Maldonado, vitória histórica
13/05/12 11:10Não acontecia havia 29 anos: cinco pilotos de cinco equipes vencendo os cinco primeiros GPs da temporada.
Aconteceu hoje em Barcelona.
Maldonado, da Williams, venceu a quinta etapa do campeonato, dando a primeira vitória na F-1 ao seu país e igualando um recorde que vinha desde 1983.
Naquela ocasião, os vencedores foram Piquet (Brabham), Watson (McLaren), Prost (Renault), Tambay (Ferrari) e Rosberg (Williams).
Agora, antes do Maldonado, venceram Button (McLaren), Alonso (Ferrari), Rosberg (Mercedes) e Vettel (Red Bull).
Mas tem mais…
Não acontecia havia 25 anos: Ferrari, Williams e Lotus, três das principais equipes da história da F-1, dividindo um pódio.
Aconteceu hoje em Barcelona.
Porque Alonso e Raikkonen ficaram em segundo e terceiro.
A última vez que esses três times haviam subido juntos ao pódio foi em Mônaco-87, com Senna, Piquet e Alboreto.
Sorte? Acaso? Maluquice?
Não. A vitória de Maldonado foi no braço.
Na largada, é verdade, ele não curtiu a pole por mais de alguns metros. Foi ultrapassado por Alonso antes da primeira curva e teve de se conformar com a segunda posição. Raikkonen fez parecido com Grosjean e pulou para terceiro.
Massa foi muito bem, saindo de 16º para 11º. Bruno, 17º no grid, ficou na mesma. Hamilton, lá atrás, saiu de 24º e fechou a primeira volta em 19º.
Quem mais se ferrou foi Pérez, com um pneu furado após um toque _aparentemente, de Grosjean. Caiu para último, colocou os duros e começou a fazer os melhores tempos na pista.
Foi a senha para o resto da moçada.
Na 7ª volta, Webber abriu a primeira janela de pits, trocando também para os duros. Vettel fez o mesmo na volta seguinte. Kobayashi entrou na 9ª. Rosberg e Di Resta pararam logo depois, mas colocaram os macios. Button e Alonso foram com os duros. Os dois pilotos da Lotus, com os macios.
Na 13ª volta, um enrosco polêmico. Schumacher tentava ultrapassar Bruno no final da reta e, na opinião deste blogueiro, cometeu um erro grosseiro de cálculo. Encheu a traseira do brasileiro, e ambos abandonaram.
Pelo rádio, o alemão chamou o brasileiro de “idiota”. Nesta, era melhor ter ficado quieto.
(Alguém pode argumentar que Bruno mudou de trajetória. Achei que foi uma defesa legítima, honesta, mas entendo quem pense diferente. E, vai lá: se os dois erraram, nesta Schumacher errou mais)
Enquanto isso, Hamilton parava nos boxes. E, pra variar, veio uma lambança. Passou por cima de um pneu, ao deixar o pit, aparentemente sem danos ao carro.
Na 17ª volta, o top 10 era Alonso, Maldonado, Raikkonen, Grosjean, Rosberg, Vettel, Button, Kobayashi, Di Resta e Vergne. Massa continuava em 11º, sem conseguir passar o francês nem com reza braba.
O brasileiro só deixou de ver a traseira da Toro Rosso na 24ª volta, quando o rival entrou nos boxes.
Sim, boxes. Já era hora de novas paradas.
E Alonso, então, se deu mal. Maldonado parou na 25ª e acelerou feito um louco na pista. Alonso entrou na 26ª. E o venezuelano voltou à liderança, 6s8 à frente do espanhol.
Massa e Vettel também receberam más notícias. Foram punidos por ignorar bandeiras amarelas, provavelmente no choque entre Schumacher e Bruno, e tiveram de cumprir drive-through.
Lá na frente, Maldonado abria para Alonso: 7s2 na 30ª volta.
Foram necessárias três voltas, e pneus mais lixados, para o espanhol começar a reagir. Na 33ª volta, ele reduziu a margem para 6s7. Na seguinte, para 6s5. Na 35ª, para 6s1.
Na 37ª, a folga caiu para 5s6. Ou seja, Alonso tirou 1s1 em cinco voltas.
Três voltas depois, um susto. Pérez acertou um mecânico nos boxes, sem gravidade. O pior prejuízo foi o abandono da corrida para o mexicano.
Na 42ª volta, Maldonado fez seu terceiro pit, e a equipe se embananou no pneu traseiro esquerdo. Pista livre para Alonso pisar fundo e tentar dar o trocou no venezuelano.
Não deu. O espanhol voltou à pista 3s1 atrás, babando pra tentar a vitória nas 20 voltas restantes.
Na 46ª, Alonso cravou a melhor volta da prova até então e, aproveitando-se do bloqueio de Raikkonen a Maldonado, tirou 1s8. Três voltas depois, apenas 0s9 separava os duelistas.
(E, para o Brasil, uma cena emblemática na 53ª volta. Massa levou uma volta. Recebeu bandeiras azuis para deixar os líderes passarem, entre eles seu companheiro de equipe…)
Faltando dez voltas para o fim, Alonso continuava sua perseguição a Maldonado, com o mesmo 0s9 separando-os. Muita gente achava que ele passaria, eu incluído.
Não passou. Maldonado soube conservar bem os pneus e cruzou a linha de chegada com 3s1 sobre Alonso, que teve 0s6 sobre Raikkonen.
Completando o top 10, Grosjean, Kobayashi, Vettel, Rosberg, Hamilton, Button e Hulkneberg.
Massa, com a falta de combatividade, com a punição por ignorar a bandeira amarela e com o vexame de levar uma bandeira azul, terminou em 15º. Ficou feio pra ele.
Com o resultado, Vettel manteve-se na ponta do Mundial, com 61 pontos. Alonso tem os mesmos 61, mas está em segundo porque o alemão obteve posições melhores nas corridas até agora. Hamilton tem 53. Raikkonen, 49. Webber soma 48.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 109, contra 98 de Mclaren e 84 de Lotus.
Tudo apertado, tudo muito disputado, tudo muito imprevisível. Assim que é bom.
E que ninguém duvide de um sexto vencedor daqui a duas semanas, em Mônaco. Candidatos não faltam.
A F-1 versão 2012 é das melhores dos últimos tempos. As estatísticas estão aí para não me deixarem mentir.
Ah, como é bom falar de quem está vencendo… Como é bom ser comentarista de momento…
O que mais se via na internet era comentários criticando o Pastor Maldonado e todo o dinheiro por trás de sua carreira.
Hoje, ele é um gênio! O próximo campeão do mundo. Um mito (querem compará-lo ao Koba… O VERDADEIRO mito).
E é claro, como não poderia deixar de ser, Rubens Barrichello volta ao centro dos comentários, pois ele não venceu com uma Willians…
Nossa, esse povo brasileiro é muito burro mesmo..
Boa noite, Fábio. Você soube da construção em andamento do que será o maior kartódromo do Brasil, com 3,2 mil metros, em Nova Odessa, interior de São Paulo?
http://www.apka.org/noticias/2011/nova-odessasp-tera-a-maior-pista-de-kart-do-brasil/
http://www.allkart.net/newAllkart/2012/04/24/kartodromo-de-nova-odessa-sera-inaugurado-no-segundo-semestre/
O Vettel foi punido porque abriu a asa na reta sem estar a menos de um segundo do carro da frente (a TV mostrou, mas ninguem na transmissão da Globo viu).
O ano está sendo cruel com os brasileiros: além de levarem tempo dos companheiros de equipe nos treinos, ainda os vêem vencendo provas. É fundamental reagir… se já não for tarde demais.
mas o sistema é automático. Não dá, até onde sei, pra abrir a asa a mais de 1s do cara à frente…
Sou fa do Koba, aquele japones eh meu idolo. Campanha p ele ir p ferrari combater aquele espanhol, Perez ja mostrou que tambem eh capacho!
Os brasileiros me envergonham, massa c volta p o companheiro e bruno nem se fala…
Vai se ferrrar rapa!!! O koma parece ser um cara legal, e tu querendo fazer campanha para arruinar a vida dele.
Estes comentários são muito repetitivos e sem conteúdo, apenas falando mal dos pilotos brasileiros. Acho que na verdade estes comentaristas são uns ignorantes no assunto, tentando impressionar não sei quem. Fábio, a sua audiência anda meio fraquinha em termos de conteúdo técnio e intelectual.
Não ví nenhuma argumentação sólida e inovadora de sua parte. Ou seja,além de ignorante no assunto,e de querer impressionar com um falso criticismo,é um infeliz que se incomoda com os comentários alheios. rs
Pela sua “lógica” então por sermos brasileiros deveríamos, obrigatoriamente, falar bem dos pilotos do país?
Amigo, esse local virtual, pelo que entendo, é feito para troca de opinião de aficcionados por automobilismo, e não meros ufanistas!
Aos pseudo-torcedores, que não gostam de esportistas e sim de puxar o saco quem está ganhando no momento (Fiittipaldi disse isso), trecho de entrevista com Frank Willians falando sobre Barrichello:
“Data: 01/07/2011 08:32:00 – Atualizado em: 01/07/2011 08:37:51
Por: Felipe Motta
Frank Williams: “Rubens nos economiza tempo e dinheiro”
…##### O que o senhor diz do trabalho de Rubens Barrichello na Williams?
FRANK WILLIAMS: Meu primeiro comentário sobre Rubens seria instantaneamente que sua chegada foi uma experiência valiosa. Ele salvou o time de, não diria erros, mas às vezes foram erros, de gastar tempo em determinado desenvolvimento quando ele em apenas uma volta nos diz que estamos perdendo tempo nesta direção. Ele economiza tempo e dinheiro do time. E ele sempre sabe o que não é para fazer. Ninguém é esperto o bastante para saber o que fazer sempre, mas o homem sábio tem de saber o que não é para ser feito. Ele é um piloto de corrida muito sábio e maduro. Ele é o que precisamos agora.
##### E o futuro?
FRANK WILLIAMS: É uma pergunta em aberto. Depende do que podemos ou não podemos. Se tiver um bilionário que me diga ‘contrate quem você quiser’, talvez não fosse o Rubens. Lewis e Vettel estou sonhando em esquecê-los. Estou apenas tentando ser bem aberto contigo. Para nós agora ele é perfeito. E não me surpreenderia se ele ficasse conosco por um bom tempo. É algo provável, mas não certo, porque ele é um membro valioso da equipe. Vamos ver. …”
A maioria esmagadora dos bloguistas avacalhava com Maldonado e bastou ganhar a primeira e começa a bajulação e a velha e equivocada crítica a Barrichelo.
Com certeza em relação ao carro de 2012 , muitas informações repassadas por Barrichelo foram utilizadas com sobreo túnel de vento que estaria com problemas, o carro acima da altura mas, nada disso importa pois querem saber apenas de quem vence, e a vitória de Maldonado está mostrando exatamente isso. Boa sorte para ele, mas se na Venezuela for igual ao Brasil, será considerado bom enquanto matar um leão por dia, menos do que isso será lixo (também Fittipaldi em seu livro que disse isso).
Sério que teve esse trabalho todo pra defender um piloto brasileiro em um blog de automobilismo?
E quando vai tomar vergonha na cara e arrumar uma vida pra viver? Ao invés de puxar saco de ídolos de barro? Se bem que o Rubinho nunca vai servir nem pra isso. rs
Pois é…são torcedores do seu tipo que dizem isso, os “bem-informados” …..aposto que nem sabia de tal entrevista …
JESUS, CHAMA EMERSON FITTIPALDI, NELSON PIQUET E MAURICIO GUGGELMINN DE VOLTA PARA PILOTAR PARA O POVO BRASILEIRO !!! VIVA LA REVOLUCION IN FORMULA ONE MANAGEMENT!!!
Fantastico F1 de 2012 ………
uma pena que não temos pilotos brasileiros com braço…
Com braço como Maldonado que conquistou
sua primeira vitoria na raça sem extrategia,
sem chuva e sem por a caso foi D+++++
Alonso em segundo, o carro da ferrari não é
uma carroça como muitos dizem…….
Kime anda muito ficar parado por tres anos vez bem p/ ele….
No mais as baixas ..
primeiro bruno errou no treino mais na corrida não teve culpa ……baretão nele aiinda tem credito..
Shumacher não conseque terminar uma corrida,tinha credito como equeta Campeão não deveria ter voltado mesmo assim eu vou apostar na vitoria dele em monaco na proxima etapa..
fELIPE mASSA ,DECIMO QUINTO,na sua zona de comforto. o carro já não é mais desculpa e sim o piloto, a ferrari vai mandar ele embora por justa causa…..
Em fim os pneus cascas de ovos estão dando uma bela omelete para a formula 1.
cinco carros diferentes vencerão este ano ,
esta é uma bela receita…
Meu Deus….o que temos hoje…Bobinho pé de chinelo e Zacaris amassa barro…muita, mas muita saudades de Emerson, Piquet e principalmente Ayrton Senna para sempre!
VIVA CUBA!!! VIVA FIDEL CASTRO E SEU IRMAO RAUL!!!
VIVA LA LIBERTAD DEL PARAGUAI NAS QUARTAS DEL FINAIS DA LIBERTADORES DEL CHACO!! SO SOBROU PARA NOS BRASILIANOS COMENTARMOS IZZO IN FORMULE ONE AND FOCA!!!
Fábio, vejo semelhança entre essa vitória hoje da Williams que coroou os 70 anos do Frank Williams e a de 88 do Berger pela Ferrari (dobradinha com Alboreto) após a morte de Enzo Ferrari aos 90 anos… naquela vitória muitos falam em carro fora do regulamento… e nesta de hoje? Acho póssível para premiar Frank, não…
pronto, quer dizer que o BRUNO PENNA toma piau do colombiano dia sim, dia sim, pq tem q emprestar o carro pro BOTTAS nas quintas feiras…… então vejamos, se ele não emprestasse o carro em algumas quintas feiras, ele não teria largado em 18o, com o companheiro na pole, certo!!! Ahan, entendi!!! obrigado….
E teve muito Pacheco falando que o Venezuelano era apenas mais um pagante na F1, mesmo ele tendo colocado o Ruinzinho Barriquento no bolso ano passado.
Maldonado e sua Williams me surpreenderam. Achei que fosse só um pouco de sorte o seu segundo lugar na classificação. Foi consistente na corrida. O Senninha precisa melhorar nos treinos classificatórios, largando em posições mais à frente, pois assim se envolverá menos em acidentes. A maioria das batidas ocorre no pelotão intermediário. Se a Williams tiver um bom carro nas próximas corridas, ele terá chance de mostrar algum talento. Button decepcionou hoje, esperava ele entre os 5. Choronso foi 10. A Lotus tem um carro-foguete. Só faltava um grande piloto
A essa hora, na Venezuela, Hugo Chaves deve ter decretado feriado nacional de três dias e um discurso de um dia e uma noite…
VIVA LA REVOLUCION!!!
[MANAUS SUPER RACER GP] – [ TRILHA: THE TROOPER – IRON MAIDEN]
Depois do épico GP da Espanha, o início da temporada já contabiliza cinco diferentes vencedores no começo da temporada.
Jenson Button, Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Fernando Alonso e agora, o recém glorificado pelas graças da vitória, o venezuelano Pastor Maldonado.
E na próxima corrida? Haverá um outro vencedor diferente?
Arrisco à dizer que o próximo será Kimi Raikonnen. E vocês? Algum outro nome à vista?
E aí, alguém aceita o desafio e entra nessa aposta pra ver se haverá mais um piloto diferente à vencer a próxima corrida?
viu mano troca o hamilton pelo vetel , pq o hamilton nao ganho nenhuma esse ano
Kimi em Monaco é uma boa aposta… Lotus com entreeixos curto (embora as outras grandes equipes também tenham uma versão desse tipo pra correr lá), mapas de motor bem conhecidos pela Renault, somado ao piloto com experiência e velocidade naquele circuito de rua. Outra boa aposta é Hamilton.
Depois do incidente envolvendo Bruno Senna e Michael Schumacher depois da corrida, alguns já estão criticando o brasileiro por ter largado muito atrás, enquanto que o seu companheiro de equipe Pastor Maldonado venceu a corrida.
E por causa desse desfexo, já estão antecipando a pá de cal.
Mas vale analisar o problema que Bruno anda passando. Ele tem que ceder o carro para o piloto de teste que tem um estilo de pilotagem diferente, e que por causa disso, o carro tem outro acerto e isso dificulta no dia dos treinos classificatórios. A Williams deveria possuir um terceiro carro. Mas, não possui por causa do regulamento?
Essa vitória do Maldonado demonstra o quanto o carro da Williams evoluiu, e que com certeza, Bruno Senna poderá finalmente correr com um carro competitivo.
E o Mundial de F-1 ainda tem muita quilometragem à frente.
Segue o mesmo comentário abaixo, apenas com uma informação a mais: Este ano começou igual ao de 1983, mas certamente o campeão não será brasileiro!
A cada dia fica mais concretizado a forma como o Brasil tem conduzido a formação de pilotos. Temos apenas endinheirados que tentaram fazer do automobilismo uma profissão. Não foram os mais talentosos da sua geração, talvez os mais ricos…. Faz tempo que o Brasil não envia ao exterior os melhores talentos…. estes ficam pelo caminho pois não tem dinheiro e chance de mostrar o que podem. O dinheiro público? Sempre acaba na mão de quem tem influência; o dinheiro privado? cai sempre na mão dos mesmos…. resultado disso: vemos nossos pilotos largar la na rabeira enquanto os companheiros de equipe largam láááááá na frente….. Perdemos hoje a chance de fazer mais uma Pole sabem por qual motivo? Os caras mais talentosos desse país são bemmmmm melhores que o Maldonado! Mas hoje, estes caras bons assistiram a prova pela tv….
Excelente análise do automobilismo brasileiro atual. Perfeito.
Se vc é aquele Attila Sipos mesmo, é um dos que deveria estar lá na Stock, por exemplo!!!
Por que nao te calas Spain???
Tenho certeza que o incêndio foi culpa do Jorge Bush e seus asseclas capitalistas. Certeza. 🙂
Podemos considerar Alonso, que vem fazendo milagres com esse carro, o piloto do ano até agora
Acho, que é fim da linha para massa na Ferrari, já Bruno Senna ele só precisa de tempo e outra toda as quintas de treino livre ele tem que ceder o carro para o piloto reserva da equipe tirando toda a configuração que ele preparou para o carro. Não podemos compar Bruno Senna com Ayrton, pois cada um tem seu talento e sabemos que Schumacher sempre foi atrapalhado desde a época de Ayrton né gente.
Nao se esquecam que ja eh a segunda vez que o alemao bate no carro a sua frente, depois que voltou a correr. Ja passou da hora de se aposentar de uma ver por todas….
Parem de falar do Rubens Barrichello o nosso hexaderrotado que ainda chora o GP da Áustria 2002, pois é o nosso Luiz Razia venceu na GP2 e está á caminho da F1 e fora o Felipe Nars, e o Brasil precisa de uma nova Geração na F1, e o tempo do Rubinho já passou e já o tempo do Felipe Massa começa á passar e ele devera sair da Ferrari no final do ano desvalorizado.
Falando no Ruinzinho Hexaderrotado…..nota-se que a Williams fez um grande negócio em se livrar dele, mercenário ridículo e piloto incompetente, pseudo acertador de carros, assim como na Brown, só atrasou a equipe. Não é acaso, se livrou do Barrica e ja ganhou prova !!!
Queria ver algum piloto ganhar com a Williams do ano passado, ainda mais com motor Cosworth ……..
Gosto de três comentaristas de automobilismo. O Fábio S., o Flávio Gomes e o Mattar. O resto é resto.
Eu tenho visto as corridas e percebendo o quanto Kimi Haikkonen é melhor que todos os outros, ao lado do L. Hamilton….
Se o Kimi estivesse na Mclaren por exemplo, que parece ter o melhor carro, ele seria favoritíssimo…
Fábio, corrija o texto, onde você citou o Schumacher era na verdade o Alonso!
São muito fraco os dois pilotos brasileiros, são uma vergonha pro Brasil!! Tomaram um baile hoje dos companheiros e não assumem tão sempre dando desculpa!!
Fracos, Fracos, Fracos!!!
Concordo plenamente. Esse negocio de desculpas tem de acabar. Começou com o Barrichelo, agora o Massa que deveria ter vergonha na cara e ver que o Alonso está com 61 ptos ao lado do Vettel
Bela vitória do Pastor hoje, o mais legal foi ver a Williams novamente no topo do pódio. E foi uma vitória do “braço”, pois não foi daqueles GPs nos quais qualquer poderia vencer. O venezuelano agora será a “bola-da-vez” para o lugar do Felipe Massa?
FABIO O BRUNO NA REALIDADE NAO FOI CULPADO PELO INCIDENTE,O ALEMAO TEM QUE FICAR QUIETINHO NO SEU CANTO.TEMOS QUE DAR VALOR AO PILOTO POIS ESTA SENDO MUITO SINCERO QUANDO DIZ QUE A WILLIANS É UM ÓTIMO CARRO.É SÓ DAR TEMPO QUE VAI COMECAR A APARECER RESULTADOS PARA NÓS BRASILEIROS.
Bruno e MAssa foram horríveis, apesar que a culpa do acidente, como reconheceu a FIA, foi de Schumacher. mas o Bruno e o Massa tomaram uma sova histórica e isso é péssimo. agira, ruim mesmo é oS r. Galvão e o reginaldo… hoje tive o desprazer de assistir na Globo e é incrível como são ruins… não sabem de nada, erram tudo, ficam só falando abobrinhas e lenatando a bola do cacá bueno… é inacreditável! a direção da Globo tem que intervir!