Quinta, coluna
24/05/12 14:49Pior do que tudo isso, talvez, seja o fato de não demonstrar gana para reagir. Aparece sempre acabrunhado, encolhido, aéreo, como que sem forças para lutar.
Não há nada menos Ferrari -não à toa, o maior mito da escuderia italiana é um canadense dos tempos de seca, mas brigador e ousado até a tampa.
Massa tem só mais este final de semana para brigar.
Ok, se não corresponder pode até conseguir uma sobrevida até o final do ano.
Mas todos por lá, inclusive o chefe, já o enxergarão como um ex-ferrarista.
A coluna de hoje comenta a carta de Montezemolo aos funcionários da Ferrari. Dois nomes são citados. O de Alonso, para elogiar. E o de Massa, para pressionar. A situação está ficando complicada…
A íntegra está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, a coluna orna a pág. D11.
Coincidência ou não, mas desde que Alonso desembarcou na Ferrari, o Massa não é o mesmo quando tinha o companheiro Kimi Raikkönen e Schumacher. O estilo de pilotagem de Fernando e Felipe é bem diferente. os carros são feitos de acordo de acordo com o estilo de pilotagem do considerado 1º piloto, isso é comprovado na Ferrari desde os tempos de Schumacher. Quando Kimi deixou a equipe, o Massa deveria ter ido junto, seria mais fácil correr por outra equipe, pois eu sabia que ele não teria privilégios com a presença do espanhol e seus patrocinadores, não acredito que ele esqueceu de como se pilota e que o acidente dele tenha deixado seqüela ou tenha ficado traumatizado. Quem não se lembra do acidente de Schumacher quando ele fraturou em 2 partes a sua perna em Silverstone, ficou afastado e depois nas temporadas seguintes faturou mais 5 títulos. Hoje a situação Do brasileiro é bem complicada e caso de demissão antes do final do ano, será muito difícil conseguir outra equipe, mas não acredito que outro piloto conseguirá andar melhor que ele (lembrem do Fisichella e do Badoer o substituiram quando o mesmo havia se acidentado).
Coincidência ou não, mas desde que Alonso desembarcou na Ferrari, o Massa não é o mesmo quando tinha o companheiro kimi Haikkönen e Schumacher, o estilo de pilotagem de Fernando e Felipe é bem diferente. os carros são feitos de acordo de acordo com o estilo de pilotagem do considerado 1º piloto, isso é comprovado na Ferrari desde os tempos de Schumacher. Quando kimi deixou a equipe, o Massa deveria ter ido junto, seria mais fácil correr por outra equipe, pois eu sabia que ele não teria privilégios com a presença do espanhol e seus patrocinadores, não acredito que ele esqueceu de como se pilota e que o acidente dele tenha deixado seqüela ou tenha ficado traumatizado. Quem não se lembra do acidente de Shumacher quando ele fraturou e 2 partes a sua perna e Silverstone, ficou afastado e depois nas temporadas seguintes faturou mais 5 títulos. Hoje a situação dele é bem complicada e caso de demissão antes do final do ano, será muito difícil conseguir outra equipe, mas não acredito que outro piloto conseguirá andar melhor que ele (lembrem do Fisichella e do Badoer).
–
–
Esse Sr. Massa TRAIDOR DE TORCIDA… que se aposente ..desapareça do mundo da F1.
–
Não precisamos de um MERCENÁRIO que “chupe bolas” porque esta no contrato… R.I.P MASSA…e nunca sera perdoado…..TRAIDOR !!
Rogatti, esse seu comentário é de causar calafrios… O que o Massa fez para você cara?
Não tô aqui pra defender ou criticar alguém. Apenas para debater, só isso.
Vejamos… Se aquele acidente da mola que atingiu Felipe Massa tivesse prematuramente causado a sua aposentadoria da F-1, com certeza muitos elogiariam e enalteceriam a figura do piloto brasileiro. Ele seria comparado até mesmo com o lendário Gilles Villeneuve. Posso até estar exagerando no meu comentário, mas, imaginem se essa poderia ter sido uma possibilidade depois daquele acidente da mola, onde o piloto do Brasil, estaria fora da F-1 no auge. A história não seria outra? Compreenderam?
E com certeza é claro Rogatti, sua opinião seria bem diferente. Concorda?
–
–
Eu ..meus filhos.. amigos.. todos torciamos por esse Sr. e o que recebemos em troca… TRAIÇÃO… deixar o Alonso passar em Hockenheim (2010) porque esta no contrato…..
–
– Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu esta mensagem? …
–
Caro Regis… depois que o Sr. Massa.. deixou o Alonso passar… virou um piloto mediocre.. sem brio.. sem garra..
–
O QUE TORNA ALGUEM UM GRANDE PILOTO.. fora o capacidade impar de pilotar….a vontade de vencer .. de se superar.. de estar na frente….o famoso “sangue nos olhos”..
–
O QUE FAZ DE ALGUEM UM MEDIOCRE….se sujeitar a humilhações para manter o “Statu quo” ..
–
O Sr. Massa…TRAIDOR….mediocre … que só pensa no financeiro e não na profissão que escolheu…
–
R.I.P .. Felipe Massa…..Hockenheim 25/07/2010
A Ferrai deve impor a Alonso um companheiro competitivo, que ajude no de olho no título de contrutores e não só no de pilotos. O desempenho desse cara vai ser um ótimo parâmetro para avaliarmos o Massa desses últimos tempos. para mim, só vai provar o óbvio: Massa não consegue ser melhor do que isso e não está motivado para fazer melhor.
Que encheção de saco, todo mundo sabe que há tempos o Massa já está descartado pra 2013 na Ferrari, pra que ficar falando sobre isso eternamente? Pqp, “jornalista”.
O problema é que possivelmente, Felipe Massa poderá ser sacado para fora da escuderia italiana ainda esse ano. Esqueça 2013.
“Massa tem só mais este final de semana para brigar.”
Não entendi. Porquê essa corrida é tão determinante? Houve alguma declaração da Ferrari à respeito?
Sim, uma carta do presidente da Ferrari.
Abs
Felipe Massa é feliz e ainda não sabe. E a ficha só vai cair quando de fato ele estiver fora da Ferrari.
E atualmente na F-1, alguns pilotos fora de série estariam aptos a ocupar a vaga titular do brasileiro e pilotar para a escuderia italiana.
E só para citar alguns: Sérgio Pérez, Kamui Kobayashi, Pastor Maldonado e até mesmo Nico Rosberg, seriam um dos prováveis substitutos que estariam à altura de aceitar o desafio de guiar para a Ferrari.
Hoje, muitos criticam Felipe Massa e sua atual crise na Ferrari. Porém, desde que passou a correr para a equipe em 2006 até 2009, àquele do acidente da mola. Em quatro temporadas, os números e as estatísticas do brasileiro comprovam o quanto que nessas temporadas ele fora um piloto de ponta competente. Venceu 11 corridas, sendo duas no GP do Brasil.
E não é qualquer piloto de F-1 que vence um GP no seu próprio país de nascimento, não mesmo.
Conseguiu correr quase que de igual para igual com Michael Schumacher (claro que ele era o número 1 da equipe). Em 2008 quase sagrou- se campeão mundial no GP do Brasil, por muito pouco e por muita sorte do Hamilton que ganhou por causa de uma derrapada numa curva do carro de um alemão.
E exatamente nessa ocasião, era o piloto de F-1 naquele momento mais celebrado da torcida brasileira depois de Ayrton Senna. Tá certo, não há outro piloto que se compare ao Senna.
Mas, depois do acidente da mola em 2009, Felipe Massa não conseguiu mais ser aquele piloto veloz. E temporada pós temporada, e com Fernando Alonso como companheiro, as cobranças da torcida e a queda de desempenho, fizeram com que o brasileiro ficasse sempre abaixo dos seus resultados, decaiu.
E o assunto Massa/Ferrari é sempre uma novela com ares de drama macarrônico, alternando com alguns momentos de comédia, mesmo porque, é a mesma história repetida e sem sal.
Concordo. Mas falar que “Sérgio Pérez, Kamui Kobayashi, Pastor Maldonado e até mesmo Nico Rosberg” são fora de série é forçar a barra né?
Entendo sua opinião, mas, insisto que esses pilotos estão em ascensão na F-1 atual. E digo, se você comparar os números e resultados de cada um desses pilotos que citei no meu comentário em comparação a Felipe Massa, verá que nenhum deles tem só 2 pontos conquistados nessa temporada. E pergunto para você, essa estatística procede?
De fato,como Massa está pilotando desde o ano passado,nem a Sauber vai querê-lo.Que venha a stock car….
É MELHOR ELE IR ENTREGAR QUENTINHAS EM INTERLAGOS NO GP BRASIL!MASSA-MOLE-MEDÍOCRE!
E o pior é que a Ferrari tem razão. Não se encontram mais argumentos para justificar o mau desempenho apresentado pelo Massa. Competência Felipe tem, sabemos. Mas a saída da Ferrari parece ser o melhor para ambos.
Esta pedra já vem cantada há mais de tres meses e o Fellipe, conformado como um doente terminal que se entrega a doença após todas tentativas de cura. É notório que ele já entregou os pontos falta só algum acerto financeiro e alguma “negociata”. tristeza vai ser do Galvão Bueno. Os caras exigirem dele que Monaco é a oportunidade de se redimir, logo Monaco. Tá frito.