Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Quinta, coluna

Por Fábio Seixas
03/05/12 09:12

Um embate filosófico está em curso na F-1. O estopim, a discordância de dois dos mais experientes pilotos sobre os pneus da categoria.
Após o Bahrein, Schumacher, 290 GPs, disse que o alto nível de desgaste dos Pirelli fere a alma do esporte porque impede os pilotos de dirigirem no limite. Mais importante do que acelerar forte é poupar borracha, alega.
“Eu me pergunto se os pneus deveriam ter tanta importância ou se não seria melhor pilotarmos normalmente, sem parecer que estamos com safety-car o tempo todo.”
Anteontem, em Mugello, Webber, 180 provas na F-1, opinou em sentido oposto. “Nós adoraríamos ter mais velocidade e pneus mais resistentes, porém aquilo não significava exatamente GPs mais empolgantes anos atrás.”

Eu estou com Schumacher nessa. Prefiro corrida pura do que invencionices em nome da competição. Mas, sei lá, talvez eu seja um bobo romântico. E você?

A íntegra da coluna de hoje está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, é só pular até a página D9.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Rafael Lunardi comentou em 04/05/12 at 11:18

    Nessa eu estou com o mestre dos mestres, Lito Cavalcanti.
    Formula 1 é tecnologia e dinheiro pesado, quem não tem que não se apresente.
    Isso significa pneu que dura pra poder sentar o pé no acelerador, andar no limite, retardar a freada ao máximo dos máximos. O resto é corridinha engana bobo, asa móvel que não da chance de defesa, pneus que se deterioram em 7 voltiolas… Abraços…

  2. FELIPE comentou em 04/05/12 at 10:59

    Claro que o Schumaker quer mudar isso … nao se adaptou e nem vai … se e’ ruim para ele e’ tambem ruim para os outros … ele deve ter muita saudade de quando tinha um composto de pneu EXCLUSIVO para ele e adaptado para seu carro, ai era bem melhor …. VIVA A IGUALDADE ENTRE AS EQUIPES … acho que esta na hora dele colocar seu pijama de bolinhas e ir dormir ….

  3. Fabio de Deus comentou em 04/05/12 at 7:57

    Vc sempre está com o Schumacher, Seixas… Acho que ele está é procurando meios de puxar a sardinha pro lado dele. Voltou pra F1 achando que iria abafar, e esta passando vergonha, e ta querendo encontrar meios de ser competitivo por outros meios, já que pelo desempenho em pista, em comparação com os demais naõ está ajudando. A F1 mudou, os pneus mudaram, e isso sempre acontece na história, Schumacher reclama é pq ele pertence a uma outra época, e ele não conseguiu adaptar-se à realidade atual…

    • Elmo comentou em 05/05/12 at 21:13

      Concordo. Tô com Webber. São outros tempos. A fórmula 1 sempre muda, sempre foi assim. Daqui há pouco já muda de novo. Isso é o legal.

  4. Alex Neundorf comentou em 04/05/12 at 1:33

    Para mim corrida de carros é acima de tudo entretenimento (assim como um jogo de futebol qualquer) e a qualidade desse entretenimento está diretamente relacionada com os problemas que os pilotos precisam enfrentar em um final de semana. Quanto mais problemas, para mim, mais entretenimento.

  5. Frank Nepomuceno comentou em 03/05/12 at 20:25

    pneus mais resistentes dariam mais ritmo às corridas, se todos tivessem apenas uma opção de pneus, melhor ainda…

  6. Vinícius comentou em 03/05/12 at 17:39

    E eu, além de estar com Schumacher, tenho certeza absoluta que ele estaria numa performance muito superior se assim o fosse.

  7. André Licks comentou em 03/05/12 at 15:33

    Fábio, é complicado escolher um lado por que os são dois pontos de vista diferentes. Primeiro, concordando com o Webber o espetáculo melhorou muito, então para quem assiste as corridas são melhores com os penus atuais. Porém, como piloto amador, eu concordo com o argumento do Schumacher, não há nada mais prazeroso para um piloto do que tirar tudo de sua máquina, medir cada milímetro da pista para ir cada vez mais rápido sem qualquer outra preocupação.
    Só que a F1 atual ficaria chata de novo, então como eu só assisto, fico com o Webber.

  8. Rodrigo Leitão comentou em 03/05/12 at 14:46

    Na minha opinião as regra estão ai para todos, ora o “fator pneu” está exigindo mais dos pilotos, tantos criticavam que a maquina era 70, 80 % decisiva, admiro-me muito de um hepta campeão reclamar disso, imagina se estivesse como o melhor carro!
    Em síntese o piloto agora tem mais importância!

  9. Lucas comentou em 03/05/12 at 13:57

    Discordo com vc e o Schummi nessa. Primeiro, nao acho que o alemao jamais tenha sido um ‘pure racer’. Vale lembrar que ele se destacou mais por ‘ultrapassagens’ durante pit stops do que qualquer outro piloto, e essas foram a principal maneira de se ganhar posicoes em pista nos anos em que ele dominou a F1. Aposto que se fizermos uma analise a fundo, ele ganhou mais posicoes com suas voltas lancadas antes e depois dos pits do que com ultrapassagens. A combinacao com a estrategia de provas de Jean Todt foi fundamental para o dominio, e o alemao varias vezes abdicou de tentar ultrapassagens em pista pois sabia que podia ganhar a posicao durante os pits. Dai tambem o fato de que a F1 durante este periodo foi, para muitos, extremamente monotona.
    Acho que Webber tem toda a razao ao dizer que, teoricamente, corridas com o pe embaixo o tempo todo e ultrapassagens seria o ideal, mas isso nao acontecia a mais de 10 anos…. Nessa temporada a estrategia, e poupar os recursos, podem ter ganhado mais destaque, mas pelo menos vemos mais disputa de posicao em pista.
    Saudades dos velhos velhos velhos tempos (Piquet vs. Senna, Senna vs. Prost, Senna vs. Mansell, etc.)? Sim, mas ainda acho que as corridas desta temporada foram as melhores em muito, muito tempo.

    • Rafael Wuthrich comentou em 03/05/12 at 23:41

      Onde eu assino?

  10. christiano comentou em 03/05/12 at 13:51

    na WTCC são poucas voltas e os pneus não perdem performance, vc dá 100% do carro o tempo inteiro e fim de papo.

    Sou a favor de pneus que não percam tanta performance que possam e tenham de ser trocados por obrigação de regulamento, do que pneus que esfarelam durante a corrida, obrigando vc a parar.

  11. Thiago Ruback comentou em 03/05/12 at 13:20

    Eu estou me divertindo bem mais vendo a F1 de hoje do que a alguns anos atras, a FIA está no geral acertando…. pode ser conhecidencia, ou não, mas eu prefiro que continue como está….

  12. JMQ comentou em 03/05/12 at 13:08

    Trocaria os pneus farelos de hoje pela volta do câmbio manual dos anos 70 e 80. Daí veríamos mais o braço e habilidade dos pilotos.

  13. Eduardo Perez comentou em 03/05/12 at 12:46

    Sou fã do Schumi, não era, mas fiquei e no fundo, acho que se o atual pneu o ajudasse a vencer campeonatos, talvez ele diria que a borracha é ótima, então, tenho entendido que o Fábio é romântico e o Schumi o velho competidor de sempre!

  14. marcos comentou em 03/05/12 at 12:45

    Concordo plenamente com o Schumacher. Com pneus resistentes (e, acrescento, carros nas mesmas condições gerais) é que veríamos o melhor de cada piloto, em termos de pura velocidade.

  15. Arnaldo comentou em 03/05/12 at 12:39

    Engraçado…quando era assim, todo mundo acelerava e via quem chegava primeiro, reclamavam que as corridas eram chatas porque ninguem passava ninguem! Ai os caras vão e fazem algo pra melhorar o espetaculo e reclamam que isso é contra o esporte! No final das contas nunca estarão satisfeitos e ficaram entoando que 30 anos atrás é que era bom…para de mimimi!!!

  16. Claudio Lessa comentou em 03/05/12 at 11:40

    Em teoria — apenas em teoria, concordo com o alemão. No entanto, sempre foi um dos grandes segredos da F-1 saber poupar equipamento. Só que, agora, a Pirelli parece estar indo longe demais (com as bênçãos do dono do circo, é claro)…

  17. Leandro comentou em 03/05/12 at 11:37

    Concordo com o Webber. Pilotar não é sentar a bota o tempo todo, é ser rápido e saber poupar equipamento e pneus, como eram os anos 80, com carros que quebravam pra caramba. Pilotos com estilo agressivo de dirigir que se reinventem e mudem sua maneira de virar o volante, vide Schummacher e Massa.

    • JMQ comentou em 03/05/12 at 13:05

      Alain Prost que o diga…

  18. Jaime comentou em 03/05/12 at 11:18

    Olá. Concordo com Webber. O início dos anos 80 – época considerada por muitos uma das melhores da F1 – era caracterizada, entre outras coisas, pelo cuidado com consumo adequado de pneus, motores, combustível, embreagem, freios, etc. Inclusive exaltamos a qualidade do Piquet nesta questão.

  19. Mauricio comentou em 03/05/12 at 10:41

    Muitas questões são levantadas porém esquecemos de refletir que há dois campeonatos em andamento ao mesmo tempo: Equipes e Pilotos.
    As equipes devem se adequar às normas/regras vigentes, utilizando todos os seus recursos disponíveis (inclui-se criatividade, inteligencia e talento de todos envolvidos) para desenvolver o carro mais rápido e confiável diante dessas situações. Dentre os recursos utilizados pela equipe, encontram-se os pilotos.
    Os pilotos lutam por um campeonato a parte e divergências como a opinião do Schumaker e Webber em relação aos pneus devem ser entendidas apenas como “ruído” pois ambos fazem o seu trabalho e “vendem o seu peixe”… Schumaker se justifica perante o seu público, Webber destaca o seu bom trabalho.
    Atualmente o melhor piloto não é o mais veloz e sim o que mais rapidamente se adpta às situações impostas pelas regras/normas e limitações da equipe. É isso que deve ser considerado, piloto não é mais o cara que senta no cockpit e comanda o carro, é muito mais que isso, é uma liderança política e técnica, ser piloto de F1 hoje é muito mais que saber fazer curvas e ter coragem de acelerar quando os demais freiam.

  20. Juliano comentou em 03/05/12 at 10:38

    Sem dúvida… o braço faz muito menos diferença do que a tal estratégia e o tal poupar pneus!

  21. joel belmonte fialho comentou em 03/05/12 at 10:14

    O mais incrivel é que: por mais absurdo que pareça a opnião de Bernie , sobre dar
    espetáulo ao público , está passando do limite da razão , a segurança dos pilotos é
    fundamental, por enquanto não houve acidente por causa dos pneus pirelli , já
    houve varias saídas de pista , que por um
    milagre não houve acidente fata. Os pneus são fundamental, um veículo de passeio com pneus carecas , trás um grave acidente, imaginem em pistas de alta velocidade , alinhadas as equipes nanicas , vira um caos deve haver uma
    revisão urgente para o bem e seguraça dos pilotos.Schumacher falou e apontou
    os lados criticos deste assunto os pneus
    pode haver um problema serio, se não tomarem urgencia alerta o heptacampeão.

  22. Williams comentou em 03/05/12 at 10:13

    Tou com o Schumi. É pé em baixo o tempo todo e que vença o mais rápido e não o mais cauteloso.

  23. Dário Júnior comentou em 03/05/12 at 10:09

    o dr.Alemão está é sentindo a pressão por ter apos muitos anos um companheiro muito mais concistente do que ele. É inveja pura.

    • Renan lamante comentou em 03/05/12 at 11:15

      Mas ele, com seus 7 títulos mundiais, recordes e etc, precisa provar mais alguma coisa na F1? Não sou fan do Schummy, mas questionar o talento dele chega a beirar o absurdo. Senna, por exemplo, fez o que fez, foi genial…mas quando chegou à Willians tomou uma surra do carro, e nem por isso foi tão criticado quanto o alemão está sendo agora.

      • JOnathan comentou em 03/05/12 at 13:11

        Tomou uma surra?
        Fez as três poles em 1994! Liderava no Brasil porém a Benetton tinha um sistema fraudulento para reabastecimento nos boxes o que fez o Shumi tomar a ponta da prova. Na prova seguinte bateram no Senna na largada e na terceira prova liderava quando sofreu o acidente fatal.

      • Lucas comentou em 03/05/12 at 13:46

        Concordo que o Schumi nao tem mais nada a provar, porem tenho que destacar que Senna fez apenas tres corridas com a Williams, e nao tomou surra do carro. Fez a pole nas tres ocasiões. Rodou no Brasil ao tentar buscar uma Bennetton que para muitos tinha recursos ilegais (e considerando que Briatore estava a frente do time, nao e de se duvidar), recebeu um toque na traseira (pelo qual nao teve cullpa nenhuma) de Hakkinen na largada no Pacifico, e liderava em Imola quando bateu. Andou sempre bem mais rapido e a frente de seu companheiro, Hill, e portanto dizer que ele levou surra do carro esta muito longe da verdade.

  24. china comentou em 03/05/12 at 9:48

    Os dois estão com a razão,tanto Schummi quanto Webber,o importante é que o campeonato está excelente e com boas disputas pelo menos entre os 10 primeiros colocados.O que o Schummi não disse é que o Rosberg está dando um couro bem dado nele até agora…

  25. Carlos Cunha comentou em 03/05/12 at 9:44

    Ola. Discordo. O desgaste de pneus é uma variável a ser levada em conta na corrida. Pneus mais rápidos mais desgaste, pneus menos rápido menos desgaste. Os pneus sempre tiveram e terão importância. Se fossem todos duros, e durassem X voltas. Ainda assim teríamos pilotos destruindo-os em poucas voltas e outros administrando-os para X + algumas voltas. Se X fosse toda a corrida, estes últimos teriam pneus bons toda a corrida e os primeiros não.
    Interessante lembrar que quando tudo funcionava, o senhor alemão não reclamava dos pneus, mesmo fazendo quatro pits e vencendo.

  26. Thiago Pomkerner comentou em 03/05/12 at 9:37

    Oq vc dizia das corridas à 5 anos?
    Oq vc diz das corridas hoje?

    • Thiago Pomkerner comentou em 03/05/12 at 9:39

      Há*
      Jesus.

  27. Victor Dias comentou em 03/05/12 at 9:34

    Legal seria se toda a parafernália aerodinâmica fosse significativamente reduzida, de modo a possibilitar aos pilotos andarem no vácuo dos outros. Assim, não precisaria dessas babaquices (kers, asa móvel, pneu de farinha) para a F1 ficar “assistível”.

  28. Renato Bobby comentou em 03/05/12 at 9:32

    Concordo com o Schumi Fábio…acho que a Fórmula 1 uma categoria limitada, não no sentido da categoria propriamente dita, mas no sentido de tudo estar contra o esporte…só para citar algumas dessas limitações: pneus menos resistentes, falta de reabastecimentos, Asa Móvel…entre outras…particularmente, não gosto de “truques” para nivelar algo que já está errado lá atrás…quando não há teto orçamentário entre as equipes, fazendo que com que RBR/Ferrari/McLaren/Mercedes fiquem a frente dos demais; pilotos “pagantes”, que é terrível para o esporte, pois aí previlegia que tem “grana” e quem possivelmente tem “talento” fica a ver navios…não quem tem grana não venha a ter talento, mas são pilotos medianos…enfim…ao meu ver isso é uma ponta do Iceberg….abs!!!

  29. Max Holfeld comentou em 03/05/12 at 9:27

    Olá, Fábio. Concordo com voce em gênero, número e grau. Aliás, eu ainda vou mais longe; as duas categorias top do automobilismo vivem o mesmo dilema. A F1 corre economizando pneus, e, a F Indy corre economizando gasolina. As duas categorias dependem mais de estratégias do que a competição na pista propriamente dita. Um forte abraço.

  30. Leonardo Rusca comentou em 03/05/12 at 9:23

    acho muito interessante mais acho o que vem decidiondo as corridas são os desgates de pneus e ontem o Massa desbancou o Alonso

    • Victor Dias comentou em 03/05/12 at 9:46

      Massa desbancou o Alonso? Massa andou no seco o tempo todo, Alonso em janelas, fugindo da pista molhada. Não dá para nem pensar em comparar.

      • JOnathan comentou em 03/05/12 at 13:15

        Para o azar do Massa seu companheiro de equipe é o piloto mais completo dos últimos anos. Já o Massa peca em algum quesitos, diria que anda muito com um carro confiável e rápido…é pouco para um piloto que dirige uma Ferrari.

    • christiano comentou em 03/05/12 at 13:50

      é exatammente esse o ponto, foi o pneu ou o piloto quem venceu a corrida?

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).