Quinta, coluna
31/05/12 13:57Não há nenhum valor científico. Mas o placar não deixa dúvidas. Em pouco mais de sete horas, 368 internautas responderam. Desses, 340, ou 92%, escolheram a alternativa C, da diversidade. A opção do duelo foi votada por 26. Só dois cravaram a primeira opção, do favorito.
Sim, achava que C venceria, mas não com essa folga.
Tem a ver, claro, com a falta de um brasileiro na luta pelo título. Já que não há um verde-e-amarelo na disputa, que ela se arraste até o fim. Em tempos de Senna, por exemplo, acho que a primeira opção seria mais votada.
E confesso dúvida com os atrativos de um Mundial tão incerto: 1982, com o recorde de vencedores (foram 11), raramente é lembrado entre os melhores -até porque a diversidade premiou um piloto regular, mas mediano, Rosberg.
O que fica na memória, acho, são duelos. Prost x Senna, Piquet x Mansell, Emerson x Stewart, Lauda x Hunt…
Eu iria de B. Mas minha opinião é detalhe hoje.
Vox populi, vox Dei.
É este o resultado da enquete de ontem, aqui no blog. Obrigado a todos. Foi a primeira experiência assim, neste espaço, e a participação de vocês foi animadora.
A íntegra está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, a coluna está na pág. D12.
Sim, acredito que vc está certo em colocar que a preferência da enquete foi a letra C pelo fato de não ter brasileiro na ponta. Mas a muito tempo a Fórmula 1 tenta fazer com que ela seja menos monopolizada em suas disputas. Com certeza, se tivesse um brasileiro na disputa pelo título, nesse caso eu iria preferir a garantia de segurança nos resultados desse piloto. E sobre o Massa. Ele precisa fazer uma boa campanha para que surja uma boa oferta para ele no ano que vem. E o tempo já está contando de forma regressiva para ele. Ou seja, já era para ele ter começado com essa campanha de marketing ou política, seja lá como quiser colocar, antes disso. E a Chevrolet é uma fornecedora tradicional na Fórmula Indy. O que pode fazer disso o fato dela não ser assim tão fácil de combater. Ela é muito forte e tem muita experiência. E costuma a andar na frente normalmente.
…isso (Chevrolet) sendo observado ao longo do tempo.
Ah! e sobre o resultado da enquete, C só ganhou pela atual temporada, é só ler os comentários.
Porém, com brasileiro disputando o título ou não, para quem é fã mesmo do esporte é claro que a alternativa C é a escolha. 😉
Fabio, começei lendo sem enterder nada terminei a leitura entendendo menos ainda.
Tente ler o seu texto pela ótica de quem ficou 2 dias sem acessar o blog e veja se você entende oque esta escrito. 😉
Correto, “Vox populi, vox dei”, por outro lado, “toda unanimidade é burra”, e você tem razão, eu havia votado C, mas fiquei convencido de que o duelo é mais legal mesmo. Especialmente se for de pilotos realmente bons (digo, não Damon Hill’s da vida…). E mesmo que fossem entre três (atualmente, briga entre Alonso/Vettel/Hamilton) seria muito bom de ver.
2010 foi parecido: 5 lutavam pelo título até a penúltima prova!
A opção é uma perfeita ilusão. Há vários exemplos. Um deles é a temporada atual da NASCAR Sprint cup. Em 12 provas, ganharam 9 pilotos diferentes e mesmo assim Greg Biffle lidera o campeonato desde a 3ª rodada e quase sempre ganhando terreno. Adiantou pouco ter tantos pilotos ganhando, pelo menos para a liderança do campeonato. Em relação a emoção também está por provar que o campeonato fica mais atraente com tantos vitoriosos. Outra coisa é que a opção C só se consegue limitando, pelo menos, a potência do motor, além de padronizar outros itens. Por uma coincidencia a INDYCAR este ano vai com 5 corridas e 4 pilotos diferentes vencendo, menos que a F1, mas na verdade, olhando bem o que acontece é que todos os carros são os mesmos, portanto são 5 vitórias da Dallara Honda, com domínio do Will Power. O Dallara Honda sempre ganha, é claro. Limitando potência dos motores, evoluçao tecnológica, ou impondo carros iguais para todos a opção C é possível, o resto é utopia. Graça ao modelo da F1, a indústria automobilística europeia está 10 anos à frente da americana e o pouco de evolução que esta tem tido vem das sucursais Ford e GM (Opel) alemãs, e as fusões destas com marcas asiáticas.
Corrigindo: Dallara e não Dallara Honda. Os Dallara ganham sempre. Ontem o Dallara ganhou de novo na Indy numa pista vergonhosa. Se fosse em SP seria mostrado pelo mundo fora.
Tenho certeza também que daqui alguns anos a temporada 2011 não será lembrada. Um piloto dominando a F1 também não seria legal ver. Que graça teria assisitir uma corrida onde não competitividade? é melhor ser imprevisível ou existir um duelo de 2, 3 ou até 4 pilotos com pelo menos 3 equipes diferentes. Isso sim seria legal, como na temporada 2010.
* não ha competitividade.
Acho que para muitos reais fans, a temporada será lembrada sim. Para o público em geral que não assite nada de automobilismo, a não ser a F1, a temporada de 2011 não ficará na memória porque temos no momento pilotos muito pouco carismáticos. Isso sim é uma praga que assola a F1 de uns tempos para cá. Shumacher nunca foi um exemplo de simpatia e empatia. Vettel sempre com aquele dedo em riste dizendo ser o número e mais nada. Tudo estrela antipática. É aí que mais falha a F1, porque o piloto fica longe do público. Até no sisudo tênis há momentos de contato dos top com o público. Quando fazem um road show numa cidade qualquer, o piloto dá umas piruetas, o povo aplaude, dá uns gritos, e o piloto recolhe para motorhome e fim de papo. O sucesso das competições americanas está mais na superexposição dos pilotos ao seu público, que vem da ambição do piloto americano em vencer dentro e fora das pistas. Agora uma coisa é certa, a Indy já faliu e voltou. A Nascar já teve seus periodos mais fracos (este ano nem vai tão bem assim em público presente) e além destas duas, o resto do automobilismo americano é muito fraco, mesmo com muitos vencedores durante a temporada. Quem lembra da temporada 2011 da INDY?
Prefiro sentar no sofá no domingo de manhã sem ter a menor idéia de quem vai ganhar. O campeonato ganha sempre o melhor. E me desculpe, mas jamais, até então, ouvi dizer que Keke Rosberg era um piloto mediano. Mas já li coisa parecida sobre Peterson, Ickx e até Villeneuve. Independente do número de vitórias, todos eles eram considerados entre os melhores em suas épocas.
Não sei, discordo de vc. 86 é um campeonato famoso, assim como o de 2007 tb será. Muito importante também para a fama do campeonato é o drama no final…
Você está certo Fábio, a alternativa B seria mais legal, porém o fato é que hoje não temos mais Prost x Senna, Piquet x Mansell, Emerson x Stewart ou Lauda x Hunt. A fórmula 1 hoje só se trata de grana, pilotos medianos ganhando seu naco e muito “mimimi”, como você mesmo diz. Uma pena…
Duelo de 3 é gramaticalmente correto? Ou de 4? Para mim ficaram muito vivos na memória aquele campeonato que Mansel, Piquet e Prost decidiram na última corrida e deu Prost e também o mais recente em que Hamilton, Alonso e Kimi tinham chances e Kimi levou
O Flavio Gomes copiou a sua enquete….rs
Vamos criar o BFC – Brasil ….”Blog’s Fighter Championship”
Na luta de Hoje – FG x FS – Quem perder fecha o Blog….
To dando uma de PSDB…votei lá e voto aqui….
Letra C! Abs!
Ele não tem imaginação
imaginação nem EDUCAÇÃO!
Onde é que assino?????? kkk