Pílulas do Dia Seguinte
14/05/12 10:43
Sete integrantes de equipes continuam internados em hospitais de Barcelona após o incêndio que irrompeu na Williams cerca de 1h30 depois da corrida. As imagens impressionam, mas não houve explosão, equipamentos não foram atingidos, corpos não saíram carbonizados. Houve, sim, muita fumaça. Daí o motivo das internações: intoxicação. Segundo a Williams, o fogo aconteceu na “área de combustíveis” dos boxes. Para um relato completo de quem estava lá na hora do susto, recomendo a leitura do blog da colega Vanessa Ruiz;
Agora um relato de quem já acompanhou muita desmontagem de boxes na F-1. Combustível é transportado enquanto mecânicos acionam motores para secar gasolina, mecânicos fumam, caixas são carregadas. Tudo com pressa, porque a turma não vê a hora de se mandar. Pensando bem, agora, é estranho que acidentes assim não sejam mais frequentes. Que o caso da Williams sirva para uma revisão de procedimentos;
Passado o susto, a melhor piadinha que li, nos comentários ao post da corrida: “foi o Schumacher”;
Aliás, sobre a punição ao alemão: foi merecida. Revi o acidente algumas vezes e mantenho minha opinião. Bruno dá uma leve guinada para a direita, mas Schumacher errou mais, exagerou na dose. Resquícios, talvez, da época em que reinava nas pistas e estava acostumado a ver todos lhe abrindo passagem. Deve ser difícil reeducar os instintos;
Impressiona o que apareceu de gente, de ontem pra hoje, dizendo que sempre achou Maldonado um fenômeno das pistas. Minha opinião é que o venezuelano é um piloto em clara evolução. Um cara que cumpriu todas as etapas até a F-1, correndo de F-Renault, World Series, F-3000 italiana, GP2. E se é verdade que ele conseguiu resultados satisfatórios nessas categorias, também é que se notabilizou por lambanças homéricas e acidentes estapafúrdios. Na F-1, talvez por ter finalmente conseguido seu objetivo de correr ali, ficou mais calminho, esfriou a cabeça, tornou-se um piloto melhor. Fez uma temporada de estreia correta _e, sim, acho que aprendeu algumas coisas com Barrichello_ e ontem conseguiu uma vitória surpreendente. (Ou alguém acha que a Williams chegou a Barcelona sonhando com o que aconteceria?) Enfim, é um piloto talentoso e que, com a cabeça no lugar, pode fazer alguma coisa na F-1. E que não tem culpa de contar com um patrocinador forte. Pelo contrário, hoje em dia esse é um enorme mérito;
Com a vitória, Maldonado foi a 29 pontos. Bruno tem 14. Na Ferrari, Alonso tem 61. Massa, apenas 2. Nem nos tempos de vacas magras, quando Barrichello sofria na Jordan e na Stewart, o Brasil passou por situação tão ruim. Diniz, Rosset, Tarso e quetais ficavam atrás de seus companheiros, mas pelo menos Barrichello se garantia. Agora, nem isso. Bruno, tenho a impressão, ainda pode se recuperar. Noves fora o final de semana de Barcelona, ele vinha fazendo um trabalho mais consistente que o do companheiro. Pode, pelo menos, encostar na pontuação do venezuelano. Quanto a Massa, sem chance. Ontem, foi cobrado publicamente por Domenicali. A hora é de começar a procurar emprego para 2013;
A Lotus está batendo na trave. Não sei se será em Mônaco, mas uma vitória de Raikkonen, em seu ano de retorno à F-1, parece cada vez mais próxima;
Na GP2, Razia ganhou a corrida de domingo. Mas a briga com Valsecchi está dura. Os dois começaram o final de semana separados por 24 pontos. Apesar da vitória do brasileiro, a diferença, agora, é de 25;
Na Indy, o final de semana foi agitado em Indianápolis. O mais veloz do domingo foi Saavedra. Kanaan ficou em 12º. Castro Neves, o 22º. Barrichello ficou em 26º, duas posições à frente de Bia. Alesi foi o 30º e penúltimo. O Pole Day é no próximo sábado, dia 19.
Como já postei no meu blog, creio que Massa está no rumo da F-Indy, para eletrizantes duelos na pista em disputa dos nonos e décimos lugares com seu grande amigo e mentor intelectual Rubens Barrichello…
Fábio, e essa estória de que o Bottas pode substituir o Senna ainda em 2012?
Pra mim, é cascata.
Abs
Fabio, hoje o Bruno leva Embratel, MRV e Eike Bati$$$$$ta. Acho que somente isto trava um eventual desligamento dele na Williams. Se a Williams conseguir mais uns 2 ou 3 podios, consegue visibilidade e outros patrocinadores (se nestes anos de vacas magras, os caras conseguiram HP/COMPAQ, PHILIPHS ROYAL BANK OF SCOTLAND, imagine voltando a ganhar e tendo visitiblidade…).
E aí, Senna estaria “livre”.
Se Deus quiser, nos livraremos em breve de ouvir esse sobrenome repetido “ad-nauseam” pelo Galvão…
Fábio, qual é a chance de a Ferrarit substituir o Massa durante a temporada ainda?
E de onde ela buscaria seu substituto no meio do campeonato?
Abs
Justamente por não haver uma resposta à segunda pergunta, acho que ele fica até o fim do ano.
Abs
já li que Sutil tá sendo cotado…tá desempregado mesmo..o salario pode ser menor que o do fuMassa..e pior do que o mamiteiro está acho que o Sutil não consegue…vai ter de se esforçar bastante.
Sim, está hoje em primeira pagina de UOL, mas o cogitado é Hulkenberg, deixando o lugar na force india para Sutil voltar.
Massa não aguenta mais dois resultados ruins, e eu tenho um palpite… Koba na Ferrari… Alem de bom piloto, seria tremendo golpe de marqueting. Perfeito para Ferrari ter um olhos puxados como piloto. O mercado de automoveis esportivos que mais cresce no mundo é o asiatico. “E quem aguentaria a Fabio Seixas com Koba de vermelho….”
VOLTA RUBINHO
Pra casa..cuida dos filhos…da mulher…dos milhões que ganhou escoltando os primeiros pilotos!!!!!
Parabens ao Maldonado,e tambem a PDVSA,belissima vitoria!QUEM PLANTA COLHE.Enquanto a PETROLIFERA VENEZUELANA investe em AUTOMOBILISMO (basta uma pequena consulta ao dr.google,para ver o numero de vezeluelados nas categotias de base)a PETROLIFERA BRASILEIRA investe em FUTEBOL!!!alguem me explica por que uma empresa que produz COMBUSTIVEIS,OLEOS LUBIFICANTES,E DEMAIS PRODUTOS relacionados a carros e AUTOMOBILISMO prefere investir em futebol?
Vamos colocar as coisas nos seus termos:
A PDVSA é uma empresa totalmente estatal, num país onde o presidente manda e desmanda e é amigo do pai do piloto.
A PETROBRÁS é uma empresa de economia mista, com ações na bolsa, que tem um presidente que responde a um conselho de acionistas. Esse conselho só aceita que se use dinheiro para patrocínios se o mesmo fizer sentido para a estratégia da empresa e o retorno garantido.
Então, não adiantaria nem mesmo se o piloto fosse amigo do presidente da empresa!!
Além da gritante diferença de performance entre Alonso e Massa, o mesmo está acontendo entre Rosberg/Schumacher desde o início da temporada. E na Espanha também ocorreu com Maldonado/Senna e Hamilton/Button. Me parce que tanto Senna quanto Button não econtraram acerto para o carro enquantos os seus colegas voavam.
O tem de diferente nesses carros de 2012 que favorecem alguns pilotos e detrimento de outros?
Teremos uma dança das cadeiras legal no ano que vem.
Vejo tres lugares disponíveis em equipes grandes:
1º: O Lugar de Massa na Ferrari.
– Talvez este seja ocupado por Webber.
2º: O Lugar de Schumacher na Mercedes.
– Não vejo que possa ocupá-lo. O Alemão-mor dá claros sinais de que já está de saco cheio.
3º: O Lugar de Webber na Red Bull.
– Também sem pretendentes. Fábio, seria sonhar demais que este lugar fosse ocupado pelo Razia, dada sua ligação com o Horner?
Abraços!
A Red Bull deve promover um dos pilotos da Toro Rosso. E talvez esta outra vaga possa ser buscada pelo Razia. Sobre a Mercedes, acho que é uma porta para Massa bater, até por sua ligação com Schumacher.
Abs
Fabio, concordo com sua visão. Aliás, acredito que seja não UMA porta a se bater, mas a ÚNICA. McLaren já tem sua dupla e é uma equipe historicamente estável; RB vai querer piloto novo com atitude “idem”; Williams está “amarrada” aos patrocinadores; Sauber também privilegia novos pilotos. Se eu fosse Massa, já mexeria os pauzinhos assim que Schummy anunciasse que não quer mais.
Fábio, concordo em partes.
Esqueci da Toro Rosso! É verdade, faz mais sentido o Razia começar por baixo. Aliás, é assim que tem de ser, para o próprio bem dele.
Porém acho improvável que a Mercedes dê espaço para o Massa. Acho que todos no grid já perceberam que se trata de um piloto que não está mais em condições de competir em alto nível.
De qualquer forma, será bom para a categoria dar uma chacoalhada nos assentos das equipes maiores.
Esquceci do Hamiltão, que andava meio insatisfeito na McLaren.
Quem sabe não pinta um Hamilton e Vettel na Red Bull?
Vinícius,acho que não é bom negócio um piloto como Hamilton voltar as costas para uma equipe como a MacLaren.Ela é única das grandes que conseguem reagir rapidamente à supremacia de qualquer outra equipe.E Hamilton não me parece o tipo que pode esperar indefinidamente para voltar a disputar um título.Ele não tem paciência para isso.A temporada passada é a prova cabal disso. Portanto,é melhor ficar quetinho onde está, e será sem dúvida o primeiro piloto.
O Schumi só não corre em 2013 se não quiser.
é lamentavel o baixo nivel dos atuais pilotos brasileiros, so reclamam, tem retardatarios, pneus não ajudam, querem o que?não tem braço, tecnica, competencia p/superar as dificuldades tenham vegonha na cara e vão fazer oitra coisa, pilotar? não tem competencia nemhum dos atuais piotos. lamentavel mas, é a pura verdade. abs. as dificuldade são p/todos que estão competindo.
Fábio, você acredita que Razia terá uma chance na F1 em curto prazo? (2013, talvez) Abs!
Ainda é cedo pra dizer. Mas o objetivo dele é esse.
Abs
Realmente a coisa está feia para o Massa, ontem ele ficou a frente apenas das nanicas…. ou seja o cara com uma ferrari só consegue ganhar de Marussia, Hispania … tá feio mesmo.
A vitória de Maldonado é um paradoxo. Pode ser ao mesmo tempo, uma péssima notícia para Bruno, mas também uma ótima. Comecemos então pela ruim. Maldonado venceu. Não é só pelo fato de estar agora com mais pontos que Bruno, mas pelo fato psicológico de ter vencido. Chegar muitas corridas dentro da zona de pontuação é uma coisa, chegar ao pódio e vencer é muito diferente. Dá moral, dá confiança, mostra que o piloto é capaz de andar na frente e não só de brigar por posições no bloco do meio. Muitas vezes vencer é melhor que ser muito regular. Bruno terá de ver seu companheiro de equipe se tornar quase um herói. Por outro lado, mostra que o carro pode se não vencer, andar bem, junto até com os carros considerados de ponta. Isso pode dar ao brasileiro a expectativa de em outras corridas conseguir um desempenho bom, e até brigar por pódios e até sonhar com a vitória em alguma pista que ele conhece e tem bom rendimento, como Spa ou Monza (corridas em que ele já se destacou). Mas é nesse ponto que veremos do que ele é feito. Se vai encarar isso como uma promessa de bom desempenho ou como uma ameaça. Se for para o segundo caminho, é melhor procurar emprego para o ano que vem. O melhor exemplo é Schumacher, que já viu seu companheiro vencer, e tem apenas 2 pontos. Sabe que está com a “batata assando”, e por isso tentou jogar a culpa no Bruno sobre o acidente. Sabe que pode perder a vaga. Massa então, nem se fala. Está nessa situação há dois anos. Bruno tem que provar que ao contrário de Michael Schumacher, não está correndo apenas por causa do nome. E aliás, do alemão da Mercedes corre em cima de um nome construído por ele mesmo, e não por causa de um nome construído pelo seu tio.
(Nunca pensei que iria pedir isso…)POR FAVOR, CHAMEM O RUBINHO!!!!
E corrida de GP2 do domingo é pra ´brasileiro´ ver… largam com grid invertido e a imprensa solta o verbo pra falar: “brasileiro ganhou neste domingo…”
Ahhhh se esse incêndio fosse no Brasil…
Teriam morrido vários naquele corredor atrás dos boxes… e a Globo ia ter que arrumar outro autrodromo para organizar a corrida do proximo ano…
Essa fase ruim de brasileiros lembrou a Copersucar do Fittipaldi …a gente torcia, torcia mas já sabia do resultado, até que apareceu Piquet ….. Hoje melhor se contentar com Kobayashi e Raikkonen da gosto de ver piloto “correndo” e lutando…. Sem choro, batidas e desculpas …. Adoro F1…. Vou de Koba e Homem de Gelo ….. Alegria garantida.
A realidade pode ser crucial, porém no momento esta ficando mais apertada, os brasileiros Massa e Bruno Senna estão
sofrendo para marcar posição no grid de largada, estrranho que Massa esteja sofrendo mais a cada dia que passa na F1. Carro está ruim , mas Felipe piorou a cada corrida, um pouco por erro nas pistas
e outro tanto pelo seu desempenho, não vejo alternativa , para variar tem a sombra Peres da Sauber querendo seu lugar , isto é ruim mas agora é tarde para reverter esta situação a imprensa precionando a Ferrari , e hoje o mercado esta aquem de ser ideal. Quanto ao Bruno Senna , tem a sombra o Bottas que é o pupilo do socio da Williams , ruim ter que trabalhar com esta situação: nos treinos de 5ª feira assumi Valterr o volante depois Senna tem o trabalho de refazer sua tatica pois de um piloto para o outro muda toda a estratégia de guiar, tenho certeza que Bruno deve se impor nas pistas até a metade do campeonato senão fica dificil segurar este rojão , este domingo deu tudo errado para Bruno foi atropelado pelo hepta campeão Schumi ,
que num desvaneio exerceu pressão sobre Senna , mas foi nitido a pancada culpa de quem bate atrás , por se tartar de Schumacher a coisa ficou muito inrroscado para Senna , teve que abandonar a corrida , coisa lamentavel. Agora vejo que Senna tem que superar as corridas e ter no encalce Bottas , pressão sob pressão é dificil , o ar do sujeito é fulminante , Bruno deve ter o maximo de cuidado pois a cada corrida o
Voltaire está babando e a estrela de Bruno Senna deve ser mais forte , porque
senão ficará muito dificil tentar concilhar
tranquilidade é o fator principal . Agora em Monaco a ideia será a mesma , procurar fazer seu trabalho e tudo vai correr bem . Força B.Senna e sorte abs, nada é mais importante do que ser feliz.
Fábio, me diga, será que o Raikonen economizou demais durante a prova ou o ritmo ele só achou no final?
Me pareceu, pelo menos no segunto set que ele perdeu mto rendimento em relação aos ponteiros e daí sua frustração no final. Para quem fez 4 paradas, deveria ter “socado” o pé a corrida toda. To errado?
Acho que ele só encontrou o melhor ritmo no final, com aquele jogo de pneus. Mas já era tarde para alcançar Alonso.
Abs
A equipe que errou na estrategia, porque o segundo Stin foi feito com pneus macios tambem enquanto que a maioria das equipes trocarom logo para os duros. A Lotus errou e o Kimi com melhor carro não levou.
bom dia fabio. ontem fui almoçar na casa do meu irmão e falei para ele, já pensou como esta a cabeça do rubinho depois da vitoria do maldonado e dos entendidos em automobilismo de fim de semana que disseram que sem o rubinho a equipe willians seria um fracasso?
Quanto ao Schumacher, seria bom que, antes de chamar o B. Senna de idiota, ele lembrasse o que fez com o Montoya em Mônaco, 2004, em pleno túnel e sob bandeira amarela.
Neste vídeo dá pra ver até o pneu fritando, de tão intensa que foi a freada.
http://www.youtube.com/watch?v=a5wEx-PYCe4
Se você for comparar a trajetória para vitória entre o Maldonado e o Rosberg (e muitos outros que demoraram a vencer na F1), é significativo a vitória do colombiano.
que colombiano??O Montoya?
FÁBIO E O ALONSO? NÃO VEJO COMENTÁRIO SOBRE SUA CORRIDA, OS COMENTARISTAS PRECISAM DE DEIXAR DE SEREM VIÚVAS DE PÉ DE CHINELO E ENTREGADOR DE QUENTINHA, VAMOS DAR VALOR A QUEM MERECE!!!!!!!!!!
então vamos dar valor a quem merece. Começando pelo Alonso; o que ele fez de mais na corrida que mereça menção?
Eu ainda acho que o Massa cai fora antes do fim da atual temporada. Mais uma ou duas corridas nesse nível e já era. Quanto ao Bruno, final de semana ruim, acredito que ande bem melhor em Monaco. Abs
Oi Fabio. Como vc pitacou (nao sei se esse eh o termo certo), eu tb achei que o Maldonado nao levaria, achei ate que o Alonso nao conseguiria segurar as duas lotus, apostei minhas fichas no Kimmi e no Grosjean como primeiro e segundo. Agora vai ficar feio pro Bruno se ele nao conseguir pelo menos um podio nesta temporada. Esta dificil de prever quem leva a proxima, ou melhor esta dificil prever qualquer coisa nesta temporada. Um abraco.
Senna está praticamente obrigado a disputar as primeiras posições a partir de agora. A pressão deve ser grande, mas parece que ele é um cara bem tranquilo. Tomara que saiba lidar com isso.
Fábio,
Concordo sobre o que você escreveu sobre os brasileiros, em especial ao Massa. Sei que talvez seria muito cedo para prever qualquer coisa, mas onde você acredita que ele poderá estar guiando ano que vem? Duvido que consiga uma equipe de ponta.
Abraços
Tempo atras já havia comentado o que iria acontecer na Lotus,Grojean no lugar do Senna.Agora o mesmo com o Bottas na cola do brasileiro.No contrato jamais deixaria pelo dinheiro aplicado pelos empresarios o Bottas usar tempo para tirar o brasileiro nos treinos.Não parece mas uma hora faz diferençca em treino.Agora é não esquentar e não se intimidar e lutar para fazer boa figura já que sempre diz que o carro é otimo.
Cheiro de marmelada.
Sem os 25 pontos da vitória Maldonado estava sendo superado em uma equipe que sustenta seu patrocinio como principal.
Williams melhorou 2 segundos por volta e ninguém melhorou seus tempos? Ou a williams melhorou 3 segundos? Feito que nem Adrian Newey foi capaz de fazer até hoje.
E este incendio, pode acobertar futuras derrotas. A F1 já fez coisas muito piores. Briattore que o diga.
Eu aposto numa vitória da Lotus em Monaco, 6 times diferentes com vitoria, 6 pilotos diferentes, é algo que Bernie faria para apimentar a F1 que era dominada pela Red Bull e pelo Vettel.
Espero estar errado…
Teoria da conspiração, hehehe… talvez seja uma lógica torta, mas é uma lógica afinal.
Lógica de viúva…
A corrida foi excelente, mas a punição de Hamilton ajudou muito. Não fosse isso – pelo desempenho que se viu durante a prova – ele despencaria na frente e a disputa pelo segundo lugar não empolgaria tanto. Hamilton chegou na frente de Button, inclusive. Tá ficando feio pro inglês branco.
É a história do “se”, na pista o que se viu foi uma McLaren com desgaste excessivo na traseira. Uma RBR com problemas nos dianteiros e uma Lotus enrolada. A Ferrari enfim andou para frente, mas a Williams foi suprema!
Se Hamilton não tivesse ido pro q3 com 300ml de gasolina, talvez não tivesse sido mais rapido que choronso!
Também acho que o Hamilton faria no mínimo algo perto disso. Ele tem uma técnica de pilotagem excelente. Quando está com a cabeça no lugar, claro.
são os gnomos do acaso fazendo seu trabalho…
Com certeza a história seria outra…
Ahahahaha!
quanto ao Massa, td sabem da limitação do carro e a dificuldade dele com os pneus, mas acho que a equipe deveria ajuda-lo a entao conquistar algumas posiçoes nas paradas, nem isso ta acontecendo, sem contar que parece q o maior problema é psicologico, ele nao parece confortavel, a vontade, uma pena pq potencial ele tem
amigo, o problema de Masssa não são os pneus, é a ausência do controle de tração que nivelada por baixo os pilotos!
2008 não tinha controle de tração…
Desculpa, mas nenhuma justificativa se aplica ao fato de ele tomar uma volta de um piloto com o mesmo equipamento..ah teve a punição, sim..mas levando em conta pradas com perda total de 19 seg ele deve ter perdido 14 seg no máximo…Chega a ser vergonhoso!!! Ele sempre começa bem a corrida e vai perdendo ritmo porque não sabe conservar os pneus…ele colocou na cabeça dele que ele tem um estilo de pilotagem e que pneus e carro devem se adaptar a isso, enquanto alonso avalia o que têm em mãos e extrai o melhor do equipamento…ta aí a grande diferença que muita gente não quer ver…
Fábio, infelizmente parece que está chegando o momento de não termos mais representantes brasileiros na F1… Os atuais, Massa principalmente, estão fazendo uma força danada para ficarem sem emprego em 2013. Uma pena!
Agora é esperar pelo Nars e o Razia.
sobre acidentes: quem anda rápido tem que olhar pra quem vai à frente, quem anda devagar, tem que tomar cuidado com quem vem atras! e ponto!