Pit Stop #228
15/05/12 10:40O Pit Stop desta semana faz um cálculo: o Brasil enfrenta seu pior campeonato na F-1 desde 1979, quando Piquet estava começando e Emerson e Alex sofriam na Copersucar.
(O Mundial de 1997 também foi péssimo. Mas Barrichello conseguiu pelo menos superar o companheiro de equipe, Magnussen. Agora, nem isso.)
Lá vai…
Comentários
Publicidade
Publicidade
Fabio numa boa vou ter que concordar com o Carlos que comentou abaixo, antes dessa corrida o Bruno era a sensação, Maldonado ninguém falava e agora estão todos inclusive você acabando com o Bruno.Não acha que é precoçe isso?? até o Fitipaldi que é gênio estava elogiando ele e olha que o Homem entende eu não vi ele criticando o Bruno por causa de uma corrida.Não acha que estão pegando pesado demais com o Bruno??
Não estou acabando com o Bruno. Estou sendo coerente. Usei a pontuação e a colocação no campeonato como argumentos antes, continuo usando agora.
Abs
Ronei também concordo com voce , o Bruno SENNA , está sendo subjulgado na
F1, é um bom piloto ainda mais que : teve de respeitar o Luto da familia por causa da morte de AYRTON SENNA, esta provado
a capacidade dele, apenas criticas estão voltadas porque é um piloto pagante com o apoio do Bilionário Eike Batista , que na
visão viu um futuro promissor em Bruno e ainda mais Eike foi campeão mundial de motonautica e sabe muito bem como fica
a sentimento de um atleta apaixonado por
velocidade, a familia de Bruno Senna deixou-o participar de competições em 2008 , onde Senna foi campeão pela gp2 no circuito de MONACO, houve um frenezi
em torno dele , a Honda queria Bruno correndo para equipe, só que Ross Brawm
comprou a equipe e contratou o bi-experiente Barrica , que não foi campeão pq é um pé de chinelo, seu companheiro BUTTON foi campeão Mundial , Bruno amargou na HISPANIA 2010 ridiculo inicio
aceitou ser reserva na Renault, apenas correu 8 vezes , uma delas na chuva , pra
delirio dos fãs , saiu-se muito bem , pois o mago Ayrton Senna ensinou Bruno a pilotar Kart ,correndo na chuva , ensinando a atacar as curvas sem medo , aos 9 anos do muleke, infelizmente o destino seifou a vida do tri campeão . Para relembrar os pilotos famosos altamente experiente em corrida formula 1
meteram pau nos pilotos pagantes como se um crime tal atitude, porém estes pilotos nunca fizeram nada em termo de destaque : Alguensuari, Nick Haifeld,Sutil, Barrichelo , entre outros . Eu assito F1 a mais de 3 decadas, e sou imparcial na minha avaliação , logico não sou jornalista e tão pouco critico , apenas vejo a v elocidade como um hobby ou uma ilusão por não estar lá correndo , um
fã vê as corridas como um espelho , que está lá para ser observado e admirado é assim que vejo a velocidade , estou com vc e um dia as coisas vão modificar e as
pessoas darão razão a logica, há ainda temos Felipe Nars, Luiz Razia, na GP 2 BRASILEIROS nas pistas , sem falar de Helio Castroneves, Tony Cannan F.Yndi abraços ……
Ainda bem que vc é “imparcial”… Se fosse parcial estava buscando o endereço de qualquer um que criticasse o Bruno Lalli. E outra coisa: o Lalli NUNCA foi campeão de nada, muito menos em Mônaco, que é uma das suas 3 ÚNICAS vitórias na GP2 em 41 (isso mesmo 41 corridas!!!). Vai se informar primeiro…
Que diferença faz elogiar ou criticar um piloto!? Quando um piloto é bom de verdade não são as críticas ou elogios que fazem dele um piloto com garra e rápido! Os números falam por si só, nesse momento Bruno Senna está mais lento até mesmo que o piloto reserva!
F1 tambem é investimento (mais ate que esporte), por isso ha um fato nessa corrida a ser resaltado. O retorno que ja deu o investimento de Senna, mesmo sendo na pele (macacão e capacete) de Maldonado. Que bom ver o destaque que tiveram Embratel, Gilette, MRV. Positivo para outras entrarem ne Seixas.
Ao fabio que comentou as 12,28,pelo menos voce leu o meu recado,obrigado.
Só vou dizer aqui o que disse quando anunciaram o Senna no lugar do Barrichello: o Eike Batista entende de ganhar dinheiro. Nada de Formula 1.
Qual é mesmo o nome do brasileiro que andava na frente do Maldonado no ano passado?
Em compensação, meu caro Seixas, nunca tivemos tanto exotismos e ridicularias:
-criticas por tentativa de ultrapassagem do patrício em retas;
-sambinhas em que pés e cérebro não se afinam;
-“Vou falar e vou falar e…buáááá! Pronto, falei”;
-“culpa do pneu, do adversário mais lento, do mais rápido, da suspensão, da mola, do rebimboca, das borboletinhas (“Que que é isso aqui? Câmbio? Atrapalha, sabia”;
-“Vou ser Senna. Vou se Senn. Vou ser Sen. Vou ser S. Ih! ultrapassou de novo!!!. Mau colega.”.
Fábio,
faz 28 anos que o Brasil não coloca um piloto diferenciado na F-1! Isso mesmo, o Ayrton foi o último, de lá pra hoje não colocamos nenhum grande vecedor, por isso temporadas como esta deverão ser mais comuns…. temos que nos acostumar….
O Mal danado administrou muito bem as voltas finais, tinha o carro na mão, o Alonchorão deu tudo mas desistiu. Um cara que ainda vai subir no pódium em 1.o vai ser o Raikonen, mais uma volta e ele seria o segundo. Erro de calculo da equipe quando a ultima parada.
A Lotus errou feio foi no 1° PitStop ao colocar macios no Kimi e no Grosjean (acho que foram os unicos) perdendo rendimento no 2° Stin. Mesmo assim Kimi voava no final, mais uma volta e passava Alonso e olha lá se não colocava o Venezuelano tambem no sufoco.
‘Alonchorão”?!!!! A realidade é muito clara: chorões são os mimadíssimos aqui Barrichello (verdadeiro chorão, o Barrichorão) e Massa (Felipinho chora todas).
É simples questão de talento. O Alonso manda na Ferrari e tratou de destruir o Massa psicologicamente. E o Bruno é um bom piloto mas não é excepcional. Agora esta vitória da Williams com Maldonado…não sei não…vamos ver as próximas corridas.
Todas as matérias que li essa semana falando do péssimo momento do Brasil na F1, tocam, de alguma forma no nome de Rubens Barrichello: “o mundial de 1997 foi péssimo, mas pelo menos Barrichello conseguiu superar o companheiro”, “pelo menos quando tínhamos o Rubinho, ele era carismático e segurava o público, por isso o Brasil mantinha boa audiência na F1”, “Rubinho nunca amargou tamanha diferença para seu companheiro de equipe na F1”, entre muitas outras citações… Ué, não era esse cara que o Brasil massacrava até o ano passado? (Fábio, usei as citações não para atacar os jornalistas, mas aos torcedores e público em geral que pegavam muito pesado com ele).
Para refletir! Abraços a todos!
Não sei mas desde a morte do Senna o Brasil está com uma falta de sorte absurda na F1. Primeiro o Barrichello (excelente piloto), teve sua carreira atrapalhada pela morte do Senna ao se colocar como substituto. Segundo o Massa que foi campeão em 2008 mas não levou o titulo… primeiro pelo motor estourado na Hungria a 3 voltas do fim e depois pelo Piquetgate!!! Sai pra lá ziquizira!!!!!!!!!!
Tanta especulação pra alguém no lugar do Massa na Ferrari, mas faz certo tempo que não ouço mais falar do Kubica…
Fábio, sabe algo sobre ele? Será que tem condição de voltar para o grid em 2013?
Kubica já era nunca vai ser o mesmo pode
até andar de dtm coisa etal mais na f1 um
abraço..
Este acidente acordou o kimi por isso ele voltou
p/ a f1 muito mais seguro do que ralys..
Uma pena tinha lugar em quanquer equipe
na f1 ………
Prezado Fábio,
Nenhum comentário sobre o Hamiton ? saiu de último e terminou em oitavo! quando é para criticar você é um dos primeiros ……
Nāo ė só esse aí não. O Galvāo também porque o Hamilton só dá pau no Massinha e eles ele só perdem audiência, patrocínio e enchem niossa paciência. Era a mesma coisa com o Schumi e o Burrinho ops Rubinho, que eles achavam que era melhor do que o alemāo. Assim como acham o Felipe melhor que Alonso, Hamilton, Vettel, Kimi etc etc.
Acredito que o Bruno deve pontuar em Mônaco, mas acredito também que o Maldonado terminará à sua frente!
Se o Bottas(piloto reserva) consegue ser o 5º melhor na primeira sessão e o Bruno nas outras duas e no treino oficial não consegue ficar no top 10, então é incompetente! Bruno Senna alega que precisa configurar o carro que tem uma configuração diferente da usada por Bottas, mas esse pega o carro do zero, início dos trabalhos e anda rápido, logo a desculpa do Seninha é esfarrapada!
Cara, sinceramente nao vi. Quais foram os tempos desse quinto lugar do Bottas e os do treino do Bruno, vc sabe?
1º treino livre: Valtteri Bottas/Williams-tempo:01:25.120
Maldonado/Williams-tempo:01:26.297
2º treino livre: Bruno/Williams-tempo:01:25:047-18º lugar
Maldonado/Williams-01:24.468-13º lugar
3º treino livre: Bruno Senna /Williams-tempo: 01:24.409- 14º lugar
Maldonado/Williams- tempo:01:23.336-2º lugar
Treino Classificatório: Maldonado- Pole
Bruno Senna:tempo-01:24.981-17º lugar
Placar em largadas na Williams: Maldonado 5×0 Senna
São os fatos que a Globo não divulga, esconde!
è verdade galvão no começo da trasmiçao,
fez questão de falar que bruno tinha 14 pontos e maldonado 2…
Em fim diferente de massa bruno ainda tem credito mas da qui pra frente ,tem que andar
no mesmo ritimo de maldonado e mais rapido
que o piloto reserva bottas que foi muito bem
É, só que Bruno tinha 14 pontos antes da corrida e Maldonado 04…
Parecer que tem um certo narrador na globo que não pode falar as verdades sobre Bruno Senna, será por qual motivo$
Primeiro treino de sexta, a maioria dos pilotos fazem com tanque cheio, como vai ser o unico do Bottas, ele vai no Bafo para impresionar. Mesmo assim o tempo do Senna foi superior ao do Bottas. Fim de papo!
tambem vou nessa possibilidade colocada pelo Bruz.
Nunca mais vamos saber quem é o mais rápido pelo treino livre ou classificatorio.
Precisa ver as condições gerais. Quantidade de combustivel…pneu…tudo isso… não adianta já começar a chamar o cara de incompetente.
Fábio, tenho certeza que não foi por maldade, o que na verdade é ainda mais preocupante…
…Mas percebe que você, ao citar pilotos que ainda não ganharam (atendo-se a possibilidade de que um sexto diferente piloto vença na sexta corrida), conseguiu se esquecer do Hamilton?
Citaste até o Perez, o Koba, mas o Hamilton, vice-líder, não.
Ano passado já me embasbacou a sua afirmação de que Button “engoliu” o Hamilton (quando os números, numero de vitórias, de poles e de quem largou na frente do outro mostram outra coisa), e agora mais essa?
Me diga, numa boa, não gosta do negão por algum motivo? O acha superestimado?
abraços
Ops, é verdade. Ato falho. Não tenho nada contra o Hamilton, considero-o dos melhores e um dos candidatos ao título.
Abs
Fábio,boa tarde.
Valeu pela humildade.Também,já havia percebi a situação que Mario comentou.
Abraços,Cesar.
É, mas se o Hamilton ganhar, estará repetindo a equipe, pois o Button já venceu.
hamilton ganharia de boa se tivesse largado
como pole a historia seria outra,e vale resaltar que hemilton mesmo não ganhando,
é vicelider esta mais maduro,nesta corrida poderia ter batito coisa e tal mas mesmo largando em ultimo chegou em sexto..
e o fabio tem razão grande candidato ao titulo.
Acho que é histórico essa coisa e vício de ter que torcer pra um brasileiro e não viver sem eles. Vc comentou sobre isso em outro comentário já Fábio. É histórico mesmo?
Eu torço pra McLaren e ponto final, não me interessa os pilotos. Acho q falta isso pro pessoal, se identificar com algum time assim como no futebol.
Minha preocupação com a Ferrari e a situação do Massa é próxima de zero e quando ele disputou contra o Hamilton o título, em 2008, vibrei muito quando o Glock não resistiu e foi ultrapassado.
Fábio, qual sua opinião sobre o parafuso ter machucado mais o espírito do que cabeça do Felipe naquele acidente?
Era mola. E não foi isso.
Abs
foi sim. além de ser ruim mesmo.
Fábio com certeza o acidente piorou a capacidade do Massa, esses dias vi o videio do GP da Hungria de 2008. Não é o mesmo piloto! Estamos caminhando para a F1 sem pilotos brasileiros em 2013 ou mesmo em 2012!!!
o que foi entao?
Já escrevi sobre isso dezenas de vezes. Em resumo, o “faster than you”.
Abs
vc pode traduzir obrigado e mais já que vc
já escreveu dezenas de vezes um poste sobre massa com extatiscas antes e depois do acidente de 2009 seria intereçante.
Na minha opinião depois da regra de largar com o tanque cheio Felipe Massa não foi bem e coloco shumacher tambem..
mais kimi não teve problemas..
É verdade, mas grandes campeões também devem ter coragem e força mental para superar uma dessa. Coragem até mesmo para dar um pé na Ferrari e recomeçar a carreira em outro lugar. O Barrichello viveu experiencia pior e ainda continuou competitivo….
Rubinho passou por 500 mil mudanças na formula 1 e o cara continuou competitivo. Isso é desculpa pra falta de talento.
Concordo com o Fabioo. Não tem nada haver com a mola. Na verdade o cara nunca foi bom. Foi quase campeão por uma combinação de fatores. Cara que toma 1 segundo do companheiro constantemente nunca teve talento. Pode se aposentar.
Era mola mesmo. O parafuso fica por conta dos dias que eu passo enterrado aqui na fábrica.
Se não foi, então, foi mesmo o Alonso.
Na guerra de nervos o espanhol derreteu os do Massa a exemplo do que o Weber fez com o Pizzonia.
Pena.
Obrigado pela atenção e um abraço
Acho que, por sorte, a fia conseguiu fazer um regulamento onde a estrutura de cada carro (distancia entre eixois, escapamento etc) com sua melhor aerodinamica se adapta melhor a determinado tipo de pista. Assim em pistas diferentes tem se carros diferentes mais velozes. Por outro lado, esta claro que a williams e a LOtus foram as que mais evoluíram com os testes.
O Bruno pra mim, está sendo a maior decepcao do campeonato. Maldonado claramente vestiu a willians muito melhor. Os dois venceram na gp2 em monaco, em grandes corridas, mas acho q Maldonado leva de novo a frente do bruno. Felipe nashr tambem ta fazendo um papelao na GP2, ta tomando um lé do valsechi. Logo a tal esperança Brasileira virou pó. Acho q pra substituir o massa, o bottas era uma boa. Ta sempre a frente do maldonado nos tempos, super rapido e disponivel. Tira a pressao do senna nos treinos, volta pra willians em 2013, e garante uma boa equipe ate o final de 2012. Seria legal ve-lo em Monaco já.
Prá levar na brincadeira os fiascos do piloto brasileiro, podemos usar o conhecido bordão, invertendo-o: NÃOOO GAAANHA MAAAISSSS… FELIPE MASSA !!!” rsrsrs
Ele perdeu velocidade e a confiança. O parâmetro é Fernando Alonso e a diferença 0,5″. É muito e é constante.
É, o Hélio de Angelis morreu mais ou menos uma semana depois do acidente, no hospital. Se a memória não me falha.
É Elio sem agá. Me lembro que alguns amigos me chamavam de Elio de Angelis, bons tempos aqueles, na época eu era super fã do Piquet.
Ahahahaha! É, tinha um amigo meu lá no RS que se chamava Lucas é nós chamávamos ele de Luca Badoer. Valeu pela correção Hélio.
É isso aí amigão, pena que nossos pilotos de hoje não fazem nem sombra aos de antigamente.
Bem nessas.
A coisa, pra variar, é simples. Inflaram o Massa quando, mesmo naquele bom momento da carreira, fizeram dele grande piloto. O tempo é senhor da razão, senhores.
Massa nunca foi o piloto pra justificar uma decepção tão grande assim.
Ap
oiado!Massa medíocre!
Fábio, a corrida de Mônaco pode ser boa para o carro da Ferrari, que perde tanto para os outros em retas longas? Nesse caso, Alonso brigaria por vitória, quem sabe com o Kimi. Seria sensacional ver os dois melhores pilotos de hoje (disparados) se pegando pelas ruas de Mônaco. E que vença o melhor (embora eu torça um pouquinho mais pelo espanhol) (mas a vitória do Kimi valeria o recorde de 6 pilotos, 6 equipes, em 6 corridas. Lindo.).
Quanto aos brasileiros, acho que o Bruno pode e deve melhorar nas próximas corridas. Só depende dele, já que o carro tem se mostrado, no mínimo, digno. Já o Massa, é uma pena, tem passado vergonha na pista. O carro é ruim? É. O companheiro dele é o melhor piloto do grid? É. Mas andar lá atrás assim é complicado.
Você fala umas coisas a respeito do B. Senna que não tem muito haver.
Até uma semana atras ele era o melhor dentro da equipe muito bem em corridas e tudo mais. Sendo elogiando pelo padok e por ai vai.
Agora só pq teve um fim de semana ruim, ele ta levando pau do companheiro, é um roda presa, etc.
Seeee ele ganhar então vc vai falar oq.
Uma certeza eu sei puxar o saco, isso sei que vai.
Parabéns pelo programa!
Uma pena, mas eu gostaria de saber porque o programa está bem curto. Acho que os 4 ou 5 últimos já não passam de 9 ou 10 minutos! antes era uma média de 14 à 15 minutos. Fora a ausência de alguns quadros! Abs…
para quem quiser alegrar um pouco esse dia cinzento:
http://blogdogroo.blogspot.com.br/2012/05/lado-b-do-gp-espanha-os-recados-do.html
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Uma coisa… A Mclaren está jogando fora o campeonato… Já jogou no mínimo 2 corridas fora e ainda fez os pilotos perderem umas 2 posições em algumas corridas por trapalhadas nos boxes… é a equipe que está mais decepcionando… Até a Ferrari está conseguindo melhores resultados… só não está bem nos construtores porque só corre com 1 piloto… o outro é apenas figurante.
http://www.tudoemtecnologia.com/
fabio,na sua opnião,ate que ponto o fato do Bruno estar fazendo um treino a menos esta influenciando na sua performance e no acerto do carro pra classificação e corrida?
De maneira alguma, veja o Bottas anda um treino e consegue ser mais rápido que o Maldonado e do que Senna na 2ª sessão quando a pista está mais emborrachada. O Bottas treina apenas 1 sessão e o Bruno duas e mais a oficial e fica bem atrás dos demais pilotos! Vale lembrar que na Espanha o Bottas foi 5º no primeiro treino livre!
Parece lógico?Tire suas conclusões
Ficamos todos na expectativa de algum comentário mais contundente sobre o que vem sendo noticiado na imprensa sobre uma possível substituição do Massa ainda durante a temporada.
O que você acha Fabio?
Já respondi aqui que acho que ele fica até o fim do ano.
Abs
obrigado
Desculpa o quer dizer abs no final dos seus comentarios…
E por que vc tanta certeza que ele fica a´te o final do ano…….
depois desta corrida até o pai dele se vc o dono da ferrari mandaria ele embora…
Eu acho que mais duas corridas como na Espanha e não havera como sustentalo na equipe.
Fabio,tudo tem o seu tempo.Nunca vi tantos torcedores brasileiros torcendo contra os brasileiros da formula 1 .O esporte é para ser curtido,e devemos escolher alguem para torcer.Vamos nos unir e pedir para que apareca um piloto nosso e que seja vencedor.
Se denomina Rubone não é a toa. Que bobagem é essa de se unir,rapaz? Cada um torce a favor e contra quem quiser,não importa a nacionalidade.
Por que não vai caçar uns pachecos pra chorar às pitangas contigo? rs
Ser realista não é torcer contra amigão…
E olha cara. Eu não me lembro de ter visto tantas notícias, uma atrás da outra, no mesmo dia, falando de uma possível saída, de um piloto de uma equipe de Fórmula 1.
Não é que torcemos contra. É que F1 é um pouco diferente, mais ‘apatriótico’ do que outros esportes como futebol, onde quase todo brasileiro torce para o Brasil. Na F1 cada um torce para quem se identifica mais, envolve personalidade, arrojo, etc. Muitas vezes torce-se até para mais de um. Eu, por exemplo, torço para o Tião e pro negão (e pro Koba, o mito, claro), e admiro a qualidade do Alonso. O resto, meio que é resto.
Rubone , concordo com a sua opinião,vejamos Massa tem uma longa experiencia na f1 , não justifica ter feito
um ano tão ruim , admito que a Ferrari fez
um carro para piloto experiente , por isso
não tem desculpa furada , o mais bonito nesta hora é Felipe pedir para sair enquanto a luz está acesa , depois vai ficar ruim pois a marca Ferrari tem um nome a preservar infelizmente Massa está longe de ser um piloto como era anteriormente , fica dificil para defender , já caiu na midia o furo é muito grande .
Quanto ao Bruno Senna , é um jovem
piloto que tem um sobrenome de peso , por mais que digam que não há comparação discordo , ele é um Senna sim
começou tarde demais por varios motivos, só que com ajuda Eike Batista , investiu muita grana para ele correr, tudo bem :
fizeram uma bateria de testes com Bruno ,
e ele se saiu muito bem , conhece tudo sobre carro , máquinas , e computadores.
O massacre é direto em cima dele,ainda
Volteiri Bottas primeiro piloto de teste , só que quando Bottas acerta o carro é para ele pilotar , o Bruno é piloto oficial e por imposição do socio de Franck Williams
quer botar o Filandes no carro , só não perceberam que: a dificuldade para refazer acerto depois do Bottas acertar o
carro fica para ele é visivel , não perceberam que há uma certa maldade no
circo da F1 , correr para acertar um erro , o Bottas é baixo deve encurtar o acento, e quando Senna vai treinar ,deve modificar todo Cock pit por causa nanico
então faz uma coisa determina o que é bom para Williams , assim será mais justo e menos critico pode ser como ano passado quando Bruno correr da metade 8 provas pela Lotus. Logico fica o contrato
com Eike Batista com muita grana investido então devolvam a grana dele porque foi muito investimento das industrias de OGX,MRV,EMBRATEL já que a Williams está bem para jogar fora um contrato milionário porcausa do filandes…
Ta faltando personalidade aos pilotos brasileiros! O Massa tá morto já! Mas o Bruno fica posando de bom moço, se vc acessa o acelerando com Bruno Senna vê o destaque à vitória de Maldonado. O Bruno tinha era que ficar calado e acelerar forte nas próximas corridas! É outro que se continuar assim vai perder a vaga também! Chegamos ao fundo do poço!!!
O Domenicalli disse em sua entrevista que o Massa está azarado, e isso ainda vai durar, pois ele deve ter quebrado o espelho retrovisor no acidente de 2009, e são 7 anos de azar…
hehe..boa!!!!!Falar que o Massa é ruim?longe disso, mas esta longe de ser o mesmo piloto que era antes do acidente. Até nisso o Rubinho botou pra quebrar..kkkk