Quinta, coluna
03/05/12 09:12Um embate filosófico está em curso na F-1. O estopim, a discordância de dois dos mais experientes pilotos sobre os pneus da categoria.
Após o Bahrein, Schumacher, 290 GPs, disse que o alto nível de desgaste dos Pirelli fere a alma do esporte porque impede os pilotos de dirigirem no limite. Mais importante do que acelerar forte é poupar borracha, alega.
“Eu me pergunto se os pneus deveriam ter tanta importância ou se não seria melhor pilotarmos normalmente, sem parecer que estamos com safety-car o tempo todo.”
Anteontem, em Mugello, Webber, 180 provas na F-1, opinou em sentido oposto. “Nós adoraríamos ter mais velocidade e pneus mais resistentes, porém aquilo não significava exatamente GPs mais empolgantes anos atrás.”
Eu estou com Schumacher nessa. Prefiro corrida pura do que invencionices em nome da competição. Mas, sei lá, talvez eu seja um bobo romântico. E você?
A íntegra da coluna de hoje está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, é só pular até a página D9.
Concordo plenamente com vc Fabio….
Tem brazileiro que nao se enxerga; quando o Senna ganhava de ponta a ponta (com o melhor carro do grid), ninguem reclamava…..
F1 tem que ser a máxima performance, quem quer ver show vai pro cirque du soleil….
Taí o reatrato no comentário destes dois pilotos, daquilo que uns e outros querem para a F1! O Schumacher (o Super-Schumi) pertence a casta dos super-pilotos! Pilotos como, Fangio, Clarck, Lauda, Piquet e Senna! Pilotos que em suas épocas pilotaram as melhores máquinas na mais alto nível que estas podiam permitir! O Webber… bem! O Mark é apenas um bom piloto, sem brilho que o seu único objetivo na F1 é ganhar dinheiro. Será mais um número na estatística de ínúmeros inexpressivos pilotos que passaram pelo grid. É por isso que estou com Schumacher e não abro! F1 é coisa pra homem! Os pilotos que querem a F1 nestas condições, que vá dirigir um taxi!
Eu já havia me convencido que esses pneus Pirelli são uma porcaria. ;/