sem a ferrari o massa teria brigado pelo campeonato? pensa nisso
Andre, vc e esse tal de Marcelo forma um belo casal de orelhudo.
Quem apostava que Lewis Hamilton estaria com a pole position nas mãos e largar na frente no GP do Canadá, não esperavam para a surpresa de todos que o bi-campeão mundial de F-1, o alemão Sebastian Vettel ganhasse a pole certa do inglês.
E treino classificatório é igual a dia de corrida. E só se conhece o resultado quando acontece a bandeirada final.
Fábio, li uma notícia do chefe da Ferrari elogiando o Vettel. O que você acha dessa danças de cadeiras: Vettel vai para a Ferrari, a RBR para não ficar atrás traria o Hamilton, Rosberg iria para a Mclaren, Hukenberg na Mercedes e Massa na Force India. É possível, ou foi uma viajada legal? E quanto às duas primeiras trocas (de Vettel e Hamilton) o que vc acha?
Duvido que o Vettel vá pra Ferrari com o Alonso lá. Nenhum dos dois toparia.
Abs
Oie Fabio! Minha vó Ruth Seixas tem 92 anos e disse que a familia Seixas é uma só. Ela pergunta sobre a Origem da tua se é de Portugal e de que lugar do Brasil tu és. Aguardamos informações, responda se possivel atraves do meu e-mail acima. Somos gauchas de Santa Maria/RS regiao central. Abraço
Sebastian só não toparia se tivesse medo do Espanhol. Como ele não tem, ele vai. Simples assim!
Massa evolui muito…pode vir um pódio aí
AHAHAHA!!! Só se fora atras do Alonso!
Assim sendo, torça para que nem Vettel ou Hamilton estejam na frente deles. Senão, a mama ferrari não deixa.
vetel fenomeno? kkkkkkkkk coloca o PERES na RED BULL pra ver se tambem ele não seria fenômeno… ALONSO o melhor piloto da atualidade,será tri CAMPEÃO este ano pode escrever… se der mole ele vence amanhã…o o cara é fenomenal em largadas
Na noticia dada na Primeira página, fiquei na dúvida se a pole era do Seixas ou do Vettel. Fique pensando, será que tem um novo piloto na formula 1 e eu nem sei? Vocês precisam melhorar muito para voltar a velha “Folha”. Fquem atentos.
Vetel ganhoum corrida com Toro Rosso , Peres se borrou todo e rodou na ultima volta quando podia ganhar
Tem certeza que vc viu o treino.
Pô tá tudo errado aí!!!!!!
Hã? Como é que é? Meu comentário foi deletado, sem que eu tivesse agredido, ofendido, nem nada parecido com isso?
Pois disse e repito: desnecessário seu comentário final, Fabio.
O regulamento deve ser cumprido, e se os tais furos no assoalho estivessem corretos, nao teriam sido removidos.
Dar risada pela polemica? Pode rir, pode chorar, mas que se cumpra.
em tempo: lá vem você, Vettelzete, arrotando arrogancia…quanta bobagem.
Não apaguei nenhum comentário seu. Antes de acusar, procure se certificar.
Abs
Escrevi, Fabio, apertei “publicar comentário”, e esperei. Se não foi você, mas um colaborador seu, ou mesmo um indecifrável enigma teconológico, minhas sinceras desculpas.
E boa corrida para todos nós amanhã.
abs
Pois é… Mas desculpas aceitas.
Vettelzete !!!!!!!!!!!!!
Tá ficando feio é pro Button.Em classificação já tá 7×0 pro Hamilton e hoje ele imprimiu 1.095s de diferença pro Button na volta de classificação.
Ele ainda não se achou no campeonato desse ano, mas nao esquece que ano passado ele deu um show, um banho no hamilton, sendo inclusive o vice do ano.
Com quantas ajudas de Massa,atrapalhando Hamilton?Piloto por piloto,Hamilton é de longe mais rápido?
Banho?
Minha nossa, que absurdo é esse?
Vamos lá: Nos pontos, Button terminou na frente a “enormidade” de 12 pontos.
Nas vitórias: Empate ( 3 a 3)
No grid: Goleada do Hamilton (12 a 7)
Banho?
para o primeiro e queridinho da equipe, mesmo assim perder pro button foi vergonhoso.
pode não ter sido esse banho em numeros, mas nas corridas em sí, button foi bem superior ano passado, isso é fato.
o button nao usou os supermacios, vai largar de macios amanha, fazer o que vettel vez em monaco
podemos assim como newey, rir de você também? porque você foi um dos que acreditou nos furos 🙂
Cena engrançada nos ultimos instantes de transmissão… Vettel e Lewis estavam olhando os tempos e o inglês balançando a cabeça (parecia que estava pensando “…0s303 milessimos… como ele fez isso!!!”).
Seja como for minha torcida é sempre ver o show de Halminton como todos os domingos.
É.
Mas é sempre bom lembrar que a forma como se consegue a pole nos dias de hoje são bem diferentes.
É mais ou menos como comparar a pontuação da época onde um vencedor levava 9 pontos e hoje.
Todavia, não se pode desmerecer o cara – que tem meu respeito – mas fenomenal só quando ele fizer isto com um carro bem meia-boca.
É… A pole que ele fez com a Toro Roso num conta né? Fala sério, o cara é FENÔMENO SIM!!!
Abraços
Mas debaixo de chuva as condições não são as mesmas para todos os pilotos. Não é raro exemplos de poles feitas quando ainda garoava – no ínicio – e depois, caindo um temporal, não havia mais o que fazer.
O Hulkemberg, em 2010, novato de tudo, fêz a pole em Interlargos nestas condições. E, bem, este jamais poderá ser classificado de fênomeno.
[] para ti também
Outra Vettelzete aqui ……….sai fora ………gosta de alemão vai comer chucrute…….
Barrica tinha sua primeira pole com uma jordan,e???
E quanto tá o placar no campeonato, que é o que vale, a favor do Kimi mesmo Fábio? Corneteiro sem noção.
é verdade Victor…Fabio,voce não acha que ta ficando feio é pro lado do Grosjean,que larga sempre na frente e esta sempre chegando atras do Kimi?
Não. Acho que até a mãe do Grosjean esperava isso.
pode parar,Fabio…o Vettel so vence se tiver o melhor equipamento e largar no maximo da segunda fila.quando o Vettel venceu UMA MISERA CORRIDA sem ter disparadamente o melhor equipamento??? não vale aquela vitoria com a Toro Rosso porque corrida com chuva é loteria…
Não sabemos se o carro do Vettel é o melhor equipamento pois ele venceu 2 campeonatos com ela, mas só ele venceu 2 campeonatos com ela, nenhum outro piloto conseguiu vencer algum campeonato com a RBR agora as outras companhias a Ferrari já teve varios canpeões a MC Laren, A William, então é muito dificil afirmar isto sem ter um comparativo.
E que venceu sem ter o melhor equipamento?????????????????????
Massa em sexto é pleonasmo.
Bruno em 16º: Cautela excessiva. Isso se dá devido a ter começado muito tarde no automobilismo..acho que ele até tem talento, mas o delay que ele teve na carreira nunca vai deixá-lo em mesmo nível que os outros ou pelo menos perto.
concordo no quesito Bruno,mas o massa errou na ultima volta.podia xegar mas perto do Dick alonso vigarista
Vetel realmente está se consagrando como um fenômeno. Já o Bruno Senna… Está se consagrando em dar desculpinhas a lá Rubens Barrichello. Semi lamentável!!!
pelo menos o Bruno não fica pondo a culpa dos seus fracassos no universo,como fazia o PÉ DE CHINELO. ontem apos a batida ele disse simplismente: EU ERREI.
Bruno diz que errou pois nem sabe direito o que se passa com o varro, já Barrichello dizia por conhecer muito mais do que passa com o equipamento. Aliás, que baita consolo o piloto que era dado como a esperança do automobilismo repetir a mesma frase toda prova. E creio que nem em toda carreira Barrichello tenha destruído tantos carros como Bruno.
Como eu disse… Semi lamentável!!!
Vettel , Alonso , Hamilton , daí sai o vencedor
Webber , Rosberg e Massa coadjuvantes, mas deixo uma pergunta , será que a estrategia do Button dará certo ??? larga em decimo!!!!
Foi merecida a pole de Vettel, mas é uma pena o Hamilton não ter conseguido pelo velho fato de manter a variedade de vitórias entre os pilotos. Claro, ainda tem muita água para rolar e a história pode mudar. Vou torcer para o Hamilton.
Idem! Mas podemos ter certeza de que com Vetel e hamilton o show promete.
Espemos que o alonso ali perto. não venha ele com o massa fazer das suas…
Pois é. Abs.
É… a Red Bull disse que não usaria os tais furos no Canadá de qualquer forma, com ou sem proibição. Os outros afirmaram que isso era conversa furada. O resultado está aí…
O ressultado está aí, fecharam os furos do asoalho e abrriram novos furos nos freios.