Barrichello e a ameaça
09/05/12 16:19“Fui até o final falando que não ia deixar ele passar. Até que eles falaram algo relacionado a alguma coisa mais ampla. Não era contrato. Era uma situação que deixou no ar. Eu não posso contar o que eles falaram, mas foi uma forma de ameaça que me fez refletir se eu teria de repensar a minha vida, porque o grande barato para mim era guiar.”
As frases são de Barrichello, em entrevista à “Playboy” deste mês.
Eu estava em Zeltweg em 2002, vi tudo de perto e entrevistei-o depois da prova, logo após esta cena aí ao lado. Ele estava contrariadíssimo, mas desde aquele primeira entrevista, até agora, não dá detalhes sobre o que ouviu no rádio.
Tempos atrás, disse que escreveria um livro contando tudo. Depois recuou, alegando que não quer prejudicar os filhos caso eles tentem a carreira de piloto. Seria esse o motivo do “eu não posso contar o que eles falaram?”
Qual é o motivo de tanto receio? A Ferrari vai mandar algum capanga para o Brasil ou para os EUA atrás dele? Por que não pode contar?
Mas o mais estranho nisso tudo é o fato de Barrichello ter continuado a trabalhar para quem, segundo ele, o ameaçava. A ponto de renovar o contrato mais uma vez, em 2004.
Para mim, é papo furado. A outra opção indica que ele aceitou renovar com quem lhe fazia ameaças, sem chances de vitória, em troca de um bom salário. Isso tem nome.
Por que não pode contar? Obrigação de não fazer, ora bolas.
Fábio, é isso aí. Barrichelo sempre ficou na ameaça. Tal como piloto vencedor. Em nenhum dos casos foi em frente.
Na Indy vai ser igual: não vencendo e culpando todo o resto como sempre.
Todo mundo mete o pau no Barrichello. Mercenário, frouxo, etc. Mas quem aqui já passou pela mesma situação? É fácil criticar de fora, né macacada?
Barrichello é incoerente? Talvez. Mas todos aqui são um exemplo de vida, né?
Não sou fã do cara, mas não tenho porquê ficar malhando quem quer que seja.
O pessoal que comenta pelo Facebook são retardados. Menções honrosas pelo discernimento do colega Marcelo, ele não só tem um ponto de vista, e tanto, como faz questão de apontar situações que ninguém lembra, ou ñ quer lembra.
salve!
Fabio, vc q eh um jornalista nota 1000 no quesito velocidade, pegou pesado neste post. Sei q eh um blog, mas poderia deixar os sentimentos pessoais fora disso. Sou um leitor aciduo, e me senti agredido por este post. vamo rever!
Preparem que quando Rubinho sair da Formula Indy (vão despedi-lo daqui uns 3 anos, pois vão ver o quão ele é fraco, ele vai falar que foi ele quem quis sair… sempre nas desculpas…) a vida dele é uma desculpa…
Cuidado Fábio, as Barriquetes estão totalmente descontroladas.
Olha que elas vão encher sua cabeça de moladas hein!
Há que se mencionar o que segue. Inúmeros internautas, neste blog, criticaram duramente o Fábio Seixas, entre eles, eu mesmo. Questionei sua conduta como jornalista tendo por base suas matérias (não somente esta) sobre o Barrichello entre algumas outras, mas é necessário registrar que, digna e profissionalmente, não bloqueou meus comentários nem tantos outros. Essa é prática de um bom jornalista que bloga, e infelizmente não é acompanhada por vários jornalistas muito conceituados. Acho até que teria o direito de vetar alguns que foram excessivos, exclusivemente ofensivos. Que esse seu mérito seja reconhecido, além de, realmente, conhecer F1 e outras modalidades. Eu até lamento que seus conhecimentos fiquem em jogo ao se deixar influenciar por antipatias, paixões, pontuais. Não é o único profissional que cai nesse tipo de armadilha da personalidade; é realmente difícil fazer julgamentos isentos quando não se vai com a cara de um fulano de tal. Qualquer chefe, juiz de direito, etc., enfrenta o mesmo dilema, e como se comporta define sua excelência, ou não. Meus cumprimentos por sua corajosa correção democrática.
“exclusivemente” nem existe; digo “inclusive”.
Risível! Esse Ruinzinho não perde a chance de ser patético. É de dar pena. Não foi esse panaca que há poucos dias, quando se debatia uma provável demissão de Massinha, disse que estudaria um convite para retornar à Ferrari? Se ele soubesse manter a boca fechada, talvez sua mediocridade como piloto passasse despercebida.
Rubinho quando assinou com a Williams veio com aquele papo-furado que era sonho de infância correr pela equipe(nunca vi uma entrevista sobre isso entre 1993 até 2009), no primeiro ano pela equipe Rubens já chamou o carro de porcaria. Não me lembro de Schumacher fazer isso quando pilotava carros medianos…
Queria ver a opinião do Rubinho sobre o que aconteceu na mesma Williams em 93. Abaixo Galvão e R.Leme questionam o jogo de equipe.
Líder D.Hill entrega posição a Prost GP Canada 93
http://www.youtube.com/watch?v=uFuAOe9bdnI
Líder D Hill entrega posição a Prost GP França 93(em inglês)
http://www.youtube.com/watch?v=sAP9Smmix3U&feature=youtu.be
Assista a partir de 9:54 os comentários de Galvão e R.Leme.
gp da italia 1993 (Italy Grand Prix 1993)
http://www.youtube.com/watch?v=4PsIAE2NfVA
Reginaldo Leme: “Williams admitiu ordem para Prost ser campeão em 93?
http://www.youtube.com/watch?v=64nMDgrzkMo&feature=youtu.be
Muito curioso, uma equipe inglesa, com um piloto inglês, favorecendo um piloto francês…
Abaixo, outros pilotos que entregaram a vitória ao companheiro(ou não ultrapassaram para vencer a corrida). Não me lembro nenhum deles ficar choramingando por isso. Olha que, Coulthard entregou pelo menos 3 vitórias na carreira.
Líder Coulthard entrega posição a D.Hill-GP Portugal 1994
http://www.youtube.com/watch?v=yqY9_JSa5BU&feature=youtu.be
O escocês foi até na parte suja da pista para facilitar para Hill.
F1 1997 European GP: Hakkinen pass Coulthard and Villeneuve
http://www.youtube.com/watch?v=3RMX9NiBZd0
Notem que era para David vencer, ele estava a frente de Mikka.
David Coulthard allows Mika Hakkinen
http://www.youtube.com/watch?v=aHd8n1D4wkM
Era a primeira corrida do ano, que papelão Mclaren…
Gilles Villeneuve teve que aceitar um “pedido” de Enzo Ferrari no grid no GP de Monza 79. Gilles não podia disputar posição muito menos a vitória com o companheiro Scheckter. Curioso o comentário de R.Leme aos 3:22 do vídeo abaixo, fala sobre a situação de Gilles no campeonato, com certeza ele não sabia da “armação”.
Fórmula 1 1979 – GP da Itália(Rede Globo)
http://www.youtube.com/watch?v=t9z9dKV9uKo
Um ano antes, Peterson foi impedido por contrato de disputar o título com Andretti, e olha que Ronnie levou patrocinador para a equipe em 78. Gilles e Peterson tinham boas chances de serem campeões, nem Ferrari e Lotus permitiu.
No vídeo abaixo outro momento que a Ferrari favoreceu o primeiro piloto, novamente a placa “slow” era mostrada na F1, era apenas a quinta prova na temporada, a Ferrari não permitiu que Johansson vencesse a primeira corrida na carreira.
F1 1985 FIA Review 05 Canada
http://www.youtube.com/watch?v=sH6cNwEF5fY
Nos anos 80 houve casos em que o piloto não aceitou ordens de equipe, caso de Reutemann, Pironi e Arnoux. Nenhum deles se arrependeu do que fez, Arnoux deu um chute no traseiro da Renault em 82 e foi correr pela Ferrari em 83, foi seu melhor ano na F1. Piloto quando tem personalidade FORTE passa por cima de tudo, Arnoux evita falar dos tempos de Renault ao lado de Prost, não vale a pena…
http://autoracing.virgula.uol.com.br/reportagens-autoracing/f1-os-pilotos-que-desafiaram-as-ordens-de-equipe
Rubinho fica choramingando como se fosse o único injustiçado na F1, simplesmente ridículo! Se teve jogo de equipe na AUT 01/02, Rubens fez parte da “armação”, também leva sua parcela de culpa…
Schumacher abaixo entrega a liderança a Irvine logo no início da prova, e ainda teve que ficar atrás até a bandeirada.
Fórmula 1 1999 – GP da Malásia
http://www.youtube.com/watch?v=gpKIhBfeg-8&feature=fvwrel
O alemão entregou mais vitórias que Rubens na F1(uma a Irvine e outra ao próprio Rubens), recentemente Schumacher entregou uma posição a Rosberg no GP do Brasil 2010.
Rubinho que me lembre, só entregou essa única vitória na AUT 02, em “compensação” fica nessa p…choradeira! Lembrando que Schumacher entregou a vitória a Rubens no GP USA 02. Oras, ele devia sair da equipe ao final de 2002, o problema era abandonar o GORDO salário…
Schumacher tem que ser canonizado, haja saco pra aguentar tanto mimimi do Rubinho! Pior que isso é saber que o alemão nunca precisou de ajuda na tabela, basta olhar as temporadas do alemão entre 2000/05. Schumacher formou duas vezes um time em torno de sí, em nenhum momento ele “tomou” equipe de outro piloto. Se chegou aos títulos foi tudo na base do trabalho começando lá de trás, hoje tenta a mesma coisa na Mercedes, hilário que Rosberg não reclama de Schumacher ser favorecido na equipe.
Rubinho nunca formou um time na vida, e quando chegou na Ferrari queria que Schumacher “dividisse” a equipe com ele, mas o que Rubens fez na Ferrari pra merecer isso? Rubens mal conseguia dominar o carro da Ferrari, em 00/01/03/05 só deu vexame, foi vice campeão em 02/04, mas com aquele fantástico carro até minha mãe seria.
Se ele conseguiu 9 vitórias na Ferrari foi porque já pegou carro vencedor EMPRESTADO do Schumacher. Aquele carro que Rubens venceu em 2000 era evolução dos carros anteriores entre 96 e 99, graças ao trio Schumacher-Brawn-Byrne, ao lado de Todt todos se completaram. Rubinho foi contratado apenas para o lugar de Irvine, nem isso ele percebeu…aff
Esportivamente Rubinho é uma piada pronta! Hakkinen começando lá de trás em 1994, formou um time pra ele na Mclaren foi bicampeão. Antes Schumacher fez o mesmo na Benetton em 92 e depois na Ferrari em 96. Alonso fez o mesmo começando na Renault em 03, Vettel fez o mesmo na RBR a partir de 08…e o Rubinho?
Rubinho achou que ia ter atenção na Ferrari por ser um cara LEGAL!!!
Ahhhhhhhh, me ajuda aí…
E o mais incrível, o destino tira os grandes pilotos da disputa em 09! Alonso, Kimi, Lewis e Massa que estava em grande fase não tinham carro pra ser campeão. E o que me acontece? Rubens e Button tem nas mãos um carro dominante, a prova real da capacidade de Rubens pra ser campeão foi provada nesse ano. Button foi campeão bem ao estilo Schumacher, massacrou Rubinho nas 7 primeiras corridas.
Rubinho tinha que calar a boca de balde!!!
Rubens é um piloto mediano e uma pessoa ridícula.
Marcelo, Bem elaborada sua publicação, mas a comparação não é valida. Voce ta comparando entregar posições decivas para compeonatos com a situação de 2002. Falam que o Rubinho é chorão… Ninguem sabe que a declaração para a Playboy era uma entrevista e não uma palestra.. Voces queriam que quando questionado pelo reporter ele ficasse mudo?
“Button foi campeão bem ao estilo Schumacher, massacrou Rubinho nas 7 primeiras corridas.”
Falácia; no restante dessa temporada com 17 provas, fez muito mais pontos que o Button, só perdendo para o Vettel. A partir da metade da temporada os Brown já não eram os melhores carros do grid, e a reclamação do Rubens de que o sistema de freios de seu carro o prejudicava, não foi choradeira, como ficou provado assim que foi substituído no seu conjunto. De resto, não há como negar que o Rubens fala o que não deve e quando não deve, reclama muitas vezes quando devia ficar de boca fechada, mas em outras, como a dos freios na Brown, não. Acho até que esse tipo de atitude mental o atrapalhou em obter mais vitórias. Seria preciso acusar a Ferrari de uma incompetência sobrenatural para justificar 6 anos de contratos milionários com o Rubens, a Ferrari que, mesmo em 2006, não o demitiu; ele é que não quis renovar.
E para os que já esculhambam sua atuação na Indy, sempre usando como exemplo o Mansell, diga-se que o inglês foi para lá entrando na melhor equipe; a KV ainda é 2ª linha tentando, com o Kanaan e o Rubens, ascender. E que o enorme Fittipaldi demorou módicas 6 temporadas para ser campeão, e em sua 1ª temporada ficou em 15º.
Vc esquece de mostrar o dia em Senna entregou a posição de honra a seu companheiro Berger
http://www.youtube.com/watch?v=R_vy_ZgkmWw
Comentário perfeito!! Rubens Barrichello só ganhou corrida na F1, graças ao desenvolvimento da Ferrari feito pelo próprio SCHUMACHER! Tá devendo pro alemão, devia ficar calado ao invés de ficar chorando…
Disse tudo, Marcelo.
Construir uma equipe e uma carreira do nada…
Isso é ser um supercampeão.
E mais: dividir os louros com TODOS, como o Schumacher sempre fez.
Não foi apenas pelos títulos que ele saiu adorado da Ferrari, mas pelo espírito de equipe que ele sempre teve.
Coisa que o canonizado Senna nunca fez… Sempre creditava a vitória a ele mesmo e era um tirano arrogante nos bastidores.
Esse Barrichelo tinha de ir chorar com a avozinha e ser esquecido para sempre.
Perfeito o comentário!!! Comungo do mesmo sentimento!!!
Até o final do contrato do Rubinho com a Ferrari, o achava um coitado, um injustiçado. Depois do ano na Brawn onde ele tomou um “sacode” do Button, vi que estava equivocado. Deve ser ótima pessoa, legal, trabalhador, etc. e tal. Mas como piloto, o cara é realmente é fraco.
A cada ano que passa, esse assunto daquele incidente do GP da hungria torna se cada vez mais intrigante.
Ameaça? Chantagem? Fim de carreira? Ou teoria da conspiração?
Afinal, que algo tão importante estava em jogo naquele GP da Hungria?
Creio que tudo foi uma mistura de ameaça e chantagem.
Primeiro; quando Michael Schumacher foi contratado em 1996 para correr na Ferrari, tinha como objetivo se sagrar campeão na escuderia italiana, que aliás, não conquistava um título mundial a muitos anos naquele momento.
E Schumacher é claro, sendo o bi-campeão, tinha a primazia de ser o primeiro piloto.
Segundo; o alemão com muito risco e obsessão, havia apostado tudo em dinheiro e talento. E custe o que custasse, se sagraria campeão na Ferrari e daria lhe um título de construtores para a equipe italiana.
Terceiro e último; na temporada de 2000, Rubens Barrichello era o novo contratado da Ferrari. Muitos da mídia e da própria equipe, diziam que naquele momento não havia primeiro piloto entre o brasileiro e o alemão. Mas é claro que nas primeiras corridas, o alemão mostrou sua supremacia, e deixava claro que ele era o preferido da equipe. Não se pode esquecer é claro daquele GP da alemanha, quando Barrichello largou em décimo dezoito e chegou em primeiro debaixo de muita chuva. E essa foi a sua melhor corrida da carreira…
Em 2002, veio o GP da Hungria. E em cima da bandeirada, o Schumacher o ultrapassou…
E o assunto esta ai, para render muitas teorias sobre aquele incidente.
E atualmente, mais uma vez, a história anda se repetido hoje na mesma equipe.
Não mais àquela candura de 2002, mas da forma mais sutil e camuflada.
E concluindo. É um assunto que virou lugar comum. Que rende muitos debates, mas, que cansa. Tem muita coisa mais legal e interessante na F-1, e isso, é o mais importante.
E que venha o GP da Espanha.
2002 Foi na Austria, Hungria foi só a espremida em 2010, que foi culpa do Rubens também, porque ele claramente tinha mais espaço pela esquerda pra fazer a ultrapassagem, além do fato de o Schumacher não poder mudar a trajetória outra vez, tinha mais pneu pra tracionar melhor por fora ainda assim, ou seja, ou ele quis causar ou ele foi muito otimista.
Agradeço por sua correção. De fato foi o incidente da Austria. E esse outro incidente polêmico, o da Hungria, mais uma vez, os protagonistas eram Barrichello e Schumacher.
Mas, será que um dia, os dois vão novamente protagonizar alguma outra polêmica emblemática?
Acho que deve ter mulher nessa história…uhauahauh
Fábio Seixas trabalhando para a Abril do Cachoeira…
Só leio comentário de gente reclamando do que o Fábio escreve. Mas me pergunto: alguém aqui é obrigado entrar no blog dele e ler o que ele escreve?
Rubens é apenas um mercenário, chorão e piloto mediocre.
É o típico cabeça de bagre esforçado, até o respetaria se não fosse chorão e mercenário. Ele poderia ter se dado bem se praticasse algum esporte coletivo, assim ganharia algo às custas de alguém com talento e seria visto como raçudo (vide Dunga). Mas para ganhar algo em esporte individual, nada substitui o talento.
Se o Rubinho nao conta, conte-nos Fabio, se vc souber de algo. Tambem, o q o Rubinho fez ou deixa de fazer é problema dele. A fortuna dele ele nao dividi com nenhum de nós, mero mortais, portanto, se ele teve q se submeter a algo ‘ruim’ o problema é dele!
Ninguem vem a nos, pessoas ‘normais’ nos apoiar, ajudar ou coisa assim num momento de dificuldade, qdo nao nossa propria familia. Portanto, quero q Rubinho, Massa e toda essa laia aí va passear.
Até nisso Senna era diferente, alem do talento, ele era ser humano. Vai nas 500 milhas do Kart aqui em SP pra ver o Massa, tenta falar com ele, vc vera como uma pessoa ‘normal’ é tratada por ele. Hum….
TODO ESSE COMENTÁRIO COMO SE SÓ O BARRICHELLO FEZ ISSO NA F1, ONDE O
QUE MANDA É O DINHEIRO, TUDO BABACAS.
Achei o seu comentário a respeito do Rubens agressivo por demais e totalmente desnecessário!
Primeiro acho que o Rubens erra ao ficar falando do seu tempo antigo na Ferrari, afinal é passado, e também acho que ficar trazendo esse assunto à tona é irrelevante, só atrapalha ao próprio piloto.
Mas em contrapartida, as palavras que foram ditas pelo seu blog foram pesadas e totalmente indelicadas. Por mais que o Rubens não tenha sido o melhor piloto brasileiro na F1, ele não foi dos piores e merece um pouco de crédito pelos quase 20 anos na categoria.
Que agressivo nada, meu! O Burrinho se agacha, mostra a bunda e o Seixas não pode falar nada?
Pára! O cara é um mané! Devia ficar de boca calada e ficar satisfeito que ainda deixam ele brincar naquela categoria que é tão importante quanto ele…
Será que a Ferrari disse que ia botar a Máfia atras dele? Pelamor…