Maldonado, vitória histórica
13/05/12 11:10Não acontecia havia 29 anos: cinco pilotos de cinco equipes vencendo os cinco primeiros GPs da temporada.
Aconteceu hoje em Barcelona.
Maldonado, da Williams, venceu a quinta etapa do campeonato, dando a primeira vitória na F-1 ao seu país e igualando um recorde que vinha desde 1983.
Naquela ocasião, os vencedores foram Piquet (Brabham), Watson (McLaren), Prost (Renault), Tambay (Ferrari) e Rosberg (Williams).
Agora, antes do Maldonado, venceram Button (McLaren), Alonso (Ferrari), Rosberg (Mercedes) e Vettel (Red Bull).
Mas tem mais…
Não acontecia havia 25 anos: Ferrari, Williams e Lotus, três das principais equipes da história da F-1, dividindo um pódio.
Aconteceu hoje em Barcelona.
Porque Alonso e Raikkonen ficaram em segundo e terceiro.
A última vez que esses três times haviam subido juntos ao pódio foi em Mônaco-87, com Senna, Piquet e Alboreto.
Sorte? Acaso? Maluquice?
Não. A vitória de Maldonado foi no braço.
Na largada, é verdade, ele não curtiu a pole por mais de alguns metros. Foi ultrapassado por Alonso antes da primeira curva e teve de se conformar com a segunda posição. Raikkonen fez parecido com Grosjean e pulou para terceiro.
Massa foi muito bem, saindo de 16º para 11º. Bruno, 17º no grid, ficou na mesma. Hamilton, lá atrás, saiu de 24º e fechou a primeira volta em 19º.
Quem mais se ferrou foi Pérez, com um pneu furado após um toque _aparentemente, de Grosjean. Caiu para último, colocou os duros e começou a fazer os melhores tempos na pista.
Foi a senha para o resto da moçada.
Na 7ª volta, Webber abriu a primeira janela de pits, trocando também para os duros. Vettel fez o mesmo na volta seguinte. Kobayashi entrou na 9ª. Rosberg e Di Resta pararam logo depois, mas colocaram os macios. Button e Alonso foram com os duros. Os dois pilotos da Lotus, com os macios.
Na 13ª volta, um enrosco polêmico. Schumacher tentava ultrapassar Bruno no final da reta e, na opinião deste blogueiro, cometeu um erro grosseiro de cálculo. Encheu a traseira do brasileiro, e ambos abandonaram.
Pelo rádio, o alemão chamou o brasileiro de “idiota”. Nesta, era melhor ter ficado quieto.
(Alguém pode argumentar que Bruno mudou de trajetória. Achei que foi uma defesa legítima, honesta, mas entendo quem pense diferente. E, vai lá: se os dois erraram, nesta Schumacher errou mais)
Enquanto isso, Hamilton parava nos boxes. E, pra variar, veio uma lambança. Passou por cima de um pneu, ao deixar o pit, aparentemente sem danos ao carro.
Na 17ª volta, o top 10 era Alonso, Maldonado, Raikkonen, Grosjean, Rosberg, Vettel, Button, Kobayashi, Di Resta e Vergne. Massa continuava em 11º, sem conseguir passar o francês nem com reza braba.
O brasileiro só deixou de ver a traseira da Toro Rosso na 24ª volta, quando o rival entrou nos boxes.
Sim, boxes. Já era hora de novas paradas.
E Alonso, então, se deu mal. Maldonado parou na 25ª e acelerou feito um louco na pista. Alonso entrou na 26ª. E o venezuelano voltou à liderança, 6s8 à frente do espanhol.
Massa e Vettel também receberam más notícias. Foram punidos por ignorar bandeiras amarelas, provavelmente no choque entre Schumacher e Bruno, e tiveram de cumprir drive-through.
Lá na frente, Maldonado abria para Alonso: 7s2 na 30ª volta.
Foram necessárias três voltas, e pneus mais lixados, para o espanhol começar a reagir. Na 33ª volta, ele reduziu a margem para 6s7. Na seguinte, para 6s5. Na 35ª, para 6s1.
Na 37ª, a folga caiu para 5s6. Ou seja, Alonso tirou 1s1 em cinco voltas.
Três voltas depois, um susto. Pérez acertou um mecânico nos boxes, sem gravidade. O pior prejuízo foi o abandono da corrida para o mexicano.
Na 42ª volta, Maldonado fez seu terceiro pit, e a equipe se embananou no pneu traseiro esquerdo. Pista livre para Alonso pisar fundo e tentar dar o trocou no venezuelano.
Não deu. O espanhol voltou à pista 3s1 atrás, babando pra tentar a vitória nas 20 voltas restantes.
Na 46ª, Alonso cravou a melhor volta da prova até então e, aproveitando-se do bloqueio de Raikkonen a Maldonado, tirou 1s8. Três voltas depois, apenas 0s9 separava os duelistas.
(E, para o Brasil, uma cena emblemática na 53ª volta. Massa levou uma volta. Recebeu bandeiras azuis para deixar os líderes passarem, entre eles seu companheiro de equipe…)
Faltando dez voltas para o fim, Alonso continuava sua perseguição a Maldonado, com o mesmo 0s9 separando-os. Muita gente achava que ele passaria, eu incluído.
Não passou. Maldonado soube conservar bem os pneus e cruzou a linha de chegada com 3s1 sobre Alonso, que teve 0s6 sobre Raikkonen.
Completando o top 10, Grosjean, Kobayashi, Vettel, Rosberg, Hamilton, Button e Hulkneberg.
Massa, com a falta de combatividade, com a punição por ignorar a bandeira amarela e com o vexame de levar uma bandeira azul, terminou em 15º. Ficou feio pra ele.
Com o resultado, Vettel manteve-se na ponta do Mundial, com 61 pontos. Alonso tem os mesmos 61, mas está em segundo porque o alemão obteve posições melhores nas corridas até agora. Hamilton tem 53. Raikkonen, 49. Webber soma 48.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 109, contra 98 de Mclaren e 84 de Lotus.
Tudo apertado, tudo muito disputado, tudo muito imprevisível. Assim que é bom.
E que ninguém duvide de um sexto vencedor daqui a duas semanas, em Mônaco. Candidatos não faltam.
A F-1 versão 2012 é das melhores dos últimos tempos. As estatísticas estão aí para não me deixarem mentir.
explique-se fabio seixas rsrs:
Fabio Seixas @fabio_seixas
Começou –> RT @RaulAMour: @fabio_seixas Blá, blá, blá… o que me diz? Quem desenvolveu esse carro foi o Barrichelo meu!
Não posso afirmar com 100% de certeza mas um carro de F-1 é constantemente evoluído de um ano para o outro e esse carro da Williams tem sim, muito do “dedo” do Rubens. Pena que a Williams não teve muito paciência para esperar por resultados. O dinheiro em caixa vale mais.
agora quem vai falar que a classificação do bruno e melhor que a do maldonado? agora o pastor tem o dobro de pontos e mais 1, fabio pq quando vc fala do lewis vc coloca ele como culpado? nem o seu idolo alonso conseguiria ver e ainda por cima era aparentemente uma ferramenta, nao conseguiria passar por cima de um pneu.
Estou esperando a noticia dos jornais italianos destruindo o massa novamente… vao colocar o Perez? o Koba? o Maldonado? ta certo que todos eles ja mostraram muito mais serviço que o futuro entregador de macarrão de interlagos
O resultado do Maldonado bota uma baita pressão no Bruno, que não poderá mais ficar dando desculpas e alegando falta de experiência. Se começcar a tomar tempo do Maldonado vai virar chacota… O sucesso do Maldonado expõe o quanto vale aos empresários, ou governos, investirem neste tipo de exposição/publicidade do seu país. Só mais uma coisa, o Barrica é um cara que não tem sorte, pois carregou o saco de areia e quando a casa ficou pronta ele foi despejado….
Concordo Jefferson, o Rubens acabou “endireitando” o carro, dando um rumo aos engenheiros da Williams.
Cadê o povo que vive falando de Button?Seu companheiro larga lá no fim da fila e chega na frente dele.Ainda,ousam compará-lo com Hamilton.Tenham santa paciência.
ele teve problemas com o carro o final de semana inteiro, não foi um bom final de semana pra ele, acontece com todos, inclusive com seu pupilo.
agora se quiser comparo o hamilton, até com o satoro nakagima e capaz de achar semelhanças, respeite a opinião dos outros =)
Tudo bem Christiano,qualqer um pode ter problema,mas Hamilton não precisou ficar um século na F1 para ser campeão,aliás ,coisa que sabia fazer em todas outras categorias por que passou.E, por outro lado,ele foi sempre o masi rápido que Button.Olhem a estatistica.
Damon Hill tb e ninguem chama ele de gênio =)
só estou dizendo para respeitar os outros, fala como se fosse unanimidade, cade um torce e acredita mais em um piloto que mais lhe agrada, eu valorizo o piloto acertador de carro, alonso é um desses caras, mas respeito quem gosta dos outros.
Questão de estratégia mas concordo com voce, nesta corrida, o inglezinho metido fez uma grande corrida. Por outro lado, o Button teve um fim de semana horrível, não “se achou” em Barcelona.
Concordo plenamente !!!
E comservando pneus o que todos dizem que o Button e mestre. so lembrando o Button foi o mais rapido da sexta.
Vc já olhou a diferença entre os carros? O Hamilton está correndo com o melhor carro do ano, enquanto o Button corre com uma porcaria ou vc não viu a diferença de carro dos dois na corrida de hoje? Além do mais, sempre há estratégias diferentes (as melhores são sempre dirigidas ao Miltinho). O Button, hoje, na parte final da prova, tinha pneus mais novos que o Hamilton, mas o carro dele não chegava de jeito nenhum, embora a diferença tenha chegado a menos de um segundo. Muito estranho. O bacana foi o fato de que o Vettel, criticado e invejado por alguns, chegou e engoliu os dois (passou o Miltinho e o Button por fora – que maldade!), e, de quebra, ainda passou o Rosberg. Se não fosse a punição, imagino o que faria.
Talvez o que esteja ocorrendo com o Massa seja mais do que ser pior que o Alonso. Diferentemente de outras temporadas, onde a força dos melhores carros criava uma “barreira competitiva” a pilotos de equipes secundárias, hoje esta barreira me parece menor, o que coloca o Massa em pé de igualdade com pilotos que no passado jamais chegariam perto dele, o que escancara o fato de que é um piloto mediano.
PS1. E dá-lhe Kobayashi! O Kimi oriental…
PS2.Schumacher sem noção!
Olha… isso todos sabiam.. sempre foi 2º na ferrari, na unica vez que teve a equipe so para ele, quando o Schimi saiu.. deixou o titulo escapar.
Alguem, da familia deveria chegra para ele e falar olha “ja deu ne”. tipo.. ta ficando chato.. p ver se ele se toca e para de dar vergonha para nos aos domingos
Melhor definição para o Massa, finalmente alguém com a mesma visão que eu sempre tive do Massa.
Depois da primeira temporada de 2001 pela Sauber, um engenheiro do Massa disse que ele não sabia acertar carro, pelo visto nunca melhorou neste sentido. Teve sim, um carro vencedor nas mão em 2006 até 2008, ali era colocar qualquer acerto de pista que ele mostrava uma competitividade, mas nada que outros não fizessem igual no lugar dele.
Por fim, o título de 2008 está em boas mãos.
Bem pensado.
Fábio, corridaça como há muito tempo não via, muito bom mesmo. Como disse em outro post, Maldonado aparenta não ser apenas um rostinho horroroso com uma montanha de dinheiro. Vi que ele deixava Alonso se aproximar nos dois primeiros trechos e, no último, acelerava deixando o espanhol para trás. Não sei se isso foi uma tática do venezuelano ou se o carro da Williams realmente era melhor no último trecho. Se foi tática do piloto, mérito pra ele, parabéns, segurou o melhor piloto da F1 atualmente.
Agora fica uma pergunta para você. A que se deve essa evolução tão rápida da Williams em tão pouco tempo? Sair do fim do pelotão para pole position e vitória em poucos meses não parece ser muito comum na F1.
É Fábio ficou feio pro Massa e tbm pro button que chegou atrás de seu companheiro de equipe que largou em último.E olha que não aconteceu nada de extraordinário pra esse desempenho pífio do Button.Agora quem economiza melhor pneu Button ou Hamilton………….
Claro que aconteceu. Os carros dos dois, pelo menos, neste final de semana, eram bem diferentes. Em nenhum momento, o Button teve um grande carro. O que aconteceu, então? Vettel passou o Button facilmente, que tinha uma mercadoria de carro, e, de quebra, passou de forma humilhante o Miltinho, seu ídolo, que, segundo sua opinião, economiza pneu como ninguém.
O Will Power venceu de novo?
alonso tem duas vitórias e vettel uma, não é esse o critério de desempate? no site oficial da f1 tbm está o vettel na frente, mas eu acho que vai ser mudado hein…
Ali os dois têm apenas uma vitória cada.O desempate é nas outras posições…
Alonso tem uma vitória. Aqui está a classificação detalhada por corridas: http://www.as.com/motor/formula-1/clasificacion/
obviamente o alonso não tem duas vitórias, viajei legal hehe
Que duas vitorias o que meu filho, va se informar.Maldita inclusao digital.
Cada entendido aqui que me da ansia……vige Maria.
Gostaria de saber o que falam… Massa(principalmente) e Bruno na reunião de equipe pós GP com os companheiros fechando a prova em 1° e 2° respectivamente… lamentável !!
O Brasil que ja viveu tempos de Senna e Piquet hoje sente na pele o que é viver dias de coadjuvantes como Andretti e Bergher…
Aí Chavez!
Decreta feriado nacional en la Venezuela! E ora o seguinte: “El Señor es mi Pastor y nada me faltará”. Eu imagino o orgulho dele qdo aparece o logo PDVSA no aerofolio. Agora so nos resta torcer o resto da temporada pelos outros latinos, pq el brasileños…
Mas que piloto bão esse Don Fernando Alonso; merece ter a Scuderia so para ele; nao importa q ele seja chato mas é um pilotaço!
É só
Como assim, Hamilton passou por cima de um pneu.Isso é virtualmente impossível caro Fábio Seixas.Voçê já viu a distância de um carro de f-1 do chão e altura de um pneu de F-1.Dei risadas com essas sua frase.Na verdade o mecânico da Mclaren não tirou o macaco traseiro.Ou seja mais uma lambança pra conta da Mclaren.Pensando no que hamilton disse no início da temporada sobre sua renovação se basearia nas primeiras corridas da temporada a renovação com o time de Woking está cada vez mais difícil de acontecer.
Thiago,se eu fosse Hamilton só sairia da Mac Laren se o cilma pesar demais contra.Mas,acho que não é o caso.Pois,piloto por piloto, ele será sempre o primeiro que Button.Ainda agora que ele resolveu valorizar os pontinhos, e não o show.
Tiago e mais o menos assim acontece na impressa brasileira o que eu chamo de síndrome de 2008. Sendo assim releva um pouco as bobagens que falam do Lewis
Mais nada que impeça uma ERRATA. Ne Fabio?
E no começo do ano o Maldonado falou que podia vencer corridas e o Seixas tirou sarro da cara dele… manja muito de F1 o Sr. Fábio!
hehehe, pois é, também lembro deste comentário da Fábio, O Maldonado fez ele e várias pessoas terem que pagar língua.
Mas como Barrichelo e azarado, Meu Deus!!
Fiquei muito chateado com o abandono do Bruno e principalmente pela diferença de Grid em relação ao Maldonado, será que foi só por conta dele ter sido atrapalhado pelo Massa? Você acha que em Mônaco aonde ele já venceu podemos ver algo diferente, Fábio?
Abraço
Mais uma boa corrida, para não dizer ótima.
Asa móvel, pneus frágeis, fato é que a F1 está de fato incrível.
em tempo: corridaça do negão, após ter largado em último(!).
Ele, Vettel e Alonso, sobram na turma. Mas palmas também para Rosberg e o ótimo Kobayashi.
Melhorando a sua opinião. Corridaça do Vettel e do Alonso. O Miltinho passou quem, a não ser os carrinhos de bilha que largaram lá atrás? E olha que está com um avião. Não passou ninguém importante e, ainda, no final, foi humilhado pelo Vettel, que o passou por fora. Além disso, o Miltinho não conseguiu passar o Rosberg, igualmente humilhado pelo Vettel, que estava com pneus piores que os da minha bicicleta.
O Vettel só passou o Hamilton, porque os pneus do Hamilton estavam bem desgastados.Eu quero ver o vettel ultrapassá-lo quando os pneus do Hamilton estiverem bons.Pra o Vettel humilhar o Hamilton ele tem que comer muito arroz com feijão, e o dia que o Vettel largar em último e chegar em oitavo, falamos no fato de humilhar alguém. Há, e se tivesse mais uma volta o Hamilton teria ultrapassado o Rosberg
Me pareceu que Perez não atropelou o mecânico, o cara que tropeçou sozinho no pneu e os companheiros dele o protegeram depois.
No mais:
. Massa passando vergonha, normal.
. As McLaren não são mais as melhores. Por sinal, não existe a melhor, o que é fantástico.
. Senna mudou de trajetória e ainda freou cedo demais (“tentei não atrapalhar”…), Schummi tentou tirar mas não deu. Minha opinião.
. Maldonado é bom de fato.
. Vettel também fez corrida muito boa, só não foi melhor pelo drive through. Acompanhei ao vivo os tempos, tirava direto quase 1s por volta de quem vinha na frente, passou muita gente eu um circuito em que não se ultrapassa.
Fábio, podem falar o que quiserem dos pneus, mas essa corrida foi espetacular! assim, como as anteriores. Pastor e Fernando vencendo corridas e seus companheiros levando tempo, (Bruno, menos) mas o fato é que se existia pressão em massa (desde muito tempo), agora há em Bruno também.
Abs
Fábio,
Acho que o Schumacher teve mais culpa na batida com o Bruno Senna, mas tive a nítida impressão que o brasileiro alterou a trajetória duas vezes. Portanto, Bruno teve uma parcela de culpa.
Um campeão como o Schumacher não tem o direito de chamar ninguém de “idiota”. Tomara que ele peça desculpas ao Bruno.
Aliás, sinceramente, você acha que o Bruno Senna se sustenta na Fórmula 1?
Tambem concordo, o Schumacher perdeu o ponto da freada ainda que a “chicane ambulante” tenha mudado a trajetória. O alemão deve pensar seriamente em parar de vez; já não tem mais os mesmos reflexos para pilotar um F-1 em 100% da prova. O tempo é implacável para todos.
o Senna mudou a trajetória (indo para o lado do Schummi) e logo em seguida freiou forte… Qualquer piloto iria bater. Antes o Senna se envolveu com Grojean.
Realmente não é idiota, é um piloto que comprou a vaga que não tem categoria nenhuma. Seria uma vitória hoje do Rubinho e uma pole ontem tbém. Mas o $$$$ do Senna e $$ do Maldonado fala mais alto.
kkkkk o Fábio Seixas ta tendo que engolir essa rsrs, lembro bem do que ele disse no inicio da temporada! Seixas fala aí da Williams um pouco! diga assim , eu errei , queimei a língua kkkkkkkkk
Agora, como é ruim ver o Chatão Bueno arranjando uma desculpa pro fraco deesempenho do 2 piloto da Ferrari…
“…Devido à punição ele não conseguiu chegar à zona de pontuação…” Meu, tirando os caras que pararam, como Bruno, Schumi, e Perez, ele só ficou à frente dos tratores que retiram os carros, do Frank Willians de cadeira de rodas aos seus 70 anos, e do SCar que não conseguiu passar da volta de apresentação… Ja tá dando aquela vergonha alheia sabe…
Abços.
É impressionante como a McLaren não consegue fazer uma corrida esse ano sem cometer alguma estupidez nos boxes!
Kobayashi deu gosto de ver!
Achei estranho não terem colocado sob investigação o toque entre Grosjean e o Bruno.
Fábio,
Me chame de saudosista se quiser, mas você acha mesmo que dá para chamar essa enxurrada de ultrapassagem de espetáculo?
Os pneus que esfarelam, a asa traseira e até o kers fazem as ultrapassagens serem cada vez mais artificiais, e cada vez menos no braço.
A importância dos pilotos parece ir diminuindo. O que você acha disso ??
Abs!
🙂
Concordo com você. Também não gosto.
Abs
Concordo com voces também. Culpa do velhinho; deveriam interná-lo num sanatório ou então, esperar pela boa vontade da natureza de levá-lo o mais rápido possivel.
Peraí, as ultrapassagens do Kobayashi não tiveram nada a ver com asa nem KERS. Enquanto o Massa e outros ficaram travados atrás de carros mais lentos bons de reta, o Koba enfiou o carro e passou…
Não está aí a diferença de piloto?
Abraço.
mas é exatamente isso. Afora o Koba, não houve BRIGA por posições. Era chegar e ligar a asa ou então esperar a parada no box. Se um não funcionasse tinha que tentar o outro, pois não havia outra opção.
Hoje realmente foi a melhor corrida em muito tempo, mas não está nem perto da época em que não tinham os pit stops.
Concordo tb e assino embaixo.
Algo tinha de ser feito e para min o que foi feito e melhor que as ideias do Max M. tipo motor unico.
Se Massa tivesse um pouquinho mais de humildade e altruísmo já teria dado o lugar para outro.
Não quero julgá-lo. Ele FOI um bom piloto de fórmula 1.
Mas apequenou-se com a ida do Alonso para a Ferrari. E para completar, algo mudou na sua cabeça depois do acidente.
Uma pena!
Temporada perfeita … Foi a corrida mais emocionante de Barcelona que eu já vi . Olha que acompanho F1 desde 1980.
Ótima corrida !!!
Olha Fábio…
…como apreciador de automobilismo, estou adorando a F1 2012, mas com relação aos brasileiros, o Massa nem vou comentar. Com relação ao Bruno, desde 2010 venho torcendo pra ele mas infelizmente ele não tem velocidade e com a vitória do Maldonado hoje, ficou muito mas muito feio pra ele. Ou ele começa a ter resultados expressivos a partir de agora ou então a carreira dele na F1 só vai durar até o fim desse ano. O que você acha Fábio?
Bonita vitória do Maldonado, mas e o que falar do Massa, pode ter certeza que a chapa vai ficar mais quente….o Alonso lá na frente, nem enxerga o Massa pelo retrovisor…. O pessoal da Ferrari logo logo vai dispensa-lo…
Muito bom ver que as equipes de garagem ainda podem sobreviver. Parabéns a Maldonado e a Williams. Passamos por anos onde a F1 era dominada por fabricantes de automóveis, tudo está voltando ao normal. McLaren, Red Bull, Lotus, Williams, Sauber dando dificuldades as montadoras Ferrari, Mercedez…..
A F1 sempre foi laboratório pras montadoras. McLaren é montadora e Lotus também. Nenhum dos motores de ponta é fabricado por “equipes de garagem”.
Na F1 atual de garagem tradisional so sobro McLaren, Ferrari e Williams, Ron e Frank. o resto o e ligada a fabricantes que e otimo para o aotomobilismo ou de investidores.
Fábio, primeiramente parabéns pelo seu trabalho. Sou seu leitor e na maioria das vezes comungo o mesmo pensamento seu. Agora, uma pergunta: Sempre acompanhei a carreira do bruno e apesar da defasagem em relação aos demais, mostra ser dotado de pelo menos um pouco de talento, não acha? O que ocorreu com ele, foi algo pontual? Agora pastor ganha mais e mais força…Será que poderá ocorrer a sua substituiçao pelo finlandês? Obrigado.
Acho que foi pontual. E Bottas não corre na Williams neste ano.
Abs
Parabéns a Maldonado! Mas ele ganhou 90% da corrida no treino de sábado. Já Bruno, creio que ele não tem culpa no acidente com Schumacher, mas é bem verdade que no ritmo que o alemão estava, Bruno não precisava ter dificultado tanto a ultrapassagem. Teria sido melhor pra ele próprio. Agora, que ele venha brilhar no circuito preferido do tio dele.(monaco)
GP emblemático pro Brasil mesmo. Bruno é chamado de idiota, Massa leva bandeira azul pro companheiro de equipe, que quase ganha a corrida, que foi ganha pelo companheiro do Bruno. Acabou pra gente, alguma dúvida?
Nenhuma dúvida. o Brasil vai ter que arranjar uns pilotos novos se quiser voltar a ser respeitado na F1. O reclamão já foi meter a boca em outra categoria. Agora falta o traumatizado pelo acidente e o esmagado pelo peso do nome entenderem que não dá pra eles. E o outro ali em cima torcendo pro Bruno brilhar em Mônaco… sonho é uma coisa, viagem é outra.
Em Mônaco vai dar Kimi ou Hamilton.