Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Mônaco, 1º e 2º treinos livres

Por Fábio Seixas
24/05/12 15:14

Uma quinta-feira frustrante para pilotos e equipes em Mônaco. A primeira sessão foi interrompida 10 minutos antes do fim, com o motor de Kovalainen lavando o túnel de óleo. A segunda teve pista molhada pela maior parte dos 90 minutos.

Alonso, no 1º treino em Mônaco (Jean-Christophe Magnenet/AFP)


 

Sobrou pouco tempo para fazer o shakedown, experimentar pneus, tentar long runs, arriscar voltas lançadas. Esperem, pois, um terceiro treino livre, no sábado, bem agitado.

Pela manhã, o mais veloz foi Alonso, com 1min16s265, 0s365 melhor do que Grosjean, o segundo. Depois vieram Pérez, Hamilton, Maldonado, Massa, Kobayashi, Button, Vettel…

No segundo treino, deu Button, que cravou 1min15s746 de pneus supermacios, quando ainda estava seco. Grosjean foi o segundo colocado, a 0s392. Na sequência, Massa, Alonso, Maldonado, Rosberg, Webber, Kobayashi.

Bruno foi 18º pela manhã e 14º à tarde.

Algumas poucas conclusões/chutes/pitacos:

Grosjean está bem. O que quer dizer que Raikkonen, que não andou pela manhã, também pode aprontar. Num Mundial tão cheio de surpresas, não soa exagero colocar os dois na lista de candidatos à vitória;

Bruno está bem atrás do companheiro, um especialista em Mônaco. Deve ter outro final de semana difícil;

A bronca parece ter surtido efeito, pelo menos por ora. Massa foi razoavelmente bem nesta quinta.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Alex Xavier comentou em 25/05/12 at 15:40

    Aposto no Alonso na pole.

    • Joao Carlos comentou em 26/05/12 at 9:31

      Vai la Bruno !!! Q3 hoje !!

      • Alex Xavier comentou em 26/05/12 at 20:56

        Puxa cara. É uma pena que a história não tem sido assim.

  2. Alex Xavier comentou em 25/05/12 at 15:37

    O Grosjean me surpreende a cada corrida que passa. O Perez parece se manter firme no seu objetivo. Massa está um pouco melhor e o Koba, andando bem como sempre.

    • Alex Xavier comentou em 25/05/12 at 15:41

      E cadê a Red bull!!!!! Só espero não morrer pela boca.

  3. David Santos comentou em 25/05/12 at 11:59

    Eu não aposto em niguem pra esse GP pelo motivo que a F1 se tornou uma verdadeira loteria esportiva. Só sei que a Mclaren, segundo os jornais ingleses, oferecerá R$ 318 milhões para um contrato de 05 anos para o Hamilton!

  4. Luciano Henriques comentou em 25/05/12 at 11:40

    meu palpite para pole position está entre ferrari ( alonso ) e Lotus ( kimi )

    1º Alonso
    2º Kimi
    3º Grosjean
    4º kamui Kobayashi – o herói !
    5º hamilton
    6º FELIPE MASSA , voltando a sua tradicional posição de largada do ano passado, gente , um passo de cada vez.

    abs
    Luciano

    • Alex Xavier comentou em 25/05/12 at 15:38

      Sua aposta é boa mas só faltou o Perez.

      • Luciano Henriques comentou em 25/05/12 at 17:23

        Alex, depois também pensei que o maldanado também pode surpreender entre 4º e 8º

        • Alex Xavier comentou em 25/05/12 at 19:16

          Claro. Tu está certíssimo. Este ano está bom de pilotos. Abs.

          • Alex Xavier comentou em 25/05/12 at 19:20

            …ou melhor, bem de pilotos. desculpa.

    • Racing Fan comentou em 25/05/12 at 18:55

      Acho que dá
      1- Button
      2- Vettel
      3 – Hamilton
      4- Perez
      5- Schumacher
      6- Webber

  5. fabio comentou em 25/05/12 at 9:14

    Fábio, se o MSC voltar a ganhar alguma corrida ele voltará a ficar bom? será mais jovem? os reflexos não estarão mais deteriorados?

    Pq descem a lenha no cara, quando quem errou na verdade foi sua equipe, em 3 das 5 ultimas corridas.

    Muito interessante o limite entre o bom e o ruim traçado pela imprensa e pelo público.

    O antes fenômeno Vettel não é mais fenômeno assim.

    • Fábio Seixas comentou em 25/05/12 at 9:23

      Concordo com você, mas não generalize. Nunca escrevi que ele está ruim, velho ou sem reflexos.
      Abs

      • fabio comentou em 25/05/12 at 10:49

        mas não disse isso de você.
        disse sobre os rótulos colocados, pela opinião, em geral.

        • Icarrow comentou em 25/05/12 at 12:36

          Pois é! A “opinião geral” na maioria das vezes é estúpida!

          • fabio comentou em 25/05/12 at 14:43

            sim

  6. Arnaldo M. Silva comentou em 25/05/12 at 8:43

    Bom dia Fabio

    Temos que esperar o treino livre de sabado,porque ficamos sem paramentro,
    agora mai uma vez, com todo respeito,
    pessoal que comenta no blog só bobagens,só coração nada de razão e um pouco de conhecimento técnico,mas a democracia permite isso.

    Abraços

  7. Leandro comentou em 25/05/12 at 8:32

    Aposto no koba para pole!

    • Luis Kiyoshi Yamashiro comentou em 25/05/12 at 9:40

      pole e pódio , veja Pit Stop do dia 01/05/12

    • Giovane comentou em 25/05/12 at 11:43

      Sou fã desse Japa, ando assistindo as corridas para ver alguma façanha dele!

    • Luis Kiyoshi Yamashiro comentou em 25/05/12 at 22:17

      assista o kamui kobayashi garotinho, dando entrevista no youtube kamui kobayashi.

  8. Thiago Lopes comentou em 25/05/12 at 8:26

    Aposto em Kimi na Pole, Alonso em segundo e Gosjean em terceiro.
    Alguém tem algo diferente?

  9. Murilo comentou em 25/05/12 at 5:16

    Olha, o Bruno conhece muito bem o circuito de Monaco, já venceu quando estava na GP2.
    O carro da Williams é bom.
    Então, não tem desculpa para o Bruno andar lá em 13º/17º.
    Ele tinha que aparecer entre os 10 primeiros no minimo.
    Esse cara é um engodo e desrespeita o sobrenome do tio famoso.
    Cai fora Bruno, vai adiministrar os bois da fazenda do teu avô.

  10. Eli comentou em 25/05/12 at 0:52

    O Massa mostrou hoje que continua sendo grande piloto. Nao se enganem os criticos. Se vcs acompanharam de fato o trino, viram que na segunda sessao ele foi consistentement mais veloz que o Alonso. Pra quem ainda nao sabe, vc pode baixar o aplicativo disponivel no site formula1.com para acompanhar as tomadas de tempo em tempo real.

    • Laudelino comentou em 25/05/12 at 15:47

      É sempre assim. Quando o Zacarias anda rápido o mérito é dele, quando anda lento é culpa do carro inferior ao do Alonso.

      Vai ver a Ferrari faz um carro ruim para não ganhar os pontos do compeonato de construtores (eles odeiam vencer!) , mas desta vez, alguém se confundiu e entregaram o carro batizado para o Espanhol. Acho que até o treino oficial eles vão inverter os carros de novo.

  11. Antônio Luiz Júnior comentou em 24/05/12 at 23:22

    É entediante ler os comentários das viúvas de Massa querendo compará-lo ao companheiro Fernando Alonso. Pior do que isso, é querer atribuir a notória diferença de performance entre os dois pilotos a utilização de carros diferentes. Infelizmente no Brasil o patriotismo beira o ridículo. E se para muitos trata-se apenas de um Dick Vigarista, ajudado pela Ferrari, melhor observar melhor a tabela de classificação do mundial e ver quem está na liderança. Vai ser trapaceiro assim lá longe… vamos parar de falar e escrever besteiras… tenha santa paciência…

  12. 50 Cent comentou em 24/05/12 at 23:20

    A chuva atrapalhou todo mundo, só Button conseguiu dar voltas com os super macios, portanto os resultados são irrelevantes. Aposto pra pole em Hamilton ou Raikkonen.

  13. Galba comentou em 24/05/12 at 22:38

    Gostei dessa do “David”:Um tira leite de pedra e o outro tem intolerância a lactose…MASSA-MOLE-MEDÍOCRE!!!!!

  14. Emerson Neves.. comentou em 24/05/12 at 19:53

    Realmente a grande surpresa foi Felipe Massa na frente de Alonso no segundo treino,algums milesimos
    apenas a frente porque no primeiro Massa tomou quase meio segundo,no mais redbul mal, hemilton apagado,
    Maldonado andando rapido lembrano que ano passado ele foi muito bem até bater em alonso,Por causa da chuva é melhor esperar o terceiro treino livre amanha p/ termos uma ideia melhor antes de palpitar…
    Mas eu me atrevo a dizer que na hora do vamos ver Grosjean Pode até se Classificar bem mais como,
    Massa e Shumacher Estes eu Posto Cenzinho que não ganhaão esta prova.

  15. aladel comentou em 24/05/12 at 19:36

    POR QUE OS TREINOS LIVRES SÃO QUINTA E NÃO SEXTA COMO NOS OUTROS CIRCUITOS????

    • Fábio Seixas comentou em 24/05/12 at 19:37

      Porque em Mônaco é assim.
      Abs

      • Ewerton Moura comentou em 25/05/12 at 11:30

        Péssima e desnecessária resposta.

      • aladel comentou em 25/05/12 at 20:34

        valeu fabio obrigado pela atenção

    • eduardo castro comentou em 24/05/12 at 23:39

      porque a tradição diz que sexta-feira é um dia reservado pelas autoridades para todas as festividades típicas do Principado.

      • Ewerton Moura comentou em 25/05/12 at 11:30

        Precisa resposta.

    • gustavo comentou em 25/05/12 at 9:01

      sexta é dia de “fazer social”, o dia é dedicado a eventos de patrocinadores, etc e tal, um charme a parte

    • Racing Fan comentou em 25/05/12 at 19:08

      É tudo uma questão de organização na verdade. A maior parte do público turista chega entre sexta e sábado. O check in dos hoteis é a partir das 12. A formula 1 neste dia ocuparia muitas horas, no ultimo dia útial da semana, que junto com as outras provas levaria a pista a ficar livre só após as 19 horas. Sem F1 abre-se uma janela para melhor acomodação do público. Além disso é uma questão de custos. Abrindo esta janela, o abastecimento logístico dos hoteis, iates, bares, restaurantes, etc fica mais barato porque a lei sindical obriga a que o trabalho ao sabado seja pago com valores mais elevados a hora. Fica esse tempo livre, no último dia útil da semana, para todo esses serviços de recepção e logística sejam feitos com maior comodidade e otimização de custos e tempo.

    • Guilherme Z. comentou em 25/05/12 at 22:14

      Sexta é dia de festa.

  16. Ricardo Lopes comentou em 24/05/12 at 19:21

    O 2º treino foi breve,mas serviu pra mostrar o que vem por aí.

    Não entendi pq o Kimi andou tão mal, depois le que teve um problema na direção do carro, então, como disse o blogueiro, provavelmente se recuperará na tabela de tempos e estará entre os postulantes à pole. Grosjean mostrou que o ano passado na GP2 fizeram um bem danado, está muito consistente até agora.
    Red Bull ainda não se achou na pista, segundo o Webber pode não disputar a pole, mas ainda pode aprontar alguma surpresa, afinal os dois pilotos da casa já ganharam a prova e sabem o que fazer pra isso.
    Ferrari parece razoável, mas ainda não dá pra dizer se vai disputar a ponta… todavia não deve tomar tanto tempo no grid.
    McLaren, Mercedes, Sauber e Williams também vem bem, essa última com Maldonado altamente motivado e numa pista que conhece bem.

    Será um bom treino o de sábado, antes da classificação, para vermos como ficam as equipes antes de sair pro tudo ou nada. Como andaram pouco com pista seca ainda, certamente ainda tem muito trabalho a ser feito pensando na prova, mas ao mesmo tempo, precisa afinar o setup pra classificação poucas horas depois, hehehe

    Tomara que dê Lotus, afinal pimenta no campeonato é o que torna tudo mais interessante.

    Fabio, palpite pra pole?

  17. JIAP comentou em 24/05/12 at 18:44

    Fábio, é bem legal ver você na TV. Assisti o Redação Sportv. Parabéns!

    • Fábio Seixas comentou em 24/05/12 at 19:31

      Obrigado!
      Abs

    • Mauricio Alves comentou em 25/05/12 at 8:00

      Essa eu perdi!!
      O André Rizek “concedeu” espaço para o automobilismo??
      Essa foi boa!! Eu já tinha desistido de ver o “Redação” há muito tempo porque só falam de futebol!!

      Gostei dessa pequena conquista de espaço!

    • ricardo comentou em 25/05/12 at 10:31

      Jiap
      passa o horário?

      Fábio
      vai ser fixo um tempo pro automobilismo?

      • Fábio Seixas comentou em 25/05/12 at 12:03

        Caros, não sei. Eu apenas sou eventualmente convidado para o programa.
        Abs

    • Ricardo Lopes comentou em 25/05/12 at 11:47

      Eu também assisti, mas falaram muito pouco sobre automobilismo… ou talvez a gente é que seja muito fominha e sempre quer mais, hehehe

  18. Marcelino Madruga comentou em 24/05/12 at 18:06

    Vamos esperar uma reação de Bruno no sábado.Senão,é melhor deixar o primeiro treino com o Valterri mesmo..

    • Mauricio Alves comentou em 25/05/12 at 8:01

      Pode esperar sentado, amigo!! Pare de se iludir!!
      Daquele mato não sai coelho mesmo!!

  19. jujubinha comentou em 24/05/12 at 18:01

    E o BICAMPEÃO MUNDIAL?? Esqueceu q ele existe?? O atual líder do campeonato, ele mesmo!

  20. Celio Ferreira comentou em 24/05/12 at 17:28

    Tem cada comentário inutil !!!!!!!!!!!!!!

  21. Thalisson comentou em 24/05/12 at 17:26

    Levar quase 1s do Maldonado é tenso… A williams deve está bem arrependida de ter deixado Rubens de lado, pois o investimento a menos em patrocínios do Rubens teria um retorno na pista com pontos e no final do campeonato, mais dinheiro e patrocínios direto para equipe, já que bons resultados é uma porta aberta para isso…

    Massa evoluiu muito… vamos ver sábado…

    Passem la galera: http://www.tudoemtecnologia.com/

    • Mauricio Alves comentou em 25/05/12 at 8:03

      Finalmente um comentário que vale a pena!!
      Porque será que as viúvas e a pachecada não vêem isso que você falou??

      • Carlos comentou em 25/05/12 at 15:56

        Chorando por causa do Rubinho não é ser pacheco e viúva???? Cada comentário…

        Obs 1: Rubinho tomava pau do Maldonado direto, e não adianta vir com desculpa de carro ruim, pois os carros eram os mesmos pros dois… E o Maldonado estava no PRIMEIRO ano dele de Fórmula 1, contra 19 do Rubinho…
        Obs 2: O Maldonado inexperiente ganhou uma corrida sem ter ninguém pra “acertar” o carro pra ele…
        Obs 3: O carro da Williams deste ano foi todo reformulado, ou seja, o Rubinho não ajudou em nada no desenvolvimento do carro 2012.
        Obs 4: Queria saber da onde veio esta fama de “grande” acertador de carros do Rubinho… Quando ele foi pra Ferrari, a mesma já era vencedora… Em todas as equipes que o Rubens correu, sempre tomou pau do companheiro, ou seja, era brilhante acertador de carros, mas só conseguia ajustar o carro do colega?!??!

    • Ricardo Lopes comentou em 25/05/12 at 11:45

      O Frank deve tá bem preocupado com isso, pois é um dos mais – senão o mais – habilidosos donos de equipe em conseguir patrocínio. Em que pese a fase horrível de saúde financeira que o time vem experimentando há algum tempo.
      O trade-off entre o Rubens com o gabarito técnico/resultados versus o Bruno com o gabarito financeiro/potencial só poderá ser respondido ao longo do ano, mas é um exercício de palpites tentar cravar qualquer previsão. Se o RB estivesse pilotando esse carro com motor Renault e aerodinâmica bem nascida, estaria com resultados ainda melhores que os do Maldonado até aqui? Talvez sim, talvez não, ninguém pode garantir um ou outra coisa…
      Enquanto torcedor brasileiro, eu gostaria de tê-lo visto nessa posição, com um time de garagistas, um carro bem nascido e com bom potencial para evoluir pela temporada e dirigindo com toda a experiência de 19 anos no esporte.

  22. Thiago Pomkerner comentou em 24/05/12 at 15:40

    Gostei do treino do Massa, apesar de não acreditar que seja o começo do fim do drama. Vamos esperar amanhã.
    O Bruno está virando a grande decepção do ano e o Maldonado a grande surpresa.
    Aposto na pole do Kimi sabado.

    Fabio, vi na chamada na Band das 500 milhas, e dizia se tratar do “Circuito mais tradicional do automobilismo”.

    Voce concorda que Indianapolis seja mesmo o circuito mais tradicional do automobilismo?

    • Ricardo Lopes comentou em 24/05/12 at 19:10

      Enquanto circuito, concordo com eles sim… é que o “tradicionalismo” está sendo medido em anos de existência.
      Mônaco, por exemplo, talvez possa ser declarada a mais tradicional prova da F1 (ok, alguns vão dizer que é Monza ou Silverstone), mas é uma pista de rua.

      • Mauricio Alves comentou em 25/05/12 at 8:05

        Vamos colocar dessa forma: Mônaco é a pista de rua mais tradicional e a prova mais charmosa do campeonato.
        Silverstone seria a mais tradicional em termos absolutos por ter sido o palco da primeira prova da história da F1 como categoria organizada!

        • Ricardo Lopes comentou em 25/05/12 at 11:36

          Correto, mas o que a chamada da Band ta pregando é que a pista de Indianapolis seja a mais tradicional do AUTOMOBILISMO como um todo, não apenas da F1… bem, os caras já estavam lá há um século, não da pra negar que ja deram muita volta acelerando, hehehe

  23. Marcelo comentou em 24/05/12 at 15:39

    Como eu disse antes Fábio, o Bruno não continua ano que vem na F1, infelizmente… Essa história de aprendizado e quiometragem já deu.

  24. Nelson® - SP comentou em 24/05/12 at 15:35

    “A bronca parece ter surtido efeito, pelo menos por ora”

    Que bronca que nada. Mônaco é um circuito travado e por isso os carros que em pistas velozes normalmente ficam no pelotão intermediário conseguem um desempenho próximo aos carros de ponta a depender do talento do piloto. O carro do Massa é bem pior que do Alonso, não tem velocidade nas retas e até com asa aberta tem dificuldade de ultrapassar. Em Mônaco só os bons se sobressaem. Só para constar: em 2011 Massa não completou a prova porque bateu. Em 2010 Massa ficou em 4º e o Choronso em 6º.

    • Thiago Pomkerner comentou em 24/05/12 at 15:41

      “O carro do Massa é bem pior que do Alonso”
      É cada um..

      • Juninn comentou em 24/05/12 at 18:02

        Eu acho também…
        Claro que não podemos falar que “é bem pior”, mas o massa não tem o mesmo equipamento não. Ninguém confessa, mas o Massa é muito mais lento que o Alonso, e essa diferença não pode ser só no braço, por mais que o Alonso seja superior.
        Veja um exemplo entre Vettel e Weber.
        O Vettel é um piloto muito , mas muito melhor que Webber, mas mesmo assim a diferença ainda é pequena , em uma equipe que preza, em primeiro lugar, pela competição “honesta” entre seus dois pilotos.

        • Thiago comentou em 25/05/12 at 10:45

          Vc pode me explicar então o porque de a Ferrari ter um carro “bom” e um “ruim”?
          Pq jogar o campeonato que mais dá dinheiro (construtores) no Lixo? Pra queimar o Massa? a troco de que? Quem é o Massa pra ser queimado?
          Não seja ingenuo, é braço sim.. um time dá mais atenção ao primeiro piloto, mais engenharia de prova, mais ouvidos aos rumos do desenvolvimento… e só.. o carro é basicamente o mesmo e se o Massa quisesse comandar o desenvolvimento do Carro deveria ter posto o Alonso no bolso quando este chegou na escuderia, não teve capacidade pq faltou braço.
          Alonso é nível Senna (A), Schumacher, Prost, Piquet… Gostem dele ou não, jogue sujo ou não, ele é bom de braço e ponto final. Massa não é! Só anda perto se der pra ele um carro muiiiito bom e muuuiito equilibrado.

          • Nelson® - SP comentou em 25/05/12 at 14:23

            Quem tem que explicar é a Ferrari e seus engenheiros. Eu não afirmei que Massa é um piloto excepcional ou melhor que o Alonso, mas o fato de andar muito atrás só se explica porque o carro dele é pior que do Alonso. Na reta não tem segredo nem precisa de braço. É só pisar fundo. Em Barcelona o Massa teve dificuldade de ultrapassar na reta mesmo com asa aberta.

          • Laudelino comentou em 25/05/12 at 15:56

            Para chegar em boa velocidade no final da reta, é preciso fazer bem rápidas as curvas que as antecedem.

          • Nelson® - SP comentou em 25/05/12 at 19:48

            Ao Laudelino,

            Isso é bobagem. Um F1 é capaz de atingir 100 Km/h em 2 a 3 segundos mais ou menos. Atingir a velocidade máxima vai depender do tamanho da reta. Em Barcelona a reta é bem longa e mesmo assim o carro do Massa teve dificuldade de ultrapassar mesmo com asa aberta.

    • silvio comentou em 24/05/12 at 16:06

      E so pra completar! Em 2010 o choronso ficou em 6 depois de ter largado em ultimo. Ok?

      • Nelson® - SP comentou em 24/05/12 at 17:02

        Logo na 1ª volta a Ferrari chamou Alonso para trocar os pneus. Além disso a corrida teve 4 safety cars e Shummy tomou uma punição no final senão teria ficado à frente do espanhol. E mais: só 13 carros terminaram a corrida. Alonso chegou na frente de Nico Rosberg, Adrian Sutil, Vitantonio Liuzzi, Sebastian Buemi, Jaime Alguersuari, Schumacher e Vitaly Petrov, na maioria galinhas-mortas.

        • Thiago comentou em 24/05/12 at 18:15

          Agora q entendi.. ta certo vc mesmo. O Massa ficou na frente do Alonso numa corrida maluca em 2010 e portanto ele é melhor q o Alonso pra sempe! Certíssimo vc.
          Alias, vc rotula o espanhol de “choronso” mas ja parou pra ler as declações dos pilotos desde o ano passado? quem está chorando? hora por causa dos pneus, hora por causa da estabilidade… enquanto isso o “choronso” ta disputando o título.
          O Massa lembra o Barrica em 2009.. colocando a culpa no freio.. quem sabe ele tivesse acelerado mais ao inves de ficar freando tinha ido melhorzinho.

          ACORDA PRA VIDA RAPAZ. UFANISMO É DIFERENTE DE PATRIOTISMO.

          • Nelson® - SP comentou em 24/05/12 at 22:20

            Diga aí onde que você leu que o Massa é melhor que o Alonso. No meu comentário não foi.

          • Thiago comentou em 25/05/12 at 10:50

            “O carro do Massa é bem pior que do Alonso”
            “Em Mônaco só os bons se sobressaem”
            “Em 2010 Massa ficou em 4º e o Choronso em 6º”

            O q mais vc quer q eu te explique meu caro? interpretação de texto?

          • Nelson® - SP comentou em 25/05/12 at 14:07

            Ao Thiago,
            Me explicar o que eu mesmo escrevi? Não me faça rir. Só diga onde que eu escrevi que o Massa é melhor que o Alonso.

        • silvio comentou em 24/05/12 at 20:44

          Alias meu caro Nelson…vou até corrigir um pequeno erro nosso. Alonso terminou aquela corrida na 7 posição e 6 como dissemos a cima. E Alonso foi o unico a fazer algumas ultrapassagens no inicio da corrida, pois largou dos boxes e sendo um extrategista como o é, parou na primeira volta e colocou pneus para ir até o fim desta. Aquela corrida foi bem chata, pois teve muito abandonos e poucas ultrapassagens…e o Massa largou em 4 e chegou em 4. Mas antes ele ja havia tomado aquele passão na entrada dos boxes no gp chines exatamente do CHORONSO.

          Se não me engano foi nesse gp que o Shumi passou Alonso em bandeira amarela e depois devolveu a posição ao espanhol.

          • Nelson® - SP comentou em 24/05/12 at 22:28

            Quando Alonso comia poeira do Hamilton na MacLaren porque o inglês era priorizado quem chorou mesmo? O CHORONSO.

          • Cica Alves comentou em 25/05/12 at 12:46

            Coitadinho do Nelson, que luta ingrata!

          • Nelson® - SP comentou em 25/05/12 at 13:59

            Ao Cica Alves,
            Tente outra vez. Faltaram os argumentos.

    • Ricardo comentou em 24/05/12 at 16:16

      kkkkkkkkkkkkkkkkk, eu entendi errado ou vc disse q o Massa é muito bom e se sobressai perante o Alonso . Meu Deus , cada comentário q me aparece…:p

    • Luiz comentou em 24/05/12 at 16:32

      Se o carro do Massa é tão ruim assim deveria ter um monte de equipe pra contratá-lo no ano que vem…..

    • itamar comentou em 24/05/12 at 16:54

      É sim, o carro do Alonso tem uma peça de melhor qualidade conhecida como piloto, já no carro do Massa não tem.

    • Carlos Patrocinio comentou em 24/05/12 at 18:09

      “Em Mônaco só os bons se sobressaem. Só para constar: em 2011 Massa não completou a prova porque bateu.” Só eu estou vendo um antagonismo aqui?

      No mais, tentar comparar Fernando Alonso com Felipe Massa é brincadeira, né? Pelamordedeus!!!!

      • Nelson® - SP comentou em 24/05/12 at 22:45

        Ayrton Senna bateu em Mônaco. Você viu antagonismo? O termo correto seria contradição.

        • Thiago comentou em 25/05/12 at 10:53

          Quantas corridas o Massa ganhou em Mônaco e em quantas bateu?

          • Nelson® - SP comentou em 25/05/12 at 13:55

            Sua pergunta está fora de contexto. Nigel Mansell, por exemplo, nunca venceu em Mônaco.

    • David comentou em 24/05/12 at 18:24

      Tá de brincadeira. O Alonso deve ser o melhor dentre todos os pilotos da temporada (tirando o Schumi que é outra história), e você vem dizer que a vantagem que ele tem sobre o Massa é por causa do carro? O Massa com o melhor carro de todos em 2008 conseguiu perder pro Hamilton, enquanto o Alonso, com uma carroça, disputa a liderança do campeonato. Um tira leite de pedra e o outro tem intolerância a lactose…

      • Nelson® - SP comentou em 24/05/12 at 22:25

        Quem perdeu o título foi a Ferrari por causa das muitas lambanças que fez.

    • Glauber comentou em 24/05/12 at 18:50

      Não sei por que essa cambada tem tanto gosto de desmoralizar o Massa e puxar saco do chorão. Se o cara está em má fase, ou se ele é um piloto mediano, que seja, paciência; mas o pessoal aqui FAZ QUESTÃO de ficar enfatizando isso e menosprezando o piloto brasileiro, não sei a troco de quê.
      Sinceramente, não sou grande fã do Massa desde que ele abriu para o Alonso passar, mas sou muito menos apreciador do espanhol, que, além de ser um bebezão chorão, é um Dick Vigarista à lá “Michael Cheatmaster”.

      • Eugen comentou em 25/05/12 at 4:34

        Glauber, falou e disse, meu caro! Melhor comentário desta reportagem: to contigo e não abro !!

  25. David comentou em 24/05/12 at 15:20

    Bruno Lalli: Piloto medíocre e limitado! Senna: Piloto excepcional que morreu em 1994!

    • jãoponeis comentou em 24/05/12 at 16:15

      uau…sério?

      • Ricardo comentou em 24/05/12 at 19:16

        O povo cria expectativa e depois se decepciona. Eu já não tô nem criando expctativa com o Felipe Nasr, porque quando chega na F 1 o buraco é mais embaixo.

        • Celso Zurdo comentou em 24/05/12 at 21:40

          Lamento, mas este rapaz chamado Nasr, nada tem de especial… apenas é um bom piloo mas que não é excepcional. Me desculpe, mas apenas o Fabio Seixas e mais meia duzia de iludidos acho que ele será grande… me desculpem, mas os pilotos realmente fenomenos, o são tão em outros aspectos. Eles tem uma capacidade de raciocinio e fluencia de expressão, lógica e percepção acima da média. Há algum tempo atrás vi uma reportagem do Nasr com o Reginaldo Leme, e me desculpem, mas o garoto precisa de umas aulas para aprender a se expressar, ele é confuso e sua linguagem inculta e coloquial, são de dar vergonha. Ok, isso não o impede de ser um bom piloto ( e realmente espero que se torne um), e nem estou querendo ser discriminatório com o rapaz… mas não lembro de um gênio do automobilismos sem as caracteristicas que citei.

    • thiago comentou em 24/05/12 at 18:49

      Perai..deixa eu entender. Então só pq ele não tem o mesmo talento do TIO (portanto, parente), não pode usar o mesmo sobrenome? Cade essa lei? Cada pacheco que aparece viu..

    • arno comentou em 25/05/12 at 6:45

      Se ele era excepcional como vc diz, por que não conseguiu fazer a curva em 1994. Seria o destino, para evitar a decadência, ou seria nervosismo pela incopetência de não conseguir guiar e arrumar um carro ruim.

      • joao comentou em 25/05/12 at 10:20

        ele não conseguiu fazer a curva? kkkkkkk quem nao fez a curva foi a barra de direção, e não o ayrton.

      • Sergio Melo comentou em 25/05/12 at 10:22

        Pense em um comentário medíocre!

      • noname comentou em 25/05/12 at 11:53

        Quanta besteira! É “Arno” ou “Asno” ?

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).