Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
28/05/12 13:25

Começando pelo fim (do domingo). Franchitti é um ótimo piloto, o melhor da Indy. Mas o que ele tem de sorte lá em Indianápolis é brincadeira… Ok, ele tinha um carro mais inteiro e veloz do que os de Sato e Kanaan. Mas contou com a última bandeira amarela na hora certa, ficando numa confortável posição de perseguidor, e com aquela escorregada do japonês, no instante crucial da corrida, para colocar o terceiro anel nos dedos. E entendam que essa não é uma crítica, apenas uma constatação. Sorte também faz parte do jogo;

Falando em sorte, Castro Neves também tem de agradecer por aquele pneu de Conway só ter acertado seu carro. Muita, muita sorte;

Vale registro: para uma estreia em oval, Barrichello foi muitíssimo bem. Chegou até a liderar a prova. Animador;

Webber estava no lugar certo na hora certa, contou também com a ajuda da meteorologia, e venceu em Mônaco. O efeito colateral disso tudo é que, pelas declarações de Horner, cresceram as chances de o australiano renovar com a equipe para 2013. “Por que ele iria querer sair? Ele está à vontade no time. A equipe conhece Mark muito bem e vice-versa. Estamos apenas na sexta corrida, e obviamente depende muito da motivação e do desejo dele que, no momento, parece muito clara. Ele está fazendo um grande trabalho e estamos felizes por ele.” Aos 35, e há 11 temporadas na F-1, é difícil acreditar que Webber terá a algo a acrescentar para a categoria. Sua permanência da Red Bull barrará a ascensão de alguém mais jovem e travará toda a linha de preparação de pilotos da marca. Mas, enfim, quem manda é o Horner;

Muita gente nem ficou sabendo, mas houve uma ameaça de protesto de equipes rivais contra a vitória da Red Bull, após a prova. McLaren, Mercedes e Ferrari questionam a existência de buracos no assoalho do RB8, pouco antes das rodas traseiras. Não está muito claro ainda qual seria o ganho aerodinâmico desse negócio, mas o 3.12.5 do Regulamento Técnico proíbe os tais furos naquele ponto do assoalho. Enfim, os protestos não aconteceram, o resultado foi mantido, mas a FIA promete tomar uma decisão ainda nesta semana para que essa chatice não se arraste até o Canadá;

Depois de semanas difíceis, Massa ouviu palavras mais agradáveis da direção ferrarista ontem. “Tenho certeza de que essa corrida significará uma virada para ele neste ano. Ele fez um ótimo final de semana. Era algo de que precisávamos para o Mundial, então espero um bom Felipe até o final do ano”, disse Domenicali. Ou seja, a equipe está contente, mas a pressão por resultados continua. Ontem, ele fez o que a Ferrari espera dele: marcou pontos para os Construtores. Na disputa do Mundial de Pilotos, claro, o foco todo da escuderia é Alonso;

A Williams também tem motivos para estar satisfeita com Bruno. Ele fez o que a equipe espera: pontuou. A Williams tem 44 pontos no Mundial, contra 41 da Sauber. As duas devem brigar até o fim do ano pela condição de sexta força do campeonato, e uma posição faz diferença na hora da divisão das receitas da categoria. Cada pontinho, portanto, vale uma boa grana;

Falando em Alonso… Já se foram seis corridas, 30% da temporada, e ele está na liderança. Num campeonato que deve coroar a regularidade, o espanhol tem feito esse trabalho como ninguém. Talvez ainda seja cedo para criar um grupo de favoritos ao título. Mas, quando chegar a hora, ele deve estar entre os dois ou três com mais chances.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Vitório Bahia comentou em 30/05/12 at 11:28

    “Aos 35, e há 11 temporadas na F-1, é difícil acreditar que Webber terá a algo a acrescentar para a categoria.”

    O cara está disputando o campeonato ponto a ponto com o Alonso, dando a maior canseira no Vettel e vc fala isso?

    O que dizer de Felipe Massa então?

    Jornalista tem cada uma…

  2. vitorio.bahia comentou em 30/05/12 at 11:26

    s

  3. marciano comentou em 29/05/12 at 13:04

    a indy foi legal, pena que o kanaan e o sato não conseguiram ganhar, mas o final foi bem legal!
    e o barrica não foi mal.

  4. Thalisson comentou em 29/05/12 at 11:53

    Essa Grana que a Williams pode perder para Sauber é maior que o dinheiro que o Bruno levou para equipe Fábio?

    Pois é certo que Rubens faria muito mais com esse carro e logo as chances da equipe ficar na frente da Sauber eram muito maiores… Parece que o “barato” pode sair caro para Williams.

  5. Roni Eleutério comentou em 29/05/12 at 11:00

    Esta muito bom a F1 com esse novo recorde, 6 pilotos diferentes ganhando as 6 corridas, mas, na próxima corrida no Canadá, já teremos um piloto ganhando sua segunda corrida no ano. Já tem algum palpite ??

  6. Danilo GP comentou em 29/05/12 at 9:28

    Fábio,

    Uma pergunta:

    Estamos vendo uma Williams mais forte este ano, inclusive com uma vitória e boas posições de largada.

    Maldonado, assim como Senna, não tem nada de especial.

    Analisando o cenário da atual temporada, o Barrichello não teria muito mais chances de ter bons resultados do que o Pastor?

    • Fábio Seixas comentou em 29/05/12 at 9:37

      Danilo, é difícil dizer. Braço por braço, sim. Mas, sem a grana do Pastor, a Williams provavelmente não teria chegado a este grau de desenvolvimento. Foi a grana da PDVSA que bancou, em grande parte, a evolução da Williams.
      Abs

    • Antonio M comentou em 29/05/12 at 10:24

      Infelizmente o patrocínio foi vital para a Williams, mesmo porque, foi também o que pesou na escolha de Bruno. A própria equipe técnica teria declarado que usava informações de Barrichello nesse carro de 2012 pois o de 2011 não tinha mais jeito e se ainda estivesse na equipe, possivelmente teriam resultados melhores.

    • joel belmonte fialho comentou em 29/05/12 at 21:05

      A williams encontra-se melhor do quem 2011, um grande motivo é o motor Renault que equipa a escuderia, antes aquele fusca 1300 era para doer, graças a um acordo com a Renault hoje vemos uma evolução consideravel. Logico a troca dos pilotos tem muito a ver a William precisava de U$ para ter o motor renault que equipa a Red Bull , Maldonado com petrochaves contou muito , e o Eike Batista bancou Bruno Senna um piloto em desenvolvimento técnico acima da média , se parar para prestar atenção vão perceber nas ultimas corridas o amadurecimento de Bruno, óbvio que a imagem de Rubens sempre será lembrada
      porém o mundo gira em torno da F1 , se Maldonado não servir vai embora e se Bruno não servir vai embora, o caso da Williams é recente crise em dois anos mudou o quadro na categoria poprém a supertação de um ícone como Williams tem muito a dar como equipe campeã . Os fãs de Barrichello sempre irão lembrar de como seria ou como ficaria “se”a realidade
      é outra , hoje vivemos passos diferentes
      onde o talento só é reconhecido por poucos , não há outros A,Senna , N.Lauda,
      N.Piquet , J.villeneuve, N.Mansell, J.Hill , J.Pace, J.Fanzio , J.Iccxx , E,Fittipaldi e outros . Temos que dar valor aos Brasileiros ,H.Castroneves T.Canna , Felipe Nars, Luiz Razia , F.Massa . esta na hora de rever muitos critérios é facil criticar porém a critica deve ser usada para o crescimento dos pilotos , se faltou mencionar outros nomes peço desculpa , mas o meu recado é este . abraços

  7. Marvin Passos comentou em 28/05/12 at 22:52

    Ontem comentei neste Blog que o Fabio so comentava a F1 e hoje caiu a ficha e fez alguns comentários sobre outras categorias tb. O mundo da Velocidade não se resume a F1. Fabio faz 3 anos que sua idade é 37 anos….

    • Celso Zurdo comentou em 29/05/12 at 20:32

      kkkkkkkkkkkkkkk… boa

  8. Marvin Passos comentou em 28/05/12 at 22:51

    F1 já era, tá morrendo. A FIA tá desesperada com a queda da audiência. A Globo tá tentando de tudo para recuperar a audiência. A F1 na globo tá perdendo em audiência até para o Chaves. Eita categoria monotona.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).