Mugello, dia 3
03/05/12 15:49Um dia agitado em Mugello.
Pela manhã, deu Vettel. À tarde, Grosjean superou o alemão e encerrou os testes com o primeiro tempo da semana. A diferença entre os dois, 0s232.
De resto, Maldonado sofreu com uma pane elétrica, Alonso bateu, Kovalainen escapou da pista e Pérez parou na reta, com problemas mecânicos.
É difícil tirar conclusões, mas acho que a Lotus realmente deu uma passo à frente nos testes. E, pelas declarações de Alonso, dizendo que a Ferrari “precisa encostar nos líderes”, parece que a Ferrari não conseguiu aquilo que imaginava.
Aos tempos:
1º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min21s035 (66 voltas)
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s232 (106)
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s328 (98)
4º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 0s569 (117)
5º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1s194 (118)
6º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 1s290 (55)
7º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 1s462 (63)
8º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s544 (129)
9º. Oliver Turvey (ING/McLaren-Mercedes), a 1s627 (99)
10º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1s967 (34)
11º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 2s134 (139)
12º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), a 2s431 (110)
Mesmo que a partir de agora as corridas comecem a ocorrer na Europa, não acredito que a Ferrari vá disputar vitórias e pódios, nem mesmo chegar com mais facilidade ao Q3 como alguns acreditam. As outras equipes (principalmente a RBR) também devem ter encontrado um melhor desenvolvimento para seus carros e tudo fica quase na mesma: Ferrari andando mais atrás com Alonso sempre a frente de Massa.
E se é cedo arriscar palpites, aposto em Vettel para este ano.
Fábio,
A Ferrari tá que nem aquele estudante que foi mal durante todo o ano (no caso deles durante o desenvolvimento do carro o ano passado) e agora entrou na recuperação para tentar não tomar bomba e salvar o ano.
Mas parece que esqueceram que a prova de recuperação agora, é matéria do ano todo…(1 ano em três dias) será que vai dar prá passar?
Só quando morcego doar sangue.
Fala doutor sabe tudo: quem vai substituir Massa na Ferrari?
Ridiculo o Petrov falando mal da pista de Mugello.
Que é perigosa e não serve pra F1.
Tá com medinho Petrov??
Pede pra sair, cara. Vai fazer balé ou escultura de ceramica.
A Globo parece que saiu em defesa do Massa nos testes em Mugello, uma tolice! Massa andou com o carro F2012A e o Alonso com o F2012B. É claro que esta tudo certo: 1) Massa é de fato e direito mais do que um segundo piloto, foi promovido a escudeiro do Alonso. 2) Certamente a equipe não teve condições de produzir dois carros novos, natural. 3) Testa a novidade quem esta lutando pelo título. 4) A equipe necessita de parâmetros do carro novo para o carro antigo. Em fim, tudo normal e natural, a choradeira é livre, do piloto, da emissora e dos anunciantes.
Já imaginaram se fosse o Massa quem batesse? Hehehehe!!!!!
Bom dia Fabio
Olha ja falei aqui que acho que a Ferrari não se encontra neste ano, na minha humilde opinião o carro nasceu morto, e o Staff da Ferrari é muito fraco,mas vamos aguardar vai que…….
Abraços
Meu velho, a Ferrari não vai se encontrar enquanto não houver profunda modificação do staff técnico da equipe!
Acho que chegou a vez da Lotus vencer, seria a quinta equipe diferente a vencer seguidamente.
Fábio, se as atualizações da Ferrari não deram o resultado esperado nestes testes em Mugello, acho que podemos concluir que neste ano o “cavalinho foi pro brejo”. Claro, só poderemos ter certeza disso após a próxima etapa do Mundial.
Agora, se fizermos uma projeção para o futuro, acho que a Ferrari pode amargar uns bons anos de sofrimento, pois em 2014 teremos a nova regra dos motores 1.6 turbo, os quais definitivamente não são a especialidade da equipe italiana. Mesmo assim não podemos desprezar o poderio técnico e financeiro da Ferrari, mas parece o início daquele jejum dos anos 80 e 90, não acha?
O problema é que as outras tbm evoluem (as que tem grana é claro, e isto não inclui a Lotus e Williams infelizmente), o problema da Ferrari é que ela precisa de um grande salto, difícil!
Kimi, Button, Lewis, Vettel e Webber devem brigar diretamente entre os ponteiros na tabela, são pilotos que mais tem chance de serem regular o ano todo. Na reta final últimas 3 provas, pelo menos três deles devem decidir o título…como aconteceu em 2010! Em um ano equilibrado, o título vai ser decidido mais pela inteligência que arrojo e velocidade. Essa vai ser a responsabilidade dos favoritos ao título, correr pensando no campeonato, se o piloto tiver carro de ponta corre pra vencer, se o carro não for tão bom, soma o máximo de pontos. É o que Vettel fez nessas quatro corridas, e se ele não desse o azar na Malásia com o furo do pneu, seria mais 12 pontos a frente dos rivais. Isso começando o ano com carro inferior nas três primeiras provas…e ainda dizem que ele não é tudo isso! O que eu vi no Bahrein foi superação, Vettel foi buscar aquela pole e fez a “diferença” quando Kimi o atacou em um momento delicado da prova.
Lewis já percebeu que arrojo não é tudo, e se quiser se manter na briga até o final vai ter que se controlar, até agora(pra campeonato) ele esta indo bem. Curiosamente Lewis esta longe daquele piloto show-man que agrada a torcida, mas também não lembra aquele desastrado piloto que joga oportunidade fora. Se ele souber atacar no momento certo ao estilo “Prost”, poderá ser campeão! Ao volante o inglês ainda não é um piloto completo, seu estilo realmente agrada os fâns da F1, mas Lewis sempre esteve longe de ser um piloto cerebral. Se conseguir o título em 2012, vai se completar se tornando um fortíssimo piloto. Depois ele vai ficar devendo um título começando em condição inferior, como aconteceu com Schumacher “erguendo” duas equipes, Benetton e Ferrari. O que espanta é que a Mercedes esta no caminho certo, essa dulpa genial Schumacher-Brawn sabem realmente montar um staff técnico, e organizar uma equipe. Rosberg admitiu que é “interessante” ver Schumacher trabalhando dentro da Mercedes.
Hamilton vai brigar com três campeões de peso(Button, Vettel e Raikkonen), todos oportunistas e até aqui com bons equipamentos.
O título vai ser decidido GP a GP! Erros nos boxes, de estratégias, furo de pneu, perda de posição no grid(por troca de motor ou câmbio), podem tirar muitos pontos.
Várias equipes já tiveram problema de câmbio em 2012(Mclaren, Williams e Mercedes), isso pode ser decisivo na reta final. Erros na pilotagem com má largada, rodadas, batidas danificando “asa” indo para o boxes, punições ou abandonos vão pesar muito na tabela. Não estamos mais na época da molesinha dos 5 descartes, cada oportunidade perdida vai fazer muita diferença. Em 2010 com essa nova pontuação Vettel foi campeão com apenas 4 pontos de vantagem. Campeonato mundial, ninguém ganha ou perde sozinho tudo envolve um conjunto. Uma corrida o piloto faz a diferença, outra vez é a equipe que faz tudo perfeito facilitando a vida do piloto. Em 2008 massacraram a Ferrari culpando ela da perda do título do brasileiro, mas Felipe em pelo menos 3 corridas errou feio(AUS/ING/JPN), todos admitiram erros.
Já no Brasil a pachacada só observou um lado..o do CULPADO!!! Primeiro satanizado foi o motor Ferrari que quebrou na Hungria, depois a culpa foi da mangueira no boxes em Cingapura. Depois a culpa foi do Glock em Interlagos, e pra finalizar o culpado foi o Nelsinho pela “armação” em Cingapura, mudando o resultado da corrida e prejudicando Massa. Só que ninguém contou os erros de Felipe durante o ano, dava para ele somar o ponto que faltou pra ser campeão.
Mercedes em 2012 luta por pódios e talves por mais uma ou duas vitórias, o que já seria um grande avanço pra 2013, a equipe esta errando uma barbaridade com Schumacher, assim fica complicado brigar com Lotus, Ferrari e RBR para ser a terceira força entre os construtores. Ferrari vai continuar seu calvário, mas Alonso deve conseguir alguns pódios durante o ano, sua realidade no momento é apenas somar pontos e desenvolver o carro torcendo por dias melhores, o resto é resto…briga pra segurar a vaga na F1!
O caso mais delicado é Massa que não tem nada garantido em equipe de ponta pra 2013. Uma vaga ao lado de Vettel em 2013 seria um sonho, ao lado de Rosberg na Mercedes(com indicação de Schumacher) seria um grande presente. No momento a realidade de Massa pra 2013 é em equipe mediana, e olha lá…vai ter que arrumar patrocinador pra desbancar alguém.
Quatro pilotos já campeões brigando diretamente pelo título deve ser fato inédito na F1, nem mesmo na década de 60 deve ter acontecido. Nos anos 80 o melhor campeonato disparado foi o de 1986, mas naquele ano só Piquet e Prost tinham títulos, Piquet era bicampeão e Prost era campeão. Rosberg também já era campeão, mas não brigou pelo campeonato de 86, portanto não conta muito.
Em 2010 Vettel bateu 3 campeões(Alonso, Lewis e Button), mas ele mesmo ainda não era campeão, já pensou se Webber chega ao título em 2012 batendo 4 campeões em uma ano equilibrado, quem ousaria dizer que Webber foi um campeão fraco? Isso não existe, piloto fraco é aquele que tem oportunidade de ser campeão e joga a chance fora. Isso nem Hunt, D.Hill ou Button fizeram em um ano de rara oportunidade pra ser campeão. Eles pelo menos fizeram o básico, bateram seus companheiros e chegaram ao título.
Vettel pode ser tricampeão batendo novamente mais três campeões, dessa vez sem Alonso…mas o ano de 2012 tem tudo pra ser um dos melhores de todos os tempos na F1. Isso vai valorizar muito o campeão, foi assim com Vettel em 2010.
Raikkonen pode tirar muito proveito nessa briga, Lewis e Button vão tirar pontos um do outro, o mesmo pode ocorrer na RBR com Vettel e Webber.
Se a Lotus se manter bem nas disputas Kimi pode repetir o que fez em 2007, na reta final puxa o tapete dos rivais levando o título. A ordem na Lotus é bem clara, Grosjean tem que facilitar ultrapassagem ao companheiro o ano todo. E ninguém pode falar nada, ordens de equipes na F1 estão liberadas. Na verdade ela nunca foi proibida, quem tem juízo ajuda a equipe sem fazer mimimi, vários pílotos europeus fizeram isso desde 1950, mas só foi dar confusão quando teve brasileiro em 2002/10.
Já dizia Enzo Ferrari: “Uma equipe é completa quando existe o piloto veloz e sábio e outro que só compõe a equipe”
Quando tem dois pilotos de alto nível tudo pode acontecer, Williams em 81/87 e Mclaren em 07 sentiram o gosto amargo da derrota jogando o título fora com carros e pilotos de ponta.
Extenso comentario legal , porém ainda
sou mais Vettel para este ano o resto são apenas concorrentes aguarde!
Não tive saco para ler todos os seus prognósticos, acho melhor pedir um resumo a “Mãe Diná”!
fábio, por que o grosjean andou 2 dias e o kimi nenhum?
Decisão da Lotus.
Abs
obrigado Fábio, parabéns pelo belo trabalho
O que achei mais legal em tudo isso é a evolução da Lotus. A se manter esse ritmo, teremos na briga: McLaren, RBR, Mercedes e Lotus brigando por títulos. Vai ficar muito legal!
E logo logo a Sauber tbem vai estar nessa briga
Paulo ,a Lotus acertou alguns pontos de aerodinamica, legal, porém colocar a equipe entre os que estão na briga : Mac Laren , Red Bull , Mercedes, Ferrari ,é uma
pretenção muito longa , Kimi é bom piloto só a Lotus Renault ainda está procurando
um bom desempenho , talvez para 2013 . Red Bull tem motor Renault , Williams também , o grande erro são os Pneus Pirelli que estão longe de seremseguros,
loucura de Bernie , querendo dar show e
colocando os pilotos em risco , esta é a diferença até o memento….abs
Nossa e a Mercedes andou para traz!!!!!
Considerando que o maior problema da Mercedes e o ritmo de corrida, 1,5s acima pode indicar outro tipo de teste.
O comentário de Christiano é bastante pertinente. E de fato, é difícil fazer algum prognóstico sobre qual foi a equipe que mais evoluiu. A Ferrari por mais que tenha conseguido melhorar alguns décimos, deixa claro que as melhorias prometidas não produziram o resultado esperado. Fernando Alonso independente do acidente pela manhã, não conseguiu à tarde melhorar o seu tempo. Vamos aguardar Barcelona e tirar a prova quem é quem neste momento. É esperar pra ver
ferrari não testou os novos escapes, testou apenas outras coisas relacionadas ao fluxo de ar dos radiadores, estima-se 2 décimos de segundo nessa “correção” dos radiadores.
não sei quanto as outras equipes evoluiram, mas aparentemente a ferrari, começou a acertar o fluxo de ar do carro que gerava toda turbulência mecanica e aerodinamica, não será uma equipe pra disputar corridas, mas os dois carros, deverão começar a participar do q3, com mais frequencia.
Verdade.
Se voce falou está falado amigo.
Ou sua bola de cristal é afiada, ou voce é parte da equipe de desenvolvimento da ferrari que estava em Mugello.
Fábio, seu blog é muito bom.
Suas analises sobre F1 são as melhores que encontro tbm.
Entro no blog diariamente para conferir o que voce escreve.
Parabens.
Um abraço
São três blogs que mais acompanho : do téo josé, do livio orichio e esse do fábio seixas.
conheço uma pessoa que trabalhou com CFD(dinâmica dos fluidos computacional ou Computational fluid dynamics) da ferrari e conheceu muitos engenheiros e mecanicos de muitas equipes de formula 1, ele ainda tem contato com os caras e sabe de tudo, de dentro das equipes, pois mantem as amizades que fez por lá.
Poxa Veio, tu tava lá dentro dos boxes da Ferrari?
Caraca meu, da proxima vez convida eu pra entrar nos boxes tambem.
eu não, mas tenho um conhecido que praticamente está.
A Ferrari desistiu dos seus projetos mais ambiciosos: Abandonou o seu conceito de nova geometria de suspensão e amortecedores, abandonou o novo sistema de exaustão do motor, devem ter entrado nesta conta outros itens como assoalho, asas e difusor traseiro, ou será que simplesmente copiaram o carro da Sauber?
bem por aí, o carro inteiro nasceu errado, todo fluxo de ar acabou errado, desde a asa dianteira até a saída dos escapes, assoalho, braços de suspensão, espelhos retrovisores bla bla bla, era tão errado que prejudicava até a aderência mecanica do carro.
por isso que as vzs o carro funcionava e outras não, em curvas de baixa o carro tinha uma tração em curvas de alta outra, dependendo do fluxo que corria pelo carro, bizarro como cagaram nesse projeto.
ainda bem que descobriram, (se bem que chegar a conclusão que deu tudo errado, deve ter sido simples rsrsrs)o problema é criar um novo projeto do zero, mas melhor que criar um novo do zero, é copiar o projeto dos outros que vem dando certo, caso da traseira da Sauber e não é pq compram motores ferrari que há essa troca, de forma alguma, é porque é a traseira que melhor se encaixa no que eles querem pro projeto novo, se a traseira melhor fosse da mercedes, seria da mercedes e assim por diante.