F-1 sem mimimi (15)
04/05/12 09:35A contribuição, hoje, foi enviada pelo Mario Carneiro Neto. Uma bela e inusitada imagem feita pelo maior fotógrafo da história da F-1.
Escreveu o Mario: “Na imagem capturada pelo mestre Bernard Cahier, Maurice Trintignant e sua Cooper-Maserati trafegam numa estrada perto de Watkins Glen, em 1960. Não que isso fosse legal, no sentido de ‘dentro da lei’. Mas, no outro sentido, é mais do que legal…”
É, é bem legal. O blogueiro agradece, mas levanta uma lebre. Em 1960, o GP dos EUA foi disputado do outro lado dos EUA, em Riverside, na Califórnia. Algo está errado: a data ou o local.
Alguém aí tem a resposta?
No caso, a época e o local da foto podem estar equivocados, eis que o carro à frente do F1, parece tratar-se de um Ford Customline 1953…
Não sei onde pode ter sido fotografado a inusitada foto, é surreal pensar que esta foto feita em 1960, tenha haver com o local onde foi tirada a pelicula são 52 anos , onde tudo leva a crer ser na california , mas a duvida paira num espetacular angulo de visão , onde pode ser agussado o pensamento de cada leitor , transportando a beleza do local , para os amantes da natureza tanto faz ser EUA ou no Brasil a foto em si fala aos olhos dos internautas.abs
GP dos EUA 1960 – 20 de novembro, circuito de Riverside – vencido por Stirling Moss – Lotus-Climax. Campeão da temporada – Jack Brabham
Em 1960, um carro de 1953 teria apenas 7 anos de uso, o que é perfeitamente compatível com a realidade da época. Não são apenas carros 0km que rodam nas estradas.
A história dessa foto é a seguinte, nessa época o circuito de Riverside tinha apenas 3 anos (foi construído em 1957) e ainda não possuía garagens. Desta forma, os carros ficavam guardados em outra parte da cidade, e assim como outros pilotos, Maurice Trintignant foi pilotando sua Cooper-Maserati até o autódromo, através da estrada que vemos na foto. Trintignant finalizou a prova de Riverside 9 voltas atrás do vencedor Stirling Moss. Só para salientar a região de Riverside é sim de deserto e montanhosa.
A confusão é porque a foto está invertida. O F1 está indo mesmo para a Costa Oeste.
Se a foto estivesse invertida, o número do carro seria 81. Nunca existiu número 81 na F1.
REPAREM NAS ESTRADAS AMERICANAS JÁ EM 1960…AS NOSSAS AINDA ESTÃO EM (DES)CONSTRUÇÃO E SERVEM MESMO É PARA MATAR !! VIDE AS MORTIFERAS ESTRADAS MINEIRAS O QUANTO MATAM NOS FERIADÕES.
Eu estava observando isso …
EM SÃO PAULO NÃO ESTÁ PERFEITO! TEM MUITA ESTRADA MATADOURO TAMBÉM ! MAS A MAIORIA ESTÁ ASSIM ! DUPLICADA, BEM ASFALTADA. PELOS AS ESTADUAIS ESTÃO ! AGORA AS FEDERAIS NEM TODAS !
EM SÃO PAULO NÃO ESTÁ PERFEITO! TEM MUITA ESTRADA MATADOURO TAMBÉM ! MAS A MAIORIA ESTÁ ASSIM ! DUPLICADA, BEM ASFALTADA. PELOS AS ESTADUAIS ESTÃO ! AGORA AS FEDERAIS NEM TODAS.
Que comentário incompetente, de uma pessoa desinformada. Vai se instruir, meu amigo!! As estradas de MG são as melhores do país!! E acontecem os acidentes porque os motoristas irresponsáveis acham que são pista de corrida.
correção: Scuderie Centro Sud
1960 USA Grand Prix Riverside Ca. Maurice Trintignant Cooper T51 Maseratti Scuderie Riversud chegou em 15º http://en.wikipedia.org/wiki/1960_United_States_Grand_Prix
Bonita foto…ingênua…paisagem típica da Califórinia…tempo em que a Fórmula 1 era coisa de esportistas e não de quadrilhas com integrantes de colarinho branco, como hoje
olá fábio..só uma pergunta: o que é mimimi?….rssss
Frescura.
Abs
babaquice!
É tipo a história do filme “CARROS”…Ele estava indo pro circuito, caiu do caminhão e passou por uma aventura nas estradas dos EUA…
Moro na California e estou seguro q esta imagem e’ das estradas da California! Esta e’ a paisagem por onde for! Uma mistura de deserto com vegetacao rasteira e pedras, especialmente proximo a Riverside! Abracos!
Só de olhar a foto, eu diria que a paisagem é mais californiana do que da Costa Leste. Mas é apenas um palpite.
GP do EUA foi disputado em Riverside CA no dia 20 de novembro de 1960, vencido por Moss com uma Lotus – Climax.
Aparentemente parece ser um carro com motor dianteiro. Em 1959/1960 os cooper corriam com motor Maserati traseiro.
A Cooper Maserati de 1960 era bunduda mesmo, mas o motor ja era traseiro. É só dar uma procurada online que você verá..
Época em que F1 era feita por homens…hoje, qualquer moleque com grana tem licença prá ser piloto de F1.
De há muito deixei de gastar tempo para ver esse cirquinho mal montado….
Não querendo ser chato mas parece que existe uma disproporção entre o tamanho do carro e o tamanho da sombra do carro de F1 se comparado com o tamanho do carro e da sombra do veículo logo a frente!
Caro amigo, compare o ângulo formado pela parte mais alta de cada veículo da foto com o ponto mais extremo de sua respectiva sombra. Verá que o ângulo é sempre o mesmo. Na minha opinião não há como ser uma montagem: iluminação, perspectiva, posição, tudo está perfeitamente no lugar. Se for uma montagem, o “artista” é um gênio!
Concordo com você, a sombra tá proporcional ao tamanho do veiculo, o Sr. Ricardo pisou na bola, como muitos aqui no blog, gosta de aparecer.
O carro da frente está mais próximo do acostamento e o de corrida não.
kkkkkkkkkkkkkkkk
Eu acho que temos coisas muito mais importantes pra se discutir, como a corrupção em nosso país, do que uma simples e inutil foto.
e eu acho que voce esta no lugar errado…
Vc ta no blog errado então. Entre no blog do governo e nao de formula um, e vote melhor na proxima
Camarada, sua preocupação é justa, mas está expressando ela no local errado !
Voce esta totalmente certo!!!!!
Comentario cheio de mimimi …
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Caraca.
Você realmente mora nesse planeta?
Aqui é um Blog de automobilismo e queres que falemos de política?
Continue Fábio, esta é uma de suas melhores postagens. Seu mimimi é formidável, fotos memoráveis.
matheus, concordo que corrupção é importante para ser discutido, mas no seu devido lugar… junto com saúde, educação, segurança… mas longe daqui!!!
tá fazendo o que aqui doido???
Não sei o que você veio fazer nesse blog matheus. Vai atrás de algum site de partido político para fazer valer sua opinião. Boa sorte!
Matheus, que tal pararmos tudo, toda e qualquer atividade e não fazermos mais nada além de discutir corrupção? É isso que vc sugere? É isso que vc faz da sua vida?
Ok, vá pro blog do Joelmir Beting, do Sardenberg, do Palocci…
matheus, você é um inútil… não vamos ficar falando todos os dias em todos os lugares sobre corrupção no Brasil.
Essa não é a única foto desse tipo no GP de Riverside de 1960.
Aqui, John Surtees dá um passeio com seu Lotus 18 pelas ruas da cidade californiana: 3.bp.blogspot.com/-m3euQycmDgM/TdREWY84nzI/AAAAAAAABFI/S1tWvgv5Ktg/s1600/Riverside+Grand+Prix+1960.jpg
Sim, essa é ótima também! Existia uma alguns anos depois no mesmo molde, mas com um carro mais moderno e acho que era na época do GP de Long Beach ja. Se eu encontrar coloco aqui.
Para os que falaram em Montagem, sugiro que pesquisem a carreira do Bernard Cahier antes de sair falando coisas dignas da paranóia jornalística do século 21…
É pegadinha do malandro. …
Puro photoshop, basta dar um zoom. Irá aparecer tudo quadriculado….
BINGO!!! Nosso atento internauta carlos tem toda razão.Essa foto é uma montagem.Fiz o exame no Photoshop e percebi em escala baixa que há uma sobreposição de imagens. Foi muito bem feita, pois só se consegue observar esse truque aumentando-se bastante a imagem e vendo os pixels bem de perto. Parabéns para quem fez a montagem e para o Carlos que matou a xarada!!!
Fábio, não é da Fórmula 1, mas tem a ver com a Califórnia, e os carros são hot rods no estilão dos F1 de antigamente:
Veja esse vídeo histórico filmado em 35 mm de hot rods na califórnia:
http://spitzehacke.wordpress.com/2012/03/20/hot-rods-historicos-em-video/
Espero que goste!
um abraço do leitor,
Marcelo
Se não me engano, na F1 era obrigatório o número em preto num enorme círculo branco. Foi assim até início da década de 70 quando a exigência passou a ser apenas o número visível de quem olha o carro de frente.
Essa seção sem Mimimi é fantástica. Uma gostosa nostalgia.
…nao sei se concordo com esse negocio de “mimimi”…a Formula 1 sempre foi uma categoria de ponta, apresentando tecnologia, sempre…ocorre que os tempos eram outros, desde, voar de aviao até mesmo, no futebol profissional…
Fábio,
dá uma olhada neste blog/site:
http://bobbyfabi.com/Page_5.php
Está a mesma foto, mas dizendo que foi tirada na Hwy 60 na Califórnia. A paisagem não tem nada a ver com Watkins Glen. Visitei a região dos finger lakes e realmente não tem nada a ver.
Vale a pena notar a foto do John Surtees também guiando o seu monoposto nas ruas.
Abs, Shigueo
Perfeito. Eu ia postar a mesma coisa. A foto é na California. Eu já tinha visto em outros sites tambem…
‘E, essa foto definitivamente ‘e da Costa Oeste americana…nao apenas a vegetacao indica isso, mas essas montanhas jovens, ingremes nao existem na costa leste… Acho que info da foto foi por engano… bela foto de qualquer maneira!
E pela imagem a largada foi lançada e ele ainda largou em último rs
Ahh, ele resolveu curtir as auto estradas dos EUA, dar uma relaxada rsrs.
Mas sinceramente? Acho que foi jogada de marketing da epoca, tipo aquilo ” Aquele carro de F1 tem muita ‘tecnologia’ que vai em seu carro”. Sacada de gênio, né? Mal eles sabiam o que ocorreria no futuro rsrs
Deveria ser uma jogada de marketing corpo-a-corpo com potenciais clientes.
hehehe
Bom ver a minha sugestão aqui. Quando procurei a imágem a legenda dizia ser perto de Watkins Glen, mas tendo conhecimento da paiságem la por perto, especialmente na época do ano, creio que isso seja na Califórnia mesmo. As estradas no interior do estado de Nova York são lindas e cheias de árvores. As da California são lindas também, mas na costa oeste dos EUA é muito mais comum os morros pelados.
Não acho que Watkins Glen seja montanhoso (e até meio árido) assim… isso tá com cara de Califórnia mesmo.
Fabio realmente foi em Riverside na Califórnia e 1960.
Simples: falaram pra ele que a corrida ia ser nos EUA. Dai ele pegou a caranga e foi pra Waltkins Glen. Chegou lá, estava fechado. Ele ficou p*to da vida, ligou pro empresário e o cara explicou que mudaram, que ia ser em Riverside. Que teve nota oficial avisando, e que ele nem deve ter lido. Dai ele deu meia volta e ‘correu’ pra California. Com um F1, não deve ter atrasado muito… :p
Ótima teoria!!! rsssssss
Muito bom!
Vai que cola né Noname? kkkk
Boa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Hummm. Se o Barrichelo contasse essa estória, eu acreditaria. Até porquê ela é mais crível do que a quantidade de desculpas que ele solta em uma única temporária.
kkkkkkkk
PS: Uma apostazinha de quantos que “trabalham com fotografia” irão dizer que é montagem?
Boa esta! Rs
Vai ver ele quis pegar a estrada mesmo…