Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Códigos secretos

Por Fábio Seixas
07/05/12 09:19


 

Não acredite em tudo o que você ouve nas comunicações entre pilotos e engenheiros da F-1.

Este que vos bloga teve acesso a um documento enviado por um engenheiro a seu piloto, com uma série de códigos secretos para as conversas via rádio. O objetivo é não só ludibriar times rivais como também o pessoal da própria equipe, a turma do outro piloto.

Um detalhe importante são os cliques que piloto e engenheiro dão no rádio e que são imperceptíveis nos trechos de áudio liberados para a transmissão da TV, sempre editados. Um, dois ou três cliques, curtos ou longos, têm diferentes significados, de acordo com as circunstâncias.

Virou reportagem na Folha de ontem, com direito a um belo trabalho da editoria de Arte do jornal, no traço de Max Velati.

Se você não viu, está lá na Folha Digital, págs. D8 e D9.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Glauber comentou em 09/05/12 at 5:36

    Trecho da reportagem:
    “O documento começa com o engenheiro dando instruções mais convencionais ao pupilo, como o melhor procedimento para as largadas.

    ‘Você pode até insistir no seu estilo, mas tenha em mente que nosso protocolo foi criado após vários testes de embreagem e de pneus.'”

    Ou seja, NÃO insista no seu estilo! hehehehe

    Excelente reportagem, muito elucidativa, parabens!

  2. Claudio Lessa comentou em 08/05/12 at 11:09

    Uma variante do código Morse… Essa foi boa!

  3. Marcio comentou em 08/05/12 at 4:22

    Para assinantes UOL: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/41224-codigos-secretos.shtml

  4. Luiz comentou em 07/05/12 at 22:21

    Alguem já viu uma empresa entregando o jogo para sua concorrente????

  5. José Cácio comentou em 07/05/12 at 18:45

    Galera que assina Uol. Tem como ler sim. Do mesmo jeito que tem como ler a Folha, mas só a versão online. A versão digital tem que ser assinante. Mas na versão online não tem a imagem

  6. Jose Castilho comentou em 07/05/12 at 16:40

    rs rs rs Mas sempre será .. Felipe Alonso é mais rápido que você, sai da frente deixe ele passar !!!!!!!!!

  7. GustavoR comentou em 07/05/12 at 14:55

    A ilustração com o carro vermelho é bem sugestiva, não?? hahahaha..!!

  8. Michel comentou em 07/05/12 at 14:54

    Isso é a F1 com mimimi!

  9. Glauber comentou em 07/05/12 at 14:44

    E aquelas “previsões do tempo” que as equipes deixam expostas para todo mundo ver? Aquelas que NUNCA acertam, tipo “chuva em 15 minutos” e, logo depois, “sem chuva prevista”? Alguém ainda acredita naquilo? Também fica na cara que é blefe.

  10. Alex Xavier comentou em 07/05/12 at 14:43

    Sim, já era de se esperar.

  11. Mogar comentou em 07/05/12 at 12:18

    Assinante uol não tem acesso a essa reportagem?

    • Fábio Seixas comentou em 07/05/12 at 12:34

      Ué, acho que tem. Não?
      Abs

      • Marcelo comentou em 07/05/12 at 17:34

        Não achei para assinantes do UOL. Abre uma página diferente da que normalmente vemos quando tem para assinante UOL e Folha.

      • Thiago Pomkerner comentou em 07/05/12 at 20:26

        Não tem.

  12. Titus Petronius comentou em 07/05/12 at 11:51

    Quem diria… Com toda a tecnologia de que dispõe, a Fórmula 1 apela ao velho e bom código Morse.

  13. Leandro comentou em 07/05/12 at 11:27

    Só para assinantes… Pô Fabião, publica geral aí…

  14. Vinicius comentou em 07/05/12 at 10:00

    Poderia ter um link aberto ou pelo menos para assinantes do UOL né? =/

    • Juvenal Juvêncio comentou em 07/05/12 at 10:13

      Três opções:

      1) assine a folha digital
      2) compre a folha na banca
      30 espere 15 dias para ler o conteúdo de graça

    • Mariana comentou em 07/05/12 at 14:47

      Faz favor quem é assinante Uol, né, vá até o site sozinho ¬¬

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).