Pit Stop #228
15/05/12 10:40O Pit Stop desta semana faz um cálculo: o Brasil enfrenta seu pior campeonato na F-1 desde 1979, quando Piquet estava começando e Emerson e Alex sofriam na Copersucar.
(O Mundial de 1997 também foi péssimo. Mas Barrichello conseguiu pelo menos superar o companheiro de equipe, Magnussen. Agora, nem isso.)
Lá vai…
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Esta especulação de vários candidatos a substituição do Massa na Ferrari é uma tática do Dominicalli para não mexer em nada até o fim da temporada, porém Felipe Massa precisa cooperar um pouco. Motivos: Alonso esta feliz com o Massa e o Dominicalli não quer abrir uma nova fronte de crise com o risco de um piloto novo, Massa tem que ajudar.
O que tá faltando para o Brasil consolidar a sua participação e respeito na F-1 não é só apenas pilotos, e sim, um carro 100% nacional desenvolvido aqui mesmo no Brasil.
Nos anos 70, Emerson Fittipaldi idealizou, construíu e desenvolveu a equipe Copersucar.
De 1975 a 1982, a equipe brasileira disputou 104 GP’S. O seu melhor resultado foi o GP do Brasil em 1978, chegando de forma heróica no segundo lugar.
Mas infelizmente, no final da temporada de1982, desacreditada e sem dinheiro, a escuderia genuínamente nacional não seguiu em frente…
E atualmente? Por quê será que o Brasil que é tão apaixonado por automobilismo, nunca desenvolveu uma equipe de F-1 100% nacional? Falta de tecnologia de ponta automobilística? Falta de dinheiro? Síndrome de terceiro mundo?
Ok, o Brasil é pródigo em revelar pilotos talentosos e excepcionais. Campeões e vencedores natos que, quando estão disputando uma corrida de F-1 com uma máquina de alta tecnologia nas mãos, desafiam todos os recordes e limites da velocidade e fizeram história no automobilismo mundial.
Mas, que infelizmente, não tivemos mais um carro de F-1… Não há equipe… E por quê não?
É UFANISMO? UTOPIA?
Não amigos. É muito mais do que isso. A presença de uma escuderia brasileira valeria o retorno do que é gasto um Grande Prêmio em nosso país. O que é gasto em uma transmissão e tudo o quanto é investido nos meios de comunicação, investimentos e negócios. Há também o mercado de automóveis com uma variada marcas estrangeiras aqui no Brasil.
E vale lembrar que, o nosso país é um grande importador de todas as marcas de automóveis do mundo. E por mais de um século, o Brasil quase sequer, desenvolveu uma indústria automobilística de carros com uma marca… Alguém lembra de algum carro 100% nacional fabricado e vendido no país atualmente? Alguém sabe?
Hoje, o Brasil tem tecnologia de ponta para construir e desenvolver aviões. É auto suficiente em petróleo e uma das petrolíferas mais importantes do mundo. E tem projetos de novas fontes de combustíveis e derivados.
Com tudo isso e ainda assim, não tem condições de desenvolver uma escuderia brasileira?
ATENÇÃO!
No decorrer da leitura deste texto, há quem dirá que esse meu comentário que postei aqui, vai beirar a patriotismo barato ou ufanismo puro.
E Seria muita estupidez esquecer as conquistas de Fittipaldi, Pace, Piquet, Senna e tantos outros , que venceram e triunfaram nas suas respectivas equipes. E essas equipes sem dúvida nenhuma, eram de bandeira inglesa.
Mas, o que enfatizo aqui, é que o Brasil poderia ter condições de desenvolver uma escuderia nacional e que com isso, contaria com dois pilotos brasileiros, ou então, um brasileiro e outro estrangeiro.
E fariam valer a pena a participação do Brasil no automobilismo mundial, sendo a F-1, a categoria à ser conquistada.
Talvez um dia, o Brasil possa ter uma escuderia 100% nacional participando na F-1… Pode até ser muito difícil… Mas não impossível!
[MANAUS SUPER RACER GP]
[TRILHA: PRELUDE TO OBLIVION – VIPER]
Pô, em 97 teve até pódio para o Brasil!
E foi por causa daquela corrida em Mônaco que voltei a ver F1 pós Senna!
Não esqueça da vitória do Luiz Razia este fim de semana na corrida 2.
O maior problema do Brasil no automobilismo mundial, não é a falta de pilotos de ponta para vencer corridas e campeonatos mundiais. Realmente, de fato, o nosso país tem tradição de grandes pilotos que venceram e se tornaram campeões com todas as honras e méritos.
Mas o problema é outro, não são os pilotos brasileiros, e sim, a falta de um carro 100% nacional (?).
Calma, não é ufanismo, mas é um problema histórico que lesa o no país até os dias de hoje e dá para entender o por quê.
O Brasil nunca teve tradição de possuir uma INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA.
Entendam o por quê.
Quando o primeiro automóvel foi inventado em 1886, no final do século 19, com o objetivo de se tornar um meio de transporte mais rápido e eficiente, com a finalidade prática de substituir o transporte de carroça puxadas à cavalos.
Com o passar do tempo, no início do século 20, sua eficiência promissora e dinâmica, passou à ter importância fundamental em relação aos outros meios de transportes empregados naquele tempo, que eram, o bonde e o trem. Máquinas que funcionavam a eletricidade e a vapor.
Enquanto que, o automóvel, funcionava com uma nova fonte de combustível, a gasolina.
E com isso, a novidade do novo invento despertou o interesse de ricos empresários e das grandes potências econômicas da época.
Surgiam então, os primeiros carros populares início do século 20, e que com isso muitas potências econômicas industriais iniciaram uma corrida disputando quem fabricavam os melhores automóveis.
(…)
Brasil. Início do século 20. Tempos da Repúbica Velha. A economia do país estava baseada nas grandes monoculturas de açúcar, café e leite, cujos senhores que dominavam e influênciavam na época eram os coronéis e com suas políticas do “café com leite”.
E nesse tempo, quase não havia indústrias de produção: maquinários, automobilísticos e elétricos.
Etc.
Onde tudo era importado a preços exorbitantes e que só os ricos da época possuíam poder aquisitivo.
Enquanto isso, o mundo evoluia a longos passos em larga escala. Em termos tecnológicos, aeronaval, bens de consumo e principalmente, o automobilístico evoluia cada vez mais veloz em ritmo de corrida…
Nessa mesma época, se desenvolvia, nos Eua, Inglaterra, França, Alemanha, Itália…
OS INVENTORES, CIENTISTAS E MECÂNICOS, desenvolviam os primeiros carros de corrida, cujo objetivo era desenvover cada vez mais o desnvolvimento de novos componentes, peças e acessórios básicos para mostrar o quanto o carro era mais evoluído, veloz, resistente e sofisticado…
No Brasil… Agricóla… Não havia sequer ainda, um programa de governo para o desenvolvimento industrial… Ou quando tinha, era para facilitar e aperfeiçoar a produção e o escoamento das monoculturas cafeeiras, de leite, algodão…
Ou então, de resto, eram outros tipos de indústrias que funcionavam com ampla eficiência: Indústria da seca, Indústria da fralde, Indústria do voto de cabresto…
Etc.
Ao mesmo tempo, na região norte do Brasil, houve uma exploração econômica extrativista de uma cultura que extraía uma substâcia conhecida como látex.
Matéria prima de suma importância servia para a confecções de pneus para automóveis. Alguns dos estados da Amazônia que exploravam o látex, passaram por uma transformação econômica muito rápida e que com isso, teve importância no mapa econômico mundial.
Com o apogeu da borracha, o Brasil poderia ter desnvolvido e construído alguma fábrica automobilística, e que com certeza, desenvolveria a indústria nacional como um todo…
Mas, os grandes exploradores e produtores não acreditavam em outros projetos de desenvover a indústria com os lucros da nova riqueza…
E que a farra da borracha nunca acabaria…
Até que um inglês muito bem intencionado levou umas sementes lá para a Malásia e…
Com tudo isso, o Brasil não desenvovia sus indústrias. As suas monoculturas davam muitos dinheiro. Dinheiro só para as classes dominantes e só.
Foi preciso aconter a Primeira Guerra Mundial. Desenvolveram com a ajuda estrangeira. Conseguiu alguns êxitos…
Mas, de novo, monculturas em importância e indústrias na sucata.
Crise de 1929. Outra porrada. E finalmente, viram que o mundo não vivia mais no século passado. E vieram o crescimento industrial, fábricas, e tudo um pouco…
O slogan “O PETRÓLEO É NOSSO”!
E AINDÚSTRIA AUTOMOBILÍTICA NACIONAL? NADA?
Bom, já tenho muito pouco tempo aqui pra escrever mais conteúdo por aqui. Mais tarde escrevo a segunda parte desse comentário. O mais breve possível, então, até mais.
Vamos ver a realidade como ela é, hoje os tempos são outros, não basta só ter talento o piloto tem que ter o mérito de trazer forte patrocinador a equipe, se ele conseguiu é porque comercialmente valeu o investimento, já no lado esportivo(pista), o piloto tem que mostrar que é bom mesmo, só dinheiro não basta. Maldonado não é bobo, arrumou um forte patrocinador para se manter por 5 anos na F1, era o tempo que ele precisava pra mostrar serviço, e ele sempre esteve muito confiante nas entrevistas, nunca reclamou de nada e sempre acreditou que podia fazer boas corridas. Se Fangio conseguiu ser patrocinado pelo governo da Argentina, porque Maldonado não pode ter apoio de Hugo Chávez? Petrov é outro que tem apoio do governo russo, em uma boa equipe logo foi ao pódio no segundo ano de F1, só que a equipe em 2011 desanimou por perder Kubica.
Agora Bruno tem a obrigação de vencer com pole batendo todos na pista da mesma forma que Maldonado fez, sem depender de corrida maluca com safet-car, chuva ou quebras de adversários. Na verdade ele não tem, mas digo isso para CUTUCAR Galvão e toda pachacada que vive cutucando certos pilotos, se eles já cutucam feras como: Vettel, Alonso, Button e Lewis…o que dizer de um pilotinho como Maldonado.
E não acredito que Lewis fosse vencer na Espanha, nas últimas 20 voltas os dois pilotos da Mclaren se arrastavam na pista. Vettel passou Button, Lewis e Rosberg facilmente e por muito pouco não passou Koba, e o alemão perdeu tempo com punição e troca de “asa”. Alonso e Maldonado sem perder velocidade imprimiram um forte ritmo em toda prova, era o dia dos dois darem show na F1. Parabéns ao Kimi com um carro muito bom esta a briga pelo título. Até aqui os 6 primeiros no mundial tem chance de se sagrar campeão, quem errar menos(equipe e piloto) leva o campeonato.
Quanto aos pilotos brasileiros…o que o Galvão vai ter pra dizer em Mônaco pra cutucar os companheiros, que a culpa é SEMPRE da equipe?
Tenha dó…torcedor gosta de ser enganado, mas também não é tão otário.
Me lembro do arrogante narrador com sua sabadoria de mais de 30 anos de F1, cutucar que Bruno ainda tinha 14 pontos e o companherio apenas 4, Galvão comentou isso para MINIMIZAR o feito da pole do venezuelano. “O que vale é a corrida, mais a pontuação na tabela”.
Não adianta a Mclaren ter disparado o melhor carro nos treinos e Lewis estar 100% mentalmente ao volante, a equipe jogou a pole do inglês no lixo, foi querer fazer TRAPAÇA, se deu muito mal, Lewis podia estar na liderança na tabela.
Hamilton em 2012 não cometeu uma pixotada, em compensação a Mclaren tem errado muito com seus pilotos. Lewis esta na briga pelo título, mas na pista esta longe daquele show-man dos anos anteriores, e é melhor ele se manter assim (mais inteligencia, menos arrojo), porque em 2012 o título vai ser decidido nos detalhes. Se Lewis for querer dar seus “shows”, vai ficar pelo caminho como aconteceu várias vezes em 2011. Em um campeonato equilibrado a sabedoria fala mais alto que velocidade e arrojo, cansei de ver isso em: 81/82/83/86/87/89/03/07/2010, esse ano não muda muito.
A Mclaren tem disparado o melhor carro de classificação, mas nem tanto em corrida, tem duas feras como piloto, mas NÃO tem a melhor equipe de boxes! RBR é o oposto, não tem o melhor carro em classificação e isso é uma boa desvantagem, mas tem uma ótima equipe em termos de organização, o carro hoje em ritmo de prova é melhor que Mclaren, tem Vettel ao volante que faz a diferença, não é a toa que ele lidera o campeonato.
A Ferrari melhorou bem, a corrida na Espanha não teve safet-car e o ritmo do espanhol foi muito bom, mas é Alonso ao volante né, não tem mais o que falar, mas pra ser campeão o carro tem que melhorar mais. Kimi também esta na briga pelo título, ele é veloz e erra pouco com essa Lotus em evolução o piloto pode ser campeão. Na reta final Vettel, Lewis, Button e Kimi vão decidir o título, o carro de Alonso ainda precisa um pouco mais de velocidade, mas pode conseguir isso durante as próximas provas. Depois do GP da Espanha, não dá para descartar o espanhol nesse campeonato. Webber corre por fora pra ser campeão, e o resto é resto…só devem sonham em chegar aos pódios, no caso da Mercedes, isso já seria muito bom comparado a 2011. Vitórias pode acontecer na Mercedes, mas tem que ser em um final de semana em que tudo dê MUUUITO certo, como ocorreu com Nico, curioso é que todas as vitórias em 2012 foram assim. Mercedes ainda esta um passo atrás de RBR, Lotus e Mclaren, mas pode melhorar.
Pra quem sempre criticou Maldonado, lembre-se que ele salvou a Williams da falência, fechou um extraordinário patrocínio entre 2010/14 no valor de 150 milhões de dólares! Só esse ano o valor é cerca de 35 milhões ou mais, varia de ano a ano.
Na pista Maldonado já fez pole e venceu de forma fantástica no segundo ano com equipe mediana, a Williams em termos de estrutura esta longe de Ferrari, Mclaren e RBR. Me diz agora, o que F.Williams pode querer mais de Maldonado?
Tem que segurar o piloto de todas as formas, além de trazer MUITA GRANA e salvar a equipe, ele mostra resultado na pista!
Batalha de grid:
Maldonado 4 x 1 B.Senna
Classificação no Q3:
Maldonado 2 x 0 B.Senna
Pole:
Maldonado 1 x 0 B.Senna
Vitória:
Maldonado 1 x 0 B.Senna
Pódios:
Maldonado 1 x 0 B.Senna
Mundial de pilotos:
9º-Maldonado 29 pontos
13º-B.Senna 14
Enquanto isso na Ferrari, Felipe Massa recebe em torno de 13 milhões de dólares por ano para não fazer nada. Chega ser hilário chamar o Maldonado de “piloto pagante”.
Batalha de grid:
Alonso 5 x 0 Massa
Classificação no Q3:
Alonso 4 x 0 Massa
Corridas pontuando:
Alonso 5 x 1 Massa
Vitória:
Alonso 1 x 0 Massa
Pódios:
Alonso 2 x 0 Massa
Mundial de pilotos:
01º-Alonso 61 pontos
17º-Massa 2 pontos
Essa virada de mesa do Maldonado é um FORTE TAPA NA CARA do Galvão e toda pachecada, e falta de aviso não foi! O novato em 2011 por 9 vezes foi mais rápido que Rubens na classificação, foi 3 vezes ao Q3 coisa que Rubens nunca foi. O venezuelano ainda fez duas belas corridas(MON/BEL), marcou apenas 1 ponto, mas Rubens não foi longe marcou somente 4.
Fittipaldi alerta, Maldonado não tem nada de bobo.
http://www.youtube.com/watch?v=nom3o8knuFE
Pra pagar salário ao Rubens e ter que ouvir reclamações “carro porcaria”, eu sou muuuuito mais o Maldonado que fechou com a Williams por 5 anos por 150 milhões de dólares, e logo na segunda temporada conseguiu pole e vitória, a questão era melhorar o staff técnico e mudar de motor, feito isso o carro melhorou muito. Na Mercedes também ocorreu isso, Brawn e Schumacher que lideram a equipe exigiram mais investimento no staff técnico, o carro de 2012 é muito superior a 2011, e Nico só teve problema com os pneus no final da corrida, com o tempo as coisas podem melhorar na equipe, a meta é só vir forte em 2014, esperar pra ver…
Só pra lembrar, Rubens entre 1993 e 1999 também foi piloto pagante na F1, em 93/94 foi bancado pela ARISCO(desde o kart existia esse apoio), entre 95 e 97 Rubens foi bancado pela Pepsi, depois na Stewart teve apoio da DAVENE.
O vídeo abaixo aos 2:00 min comprova que Rubens também pagava para correr, em 95 fechou um fantástico patrocinío de 3,5 milhões de dólares, quanto esse valor seria hoje pra correr em uma equipe mediana? Acredito que passa o valor de Bruno pra correr na Williams!
Assista à íntegra da entrevista de Rubens Barrichello (1995)
http://www.youtube.com/watch?v=2V0vVKYn7HQ
Cadê o Barrichello agora? Ele foi um dos pilotos que criticaram DURAMENTE os pagantes na Formula 1!
http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2011/noticias/0,,OI5491408-EI17068,00-Barrichello+critica+pilotos+que+pagam+por+uma+vaga+no+grid.html
“A F-1 já foi formada por talentos natos(vc foi mediano), mas hoje tem gente pagante que não chegaria em tempos anteriores”, disparou.
Só pra finalizar, muito meteram e metem o pau no Santander de Alonso e PDVSA de Maldonado, mas é com essa grana que as equipes se desenvolvem! Vou mais além, arrisco a dizer, com essa grana Alonso “paga” o salário de Massa, e com certeza Maldonado pagava o salário de Rubinho na Williams.
Pachecava tem que ficar quieta, Maldonado e Alonso não tinham carros para fazer 1 e 2 na classificação e corrida no GP da Espanha!
Comparado ao desastroso final de semana de Senna e Massa…agora eu pergunto:
“O que o Brasil fez nos últimos anos em termos de apoio para termos um grande piloto na F1?”
“Merecemos tem outro campeão na categoria?
Palmas para Maldonado e Hugo Chávez, eles calaram os críticos…a Venezuela apoiou seu esportista, coisa que o Brasil sempre se lixou”
Se o aporte financeiro começa a ser fator determinante na escolha de um piloto, existe maiores chances de fiascos, do que se apenas o talento for considerado.
Mas se você pensa diferente, faça uma campanha para a volta de Pedro Paulo Diniz à F1. Ou quem sabe para Thor Batista entrar, já que ele anda correndo muito por aí de qualquer forma.
Convenhamos que superar o Magnussem é bem mais fácil do que Alonso… mas acredito que Massa não vai terminar a temporada europeia na Ferrari
Dois Sennas, dois extremos. Um, o maior da história, e o outro…
Fábio, o Massa infelizmente perdeu a alegria desde 2010 em pilotar um F-1. A motivação é essencial para o sucesso em qualquer carreira, e vejo no Massa a frustração, desanimo, desinteresse, pois, pensou que herdaria na Ferrari a posição número 1 do team e isso não aconteceu visto que ela contratou um gênio do esporte a motor chamado Fernando Alonso, que desde os tempos de Minardi, buscou se aprimorar para ser um dos melhores pilotos na época. Hoje Alonso é fantástico, acertador nato de carro, vive na fábrica com os engenheiros trabalhando e treina nos simuladores e cuida do físico, visto que até ganha presentinho como MIMO uma Ferrari de presente, como pode ????. Então fica complicado para o Massa competir com o piloto mais completo e na minha opinião o melhor da década. E olha que acompanho a F-1 desde 1985, e Alonso lembra bem os pilotos da época de ouro das décadas de 80/90.
Honestamente, minha única preocupação com relação ao desempenho dos brasileiros é que deixem de transmitir o evento. Para quem gosta de Fórmula 1 como eu, o fato de os brasileiros estarem bem ou não, não é o mais importante. Importante é o evento.
Uma bela opinião.
Abs
Melhor que só passa na Sportv ou Fox sports no horário da corrida. Sem reprises fora de hora!
nao sei até onde vai a verdade, segundo eu soube o bam-bam-bam da F1 o Mr.Bernie nao permite que a transmissão das corridas F1 sejam feitas fora da tv aberta!
É verdade???
Caso a Globo decline, acontecerá como em 1980, a Band transmitiu, ai o Piquet surgiu e rapidinho a Globo retomou….
vejam essa reportagem do jornal Lider da Venezuela sobre Ayrton Senna
http://www.liderendeportes.com/Infografias/Ayrton-Senna–la-leyenda-hecha-piloto.aspx
A Ferrari bate no Massa e depois assopra. Se existem n-candidatos em especulação é pq há margem. Não vejo ninguem colocando ninguem no lugar do Alonso.
Fábio, foi ridículo o texto no site da UOL:
“Schumacher retoma papel de vilão para os brasileiros após acidente”.
Para justificar o título, conseguiram ligar até mesmo Schumacher e Luca Di Grassi, após as declarações do alemão sobre os pneus da Pirelli, que utilizam Di Grassi como piloto.
Fabio, os motores Renault são os melhores da temporada, visto que ganhou duas corridas e ainda tem a Lotus chegando?
Talvez.
Abs
Acho que não Fabio. Acho que não. Penso que os motores Mercedes no momento são melhores. Olha a pole do Hamilton. Não foi por acaso. Se ele não tivesse sido punido, a corrida tinha sido outra. Olha que ele veio lá de trás e passou gente pra caramba. Austalia: Motor Mercedes toda a primeira fila no qualif. Malasia. igual resultado. China. 3 primeiras posiçoes no treino. 3 motores Mercedes na corrida nas 3ªs pos. Bahrain nao venceu, mas dos 5 primeiros, 3 Mercedes. Espanha. pole do Hamilton punido. Foi primeira vez que um Mercedes não apareceu muito forte entre os primeiros na corrida. Já sei, a Red Bull lidera. Mesmo assim me parece que o Mercedes é melhor.
Se colocarem o Bottas no lugar do Senna qual o problema? Ele estará perdendo a vaga do mesmo jeito que a conseguiu, por alguem tê-la comprado. Simples assim …. E adoro o discurso das viúvas, de piloto talento revelação sendo exposto pela realidade e agora para um jovem que precisa de aprendizado.
Ah sim, cadê o professor Alex Wurz ?!?!?
Viúvas do Barrichello: aceitem, acabou, o cara já estava à beira da aposentadoria e, além de ter aceito a posição de perdedor na Ferrari, NUNCA foi campeão na F1. Que perda de tempo essas considerações a respeito de um piloto de brio duvidoso que não teria sido campeão porque teve todas as oportunidades para tal e não foi. Desespero ufanista provinciano. Evoluam, curtam os bons pilotos, as boas corridas, os bons drink, etc, se pintar de novo bandeira brasileira no pódio, ótimo, senão, paciência, a vida e os esportes são feitos de ciclos. Não se trata de uma questão de soberania nacional. Já estou vendo, num futuro próximo, o surgimento de uma nova espécie: as viúvas do Massa. Vamos viver no presente.
Mas se não é para escrever sobre Barrichello, por que o fêz ?!?!?!? Viu como ele sempre será notícia? Muito já se falou de outros que foram grandes pilotos e não foram campeõs na F1, como Stirling Moss, Carlos Reutman, Giles Villenuve entre outros e Rubens está entre eles aliás, com uma diferença: ainda é piloto, fazendo o que gosta e recebendo para isso, sem comprar a vaga, enfrentando novos desafios. Não estamos falando de ninguém que parou ou tenha morrido, muito pelo contrário apesar de seu amor pela F1, mostra que há vida além da F1. Por isso Barrichello é e ainda será muito comentado.
PARABENS PELA LEMBRANÇA FINANCEIRA DO RUBINHO….ELE SEMPRE ENTROU EM TIMES PELO BRAÇO QUE ELE TEM…..E ELE VAI SOFRER NA INDY, MAS VAI MARCAR SUA ´PRESENÇA LÁ
Massa é um bom piloto porém, Alonso o “engoliu” no tático e psicológico. E após o tão falado acidente, realmente , está ficando muito a desejar ,por ser um piloto da Ferrari. Mas, acredito, que muito tenha a ver com acidente/família. Esta acabado pelo menos na Ferrari.