Maldonado, vitória histórica
13/05/12 11:10Não acontecia havia 29 anos: cinco pilotos de cinco equipes vencendo os cinco primeiros GPs da temporada.
Aconteceu hoje em Barcelona.
Maldonado, da Williams, venceu a quinta etapa do campeonato, dando a primeira vitória na F-1 ao seu país e igualando um recorde que vinha desde 1983.
Naquela ocasião, os vencedores foram Piquet (Brabham), Watson (McLaren), Prost (Renault), Tambay (Ferrari) e Rosberg (Williams).
Agora, antes do Maldonado, venceram Button (McLaren), Alonso (Ferrari), Rosberg (Mercedes) e Vettel (Red Bull).
Mas tem mais…
Não acontecia havia 25 anos: Ferrari, Williams e Lotus, três das principais equipes da história da F-1, dividindo um pódio.
Aconteceu hoje em Barcelona.
Porque Alonso e Raikkonen ficaram em segundo e terceiro.
A última vez que esses três times haviam subido juntos ao pódio foi em Mônaco-87, com Senna, Piquet e Alboreto.
Sorte? Acaso? Maluquice?
Não. A vitória de Maldonado foi no braço.
Na largada, é verdade, ele não curtiu a pole por mais de alguns metros. Foi ultrapassado por Alonso antes da primeira curva e teve de se conformar com a segunda posição. Raikkonen fez parecido com Grosjean e pulou para terceiro.
Massa foi muito bem, saindo de 16º para 11º. Bruno, 17º no grid, ficou na mesma. Hamilton, lá atrás, saiu de 24º e fechou a primeira volta em 19º.
Quem mais se ferrou foi Pérez, com um pneu furado após um toque _aparentemente, de Grosjean. Caiu para último, colocou os duros e começou a fazer os melhores tempos na pista.
Foi a senha para o resto da moçada.
Na 7ª volta, Webber abriu a primeira janela de pits, trocando também para os duros. Vettel fez o mesmo na volta seguinte. Kobayashi entrou na 9ª. Rosberg e Di Resta pararam logo depois, mas colocaram os macios. Button e Alonso foram com os duros. Os dois pilotos da Lotus, com os macios.
Na 13ª volta, um enrosco polêmico. Schumacher tentava ultrapassar Bruno no final da reta e, na opinião deste blogueiro, cometeu um erro grosseiro de cálculo. Encheu a traseira do brasileiro, e ambos abandonaram.
Pelo rádio, o alemão chamou o brasileiro de “idiota”. Nesta, era melhor ter ficado quieto.
(Alguém pode argumentar que Bruno mudou de trajetória. Achei que foi uma defesa legítima, honesta, mas entendo quem pense diferente. E, vai lá: se os dois erraram, nesta Schumacher errou mais)
Enquanto isso, Hamilton parava nos boxes. E, pra variar, veio uma lambança. Passou por cima de um pneu, ao deixar o pit, aparentemente sem danos ao carro.
Na 17ª volta, o top 10 era Alonso, Maldonado, Raikkonen, Grosjean, Rosberg, Vettel, Button, Kobayashi, Di Resta e Vergne. Massa continuava em 11º, sem conseguir passar o francês nem com reza braba.
O brasileiro só deixou de ver a traseira da Toro Rosso na 24ª volta, quando o rival entrou nos boxes.
Sim, boxes. Já era hora de novas paradas.
E Alonso, então, se deu mal. Maldonado parou na 25ª e acelerou feito um louco na pista. Alonso entrou na 26ª. E o venezuelano voltou à liderança, 6s8 à frente do espanhol.
Massa e Vettel também receberam más notícias. Foram punidos por ignorar bandeiras amarelas, provavelmente no choque entre Schumacher e Bruno, e tiveram de cumprir drive-through.
Lá na frente, Maldonado abria para Alonso: 7s2 na 30ª volta.
Foram necessárias três voltas, e pneus mais lixados, para o espanhol começar a reagir. Na 33ª volta, ele reduziu a margem para 6s7. Na seguinte, para 6s5. Na 35ª, para 6s1.
Na 37ª, a folga caiu para 5s6. Ou seja, Alonso tirou 1s1 em cinco voltas.
Três voltas depois, um susto. Pérez acertou um mecânico nos boxes, sem gravidade. O pior prejuízo foi o abandono da corrida para o mexicano.
Na 42ª volta, Maldonado fez seu terceiro pit, e a equipe se embananou no pneu traseiro esquerdo. Pista livre para Alonso pisar fundo e tentar dar o trocou no venezuelano.
Não deu. O espanhol voltou à pista 3s1 atrás, babando pra tentar a vitória nas 20 voltas restantes.
Na 46ª, Alonso cravou a melhor volta da prova até então e, aproveitando-se do bloqueio de Raikkonen a Maldonado, tirou 1s8. Três voltas depois, apenas 0s9 separava os duelistas.
(E, para o Brasil, uma cena emblemática na 53ª volta. Massa levou uma volta. Recebeu bandeiras azuis para deixar os líderes passarem, entre eles seu companheiro de equipe…)
Faltando dez voltas para o fim, Alonso continuava sua perseguição a Maldonado, com o mesmo 0s9 separando-os. Muita gente achava que ele passaria, eu incluído.
Não passou. Maldonado soube conservar bem os pneus e cruzou a linha de chegada com 3s1 sobre Alonso, que teve 0s6 sobre Raikkonen.
Completando o top 10, Grosjean, Kobayashi, Vettel, Rosberg, Hamilton, Button e Hulkneberg.
Massa, com a falta de combatividade, com a punição por ignorar a bandeira amarela e com o vexame de levar uma bandeira azul, terminou em 15º. Ficou feio pra ele.
Com o resultado, Vettel manteve-se na ponta do Mundial, com 61 pontos. Alonso tem os mesmos 61, mas está em segundo porque o alemão obteve posições melhores nas corridas até agora. Hamilton tem 53. Raikkonen, 49. Webber soma 48.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 109, contra 98 de Mclaren e 84 de Lotus.
Tudo apertado, tudo muito disputado, tudo muito imprevisível. Assim que é bom.
E que ninguém duvide de um sexto vencedor daqui a duas semanas, em Mônaco. Candidatos não faltam.
A F-1 versão 2012 é das melhores dos últimos tempos. As estatísticas estão aí para não me deixarem mentir.
Massa é um idiota também. Este ano vai dar Iceman!
O Sapateiro foi muito afobado hoje. Logo ele, que não amolece pra ninguém (tacar o Rubinho no muro pode, né??) vem soltar uma dessas??
O Sapateiro nunca foi de me encher os olhos. Vencer com esquema, trambique, jogo de equipe e sistemas proibidos no carro, realmente parece videogame…
A corrida de hoje me faz acreditar que a HRT não correu com dois, mas com quatro carros, um pintado de Williams e outro de ferrari, pilotados por bruno e massa respectivamente
Acaba de ser controlado um incêndio na garagem da Williams no circuito de barcelona. Reportes dão conta de grandes danos materiais e algumas pessoas intoxicadas pela fumaça, mas nada de feridos ainda.
Relataram que o carro de Bruno Senna teria explodido e sido destruido pelo fogo, possivelmente por algo relacionado ao KERS. Mais notícias aqui, volte em instantes.
http://www.joseinacio.com/2012/05/incendio-na-garagem-da-williams.html
Fábio,
Também acredito que a diferença entre Maldonado e Senna hoje foi pontual. Na sua opinião, poderia existir alguma diferença entre os carros dos dois, que justificasse um gap tão grande tantos nos treinos quanto na corrida?
Abs
apesar do circuito de barcelona nao apresentar bons pontos de ultrapassagem fiquei satisfeito com a prova .logicamente nao posso dizer do mesmo com os pilotos brasileiros,massa ja foi um bom piloto mas depois do acidente e ser companheiro do melhor piloto da formula 1 da atualidade,esta tendo um desempenho humilhant tempos em comparacao ao grande alonso.o bruno senna ou melhor bruno penna tem ainda que provar que e um bom piloto eque merece estar numa equipe competitiva .parabens para maldonado que fez uma corrida primorosa e coloca uma pressao grande em bruno .
Por caminhos tortuosos e inesperados a F1 se torna competitiva…
De se lamentar é a mediocridade dos brasileiros….Massa tornou-se uma piada, e o o Bruno (me recuso de chamar de Senna) se não fosse pelo tio famoso não teria passado do kart ou seja lá de onde começou.
hoje
Cade os comentaristas que falabam que O maldonado era um piloto pagante , que Bla, Bla,, Bla, Bla,, no BRasil ainda não acham que todo é midia e enganhação , la fora não e ese jeito ,, la fora ganha o mehlor não ganha a GLobo , ou os Jornalista ,, siguam de ese jeito e proximo vejamen vai ser na Copa 2014 ,, com seu BEndito Neymar ..
Schumacher errou no cálculo, mas o Bruno também estava uma tartaruga na frente dele… que estratégia essa!?
Fabio, O Eddie Jordan na transmissão da BBC disse hoje que a decisão da FIA foi ridicula em mandar o Hamilton pra ultima colocação. Disse que se anulassem a volta mais rápida e o mandassem pra sexto seria aceitável (anulando a volta rápida com o tanque vazio), o mandassem pra décimo seria o óbvio mas que pra ultima colocação seria ridiculo.
O que acha?!
Comcordo o Hamilton tinha outra volta que le colocaria em quarto no gride.
Se Hamilton fosse piloto da Ferrari,nada disso aconteceria.Essa é a grande de ser um piloto da Ferrari,apenas por isso.
Assisto formula 1 há muitos anos , de fato esta muito boa e competitiva a pena e não termos nenhum piloto nosso com competência para desfrutar deste momento . Será até quando vamos ter que esperar por um brasuca que nos anime? Queria uma opinião sua do péssimo rendimento do massa?
Jornalistas e televisão têm que ganhar dinheiro com o que têm nas mãos, mas dizer que essas corridas com restrição de velocidade, asas a serem abertas conforme a regra, pneus que não deixam os carros correrem, são corridas e F1 é brincadeira. Corridas eram aquelas que Emerson, Piquet, Senna e outros corriam. Pilotos de corrida de F1 eram aqueles que trocavam de marcha com alavanca de câmbio, que faziam “punta taco”. Elogiar um Kobayashi é ridículo. Na atualidade o único piloto que pode ser reconhecido como bom é o Alonso que corre e pontua com um carro de merda. A F1 está ridícula quando o Alonso não consegue ultrapassar o Maldonado devido aos pneus após 3 trocas.
Muita gente agora vem com essa de Barrichello..a grande verdade e’ q o q sobrou de pilotos Brasileiros na F1 depois do Senna foram pilotos q nao tinham a minima condic,ao de serem campeoes…O q o Barrica fez qdo esteve na Brawn GP ? Levava pau do Button direto..e era o melhor carro disparado da F1 e nem vice campeao foi…o q fez em todos os anos de Ferrari ? Escudeiro…agora essa conversinha de q ele desenvolveu o carro da williams..q piada ! Se o cara tivesse ai tomava pau do Maldonado tb..pois este esta crescendo e o Barrica ja passou da hora de se aposentar. Tem q tomar cuidado pra nao se ferrar na Indy tb. Lembren-se do Piquet…um piloto nota 10 q qdo chegou na Indy bateu feio e nao aguentou o tranco..agora vcs acreditam no Barrica la ? Q otimismo meus caros ! A grande verdade e’ q se bater no liquidificador Barrica, Massa e B Senna..nao da meio Piquet..Emerson e A Senna…portanto..nao tem como. Ou vcs torcem pra outros pilotos ou parem de assistir F1. Vamos ver se o Razia mostra servic,o depois da GP2..mas tb. nao parece ser um fenomeno nao, pois se fosse estaria liderando o campeonato de GP2.
Tens uns aí que chamaram o Maldonado de bêbado…e que o Barrica só batia em bêbado…Os fatos mostram que o venezuelano sempre foi rápido….e que enquanto correu ao lado do Barrica…o Pastor foi superado….é fato e ponto. Agora comparar o velho Barrica com o Massinha e o Bruninho….é forçar a barra!
Galvão em sua eterna soberba disse antes da prova que Bruno tinha 14 pontos, e Maldonado somente 4 no mundial.
Resposta do Maldonado foi um atuação fantástica com pole e vitória “segurando” um bicampeão no final, Maldonado agora tem 15 pontos a frente do sobrinho, esse teve um final de semana MEDONHO! Fez merda na classificação e se envolveu em mais um acidente na pista.
Bruno tava com pneus usados e tinha que freiar antes de Schumacher que vinha muito mais rápido, mas o alemão sabia desse problema do sobrinho, ele percebeu isso nas voltas anteriores.
O sobrinho deve ter freiado bem antes que nas voltas anteriores, quis pegar Schumacher de “surpresa”, pois é pegou, mas acabou com sua corrida…ficou no FIASCO!
Pela telemetria ninguém deve ser punido, mas o Bruno não podia voltar como o carro, ele mesmo disse que fez isso para atrapalhar UM POUCO Schumacher, pois é mas não podia…deu no que deu! Bruno pode ser punido por mudar a direção!
Galvão:
“Não pode xingar que é feio Schumacher”
E esse monte de patifarias que o “herói” nacional fazia no passado na F1, isso podia Galvão?
A.Senna deu porrada na cara de jornalista e piloto novato(Irvine), saiu no tapa com companheiro de equipe De Angelis e com rival Mansell. Senna também agrediu fisicamente fiscais de pista e até um mecânico da Mclaren(segurou pelo pescoço, que vexame). Vivia maltratando jornalistas, inclusive arrumou confusão até com R.Leme que é da Globo! Nem jornalista mulher o Senna perdoava como conta a Alessandra Alves no link abaixo.
“Talvez uma das maiores decepções que tive foi conhecer Senna pessoalmente”
http://alessandraalves.blogspot.com.br/2008/02/regi-o-rebelde.html
Bruno Senna: “Quando que Schumacher reconhece erro?”
Schumacher recentemente em 2011 bateu em Kobayashi e Petrov(duas vezes), ainda atrapalhou Rubens em um treino, fora o “espremidão” no muro em 2010, todas as vezes Schumacher pediu desculpas!
Bruno Senna não tem moral pra cutucar ninguém, e é melhor parar de fazer cagada na pista. Com essa fantástica pole e vitória, Maldonado já tomou toda a equipe pra ele! O sobrinho agora esta devendo uma pole e uma vitória, Maldonado já tinha feito boas corridas desde 2011, mas sempre dava azar!!!
O venezuelano como muitos dizem é PILOTINHO PAGANTE, mas leva dinheiro e CONVENCE NA PISTA, o que mais um dono de equipe pode querer?
Se fosse o Rubinho no lugar do Maldonado duvido que conseguiria fazer pole e vitória. Rubens com carro de ponta(Ferrari e Brawn-GP) era um DEUS NOS ACUDA pra vencer um GP, não ia ser com essa Williams que ele ia conseguir. A verdade é uma só, Maldonado pilotou uma BARBARIDADE nesse final de semana em treinos e corrida, calou a boca dos ferozes críticos, já esta entre a galeria dos vencedores da F1.
Bem que o E.Fittipaldi alertou no vídeo abaixo, Maldonado não tem nada de bobo!
http://www.youtube.com/watch?v=nom3o8knuFE
Adorei essa pole e vitória do venezuelano, foi um verdadeiro TAPA NA CARA do arrogante Galvão e toda pachecada!
Brasil não esta “apitando” nada na Formula 1 ha um bom tempo, até venezuelano dá show na pista!
Quem viu o Massa abrir irregularmente a asa traseira na volta 42? Ele tentava fugir do Button, sem ninguém à sua frente e, mesmo assim, abriu a asa traseira. Será que a direção de prova fingiu não ver? O regulamento permite?
teoricamente tinha um cara na frente dele no ponto de detecção (o Torro rosso se nao me engano) so que o torro rosso foi para o box e o sistema liberou usar o dispositivo. E uma situação estranha ele poder usar.
Quem foi culpado?
o Senna mudou a trajetória (indo para o lado do Schummi) e logo em seguida freiou forte… Antes o Senna se envolveu com Grojean. Qualquer piloto iria bater naquela situação.
Realmente não é idiota, IDIOTA é quem colocou ele na Williams, é um piloto que comprou a vaga que não tem categoria nenhuma. Seria uma vitória hoje do Rubinho e uma pole ontem tbém. Mas o $$$$ do Senna e $$ do Maldonado fala mais alto.
Com todo respeito!!MAs os pilotos brasileiros da F1 estão ridiculos!!!Veja o exemplo do GP da Espanha!!!!Os primeiros colocados!!!!Cadê os brasileiros?Estão pífios!!!
Corridaça. O Galvão torcendo pro Alonso e depois dizendo que era pelo Pastor (e outras baboseiras). O Koba deu show, assim como o Kimmi, de quem sou um fã. Quanto ao Dick, ele tem muito respaldo moral para falar em mudança de trajetória, vide Hill e Villeneuve. O Massa era rápido na parte mista e na reta parecia a Hispania. Não pode ser apenas pilotagem.
O desempenho do Alonso e do Maldonado acabam com qualquer justificativa do Massa e do Bruno, o resto é besteira.
Pode existir alguma diferença nos carros, mas nada que justifique uma diferença muito grande.
São pilotos ruins, Massa com medo de correr, perdeu aquele algo especial que diferencia um piloto de um bom motorista e o Bruno (sem Senna, pois não merece), nunca foi bom e nunca vai ser.
Acho que o Massa perdeu o arrojo há um bom tempo e logo vai perder o emprego, fechando a porta da Ferrari para os brasileiros e o Bruno é simplesmente ruim, não tem nada para diferenciá-lo dos demais pilotos medianos.
Estamos esperando aparecer um piloto brasileiro que realmente tenha valor, mas não tenho muita esperança.
Saudades do Rubinho, entre ele o Bruno, não há nem o que discutir.
O Rubinho também perdeu aquele brilho especial, mas…
Precisamos de muita sorte!!!
Melhor F1 sem brasileiros, do que passar vergonha!
Fora Bruno Senna! Fora Massa! Melhor F1 sem brasileiros, do que passar vergonha! Tá muito feio, muito feio mesmo, Horroroso!
Pois eu já achei que não ia dar pro Alonso logo na primeira vez que ele chegou no Maldonado. A Ferrari melhorou um absurdo, mas ainda está muito ruim de velocidade em reta. Perceberam que o Alonso ia super bem na parte mista, chegava no começo da reta colado no Maldonado, mas aí mesmo com o DRS ativado ele nem sequer acompanhava a Williams? Acredito que tanto Alonso quanto Massa devem ir bem em Mônaco, mas não muito no Canadá. E quanto ao Massa, apesar de eu não poupá-lo quando merece críticas (ele está num patamar muito abaixo ao do Alonso, mas sejamos razoáveis – quem se compara ao Alonso hoje em dia?), é preciso ser justo: o resultado não reflete a realidade, pois na classificação ele saiu com a pista cheia e não conseguiu fazer uma volta limpa, e hoje mesmo começando lá de trás vinha em posição de marcar bons pontos até pegar o drive-through.
Ninguem tem duas vitorias ainda!
Maldonado colocou o sobrinho no bolso!!! Aguma dúvida???
Quuando o Barricha saiu da Williams, seus adeptos disseram que era um grande erro da equipe, já que ele era “um grande acertador de carros”, pois é se manisfestem agora. Quanto ao Massa só o Galvão bueno mesmo para defendê-lo.
De qualquer forma o Barrica andava na frente do Maldonado, isso é fato!
O que a patriotada patética vai inventar agora pra defender os brasileiros? Maldonado já supera o Bruno em poles e pontos.
Muito hilário acompanhar o chororô desses falsos fãs de automobilismo. rs
Na Australia acho que foi ele quem disse que seu carro já estava quase no mesmo nível dos ponteiros.
Não tardou os comentaristas gritarem “menos, menos Maldonado”
E na Espanha nem há como dizer que foi só questão de setup, pois todas usam aquela pista exaustivamente em testes.
A ferrari melhorou muito (até porque qualquer coisa a mais já é muito para aquele carro). Para um salto ainda maior, basta substituir a peça que vai entre o volante e o assento. A essa hora já devem estar discutindo se devem tirar o molde do banco já ou só no final de novembro.
Boa Fábio!!
Na sua opinião, a que se deve tamanho equilíbrio (finalmente, depois de anos) nesta temporada da F1? Os pneus farofa??
Outra, desta vez não teve chuva, então podemos dizer que a Ferrari cresceu, afinal, na corrida não tivemos nem notícia das McLaren e RBR. O mesmo valeria para a Williams?
Ficou feio para o Massa? Feio está faz MUITO tempo, ficou horrível. É um vexame, falta de vergonha na cara!
Abraço!!!!!
Fabio qnto o Bruno ta te pagando para defender ele?
Ridiculo! O Bruno e vergonha na f1 e enfraquece a mistica do sobrenome Senna. Nao tem nivel para correr na f1 torco para que ele saia no final do ano e para de nos envergonha.. Bruno reconheca que vc nao tem condicoea de dirigir um f1 e pede pra sair.