Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Parem as máquinas

Por Fábio Seixas
12/05/12 12:59

Hamilton pode perder a pole. Ele tinha menos gasolina no tanque do que o necessário para a vistoria da FIA. A McLaren admitiu o problema, mas alegou problema técnica. A intenção é conseguir emplacar um “motivo de força maior”.

São grandes as chances de Maldonado herdar a ponta do grid. A decisão deve sair em breve.

Estamos acompanhando…

*Atualização 1: ele não levou o carro até o parc fermé porque, se o fizesse, teria menos do que o 1 litro exigido pela regra. Tinha 1,3 litro ao parar. E uma “in lap” consome 2 litros. Ou seja, se chegasse até o fim, seria punido. Problema técnico ou migué? É isso que está sendo debatido. Acho que ele vai dançar…

*Atualização 2: Explicando o rolo…

O artigo 6.6.2 do Regulamento Técnico estipula que os carros precisam ter, no nínimo, 1 litro de gasolina no tanque em qualquer momento do final de semana, para a inspeção.

No Canadá, em 2010, Hamilton parou na pista ao fim do treino justamente para não infringir a regra. A partir de então, a FIA passou a exigir das equipes uma justificativa técnica, um “motivo de força maior”, para essas paradas.

Hoje, ao parar na pista, Hamilton tinha 1,3 litro. Uma volta de desaceleração em Barcelona consome 2 litros. Ou seja, provavelmente ele chegaria ao parc fermé com menos de 1 litro.

A tal justificativa técnica, então, tornou-se a única salvação para a McLaren. “Foi um motivo de força maior”, disse Whitmarsh.

Questionado por repórteres em Barcelona sobre o tal motivo, ele foi evasivo: “Não posso dar detalhes, mas foi um problema técnico. A decisão está nas mãos dos comissários”.

Por tudo isso, acho que a pole vai acabar nas mãos de Maldonado.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Sergio comentou em 14/05/12 at 8:22

    Alguém sabe precisar em que momento a ética morreu na Fórmula 1?

  2. Thalisson comentou em 12/05/12 at 19:34

    Sinceramente… perdi a vontade de assistir a corrida amanhã… colocar o cara no final do Grid já é marcação com o cara… Rosberg colocou em risco Alonso e Hamilton e nem sequer tomou advertência…. Ele cumpriu a regra, tinha 1,3l… Não tem na regra que ele não pode parar, ou tem?

    E outra, Vettel já fez isso e não foi punido… Mas Hamilton, sempre tem punição… É assim mesmo, querem dar o título ao Vettel, quando não é na pista, é fora dela…

    Uma punição de 5 posições seria no mínimo suficiente, afinal, com mais 1 ou 2l de combustível no tanque, no máximo ele faria a volta em 0,1 a 0,2 mais lento, sendo que ele foi 0,57s mais rápido que o segundo… ou seja, não foi beneficiado na prática…

    Mas é isso mesmo, sempre que tem algo com o Hamilton, é punição…

    Massa e Bruno são piadas… Sinceramente, quem criticava tanto Rubens era Feliz e não sabia… rsrsrsrsrs. Rubens novamente desenvolveu o carro e perdeu o banco… rsrsrsrs, afinal, a williams já trabalhava nesse projeto desde a temporada passada…

    Talvez próximo ano tenha vaga para Rubens… afinal, tem muito piloto por ai já com carimbo de demissão… Massa, Webber, provavelmente Bruno Senna ((só se a globo segurar ele la) e pode ser que se pintar proposta, Hamilton saia da Mclaren…

  3. Sam comentou em 12/05/12 at 17:15

    pessoal a verdade é realmente essa quem cometeu o erro foi a equipe mas o piloto é o HAMILTON não problemas é só PUNIR, meus amigos o certo seria, a meu ver, anular o tempo do Q3 mas agora desclassificar o cara é demais vai ver ele correu “sem” combustível ou parou de forma “PERIGOSA” no Q1 e Q2.
    Mas de qualquer forma todo mundo se lembra que no GP passado o ROSBERG (gosto do estilo dele) jogou o HAMILTON e depois o ALONSO pra fora da pista e o que aconteceu???
    nada e se fosse o HAMILTON alguém tem dúvidas que seria punido ainda durante a corrida???

  4. renatohk comentou em 12/05/12 at 15:18

    uma coisa é certa, com a punição do único piloto preto, não há mais favoritismo pra corrida.
    Eu acho que dá King Kimmi (sempre acho q ele vai ganhar), mas a verdade é q o prognóstico é totalmente aberto, pode vender qq um, inclusive alguém q largue abaixo do 10o lugar.

  5. Paulo comentou em 12/05/12 at 15:13

    Lembram-se da frase “Stop the car, urgent stop the car!”, quem recebeu ela foi o Vettel e não foi punido. E ele não estava nos boxes também.
    Mas claro na dúvida punam sempre o hamilton, para os pilotos restantes na dúvida a regra não é clara e fica por isso mesmo.

    • Eduardo Schmidt comentou em 12/05/12 at 15:46

      Vc tm razão, nesta mesma temporada outros pilotos pararam, tanto em corridas como em treinos classificatórios

  6. renatohk comentou em 12/05/12 at 15:12

    RACISMOOOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Misael comentou em 12/05/12 at 15:37

      Na boa, esse tipo de comentário é ridículo. O blog não tem moderação?
      As regras são claras, e o que aconteceu também. A conversa ao pé do ouvido do Lewis logo após chegar aos boxes foi claramente para combinar a desculpa que dariam…
      Quer dizer, além de não cumprir o regulamento tentaram enganar a FIA e o público. Esse tipo de sujeira deve ser punido, seja no esporte ou na política. Parabéns à FIA!
      Pessoas boas e ruins existem, não importa a cor. E tenho certeza que qualquer um, negro ou branco, e que tenha caráter, concorda com a punição.
      A culpada é a equipe, a FIA só fez cumprir a regra!
      Essa de ficar falando em racismo pra achar que poder fazer qualquer coisa, legal ou não, sempre se esconcendo sob a cor da pele não cola mais.
      Brancos e negros devem ser tratados igualmente! Seja nos direitos ou DEVERES!

  7. Conrado comentou em 12/05/12 at 15:05

    Bomba, Bomba, Bomba, Bruno Senna vira evangélico e só anda atrás do Pastor!
    É Bruno sua batata tá assando….se cuida garoto!!

    • Alexandre/Iraí-RS comentou em 12/05/12 at 18:02

      Ei, mas olha quem fez mais pontos?

  8. Mario Rodrigues comentou em 12/05/12 at 15:04

    Punido.

    Vai largar em último.

    Ou seja: amanhã é dia de show.

  9. Hugo Chaves "clone" comentou em 12/05/12 at 14:54

    Lewis castigado !!!

    http://www.grandepremio.com.br/noticias/por-ficar-sem-combustivel-na-pista-hamilton-e-punido-e-maldonado-herda-pole-em-barcelona/

    VIVA MALDONADO! VIVA HUGO CHAVES! VIVA TODA VENEZUELA!!!

    LEWIS LARGA EM ÚLTIMO!!! HA HA HA!!!

  10. renatohk comentou em 12/05/12 at 14:46

    se ele perder a pole ou não pouco interessa. desde que vá para o segundo posto. se for mais pra trás que isso, é racismo!!!

    Agora, e o Bruno Penna hein…. e o Filipi Passa…. e o Jaison Batton hein…. e o Marco Webber hein….. ahahahhhah esse campeonato tá ótimo, os segundos pilotos lixo não estão tendo como segurar a máscara…. hahahhaha

    • André Miranda comentou em 12/05/12 at 15:06

      Então é racismo, pois Miltinho vai largar em último…

  11. Hugo Chaves "clone" comentou em 12/05/12 at 14:46

    Lewis tiene que ser castigado este muchacho ROBAR Maldonado, puse un montón de dinero en que la F1 mierda. Maldonado tiene que ser polo, y Lewis tiene que ser castigado en el Paredón! En la FIA tiene mucho Inglés, que es TIRAR-BAG EE.UU.!

    Obama dejó en claro que el rollo, esta llamando a la FIA que requieren polos Lewis (Obama es un fan de Lewis), y por lo tanto queremos hacer daño a Maldonado y todas las naciones de Venezuela.

    Google tradutor:
    Lewis tem que ser punido esta ROUBANDO menino Maldonado, coloquei um monte de dinheiro nessa BOST… de F1. Maldonado tem que ser pole, e Lewis tem que ser punido no Paredón! Na FIA tem muito inglês, que é PUXA-SACO do USA!!!

    Evidente que Obama entrou no rolo, esta ligando pra FIA exigindo pole de Lewis(Obama é fãn de Lewis), e com isso quer prejudicar Maldonado e toda nação da Venezuela.

  12. Sergio Teodoro comentou em 12/05/12 at 14:43

    Fabio ; alguem reparou que assim que Hamilton chegou no parc feme , Withmarsh o chamou na grade e falou algo com uma cara de preocupação……, estariam combinando algum argumento sobre o ocorrido.

  13. Marcos comentou em 12/05/12 at 14:42

    Fábio, caso o Hamilton seja punido, quantas posições ele perderá?

  14. Fernando Mattos comentou em 12/05/12 at 14:32

    Fábio, a Williams está voltando…? Lembrando que o ritmo de corrida dela já não era ruim, agora mostra um bom ritmo de classificação.

    • Fábio Seixas comentou em 12/05/12 at 14:34

      Está melhor do que eu imaginava no começo do ano. Mas ainda longe, muito longe, dos bons tempos.
      Abs

  15. Ao Carlos Henrique comentou em 12/05/12 at 14:32

    E equipe Mclaren já se incriminou ao mandar Lewis parar o carro, eles iam ser punidos!

    Nessa hora, todas as equipes ficam de olho:

    “Parou porque, porque parou?”

    Vai todo mundo em cima, nessa hora o que não falta é reclamação em cima da equipe estar burlando o regulamento, que é bem claro!

  16. Equipe Williams comentou em 12/05/12 at 14:29

    Se a Mclaren quiser a gente compra um litro de gasolina a mais e eles(Mclaren) colocam no tanque antes de fazer o Q3.

    Oras, se ele parou na pista foi porque toda equipe sabia que ia ser punida se chegasse pra inspeção, ia faltar gasolina e Lewis seria punido.

    Se eu sou o F.Willams ia fazer maior CARNAVAL DA PARÓQUIA!!!

    Hugo Chaves deve estar roxo de raiva telefonando pra FIA pedindo explicações!

    “Segunda vez que acontece isso com Lewis? Tem que ser punido, vai para o PAREDÓN!”

    Agora imagina a PRESSÃO com Alonso logo atrás, corrida na Espanha…Deve esta acontecendo o maior CARNAVAL entre os comissários, chefes de equipe e pilotos.

    Até o Schumacher deve estar lá rodando a baiana!

    “Se sou eu no lugar do Lewis, ia ser SATANIZADO”

  17. Carlos Henrique comentou em 12/05/12 at 14:19

    Solução: devolve 1,3 l de combustível ao tanque do carro. Verifica em que ponto da pista o motor foi desligado (telemetria não falta) e pede para levar o carro deste ponto até o parque fechado. Se chegar, olha o que sobrou e aplica a regra. Se não chegar… nem precisa quebrar cabeça. Outra saída é fazer umas continhas de consumo e distância e avaliar a situação. O resto é opinião sem razão.

  18. Marcelo comentou em 12/05/12 at 13:58

    Comissários convocam McLaren por parada na pista após treino, e Hamilton pode perder pole.
    http://www.grandepremio.com.br/noticias/comissarios-convocam-mclaren-por-parada-na-pista-apos-treino-e-hamilton-pode-perder-pole/

    “O artigo 6.6.2 do regulamento técnico da F1 determina que o carro precisa ter pelo menos 1 L de combustível para que seja inspecionado. Segundo a equipe, o inglês carregava naquele instante 1,3 L — e uma volta em Barcelona de retorno aos pits consome 2 L”

    Tem que ser punido, o carro de Lewis não cumpriu o regulamento a risca, e é a segunda vez!!! Episódio semelhante aconteceu no GP do Canadá de 2010, com o mesmo Hamilton. Naquela ocasião, o então também pole não recebeu punição alguma. A alegação da McLaren é que este foi um motivo de força maior(ahh tá). Caso os comissários não aceitem a desculpa do time britânico, o primeiro lugar vai cair no colo do venezuelano Pastor Maldonado.

    Fico imaginando se é com Schumacher, o planeta ia rachar ao meio! Se não tiver punição, ROUBARAM a pole de Maldonado!!!

    F.Williams e outras equipes vão cair matando…

    • Anderson comentou em 12/05/12 at 14:12

      Ele cumpriu o regulamento, tinha um litro não tinha?

  19. ANDRE DE ITU comentou em 12/05/12 at 13:55

    Fabio,nisso tudo teria uma pressão da FERRARI pro asturiano largar melhor?

  20. alexsander comentou em 12/05/12 at 13:53

    com certeza sera punido ,a f1 é seca para punir o unico piloto negro da f1

    • Bruno Ribeiro comentou em 12/05/12 at 14:07

      Nada a ver esse comentário…

      • alexsander comentou em 12/05/12 at 14:45

        quando os outros pilotos fazem a mesma coisa nao sao punidos com o mesmo rigor,e a imprensa brasileira delira quando é o hamilton, não engoliram ainda a derrota humilhante de 2008

    • Marcos comentou em 12/05/12 at 14:44

      Como assim, o combustível não é amarelo?

  21. Antonio M comentou em 12/05/12 at 13:48

    Fábio, você esqueceu dois pontos na última frase “Acho que ele vai dançar…)” . Você quis dizer: “Acho que ele vai dançar… :)”

  22. carlos comentou em 12/05/12 at 13:34

    Eu acho que ele vai perder 5 posições no grid, se fosse o alonso, nada aconteceria.

  23. Franco comentou em 12/05/12 at 13:33

    Esta Mc Laren é cheio de dar um jeitinho, parece que é brasileira por isso tá cheia de amantes brazukas.

  24. Anderson comentou em 12/05/12 at 13:26

    Eu sempre vejo o Vettel fazer isso em corridas e ninguem fala nada, se ele tinha mais de um litro nao vejo problema algum, ja q a regra tem essa falha

  25. tarcisio comentou em 12/05/12 at 13:21

    para de torcer contra fábio

    • Fábio Seixas comentou em 12/05/12 at 13:25

      Informar é torcer?

  26. Victor comentou em 12/05/12 at 13:20

    Ué, tantos já fizeram isso e nunca aconteceu nada. Porque haveria de ser diferente com o Hamilton?

  27. Edmilson comentou em 12/05/12 at 13:09

    É, aguardaremos os resultados dessas reuniões. Lembra o Senna com o Balestre. Na verdade o que estou acreditando é que o Hamilton vai comer muito “prego” pra ser campeão novamente. Na verdade a preferência de muitos é o Jason, só que na pista ele não vinga, se vingasse já teriam dispensado ele. É uma oposição da cacete ao cara.

  28. André Ribeiro comentou em 12/05/12 at 13:03

    Ele não tinha 1,3 litros?
    Precisa de 1, não?
    O problema, salvo engano, é que não havia combustível suficiente para completar a volta e, assim, fazer a inspeção…

    • Jorge comentou em 12/05/12 at 13:39

      O problema André é que tem que restar 1 litro após completar a volta e estacionar o carro para inspeção.

      • André Ribeiro comentou em 12/05/12 at 13:59

        Sim, Jorge, foi exatamente isso que eu disse.
        Era necessário haver combustível para completar a volta e aí ter o 1l necessário para a inspeção…
        A matéria era mais curtinha antes!
        Não deixava claro!

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).