Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

F-1 sem mimimi (15)

Por Fábio Seixas
04/05/12 09:35

A contribuição, hoje, foi enviada pelo Mario Carneiro Neto. Uma bela e inusitada imagem feita pelo maior fotógrafo da história da F-1. 


 

Escreveu o Mario: “Na imagem capturada pelo mestre Bernard Cahier, Maurice Trintignant e sua Cooper-Maserati trafegam numa estrada perto de Watkins Glen, em 1960. Não que isso fosse legal, no sentido de ‘dentro da lei’. Mas, no outro sentido, é mais do que legal…”

É, é bem legal. O blogueiro agradece, mas levanta uma lebre. Em 1960, o GP dos EUA foi disputado do outro lado dos EUA, em Riverside, na Califórnia. Algo está errado: a data ou o local.

Alguém aí tem a resposta?

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Fernando Paiva comentou em 18/07/12 at 0:10

    Riverside California, se foi em 60, o Maurice Trintignant terminou em decimo quinto, 9 voltas atras do vencedor Moss. Em 1961, o primeiro em Watkins Glen, ele não correu e em 62 no Glen abandonou com problema nos freios.

  2. Mark/Eng comentou em 08/05/12 at 8:48

    Foi evento promocional da AT&T!

  3. Luiz comentou em 07/05/12 at 9:07

    Isso hoje daria multa, apreensão do veículo e o “motorista piloto” seria enquadrado em diversos artigos do código de transito.
    Fabio, ele deveria estar “carburando” o carro que era a melhor forma na época de “afinar” o motor, se fazia isso perto do circuito pois as condições climáticas eram as mesmas! Bela foto!

  4. erich comentou em 06/05/12 at 12:15

    Incrivel é o fato de estarmos falando da decada de 60 e observarmos que lá a duplicação de pistas era uma coisa normal, estamos seculo 21 e no Brasil ainda Não temos uma Rodovia que possa ser utilizada para cruzarmos o pais com segurança. É TRISTE

  5. Gilles comentou em 05/05/12 at 21:42

    Minha opiniao: Watkins Glen fica no estado de Nova York, eu ja visitei a pista, embora bem mais recentemente. Entao, o relevo e a vegetacao nao sao os do lado leste dos EUA. Porem se assemelham ao do lado oeste, no casoa California.

  6. Marcos, ex-piloto comentou em 05/05/12 at 14:00

    Conheço a região de Watkins Glen e não tem essas elevações. Tbem conheço California e essa paisagem está mais para Costa Oeste mesmo. De qq forma, uma foto fantastica.

  7. ricardo comentou em 05/05/12 at 11:51

    13th Annual Grand Prix Watkins Glen
    24.09.1960
    Ganhador: Stirling Moss (Lotus)
    Segundo: Jack Brabham (Cooper)
    Terceiro: Roy Salvadori (Cooper)

  8. Celso Bressan comentou em 05/05/12 at 11:11

    Fábio e Amigos:

    Eu trabalho com Photoshop e fotos bem como gosto muito da F-1.

    Não dá para ter certeza de tudo hoje em dia, mas está me parecendo que a foto seja original e sem retoques. Ou então, o trabalho foi muito bem feito!

    Reparem nos seguintes detalhes:

    . as sombras estão proporcionais;
    . as sombras refletem exatamente o contorno do carro e do piloto, principalmente o dos pneus;
    . existe uma leve inclinação pista para baixo à esquerda e o carro acompanha esta inclinação;
    . as tonalidades de cinza acompanham fielmente o resto da imagem;
    . as proporções do carro contra os outros veículos, levando em conta a perspectiva e a distância, está correta;
    . os detalhes do lado esquerdo do bólido estão corretamente mais escondidos por causa da projeção da luz do Sol.

    Por outro lado, não dá para baixar esta imagem e ampliar porque só irão aparecer pixels em baixa resolução. É assim mesmo pois nenhum jornal ou site poe imagens em alta resolução.

    Um abraço.

    Bressan

  9. Alex Xavier comentou em 05/05/12 at 4:52

    Como é Fórmula 1 sem mimimi, vai ver então que essa era a única maneira de se chegar ao autódromo para competir. 😀

  10. LEANDRO comentou em 05/05/12 at 0:08

    Excelente foto! California sem duvidas…
    Parabens pelo blog. Abc

  11. RENE FERNANDES comentou em 04/05/12 at 21:50

    Caracoles! Ninguém vai falar que é montagem?!?

  12. alexandre comentou em 04/05/12 at 20:35

    Eu arriscaria dizer que a paisagem esta mais para o lado oeste dos EUA. Parece um trecho de acesso das montanhas rochosas

  13. danilo comentou em 04/05/12 at 20:33

    tava meio congestionado rsrrsrsrssr.

  14. Savio Perazzo comentou em 04/05/12 at 20:24

    Desculpe-me por minha ignorância, mas, escrever: “década de 1960″é correto.
    Não seria: década de 60 o correto?

  15. Ernesto Bastos comentou em 04/05/12 at 20:08

    Fábio, morei em Riverside e confirmo o que muitos aqui já falaram, esta paisagem é da Califórnia e não do estado de NY. Estas montanhas áridas são a cara da Califórnia.

  16. Ernesto Bastos comentou em 04/05/12 at 20:07

    Fábio, morei em Riverside e confirmo o que muitos aqui já falaram, esta paisagem é da Califórnia e não do estado de NY. Estas montanhas áridas é a cara da Califórnia.

  17. Anderson comentou em 04/05/12 at 19:50

    Trata-se mesmo da Costa Oeste americana. E, naquela época, tudo mais improvisado, aventureiro, genial e divertido, que os dias atuais, não raro estes carros saiam em estradas para testes e, até mesmo, para acertarem alguns problemas com motores em oficinas próximas, com condições de realizar o conserto, que eventualmente era impossível de sanar no autódromo antes da corrida. Devem existir registros de situações semelhantes em autódromos europeus, até com mais frequência. Fica o apelo para quem tiver uma dessas fotos, nos presentear.

  18. The Hellcat Spangled Sha La La comentou em 04/05/12 at 19:40

    Com certeza absoluta é na California, a paisagem do estado de Nova York é bem diferente, pois é um região muito mais úmida, de vegetação muito mais presente.

  19. DANIEL ARTUR DE MATTOS comentou em 04/05/12 at 17:46

    Prezado senhores .
    Gostaria de dizer que este carro de F1 e de Jim Clark correu o mundial de Formula 1 de 1960 com um Lotus 18, equipado com motor Climax. Na Formula Junior, usou o mesmo carro, mas equipado com um motor Ford, de menor potência. Era um carro extremamente difícil de dirigir e extremamente frágil.Seu “debut” foi no GP da Holanda, por insistencia de Chapman. Clark tinha pouco experenciencia dirigindo um carro de Formula 1, mas nenhuma corrida. Chegou a ocupar uma notavel 4a posição.

    Um abraço .
    Daniel Artur de mattos.

  20. Bruno Nunes comentou em 04/05/12 at 17:19

    Pela paisagem realmente parece aquela região de Riverside na Califórnia. Talvez a data esteja errada.

  21. Fabio Nog comentou em 04/05/12 at 17:18

    Essa paisagem não tem nada a ver com a região de Watkins Glen. Deve ser na Califórnia mesmo. O Trintgnant correu de Coopers Maseratti os GPs dos EUA de 60 e 61 e os carros são visualmente idênticos. Só a paisagem mesmo pra definir onde e quando essa foto foi tirada

  22. ANIBAL-MAS comentou em 04/05/12 at 17:10

    Esta foto e da Costa Oeste, foi o piloto que e Italiano Bruno giusepe, saiu com o carro para apreciar a regiao,depois da corrida, virou manchete de jornal na empoca, 1960

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).