F-1 sem mimimi (15)
04/05/12 09:35A contribuição, hoje, foi enviada pelo Mario Carneiro Neto. Uma bela e inusitada imagem feita pelo maior fotógrafo da história da F-1.
Escreveu o Mario: “Na imagem capturada pelo mestre Bernard Cahier, Maurice Trintignant e sua Cooper-Maserati trafegam numa estrada perto de Watkins Glen, em 1960. Não que isso fosse legal, no sentido de ‘dentro da lei’. Mas, no outro sentido, é mais do que legal…”
É, é bem legal. O blogueiro agradece, mas levanta uma lebre. Em 1960, o GP dos EUA foi disputado do outro lado dos EUA, em Riverside, na Califórnia. Algo está errado: a data ou o local.
Alguém aí tem a resposta?
Riverside California, se foi em 60, o Maurice Trintignant terminou em decimo quinto, 9 voltas atras do vencedor Moss. Em 1961, o primeiro em Watkins Glen, ele não correu e em 62 no Glen abandonou com problema nos freios.
Foi evento promocional da AT&T!
Isso hoje daria multa, apreensão do veículo e o “motorista piloto” seria enquadrado em diversos artigos do código de transito.
Fabio, ele deveria estar “carburando” o carro que era a melhor forma na época de “afinar” o motor, se fazia isso perto do circuito pois as condições climáticas eram as mesmas! Bela foto!
Incrivel é o fato de estarmos falando da decada de 60 e observarmos que lá a duplicação de pistas era uma coisa normal, estamos seculo 21 e no Brasil ainda Não temos uma Rodovia que possa ser utilizada para cruzarmos o pais com segurança. É TRISTE
Minha opiniao: Watkins Glen fica no estado de Nova York, eu ja visitei a pista, embora bem mais recentemente. Entao, o relevo e a vegetacao nao sao os do lado leste dos EUA. Porem se assemelham ao do lado oeste, no casoa California.
Conheço a região de Watkins Glen e não tem essas elevações. Tbem conheço California e essa paisagem está mais para Costa Oeste mesmo. De qq forma, uma foto fantastica.
13th Annual Grand Prix Watkins Glen
24.09.1960
Ganhador: Stirling Moss (Lotus)
Segundo: Jack Brabham (Cooper)
Terceiro: Roy Salvadori (Cooper)
Fábio e Amigos:
Eu trabalho com Photoshop e fotos bem como gosto muito da F-1.
Não dá para ter certeza de tudo hoje em dia, mas está me parecendo que a foto seja original e sem retoques. Ou então, o trabalho foi muito bem feito!
Reparem nos seguintes detalhes:
. as sombras estão proporcionais;
. as sombras refletem exatamente o contorno do carro e do piloto, principalmente o dos pneus;
. existe uma leve inclinação pista para baixo à esquerda e o carro acompanha esta inclinação;
. as tonalidades de cinza acompanham fielmente o resto da imagem;
. as proporções do carro contra os outros veículos, levando em conta a perspectiva e a distância, está correta;
. os detalhes do lado esquerdo do bólido estão corretamente mais escondidos por causa da projeção da luz do Sol.
Por outro lado, não dá para baixar esta imagem e ampliar porque só irão aparecer pixels em baixa resolução. É assim mesmo pois nenhum jornal ou site poe imagens em alta resolução.
Um abraço.
Bressan
Como é Fórmula 1 sem mimimi, vai ver então que essa era a única maneira de se chegar ao autódromo para competir. 😀
Excelente foto! California sem duvidas…
Parabens pelo blog. Abc
Caracoles! Ninguém vai falar que é montagem?!?
Eu arriscaria dizer que a paisagem esta mais para o lado oeste dos EUA. Parece um trecho de acesso das montanhas rochosas
tava meio congestionado rsrrsrsrssr.
Desculpe-me por minha ignorância, mas, escrever: “década de 1960″é correto.
Não seria: década de 60 o correto?
Fábio, morei em Riverside e confirmo o que muitos aqui já falaram, esta paisagem é da Califórnia e não do estado de NY. Estas montanhas áridas são a cara da Califórnia.
Fábio, morei em Riverside e confirmo o que muitos aqui já falaram, esta paisagem é da Califórnia e não do estado de NY. Estas montanhas áridas é a cara da Califórnia.
Trata-se mesmo da Costa Oeste americana. E, naquela época, tudo mais improvisado, aventureiro, genial e divertido, que os dias atuais, não raro estes carros saiam em estradas para testes e, até mesmo, para acertarem alguns problemas com motores em oficinas próximas, com condições de realizar o conserto, que eventualmente era impossível de sanar no autódromo antes da corrida. Devem existir registros de situações semelhantes em autódromos europeus, até com mais frequência. Fica o apelo para quem tiver uma dessas fotos, nos presentear.
Com certeza absoluta é na California, a paisagem do estado de Nova York é bem diferente, pois é um região muito mais úmida, de vegetação muito mais presente.
Prezado senhores .
Gostaria de dizer que este carro de F1 e de Jim Clark correu o mundial de Formula 1 de 1960 com um Lotus 18, equipado com motor Climax. Na Formula Junior, usou o mesmo carro, mas equipado com um motor Ford, de menor potência. Era um carro extremamente difícil de dirigir e extremamente frágil.Seu “debut” foi no GP da Holanda, por insistencia de Chapman. Clark tinha pouco experenciencia dirigindo um carro de Formula 1, mas nenhuma corrida. Chegou a ocupar uma notavel 4a posição.
Um abraço .
Daniel Artur de mattos.
Pela paisagem realmente parece aquela região de Riverside na Califórnia. Talvez a data esteja errada.
Essa paisagem não tem nada a ver com a região de Watkins Glen. Deve ser na Califórnia mesmo. O Trintgnant correu de Coopers Maseratti os GPs dos EUA de 60 e 61 e os carros são visualmente idênticos. Só a paisagem mesmo pra definir onde e quando essa foto foi tirada
Esta foto e da Costa Oeste, foi o piloto que e Italiano Bruno giusepe, saiu com o carro para apreciar a regiao,depois da corrida, virou manchete de jornal na empoca, 1960