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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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O novo Interlagos

Por Fábio Seixas
10/05/12 16:56

Cobram-me para comentar o projeto para Interlagos. Escrevi sobre o assunto na coluna de hoje na Folha mas, ok, nem todo mundo que passa pelo blog lê o jornal.

Em resumo: gostei.

O atual paddock foi ampliado anos atrás, até serviu para a F-1 por algum tempo, mas ficou apertado. E não há mais o que fazer ali, não há como aumentar ainda mais aquele platô.

Lá embaixo, entre o Sol e o Lago, sim, dá para fazer muita coisa. É um matagal.

E, assim, o autódromo contará com duas alternativas de boxes para atender às várias categorias que correm por ali _Interlagos não é só F-1.

As mudanças na pista trarão reflexos para o público. O acesso principal se dará pelos portões mais próximos à estação da CPTM. Isso também é ótimo: incentivará o uso do transporte público, acabando com os congestionamentos e a farra dos flanelinhas.

E, de quebra, a Reta Oposta ganhará setores de alvenaria, substituindo aquelas horrorosas e caras estruturas tubulares.

Sim, imagino que haverá nostalgia e chiadeira da turma do Setor G.

Já frequentei muito aquele pedaço como torcedor. É o de melhor visibilidade no autódromo e é o menos caro. Com a reforma, não será mais assim. Tudo ainda é muito incipiente e os promotores não dizem _porque, claro, ainda não sabem_ como será a distribuição dos setores e preços. Mas imagino que o eixo se inverterá: os ingressos mais baratos passarão a ser os dos atuais setores A e B.

Isso tudo, claro, se a próxima administração municipal não pegar o projeto e engavetar.

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Comentários

  1. renato comentou em 11/05/12 at 17:27

    Ué Fábio, comenta se você quiser… ninguém lhe obrigou a nada… aff

  2. Victor Massami comentou em 11/05/12 at 16:45

    Enfim vão fazer aquilo que já deveriam ter feito há muito tempo, e algo que eu já tinha comentado com amigos que deveria ser feito.

    A única diferença, é que a minha idéia era desativar toda a parte que compreende da Junção até o S do Senna, ou seja, inutilizar a parte alta do circuito, transformando-a em restaurante, lojas e museu do automobilismo.

    Só que ao ver esses dias uma imagem aérea, faltaria espaço para fazer uma pista decente, com bastante espaço. Pode até ser que eu tenha uma noção errada do espaço, mas seria uma boa que fosse feita dessa forma.

  3. Sandro comentou em 11/05/12 at 16:38

    Quando começam a querer mudar as coisas assim, nunca é bom sinal! Primeiro mudam, depois reclamam que a mudança não ficou boa, depois tentam mudar novamente e por fim abandonam o autódromo as moscas e constroem outro com dinheiro público.

  4. Moy comentou em 11/05/12 at 11:25

    Pra matar a saudade do velho interlagos. GP do Brasil de 1980.
    É a F1 roots. Sem mimimi e assepsia.
    Os pilotos podiam até acochar as “podium girls”. E depois varar a noite na farra.

    Vídeo: http://youtu.be/6mjyPYeimsY

  5. Murilo Rodrigues comentou em 11/05/12 at 9:43

    Na verdade, Interlagos morreu quando alguem resolveu “abrir a boca” e dar sua opinião de como o traçado deveria ser para se adaptar às “novas” exigencias da FIA. Quem viu corridas no traçado original sabe muito bem que era um circuito único, especial, fantástico. Penas que atualmente os circuitos são modorrentos, sem desafios, faceis de pilotar e, pior de tudo, iguais. Mataram Hockenheim, Imola, Zeltweg e outros. Agora mataram Interlagos de vez. Descanse em paz.

  6. José Luis Nogueira comentou em 11/05/12 at 8:43

    Oi Fábio, vc tem toda razão. Acho legal e necessário esse projeto para Interlagos, mas eu como bom fã assíduo do setor G, já estou “chiando”….rsrsrs

    • Alan comentou em 11/05/12 at 16:33

      faz o seguinte, para de chiar, trabalha mais, economiza mais e passe a ser agora um torcedor elite dos futuros setores A, B, C e D.

  7. gustavo comentou em 11/05/12 at 8:26

    eh, vai dar chadeira msm extinguir a G da reta oposta, galera show de bola, tbm perderá o charme das disputas no S logo apos a largada, mta coisa acontece ali com td mundo embolado, veremos…

  8. Patrick comentou em 11/05/12 at 0:29

    E agora tem o “novo Jacarepaguá”

    Governo federal garante novo autódromo no Rio e encerra polêmica do Parque Olímpico de 2016

    http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2012/05/10/governo-federal-promete-novo-autodromo-no-rio-e-libera-construcao-de-parque-olimpico.htm

    Abç.

    • christiano comentou em 11/05/12 at 14:12

      ano de eleição

  9. Titus Petronius comentou em 10/05/12 at 20:58

    O Autódromo de Interlagos, bem como o Estádio do Pacaembu e o Sambódromo do Anhembi, deveria ser entregue à iniciativa privada. O Estado já demonstrou não ter competência para gerir palcos de grandes eventos. Espaços como Interlagos carecem de manutenção constante e melhor aproveitamento. Um autódromo não se paga apenas com corridas, sobretudo em um automobilismo doméstico carente de grandes cometições e mal organizado como o nosso. Como contribuinte e amante das corridas, defendo a privatização de Interlagos.

  10. Arawak Deserter comentou em 10/05/12 at 20:56

    Mais uma mutilação em Interlagos! Deviam aproveitar que vão meter o trator lá e restabelecer o Retão, aí o anel externo ficaria perfeito pra receber a Indy, e a gente não precisava mais assistir à “falência múltipla de órgãos” que mata a (já morta) Marginal!

    • Arawak Deserter comentou em 10/05/12 at 20:56

      Mas pelo visto não sou só eu que acha que o Templo Sagrado do Automobilismo foi estraçalhado – e em vão! O link é de abril de 2006: http://flaviogomes.warmup.com.br/2006/04/estupra-mas-nao-mata/

      • christiano comentou em 11/05/12 at 14:21

        mesma coisa que aconteceu em hockenheim e outros circuitos da F1, virou tendência, pra aproximar público e TV.

        Eu particularmente, acho o antigo lindo, a proposta do Rosa razoavel, o atual terrivel.

        • Arawak Deserter comentou em 14/05/12 at 9:25

          Bem lembrado! Hockenheim era realmente sensacional! Apesar do Estádio ter sido preservado, a parte da floresta, onde se andava de pé-embaixo quase o tempo todo, faz muita falta!

          E Paul Ricard (que dizem poder voltar ao calendário) também teve mutilada a verdadeira “pista de aeroporto” que era a Reta Mistral, com seus 1.800 metros, e que terminava numa curva de alta, a Signes…

    • Arawak Deserter comentou em 10/05/12 at 20:57

      Nos anos 80 eu fui bandeirinha lá. Invariavelmente, depois dos treinos a gente descia pra brincar na pista. Uma vez eu tive a chance de estar ao volante, inúmeras outras fui como passageiro. E só quem já passou “ao vivo” pelo Retão (800 metros implorando pra serem devorados!) e pelo Sol (impossível descolar o crânio da janela!) sabe o quanto dói uma saudade! #RIP_Interlagos!

  11. Junior comentou em 10/05/12 at 20:24

    Ñ vai perder um pouco a graça nas largadas!?!?

    Pq o bom era ver a galera engarrafada, descendo o S do Senna, agora eles largarão retos, sem mais aquela emoção.

  12. Sergio Magalhães comentou em 10/05/12 at 20:11

    Alô Fabio,

    No papel o projeto é ótimo, assim como é ótimo muitas coisas neste país que não sai do papel.

    Resta torcer para que saia, porque em se tratando de automobilismo no Brasil….

    Fizeram tanto barulho na curva do Café depois da morte de Gustavo Sondermann e não fizeram nada além daquela chicane que não é a solução do problema.

    Um abraço, Fabio.

  13. ANTONIO CARLOS RODRIGUES comentou em 10/05/12 at 19:29

    ..saudades do velho autódromo com 8.000 metros, e dava para assistir a corrida toda, depois que retiram um montinho de terra. Deveriam manter aquele traçado como externo , criando variáveis no miolo para as diversas categorias. O Miolo do autódromo, deveriam abrigar todas as arquibancadas, o público acessariam o local através de passagens sob a pista.
    Bons tempos , que podiamos acampar no autódromo, para assistir as 24 horas de Interlagos.

  14. christiano comentou em 10/05/12 at 19:08

    Seu post se resume nessa última frase, pois estamos em ano de eleição:

    “Isso tudo, claro, se a próxima administração municipal não pegar o projeto e engavetar”

  15. Luiz Eduard comentou em 10/05/12 at 18:45

    Realmente, se fizerem a tal chincane também para a Fórmula 1, vão matar a curva do café. Até hoje não entendo como a curva oferece perigo para as outras categorias,ou melhor, para a Stock Car que foi a única que teve problemas naquela curva (em condições normais de pista)

  16. Adriano Arruda comentou em 10/05/12 at 18:44

    Fábio, se prepare, vai chover nostálgicos criticando o projeto.
    Mas a considerar a opinião dos pilotos e a modernização necessária, parece que será bem melhor. Conversei com alguns pilotos da Stock e é unanime a reclamação quanto a distância que os motorhomes ficam dos boxes. Aquela escada é um desafio desnecessário a todos.
    Legal também termos a possibiliade de uma reta específica para arrancadas, ainda mais se realmente utilizarem o antigo retão.
    O único ponto que não me agrada é perdermos a curva do Café para algumas categorias. Sim, sei do perigo, mas o fato de ser uma curva de altíssima velocidade e anteceder a reta dá uma emoção a mais ao traçado. Ao menos pra F1 se manterá.
    Em resumo, muito bom. Que realmente saia do papel…

  17. Monica comentou em 10/05/12 at 18:23

    e o setor M… tambem num acaba!?!?!? a visao é de quase nada… e tirando o boxes num tem quase nenhuma visão da pista… como vai ficar na f1?

  18. ANDRE DE ITU comentou em 10/05/12 at 17:37

    Fabio,e verdade que ja estão reclamando que interlagos teria ficado “curto´´demais (voltas abaixo de 1:20) perto da maioria dos outros circuitos que tem voltas de 1:30 pra cima?

  19. ANDRE DE ITU comentou em 10/05/12 at 17:33

    a reforma é bem vinda(apesar de que vai destruir meu Gezão),mas o pior de tudo é ter a quase certeza de que junto com a reforma do autodromo tambem vira uma SALGADISSIMA reforma nos preços dos ingressos…

  20. Alex Xavier comentou em 10/05/12 at 17:12

    Acho que não vai alterar para pior com a largada na reta oposta. Talvez o circuito fique até mais veloz. E não alterando para pior, menos mal.

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