Pílulas do Dia Seguinte
28/05/12 13:25Começando pelo fim (do domingo). Franchitti é um ótimo piloto, o melhor da Indy. Mas o que ele tem de sorte lá em Indianápolis é brincadeira… Ok, ele tinha um carro mais inteiro e veloz do que os de Sato e Kanaan. Mas contou com a última bandeira amarela na hora certa, ficando numa confortável posição de perseguidor, e com aquela escorregada do japonês, no instante crucial da corrida, para colocar o terceiro anel nos dedos. E entendam que essa não é uma crítica, apenas uma constatação. Sorte também faz parte do jogo;
Falando em sorte, Castro Neves também tem de agradecer por aquele pneu de Conway só ter acertado seu carro. Muita, muita sorte;
Vale registro: para uma estreia em oval, Barrichello foi muitíssimo bem. Chegou até a liderar a prova. Animador;
Webber estava no lugar certo na hora certa, contou também com a ajuda da meteorologia, e venceu em Mônaco. O efeito colateral disso tudo é que, pelas declarações de Horner, cresceram as chances de o australiano renovar com a equipe para 2013. “Por que ele iria querer sair? Ele está à vontade no time. A equipe conhece Mark muito bem e vice-versa. Estamos apenas na sexta corrida, e obviamente depende muito da motivação e do desejo dele que, no momento, parece muito clara. Ele está fazendo um grande trabalho e estamos felizes por ele.” Aos 35, e há 11 temporadas na F-1, é difícil acreditar que Webber terá a algo a acrescentar para a categoria. Sua permanência da Red Bull barrará a ascensão de alguém mais jovem e travará toda a linha de preparação de pilotos da marca. Mas, enfim, quem manda é o Horner;
Muita gente nem ficou sabendo, mas houve uma ameaça de protesto de equipes rivais contra a vitória da Red Bull, após a prova. McLaren, Mercedes e Ferrari questionam a existência de buracos no assoalho do RB8, pouco antes das rodas traseiras. Não está muito claro ainda qual seria o ganho aerodinâmico desse negócio, mas o 3.12.5 do Regulamento Técnico proíbe os tais furos naquele ponto do assoalho. Enfim, os protestos não aconteceram, o resultado foi mantido, mas a FIA promete tomar uma decisão ainda nesta semana para que essa chatice não se arraste até o Canadá;
Depois de semanas difíceis, Massa ouviu palavras mais agradáveis da direção ferrarista ontem. “Tenho certeza de que essa corrida significará uma virada para ele neste ano. Ele fez um ótimo final de semana. Era algo de que precisávamos para o Mundial, então espero um bom Felipe até o final do ano”, disse Domenicali. Ou seja, a equipe está contente, mas a pressão por resultados continua. Ontem, ele fez o que a Ferrari espera dele: marcou pontos para os Construtores. Na disputa do Mundial de Pilotos, claro, o foco todo da escuderia é Alonso;
A Williams também tem motivos para estar satisfeita com Bruno. Ele fez o que a equipe espera: pontuou. A Williams tem 44 pontos no Mundial, contra 41 da Sauber. As duas devem brigar até o fim do ano pela condição de sexta força do campeonato, e uma posição faz diferença na hora da divisão das receitas da categoria. Cada pontinho, portanto, vale uma boa grana;
Falando em Alonso… Já se foram seis corridas, 30% da temporada, e ele está na liderança. Num campeonato que deve coroar a regularidade, o espanhol tem feito esse trabalho como ninguém. Talvez ainda seja cedo para criar um grupo de favoritos ao título. Mas, quando chegar a hora, ele deve estar entre os dois ou três com mais chances.
Eu não entendi todo o suspense com relação ao Rubinho correr em Indianápolis. Quem faz a eau rouge de pé cravado (e acho que o Rubinho faz) e dividia na antiga bus stop, corre em qualquer lugar. Sem contar a antiga Hockenheim onde verdadeiramente era andar 100% do tempo no fio da navalha e onde o Rubinho teve a sua vitória mais brilhante. É isso aí Rubinho, na moral.
Oi Fabio não vai criticar o Button pelas corridas ridículas que ele esta fazendo como você criticava o Hamilton o ano passado a ser fosse ao contrario você falaria.
Torci para o Mark Webber nesta corrida e ele fez um trabalho impecável, como um terno em ótimas condições e bem passado. Não foi excelente, de outro mundo, mas fez o mínimo que teria que fazer. Com aquela fila indiana o tempo todo, com o kers e a asa móvel liberada, achei que iria ter algumas ultrapassagens. Não foi o que aconteceu. A única ameaça foi mais ou menos para o fim da prova, onde Rosberg começou a se aproximar investindo todas as fichas no jogo ao ponto de até poder bater. Isso me deu a entender que até mais ou menos a três voltas do fim poderia haver uma disputa acirrada onde até o Rosberg poderia levar a melhor, mas não foi o que aconteceu. O Alonso começou a atacar Rosberg e Rosberg teve que defender sua posição para não perder o segundo lugar. E a vitória foi de Webber. E merecida. Webber fez o que tinha que fazer, campanha bem feita, vitória adquirida.
NÃO ENTENDO POR QUE COLOCAM O Haikkonen COMO UM GRANDE PILOTO, O CARA É UM CAMPEÃO ACIDENTAL, ASSIM COMO O CAMPEÃO HAMILTON, CAMPEONATO QUE CAÍRAM NO COLO… SÃO BONS PILOTOS, MAS …
Então o Webber permanece na Red Bull porque custa pouco e entrega o que se espera e o Massa fica na Ferrari porque o mercado não tem ninguém à altura?
Dessa forma a dança das cadeiras não se desenvolve… mas e se o Schumacher se aposentar mesmo, abrindo a vaga, quem postula o assento dele? E aí, na sequencia, como seria a futurologia então? Di Resta, Hulkenberg, Sutil… quem mais?
Fabio, fazendo um exercício de “futurologia”: normalmente, até o GP da Itália, define-se a dupla do ano seguinte. Ontem, Massa fez alguns pontos que podem ser úteis ainda no Mundial de Construtores. E, em eventual luta pelo título de Mundial de Pilotos, a Ferrari talvez precise de um piloto para diminuir a pontuação dos rivais do Alonso.
Logo, segue a pergunta: será que a Ferrari, pelo exposto acima, e para não tirar o mínimo de motivação do Massa, adiaria para o final do ano o anúncio da sua dupla para 2013? E isto, por tabela, não “travaria” o futuro do Massa?
Alonso é o Senna em 93. Carro pior, beliscando vitórias e pódiuns aqui e ali… vitórias no braço. A decepção do fim de semana foi o Vergne. A Toro Rosso deveria soltar uma nota pedindo perdão pelo erro com o moleque. Mesmo sem pneus, ele chegaria entre os 10 na pior das hipóteses…
Sobre o Massa: começo a sentir que a equipe não quer que ele saia. Talvez porque ainda não sinta que o Perez esteja pronto ou não tenha outras opções. E, entre recuperar o brasileiro ou arriscar um novo, mais fácil se trabalhar com o que já tem.
Boa tarde Fabio…
Sempre leio sua opinião sobre o que o Massa deve fazer para reagir… Ou sobre o que ele não fez na corrida e tals… Em 99% dos casos concordo com suas opiniões… Minha duvida é com relação a sua opinião sobre o piloto, sei que não considera ele um piloto de ponta como kimi Raikkonen, Alonso e Hamilton, considera ele ao menos um piloto mediano, como Webber ou Button? Ou esta mais para um piloto de baixo nível sem condições de competir por uma equipe grande?
Hoje, é um piloto mediano.
Abs
Acho que Massa e Bruno só não foram piores porque, assim como não podiam ultrapassar, não podiam ser ultrapassados…
Pelo jeito você não assitiu a corrida. Em momento algum o Massa teve alguém pressionando para passá-lo. Muito pelo contrário.
Acho que o Massa foi favorecido pelos fracos desempenhos de Shumacher e Button. Apesar dos comentários dos 3 patetas, acho que a postura do Alonso foi muito mais acertada para corrida, o Massa só precionou Alonso quando os pneus estavam novos.
Alonso e Vettel conseguiram poupar os pneus para dar o bote na hora da troca, já Massa e Hamilton fizeram o contrário e perderam posições.
Parabéns pela análise, Fabio. Se me permite, 3 comentários:
1- Primeiro voce está se saindo bem na SPORTTV. Continue;
2- Justiça seja feita, a Globo não fez nada de extraordinário, mas melhorar a cobertura da F1, utilizando parcialmente o que é feito no exterior é digno de elogio. Não tá ótimo, mas melhorou. E acho que devemos elogiar o que melhorou.
3- A opinião sobre o Webber é pessoal(tua). Eu também concordo, não sou fã do Webber. Mas por que a Red Bull substituiria um cara que não dá despesas, não é um piloto dos mais caros, e ainda traz bons resultados para a equipe e se mantem com bons resultados? Simplesmente comparando resultados, ele tem sido um segundo piloto melhor que Massa e melhor que Barrichelo era. Por que a Red Bull o substituiria?
Pessoal, fiz uma comparação entre os pilotos, levando em conta o percentual de pontos de cada um em relação ao de suas respectivas equipes, bem como a participação dos motores em relação ao somatório total dos pontos das equipes. Os números decimais foram arredondados para facilitar a comparação. Vejam como ficou a distribuição após seis corridas:
RBR-Renault: 146 pontos
Vettel: 73 pontos (50%)
Webber: 73 pontos (50%)
McLaren-Mercedes: 108 pontos
Hamilton: 63 pontos (58%)
Button: 45 pontos (42%)
Ferrari: 86 pontos
Alonso: 76 pontos (88%)
Massa: 10 pontos (12%)
Lotus-Renault: 86 pontos
Haikkonen: 51 pontos (59%)
Grosjean: 35 pontos (41%)
Mercedes: 61 pontos
Rosberg: 59 pontos (97%)
Shumacher: 02 pontos (3%)
Williams-Renault: 44 pontos
Maldonado: 29 pontos (66%)
Senna: 14 pontos (34%)
Sauber-Ferrari: 41 pontos
Perez: 22 pontos (54%)
Kobayashi: 19 pontos (46%)
Force India-Mercedes: 28 pontos
Di Resta: 21 pontos (75%)
Hulkenberg: 7 pontos (25%)
STR-Ferrari: 6 pontos
Vergne: 4 pontos (67%)
Ricciardo: 2 pontos (23%)
De um total de 606 pontos distribuídos por motores, temos:
Renault: 276 pontos (46%)
Mercedes: 197 pontos (33%)
Ferrari: 133 pontos (21%)
Muito legal essa comparação matemática, deu para dar uma noção exata do piloto dentro da equipe, principalmente para aquelas que fornecem o mesmo material, pior que Massa só o Dick Vigarista.
sua conta da Williams esta errada: o Senna tem 15 pontos e não 14.
1) Vejam como a vida é irônica, o Webber não tinha falado que o grande numero de vencedores na mesma temporada era ruim pra imagem da categoria?
2) Concordo com sua opinião sobre a permanência do Webber, é ruim pra categoria, principalmente por causa da maneira como o Helmut Marko administra a Red Bull e a Toro Rosso.
3) O Rubinho realmente surpreendeu, primeira corrida em Oval, e não dar na parede (é “nóis” perde o amigo, mas não perde a piada)
Seixas,
Excelente leitura do final de semana, mas faça a correção para ascensão no texto
Abs
Nossa, coisa horrível. Obrigado pelo toque.
Abs
Campeonato equilibrado. Vai ser bacana até o fim. Devemos chegar em Interlagos com mais de 2 na disputa. Agora, os brasileiros estão devendo e muito. Infelizmente, está próximo o momento de não termos nenhum brasileiro no grid.
Nas duas temporadas passadas, o piloto mais fenomenal e fora de série à ser batido era ninguém menos que Sebastian Vettel que se sagrara Bi-campeão mundial de F-1.
E agora, nessa temporada de 2012? Vettel mesmo com a vitória no GP do Bahrein, parece que não conseguiu mais se manter no topo. E que recentemente assiste a ascensão do companheiro de equipe, o australiano Mark Weber, se consolidando na equipe como um dos mais favovorito ao título.
Será que Vettel está em dificuldades dentro da equipe e começou à sentir se pressionado? Ou será que o alemão ainda é àquele piloto fora de série das temporadas passadas? O bi-campeão ainda pode se recuperar?
Fabio cre que a ferrari vai dar condições a Felipe?
Claro. A equipe só tem a ganhar.
Abs
concordo com tudo, Rubinho realmente foi muito bem, e Felipe e Bruno fizeram o que podiam em uma pista que não da para ultrapassar, e a williams ja pode almejar mais pontos no decorrer da temporada bem diferente do ano passado.
É isso ai Fabio,o franchitti é muito sortudo.E sem isso todo seriam campeoes e venceriam tudo.Outro sortudo é o Alonso,alem de ser bom piloto esta em primeiro.
Hamilton está mostrando grande evolução e maturidade… Galvão agora cala e nem sequer comenta a diferença entre Button que inclusive já venceu uma corrida esse ano, e Hamilton que mesmo sem vencer se mantém equilibrado e fortissimo na luta pelo titulo. A hora dele vai chegar e mesmo sem o carro equilibrado como o da Ferrari (que blefa dizendo que não tem um bom carro, mas Choronso está rindo à toa e Massa lutando na frente do pelotão…) e a Red Bull que continua com um super carro, Hamilton tá na briga e ainda levo fé nesse mega piloto.
Go Lewis!!
Se o Miltinho não está com o carro equilibrado, imagina, então, como está o carro do Button? A equipe tem dado um carro medíocre para o Button. É visível a diferença de equipamento entre os pilotos. Ele não consegue sequer ficar entre os dez na classificação. No ano passado, nós vimos que, se a Mclaren entregar um equipamento ao menos semelhante, o Button encara facilmente o Miltinho, que tem um foguete na mão e, até agora, não fez cagalhopança (superlativamente falando) alguma.
Perfeita análise!
Fábio, ainda sobre Alonso: méritos dele ou realmente a equipe reagiu?
Mais méritos dele.
Abs
A Ferrari tem centenas de engenheiros trabalhando frenéticamente pra melhorar o carro e vc vem e dá todo o crédito pra uma pessoa só, tá de sacanagem. Se todo o mérito é do Alonso, então o Felipe virou super piloto da noite para o dia, pois andou junto do espanhol durante a corrida inteira. Abs.
Méritos do blefe da Ferrari que consegue fazer com que a maioria acredite que o seu carro não está equilibrado… Os carro da Ferrari ao lado dos monopostos da Red Bull, são as máquinas mais alinhadas de maneira geral (se adequam a maioria dos circuitos) Mc Laren se não tomar atitudes agora vão ver as outras equipes evoluirem enquanto ela estacionará mesmo tendo a melhor dupla de pilotos da F1 atual. Alonso com um carro normal é só mais um e já provou isso!
*os carros, me desculpem pelo erro no post anterior… Peço desculpas pois sei que existem um monte de observadores da Lingua Portuguesa escrevendo aqui no blog… E como a democracia é só de fachada (é como se as pessoas desprovidas de maior conhecimento em determinado assunto não tivessem direito a opinar)
Fabio, gostei muito da sua coluna e principalmente do seu senso de observação. Concordo que a regularidade este ano será um atributo importante para conquistar o título. Colocaria na lista de favoritos também o HAMILTON, que tem sido bastante regular, muito embora ainda não tenha vencido nenhuma corrida este ano e obviamente o alemão SEBASTIAN VETTEL. Considero FERNANDO ALONSO sem dúvida é o melhor piloto da atualidade e sem dúvida um dos grandes favoritos ao título, apesar da FERRARI…
Curti muito a corrida do Rubinho, completou a prova, largou e conseguiu chegar próximo dos 10 primeiros. Gostei também do Sato e do Kanaan. Tony batalhou bastante mas a KV precisa melhorar bastante. Eu no lugar do Sato também teria tentado a ultrapassagem no Dário, antes tentar a vitória ali que o colocaria na história do que o segundo lugar.
Fábio,
comecei a pensar algumas coisas e queria sua opinião de expert…..
o fato de termos tido 6 ganhadores diferentes mostra equilíbrio, ok, muito bom, mas de uns anos para cá percebemos que o melhor carro invariavelmente ganha o campeonato (dentro da equipe o melhor piloto, ou o que se adaptou melhor ganha).
se este ano estamos com um equilíbrio tão grande não deveríamos ter mais ultrapassagens? acho que tivemos ganhadores diferentes porque para cada pista 2 ou 3 equipes estavam melhor e não as mesmas equipes em todas as pistas!!!
sobre a corrida de ontem só me entristece ver o papel do Brasil na F1, sem gana, sem moral…. ontem o Massa ficou umas 10 voltas atrás do Alonso (visivelmente mais rápido que o espanhol e lógico que a Ferrari não mandou nada), na hora da troca de pneus era para o Massa ter mais peito e ficado na pista e ter colocado vantagem para votlar na frente (como o Vettel fez), mas não, voltou atrás do Hamilton e deu no que deu……
infelizmente é um esporte legal, mas está cada vez mais na melhor máquina (nem sempre melhor equipe pois de vez em quando saí umas cagadas federais kkkkk)
super abraço
ah, não dá para postar o palpite mais cedo não?!?!?
Massa ficou 10 voltas atrás do espanhol? Que eu saiba ele ficou a uns 3 segundos. E até onde eu sei, isso não é uma diferença gritante.
Desculpe, li de novo o seu comentário e entendi o que quis dizer. Falha nossa, mal ae!! Penso que quem define a hora da parada é a equipe, que tem uma gama de dados para definir qual o melhor momento. Não acho que faltou peito a ele, acho que faltou competência nos boxes.
não preocupa não, mas com relação ao pit nos anos anteriores qdo tinha reabastecimento concordo contigo, agora q é só troca de pneu, acho que o piloto pode sim alterar a hora da parada, se ele tiver competência como o Vettel que ficou mais de 40 voltas com o mesmo pneu antes de trocar e voltar em 4º. abrç
Acho que este ano não vai ganhar o mais rapido, mas o que fizer a melhor estratégia, para conservar os pneus.
A melhor volta do ano passado foi mais de 1 segundo melhor do que a deste ano e olha que os pneus eram muito piores.
Pilotos como Massa e Hamilton são muito agressivos com seus carros e pneus, é só observar como eles (entre outros) chegam se arrastando ao final, se vc acompanhar os tempos pelo site Formula1.com, da pra perceber que a diferença entre o melhor e o pior tempo destes pilotos é muito grande.
Acredito que a FIA torce para o titulo do Alonso, já que a maioria das criticas a F1 são em cima da maior importância de um bom carro frente ao bom piloto. Isso mostraria que, pelo menos nesse ano, a vitoria ficou com o melhor piloto. (Até pq ninguém creditaria essa vitoria ao carro da Ferrari.)
Por outro lado, a chance do Domenicali continuar mandando na Ferrari aumenta muito. Pior para o Alonso que vai ter que continuar carregando o carro nas costas. (nada que 45 milhões por ano não ajude a motivar.)
Pergunta: Isso tudo muda alguma coisa na iminente demissão do Massa?
“…espero um bom Felipe até o final do ano”, disse Domenicali. Bastante claro né, até o final do ano. Depois pode voltar a fossa em outra equipe, se achar.
Apostei no Alonso num famoso site de apostas, estava 11-1 .. axo que meu Natal será polpudo… auhauhaua
É nessas horas que a gente vê que, apesar dessa escalada da tecnologia e da disparidade econômica diminuir o nível de competitividade na categoria (não nesse ano, mas no geral sim), um grande piloto como o Alonso ainda pode fazer a diferença.
Mais um detalhe: quando a Ferrari estava com um carro ruim, o Alonso foi lá e fez muitos pontos. Agora, com a evolução dos carros da equipe, fica até mais fácil para ele continuar marcando pontos e liderando.
Ola Fábio, concordo com você sobre o Alonso provavelmente ser um dos candidatos ao título até o final do ano. Mas em relação ao Massa eu te pergunto: no mundial de pilotos bastaria melhorar resultados para se manter na equipe em 2013 ou ganhar destaque para ir para outra de ponta como McLaren, Mercedes ou RBR?
Fabio,por que chatisse? se os tais furos no assoalho estão fora da regra a RedBull deveria sim ter cido punida…regulamentos são feitos para serem cumpridos,se fosse a McLaren ja tinha dançado(vide oque fizeram pela falta de um misero litro de combustivel).