De filho para pai
08/05/12 14:14A morte de Gilles completa 30 anos hoje, como já destacado no Pit Stop.
E daí que a Ferrari prestou uma bela homenagem ao canadense. Em Fiorano, Jacques pilotou a 312 T4, com a qual o pai sagrou-se vice-campeão em 1979.
É de emocionar…
(E como os carros de hoje são horrorosos, pelamordedeus…)
Comentários
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Uma pena que estes que vivem se queixando da equipe, dos companheiros, sejam eles quais forem, dos carros e seus malditos volantes, pneus, aceleradores, freios e câmbios, das asas e ausência delas, do tempo curto de treino para se adaptar, tão quanto do excesso do mesmo, que querem ser tratados como estreantes apesar de décadas de experiência, de tudo que pode se usado para justificar uma performance incompetente e ridícula, não tenham visto Gilles correr. Pelo menos, estaríamos livres dos trlolós, chororôs e nhemnhemnhens.
bem, esses verdadeiros herois das pistas, nos brindou c/suas habilidades unicas, maravilhosas e com um profissionalismo impresionante, são eles: o homenagiado, piquet, prost, arnoux, emerson, lauda, shumi, sena e outros poucos…
abraços.
o carro é lindo, ja o capacete do piloto esquisito
Bom saber que não sou o único a achar os carros atuais horrorosos. Os das temporadas 1985/86/87 foram os mais bonitos que já vi. A Ligier nunca fez um carro que não fosse maravilhoso, especialmente o de 86, que tinha dois tons de azul com a faixa branca no meio da Loto. Rivaliza com a Lotus preta do Senna e a Benetton-BMW do Berger. Mas o que importa é: Alesi vai correr as 500 milhas. Claro que vou ver tudo.
Villeneuve era aquilo que se espera de um piloto. Apaixonado, impetuoso, imprudente até. Não ganhou um título. Mas qualquer aficcionado por corridas prefere Villeneuve a zumbis sem alma e carisma zero como como Vettel, Hamilton e Alonso.
Srs. Sobre Gilles Villeneuve, podemos analisar que foi um grande piloto e que em algumas provas deu show com sua habilidade em fazer derrapagens controladas em um carro de F1. Porem não podemos esquecer que nunca foi campeão, porque não conseguia levar os carros que pilotava até o final de uma corrida. Era muito mais um piloto de shows momentâneos do que um campeão que analisava a corrida e levava o seu equipamento até o final. Veja a retrospectiva de todas as provas onde ele participou e tire suas conclusões. Homenagens a parte, Senna sempre foi e será muito melhor…
Srs. A F1 deixou de ser um esporte para ser um grande negócio do sr. Bernie que negocia com os patrocinadores e com os fornecedores e faz as regras de acordo com os contratos que ele tem com essas empresas e seus interesses. Atualmente temos pilotos de autorama que são comandados pelas suas equipes dos box. Para quem entende do assunto o melhor exemplo do que estou falando é que durante a prova a equipe pode enriquecer ou piorar a mistura ar/combustivel para economizar ou para dar melhor rendimento ao carro. E o piloto onde é que fica??? Os pneus tem durabilidade determinada pelo fabricante de acordo com o sr. Bernie.???Pode!!! Essa é a F1 atual. Ou seja temos pilotos/robos e não talentos com capacidade técnica em conduzir um carro ao seu limite e analisar seu comportamento de acordo com a situação da prova. É lamentavel o que temos hoje.
Eu considero esse um dos carros mais bonitos da F1.
gosto é gosto, mas os carros atuais sao infinitamente mais bonitos pra mim. Esse modelo q o Villeneuve pilotou parece um brinquedo, daqueles carrinho de fricção q tinha qdo criança.
Isto sim é que era F 1 . e pensar que hoje em dia o melhor de todos ( MS) reclama que tem que tirar o pé porque senão o pneu não aguenta. F 1 é corrida e não penu vagabundo!
Fábio, li agora a pouco que vão reformular a curva do café em interlagos. Me parece que vão fazer uma área de escape e demolir uma parte da arquibancada. Essa reformulação se dá por conta dos acidentes constantes que acontecem por lá. Mas agora me veio uma dúvida: A curva em sí vai ficar mais lenta com a mudança ou o que vão fazer é somente aumentar essa área de escape para que no caso dos carros “sobrarem” não haver problemas de acidentes graves? Abraço!
Fabio, voce atentou à troca de marchas?? Que época fantástica.
Bom dia Fabio
Bela homenagem e merecida,quanto a feiura dos carros concordo,mas naquele tempo era livre,hoje os dirigentes (Eclestone), engessaram a formula 1,que pena,ficou tudo muito ruin.
Abraços.
Santo Cristo, se os carros de hoje são horrorosos (e concordo q são piores q os do ano passado), esse do Villeneuve aí é o q??? De 0 a 10 daria nota -3 pra ele.
Sai de mim coisa horrenda.
Questão de gosto, para mim, essa Ferrari é linda.
É mais um que a morte transformou em herói…
Quem seria um heroi pra você entre os pilotos?
Emocionante ver este filme, saudades de ver um excelente piloto como Gilles.
Saudades de uma F1 que não volta mais, de campeonatos super disputados, de pilotos que seguravam o carro “na mão”.
P.S.: E realmente como são feios os carros de hoje.
Quando um atleta nasce com uma alma de campeão, mesmo não conquistando um título mundial de F-1, o respeito e o reconhecimento de muitos é a maior de todas as conquistas de qualquer esportista.
E esse esportista e piloto era o canadense Gilles Villeneuve.
E em 1996, Jacques Villeneuve, filho do lendário Gilles, conquistou um título mundial a bordo de sua Williams, honrando assim, o legado do pai.
Muitos se perguntam se, se não fosse àquele acidente fatal,quantos títulos mundiais de F-1 Gilles não poderia ter conquistado? Talvez a F-1 poderia ter tomado um outro rumo da história do automobilismo e que com certeza, seria o maior campeão da década de 80. Quem sabe…
GP Brasil de F1 1982. Tive a chance de ir até Jacarepaguá assistir a uma das melhores corridas. Piquet, Villeneuve e Rosberg disputando a liderança durante boa parte da prova. Inesquecível.
já tem video
http://www.youtube.com/watch?v=yUPS0oQKtMI&feature=related
Para quem não conheceu Gilles Villeneuve basta dar uma voltinha na internet para ver passagens históricas dele na Fórmula 1. Vejam o GP da Espanha de 1981 onde liderou a prova inteira sempre perseguido por pelo menos quatro carros tecnicamente superiores ao seu ou o as voltas finais do GP da França de 1979 onde, com os pneus em frangalhos segurou René Arnoux com a Renault Turbo e ficou com o segundo lugar. Isso tudo sem contar o GP do Canada de 1981, disputado na chuva, com a asa dianteira torta desde o inicio, que vai dobrando até obstruir a visão do piloto que não para, segue correndo até a asa voar e eleva com ela parte do bico. Resumo da corrida: Gilles chegou em terceiro…
O que me impressiona é a evolucao aerodinamica e principalmente a evolucao na seguranca…Esses carros de antigamente tinha que ser muito macho para andar a 300kms por hora…Reparem na 1 foto…Abracos Fabio!
Fabio,
Olha o link da volta de Jacques pilotando o 312 T4:
http://www.youtube.com/watch?v=yUPS0oQKtMI.
No voando baixo tem a reportagem completa
muito legal!!!!!
Tá a cara do pai….
Até mesmo esse bico estranho é mais bunito que os de hoje.
Asa dianteira com uma “lâmina” só, a traseira também.
Os carros eram nervosos, isso sim é F1
BRAVISSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!
30 anos. Acho que estou ficando velho mesmo pois parece que foi ontem que eu estava assistindo essa corrida e vi um dos acidentes mais terríveis que a F1 já teve e com o piloto mais espetacular que eu já tinha visto. Gilles era realmente um piloto com “P” maiúsculo, frio, ousado e pé pesado. Para quem não viu, deve ter no Youtube algum video do acidente. Foi realmente horrível e quando aconteceu foi a mesma sensação que tive quando vi o acidente do Senna. Muito legal a homenagem.
ele morreu num treino e não na corrida.
Cet âne! Donnez-le à zéro!
é a velhice citada…
Antigamente era mais liberado os avanços tecnológicos , Fábio. Hoje as possibilidades são muito restritas. Pena.
Carros de alumínio montados à mão, rebitados artesanalmente…. arte em 4 rodas…. bons tempos!
…e belos carros. 😀
Mais antiga das profissionais que trouxe à luz um rebento!!! (é, tem que manter a linha já que tem crianças na sala… hahahaha!!) :O) #taquêospa!
Essas imagens enchem nossos olhos… Bravo, esplêndido…
Essa com certeza é a Ferrari que nos trás orgulho…