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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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Mais que uma maçã

Por Fábio Seixas
31/05/12 14:12

Na internet, a gente nunca sabe o quanto as coisas são novidade. Meu critério é simples: nunca ter visto. Mas se você já viu por aí, paciência.

É um vídeo bem bacana produzido pela Sauber, com um carro cortado ao meio como uma maçã. Quem o apresenta é Matt Morris, projetista da equipe suíça.


Gostei do tanque de combustível. Não sabia que era assim, nunca tinha visto por dentro. No meio de tanta tecnologia, parece um trabalho de feira de ciências…

Obrigado ao Thiago Hyppolito, que mandou a dica.

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Comentários

  1. Robson Leandro da Silva comentou em 05/06/12 at 23:20

    Fábio, ainda nessa linha do “não sabemos o quanto isso é novidade”, você viu esse vídeo do Hamilton x Tony Stewart? Um prato cheio pra quem gosta de corridas. São 40 minutos de muita informação, detalhes sobre a pista, os carros… um evento que poderia ser muito chato virou um lance muito legal: http://youtu.be/86lQaRq5N4U 🙂

  2. Thiago comentou em 03/06/12 at 18:41

    Fiquei com vontade de ver o video, mas o link não está lá, imagino que tenha sido removido.

  3. Élinton E. Bartniak comentou em 02/06/12 at 11:38

    O vídeo é novo sim… só ver pelas logos dos patrocinadores no final, tem o Chealsea ali.

  4. Diogo Batalha comentou em 01/06/12 at 15:47

    Fábio e que tal essa camparação entre um carro de F1 e um de Turismo?

    Qnd alguem comenta sobre a diferença de um F1 para outros carros, o maior comparativo que voce pode ter é a sua velocidade em curva. Da uma olhada na diferença:

    http://youtubedoubler.com/?video1=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DJUhu13qp8Oc&start1&video2=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3Dseget3zOj_8&start2&authorName=Diogo+Batalha

  5. Breno Las-Cazas comentou em 01/06/12 at 14:07

    Se o massa continuar na mesma balada de monaco, vc acha q ele ainda tem futuro na f1 em outra equipe? ate pq ja passou da hora de respirar novos ares…

  6. Arnaldo M. Silva comentou em 01/06/12 at 8:34

    Bom dia Fabio

    Muito interessante, ainda não tinha visto,mostra como a F1 é realmente fatantastico, gostei muito legal.

    Abs

  7. Alex Xavier comentou em 01/06/12 at 2:48

    Sobre o tanque. Se é sobre isso que vou dizer, o tanque de combustível desde 1980 mais ou menos, são divididos por dentro para evitar que o carro pegue fogo nos acidentes. Assim fica mais difícil espalhar a gosolina para todo o lado caso o tanque quebre ou vaze de outra maneira. Interessante é sobre o cockpit também. Quando eu tinha uns 10 anos eu entrei em um Fórmula. Como nunca fui muito pequeno, foi difícil sair dele. Já sabia que era mais ou menos como um caiaque o cockpit de um fórmula, mas não sabia que hoje em dia as pernas ficam bem levantadas. Legal saber. Abs.

    • Alex Xavier comentou em 01/06/12 at 3:16

      Ops. 12 anos. perdão.

  8. Torcedor alemon comentou em 31/05/12 at 22:07

    Já vi um carro ser cortado para exibição num salão do automóvel. Não dá para acreditar, o funileiro tirou a serra do arco e foi cortando junto com um especialista no assunto, que vai dizendo onde. Parece mentira. Mas se não fosse assim a coluna de direção estaria cortada ao meio, o que atrapalharia a percepção de quem vê. Pode ser feito por computador, mas até lá o funileiro já cortou o carro inteiro, se não me engano levou algo como 4 dias no máximo para cortar a Pickup Mid size. Lógico que no caso da Sauber, o funileiro f1 usou a “fresa manual” rotativa em alguns lugares, mas onde ele pode serrar na mão, aposto que serrou.

  9. Catanho comentou em 31/05/12 at 21:04

    Video, 10, muito interessante.
    Ficou imaginando o cara ficar quase duas horas sentendo (deitado) na posição para pilotar, que posição é aquela. Os caras tem que ser bons e preparados mesmo. O que acha?
    Fabio, quando vc andou na caso de dois lugares é a mesma posição???
    Abraços.

  10. guilherme prade comentou em 31/05/12 at 20:01

    nossa se um carro é desse geito imaginem só como nao deve ser o cerebro de um engenheiro ehehhe abraços fabio otimo video

  11. Filipe comentou em 31/05/12 at 19:32

    Fábio, mudando de assunto: e essa história de o Fernando Alonso ficar defendendo o Massa agora? Recentemente, foram várias declarações do espanhol defendendo o Felipe… qual o intuito dele, na sua opinião? Preservar o Felipe na equipe pq, afinal, ele não representa ameaça? Simplesmente bancar o bom moço pra equipe, ser político? Por que ele gosta do Massa (ok, não acredito nessa…)?

    • Fábio Seixas comentou em 31/05/12 at 19:36

      Porque o Massa não o ameaça.
      Abs

      • Marcelo comentou em 31/05/12 at 20:37

        Boa Resposta. Direto ao ponto.
        Abs.

      • Alex Xavier comentou em 01/06/12 at 2:41

        Claro. É isso aí mesmo. Eu já havia notado isso a um bom tempo. É interessante para o Alonso defender com o intuito de manter Massa na equipe para defender os seus interesses por trás.

      • iguaçuano comentou em 03/06/12 at 12:25

        a solução na Ferrari para substituir Massa é chamar Rubinho de volta, em fim pelo menos o velho Barrica conseguia ser um segundo piloto mais consistente e sem ameaçar o Alonsito.

  12. Celio Ferreira comentou em 31/05/12 at 18:35

    Muito ilustrativo , legal pra carambra!!!!!

  13. Fernando Costa comentou em 31/05/12 at 17:49

    Muito legal esse vídeo. Agora, fuçando no YouTube achei outros vídeos da Sauber, em especial esse trailer da temporada 2012 http://youtu.be/CuC_u-XuHYA
    Fiquei com uma dúvida, se a FIA proíbe a realização de testes durante a temporada, como que eles controlam para que a equipe não aproveite a filmagem de um vídeo promocional como este para testar um ou outro componente? Tem alguma ideia Fábio? Alguém?
    Abraço

    • guilherme prade comentou em 31/05/12 at 20:04

      amigo em um pequeno video mesmo que dure uma hora nunca seria suficiente pra uma equipe montar toda sua estrutura com o que tem de melhor e por um carro na pista em situaçao de corrida para coletar dados

  14. Luis Pereira comentou em 31/05/12 at 16:16

    Muito bom, parabéns ao Thiago pela dica! O pessoal da Hispania deve estar correndo e copiando os detalhes deste carro…kkk

  15. Rogerio Goncalves comentou em 31/05/12 at 16:16

    Não sabia porque nunca perguntou!!! Ou então não prestou atenção nas minhas aulas sobre gasolina de F1….KKKKK…. Brincadeiras a parte, vídeo muito bacana. O Matt trabalhou na Williams e era engenheiro de corridas, responsável por alguns sistemas do carro, incluindo controle do combustível.

    • Fábio Seixas comentou em 31/05/12 at 17:31

      Eu tinha coisas mais interessantes pra perguntar…

      • Japa comentou em 31/05/12 at 18:22

        Fábio, ou você não leu todo o comentário ou se esforça pra ser chato…

        • Fábio Seixas comentou em 31/05/12 at 18:24

          Você sabe do que estou falando? Não? Ah.

        • Celso Zurdo comentou em 31/05/12 at 20:43

          Ele não precisa se esforçar não…

          • Jorge comentou em 31/05/12 at 22:01

            …o Fábio, chato? Hahaha…

    • Rafael comentou em 01/06/12 at 8:49

      O problema é que o Fabio da corda pro pessoal, por isso todo mundo fica pegando no pé dele. kkkkkk… Mas sem dúvida ele é um pouquinho chato, vide a brincadeira que ele respondeu secão.

    • PAtrick Mesquita comentou em 01/06/12 at 9:05

      A única coisa que não era novidade pra mim era o tanque de combustível….

  16. Thiago Pomkerner comentou em 31/05/12 at 16:15

    Tinha visto no Tazio, fiquei extasiado!
    A Sauber pode não fazer nada de mais no campeonato, mas só pela iniciativa deste video ja merece aplausos. Um baita trabalho e muito bem feito. Se alguem souber de algum contato de lá me passe que quero mandar os parabéns.

    É bom saber que tem gente na F1 que está pensando nos Fãs.

    \o/ Ganhei de vc Fábio, já tinha visto o tanque na Discovery… kkk
    As divisões internas servem para evitar que a massa liquida oscile demais nas curvas. É muito simples o desenho mas o material é Kevlar, ou seja, pode dar tiro que não rasga.

    • Fernando Costa comentou em 31/05/12 at 17:52

      info@sauber-motorsport.com

  17. ANDRE DE ITU comentou em 31/05/12 at 16:08

    a Ferrari acabou de anunciar que se não vencer o mundial de construtores esse ano ela fará o mesmo que a Sauber,só que com o Massa dentro…

  18. Bruno Barbieri comentou em 31/05/12 at 16:01

    essa é uma BMW-Sauber de 2009 certo?

    • Paulo Rho$$i comentou em 31/05/12 at 16:24

      A BMW-Sauber é de 2008, no qual Robert Kubica venceu o GP do Canadá, no mesmo lugar que sofreu uma forte batida.

      • Paulo Rho$$i comentou em 31/05/12 at 16:24

        No ano de 2007.

  19. Dudu Lopes comentou em 31/05/12 at 15:42

    Interessante que ele só cita onde estão o motor e caixa de câmbio. Vai ver, pelo fato de serem feitos pela Ferrari, não possam mostrar estas peças em detalhe.

  20. Diogo Silva comentou em 31/05/12 at 15:32

    Fabio,
    No discovery channel rolou a pouco tempo um especial de F1 citando detalhes de engenharia como os tanques de combustível. É de impressionar a segurança quanto a explosões, é kevlon “puro” , praticamente a prova de bala e até isso eles testaram. Os tanques foram jogados de alturas interessantes e com combustível e filmado com a tal da supercâmera. Parecia uma bexiga d’ água. Mas deformável e depois de tudo, intacto.
    Por isso não vemos mais os carros explodindo, ufa…
    Abx

    • thomaz comentou em 01/06/12 at 6:18

      Kevlar e nao kevlon.

  21. MarceloMF comentou em 31/05/12 at 15:04

    Até o ano passado eram 2: Ricardo Penteado e Robert Sattler, engenhreiros na Lotus Renault…

    • MarceloMF comentou em 31/05/12 at 15:13

      e Force India.

  22. ricardo pereira comentou em 31/05/12 at 14:55

    Que legal foi uma novidade para mim,espero que falem a verdade,quando acontece uma quebra e nao venham mais com papo furado de pane hidraulica.

  23. João Magalhães comentou em 31/05/12 at 14:36

    Eu estudo Engenharia Elétrica, e o meu sonho de consumo seria trabalhar com esses carros. É tudo surreal! Pena que beira o impossível “um brasileirinho contra esse mundão todo” ir parar na F1 como engenheiro. Os caras da Lotus e da Force Índia são abençoados (e competentes). Espetacular trabalho da Sauber…

    • Adriano Arruda comentou em 31/05/12 at 14:48

      João, não desanime. Na equipe Renault há um mecânico brasileiro que conseguiu a vaga por méritos próprios, sem maracutaia. Não foi fácil, ele trabalhou na fábrica da Renault aqui no Brasil, conseguiu estágio na França e depois se transferiu pra divisão de competições. Não me recordo o nome dele, mas o Fábio deve saber.
      Abraço e boa sorte!

      • João Magalhães comentou em 31/05/12 at 15:11

        Pois é, tem ele e um cara na Force Índia tbm. Eu sei que é complicado demais, mas a esperança é a última que morre né? Moro em Belo Horizonte, e a fábrica da FIAT é aqui… Sonhar com Ferrari seria demais? aiuhiauhiuah Sonho viu… Bom, pelo menos vou tentando me garantir nos estudos!

        • Rogerio Goncalves comentou em 31/05/12 at 16:19

          Esses 2 são engenheiros, um da Renault (Ricardo) e outro da Force India (Robert). Ainda tem um mecânico da Williams, o Teo Santos, que cuida do carro do Bruno.

    • Alberto comentou em 31/05/12 at 22:09

      Vai nessa! O Brasileiro tem uma capacidade de trabalho igual ou maior que os ingleses da F-1, na realidade muitos caras lá não acham tão bom trabalhar na F-1, preferem corridas mais locais porque a F-1 é desgastante demais até para eles. Certamente, nos dias de hoje, é mais facil um brasileiro talentoso chegar a F-1 para trabalhar do que para pilotar….

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