Pílulas do Dia Seguinte
14/05/12 10:43
Sete integrantes de equipes continuam internados em hospitais de Barcelona após o incêndio que irrompeu na Williams cerca de 1h30 depois da corrida. As imagens impressionam, mas não houve explosão, equipamentos não foram atingidos, corpos não saíram carbonizados. Houve, sim, muita fumaça. Daí o motivo das internações: intoxicação. Segundo a Williams, o fogo aconteceu na “área de combustíveis” dos boxes. Para um relato completo de quem estava lá na hora do susto, recomendo a leitura do blog da colega Vanessa Ruiz;
Agora um relato de quem já acompanhou muita desmontagem de boxes na F-1. Combustível é transportado enquanto mecânicos acionam motores para secar gasolina, mecânicos fumam, caixas são carregadas. Tudo com pressa, porque a turma não vê a hora de se mandar. Pensando bem, agora, é estranho que acidentes assim não sejam mais frequentes. Que o caso da Williams sirva para uma revisão de procedimentos;
Passado o susto, a melhor piadinha que li, nos comentários ao post da corrida: “foi o Schumacher”;
Aliás, sobre a punição ao alemão: foi merecida. Revi o acidente algumas vezes e mantenho minha opinião. Bruno dá uma leve guinada para a direita, mas Schumacher errou mais, exagerou na dose. Resquícios, talvez, da época em que reinava nas pistas e estava acostumado a ver todos lhe abrindo passagem. Deve ser difícil reeducar os instintos;
Impressiona o que apareceu de gente, de ontem pra hoje, dizendo que sempre achou Maldonado um fenômeno das pistas. Minha opinião é que o venezuelano é um piloto em clara evolução. Um cara que cumpriu todas as etapas até a F-1, correndo de F-Renault, World Series, F-3000 italiana, GP2. E se é verdade que ele conseguiu resultados satisfatórios nessas categorias, também é que se notabilizou por lambanças homéricas e acidentes estapafúrdios. Na F-1, talvez por ter finalmente conseguido seu objetivo de correr ali, ficou mais calminho, esfriou a cabeça, tornou-se um piloto melhor. Fez uma temporada de estreia correta _e, sim, acho que aprendeu algumas coisas com Barrichello_ e ontem conseguiu uma vitória surpreendente. (Ou alguém acha que a Williams chegou a Barcelona sonhando com o que aconteceria?) Enfim, é um piloto talentoso e que, com a cabeça no lugar, pode fazer alguma coisa na F-1. E que não tem culpa de contar com um patrocinador forte. Pelo contrário, hoje em dia esse é um enorme mérito;
Com a vitória, Maldonado foi a 29 pontos. Bruno tem 14. Na Ferrari, Alonso tem 61. Massa, apenas 2. Nem nos tempos de vacas magras, quando Barrichello sofria na Jordan e na Stewart, o Brasil passou por situação tão ruim. Diniz, Rosset, Tarso e quetais ficavam atrás de seus companheiros, mas pelo menos Barrichello se garantia. Agora, nem isso. Bruno, tenho a impressão, ainda pode se recuperar. Noves fora o final de semana de Barcelona, ele vinha fazendo um trabalho mais consistente que o do companheiro. Pode, pelo menos, encostar na pontuação do venezuelano. Quanto a Massa, sem chance. Ontem, foi cobrado publicamente por Domenicali. A hora é de começar a procurar emprego para 2013;
A Lotus está batendo na trave. Não sei se será em Mônaco, mas uma vitória de Raikkonen, em seu ano de retorno à F-1, parece cada vez mais próxima;
Na GP2, Razia ganhou a corrida de domingo. Mas a briga com Valsecchi está dura. Os dois começaram o final de semana separados por 24 pontos. Apesar da vitória do brasileiro, a diferença, agora, é de 25;
Na Indy, o final de semana foi agitado em Indianápolis. O mais veloz do domingo foi Saavedra. Kanaan ficou em 12º. Castro Neves, o 22º. Barrichello ficou em 26º, duas posições à frente de Bia. Alesi foi o 30º e penúltimo. O Pole Day é no próximo sábado, dia 19.
Que droga!!! agora o Maldonado é um gênio, nossa como tem gênios acompanhando a F1, colocaram mais um gênio ao lado do Perez… que aliás, perdeu um pouco da sua “genialidade”…
TODOS ABRINDO PASSAGEM P O SCHUMACHER??
PARECE QUE O CARA GANHOU SÓ POR CAUSA DISSO.
TUDO BEM, NO LANCE DO ULTIMO DOMINGO O ALEMÃO NÃO ESTAVA CERTO, MAS DIZER UMA ATROCIDADE DESTA É O FIM DA PICADA.
NA BOA, SE O CARA ESTAVA ACOSTUMADO A VER TODOS ABRINDO PASSAGEM, QUE ESPORTE ERA ESTE?
DIZER QUE O MAIOR PILOTO DE TODOS OS TEMPOS, O ALEMÃO, GANHAVA PQ OS OUTROS DEIXAVAM PASSAR É MTO NACIONALISMO.
Felipe Massa a stock te espera, pare de pagar mico e o jogar o nome de pilotos maravilhosos que representaram este país no lixo.
O problema não é como se perde, mas a maneira que se perde.
Não acredito que Alonso receba um carro tão superior ao do Massa.
A Ferrari fominha como é, sabe que tem que ter os dois carros pontuando, ela prefere o mundial de construtores do que de piloto.
Só queria registrar minha tristeza.
Chorei por e com o Massa em 2008.
Mas espero do fundo do coração q ele seja substituido pelo Sutil.
Estou envergonhado e constrangido. É triste ver alguém q vc admirava cair. E caiu por sí mesmo, qnd cumpriu aquela ordem, aquela ordem controversa e irritante, ao “…faster than you” que nunca mais vai sair da minha cabeça.
Teria se eternizado como ídolo, ainda q nunca mais pilotasse, perdeu.
O Brasil ainda clamava por um contra-golpe aos q nos “encabrestaram” quando da vez do Barrichello. Mas o golpe saiu pela culatra e nos acertou, me acertou, onde mais dói, bem ali no meio do peito, bem ali, onde fica o coração (Seixas, 2010).
Eu tinha 9 anos qnd o Senna partiu. O Massa era o meu Senna. Quantas madrugadas fiquei torcendo sem tv, só com o live time da F1, esperando a parcial do Massa aparecer em tom roxo. Qnd vinha, era como se o Brasil tivesse feito um gol.
Imagina vc Seixas, ver o Senna dar passagem para o Prost no inicio do Mundial por DETERMINAÇÃO do chefe de equipe… vc vai ter a dimensão do meu desabafo.
Só desejo q a humilhação pare, pq para mim a F1 é esporte e esporte é patriotismo, não é dinheiro.
Me sinto envergonhado e sujo.
Os nossos ídolos do esporte são o mais próximo q temos dos super-herois dos gibis. E o nosso super-homem aceitou propina do Lex Luthor.. Nosso Batman joga cartas com o coringa e assim meu esporte preferido, o qual jamais poderei praticar, me envergonha tanto qnt a suja politica do meu país.
Desculpe o desabafo e, por favor, não tenha 1 atomo de piedade qnd da oportunidade de entrevistar o Massa e o Barrichello, Seixas… pergunte onde dói, devolva-lhes o constrangimento da resposta, por nós, fãs brasileiros.
“Nem nos tempos de vacas magras, quando Barrichello sofria na Jordan e na Stewart, o Brasil passou por situação tão ruim”
É Fabio quem diria que um dia vc sentiria falta do velho Brarrica! Ai meu Deus!rsrsrs
Não é à toa q o Fabio Seixas escreveu em março, acho…
“Doze. Fiz as contas aqui. Brasileiros. Chegaram à F-1 com algo em comum. Uma espécie de desconto, uma pressão a menos, um espírito café com leite.
Um anteparo, enfim.
De nome Rubens Gonçalves Barrichello.
(…)
Massa e Bruno estão órfãos.”
Parece o poema “Pneumotórax” de Manuel Bandeira. Realmente complicado.
Porque numa equipe que ganha ou que esta andando rápido o brasileiro sempre é o lento? Será falta de talento, ou será que não dão condições para os pilotos realmente bons começarem e evoluirem? Você só vê piloto filho de pai rico ou milionário. Quem sabe quando fazerem realmente uma categoria de acesso, em que testem cada piloto que por lá chegar para ver se tem futuro ai quem sabe pode dar certo. Porque enquanto custar o olho da cara para competir de kart , em que pilotos gastam até 7 mil reias em uma corrida de kart, so vao continuar aparecendo filhinhos de papai com pouco ou nenhum talento.
Na Ferrari não ha problema. Tudo apenas trata de um golpe de Marketing. Estão queimando o Massa (que de persé já não estava andando bem) com um equpamento de provas. Mandaram ele embora alegando qué: (1° Golpe de Marqueting) “SÓ UM BOM PILOTO DIRIGE UMA FERRARI”. E aí o 2° Golpe: Trazem a Kobayashi… Meus amigos. Sabem qual é o mercado de automoveis esportivos que mais cresce no mundo?? Bem que cairia um cara de olhos puxados no macacão vermelho!!!
O Rubens sempre corria melhor que o Maldonado.
Será que ele conseguiria estar entre os primeiros agora?
Maldonado realmente não é um excelente piloto, basta lembrar que um fraco Hulkenberg fez pole no GpBrasil 2010 com uma Willians que não marcava pole há tempos, na época, e nem por isso é um grande piloto. Bruno Senna ainda tem condições de recuperar, mas vai precisar fazer isso rápido.
Mancada, Fábio… nenhuma menção honrosa à corajosa, arrojada, petulante e admirável ultrapassagem que Koba Mito deu em cima de Button… (sobre Rosberg já era previsível que o alemão ia ceder uma hora ou outra)
Aliás, foi a melhor posição de chegada na carreira do nipônico.
Fábio, eu sei que é um assunto chato já, mas os fracassos recorrentes dos brasileiros esse ano e a instabilidade política e econômica das principais equipes podem, já no fim dessa temporada, causar a saída deles? Se isso acontecer, há algum brasileiro em quem você apostaria para a próxima temporada? E Barrichello, que recentemente falou sobre o interesse de retornar a categoria, vê alguma chance para isso?
Acho que ambos continuam em 2013. Sobre Barrichello, não acredito que volte à F-1.
Abs
Senna só depende dele, já massa tem vaga só nas nanicas e olhe lá.
Bruno Senna depende dele e de quem lhe dê mais $$$$$ para comprar a vaga pois, dirigindo igual a ele tem vários……
fabio seixas sera que uma hora e meia a menos do bruno(primeiro treino livre de manha) esta fazendo a diferença?
Com certeza não está ajudando…
Abs
O problema não se trata do tempo que Bruno treina e sim, que Bottas anda muito menos do que ele e consegue bons tempos além de ter “costas quentes”. O Bruno que se cuide …
Eu não duvidaria, que em retribuição a tudo que Frank Williams fez pela F1 e aos seus 70 anos, Bernnie Ecclestone e sua turma tenham permitido que a Williams tenha usado algum detalhe no carro fora do regulamento!
A Williams surpreendeu demais….se a Williams trocar de motor para a próxima corrida saberemos…
Fabio, pra qual equipe o Massa iria?
Li o comentário do Salo sobre o bruno, o que você acha?
Sobre Massa, a Mercedes (caso Schumacher saia) me parece a melhor porta para bater.
Sobre o comentário de Salo, cascata brava.
Abs
Também acho. Apesar dos pesares, quando captei a ideia de Schumacher sair da Mercedes, vi uma brecha para o Felipe. Mas… temos que ver o que vai rolar, mas concordo.
Só a Sauber mesmo, e no lugar do Peres, afinal a equipe é uma filial da Ferrari. Mercedes pode esquecer, a equipe tem uma visão mercadológica para pilotos. Williams no lugar do atrapalhado Bruno talvez.
Concordo. O nome mais provável para substituir o Schumacher na Mercedes é o Hulkenberg, que corre pela “cliente” Force India, além de ser alemão.
E se o Massa se mantiver na F1 será em uma equipe de média para pequena. Não são essas as ambições da Mercedes.
Uma troca com a Sauber é mesmo o mais provável.
Também acho que a Sauber seria a equipe onde Massa teria mais chance de correr. Seria uma espécie de “acordo de cavalheiros”, se é que eles existem – especialmente na F1 atual.
A Ferrari fornece motores para Peter Sauber, que foi quem primeiro deu um cockpit pra Massa correr e que tem dois pilotos talentosos e promissores sob contrato (Koba e Perez).
A ida de Massa pra Sauber seria uma “volta pra casa” do brasileiro para se aposentar dignamente e a equipe italiana aproveitaria um dos pilotos em troca. Até porque, para o lugar de Massa, não estão disponíveis os melhores pilotos do mercado, então custaria muito caro tirar alguém sob contrato, só se pagar muito (salário, luvas, multas, etc…)
Mais dois resultados como o da Espanha e ninguem segura Massa na Ferrari. Contratos são desfeitos e multas são pagas. Mas de seguir do mesmo jeito o prejuizo seria maior.
É sempre assim, impressiona também o número de santistas desde pequenininhos que apareceram do nada de uns anos para cá (conheço, inclusive, vários santistas “originais” que falam isso).
quanto a manobra do Bruno à frente do Schumacher, acho que o maior erro foi do Bruno, ele “rabeteou” o carro, se isso, a linha que Schumacher ja tinha tomado nao causaria a colisão, porem o alemão tbm estava rapido demais…
Puxa, que alívio, pensei que eu estava alucinando rs. Também revi e revi as cenas e continuo vendo Bruno mexer a traseira pra direita, pra esquerda, de novo pra direita e aí Schumacher bate (lógico!!!).
vejo isso no transito quase todos os dias, e o resultado sao belas buzinadas e as “quase” colisoes
A diferença é que no meio do engarrafamento ninguém está a 300km/h. Além do que no “tráfego nosso de cada dia”, quem sabe dirigir mantém distância do carro da frente!!
Você não alucinou, Mariana. Você viu certo!!
O Bruno moveu o carro duas vezes e na segunda o Schumacher não esperava a mudança de direção!
Aliás, ele quase tinha jogado o Grosjean para fora da pista algumas voltas antes, quando já tinha sido ultrapassado!
Mais duas trapalhadas. Do tal do Bruno, por motivos óbvios, e da FIA que puniu o piloto errado!
Que venham as viúvas!!!
Acredito que faltou um milésimo de reflexo no Schumi, mas vocês estão certos.
Pior que isso foi a matéria do UOL dizendo que isso seria a volta do Schumacher Vilão…
Cada bobagem que o jornalismo brasileiro produz!
Ainda bem que temos o Seixas destoando desse lixo, fazendo um ótimo jornalismo na cobertura da F1.
Sempre defendi o Maldonado, não porque achava ele um gênio ou coisa parecida, mas sim porque ele era muito subestimado, criticado demasiadamente, mais do que a média. Diziam que veio para Fórmula 1 APENAS pelo dinheiro, como se ele não tivesse cumprido todo o vestibular, vencendo inclusive a GP2.
E agora? É claro que o cara ainda tem muito o que evoluir, principalmente a parte psicologica para não fazer merdas, mas todos os novatos passam por isso, e nem todos ganham corridas.
Parabéns Maldonado, calou a boca de muita gente!
Eu disse que a Williams estava a pé de pilotos este ano. Fora isto, sempre achei o Maldonado no máximo um piloto esforçado! Ontem ele saiu da regra, carro e pilotos foram fenomenais….
Anos atrás eu já alertava, pachecada no Brasil vai sentir falta dos tempos de Rubens na Ferrari. Bem ou mal ele vencia corridas e chegava ao vice, com aquele carro ele podia se destacar e se oferecer a outras equipes, talvez assim ele podia disputar título com Schumacher da mesma forma que fizeram: Hakkinen, Villeneuve, Alonso, Kimi e até Montoya em 2003, mas Rubens ficava muuuuuuito mais preocupado com o altíssimo salário que recebia na Ferrari. Mas duro mesmo foi ver ele jogar a chance em 2009, pelo menos ao lado do alemão Rubens vencia corridas e chegava ao vice, coisa que sequer conseguiu ao lado de Button na Brawn-GP.
Pode até acontecer uma ou outra vitória de um brasileiro, mas várias vitórias como eram com Rubens e Massa na Ferrari… pode esquecer.
E um DETALHE RELEVANTE, muitos metem o pau na Ferrari, mas ela foi a ÚNICA a dar chance a Rubens e Massa na F1, nenhuma outra equipe de ponta deu chance…mas contrataram pilotos como: Frentzen, Ralf Schumacher, Coulthard, Trulli, Fisico(Renault em alta), entre outros…
O mais hilário é observar o melhor ano de Rubens na F1, justamente 2002 quando venceu 4 corridas sendo vice campeão, isso Berger não conseguiu ao lado de Senna na Mclaren em 90/91/92…
PELOAMORDEDEUS, Rubinho no lugar de Bruno NÃÃÃÃOOOO!!!
PAI AFASTA DE UM ESSE CÁLICE!!!
Bruno e Maldonado levam DINHEIRO pra Williams e mostram resultados, Rubens sempre foi “ACOMODADO” e nunca pensou em ajudar a equipe buscando patrocinador, sua desculpa era que levava experiência a equipe. Mas o que adiantou Rubens na williams? Nenhum patrocinador FORTE se interessou pela equipe, e eu ia atrás de patrocinador na Europa, sabe que os empresários diziam?
“Quem são os pilotos em 2011?…Rubinho??????? DEUS QUE ME LIVRE, tô fora, se fosse o Schumacher eu bancava(pelo com ele a equipe com o tempo melhora), mas com Rubens não vou jogar meu dinheiro no lixo”
Fiquei DOIS ANOS aguentando as piadinhas e reclamações de Rubens sobre o carro, HAJA SACO! O carro de 2011 era ruim, e isso prova que experiência não quer dizer nada, Rubens ao final de 2010 fez um péssimo trabalho com os projetistas para o carro de 2011!
Melhor fazer como a Sauber, pegar dois pagantes ajuntar a grana e contratar um staff técnico melhor, logo o carro nasce melhor. Piloto muito experiente hoje não tem muito valor, sem os testes eles ficam limitados aos “pacotes” dos projetistas. Maldonado e Senna na Williams esta da bom tamanho, a Williams esta empatada com a Mercedes no mundial de pilotos.
Rubinho além de CHORÃO é muito PÉ FRIO, ele que fique tomando PAU na Indy…
Ainda tem gente sentindo saudade de um perdedor desses, pode!!??
Deveriam ler o que Maldonado disse sobre a saída de Barrichello e o que recentemente Buttom disse sobre ele também. E se Barrichello é perdedor, Bruno Senna já foi campeão do que mesmo ?!?!?!!?
E já trataram de esquecer a porcaria de carro da Williams em 2012, do motor Cosworth. E em 2012 a própria equipe técnica disse que já trabalahva com dados fornecidos para Barrichello no carro de 2013. De esse carro de 2012 para o Bruno e vamos ver o que faz.
Desculpa Fábio, mas o trabalho do Bruno não era mais consistente que o de Maldonado. Vejamos:
1) Austrália – Maldonado bem melhor na classificação e na corrida, só não pontuou por que fez besteira. Senna, apagado totalmente.
2) Malásia – Maldonado pouco superior nos treinos, mas prejudicado pelo toque do Grosjean na corrida. Senna largou mal (como sempre) e se deu bem com as trocas de pneu e safety car, numa corrida atípica pela chuva. Em condições normais, não acredito no 6º lugar.
3) China – Os dois pilotos iguais no treino de largada (nos livres o Senna ficou MUITO atrás). Da mesma forma, resultado muito semelhante em termos de ritmo na corrida (um atrás do outro com pouca diferença).
4) Bahrein – Senna mal nos treinos e Maldonado com problemas nem treinou no Q2. Corrida desastrosa para os dois pilotos com 2 abandonos.
5) Barcelona – sem comentários.
Assim, se levarmos em conta que em treinos livres o Bruno Lalli NUNCA está na frente do Maldonado (deve ser culpa do Bottas…), não vejo maior consistência do Bruno a não ser no GP da Maleasia que, para mim, foi totalmente atípico. Mas respeito sua opinião e gostaria de ver a base para isso.
Abraço
Acho que o período atual da F1 servirá para separar os espectadores que são inevitáveis herdeiros da época áurea do automobilismo brasileiro, encerrada com a morte do Ayrton Senna durante a disputa de um GP, dos que realmente curtem automobilismo, independentemente da idade. De 1994 para cá, bons nomes e caras realmente talentosos passaram pela categoria, mas o fato é que sempre correram sob o estigma de fazer tocar o “tãtãtã” das transmissões da Globo e “levantar a bandeira do Brasil com orgulho”.
Barrichello, Massa, Zonta, Bernoldi, Rosset, dentre tantos outros, foram pilotos muito bons, com alguns se destacando mais e outros menos na F1, por seja lá qual motivo. Mas aqui, o mais fácil é apedrejá-los, porque não foram campeões do mundo.
Claro que sempre tem um pseudo-entendido para dizer que foram incompetentes, pois “até o Damon Hill foi campeão do mundo”. Claro…até o Hill. Primeiro, que é um erro menosprezar um cara que chega até a F1 e, ainda por cima, é campeão mundial. Segundo, que é igualmente errado não levar em consideração que disputou o título apenas contra um piloto, seu companheiro de equipe recém chegado dos EUA, já que as demais equipes estavam em uma fase de transição, para melhor ou pior.
Infelizmente, por uma questão cultural nossa, temos uma propensão à procura de heróis e até a um certo “messianismo” no esporte. Se for em uma modalidade que é vista como algo “da elite”, aonde querem colocar o brasileiro como um “coitadinho disputando contra milionários e opressores estrangeiros”, a coisa ferra de vez. Como se automobilismo estivesse ligado a nacionalidade e não fosse o esporte mais individual e até egoísta (no bom sentido) do mundo.
Nosso maior problema, na minha humilde opinião, está nas categorias de formação, que não seguem mais o padrão de alto nível de outros tempos, mesmo que já fossem bagunçadas. Paradoxalmente, por uma questão de nova ordem econômica mundial, o Brasil nunca esteve tão forte como no atual cenário, mas, ao mesmo tempo, a estrutura de base é cada vez mais abandonada. Todos querem um novo Senna, mas se esquecem do que deve vir antes.
Sobre a corrida, belo desempenho do Maldonado. Particularmente, me surpreendeu uma conquista tão rápida por parte dele. Ano passado, andou em pé de igualdade com Rubens. Terminou o ano atrás em pontos e em classificações para o grid, mas por uma margem muito pequena. Para um piloto em seu primeiro ano e tendo como companheiro alguém tão experiente, pode-se dizer que seu saldo foi positivo.
Falando em Barrichello, sempre fui um torcedor dele. Porém, discordo plenamente das “teorias do se” que tenho lido desde ontem, garantindo que o brasileiro estaria à frente do venezuelano, caso não tivesse sido substituído por Bruno Senna. Não dá para aceitar esse argumento hipotético…aliás, se for para chutar algo, mesmo gostando de Rubens, acho que seria dominado por Pastor atualmente, pois se sofreu para superá-lo no primeiro ano dele na categoria, imagina agora, com mais massa.
Ah, a expressão acima não foi usada para tecer comentários sobre o segundo piloto da Ferrari. Lamento por ele, mas acho que a Stock Car a cada dia se torna uma realidade mais próxima para o ex-quase campeão do mundo brasileiro. Boa sorte para o Felipe.
Por fim, quanto ao texto do Seixas, achei muito bom, mas escrevi o longo desabafo acima, porque anda difícil acompanhar certos comentários (e narrações) que lemos e ouvimos hoje em dia.
🙂
Cadê o Rubinho que CRITICOU DURAMENTE os pillotos pagantes?
http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2011/noticias/0,,OI5491408-EI17068,00-Barrichello+critica+pilotos+que+pagam+por+uma+vaga+no+grid.html
“A F-1 já foi formada por talentos natos(igual a vc né Rubens), mas hoje tem gente pagante que não chegaria em tempos anteriores”, disparou.
AGORA ENGOLE ESSA POLE E VITÓRIA DO MALDONADO!!!
A Williams é NANICA perto das grandes equipes, mas Maldonado chegou a vitória com equipe pequena, isso Rubens nunca conseguiu na carreira.
Se Barrichello venceu 9 GPs na Ferrari é porque já pegou carro vencedor EMPRESTADO do Schumacher, o carro em 2000 já era evolução dos carros de 96/97/98/99.
Rubinho pra vencer com carro de ponta(Ferrari e Brawn-GP) ERA UM DEUS NOS ACUDA!!! E quando não vencia ficava numa p…choradeira.
Maldonado na segunda temporada vence brilhantemente na F1, Rubinho só foi conseguir depois de quase 8 anos, e venceu com equipe de ponta, graça ao Schumacher que “levantou” a equipe desde 1996.
Pastor venceu depois de apenas 24 corridas na F1, como todo novato passa pela fase de erros e aprendizado, mas o venezuelano superou todas as adversidades no final de semana na Espanha, fez uma belíssima classificação e venceu fazendo toda corrida em ritmo forte sem errar, ainda conseguiu “segurar” Alonso, quem tentou se aproximar pra forçar Maldonado ao erro, não deu certo!
Não foi a toa que Alonso e Kimi lavantaram Maldonado no pódio, foi o reconhecimento a um novato que esta fazendo tudo para dar certo na categoria, entrou na F1 e foi DURAMENTE CRITICADO por ser “pagante”.
Oras, Fangio só chegou a F1 graças ao apoio do governo da Argentina, o mesmo acontece com Petrov que tem apoio do governo russo, qual o problema de Maldonado ser bancado pelo governo de seu país? O que o Brasil fez nos últimos anos para termos um grande piloto no mundial? Não fez absolutamente NADA, e ainda temos a CARA DE PAU de criticar quem investem em sua gente.
Merecemos ter outro campeão na F1? Observe como esta as categorias de base(monoposto) no Brasil…chega ser VERGONHOSO!!!
Trulli foi outro “mito” da F1 que criticou duramente os pilotos pagantes na F1:
http://www.leiaja.com/util/imprimir?l=bm9kZS80NzYzMA%3D%3D
“Contratá-los é uma decisão de negócios que, em minha opinião, não dá retorno”.
MALDONADO CALOU OS CRÍTICOS!!! Agora ele tem que ser pelo menos repeitado, venceu batendo as poderosas Ferrari, Mclaren, Mercedes sem depender de abandonos dos rivais, Maldonado pilotou uma barbaridade na Espanha, isso não aconteceu por pura sorte, o piloto foi buscar esse resultado desde a classificação.
Só pra lembrar, Rubinho na Jordan também era PILOTO PAGANTE, logo no início do vídeo abaixo(2:00) Rubens tinha acertado um forte patrocínio com a Pepsi pra 1995. Valor em torno de 3,5 milhões de dólares, nessa época era uma baita grana, corrigido esse valor hoje, passaria fácil os 15 milhões, muito mais que Bruno paga pra correr hoje na Williams.
Sem a GRANA da ARISCO em 93/94 e Pepsi em 95…Rubens não correria na Jordan, e Rubens também era bancado pela DAVENE nos tempos de Stewart. Portanto chega ser RIDÍCULO Rubinho criticar nos novatos que pagam pra correr hoje!
Assista à íntegra da entrevista de Rubens Barrichello (1995)
http://www.youtube.com/watch?v=2V0vVKYn7HQ
Marcelo, o Rubinho É ridículo…
To achando muito estranha esta F1. Não taria a Pirelli dando um pneu diferente para cada equipe. No Bahrein Renault e Red Bull . Agora Ferrari e Williams pois não é possivel carros ficaram tão diferente de uma prova para outra tá muito estranho isto.
Pq toda vez que leio Bruno “Senna” eu lembro da família Lannister de GoT.
Barcelona 2012 = Indianapolis 2005 só que com duas diferenças: todos em pista ontem e Alonso não é Schumacher. Recados dados, recados entendidos. Temporada começa Monaco 2012. Domínio Mclaren, Mercedes, Force India. Ferrari, RBR quinta força, Lotus sexta. Maldonado: nunca mais ganha corridas na F1, daqui a 2 anos DTM.
RBR: projeto aerodinamico mal concebido. Sem chances pra Vettel,muito menos Webber. Muita turbulência, ´só carro novo resolve. Alonso = Red Bull 2013. Fim de papo para a Zebra Lotus.
Quando um brasileiro supera o companheiro, Galvão Bueno reforça, todo “pimpão”: “o primeiro inimigo a ser batido é o companheiro de equipe, e o Brrrrrrruuuuunooooo Sennnaaaaa tem feito isto com (agora) Maldonado”, fazendo vistas grossas ao “sacode” que o Massa tem levado do Alonso.
E agora, Galvão?
Para os estatísticos. Lewis Hamilton fez 65 ultrapassagen , tem como voce verificar se ocorreu isso mesmo!! com duas paradas !
Bruno mudou pra esquerda, não podia e tinha que ser punido porque atrapalhou o piloto de trás, Schumacher viu Bruno se defendendo do lado direito, OK! Schummy disse que Senna fazia o certo, mas na hora da freada, Schumacher já ia lançado por fora(já tinha escolhido um lado), mas Bruno voltou pra esquerda e pegou Schummy de surpresa. Só punir o alemão foi sacanagem, no mínimo ou os dois estavam certos ou errados!
Schumacher nem reclamou de Bruno freiar muuuuito antes do que ele podia com pneus gastos(não aconteceu isso), o problema foi ele mudar pra esquerda. Basta observar com cuidado, no momento que Schumacher escolhe freiar por fora(pra ficar lado a lado de Bruno na curva na vantagem da segunda perna), Bruno muda um pouco pra esquerda, aí não tem jeito! Schumacher já estava ARMADO pra ir por fora! Bruno não podia mexer para a esquerda porque podia tocar roda com roda e Schumacher sair voando. Por isso que combinaram essa regra de mexer só uma vez, os carros que pegam velocidade com a “asa” vem com muuuuita velocidade, qualquer manobra(que seja pouca), mudando a trajetória é fatal pra quem vem atrás. Não tem como o piloto de trás mudar a manobra, vai encher a traseira do carro da frente. Ou pior, toca roda com roda e o de trás sai voando…
Os dois sairam perdendo, uma pena, mas Bruno saiu perdendo muuuuito mais! Ele tem que fazer a corrida dele e esquecer o resto! Geralmente quando o carro de trás é mais rápido(por diferença de pneus), o da frente facilita e segue sua prova..
Bruno podia recuperar posições depois, basta ver o ritmo absurdo que Maldonado imprimiu a corrida toda! O sobrinho sempre que coloca a “faca nos dentes” se dá mal! Pode observar, todas as corrida que ele foi paciênte, ele foi bem, tem que usar a cabeça. Schumacher tem vaga garantida em 2013/14 até quando quiser na F1, se a Mercedes evoluiu é porque Schumacher e Brawn tem moral pra exigir troca de staff técnico, e isso custa muita grana, mas quem vai dizer não aos dois. Bruno esta lutando pra ficar na categoria não pode se envolver em acidente! Olha o resultado abaixo, agora é pressão em cima do sobrinho.
Batalha de grid:
Maldonado 4 x 1 B.Senna
Classificação no Q3:
Maldonado 2 x 0 B.Senna
Pole:
Maldonado 1 x 0 B.Senna
Vitória:
Maldonado 1 x 0 B.Senna
Pódios:
Maldonado 1 x 0 B.Senna
Mundial de pilotos:
9º-Maldonado 29 pontos
13º-B.Senna 14
Alguém tem dúvidas que cada vez mais Maldonado vai exigir a condição de primeiro piloto? O cara coloca muita grana na equipe a três anos, faz pole e vence com equipamento inferior “assombrando” a todos, o que mais um chefe de equipe vai querer?
E ser for efetivado como primeiro piloto, ninguém pode reclamar, Maldonado foi buscar esse resultado, e veio lá de trás do Bruno, tinha apenas 4 pontos na tabela, não fez mimimi e não reclamava de nada, e tinha muita confiança que podia fazer grande corrida.
Emerson Fitipaldi bem que avisou antes da temporada começar:
Maldonado não é nada bobo
http://www.youtube.com/watch?v=nom3o8knuFE
Marcelo, nada mais justo, nada mais legítimo, na minha opinião. Maldonado tem mais pontos, vitória e recursos colocados na equipe. Logo, nada mais legítimo. Infelizmente para nós brasileiros. Mas, legítimo.
Uma coisa é certa… muitos eram felizes com o Rubens e não sabia… só perceberam agora… até a Globo que perdeu Ibope… rsrsrs
Vale ressaltar que se não fosse a lambança do Maldonado, ele teria mais um 5º lugar ou era 6º na primeira etapa… mas ele se estabanou e errou…
Senna nunca passou a impressão de ter uma capacidade de bom piloto… é mediano como outros brasileiros que passaram e sairam e nada fizeram, como Zonta, Bernold e outros… Senna está bancado por uma turma que teve interesse no seu nome de volta na F1 e seus patrocinadores…
A williams que deve está calculando o prejuízo… pois os milhões a mais iniciais que ele levou no lugar de Rubens, está perdendo nas pistas em pontuação, afinal, cada ponto vale cifras no final do campeonato. E também para conseguir patrocinadores para equipe de fato.
Visitem: http://www.tudoemtecnologia.com/
Olha, também não gosto do Bruno, porém, só neste início de campeonato ele já fez mais do que o Barrichello fez na temporada passada.
Além disso, ele é um Senna, sobrenome vencedor na categoria.
Para sentir falta do Barrichello, com suas reclamações e presepadas, só se o cara for doido.
Não acredito ser correto comparar a atual temporada da Williams com a do ano passado, o carro era uma porcaria. Dessa forma, comparar o Barrichello de 2011 ao Bruno de 2012 também não tem nada a ver. Não sou defensor de piloto nenhum, apenas considero que devemos observar alguns parametros.
“só neste início de campeonato ele já fez mais do que o Barrichello fez na temporada passada”…
Fala sério, não dá para comparar NEM DE LONGE a carroça da Williams-Cosworth de 2011 com o bom Williams-renault de 2012. E sim, Barrichello estaria fazendo MUITO mais que Bruno Lalli, ao menos batendo sistematicamente o Maldonado (como fez).
Fez é? o carro do ano passado era um lixo e o deste ano é bem mais competitivo, tanto que o Barrica pois o Maldonado no bolso, e o Senninha, será que colocará também?
Quando é para lhe criticar, eu critico, mas hj, parabéns, falou tudo.