Furada
04/06/12 09:48A FIA decidiu, no final de semana, proibir os furos no assoalho da Red Bull, que trariam vantagens aerodinâmicas ao RB8.
A equipe deu de ombros. “A gente nem planejava mesmo usar isso no Canadá”, disse Marko.
Discurso compreensível. Mas o tal assoalho não é tão desprezível assim.
Os furos foram utilizados nas três últimas etapas: Bahrein, na Espanha e em Mônaco. Nas três primeiras, a Red Bull usou um assoalho convencional.
A diferença é clara.
Nas três provas antes da novidade, a Red Bull conquistou 64 pontos. Depois, 82.
Antes, era vice-líder do Mundial, atrás da McLaren. Hoje, está na ponta.
Pode ser coincidência? Pode. Mas acho que não é, por mais que Marko se esforce para dissimular.
É, bem nessas mesmo.
O furo é “boi de piranha”.
Vai me desculpar, mas a F Indy é horrível. Primeiro, nem mundial é, segundo a maioria dos pilotos que correm lá são pilotos em fim de carreira… Basta ver: Andretti, campeão na Indy, na F1, nada… Franchitti, Takuma Sato, só pilotos meia boca na F1, e brilharam na Indy… (Melhores pilotos que já vi correr em qualquer categoria de automóvel: Senna, Prost e Schumacher: perguntam qual categoria eles correram e se eles inventaram de ir pra Indy?)
Esta desculpado, fica claro que não entende de automobilismo e não sabe como funciona cada uma delas, bobagem comparar categorias diferentes só porque tudo que consegue ver são carros charutinhos com 4 rodas, na indy todos os carros são iguais com duas opções de motores, Chevrolet e Honda e com isso permite oportunidade de vitória a qualquer um independente de onde larga, e a atração principal são os circuitos ovais, que alias os que você chama de pilotos fim de careira anda perto dos 400km o tempo todo, enfim, uma categoria diferente em regras, carros , motores, pneus e etc. a F1 campeonato mundial sim, com grande interesse financeiro, cada equipe faz seu carro, seu motor, focada em alta tecnologia e so ganha quem tem o melhor carro sempre e sempre nas mesmas equipes, e o que dizer então da Stok Car e seus dinossauros ou Formula Truk, uma coisa é certa, em nenhum lugar do mundo exsite tantas categorias de automobilismo que os EUA.
Na Fórmula Indy nem todos os pilotos são veteranos. Mas os veteranos são aqueles galo véios que sabem socar. E o perigo da F Indy ã? Não é pra qualquer um não. Abs.
Não tem o motor Lotus também, Vinicius? A verdade é que ganha sempre o Dallara na Indy. Se a categoria maior dos EUA, a NAscar, até recentemente tinha carburador nos carros, fica, para mim, claro que o automobilismo nos EUA é muito primário. Quase um Wrestling. Parece Hollywood. Nivelado por baixo. As categorias “europeias” primam por premiar o mérito, tanto humano como tecnológico. O ano passado Trevor Bayne ganhou Daytona e daí em diante sumiu no pelotão e nunca mais brilhou. Essas coisas parecem muito legais, mas só revela fragilidades claras do esporte automóvel americano. A última corrida em Detroit da Indycar foi um descarado exemplo de pouco profissionalismo da categoria. Aceitar uma pista naquelas condições com remendos feitos de qualquer maneira, claramente sem terem feito testes a sério, deixar pilotos correr naquela pista foi uma péssima imagem do esporte automóvel americano, que deverá ter consequências a nível de patrocínios globais, talvez até audiência. Tenho dúvidas em relação a sua afirmação de que em nenhum lugar do mundo existe tantas categorias como nos EUA. Não sei não. Nas categorias americanas é raríssimo que o campeão no fim do ano não seja o que tem o melhor conjunto (mesmo com os supostos regulamentos que nivelam as chances). De longe parece tudo igual, mas acompanhando de “perto” se vê que quem ganha é quem realmente se preparou melhor antes de começar o campeonato e que tem a melhor estrutura (ex: Penske) com os melhores contratos, profissionais, etc. O equilíbrio é uma pura ilusão vista de longe.
O discurso é sempre esse..ano passado tinham umas bordas no difusor, FIA mandou tirar e esse mesmo Marko disse que isso na verdade melhorou o desempenho… O fim do difusor soprado também falaram q o forte do carro não era isso…. Apoio essas medidas porque a Red Bull se tornou uma equipe chata, sempre querendo tirar vantagem com um buraco ali, rebarba ali….horas e rios de dinheiro em túnel de vento para soluções aerodinâmicas que nada contribuem para a indústria automobilistica…
Fabio, a mídia, em especial a inglesa, não vai clamar pelo cancelamento do GP do Canadá tendo em vista as restrições de liberdade política e de expressão aplicadas aos estudantes protestando??
Soma-se a isso o cancelamento da visita ao paddock, por medo de protesto num evento multi-milionário de visibilidade global – onde está o arauto da moralidade e democracia Damon Hill para clamar pelo cancelamento desta etapa???
Ironias à parte, esse pau parece que só vai bater em Chico de país árabe…
Fabio, sabe se tem alguma possibilidade de o massa ir para outra equipe o ano que vem, claro que nao sera renovado o seu contrato.. se por ex
: mercedez, ou maclaren, redbull…
Fábio o Massa disse hoje que não corre em 2013 se não for por equipe de ponta. Ele está de chororo, ou já está preparando o terreno para sair fora? Eu ainda acredito que ele possa voltar ao nível de 2008, desde que fora da Ferrari. E você?
Fábio, dá pra acreditar nos discursos do Nico e do Schumi? A Mercedes é a favorita para Montreal?
Acho que vai chegar forte.
Abs
Na temporada passada de 2011, no GP do Canadá, onde teve uma das corridas mais disputadas da F-1. Numa corrida que foi quase encerrada devido a uma chuva torrencial e caótica, o vencedor da prova havia sido o inglês Jenson Button.
E para compensar a chatice de corridas sem graça e áridas, o GP do Canadá é uma das melhores pistas da F-1 do calendário atual, ao lado de incríveis pistas como Spafrancochamps, Ímola, Silverstone e Interlagos.
Mas, será que haverá o sétimo vencedor diferente à vencer nessa temporada? Mais uma marca inédita na história da F-1?
Qual piloto será o próximo vencedor inédito? Michael Schumacher? Kimi Rakkonen? Lewis Hamilton? Sérgio Pérez? Kamui Kobayashi? Felipe Massa… ??? ….
Então, que venha o GP do Canadá.
Se fossem sérios de verdade tinham que tirar a vitória do Webber. O projeto aerodinâmico do Red Bull deste ano foi mal feito. Os fluxos de ar são anômalos e principalmente os fluxos de ar para o motor é um desastre. Os furos foram uma solução de desespero para tentar corrigir um problema que só se corrige com um carro novo. Além dos furos, uma afinação arriscada que desgasta o piloto e não tem chance de continuarem assim por muitas corridas. A Red Bull deverá ter uma temporada perdida, a não ser com novos “furos” que façam a diferença.
Fábio deveria comentar sobre os buracos de Detroit. Os buracos da Red Bull e muita coisa para sua cabecinha.
Sério, por que você entra aqui para comentar isso?
que panaca!
Fábio não sei pq esses idiotas entram aqui, pra falar merda, podem fazer em qualquer lugar, mas escolhem aqui, fala serio, Eduardo Zardi, vá procurar o que fazer.
Você ou Fábio Seixas?
Não liga pra esse cara não Fábio, é pura inveja, o seu blog é muito bem acessado, suas matérias são ótimas, e o papo aqui é fórmula 1. Esse aì deve ser mais um idiota que não tem o que fazer e aproveita o espaço democrático do seu blog pra escrever bobagens. Um abraço.
Isso tudo é inveja do blogueiro. Faça um para vc Eduardo sabichão!
Relaxa Fábio, ele é só um troll. Não faz sentido ofender ninguém.
Esse post aí pode deletar que não bem a ninguém.
Acho que toda essa celeuma não passa de “papo furado” rsrsrs; Todo mundo achando que as ultimas performences da Red estão neste tal buraco (rsrsrs) na minha opinião o “negócio” é mais em baixo… Os Touros Vermelhos estão escondendo a verdadeira estripulia ou pulo do gato que conseguiram em termos aerodinãmicos.
se fosse o hamilton teria perdido a vitória.
Caro Fábio:
Sempre houve uma difereça tecnológica, estrutural ,e conceitual entre formula 1 e Indy. Mas o abismo se torna cada vez mais evidente.Enquanto um faz furos (obviamente aerodinamicos no chassis,o outro tapa buracos na pista durante a prova (oque foi aquilo?). Faça um favor para seus leitores se puder,explique “Porque a Indy é assim”?
Olá amigo, sobre a Indy eu não comento mas na F1 Ja aconteceu um episódio parecido no GP do Canada de 2008, onde o asfalto começou a soltar e apareceram buracos na pista a prova sofreu com isso!
É verdade! Eu assisti e achei vergonhoso! Se fosse no Brasil, em Interlagos ou no Anhembi, seria um escândalo internacional e culpariam a prefeitura (apesar da prova ser da iniciativa privada).
Aquilo?, foi um circuito de rua que esta sujeito a essas imperfeições da mesma forma que a tampa de um bueiro de soltava em Monaco com a F1, mas eles tem Indianápolis que é uma perfeição, a F1, Bahren, China e depois tem que correr em Interlagos, é assim Guido.
Alterar o carro por preocupação com segurança é justo e louvável, mas criar empecilhos para este tipo de evolução é uma bobagem. Vejam o caso do protótipo virtual construído pela RedBull que embarcava toda tecnologia banida das pistas (suspenção eletrônica, efeito solo, etc.). A previsão (com grande grau de acerto) é que faria Suzuka 20 segundos abaixo do tempo atual. Não seria divertido vermos carros andando a 450km/h e colado nas curvas?
O argumento é de que o orçamento das equipes menores não permitiria tais evoluções, e a categoria ficaria com menos disputas. Balela, mesmo no kart onde os custos são relativamente baixos e os artificios técnicos muito menores, quem tem mais grana anda na frente. E pode tentar unificar chassis, motor, limitar o uso de pneus, o que for, não existe categoria 100% equilibrada a ponto do piloto ser o único diferencial.
Se é a realidade deste esporte, porque lutar contra? Melhor libera tudo de uma vez colhermos os frutos destas evoluções no nossos carros de rua alguns anos depois.
Discordo parcialmente. O X2010/2011 NÃO é plausível de ser utilizado em uma competição real porque atingiria forças Gs acima das toleradas pelos humanos, além de velocidades tão altas que seria muito improvável que algum piloto sobreviva. Fico imaginando o perigo que seria andar com um carro desses com pneus Pirelli após 15 voltas.
Agora tornar ilegal os “buracos” nos chassis da RBR com certeza aflora o lado político sujo da F1. Se fora a Ferrari, não creio que teria sido considerado ilegal.
Que algum piloto sobreviva, em caso de acidente!
Um carro de F-1 acelerando a 450 km/h? Tá falando sério? … Pode até ser… Mas na prática, os riscos em corrida e os procedimentos de segurança das pista mudariam radicalmente.
Um carro de F-1 a essa velocidade, se tornaria um possante FOGUETE ao chão pilotado por um piloto KAMIKASE! Um verdadeiro protótipo no estilo BAKÁ!
Nessas condições num eventual acidente, um carro de F-1 ao colidir numa curva ou mesmo num guard-rail, com a violência do choque, o carro se desintegraria na pista e não haveria CÉLULA DE SOBREVIVÊNCIA que resistisse a tal impacto! E se fossem vários carros envolvidos numa colisão? O choque entre carros a essa velocidade máxima de 450 km/h, provocaria uma grande reação em cadeia que teriam graves conseqüências dentro e fora da pista e que provavelmente, causariam possíveis fatalidades.
Com tanto excesso de velocidade, o GP de Mônaco praticamente seria impossível. O traçado das pista se adequariam a novos traçados. Os cockpits seriam fabricados com materiais mais sólidos e mais resistentes que os atuais materiais utlizados na construção dos carros! A segurança das corridas aumentariam a uns 450% ou mais! E os pilotos de F-1 a essas condições de velocidade extrema, enfrentariam novos desafios de alto riscos devido ao novo estágio de ultra velocidade… Teriam que assinar um contrato de responsabilidade aceitando correr todos os riscos, incidentes e acidentes nas corridas, cada vez mais velozes e fatais. E que finalmente, a F-1 voltaria aos primórdios dos anos 50/60/70/80!
Poderia ser mesmo possível? Talvez… Possivelmente, daqui pra uma ou duas décadas no futuro… Evolução tecnológica. Novos protótipos de carros. Aerodinâmica. Resistência…
Pois é Ricardo, pilotar um carro de F-1 nessas condições de alta velocidade e força G elevada, o piloto teria que ser um verdadeiro super-homem para estar adaptado a essas novas adversidades nas pistas. E quem sabe talvez, num futuro não muito distante na F-1.
Regis, é exatamente isso. Acho que a maioria dos fãs de corrida sentem saudades da F1 dos anos 50/60/70/80, não? E perceba que não estou dizendo gostar de acidentes fatais já que na minha primeira frase concordei com as regras que aumentem a segurança.
Obviamente o exemplo do protótipo é o extremo e também acho que não temos pistas capazes de receber carros tão velozes, mas o que quis mostrar é que a desculpa do orçamento para equilibra a categoria, além de não funcionar, acaba tolindo a evolução.
O meu fusca tinha uns furos no assoalho e não aumentava o seu desempenho.
O meu Gordini tem e voa.
Abs
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se for assim, o carro do Fred Flintstone deve ser imbatível. hahahahahaha
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Hahahahahaha. Muito bom comentário do Fusca. Imagino que os furos eram enormes ao ponto de ver o chão né? Não é bem esse tipo de furo no assoalho que a Red Bull tinha, hehehe.
Eu acho que profissionamente é melhor o Massa continuar na Ferrari, afinal em qual equipe ele ganharia 10 milhões de euros por ano! Pensando por esse lado, o lado financeiro conta bastante principalmente porque ele não é um piloto de ponta que em outra equipe lutaria por vitórias…
Coincidência sim, estas alterações no assoalho fazem diferença mas não essa toda, principalmente em Mônaco.
Sem furo no assoalho? Hunf, não queria mesmo kkkkkkkkkkk
Cada vez mais a F1 é decidida fora das pistas.
Esses regulamentos da F-1 que permitem ou proíbem novos dispositivos nas equipes da F-1 beiram a PAPO FURADO.
Se por um lado, o novo dipositivo usado na equipe Mercedes denominado de duto frontal de ar é aceito no regulamento e pode ser copiado por outras equipes. Por outro, os furos do assoalho desenvolvidos pela RBR, são sistemáticamente proibidos…
E se fosse uma certa equipe que utilizasse essa novidade? O regulamento fiscalizaria?
Fábio: nada sobre o vexame da Indy?
Tuitei durante a corrida. Um vexame, várzea completa.
Abs
Bem, é fato que isso teve grande ajuda, não foi atoa que a RedBull cresceu tanto nas últimas provas…
Agora se é proibido, deveria perder os pontos pelo menos no mundial de construtores.
Vejam só: http://www.tudoemtecnologia.com/
Abraço a todos.
Thalisson não concordo porque , foi um exelente trabalho criado por Adrian um magico na formula 1 , não foi solicita por nenhuma equipe , houve sim uma indagação da Ferrari toda poderisa que manda em Jean toddy .entendeu?
Padronizar aerodinâmica e chassis dos carros de F1 tira a liberdade de criação, uma das coisas que diferem esta categoria e a Indy, é verdade. Mas o efeito é diferente. A F1 é muito mais evoluida tecnicamente, e havendo carros exatamente iguais, a diferença entre os pilotos será ainda maior. Vejam a GP2: aqueles carros são bicamente iguais e lá existem disputas e ultrapassagens a todo momento.
Corrigindo: Vejam a GP2: aqueles carros são basicamente iguais.
Não deixa de ser ridiculo esta especulação, a Fia é dirigida Por um ex da Ferrari , o que por suspeita é intimo amigo
de Montezzemolo , não seria estranho tal atitude , se a F1 é um laboratório de pesquisa não vejo o menor interesse das Ferrari por uma questão ou outra barrar a evolução das grandes equipes, Adrian Newem é um genio das máquinas monoposto , o brilho e o talento dele é insuperavel, façam o que quizer , nunca chegarão aos pés . Quando Ross Brawm criou um sistema frontal´para Mercedes aí sim tudo bem, tanto que Brawm falou que as demais equipes deveriam copiar .
Só que a genialidade de Adrian criou
os furos no assoalho e arrebentou , desta vez houve um protesto da Mac Laren da Ferrari , que Jean Toddy acatou
sem protocolo e sem motivo apenas resolveu banir o trabalho de Adrian alegando que não consta no regulamento!
a pergunta é regulamento de quem???? a Ferrari esta apenas fazendo M. e jogando no ventilador , os genios da formula 1 devem se limitar ao desvaneio de Lucas di Montezemolo fim da picada , outro fato
Alonso é um sujeito manipulador checa a ser nojento, é um bom piloto sem duvida , mas peca por ter o ego acima do umbigo faz com que agente tenha nojo , quer porque quer ser o numero um , apenas não conseguiu ser tri campeão , e este ano também não será aguardem
Acho melhor você mudar de pusher. Este está te fazendo mal..
Mario não esta fazendo mal nenhum, Alonso sempre foi piloto muito asqueroso,
na Renault Briatore pediu que Nelsinho piquet, bater na parede , brigou com Hamilton na Mac Laren, hoje na Ferrari manda mais Lucas di Montezemolo concordo só isso …..
Eita.. Belmonte… pq vc tem nojo desse bom piloto?… ele é Bi… e vc sabe que pode ser TRI, sim…. ele deve estar tristinho com vc… rsssssss
Concordo sobre o Alonso. Ele se acha, tentou fazer na ferrari o que o schumacher fez, mas não vai conseguir… este ano o campeão é Hamilton ou Vettel.
Tem que acabar a sacanagem na F1, tinha que ter mais igualdade entre os carros, ai sim o piloto faria a diferença….Aproveitando o espaço será que a vaga do schumi pode ser do massa em 2013???
Se é pra ter tanta restrição técnica assim, porque não fazem como na Indy, chassis iguais para todo mundo?
a Formula 1 está cada vez mais ridícula,…não se evolui mais o carro,…tudo é proibido,…pq não coloca o mesmo chassi pra todos e o mesmo motor e copia a chatice q é a FORMULA Indy..
Pois é Thiago, é por isso mesmo, evitar a chatisse que é a F-Indy
Thiago Dias, nas seis corridas da F1 em 2012, cinco pilotos diferentes fizeram pole, 6 fizeram M.volta e 6 pilotos venceram, mais equilíbrio que isso impossível, deve ser até fato inédito na F1.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2012
Por falar em Formula Indy…
Pra variar, a pachecada fizeram muito CARNAVAL com essa ida do Rubens para o USA, falaram em vitórias, brigar pelo título, mas a coisa é mais embaixo. Se mudança de categoria fosse fácil, Mikka Hakkinen e Ralf Schumacher já seriam campeões do DTM alemão, o mesmo serve para o Montoya na NASCAR, todos estão apanhando(ou apanharam), pra pegar a mão da coisa, e nem assim conseguiram grande destaque.
Pra bater pilotos como Power e Franchitti na Indy, não é muito diferente dos tempos de domínio de Schumacher na Ferrari, cada categoria tem suas feras. E esse Franchitti é um “demônio” ao volante, dá gosto de ver pilotos de alto nível. Só não sei se Franchitti seria tão bom como Schumacher foi na F1, o alemão ao lado de gente competente sempre fez o trabalho mais duro, que é ajudar a “transformar” equipes na F1. Curiosamente Schumacher esta conseguindo isso na Mercedes em 2012, quando sua fase de azar passar, vai andar tão bem quanto Nico, aos 43 anos isso seria um marco na era moderna na F1, outros campeões não tiveram essa coragem.
Pachecada falam maravilhas a favor da F.Indy e sempre CONTRA a F1, mas onde esta o equilíbrio da Indy nos últimos anos? Quantos títulos o Brasil conquistou na Indy nos últimos 10 anos?
Franchitti no USA esta fazendo o mesmo “ESTRAGO” que Schumacher fez nos tempos de Ferrari:
Dario foi campeão em:
2007
2009
2010
2011
Na 500 Indy Franchitti foi vencedor em:
2007
2010
2011
Lembrando que, lá dentro do USA muitos valorizam mais a Indy 500 que o campeonato! Portanto, Dario desde 2007 conseguiu 7 conquistas expressivas na categoria(4 títulos e 3 vitória em Indianápolis), muita coisa não?
Por outro lado, a F1 se mostra mais equilibrada, desde 2006 cinco pilotos diferentes foram campeões, se não tem brasileiro no meio, a culpa é da F1 ou de um paisinho que não investe nada?
2006-Alonso
2007-Raikkonen
2008-Hamilton
2009-Button
2010-Vettel
2011-Vettel
Em 2012 na F1 são 6 pilotos diferentes vencendo nas 6 primeiras corridas, já na Indy geralmente só ganha quem corre de Penske(Power), ou Ganassi(Franchitti ou Dixon).
“mesmo chassi pra todos e o mesmo motor”…na Formula 1?
Oras, ridículo se fizer isso a disputa técnica some do mundial, a GRAÇA da Formula 1 é motor francês contra alemão x inglês x francês, etc…para os europeus isso é puro desafio, quem faz o melhor produto!
Imagina motor/chassi/câmbio padrão em uma Ferrari, chega ser hilário ela seria a primeira a cair fora da F1! Lá dentro do circo, o mundial de construtores é supervalorizado(brasileiro não dá valor para o lado técnico, só sabe fazer oba-oba em cima dos pilotos, não é a toa que estamos vários degraus abaixo de países desenvolvidos). Frank Williams jamais usaria um chassi padrão em seus carros, mesmo caso seria com a Mercedes, cada equipe tem o seu “DNA”, isso que forma um mundial. A disputa na Formula 1 é entre pilotos e marcas, Rosberg admitiu que se um dia fosse campeão com uma Mercedes seria o máximo.
A Formula 1 é um verdadeiro campeonato mundial, fora isso percorre o planeta todo. Todas essas reclamações técnica ficariam em segundo plano(bem esquecido), se tivesse pelo menos um brasileiro em alta na Formula 1(quando Senna fez 26 poles sem um único rival em 88/89 todos acharam o máximo, mas será que ele conseguiria isso se não pegasse um carro pronto? Dúvido…na Lotus fez 15 poles em 85/86 graças ao espetacular motor com 100 cv a mais que os rivais).
Formula Indy é uma piada perto da Formula 1, lá o piloto pode vencer 10 títulos seguidos com mais 10 vitórias na 500 Indy, mesmo assim o piloto nunca vai poder bater no peito e gritar:
“Eu tive a CAPACIDADE, eu sou Campeão Mundial da Formula 1”
Não é a toa que Rubens queria ficar na categoria! Agora, admitir que gostaria de voltar a correr para a Ferrari(com Alonso do lado?), tenha dó, um cara desse tem que levar na cara. As ordens no GP da AUT vieram do alto escalão da equipe(Montezemollo e Todt) e não de Schumacher.
“Rubinho ao dizer isso fez papel de puta do automobilismo”
Parabéns Marcelo, chega de hipocrisias, é muita crítica sem enbasamento, mandou bem.
Aí eu pergunto: se não pode como fica os pontos conseguidos com os furo, se são
ilegais.
Não foram ilegais. A proibição é a partir da próxima corrida.
Isso foi obra do Trapaça-man que tem lá. Ainda bem que baniram. Tem que competir na raça.