Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pole é de Maldonado

Por Fábio Seixas
12/05/12 14:57

Como esperado, Hamilton foi punido. A explicação toda para o imbróglio está no post abaixo. A McLaren não conseguiu convencer a FIA de que ele parou por problema técnico.

Ao que tudo indica foi, no jargão popular, uma tentativa de “migué”. Não deu certo.

O inglês largará da última posição do grid. E a pole, assim, ganha pitadas históricas.

Pela primeira vez, Maldonado sairá na ponta do grid da F-1. É a primeira pole de um venezuelano. Chávez, que banca sua carreira há tempos, deve estar festejando.

Alonso larga em segundo. A segunda fila, então, será toda da Lotus: Grosjean e Raikkonen. Na terceira fila, Pérez e Rosberg. Logo atrás, Vettel e Schumacher. Kobayashi sai em nono e Button, agora, passa a ser o décimo colocado.

E cabe uma reflexão, levantada pelo amigo Luciano Monteiro no Twitter: Maldonado e Alonso na primeira fila só reforçam como foi ruim o trabalho dos brasileiros até agora neste final de semana…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Michel comentou em 12/05/12 at 18:46

    Antes do post palpite aqui vai o meu: 1-Kimi, 2-Alonso, 3-Maldonado.

  2. Icarrow comentou em 12/05/12 at 18:39

    Achei de uma educação a toda a prova a McLaren ceder, gentilmente, a pole para a Williams no aniversário de setenta anos do tio Frank!

    • Fernando Mattos comentou em 12/05/12 at 20:01

      A gasolina era batizada.

  3. daniel comentou em 12/05/12 at 18:30

    Fabio tu ainda acha que o tempo de volta williams e de ruim a muito ruim!!!kkkkk

    foi falar mau do Jaime como comentarista da bbc e agora ta pagando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    vira e mexe os jornalistas sempre vao dar bola fora, pois os mesmo sempre ficam se metendo a dar pitacos em assuntos que nunca estudaram……falar de carro sem saber de engenharia e nao conhecer o proprio carro, HE TOLICE!!!!!!!

    nao mata voltar atras e diz que errou feio!

  4. Cesar Ferreira comentou em 12/05/12 at 18:20

    Vai dar Räikkönen, Vettel e Alonso.

  5. william ferreira comentou em 12/05/12 at 18:20

    Nao se trata de ser viuva ou nao Mr.Antonio Jr , sao apenas comentarios , em se tratando de F1 nada mais me espanta , e como vc disse que o Alonso è o melhor da atualidade, eu lhe pergunto entao , o melhor de todos precisa de uma ordem de radio para vencer um GP, precisa que sua equipe monte uma batida exatamente no momento que lhe beneficiaria, e outro e outros episodios bisarros que envolvem a sua carreira , jamais duvidei que o cara pilota muito , mais uma coisa é certa nos ultimos tempos as maiores polemicas da F1 tiveram o Alonso envolvido ,que o diga o Shumi , que precisou voltar pra pagar seus pecados que não sao poucos , e hoje esta ai tentando provar sabe Deus pra quem que ainda é o cara , mais tudo bem , So pra lembrar , o Perez ainda nem foi para a Ferrari e ja experimentou a famosa ordem de equipe, ninguem me convence do contrario, detesto ver gente batendo em cachorro morto , e nunca vi nenhum desses brasileiros prometendo nada pra ninguem ficar cobrando isso ou aquilo, abs.

  6. Alex comentou em 12/05/12 at 17:53

    Justíssima a punição ao Dick Vigarista Hamilton. Já ganhou um campeonato (em 2008) com uma das maiores armações que já vi na F1 (não preciso nem citar a famosa espionagem da Mclaren em anos anteriores), pois o Timo Glock parou o carro para ele passar. Um dos pilotos da stock car, à época, que não quis ser identificado, disse que o Timo Glock, naquela volta, foi muito mais lento do que um carro da referida categoria. Portanto, ele merece a punição, somado ao fato de que a Mclaren não dá o mesmo carro ao Button. Abs!

    • F1F4N comentou em 12/05/12 at 19:32

      Dick Vigarista?? Onde que em 2008 foi armado? Armação foi em 2007 e quem fez a papagaiada toda foi a McLaren com o ALONSO!! (esse é um dos mestres da trapaça)
      Se não chovesse o Glock nem estaria ali !!! Ele arriscou para se dar bem e no fim ficou com pneu seco em pista molhada e quer que o cara faça milagre com uma pista de “sabão”??? Um carro com pneu pra pista seca em pista molhada chega a ser vários segundos mais lento. Não tem tração pra sair da curva pq ESCORREGA, até em reta! Como vc queria que ele segurasse o Hamilton? Na bala? A McLaren não dá o mesmo carro pro Button? Quem foi melhor ano passado? É uma verborragia escancarada! Vc deve ter sido daqueles que acham que é tudo contra os brasileiros e quase se matou em 2008 ficando com raiva do Hamilton. Está muito transtornado e falando coisas sem nexo.

      • Alex comentou em 13/05/12 at 20:41

        Apaixonadinho do Hamilton, vc falou, falou, falou…. e, com toda a sua acurada verborragia, não conseguiu me convencer do contrário. Continuo com a minha opinião sobre o Hamilton. Não falei de vc. Não o conheço. Falei dele. Detalhe: pelo nível de comentário e de conhecimento sobre F1, não vai ser vc que vai mudá-la. E acho Felipe Massa horroroso, péssimo, o pior piloto brasileiro de todos os tempos. Abs!

  7. Fabio Henrique comentou em 12/05/12 at 17:48

    Williams, Ferrari, Lotus, Lotus, Sauber, Mercedes, Red Bull…qui coisa!
    Interessante que Williams e Ferrari na frente, e o brasileiros que pilotam Williams e Ferrari estão onde?
    O Vettel teria de ser punido no Bahrein?

  8. Racing Fan comentou em 12/05/12 at 17:45

    Obrigado Marcelo. Não lembrava da pratice 1 da Indy. Valeu

  9. Alexdias comentou em 12/05/12 at 17:38

    Guardem aí: Amanhã dá Vettel! Ele é o primeiro no grid a largar com pneus duros. Quando os que estão à sua frente pararem, ele pula pra primeiro e não sai mais. A sua segunda parada será de novo para os duros e encerra com os macios. É a melhor estratégia.
    Sobre Hamilton ser punido e os que param após a corrida não, é só ler o que o Fábio falou acima sobre as regras. A punição só ocorre em treinos, não na corrida.

  10. Renan Neves comentou em 12/05/12 at 17:38

    RIDÍCULO!!! O Vettel fez isso na corrida passada… Pq só punir o Hamilton??? Que palhaçada está virando a Formula 1! Vô torce para o Hamilton ganhar amanhã, o que seria um milagre. Dois pesos, duas medidas!

  11. adfr comentou em 12/05/12 at 17:34

    realmente é inexplicável o Maldonado em 1 e o Senna em 17…tem que investigar isso… ou então o Bruno é muito ruim…e já pelo segundo ano, ele faz dois bons resultados e depois despenca…A mesma coisa com relação a Alonso/Massa… quanto à Mclaren, foi um claro “migué”…e a punição deveria ter sido maior… como a ão participação na próxima… mais um candidato a Dick Vigarista…

  12. Racing Fan comentou em 12/05/12 at 17:23

    Na verdade, Hamilton venceu quase tudo e todos, até mesmo as “zebras” que têm insistido em aparecer este ano na F1. Só não venceu a burrice da equipe. Não é por 1 ou 2 litros a mais que o Hamilton perderia a pole que foi quase 0,5 s mais rápido que o Maldonado. Foi mais rápido em geral em quase tudo, mesmo quando o tanque ainda tinha alguns litros legais segundo o regulamento. Sinceramente, tem gente na Mclaren pensando nas Tapas e na movida de Barcelona mais do que na corrida. Agora uma coisa é certa: o segundo lugar de Maldonado já era uma catastrofe para Senna, agora a pole, mesmo sendo uma zebraça, arrasa com quem torce pelo Brasil. A coisa tá feia mesmo. A minha esperança era Felipe Nasr, mas mais uma vez parece que a obediência em ser 2º piloto eternamente a espera de uma chance melhor também chegou ao Nasr, deixando o brilho para Valsechi. Sem um litro hoje, Hamilton vai ter que suar um litro certinho para chegar lá. Não é impossível. De histórico o dia de hoje teve pouco, até para Maldonado (acho que ele deve pensar o mesmo). Pena é que Shumacher está numa cruzada contra a marca de pneus e defende com unhas e dentes sua crença. Tinha mais para dar hoje. Ou será que Hamilton fez de propósito?? Será??

  13. anderson comentou em 12/05/12 at 17:22

    Teve uma pole do hamilton no Canada que ele fez o mesmo! Alguem lembra que ano foi?

    • F1F4N comentou em 12/05/12 at 19:35

      Acho que foi 2010

  14. thiago basílio comentou em 12/05/12 at 17:21

    Pode botar mais um erro esdrúxulo na conta do whitmarsh.

    • adfr comentou em 13/05/12 at 1:43

      erro??? é muita inocência…

  15. Marcelo comentou em 12/05/12 at 17:13

    Practice 1 for the 2012 Indianapolis 500 at the Indianapolis Motor Speedway

    http://racecontrol.indycar.com/

  16. Antônio Luiz Júnior comentou em 12/05/12 at 17:04

    Esta ficando chato essa tentativa em vão das viúvas de Massa quererem justificar os seus fracassos acusando o Alonso de ser beneficiado pela Ferrari. O Alonso não é o piloto mais bem pago da F1 ao acaso. Foi contratado a peso de ouro por se tratar do melhor piloto em atividade na F1. Vamos parar de tentar tapar o sol com a peneira. A diferença técnica entre ambos é enorme, isso é um fato, insofismável. Torcer por um brasileiro não significa ter que distorcer os fatos para justificar a sua falta de competência. O Alonso é infinitamente superior ao Felipe Massa. Vamos parar de chover no molhado, não tentem enganar a si próprios. A diferença entre ser uma bom piloto e um piloto fantástico é enorme. Vamos ser realistas.

  17. Fabio comentou em 12/05/12 at 17:04

    Depois desta punição acredito que após terminar a prova nenhum piloto deva encostar o carro por motivo de combustível (lembrando a última corrida vencida por Vettel). Jurisprudência não existe na F1.

  18. 50 cent comentou em 12/05/12 at 17:03

    Fábio fui pesquisar e descobri que segundo pessoas que estão em Barcelona a “vantagem”de Hamilton sem a quantidade de gasolina adequada foi de apenas um mísero décimo de segundo, ou seja se a mclaren não tivesse sabotado o carro ele seria pole com 4 décimos de vantagem.O que o piloto tem a ver com essa situação? Nesse ano vimos vários pilotos parar o carro na pista por falta de combustível e ninguém foi punido.Qual sua opinião?
    Abs

  19. anderson comentou em 12/05/12 at 17:00

    Não é a primeira vez que hamilton fez isso, se não me engano ele fez isso há uns dois ou três anos no Canadar. Foi merecida a punição! Quanto aos brasileiros: Massa continua sendo o piloto limitado que sempre foi, só que agora com um carro pior e um companheiro melhor. E Bruno ainda é um grande ponto de interrogação!

    • thiago basílio comentou em 12/05/12 at 17:24

      A culpa não foi do Hamilton foi da Mclaren, se informe melhor leia tipo BBC sport F1 antes de criticar sem saber.Próprio Paddy Lowe pediu desculpas por ter arruinado a performance magnífica de Hamilton

    • F1F4N comentou em 12/05/12 at 19:37

      A punição foi merecida não há o que discutir. O que se tem pra discutir é que com gasolina suficiente ele faria a pole tranquilamente ou seja não foi trapaça foi BURRICE!

  20. Crego Painceira comentou em 12/05/12 at 16:51

    Enquanto falam que a Ferrari está uma porcaria e as outras estão bem, o Alonso vai aparecendo lá na frente.

    Ele é quem vencerá amanhã e, com esse campeonato bagunçado, vai levantar o caneco no fim do ano. Porque, apesar da Ferrari não ser grande coisa, também não é ruim. E o Alonso tem talento e sorte (muita sorte) de sobra.

  21. william ferreira comentou em 12/05/12 at 16:45

    Já ia me esquecendo , por que nao puniram o Alonso naquela vitoria em Cinga Pura ? a FIA pune quando lhe convem,mas em grandes decisoes apenas uma multa como no caso do radio da Ferrari , só isso !

    • Cesar Ferreira comentou em 12/05/12 at 18:18

      Vai dar Räikkönen, Vettel e Alonso

    • Cesar Ferreira comentou em 12/05/12 at 18:19

      Desculpa, postei errado.

  22. Alfredo Bastos junior comentou em 12/05/12 at 16:44

    Acho que o Massa perdeu 0,5 s depois do acidente,infelizmente. Teremos que esperar o outro Felipe.

  23. william ferreira comentou em 12/05/12 at 16:41

    Fabio , será que a Ferrari nao fez a mesma coisa com o Massa , ou seja equipamentos diferentes , principalmente para comparaçoes ? olha , eu me lembro que em 2009 o carro era ruim e o Massa andava na frente do Haikonem e logo depois do acidente o Fisichela nao conceguia anda em linha reta, entao eu acho que o Massa nao desaprendeu a pilotar , ele com certeza nao tem o mesmo equipamento , minha umilde opiniâo !

  24. carlos jose comentou em 12/05/12 at 16:41

    vettel e rosberg pararam no bahrein e não foram punido sera porque

  25. Mario Rodrigues comentou em 12/05/12 at 16:39

    em tempo: também achei a punição desproporcional.

    em tempo 2: principalmente se levarmos em conta que raramente o regulamento é lido ipsi literes…

  26. Mario Rodrigues comentou em 12/05/12 at 16:37

    Nem entro no mérito da punição. Se erraram, e tinha um regulamento prevendo este tipo de coisa, que se puna.

    Ainda que, cá pra nós, seja risível ver/ler/ouvir os ferraretes pachecos arrotando indignação.

    Minha aposta, é que amanhã Hamilton termina no pódio.

    É dia de show.

  27. Marcos comentou em 12/05/12 at 16:37

    A McLaren pisou na bola – não no acelerador…
    Mas a punição me pareceu exagerada, nada de perder 5 ou 10 posições no grid?

  28. Daniel comentou em 12/05/12 at 16:35

    Caiu no colo do Iceman, não acha Fábio?

    • Fábio Seixas comentou em 12/05/12 at 16:37

      A chance é enorme. Mas o Alonso às vezes opera milagres.
      Abs

      • Daniel comentou em 12/05/12 at 18:56

        É verdade, mas o Kimi merece e acho que leva. Há, já vou dar meu palpite: Kimi, Vetel, Alonso. Abs.

  29. 50 cent comentou em 12/05/12 at 16:24

    SA-BO-TA-GEM
    Simples assim
    Parabéns a mclaren

  30. Marcelo comentou em 12/05/12 at 16:21

    Oras, era muito fácil pra Mclaren resolver esse problema…era só Lewis não parar no meio da pista, ele tinha gasolina para chegar até o pátio da vistoria.

    Só não entendi, porque ele não foi até lá…

    “Ahhhhhhhhhhhhhh, foi por motivo de força maior”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Me ajuda aí Seixas…rs

    Vamos ser coerentes, não era melhor colocar 3,5 litros de gasolina e arriscar assim mesmo, Lewis poderia largar na pole ou até em segundo, já ia ser um BAITA lucro!

    Mclaren foi querer levar vantagem, se LASCOU…não estamos mais nos anos 70/80 onde muuuuutita coisa técnica passava batido. Hoje as coisas são decididas nos detalhes. Se o freio tiver 2mm de entrada de ar a mais, já esta fora do regulamento!

    Mclaren não é trouxa e ninguém é ruim de conta pra errar na dosagem de gasolina, eles queriam levar vantagem e se ferraram!!!

    Agora TODOS estão bem avisados…

    • Marcelo comentou em 12/05/12 at 17:16

      vc esta criticando ou defendendo a MCLAREN ?

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).