Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Webber, vitória e recorde histórico

Por Fábio Seixas
27/05/12 10:56

Seis provas, seis vencedores diferentes. A F-1 de 2012 bate um recorde histórico.

Webber, Alonso e a festa em Mônaco (Tom Gandolfini/AFP)

 

A vitória em Mônaco foi de Webber. Antes dele, Button, Alonso, Rosberg, Vettel e Maldonado já haviam vencido GPs neste ano.

Nunca a categoria havia visto tanta gente diferente celebrando. E é irônico que a quebra da marca de 1983 tenha vindo com Webber, que reclamou dessa diversidade no começo da semana.

Acho que agora ele não vai chiar, né?

Enfim, foi a oitava vitória do australiano, a primeira desde o GP Brasil do ano passado.

Ao seu lado, no camarote real, Rosberg e Alonso.

Uma prova morna, sem ultrapassagens, em que o grande atração foi o nervosismo pela espera de uma chuva que nunca veio.

O agito ficou quase todo na largada, com um enrosco entre Schumacher e Grosjean. Eles tentaram dividir a primeira curva, sobrou vontade, mas faltou espaço. Resultado, um toque entre os dois.

Pior pra Grosjean, que ficou na contramão e, com a suspensão traseira esquerda detonada, teve de abandonar. Mais atrás, Maldonado também acabou no guard rail.

Safety car.

O top 10 na primeira volta, Webber, Rosberg, Hamilton, Alonso, Massa, Vettel, Raikkonen, Schumacher, Hulkenberg e Bruno.

A relargada, na quarta volta, foi mais tranquila. Webber manteve a ponta, sem ser ameaçado por Rosberg. Logo atrás, tudo como estava.

Começou então o trenzinho. Todos muito próximos, mas com poucas tentativas de ultrapassagens. Na décima volta, Webber tinha 1s4 sobre Rosberg, que tinha 1s3 para Hamilton. Entre Alonso e Massa, apenas 0s5 _e o espanhol segurava atrás de si um fila compacta até Hulkenberg.

Começaram, também, conversas mais firmes sobre mudanças no tempo. Na 13ª volta, o engenheiro de Raikkonen o alertou sobre a possibilidade de chuva “dentro de 15 voltas”. Virou o assunto nos papos via rádio. 

(E, confesso, passou a ser a minha torcida, na expectativa por mais agito na pista, já que ninguém passava ninguém.)

Na 28ª volta, enquanto todo mundo esperava a chuva, Rosberg entrou nos boxes e colocou os pneus macios. Só o desespero puro explica: seus supermacios estavam no bagaço, no limite da segurança, e não dava para esperar a chuva.

Outros também não conseguiram esperar. Webber, Hamilton, Raikkonen, Bruno e Hulkenberg pararam na 29ª. Na 30ª, Alonso. Na 31ª, Massa.

Vettel, então, assumiu a ponta. Com os mesmos compostos macios da largada.

Ou seja, com condições de adiar sua parada, colocar os pneus de chuva junto com todo mundo e, assim, mandar a vitória pro bolso.

Mas não deu certo. Até caiu uma garoa, na altura da 39ª volta, mas nada que demandasse pneus de chuva.

Vettel aguentou até a 45ª volta, mas precisou entrar. Foi bem, mesmo assim. Retornou em quarto, com supermacios para 33 voltas.

Ordem reestabelecida lá na frente, portanto. Na 48ª volta, o top 10 tinha Webber, Rosberg, Alonso, Vettel, Hamilton, Massa, Schumacher, Vergne, Di Resta e Hulkenberg. Bruno era o 12º.

Na 62ª volta, aleluia! Uma ultrapassagem. Com dificuldades com os pneus, Schumacher foi superado por Vergne.

Cinco voltas depois, um quase aleluia! Guarda-chuvas foram abertos no principado, mas a água que caiu não foi suficiente para ensopar o asfalto.

Lá na frente, a coisa também ficava mais interessante. Com pneus desgatados, Webber reduziu o ritmo e o primeiro pelotão ficou embolado. Faltando sete voltas para o fim, apenas 3s1 separavam os seis primeiros colocados.

Vergne parou para colocar os intermediários, mas a aposta não se pagou. Na 75ª volta, ele girava 13 segundos mais lento que os líderes. Bom para Bruno, que, com isso, entrou na zona de pontos.

Webber cruzou a linha de chegada com 0s6 sobre Rosberg, que impôs 0s3 sobre Alonso. Vettel foi o quarto, seguido por Hamilton e Massa. Fechando a zona de pontos, Di Resta, Hulkenberg, Raikkonen e Bruno.

Com o resultado, Alonso lidera o Mundial, com 76 pontos. Webber e Vettel têm 73. Hamilton tem 63. Rosberg, 59. Bruno, com 15, é o 13º colocado no campeonato. Massa, agora com 10 pontos, é o 14º.

Nos Construtores, a Red Bull tem 146 pontos contra 108 da McLaren.

Tudo continua embolado na luta pelo campeonato. Mas Massa tirou um peso dos ombros.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Del comentou em 27/05/12 at 18:07

    Fabio, eu bem que ‘Googlei’, mas nao encontro, tambem, nem no site da F1 e da FIA, a analise sobre os incidentes que sao investigados apo’s a corrida. Voce sabe dizer onde podemos consultar isso? Queria saber quem tomou punicoes (onde aplicavel), antes das noticias que normalmente chegam antes das proximas corridas. Obrigada.

  2. Carlos Roberto da silva junior comentou em 27/05/12 at 17:41

    VIVA Fernando Alonso, o cabeça de chave númeno um da Ferrari e ainda único diferencial da Ferrari na luta pelo título.

  3. Rogerio comentou em 27/05/12 at 17:36

    Fabio, em caso de empate em pontos e em número de vitorias, qual o critério para desempate?

    • Fábio Seixas comentou em 28/05/12 at 12:48

      Posições nas corridas. Quem foi mais vezes segundo colocado. Depois, terceiro. E aí por diante.
      Abs

  4. renatohk comentou em 27/05/12 at 17:35

    corrida horrível, previsível, e com o galvão tentando criar clima então, beira o insuportável!!!
    monaco e valencia são corridas que não merecem ser vistas. tenho vergonha de ter visto a corrida de valencia ano passado, ao vivo, só valeu pela praia e pelos top less das gringas!

  5. Marcelo comentou em 27/05/12 at 17:07

    Corrida monótona… só foi agitada no início, com a batida do Grosjean e do Shumacher e todo aquele engodo inicial. Mônaco tem um traçado difícil, belas paisagens mas pra Fórmula 1, é um circuito ultrapassado. Se alguns circuitos novos já estão com dias contados, esse de Mônaco já passou dos limites. Com relação aos brasileiros, bela corrida de ambos. É uma pena que as equipes errem as estratégias quando é piloto brasileiro ou segundo piloto. Como já foi citado por alguém aqui, a vtória do Maldonado foi atípica e ficará na história e ponto final. Já o Grosjean, com aquele carro e sem errar, é pra marcar pontos todas as corridas, mas ele ainda não aprendeu nada de 2009 pra cá em como andar bem num carro de Fórmula 1. Ele praticamente “caga” em quase todas as corridas. E sinceramente, o Boullier falar que é um futuro campeão? Aí parei…

  6. Tiago comentou em 27/05/12 at 16:45

    O que está acontecendo com Jenson Button?

    • debora comentou em 28/05/12 at 18:04

      Minha opiniao, só corre se tiver carro!!!
      Ele e o Hamilton estão com o mesmo carro, ruim!!
      O hamilton conseguiu fazer o pole porque estava com pouco combustivel na espanha!!!

    • Alex comentou em 28/05/12 at 19:27

      Simples de responder, Tiago. A Mclaren está dando um carro completamente diferente para ele. O Miltinho tem todas as regalias. Nós vimos, no ano passado, o que o Button é capaz de fazer se tiver um equipamento ao menos semelhante ao do Hamilton.

  7. wagner comentou em 27/05/12 at 15:38

    Que peso o Massa tirou dos ombros, já que é o 14º colocado e o Alonso, seu companheiro de equipe é o lider do campeonato?

  8. Frank Nepomuceno comentou em 27/05/12 at 15:20

    SERÁ POR QUE OS GÊNIOS QUE ENTENDEM TANTO DE F1 E COSTUMAM COMENTAR NESTE BLOG E QUE COLOCARAM PEREZ E MALDONADO COMO GÊNIOS (KKKKKKK), NÃO COMENTAM MAIS SOBRE ELES?

  9. Rogatti comentou em 27/05/12 at 15:07

    –
    –
    No proximo GP uma Lotus chegando na frente …quero ver pegar fogo…
    –

  10. Goiano Motorizado comentou em 27/05/12 at 14:14

    Mais um recorde pra ser estabelecido no Canadá: vitória de Hamilton. Ta na hora do cara ganhar a sua corrida. Até !!!

  11. DEBORA comentou em 27/05/12 at 13:28

    Boa tarde a todos. Gostei do nosso piloto Massa que tentou ganha a posição do alonso mas não deu dessa vez. Agora Fabio analisa a situação da Ferrarri! Na minha opinião , tirando o talento e os por de baixo do pano do Alonso ou seja, a Ferrarri não esta com um carro tão ruim assim. Concorda! Não é sorte!! Agora a McLaren tá nessa situação por ter escolhido apoiar o Button nesse começo, tá perdendo para ela mesma. Com todas essas melecas que eles fizeram o Hamilton consegue se impor na corrida…Não sei até quando!!!Pois toda a estratégica que as outras equipes fizeram para tirar o terceiro lugar deles se deram bem. E a McLaren o que fez?Preocupada com Button lá no final do pelotão….

  12. GetulioC comentou em 27/05/12 at 13:15

    Fábio, o recorde histórico mudará no dia 10/06, pois na próxima corrida vencerá o Hamilton.

  13. Marcelo comentou em 27/05/12 at 13:03

    Quem esta devendo é a Mercedes não Schumacher, em 6 corridas 4 o carro(e equipe) deixaram Schumacher na mão! Schummy era para ter no mínimo 40 pontos!

    Se a equipe esta indo bem com Nico temos que lembrar que isso se deve a dois PILARES DA EQUIPE, Schumacher e R.Brawn!!! São eles quem lideram a equipe e tem força pra levar a coisa com MÃO DE FERRO, se a equipe melhorou é porque os dois exigem troca de staff técnico e outros membros da equipe. Tudo tem melhorado na equipe, mas estranhamente fiasco só acontece com carro de Schumacher(curioso é que ele não reclama de favorecimento a Nico ou dispara contra equipe na mídia), assim fica complicado renovar para 2013, quem sai perdendo com a saída do velho alemão é a equipe. Até Nico admitiu que o companheiro é importante no trabalho junto a equipe, é a experiência de organizar e dar estabilidade ao time…isso R.Brawn e Schumacher sabem fazer, e é a terceira equipe que eles colocam na briga partindo lá de trás: Primeiro foi a Benetton, depois foi a Ferrari, e agora acontece com a Mercedes. Schumacher esta cumprindo sua parte, esta ajudando a Mercedes chegar ao topo…se ele sair, desaba tudo, não basta ter bons pilotos, o cara tem que saber levar a coisa com MÃO DE FERRO. Isso Schumacher e Alonso sabem fazer dentro da equipe, o que não esta bom tem que mudar e ponto final! Lembro dos anos 90 Schumacher tinha sérios problemas com os freios, exigiu troca de todo conjunto até ficar como ele queria, logo o desempenho melhorou!!! Já Rubinho em 2009 com o mesmo problema ao invês de exigir, só ficava dando desculpas…piloto esta lá para solucionar os problemas do carro e não ficar dando desculpas esfarrapadas, Rubinho NUNCA foi um líder nato em uma equipe!

    • Pablo comentou em 27/05/12 at 13:15

      Que coisa né? Agora é só com ele que o carro quebra… Quando era o contrário vc reclamava assim também????

    • Opa comentou em 27/05/12 at 15:26

      Conjecturas.

    • Paulo comentou em 27/05/12 at 18:34

      concordo só o carro do schumy da problema alguma coisa tem ai se liga schumacher os caras estão te sabotando

    • Alan comentou em 27/05/12 at 18:37

      Pelo amor de meu deus, ainda bem que tu não é comentarista nem jornalista, dá para ver nos comentários….

      Quanta merda em tão poucas palavras….

      Schumacher e Ross são pilares da equipe e por isso o Nico está indo bem???

      Schumazete detectado… aff…

    • Carlos comentou em 27/05/12 at 19:16

      Marcelo concordo plenamente com seu cometario,o Schumacher esta com 43 anos e poucas vezes não ficou no Q3,entetanro outros pilotos faz tempo que naõ sabem o que e oQ3.A Mercedes tem que manter a equipe ou trocar os dois e a mia opinião.
      OBS;asistiendo o treino clasificatorio Q3 e faltando 30seg para terminar Gavião Bueno comenta “será que a Mercedez renovara o contrato de um piloto com 43 anos,termino de falar e apareceu na tela pole do dia schummy.To dando risadas ate hoje.

    • chato comentou em 27/05/12 at 23:04

      pegou AR….

      • chato comentou em 27/05/12 at 23:10

        ô Fábio porque você não divulga os melhores momentos da corrida do ano retrasado 3 ou 4 dias antes dos treinos da próxima corrida do mesmo circuito.
        Por exemplo: dia 10 será o gp do canadá, você poderia apartir do dia 07 publicar os melhores momentos do gp do ano passado. Fazendo esse mesmo procedimento nas corridas restantes do campeonato. O público da F1 é carente d imagens, vídeos, opiniões dos pilotos sobre o assunto. Vejo que apenas o seu blog, o do Rafael, o do Lito Cavalcanti ( melhor comentarista da área ), e o do Reginaldo Leme abrem espaço para esse esporte que para mim representa o cenário atual de competitividade global. Fica só a dica desse modesto leitor apaixonado por esse esporte. Ah sim, sobre a corrida, continuando assim, de pontinho em pontinho, Alonso é um candidato forte.

    • Neco comentou em 28/05/12 at 0:44

      Concordo em parte com seus comentários, ninguém gosta de correr sem ter um bom carro na mão, e Shumy só foi Hepta campeão graças aos acertos que Rubens Barrichelo fazia para a Ferrari!!! Nosso Senna (tio de Bruno) tbm não gostava de ficar para trás, e sua maior briga era para ter um carro competitivo, quando teve foi tri-mundial… mas depois só venceu corridas Pq tinha muuuito braço, tocava muuuuito!!!
      Hoje, somente Alonso encontra-se no nível de Ayrton Senna, pois conseguiu mesmo com um carro ruim, vencer uma corrida ao qual nem sequer era cotado para estar entre os 10!!! rs
      Hoje a Ferrari evoluiu tecnicamente, e a diferença entre Alonso e Massa dominuiu um pouco…rs
      Massa já foi um grande piloto, Vice-campeão Mundial de 2008, depois em 2009 tivemos O Button Show…6 vitórias em 6 corridas, a evolução de Barrichello que descobriu que com sem as calotas especiais seu carro perdia de 0,3 a 0,5 seg. se comparado a Button, só foram descobrir a besteira no meio do campeonato… enfim… o automobilismo evoluiu muito, pequenos detalhes fazem muito a diferença sim!!! Michael Shumacher foi hepta campeão pois tinha braço e seus carros eram acertados por Barrichello…rs…além disso, ” como o Alemão não era bobo nem nada…rs, ainda existiam cláusulas contratuais onde independentemente da competência, se por acaso ele ao fim de 5 corridas estivesse na frente de seu companheiro no campeonato, obrigatoriamente seu companheiro tornar-se-ia seu escudeiro, da mesma forma que Barrica sofreu, Massa tbm sofre com Alonso…E ISTO É FATO, no qual a rede Globo não pode contar, caso contrário sua audiência pode despencar !!!!!!! Entendeu meu amigo?! Trabalho em equipe, braço, melhor carro…desenvolver carro…contrato de 1o. piloto….etc e tal !!!
      CULTURALMENTE SOMENTE RBR, WILLIANS E MACLAREN não possuem essas ” cláusulas “, Alonso esteve com Hamilton na Maclaren…deu merda, na RBR não teria chances de ter todos os privilégios, muito menos com Vettel na equipe!!!
      Abçs e mão de ferro = cláusulas contratuais…kkk

    • Mariana comentou em 28/05/12 at 9:07

      E ainda fica essa história de que a Mercedes já está doida pra trocar o Schumacher, muita cara de pau dela se estiver mesmo. A única corrida em que o coitado do Schumacher teve alguma parte própria em resultado ruim foi a Espanha.

  14. MarioM comentou em 27/05/12 at 12:53

    Flavio – Posso estar enganado, Mas o Gavião, Digo Galvão Bueno tem qualquer coisa contra o Bruno, O Massa novamente levou maior vareio do espanhol e o Gavião babando ovos.
    Do menino ele pouco fala, sabe chegar em 10º em Mônaco não é para qualquer um.
    Vai ver que o Bruno não pagou o jabá

    • Emerson Neves.. comentou em 27/05/12 at 17:20

      Flavio ?
      Blog errado..

    • Fabio comentou em 27/05/12 at 17:37

      ´´E,décimo lugar é um baita resultado,mesmo…rs Daqui a pouco vão elogiar o Bruno pelo simples fato dele terminar a corrida.

    • Alan comentou em 27/05/12 at 18:40

      minha zorba, o povo enxerga cada asneira, como trabalha o cérebro da criançada.

      O Bruno Lalli fez uma corrida discreta e chegou nos pontos, ótimo parabéns para ele, mas está levando uma sova do Maldonado, que aliás, precisa ter mais calma.

      A verdade caro amiguinho fã do AYRTON SENNA o Bruno Lalli tomou o lugar do Rubens apenas por ter um sobrenome ali no meio e está provando isso agora.

      Nunca pensei que diria isso, mas…. que saudades do Rubens.

    • men comentou em 27/05/12 at 22:38

      este poderia ter pensado antes de falar abobrinhas….

    • joel belmonte fialho comentou em 28/05/12 at 5:57

      Ao Fabio Seixas , aquele abraço.
      Mario estou com vc, não compreendo pq, os jornalistas não comentam a real e
      deixam de babar em cima dos veteranos, é hora de rever situações como: dar valor a quem esta iniciando na F1 , pode não dar ibope, mas vai fazer bonito apoiando os dois brazucas na F1, Massa já teve sua
      chance, agora temos Bruno Senna , para
      fazer uma carreira no automobilismo mundial. Atuações discretas porém com atitude de piloto perpiscas, com toda a difiuculdade por causa do contrato de Valteri Bottas piloto reserva , este GP ele
      pode treinar e montar estrategia. Maldonado é bom piloto mas erra muito , joga estilo agressivo , bateu em Peres nos treinos punição , trocou cambio punição , alucinado bateu na largada , sem paciencia já é a segunda vez, tirando o primeiro lugar na Espanha , esta muito afoito como se fosse a ultima corrida , paciencia e cabeça no lugar valeu. Bruno Senna fez uma corrida de acordo com o
      regulamento, foi travado por Kimi Raikone
      a Lotus que abafou inicio temporada , sem falar em Gorjean , afobado bateu na curva onde não há espaço já é a segunda
      dele. Quando Fabio Seixas, GalvãoBueno
      resolverem dar uma força para Bruno Senna aí sim nós fanaticos torcedores por velocidade e pela F1 , saberemos tão qual importante a intenção de ajudar e fazer criticas fara bem para o éco de Bruno , a imagem que ele carrega é a comparação erronia doutros jornalistas é comparar com o Ayrton Senna por causa do sobrenome piada.. B.Senna tem um potencial que ainda por motivo da experiencia não florou, é tudo uma questão de tempo. Vai lá veja o Piloto F1 Senna como uma verdadeira realidade tenho dito . abraços

    • Mauricio Alves comentou em 28/05/12 at 7:55

      Acho que você assistiu outra prova…
      Se ele pouco fala do “menino”, é porque ele não merece que falem dele!
      Ou você é mais uma das viúvas que pensa que ele, só por ser sobrinho do “titia”, tem algum talento??

      Numa coisa você tem razão: Se a mídia perde tempo falando dele é porque o jabá está rolando solto! Afinal, o que ele mais mostrou até agora foi marketing.

  15. Sergio Clemente comentou em 27/05/12 at 12:35

    Que venha Canada! meu palpite tinha sido Alonso, Webber e Hamilton, com Rosberg podendo surpreender. Errei a ordem e Rosberg Surpreendeu! Foi muito bom acompanhar essa corrida!
    Massa esta tão acostumado a fazer corridas ruins que mesmo com o resultado não tão ruim ainda fica dando desculpas, não precisa disso!

  16. pedro comentou em 27/05/12 at 12:12

    O Maldonado bateu na traseira de uma HRT

    • Alex Xavier comentou em 27/05/12 at 21:28

      É. Bater na traseira de uma DKW é f…..

  17. WAGNER SÁ comentou em 27/05/12 at 12:01

    Mônaco anda valendo só pela tradição e pelo dinheirão que é ganho com sua realização , de F1 não tem nada de interessante , não tem ultrapassagens , não tem disputa , fica um trenzinho do começo ao fim e a falsa esperança de algo sensacional.

    • Goiano Motorizado comentou em 27/05/12 at 14:06

      Concordo contigo, colega! Não há emoção alguma no GP de Mônaco. Precisa alterar o traçado e incluir umas duas retas mais longas pra dar oportunidade de ultrapassagens, que é a graça da F-1. O vimos, mais uma vez, foram trocas de posições nos boxes, contrariando as quatro provas iniciais, onde vimos bons pegas. Maldonado não é de nada, assim como o Senninha ainda não é. Quem sabe ainda evolui. Raikkonen continua um piloto mediano como sempre foi. Button, hoje, foi um desastre, mas ainda deve ganhar alguma prova neste ano. Alonso muito bem, assim como Webber e Rosberg. Hamilton, Massa e Schumacher razoáveis. E… cadê aquela graaande revelação mexicana de 2012… Sumiu!! Até !!!

  18. Anderson comentou em 27/05/12 at 11:58

    Adoro formula 1, mas serio a corrida de monaco é uma monotonia total, ninguem passa ninguem, eu fui tomar cafe, voltei e continuava a mesma coisa. Se fosse uma corrida sem incidentes , teria terminado do mesmo jeito que começou, pelo menos hoje tem 500 milhas de indianapolis para compensar essa chatisse que foi a F1

    • Alan comentou em 27/05/12 at 18:42

      simples, não assista, deligue a TV e deixe a F1 com sua MELHOR TEMPORADA DA HISTÓRIA para quem é fã da F1.

      • Anderson comentou em 28/05/12 at 20:41

        Cara, vc nao entendeu, eu reclamei da corrida de monaco, que por sinal foi um saco, se sua interpretação de texto e tao ruim assim, eu nao tenho culpa.
        Eu gosto de corridas de carros nao de passeatas de f1

  19. celso SP comentou em 27/05/12 at 11:57

    Não sei qual é a surpresa em não haver ultrapassagens em Mônico?A décadas é sempre assim qdo não chove de verdade.

    Agora é esperar que Webber decline da vitória para o “bem do esporte”,como ele opinou.

    E fico triste por Massa. Amigo de Clapton? Logo ele que não respeita a esposa dos amigos, né Harrison?

    • Lourival comentou em 27/05/12 at 20:22

      Colega….na boa….o que tem a ver a amizade do cara com a traição do outro? francamente… e Mônaco é extremamente chato sim…e sempre foi.

      • Celso SP comentou em 28/05/12 at 14:24

        Francamente Lourival, explicar a piada não teria graça. Até porque para a compreensão, um pouquinho de cultura geral Clapton e (George) Harrison seria necessário.
        Ademais, prive-me de ter que “responder” outra vez.
        Um abraço

  20. Thalisson comentou em 27/05/12 at 11:56

    Corrida chata do caramba! Sinceramente… esse negócio de charme… de tradição em Mônaco é coisa que a imprensa coloca “goela” abaixo nos telespectadores, porque é uma corrida chata do caramba… Só tem coisa boa quando chove.

    • Pereira comentou em 28/05/12 at 10:08

      Concordo. Eu creio que as pessoas assistem à F1 por inércia. Afinal, das 19 corridas no ano, quantas se salvam?
      Aquela brincadeira que Bernie fez sobre chuva artificial não foi à toa…

  21. 50 Cent comentou em 27/05/12 at 11:51

    Mais uma pra conta da mclaren , é impressionante como eles demoram no pit stop fizeram a parada em 4.3 enquanto as rivais fizeram entre 3.2 e 3.7 , ou seja os 6 décimos a mais em relação a alonso fez com que hamilton deixasse de ganhar a posição de rosberg e ainda perder a posição pra alonso.Desse jeito fica difícil ganhar o campeonato.
    Parabéns pra webber , rosberg e o novo líder alonso.
    O grande prejudicado , mais uma vez diga-se de passagem foi hamilton.
    Vamos ver o que acontece na próxima corrida.

    • Thiago basílio comentou em 27/05/12 at 12:20

      Acredito que o problema de Hamilton foi mais a falta de ritmo de corrida do carros da Mcclaren.Veja Button largou em na décima segunda posição e ficou a maior parte do tempo em décimo terceiro atrás de Kovalainen.Já Hamilton largou em terceiro e perdeu posições nos dois pit stops porque era muito lento em relação aos carros que vinham atrás dele como Vettel e Alonso.Acredito que RBR, Mercedes e Ferrari tinham carros com melhor ritmo de corrida que a Mclaren

      • 50 Cent comentou em 27/05/12 at 16:14

        A questãoé que mesmo Hamilton não tendo ritmo de corrida se o pit-stop fosse normal ele não perderia as posições que perdeu até por que alonso parou depois , fazendo 3.7 contra 4.3 de hamilton , em mônaco chegar é uma coisa passar é outra.
        Abs.

  22. Adilson comentou em 27/05/12 at 11:51

    “Vettel aguentou até a 45ª volta, mas precisou entrar. Foi bem, mesmo assim. Retornou em quarto, com supermacios para 23 voltas.” Não faltam 10 voltas ai?

    • Fábio Seixas comentou em 27/05/12 at 12:03

      Opa, errei na conta. Já arrumei lá. Obrigado.
      Abs

  23. Emerson Neves.. comentou em 27/05/12 at 11:47

    .Corrida sem graça..E previsivel..
    O pole venceu como de prache sem ultapassagens..
    Destasques Vettel foi o melhor na extrategia,
    Alonso mais uma fez no podio o carro da ferrari é bom..
    Haminton mais uma fez a equipe no box,falhou..
    Massa foi melhorsinho nada de mais..
    Desepições- Shumacher mais uma fez não terminou a prova e Grojjean mostrou que é bom no treino mas nas corridas só faz merda..
    Em bruno foi razoavel marcou um pontinho.
    Agora Vou tomar umas Geladas p/ assistir
    as 5oo milhas de indianapolis, minha mulher, já me expunsou da sala não aquenta mais barulho de motor..

    • Vinicius Barbosa Lima comentou em 27/05/12 at 16:47

      Decepção é ver alguém que tem acesso à internet e assiste F-1 (um esporte de elite) escrever aberrações como “prache”, “extrategia”, “melhorsinho”, “desepições”, “expunsou” e “aquenta”. Meu DEUS, vivemos em um país de analfabetos funcionais!

    • Alex Xavier comentou em 27/05/12 at 21:51

      Nada muito haver com o teu assunto, mas o interessante é que a pontuação do campeonato ainda não atingiu os três dígitos.

    • iguaçuano comentou em 27/05/12 at 23:53

      aqui em casa é a mesma coisa! kkkkkkk.. mulher é uma coisa chata, mas a gente não vive sem elas! kkkkkkkkk

    • Sérgio comentou em 28/05/12 at 11:10

      Meu Deus, onde você estudou? Errar a palavra “prache” (o correto é praxe) seria aceitável tendo em vista a rara utilização da mesma, mas “extrategia”, “desepições”, e “expunsou”, aí é demais! E os nomes, então: “Haminton” e “Grojjean”!
      Ao invés de “tomar suas geladas”, que tal buscar algumas aulas de português?

  24. JIAP comentou em 27/05/12 at 11:45

    Primeira corrida do ano que deu sono ;-(

    No mais, corrida boa para RBR e Ferrari. Infelizmente ruim para a Mclaren.

  25. Nando comentou em 27/05/12 at 11:38

    Mônaco é um circuito legal, com uma bela vista, mas corrida de F1 lá é o cúmulo da monotonia… só se salva o treino – até o Bernie já sabia e o Reginaldo, com razão, ficaria mais feliz com a guitarra do Eric Clapton…

    Senti vergonha alheia do Burti com sua camisa laranja gritante no meio das belas modeletes… mas ele é pago pra isso…

    • Nando comentou em 27/05/12 at 11:44

      Ah sim, já que estamos falando de corrida, sobre o desempenho dos brasileiros, respeitaram a fila indiana. Cumpriram o script. O Kovalainen apareceu mais que o líder…

  26. João Magalhães comentou em 27/05/12 at 11:37

    O schumacher não teve problemacom pneu Fábio, foi pressao de combustível. Começo da reação do Massa? Tem lugar na Mercedes ano que vem?

  27. Rogério comentou em 27/05/12 at 11:31

    Não é possível, a Mercedes deve estar fazendo alguma besteira no carro do Schumi.

    • Alan comentou em 27/05/12 at 18:46

      Que nada, foi falta de preparo físico mesmo, hehehehe, tá velho o moço.

      Zoando, é o seguinte camarada, explico.

      Ele passou 5 anos, 5 temporadas com a bunda virada para a Lua, não, minto, passou 5 anos com a Lua dentro do rabo, uma sorte danada, aliado ao talento ganhou tudo e mais um pouco.

      Agora os deuses das pistas já enjoaram dele….

  28. Leandro comentou em 27/05/12 at 11:27

    Corrida chata! Ainda querem me dizer q o principado eh a corrida mais tradicional da F1…

    • Alan comentou em 27/05/12 at 18:47

      Sim, Mônaco É A CORRIDA MAIS TRADICIONAL.

      Só para esclarecer melhor, corrida chata não tem absolutamente nada a ver com TRADICIONALISMO.

      • Nelson® - SP comentou em 28/05/12 at 22:00

        Mônaco é de uma chatice tradicional. rsrsss

  29. Racing Fan comentou em 27/05/12 at 11:22

    Essa F1 deste ano é a temporada mais esquisita que eu já vi. Tudo bom, mas esquisita. Fernando Alonso na liderança do campeonato!!!, com Red Bull na liderança dos construtores. Tá tudo muito louco mesmo. Não choveu é certo, só pinguinhos, mas a temperatura da pista desabou e no fim caiu mais ainda, situação que faciltou os carros mais lentos, o que facilitou as estratégias do Webber e Alonso que tinham tudo para dar errado, mas o tempo ajudou. Rosberg era o piloto do dia, mas faltou só um pouquinho de ousadia e um melhor trabalho no pit. Será que a temporada vai continuar assim tão imprevisível.? Quem será o sétimo? A Lótus desabou, como o esperado. Maldonado vai ficar na história, só isso. O melhor é não fazer previsões este ano. Uma coisa estranha foi ver tanto carro próximo no fim da corrida e tudo acabar sem ultrapassagens, tudo comportadinho sem arriscar nada, todo mundo recebendo recados das equipes para poupar pneus, estratégias muito conservadoras, um sightseeing tour pelas ruas de Mônaco. Muito piloto ganhando e provavelmente a audiência vai desabar. Adianta pouco essa falsa competitividade. Já vi menos gente nas varandas dos apês hoje. E ainda tem a nova polêmica com a aerodinâmica do Red Bull para essa corrida. Button foi uma decepção.

  30. Antônio Luiz Júnior comentou em 27/05/12 at 11:16

    A melhora de desempenho de Felipe Massa é o mínimo que se espera de um piloto que corre pela FERRARI. Não acredito sinceramente em muito mais do isso. Mônaco é uma prova atípica e não é a melhor referência para se avaliar melhora de performance. Esperava-se muito da Lotus e na minha opinião foi a grande decepção da corrida, além é claro do alemão aposentado que continua literalmente levando um banho de Rosberg.

    • fabio comentou em 27/05/12 at 18:21

      vc viu a corrida?
      o alemão aposentado teve problemas com o carro.
      o que vc sugere que ele fizesse?

    • Alan comentou em 27/05/12 at 18:49

      Mas convenhamos, melhorar justamente em Mônaco é de se considerar.

      O cara foi bem no final de semana e se for verdade que acharam outro tipo de acerto para o carro do Massa, as coisas tendem a melhorar, ao menos para que ele consiga uma vaga em alguma equipe ano que vem.

    • Daniel comentou em 28/05/12 at 10:57

      Acho que o Schumi ainda anda bem, e que na verdade está dando um pouco de azar demais. Abraço!

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).