Maldonado, vitória histórica
13/05/12 11:10Não acontecia havia 29 anos: cinco pilotos de cinco equipes vencendo os cinco primeiros GPs da temporada.
Aconteceu hoje em Barcelona.
Maldonado, da Williams, venceu a quinta etapa do campeonato, dando a primeira vitória na F-1 ao seu país e igualando um recorde que vinha desde 1983.
Naquela ocasião, os vencedores foram Piquet (Brabham), Watson (McLaren), Prost (Renault), Tambay (Ferrari) e Rosberg (Williams).
Agora, antes do Maldonado, venceram Button (McLaren), Alonso (Ferrari), Rosberg (Mercedes) e Vettel (Red Bull).
Mas tem mais…
Não acontecia havia 25 anos: Ferrari, Williams e Lotus, três das principais equipes da história da F-1, dividindo um pódio.
Aconteceu hoje em Barcelona.
Porque Alonso e Raikkonen ficaram em segundo e terceiro.
A última vez que esses três times haviam subido juntos ao pódio foi em Mônaco-87, com Senna, Piquet e Alboreto.
Sorte? Acaso? Maluquice?
Não. A vitória de Maldonado foi no braço.
Na largada, é verdade, ele não curtiu a pole por mais de alguns metros. Foi ultrapassado por Alonso antes da primeira curva e teve de se conformar com a segunda posição. Raikkonen fez parecido com Grosjean e pulou para terceiro.
Massa foi muito bem, saindo de 16º para 11º. Bruno, 17º no grid, ficou na mesma. Hamilton, lá atrás, saiu de 24º e fechou a primeira volta em 19º.
Quem mais se ferrou foi Pérez, com um pneu furado após um toque _aparentemente, de Grosjean. Caiu para último, colocou os duros e começou a fazer os melhores tempos na pista.
Foi a senha para o resto da moçada.
Na 7ª volta, Webber abriu a primeira janela de pits, trocando também para os duros. Vettel fez o mesmo na volta seguinte. Kobayashi entrou na 9ª. Rosberg e Di Resta pararam logo depois, mas colocaram os macios. Button e Alonso foram com os duros. Os dois pilotos da Lotus, com os macios.
Na 13ª volta, um enrosco polêmico. Schumacher tentava ultrapassar Bruno no final da reta e, na opinião deste blogueiro, cometeu um erro grosseiro de cálculo. Encheu a traseira do brasileiro, e ambos abandonaram.
Pelo rádio, o alemão chamou o brasileiro de “idiota”. Nesta, era melhor ter ficado quieto.
(Alguém pode argumentar que Bruno mudou de trajetória. Achei que foi uma defesa legítima, honesta, mas entendo quem pense diferente. E, vai lá: se os dois erraram, nesta Schumacher errou mais)
Enquanto isso, Hamilton parava nos boxes. E, pra variar, veio uma lambança. Passou por cima de um pneu, ao deixar o pit, aparentemente sem danos ao carro.
Na 17ª volta, o top 10 era Alonso, Maldonado, Raikkonen, Grosjean, Rosberg, Vettel, Button, Kobayashi, Di Resta e Vergne. Massa continuava em 11º, sem conseguir passar o francês nem com reza braba.
O brasileiro só deixou de ver a traseira da Toro Rosso na 24ª volta, quando o rival entrou nos boxes.
Sim, boxes. Já era hora de novas paradas.
E Alonso, então, se deu mal. Maldonado parou na 25ª e acelerou feito um louco na pista. Alonso entrou na 26ª. E o venezuelano voltou à liderança, 6s8 à frente do espanhol.
Massa e Vettel também receberam más notícias. Foram punidos por ignorar bandeiras amarelas, provavelmente no choque entre Schumacher e Bruno, e tiveram de cumprir drive-through.
Lá na frente, Maldonado abria para Alonso: 7s2 na 30ª volta.
Foram necessárias três voltas, e pneus mais lixados, para o espanhol começar a reagir. Na 33ª volta, ele reduziu a margem para 6s7. Na seguinte, para 6s5. Na 35ª, para 6s1.
Na 37ª, a folga caiu para 5s6. Ou seja, Alonso tirou 1s1 em cinco voltas.
Três voltas depois, um susto. Pérez acertou um mecânico nos boxes, sem gravidade. O pior prejuízo foi o abandono da corrida para o mexicano.
Na 42ª volta, Maldonado fez seu terceiro pit, e a equipe se embananou no pneu traseiro esquerdo. Pista livre para Alonso pisar fundo e tentar dar o trocou no venezuelano.
Não deu. O espanhol voltou à pista 3s1 atrás, babando pra tentar a vitória nas 20 voltas restantes.
Na 46ª, Alonso cravou a melhor volta da prova até então e, aproveitando-se do bloqueio de Raikkonen a Maldonado, tirou 1s8. Três voltas depois, apenas 0s9 separava os duelistas.
(E, para o Brasil, uma cena emblemática na 53ª volta. Massa levou uma volta. Recebeu bandeiras azuis para deixar os líderes passarem, entre eles seu companheiro de equipe…)
Faltando dez voltas para o fim, Alonso continuava sua perseguição a Maldonado, com o mesmo 0s9 separando-os. Muita gente achava que ele passaria, eu incluído.
Não passou. Maldonado soube conservar bem os pneus e cruzou a linha de chegada com 3s1 sobre Alonso, que teve 0s6 sobre Raikkonen.
Completando o top 10, Grosjean, Kobayashi, Vettel, Rosberg, Hamilton, Button e Hulkneberg.
Massa, com a falta de combatividade, com a punição por ignorar a bandeira amarela e com o vexame de levar uma bandeira azul, terminou em 15º. Ficou feio pra ele.
Com o resultado, Vettel manteve-se na ponta do Mundial, com 61 pontos. Alonso tem os mesmos 61, mas está em segundo porque o alemão obteve posições melhores nas corridas até agora. Hamilton tem 53. Raikkonen, 49. Webber soma 48.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 109, contra 98 de Mclaren e 84 de Lotus.
Tudo apertado, tudo muito disputado, tudo muito imprevisível. Assim que é bom.
E que ninguém duvide de um sexto vencedor daqui a duas semanas, em Mônaco. Candidatos não faltam.
A F-1 versão 2012 é das melhores dos últimos tempos. As estatísticas estão aí para não me deixarem mentir.
Fábio, sempre venho aqui ler seus resumos das corridas, mesmo tendo acompanhado a prova. São muito bons. Realmente, a cada prova está ficando mais feio para o Massa. Apesar disso, que grande temporada é essa de 2012! Abraço
Qto aos pilotos brasileiros, se o presente esta ruim, pelo menos ainda temos pilotos na categoria maxima do automobilismo. Minha preocupação maior é c futuro. Não ha pilotos, sucatearam as categorias de base assim como autodromos.
.
Parece q todos brasileiros querem resultados mas poucos estão interessados em trabalhar p garantir futuro.
Um corrida fantástica e uma constatação óbvia: não sei porque motivo a imprensa brasileira continua poupando Felipe Massa de críticas. O cara levou uma volta do companheiro, só chegou à frente das equipes da segunda divisão e tem 59 pontos de desvantagem para Alonso. Bruno Senna está indo para o mesmo caminho em relação a Maldonado. estamos muito mal servidos de pilotos. é lastimável que não tenhamos um piloto a altura para nos representar.
Eh isso mesmo…Fabio, vc poderia explicar pq tanta paciência com o Massa ? Pq ficar passando a mão na cabeca dele ? Pq só uma linha de comentário? Quando a Ferrari vai mal a imprensa italiana escreve páginas e páginas com criticas pesadas…aqui vc resume tudo a um “ta ficando feio ” , só isso…vc acha mesmo que eh só isso ?? Vc nao acha que ta na hora de criticas mais verdadeiras e honestas ? Nao tenha medo..fale a verdade ! Ou só vc nao esta indignado com tanta mediocridade de um pseudônimo piloto?
Vocês querem que xingue ou encha ele de porrada? Eu já disse que ficou feio, sistematicamente venho falando sobre a lavada que ele está levando do Alonso… Sinceramente, não sei mais o que vocês querem. E não vou deixar a educação de lado ao criticá-lo.
Abs
kakaka
Fábio, sua resposta foi fantástica!
Muito boa mesmo.
o cordão do puxasaco cadavez aumenta mais!dim-dom…. kkkkkkkkkkkkkkkk
Gente. o seixas é exceção, querem criticar falem da turma da globo que protege o massa. o SEixas faz o seu papel de jornalista mostrando os fatos, dizendo que o massa ultimamente tem sido um péssimo piloto.
No curso de pilotagem que fiz nos EUA, pela SCCA, os instrutores ensinavam: “the overtaking is responsibility of the overtaker.” Pelo visto, alguém na F-1 leu o mesmo manual, visto que o arrogante alemão perde cinco posições no próximo grid. Quanto a Massa… só resta ele ir para a F-Indy e promover “duelos sensacionais” com Rubens Barrichello… Tsk, tsk…
Muita coincidência, a ultima vitoria da Williams com Montoya, precisou chegar um conterrâneo para voltar a vencer.
Montoya é colombiano.
Abs
Mas ambos são sulamericanos.
Mas ambos sao terraqueos..
Boa resposta… rsrsrsrs.
Sistema Solar?
ou ambos estão no sistema solar, ou na via-lactea, ou no universo, no fim são tudo farinha do mesmo saco! ou seja sul-americanos! kkkkkkkkkkkkkkkkk
Sei não, mas para chegar em segundo com aquela gonga de ferrari, acho que o Alonso talvez não não seja terráqueo…
E finalmente, depois de tanto tempo, mais um sulamericano quebrou um longo jejum de vitórias. A última vitória sulamericana, ocorreu em 2008, que foi vencida por Felipe Massa no GP do Brasil.
E hoje, com a vitória do piloto venezuelano Pastor Maldonado, por fim, interrompe assim, a hegemonia absoluta de vitórias de pilotos europeus.
Não esqueçam dessa observação amigos. Valeu?
A ultima vitoria sulamericana nao foi a do Massa. Foi a do Barrichello, no GP da Italia de 2009. Pobre Barrichello. Ate seus ultimos triunfos estao sendo esquecidos…
Ah, é mesmo, me esqueci desse detalhe…
O Rubens Barrichello venceu em Valência e Itália em 2009. O Mark Webber, australiano, venceu 7 corridas no período.
O webber venceu a ultima prova da temporada passada e ele não é europeu
É mesmo, seria burrice total e falta de noção se eu disesse que a Austrália fica na europa…
… ? …
Discordo das opiniões aqui criticando o Senna por não ter deixado o Schumacher passar. Desde quando ele tinha essa “obrigação”? Ele defendeu sua posição, mudou a trajetória como lhe é permitido fazer e o alemão, ao invés de frear e tentar a ultrapassagem numa próxima oportunidade, simplesmente continuou acelerando como se fosse óbvio que o caminho estaria livre pra ele. Alguém disse que foi coisa de amador, e eu concordo, mas eu digo mais: foi coisa de um cara que tem um ego enorme e que se acostumou a ter sempre alguém mandando outro piloto abrir pra ele passar. Mal acostumado, é isso.
A batata do Senna tá assando… a do Massa já queimou!
Tá assando nao.. a vaga ta paga até dezembro.
Tudo “arrumado” para tirar Hamilton da pole!!O ESPORTE virou uma atividade comercial!!Maldonado é ‘apenas vítima” dessas maracutaias!NUNCA mais ganhará uma corrida!!Quem perde é o ESPORTE e os otários que o assistem!!
Obr……
Fizeram isso achando que o filho do Hugo Chavez não ia dar conta do Choronso!!!! Erraram no esquema… Se F…
A situação do Massa eh insustentável…a Ferrari deveria troca-lo por qualquer um ou correr só com o Alonso para bem deles, do Brasil e principalmente do Massa que se prejudica mais a cada corrida.
Fabio, lembro que ano passado voce foi o maior critico de Maldonado, apesar de achar um bom piloto e foi campeao da gp2 em 2010 com meritos superando Perez! e agora Fabio? voce mudou de opiniao ou seu ego nao o deixa admitir que el eh superior a Bruno e Barrichelo?? abracos
Conheço gente que o criticou muito mais do que eu. Aliás, mal falei do Maldonado em 2011…
Abs
o Senhor Fabio não respondeu a pergunta do rapaz…
Mas amigo, achar o Maldonado superior ao Barrichello não merece resposta mesmo!
Caro Reis, bons tempos aqueles heim? Sobre o acidente com Bruno e Schumacher, o Bruno mexeu duas vezes é só olhar o taipe, bom domingo a todos.
A corrida foi boa de fato. Foi bem legal ver a williams vencer novamente. Pena que a equipe tem apenas um piloto. Sugiro a seguinte campanha na web… O BRuno deveria trocar o sobrenome para Silva. E também deveria mandar fazer outro capacete… Bem diferente do nosso maior piloto de todos os tempos.
Acho que o regulamento para o ano que vem deve ser mantido em 90% de seu conteúdo. A única coisa que precisa ser revista é a questão dos pneus, que se desgastam muito rapidamente e tiram a emoção das corridas. O campeonato está emocionante, porém mais pelos resultados do que pelas corridas em si. Sou favorável a um regulamento com pelo menos 3 fabricantes de pneus e que estes sejam compostos bem mais duráveis que os atuais. Já pensaram numa guerra entre Michelin, Pirelli e Bridgestone?
Schumacher comeu bronha, mas o Bruno tá sempre metido em “incidentes”, tem mais incidentes na conta que bons momentos, não acham?
Fábio, acho que só eu ví. Na tentativa de ultrapassagem do Button sobre Massa, ví a asa do Massa aberta, o que é proibido, no final da reta. Só isso pode justificar o Button não tem passado, já que tinha uma velocidade maior qua a do Massa. Vc viu isso tbm ?
O Problema não foi so a mudança de trajetória. E sim a velocidade ridicula que o carro de Bruno Senna estava.o Schumacher jogou para um lado numa velocidade muito superior antes da freada, o Bruno com a lesma(lesma o carro dele porque williams do Maldonado ganhou a prova) joga para o mesmo lado e quando ele voltou para não bater o Bruno voltou junto, ai não tem jeito, juntou no freio e não conseguiu segurar. Vendo o vídeo da prova (porque não sou doido de acordar cedo, para ver o zé do Galvão puxar o saco dos outros, ainda mais agora que um cara da América do Sul ganhou uma prova. Porque o pensamento do Galvão , funciona assim(em todas as competições que o mesmo narra), primeiro torce para brasileiro, ai se não tem brasileiro para torcer, torce por alguém da américa do sul, se não tem ninguém da américa do sul, começa a torcer para alguém de portugal porque a gente foi colonia, depois vai para Espanha,e por ai vai ate não sobrar ninguem mais que fale espeanhol para ele torcer.) parecia que o Bruno estava andando de fusca no meio de um monte de F1, como vimos que o problema não é do carro, so pode ser do piloto.
Qdo maldonado fez a pole imaginei… deve ter usado os pneus do Senna. Na corrida, imagino que tenha feito o mesmo. Qdo vi a noticia de fogo no box… hmmmm Será q nao pode ter acontecido isso nao???
Saiu bem na foto o Maldonado heimmm…Alonso e Raikkonen au seu lado é pra pendurar na parede da sala
O Shummi já era, quem bate atrás é sempre culpado, atém no trânsito travado das marginais, quem sabe o que cada carro tem de diferente, só quem mexe neles, estranho um correr dez posições que o companheiro de equipe, não acredito que tenham o mesmo equipamento a disposição, me pareceu mais emocionante a corrida, foi a primeira que assisti inteira depois que não temos mais ninguém na categoria….
Sorte é a conjunção da competencia com a oportunidade. Infelizmente é o que os brasileiros não têm tido ultimamente. A começar pelo Barrica que teve o Shummy como companheiro e depois não conseguiu se impor a Button. O Massa que teve o mesmo alemão, depois perdeu o título na ultima curva e agora o Alonso. O Bruno, parecia que iria ter mais sorte …
Essa análise brilhante do Irineu é a síntese do que está ocorrendo com o esporte que já foi a paixão dos brasileiros. Saem de cena os torcedores e ficam apenas os aficcionados.
Ihhhh acho que ano que vem teremos mais um piloto brasileiro na KV Racing, hein…..
rsrsrs…E o sobrenome começa com “M”
Alguns pontos:
1) Corridaça do Maldonado. Vc percebe qdo um cara é bom de verdade nessas horas, qdo ele tem uma chance real e não a desperdiça.
2) Schumacher deveria parar rápido, pra não manchar ainda mais sua espetacular história na F1. Mesmo com o Bruno mudando a trajetória, o jeito que o alemão encheu a traseira dele é coisa de amador.
3) tá certo que tem vários interesses envolvidos na contratação de um piloto. No entanto, fosse eu da Ferrari e levava o Koba pra lá ano que vem, na vaga do Massa. Posso estar errado, mas acho que o dia em que o Koba tiver um carro competitivo nas mãos, vai dar muito trabalho. Qto ao brasileiro, já ficou uma coisa constrangedora a diferença de performance entre ele e Alonso (sempre se classifica pior, toma volta do companheiro, não faz metade dos pontos dele, fica preso atrás de carros muito inferiores, etc.). Até pra preservar um pouco sua imagem, talvez fosse a hora do Massa considerar que seu tempo na Ferrari já foi.
4) o Brasil tem hoje bons pilotos pra testar carros, pra fazer acertos e trabalhar com os mecânicos, mas não tem ninguém com aquele diferencial (tanto no braço quanto na personalidade) que o faça candidato a campeão um dia.
Ron, você disse tudo! Pobre Massa…
Concordo ! Só uma correção…nao eh que o Massa nao faz nem metade dos pontos do Alonso…ele nao fez nem
5% !!! Eh um absurdo !
Esse ano dá Kimi. Choronso não se sustenta com a Ferrari deste ano,.. Talvez no próximo.. Outro chorão que não merece os títulos que tem,.. Atenção Bruno não é Barrica.. rs
AH…FÁBIÃO…AQUELE ABRAÇO…UM DIA SORRIREMOS…NAO SEI QDO., MAS CHEGAREMOS LÁ…SE DEUS QUISER…NEH!!!
GENTEM, QUE VERGONHA NACIONAL…SNIFF…EU, COM 56 ANOS DE IDADE, QUE NUNCA CORRI OFICIALMENTE EM UMA PISTA, PILOTO MELHOR DO QUE OS DOIS COADJUVANTES BRASILEIROS…MEU DEUS, COMO DIRIA O MILTON LEITE…DÊEM-ME 03 DIAS DE TREINO LIVRE E MOSTRAREI A ESSES DOIS, COMO SE PILOTA…E TENHO DITO…kkkkkkkkkk
Também desconfio que o carro do Bruno não tinha as atualizações do carro do Maldonado.
Com o resultado na pista, vamos esperar para ver a próxima corrida.
Quanto ao Massa, acho melhor se aposentar.
Já era…
Brasil acabou na F1.
O Massa esta acabando com nossa reputação….
Hamilton o melhor do fim de semana pole fantástica tomaram dele mesmo assim ele tinha outra volta no q3 para largar em terceiro ou quarto colocaram ele em ultimo, mas tem problema ele ta la lutando pelos pontos mesmo sendo prejudica com a McLaren doando pontos para os adversários ta la em terceiro no campeonato com uma bela corrida brigando ate a ultima curva da ultima e o piloto de fiorino levando volta do companheiro de equipe com direito a bandeira azul temporada incrível.
Queridos, acompanho a F1 desde quando o narrador da TV Globo era o Luciano do Valle junto com o vaidoso sabe-tudo Reginaldo creme. Estamos numa maré baixa. Nossos pilotos atuais – desde o desaparecimento do Airton, não contam com a sorte…
Espanta-me você chamar o Reginaldo de vaidoso, você não quis dizer Galvão?
Em questão de vaidade o Galvão é “hors concours”. E falando em transmissão de corridas, a chegada dos pilotos comentaristas, em especial Luciano Burti, tornou suportavel manter o volume acima do mínimo… Assisto a tv seguindo os tempos no site da F1 na internet…
Vamos ser honestos..sao ruins mesmo !
Fábio, apesar de acompanhar seu blog com assiduidade e aprovar a maioria das suas análises, discordo veementemente da sua opinião quanto ao acidente que envolveu o Bruno Senna e o Michael Schumacher.
Estava claro que ele não tinha conjunto (talento, carro, pneus) para segurar o ataque do alemão. Já tendo feito uma defesa de posição para a esquerda, quando o Schumacher tentou tomar a curva por dentro pára ultrapassá-lo, ele ocupou o espaço à esquerda, freando antes (talvez em função dos pneus desgastados), não dando tempo ao alemão para desviar.